Sertã - Fam. Valdeira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Sertã - Fam. Valdeira

#64040 | jvaldeira | 03 mai 2004 02:18

Caros confrades,

A família Valdeira é originária da Sertã, freguesia do Troviscal. Tanto quanto pude apurar, o apelido é um toponímico relativo a um pequeno lugar do Troviscaínho, onde viveu no sec. XVIII uma família de apelido Alvares.

Quando no início do séc XIX, João Álvares passou ao Troviscal, o Valdeira foi adicionado ao nome passando ambos os apelidos a ser usados em conjunto; posteriormente o Alvares foi simplificado para Alves, tendo chegado à actualidade como apelido composto Alves Valdeira.

Tenho a genealogia dos Alvares (m/varonia) até Pedro Alvares que morreu em 1670, todos da freguesia do Troviscal.

Qualquer informação adicional é bem-vinda. Da mesma forma disponibilizo aquela de que disponho para possíveis interessados.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Sertã - Fam. Valdeira

#106658 | ze valdeira | 02 dez 2005 22:57 | Em resposta a: #64040

A família Valdeira extende-se neste momento à ilha da Madeira, sendo a única por cá. Sou o último Valdeira neste momento capaz de continuar a família por estas bandas. O meu avô, Joaquim Valdeira, viveu em Lisboa até '98,tendo passado por África antes da descolonização. O meu pai, Matos Valdeira, chegou à Madeira em '78, e desde então tem ficado por cá. Eu, Zé Valdeira, o último capaz de dar continuidade a este lado da família, tenho neste momento 22 anos e vou ser pai em janeiro (de uma menina!)...A ver vamos se para a próxima acerto e consigo dar continuidade a este nome que por cá gera sempre alguma confusão com Caldeira. Para terminar, gostava de saber um pouco mais sobre familiares meus, já que não conheço ninguém...zevaldeira@gmail.com abraços valdeira's!

Resposta

Link directo:

RE: Sertã - Fam. Valdeira

#106688 | jvaldeira | 03 dez 2005 13:41 | Em resposta a: #106658

Caro Zé Valdeira,

Curiosamente já sabia que existiam Valdeiras na Madeira porque nos meus tempos de tropa estive colocado no GAG2 em S.Martinho e na altura alguém me perguntou se era familiar de um Sr. Valdeira que estava ligado a uma empresa (se não me falha a memória) de nome Ilhotel ou algo semelhante.

Tenho imensa curiosidade em saber as origens do seu avô Joaquim Valdeira que aposto tenha origem na Sertã, uma vez que até agora nunca encontrei ninguém com o nosso apelido que lá não tivesse origem... e realmente somos muito poucos como se depreende de uma consulta rápida às listas telefónicas.

Fico a aguardar!

Cumprimentos,
Jorge Valdeira
Lisboa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 18:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen