Morgados de Elvas

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Património

Morgados de Elvas

#64003 | Gilson Nazareth | 02 mai 2004 03:47

Amigos
D.Isabel do Coutto de Athayde mandou erguer a capela de S.Domingos no Mosteiro de Elvas,em l631,para ser administrada pelos Atahaydes Infernos de Abrantes(descendentes de Pedro de Athayde,O Inferno).Faleceu solteira e a capela incorporou-se ao Morgado de Elvas.O Morgado foi criado para seu sobrinho neto Sebastião do Coutto Atahayde(ibi-idem Sebastião Coutinho e Castro)que foi Familiar do Santo Ofício por carta de 10-01-1645) casado com Beatriz Temudo Ferreira.
Em 05-05-1715 o sargento-mor Manel Rodrigues do Coutto casa-se na dita capela
POR TER DOTE NELA,com Inácia Joaquina Branco.
Em 03/09/1741 casa-se na dita capelea,POR TER DOTE NELA,o sargento-mór Martinho José do Coutto v/ Genoveva Inácia de Almeida.Martinho José rea filho do casal acima.
POR TER DOTE NELA entendo por ter dote, constante do documento de criação da
capela ,por descender de quem a fundou.
Peço ajuda a voces pois estes institutos não são meu forte.Haveria como seguir
os Morgados de Elvas possuidores da capela de S.Domingos?

Agradecido,no aguardo
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64026 | A.Godinho | 02 mai 2004 18:19 | Em resposta a: #64003

Caro Gilson

Espero que lhe interessem os elementos que seguem abaixo, colhidos do "Inventário dos títulos e papéis do cartório de D.Maria José Cordes Brandão, que se fez em virtude da Portaria de 21 de Julho de 1853", (este inventário é um vol. manuscrito com 229 folhas, propriedade de minha sogra):

-23 Maio 1581 - Testamento original cm que faleceu Pero do Couto, no qual deixa por testamenteiros sua mulher e seus filhos, com obrigação de cinco missas em cada ano.

-19 Agosto 1636-Sentença Isabel do Couto e Athayde contra Pedro Mendes de Athayde, acerca de um olivaletc. ... e pertencente ao Morgado e Capela que instituiu Sebastião de Athayde.

- 15 Abril 1599 -Treslado autêntico do testamento com que faleceu Inez de Athayde, no qual instituíu uma capela e chama para seu 1º administrador seu filho Sebastião de Athayde, com obrigação de ... e duas missas com responso sobre a sua sepultura.

-9 Novembro 1603 -Treslado autêntico do testamento com que faleceu Martim Lopes de Athayde, no qual deixa por testamenteira e herdeira universal sua filha Isabel do Couto, com obrigação de uma missa em cada um dos dias da Festa de Nossa Senhora.

- 26 Fevereiro de 1605- Carta de partiçhas de Isabel do Couto e Athayde, dos bens que ficaram por testamento de seu pai Martim Lopes de Athayde.

-23 Maio 1605- Carta de partilhas de Pero Mendes de Athayde, que ficaram por falecimento de seu pai Braz Mendes de Ahayde.

-26 de Março de 1631- Anexação e justificação da Capela de Isabel do Couto e Athayde viúva de Ayres de Abreu e contrato que fez com os Padres de S.Domingos da Cidade de Elvas, sobre a Capella e missas que instituiu seu pai Martim Lopes.

- 23 Outubro 1637 - Nomeação e renunciação que fez Isabel do Couto e Athayde a seu sobrinho Bastião de Athayde Coutinho, de uma Capela ou Morgado na Cidade de Elvas, com obrigação de doze missas cantadas e oito rezadas e mais lhe nomeou outras Capela que instituiu Matia (?) Lopes de Athayde sita na dita Cidade.

- 28 de Janeiro de 1641 -Certdão aut~entica da escritura de dote que fez Isabel do Couto e Athayde aos 23 de Outubro de 1637 a seu sobrinho Sebastião de Athayde Coutinho.

- 18 Julho 1766- Certdão autêntica da escritura de composição , celebrada entre partes o Inquisidor Pedro de Athayde de Castro, com Francisco de Mello e Sousa, e Brites Themudoi Freire, sobre as legítimas e rendimentos delas, que pertenciam a Sebastião de Athayde, por morte de seu pai, na qual se obrigaram a dar-çhe quinhentos e cincoenta mil réis , em dinheiro,desistindo de todo e qualquer direito, que pudessem ter na fazenda de Elvas e seu termo.

- 1 Março 1597 - Carta de venda que fizeram Sebastião Martins e sua mulher Ana Martins a Inez de Athayde e sua filha Violante Lopes de uma morada de casas sita na Cidade de Elvas...

-24 Julho 1603 -Certidão de posse autêntica a requerimento de Martim Lopes de Athayde , tirada das partilhas que se fizeram por morte de sua mãe Inez de Athayde...

-27 Setembro 1670- Sentença de posse a Diogop de Athayde Coutinho, dos bens que por morte de se pai Sebastião de Atayde ficaram vagos de Morgado e Capela que possuía ... e os que estão na cidade de Elvas e seu termo e que são ...

- 27 de Janeiro 1568 - Carta de venda que fizeram Manuel Vaz e sua mulher Leonor Vaz , a Violante Rodrigues , a Pero do Couto e sua mulher Inez de Athayde da Herdade dos Coroados no termo da Cidade de Elvas.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64028 | Gilson Nazareth | 02 mai 2004 18:45 | Em resposta a: #64026

Senhor Godinho
Estou atonito com sua mensagem.Sua sogra descende de D.Isabel de Castro c/c/Antonio Brandão de Cordes Sinel,certo?
Lógico que me interessa,e muitíssimo,os textos.Diga-me o que preciso fazer para que me envie as cópias.
Ainda estou emocionado...Os Coutto,familia paterna de minha mãe,ainda tem descendência em linha masculina no Brasil.
Sou descendente do General José Joaquim do Coutto,MFCR,nascido em Elvas e
transmigrado com D.João para o Rio de Janeiro.Faleceu em 25/06/1836 como governador militar da côrte.
Na Genea coloquei um Coutos de Elvas com mais dados;caso lhe interesse vê-los.
Gostaria de lhe enviar,por carta,o que tenho levantado dos Coutto.Na realidade
o que liga meus dois trabalhos é a capela de São Domingos.
Meu email é :deventer@uol.com.br
Minha direção :
Gilson Caldwell do Coutto Nazareth
Rua Cardoso Junior 73/II
Rio de Janeiro/RJ/Brasil
CEP 22245000
Gostaria de ter sua direção para lhe mandar os trabalhos.
Quem sabe que com sua ajuda ligo os Couttos ?
Grande abraço e obrigadíssimo
Gilson
P.S.Para me conhecer melhor conheça meu jornal eletronico:www.joaodorio.com

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64048 | A.Godinho | 03 mai 2004 11:56 | Em resposta a: #64028

Caro Gilson

Respondo-lhe por e-mail.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64059 | José | 03 mai 2004 17:00 | Em resposta a: #64026

Caro António Godinho de Carvalho

Fiquei naturalmente interessado no seu contributo para este tema.
O meu Avô materno era o Cor. José Bernardo de Almeida Themudo, n. em Elvas em 1882 e baptizado precisamente na Igreja de S.Domingos.
Tenho procurado estabelecer a genealogia destes Themudos, mas somente consegui chegar aos meus Bisavós.
Veja-se a propósito o tema Themudo-France que uma confreira iniciou e que trata de bom número de Themudos.
No entanto a ligação aos Themudos de Elvas permanecia obscura.
Como calcula, a menção de alguns Themudos neste tema relacionado com Elvas, despertou-me obviamente a atenção.
Será que tem elementos para estabelecer a conexão com os Themudo de Elvas ?

M.Cumprimentos
José S.Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64069 | A.Godinho | 03 mai 2004 17:54 | Em resposta a: #64059

Caro José Pinto

Vou tentar encontrar algo no manuscrito referido,todavia é importante que me forneça algumas gerações anteriores do seu avô, pois o manuscrito foi elaborado em meados do sec. xix.

Cumprimentos António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#64861 | A.Godinho | 13 mai 2004 01:00 | Em resposta a: #64028

Caro Gilson

Aqui vai um apontamento que colhi ao ver os paroquiais de Avis por se tratar de um Couto de Elvas.
Em 26/2/1623 casaram Baltazar Sardinha do Couto, viúvo, nat. de Elvas, com Feliciana de Azambuja, viúva, fª de Pedro de Azambuja e de Mónica Vieira, de Avis. Testemunhas: Francisco de Siqueira Velho e António d´Abreu. Padre: Frei Jorge Cotrim.

Um abraço
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120355 | Rui Jesuino | 08 jun 2006 17:52 | Em resposta a: #64003

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120380 | Gilson Nazareth | 09 jun 2006 01:05 | Em resposta a: #120355

Senhor Rui Jesuino
Desejo grande sucesso ao arquivo ,ao senhor e a sua equipe.
O fichário ficará online?
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120397 | Rui Jesuino | 09 jun 2006 12:57 | Em resposta a: #120380

Exmo. Senhor Gilson Nazareth
Por enquanto não temos qualquer fichário online no entanto mais tarde pensamos ter um site onde isso estará disponível.
Até então o catálogo estará presente ao público no Arquivo e se desejar saber se alguma coisa consta do nosso inventário eu próprio o ajudarei.

Os melhores cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120398 | carlos luiz | 09 jun 2006 13:34 | Em resposta a: #120397

Senhor Rui Jesuino

Será possivel comprar este catálogo? E quanto pode custar!

Desejava conheçer os paroquiais do concelho de Campo Maior?
Cumprimentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120409 | Gilson Nazareth | 09 jun 2006 15:32 | Em resposta a: #120397

Caro Rui,
Obrigadíssimo.
Vou lhe responder pelo email.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120410 | Gilson Nazareth | 09 jun 2006 15:33 | Em resposta a: #120397

Caro Rui,
Obrigadíssimo.
Vou lhe responder pelo email.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Morgados de Elvas

#120423 | Rui Jesuino | 09 jun 2006 17:59 | Em resposta a: #120398

Caro Carlos Reis Luiz,

Infelizmente o catálogo ainda não foi editado até porque existe ainda uma grande parte dos fundos que ainda não está disponível ao público por estar a ser tratada (higienização, acondicionamento, inventariação...). Os registos paroquiais de Campo Maior estão nas nossas estantes bem como os seus processos de casamento, ordenações ou colações estão no nosso fundo do Bispado de Elvas e estão totalmente à sua disposição assim como todo o restante espólio quando visitar as nossas novas instalações.

Cumprimentos,
Rui Jesuino

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen