Ajuda no Canadá

Este tópico está classificado nas salas: Regiões

Ajuda no Canadá

#64013 | desousaj_99 | 02 mai 2004 14:48

I am a desendent of Portuguese lineage and a newcomer to genealogy living in Toronto, Ontario, Canada area.

As some of you may or may not know, there is a large Portuguese population in Canada, more specifically in the major centres of Toronto, Montreal and Vancouver.

As the Genea family has been terrific in helping me to trace my family roots in Portugal, I am more then happy to help anyone who is looking for information in Canada, most specifically in the province of Ontario.

Thanks again for all your help.

Best Regards,
Joao Miguel Coimbra de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80285 | casegas49 | 29 dez 2004 07:42 | Em resposta a: #64013

Olá João Miguel
I also live in Canada,in Kelowna B. C. I would appreciate if you could help me locate information on some relatives of mine from Beira Baixa in Portugal by the name of João Francisco Geraldes married to Anna Dias Branca and Joaquim Serrão married to Anna Carvalha.
Any help would be appreciated.
Sincerily John Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80296 | Sobral | 29 dez 2004 11:14 | Em resposta a: #80285

Caro João Gonçalves

Também tenho nos Cambões familiares de um primo meu, de apeliso Silva Santos, já falecido.

Não conheço nehum Joaquim Serrão casado com Ana Carvalho. O que possuo mos meus dados é o Joaquim Serrão cuja mãe é Ana de Carvalho. Não haverá qualquer erro? Na mesma altura existia em Casegas outra Ana de Carvalho casada com João Geraldes Serra.
Segue um pouco da sua ascedência:
Antepassados de Joaquim Serrão

First Generation
1. Joaquim Serrão was born on 1 02 1842 in Casegas.
Second Generation
2. António Francisco Serrão was born on 15 02 1817 in Casegas. He married Ana de Carvalho on 23 02 1841 in Casegas.
3. Ana de Carvalho .
Third Generation
4. João Francisco Serrão .João married Teresa Fernandes Soares on 22 02 1816 in Casegas.
5. Teresa Fernandes Soares was born on 25 12 1796 in Casegas.
6. João Bernardo .João married Ana de Carvalho.
7. Ana de Carvalho .

Segue um pequeno fragmento sobre Antepassados de Maria Dias Branco, uma das 7 filhas do casal que procura

First Generation
1. Maria Dias Branco was born on 12 05 1829 in Casegas. Maria married Joaquim Carvalho son of Domingos Carvalho and Ana Marcelina Rodrigues Madeira on 20 10 1853 in Casegas. Joaquim was born on 4 02 1821 in Casegas.

Second Generation
2. João Francisco Geraldes was born on 24 12 1802 in Sobral de S. Miguel. He married Ana Dias Branco on 10 11 1828 in Casegas.
3. Ana Dias Branco was born on 20 01 1809 in Casegas.

Third Generation
4. José-João Francisco was born in Seladinhas,Dornelas. He married Maria Geraldes on 22 03 1790 in Sobral de S. Miguel.
5. Maria Geraldes was born on 13 04 1771 in Sobral de S. Miguel.
6. Paulo Dias da Silva .Paulo married Maria Geraldes Soares Branco on 22 04 1800 in Casegas.
7. Maria Geraldes Soares Branco was born in Casegas.

Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80302 | Paulo | 29 dez 2004 11:36 | Em resposta a: #64013

Caro João de Sousa,

Em Toronto reside uma famíla oriunda da antiga Índia Portuguesa de apelido Sousa. Gostava de saber se tem algum parentesco ou contacto com esta.

Cumprimentos,

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80323 | desousaj_99 | 29 dez 2004 14:05 | Em resposta a: #80302

Dear Paulo:

I would be glad to help you in your search but you have to be a little more specific. As noted in my original message, there is a large Portuguese community in Toronto.

I personally do not have ties to the former portuguese colonies of India.

What part of Portugal are you writing from Paulo?

All the best and happy new year.
Joao de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80325 | desousaj_99 | 29 dez 2004 14:11 | Em resposta a: #80285

John:

Like you, I am living in the Great White North and my access to information in Portugal is limited. Most of the information that I have received has come from relatives in Portugal or information through contacts that I have made over similar sites to this one. The posting that I left was meant to help others on the other side of the Atlantic who may have family roots or had family residing in Canada at some point in their lives.

I would be more then happy to help if you have a specific connection in Ontario that you would like me to look into.

It looks like you already got a response from another user and may have better success with them.

Let me know if there is anything I can help you with.

All the best and Happy New Year.

John de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80327 | aivmc | 29 dez 2004 14:52 | Em resposta a: #80285

Boa tarde!!

Se for mais preciso nos dados que pretende, poderei, eventualmente, ajudá-lo. Vivo na Beira Baixa (Castelo Branco) e, por isso, tenho alguma facilidade aos arquivos aqui existentes.
- De onde, mais precisamente, são as pessoas a que se refere?
- Em que época viveram?
- Sabe o nome dos pais?

O apelido Geraldes também aparece várias vezes na minha família, poderá haver alguma ligação.

Fico a aguardar notícias.

melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80334 | casegas49 | 29 dez 2004 16:12 | Em resposta a: #80296

Caro Gabriel O meu muito obrigado por ,nestes poucos dias me ter dado tanta informaçã dos meus antepassados. Eu apenas tinha nomes , na maior parte. Agora posso pô-los nos respectivos lugares.

Um abraço do João

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80361 | Sobral | 29 dez 2004 20:06 | Em resposta a: #80334

Caro João Gonçalves

Haverá parentescos entre as nossas famílias, nomeadamente pelos Pachecos, Geraldes, Simões, quiç´s outros apelidos (Pintos Ferreiras, Silvas ...).
Se precisar de mais informções terei o maior prazer em ajudar.
Curiosamente, tenho bastantes familiares (primos) na British Columbia e Vancouver.

Os melhores cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#80429 | Paulo | 30 dez 2004 14:53 | Em resposta a: #80323

Dear João,

I met Tamara de Sousa several years ago in Madrid but I had no contact with her since 1993 (By that time she lived in Toronto).

I live in Tomar and most of the famillies I study are from Ferreira do Zêzere and Tomar where there are also several famillies using Sousa.

I wish you a very happy new year and lots of new ancestors discovered.

Best regards

Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#82491 | casegas49 | 23 jan 2005 05:11 | Em resposta a: #80296

Olá Caro Parente Gabriel. Desde já o meu muito obrigado por toda a sua ajuda.
Como é interessante. O João Francisco Geraldes c c Anna Dias Branca é o avô materno da minha avó paterna. Se tem mais antepassados agradecia os nomes e datas. O Joaquim Serrão é precisamente o avô paterno da minha avó paterna.
Também do lado da minha mâe não tenho informações dos antepassados de Luis António Saraiva c c Josefa Brittes, Manuel Fernandes Gaspar e Luisa Antunes Soares.. Sei que Josefa Brittes é filha de Manuel André e de Josefa Maria que foi aonde chguei.
Também creio que , se estou certo, o casal de Manuel Simão c c Maria Gonçalves Pacheco, seus sétimos avós, sâo bisavós da minha avó paterna., se acaso tiveram uma filha chamada Angélica c c José Gonçalves da Malhada do Rei. Se puder esclarecer seria bom.

Cumprimentos deste parente
João Rodrigues Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#82560 | Sobral | 23 jan 2005 21:29 | Em resposta a: #82491

Caro João Gonçalves

Não há dúvida do parentesco, até por vários graus.
Quanto a Josefa Brites cujo casamento ainda não consta na base de dados informática indico os da irmã, Maria Josefa, com a ressalva de nunca ter tido a possibilidade de consultar os livros da zona de Pampilhosa. Quanto ao Gaspar/Soares segue o que tenho digitalizado.
Não conheço a fª Angélica do casal Simão/Pacheco, o que não significa que não o tenha tido. Pode ter-me passado por alto, ou não ter casado no Sobral.
Não mando mais que a 5ª geração para não ficar pesado

First Generation

1. Maria Josefa was born on 15 11 1815 in Casegas.
Maria married Rodrigo Joaquim son of José Joaquim de Vasconcelos and Isabel de Gouveia on 6 05 1843 in Casegas. Rodrigo was born on 25 03 1819 in Casegas.

Second Generation

2. Manuel André .Manuel married Josefa Maria.
3. Josefa Maria was born in Malhada Chã.

Third Generation

4. Manuel André .Manuel married Maria Luísa.
5. Maria Luísa was born in Alqueidão.
6. José Simões was born in Teixeira, Álvares. He married Maria Rodrigues.
7. Maria Rodrigues was born in Malhada Chã.


Antepassados de Ana Gaspar Soares

First Generation

1. Ana Gaspar Soares .Ana married João André son of Manuel André and Josefa Maria on 22 01 1845 in Castelejo. João was born on 1 12 1817 in Casegas.

Second Generation

2. Manuel Fernandes Gaspar .Manuel married Luísa Antónia Antunes Soares.
3. Luísa Antónia Antunes Soares was born on 15 11 1790 in Casegas.

Third Generation

4. Manuel Fernandes Gaspar .Manuel married Maria Francisca.
5. Maria Francisca .

6. Manuel Francisco Soares was born on 8 09 1755 in Casegas. He married Maria Francisca on 31 08 1785 in Casegas.
7. Maria Francisca .

Fourth Generation

12. Manuel Francisco Soares was born on 3 05 1723 in Casegas. He married Maria Josefa Gonçalves.
13. Maria Josefa Gonçalves was born on 19 03 1739 in Casegas.
14. Manuel Fernandes Faustino was born in Casegas. He married Ana Francisca.
15. Ana Francisca was born in S. Jorge da Beira.

Fifth Generation

24. Manuel Francisco Soares was born in Casegas. He married Ana Antunes Pereira on 3 02 1722 in Silvares.
25. Ana Antunes Pereira was born in Silvares.
26. Simão Gonçalves .Simão married Maria Antunes.
27. Maria Antunes .
28. Faustino Fernandes .Faustino married Maria Soares on 26 06 1713 in Casegas.
29. Maria Soares .

Antepassados de Ana Dias Branco

First Generation

1. Ana Dias Branco was born on 20 04 1831 in Casegas. Ana married Joaquim Pacheco son of Maria Ângela Pacheco. Joaquim was born on 6 09 1829 in S. Jorge da Beira.

Second Generation

2. João Francisco Geraldes was born on 24 12 1802 in Sobral de S. Miguel. He married Ana Dias Branco on 10 11 1828 in Casegas.
3. Ana Dias Branco was born on 20 01 1809 in Casegas.

Third Generation

4. José-João Francisco was born in Seladinhas,Dornelas. He married Maria Geraldes on 22 03 1790 in Sobral de S. Miguel.
5. Maria Geraldes was born on 13 04 1771 in Sobral de S. Miguel.
6. Paulo Dias da Silva .Paulo married Maria Geraldes Soares Branco on 22 04 1800 in Casegas.
7. Maria Geraldes Soares Branco was born in Casegas.

Fourth Generation

8. Miguel Francisco was born in Seladinhas,Dornelas. He married Ana Francisca.
9. Ana Francisca was born in Seladinhas,Dornelas.
10. José Simão Geraldes was born on 11 09 1744 in Sobral de S. Miguel. He married Margarida Francisca Duarte on 12 12 1764 in Sobral de S. Miguel.
11. Margarida Francisca Duarte was born in Sobral de S. Miguel.
12. Paulo Dias da Silva was born about 1755 in Casegas. He married Maria Paula Fernandes on 27 01 1779 in Casegas.
13. Maria Paula Fernandes was born about 1755 in Erada. She died on 26 02 1795.
14. José Fernandes Geraldes Branco was born on 12 09 1751 in Casegas. He died on 7 04 1800 in Casegas. He married Luísa Soares on 7 06 1773 in Casegas.
15. Luísa Soares .

Fifth Generation

20. Manuel Simão was born on 1 09 1708 in Sobral de S. Miguel. He married Domingas Geraldes on 15 08 1735 in Sobral de S. Miguel.
21. Domingas Geraldes .
22. Manuel Duarte .Manuel married Maria da Conceição.
23. Maria da Conceição .
24. Manuel Dias da Silva was born in Casegas. He married Ana Dias.
25. Ana Dias was born in Casegas.
26. Francisco Fernandes Cascão was born in Erada. He married Luísa Duarte Fernandes on 10 11 1740 in Erada.
27. Luísa Duarte Fernandes was born on 15 08 1722 in Erada.
28. António Fernandes Branco was born in Casegas. He married Maria Antunes Gonçalves.
29. Maria Antunes Gonçalves was born on 8 09 1721 in S. Jorge da Beira.
30. José Fernandes .José married Ana Soares in Casegas.
31. Ana Soares .

Cumprimentos
GS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#82870 | casegas49 | 27 jan 2005 17:26 | Em resposta a: #80327

Olá Ana Morão
Será que somos parentes ? É que a avó materna da minha esposa .Maria Ambrosia, era casada com Luis Geraldes e ambos de Casegas. Nasceram volta de 1900. Não tenho quaisquer datas. Tambem dos pais dela, Antonio Porfirio Antunes e Ana Ambrosia e não tenho mais parentes nos meus dados.
Se acaso a sua oferta ainda está aberta, agradecia que fosse, quando puder, aí em Castelo Branco obter anotamentos a respeito deles e dos outros seguintes parentes: Antonio Soares c c Beatriz Dias da Silva; Manuel Andre c c Maria Luisa; João Francisco Geraldes nascido em Sobral de Casegas (hoje Sobral de São Miguel) e Joaquim Serrão c c Anna Carvalha, ele nasceu em 1/02/1842 e casaram em 15/02/1817 em Casegas. Se deseja antes enviar-me as informações via e-mail aqui lhe vai: casegas49@aeiou.pt. E eu lhe reimbolsarei as despesas.
Desde já o meu muito obrigado.

Muitos cumprimentos do (talvez parente João Rodrigues Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83368 | aivmc | 02 fev 2005 22:20 | Em resposta a: #82870

Boa noite!!

Verei o que me pediu, mas tenho andado um pouco ocupada e não sei quando poderei ir ao Arquivo.
Também quer que procure alguma coisa acerca dos parentes da sua esposa? Se for antes de 1900, não terei qualquer problema, se for depois já implica ir ao Registo Civil e aí não é muito fácil pedir certidões sem sabr datas certas.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83459 | rmfrp | 03 fev 2005 21:37 | Em resposta a: #82560

Caro Gabriel Santos:

Verifiquei, pelas suas últimas intervenções neste tópico, que está bem informado relativamente à ascendência das minhas trisavós Maria Josefa e Ana Gaspar.

Agradeço desde já todas as informações que disponibilizou. Terei, eventualmente, vários comentários a fazer a estes dados quando tiver oportunidade de os estudar com mais tempo. Aproveito para rectificar o local do casamento dos meus trisavós João André e Ana Gaspar, que foi em Casegas e não no Castelejo. A data está correcta.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83542 | Sobral | 04 fev 2005 23:32 | Em resposta a: #83459

Caro Rui Pereira

Não são muitos os dados sobre as duas senhoras que apresenta. Possivelmente já não serão novidade. A maioria dos meus apontamentos, referidos à totalidade das freguesias de Casegas, S. Jorge e Sobral abrangem o período de 1800 a 1860 (Nas. e cas..). Anterior a essas data são um pouco dispersos dizendo respeito à minha ascendência e ramos colaterais.

A talhe de foice, uma anotação sobre um assunto tratado meses atrás, o apelido de Gouveia de Margarida Fernandes, mulher de Fernando da Silva. Segundo apontamento do Pde. Jaime Pereira Pinto, do Sobral, e que paroquiou Alvoco da Serra por muitos anos, Margarida era irmã de Pedro de Gouveia. A respeito da capela de Vasquesteves o livro de Visitações da freguesia de Alvoco da Serra, ano 1649, fls 48 diz: “ordeno e mando aos mordomos do dito casal, com pena de 4 mil réis até à visitação futura que a mandem fazer...”
O livro de Visitações de 1654, fls 59, verso, manda a “Fernão da Silva ponha portas na sua ermida mais o que for necessário, ele e o seu cunhado Pedro de Gouveia.”.



Ascendência de Maria André


1. Maria André nasc. em 8 09 1845 em Casegas.

2. João André nasc. em 1 12 1817 em Casegas. CC Ana Gaspar Soares em 22 01 1845 em Casegas.
3. Ana Gaspar Soares .

4. Manuel André CC Josefa Maria.
5. Josefa Maria nasc. em Malhada Chã.
6. Manuel Fernandes Gaspar .Manuel CC Luísa Antónia Antunes Soares a. 1813.
7. Luísa Antónia Antunes Soares nasc. em 15 11 1790 em Casegas.

8. Manuel André .Manuel CC Maria Luísa.
9. Maria Luísa nasc. em Alqueidão.
10. José Simões nasc. em Teixeira, Álvares. CC Maria Rodrigues.
11. Maria Rodrigues nasc. em Malhada Chã.
12. Manuel Fernandes Gaspar .Manuel CC Maria Francisca.
13. Maria Francisca .
14. Manuel Francisco Soares nasc. em 8 09 1755 em Casegas. CC Maria Francisca em 31 08 1785 em Casegas.
15. Maria Francisca .

28. Manuel Francisco Soares nasc. em 3 05 1723 em Casegas. CC Maria Josefa Gonçalves.
29. Maria Josefa Gonçalves nasc. em 19 03 1739 em Casegas.
30. Manuel Fernandes Faustino nasc. em Casegas. CC Ana Francisca.
31. Ana Francisca nasc. em S. Jorge da Beira.

56. Manuel Francisco Soares nasc. em Casegas. CC Ana Antunes Pereira em 3 02 1722 em Silvares.
57. Ana Antunes Pereira nasc. em Silvares.
58. Simão Gonçalves .Simão CC Maria Antunes.
59. Maria Antunes .
60. Faustino Fernandes . CC Maria Soares em 26 06 1713 em Casegas.
61. Maria Soares .

112. Domingos Francisco nasc. em Casegas. CC Ana Nunes a. 1689 em Casegas.
113. Ana Nunes nasc. em Cerdeira, Arganil.
114. Francisco Pereira nasc. em Silvares. CC Isabel Antunes Pereira.
115. Isabel Antunes Pereira nasc. em Silvares.
116. Fernando Gonçalves nasc. em Casegas. CC Maria Antunes em 18 08 1687 em Casegas.
117. Maria Antunes .
118. Domingos Antunes nasc. em Vidual de Baixo. CC Catarina Fernandes.
119. Catarina Fernandes nasc. em Relvas, Ourondo.
120. Manuel Francisco da Silva CC Joana Fernandes em 1683 em Casegas.
121. Joana Fernandes .
122. Domingos Francisco atrás nº 112
123. Ana Nunes atrás nº113.

226. Domingos Nunes nasc. em Cerdeira, Arganil. CC Maria Soares em 25 11 1659 em Cerdeira (data avançada por Rui Pereira).
227. Maria Soares nasc. em Cerdeira, Arganil.
232. Pedro Gonçalves .Pedro CC Ana Pires.
233. Ana Pires .
234. Sebastião Vaz .Sebastião CC Maria Antunes.
235. Maria Antunes .
240. Alferes António Fernandes CC Águeda Francisca.
241. Águeda Francisca .

482. Pedro Dias nasc. em Vide. CC Maria Francisca em 24 05 1643 em Casegas.
483. Maria Francisca nasc. em Casegas.

966. Pedro Francisco nasc. em Casegas. CC Maria Rodrigues.
967. Maria Rodrigues nasc. em Casegas.

Maria Josefa CC Rodrigo Joaquim (de Vasconcelos) era filha de Manuel André, de Casegas, e Josefa Maria de Malhada Chã; np de Manuel André, Casegas, e Maria Luísa, Alqueidão; nm. de José Simões, Teixeira, Álvares, e Maria Rodrigues, Malhada Chã.

Cumprimentps
GSantos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83550 | casegas49 | 05 fev 2005 02:55 | Em resposta a: #83368

Olá Cara Ana Receba a minha gratidão pela sua ajuda. Eu estou á espera de mais info, do nosso colega pesquisador, que afinal vem a ser meu parente Rui Pereira., pois ele disse que me iria enviar mais info assim que puder. Quando acaso você tiver tempo, agradecia info a respeito dos antepassados da minha esposa : Antonio Soares e Beatriz Dias da Silva; Joaquim Dias Loureiro e Ascenção (ou Assunção) de Jesus : Luis Geraldes e Maria Ambrosia. A respeito dos antepassados que lhe enviei antes, será melhor esperar até ter resposta do meu primo Rui Pereira. Novamente a minha gratidão

Cumprimentos e Feliz Ano Novo João R Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83571 | Sobral | 05 fev 2005 16:51 | Em resposta a: #83550

Caro João Gonçalves

Aproveito este tópico para acrescentar qualquer coisa à informação que lhe prestei sobre a ascendência do seu e meu Pedro Pinto. Afirmei, na altura, e estava certo, que a sua ascendência era originária de Domingos Pereira e Maria Ribeiro, do Gondufo. Afinal Maria Ribeiro não era do Gondufp. A obra em preparação do Eng. Eduardo Osório irá trazer uma grande surpresa sobre a ascendência de Maria Ribeiro, sua e minha antepassada. Aguarde o aparecimento da obra e não ficará iludido.
Cumprimentos
Gabriel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83578 | casegas49 | 05 fev 2005 18:18 | Em resposta a: #83571

Caro parente Gabriel receba os meus agradecimentos pela última info. Deverá ser muito útil, acrescento

P S Tambem a info que dirigiu para o meu primo Rui Pereira me ajudou bastante.

Cumprimentos João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#83589 | rmfrp | 05 fev 2005 20:21 | Em resposta a: #83542

05-02-2005

Caro Gabriel Santos:

Mais uma vez muito obrigado pelas suas informações.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#85748 | casegas49 | 07 mar 2005 18:42 | Em resposta a: #83571

Caro Parente Gabriel
Agradecia que me enviá-se, quando lhe for possível, onfo acima das 5 gerações de Ana Gaspar Soares, se acaso tem mais info.

A respeito da Angélica Simão ela é minha trisavó.

A par de Ana Gaspar Soares, se tiver mais info também agradecia.

Fico aguardando pela obra do Eng. Eduardo Osório, agradecendo que me diga quando saír, para o poder obter.

Desejo-lhe uma Óptima Páscoa com a sua Família.

Cumprimentos João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#87971 | aivmc | 07 abr 2005 21:21 | Em resposta a: #82870

Boa noite...

Apesar do atraso, acabei de lhe enviar um mail com algumas das informações.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Casegas

#88931 | rmfrp | 19 abr 2005 00:23 | Em resposta a: #83542

Caro Gabriel Santos:

Recentemente, ao rever este tópico, verifiquei existir uma divergência entre os costados que indicou na sua mensagem de 04.02.2005 às 23:32 para a minha tia-bisavó Maria (André) - que, aproveito para informar, faleceu a 12.10.1846, com um ano de idade - e a informação resultante da minha pesquisa.

De facto, indica:


"120. Manuel Francisco da Silva CC Joana Fernandes em 1683 em Casegas.
121. Joana Fernandes .

...

240. Alferes António Fernandes CC Águeda Francisca.
241. Águeda Francisca .

482. Pedro Dias nasc. em Vide. CC Maria Francisca em 24 05 1643 em Casegas.
483. Maria Francisca nasc. em Casegas."


Toda a ascendência coincide com os meus dados até ao casal 120-121, incluindo o ano do casamento destes (a data é 22.02.1683). O registo não indica as ascendências, referindo apenas que foram dispensados em quarto grau de consanguinidade. No entanto, o baptismo da filha Maria (n. Casegas 26.01.1690) indica os avós, apesar de curiosamente ter esquecido o nome da mãe. De acordo com este registo, e pesquisa adicional que entretanto realizei, os ascendentes serão:

240. Pedro Francisco Silva e
241. Isabel Rodrigues, f. Casegas 10.05.1696, casados em Casegas a 08.06.1659 sem indicação das ascendências.

242. Domingos Gonçalves e
243. Helena Fernandes, cujo registo de casamento não encontrei, mas sei que Helena era filha de

486. Domingos Fernandes, falecido antes de 1653, e
487. Joana Fernandes, f. Casegas 04.04.1653, cujo testamento indica os nomes da filha (243) e do genro (242), que foram seus testamenteiros.

Mesmo que esta seja a ascendência correcta, interessam-me as pessoas que indica com os números 240 e 241, pois tenho como ascendentes, por outra via, um Alferes Pedro Fernandes (f. Casegas 30.01.1690) e sua mulher Águeda Francisca (f. Casegas 04.08.1708), que parecem corresponder ao casal que refere, e não tenho qualquer pista quanto à sua ascendência. Já conheço Pedro Dias e Maria Francisca, que são igualmente meus antepassados por via de sua filha Ana Francisca, que casou com Manuel João.

Desde já agradeço quaisquer comentários a estes ramos que muito me interessam.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#89001 | milly | 19 abr 2005 22:00 | Em resposta a: #64013

E da familia de John Sousa de Aboim da Nobrega?

Mariline Marinho
França

Resposta

Link directo:

RE: Casegas

#90351 | Sobral | 09 mai 2005 16:15 | Em resposta a: #88931

Caro Rui Pereira

Estou em lenta recuperação de um AVC que me visitou em princípio de Fevereiro.
Por isso só hoje tomei nota da sua mensagem.
Irei verificar os dados e, assim que consiga uma maior mobilidade, responderei à sua dúvia.

Cumprimentos
G. Santos

Resposta

Link directo:

RE: Casegas

#90894 | rmfrp | 14 mai 2005 18:15 | Em resposta a: #90351

Caro Gabriel Santos:

Muito obrigado pela sua resposta. Permita-me que nesta ocasião lhe envie os meus votos de rápidas melhoras. Quanto à minha dúvida não há qualquer pressa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#98138 | Sobral | 18 ago 2005 19:20 | Em resposta a: #85748

Caro João Gonçalves

Não sei se os dados que seguem são os que espera.
1. Ana Gaspar Soares.
She married João André, married 22 Jan 1845 in Casegas, n. 1 Dez 1817 in Casegas.
Parents
2. Manuel Fernandes Gaspar. He married Luísa Antónia Antunes Soares, married ANT 1813.
3. Luísa Antónia Antunes Soares, n. 15 Nov 1790 in Casegas.

Os antepassados de M F Gaspar e L A Soares vão em mensagem enviada antes. Ter em atenção a correcção feita por Rui Pereira.

As únicas Angélica Simão que constam da minha base são as seguintes. Julgo que não se refere a nenhuma delas

1. Angélica Simão Pinto Geraldes, n. 8 Dez 1859 in Sobral de S. Miguel.
Parents
2. Manuel Simão Pinto Geraldes, n. 12 Nov 1815 in Sobral de S. Miguel. He married Maria da Cruz Fernandes, married 7 Dez 1836 in Sobral de S. Miguel.
3. Maria da Cruz Fernandes, n. 19 Dez 1817 in Sobral de S. Miguel.

1. Angélica Simão Branco Pinto, n. 29 Abr 1846 in Sobral de S. Miguel.
Parents
2. José Simão Branco Pinto, n. 14 Fev 1816 in Sobral de S. Miguel. He married Ana da Cruz Fernandes, married 6 Mai 1840 in Sobral de S. Miguel.
3. Ana da Cruz Fernandes, n. 29 Out 1819 in Sobral de S. Miguel.

A respeito da informação sobre os Pintos, Julgo não cometer abuso de confiança em relação ao confrade E. Osório dizendo que explorará os antepassados de Maria Ribeiro por 8 gerações.

Cumprimentos do parente
Gabriel dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#100243 | casegas49 | 12 set 2005 19:04 | Em resposta a: #98138

Caro parente Gabriel

Receba a minha gratidão por toda a info que se dignou enviar através da Genea, e também pela que dirigiu aos nossos parentes Rui, que é, por acaso filho do meu padrinho do Crisma, e do Francisco e talvez mais parentesco.

A respeito da minha trisavó, Angélica Simão já consegui encontrar o lugar dela na família.

Angélica Simão, é filha de Maria Antunes de Carvalho nascida em Cebola e de Manuel Gonçalves, que nasceu no Porsim, (não sei se o primo conhecia os moínhos do Porsim, no Rio Zêzere). Eu pensava que o Porsim que pertencia a Casegas, mas como S. Jorge da Beira já não pertence a Casegas entende-se. Não tenho a data do nascimento e do falecimento dela.

Gostava de contactá-lo por e-mail. O meu endereço electrónico é

casegas49@aeiou.pt

P.S. Se me enviar o seu # do telefone no e-mail eu lhe telefonarei, ou ainda melhor se tem o MSN e webcam poderemos conversar em vídeo.
Aguardo sua resposta.

Um abraço do parente João Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Canadá

#100267 | Sobral | 12 set 2005 21:26 | Em resposta a: #100243

Caro primo

Rosália Simão (esta), não constava da minha base de dados, onde constam 7 irmãos nasc. entre 18 05 1793 e 24 05 1808.
A ascendêmcia-descendência dos pais coloquei-a há tempos em tópico sobre os Pachecos. Posso enviar para o e-mail (o meu é gabrielsantos@sapo.pt).
Porsim é um grupo de propriedades, na confluência das ribeiras de Sobral e Cebola. Os proprietários são de S. Jorge, Casegas e Sobral. Julgo que por 1600 pertenceria à família de Pedro Domingues casado em 1580 na Erada, sendo dividida pelos descendentes Geraldes. Em 1700 vivia no Porsim Manuel Pinto cujos filhos casaram em Cebola. Manuel Gonçalves é Geraldes.
Quanto aos Pintos, não sei se será essa a linha seguida por E. Osório, mas de genealogias por mim consultadas, procede de Rui Vaz Pinto 3º Sr de Ferreiros eTendais.
Cumprimentos do parente
D. Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 15:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen