Ajuda no Porto

Este tópico está classificado nas salas: Regiões | Famílias | Pessoas

Ajuda no Porto

#64117 | Lila | 04 mai 2004 14:46

Bom Dia,

Chamo-me Ália Aussenac Larmand Sardo e procuro qualquer informação sobre a minha familia "Aussenac" e "Larmand".

Gostaria de saber qualquer informação sobre o meu Bisavô "Jacques Pierre Eugène Victor Felix Aussenac" e da sua esposa "Blanche Marie Stéphanie Larmand" e ainda de sua filha "Marie Emilie Aussenac Larmand" que penso terem nascido em França, na zona de Marselha.

Marie Emilie tinha um filho que se chamava "Marcel Stephan Felix Aussenac Larmand Blanc", nascido na cidade do Porto em 14 de Agosto de 1908.

Os meus Bisavós vieram de frança para a cidade do porto onde nasceu uma outra filha em 20 de Julho de 1883, que se chamava "Marie Antoinette Aussenac" que casou com Jacques Victor Amédée de Broglie a 16 de Dezembro em Melbourne na Austrália e morreu a 31 de Outubro de 1971 em Abbeville.

Agradeço imenso a vossa ajuda pois mais nada sei. Poderão ajudar-me?

Obrigado
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64137 | kopke78 | 04 mai 2004 17:31 | Em resposta a: #64117

Cara Ália,

Estou disponível para a ajudar, mas digo-lhe já a dificuldade principal do problema que coloca: é que o Porto tem 15 freguesias, e torna-se muito difícil fazer a pesuisa em todas essas freguesias, algumas delas muito populosas.

A solução poderá estar no registo de nascimento de algum filho do Marcel Stephan, onde possa dizer com mais precisão em que freguesia do Porto ele nasceu. Igualmente, tal poderá ser dito no registo de casamento dele, bem como nos mesmos documentos respeitantes a Marie Antoinette, a respeito de quem existe a mesma dúvida - qual a freguesia do Porto em que nasceu?

Se este problema não tiver alguma das soluções acima indicadas, diga, pois poderemos tentar "inventar" alternativas...

Um abraço,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64159 | kopke78 | 04 mai 2004 23:26 | Em resposta a: #64117

Olá de novo!

Fiz uma rápida pesquisa online, mas limitei-me a descobrir que terá em Leiria uma sua familiar Maria Emília (a Internet é terrível para saber estas coisas!) Reafirmo então que, uma vez que deduzo que esses seus antepassados tiveram descendência em Portugal, será fácil chegar à tal informação da freguesia portuense onde nasceram.

Continuando à sua disposição para qualquer ajuda no Porto,

Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64192 | Lila | 05 mai 2004 12:08 | Em resposta a: #64137

Bom dia,

Obrigado pelas suas rápidas respostas. Cedofeita é a freguesia de nascimento de meu Avô Marcel Aussenac. Neste momento não tenho informação alguma sobre "Jaques Pirre Félix Aussenac", de sua esposa e da primeira filha Marie Emilie, que vieram de França (penso que da zona de Marselha) para a cidade do Porto talvez numa data anterior a 1879 (que penso ser o ano de nascimento de Marie Emilie Aussenac). A segunda filha do Casal, Marie Antoinette já nasceu no Porto em 1883 e de quem já possuo alguma informação.

Contactei também já o Consulado de França no Porto e não me puderam dar muitas mais informações, (a não ser moradas em França p/onde escrever, o que fiz, obtendo os mesmos resultados), visto não ter data nenhuma, a não ser os nomes das três pessoas, o que dificulta em muito a pesquisa.

Mais uma vez obrigado pela suas respostas, ficando a agurdar toda a ajuda que me puder dar.
Ália Aussenac larmand Sardo

PS- A pessoa que faz referência na sua segunda resposta é minha mãe.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64197 | ivrqku | 05 mai 2004 12:59 | Em resposta a: #64159

Caro Pedro Girao
Aproveitando a dua disponibilidade para ajudar na evoluçao de AGeneologicos agradecia se me pudesse pesquisar dados sobre a ascendencia de Rita Silva (n=23.6.1845 Oliveira Douro-VNGaia). Somente sei que seus pais eram Manuel Carneiro e Ana Miguela(ana da Silva).
Grato plea atençao, disponibilizo igualmente ajuda, caso necessite, no ADCoimbra.
Jose Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64212 | amguedes | 05 mai 2004 16:34 | Em resposta a: #64117

Cara Ália,

Tem em Leiria uma parente
O número de telefone é: (+351) 244 83 14 63
e o seu nome é: maria emília pires aussenac larmande fernandes sardo

Talvez esta senhora lhe possa dar as indicações que precisa.

Com os melhores cumprimentos

Ana Guedes

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64218 | aeiou2 | 05 mai 2004 17:35 | Em resposta a: #64117

Ex.ma Senhora,
Se fizer a pesquisa no Sapo com o nome de seu Ex.mo Avô,encontra no link 4.
Espero que lhe seja útilesta informação
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64258 | kopke78 | 06 mai 2004 10:44 | Em resposta a: #64192

Cara Ália,

Confirmei ontem à tarde o seguinte: não existe qualquer Marcel baptizado em Cedodeita entre 1905 e 1910. Como podia dar-se o caso de não ter sido baptizado (por eventuais convicções dos pais), verifiquei também nos ficheiros da Administração Pública da época, igualmente sem resultado. Conclusão: ele foi certamente baptizado noutra freguesia da cidade.

Para não andarmos a pesquisar em vão noutras freguesias, sugiro que confirme a freguesia da naturalidade dele num documento oficial, pois por vezes a família (ainda que próxima) fornece indicações erradas, fruto de alguma tradição oral. A forma mais simples será através da certidão de nascimento de algum filho dele, onde esses dados estão obrigatóriamente presentes.

Fico a aguardar notícias suas!
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64264 | Lila | 06 mai 2004 12:30 | Em resposta a: #64258

Bom dia,

Mais uma vez obrigado pela sua pronta e rápida resposta.

Como disse anteriormente, meu Avô, Marcel Stéphane Félix Aussenac de Larmad Blanc nasceu na freguesia da Cedofeita a 14 de Agosto de 1908. Era filho de Marie Emilie de Larmand Blanc (que quando registou o filho em 1928 tinha 49 anos de idade e era natural da freguesia de Marselha em França) e Pai incognico e neto materno de Félix Aussenac e Branca Aussenac.

Neste momento as unicas informações que possuo são de meu avô e de uma irmã de minha Bisavó, a Marie Antoinette Aussenac Larmand Blanc, que foi uma grande e eximia pianista tendo dado inumeros concertos a nivel nacional e internacional.

Da familia que veio de França, deduzo que de Marselha (minha bisavó e respectivos pais) não tenho nenhuma informação, pois possuo (também toda a familia) unicanente os seus nomes.

Mais uma vez obrigado pela sua resposta, ficando a aguardar noticias suas
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64266 | tfp | 06 mai 2004 12:48 | Em resposta a: #64258

Caro Pedro Girão,

Fiquei curioso relativamente à sua última resposta, os assentos de Cedofeita posteriores a 1900 não estão ainda no Arquivo Central do Porto, ou já estão no Arquivo Distrital ? Também pretendia efectuar algumas buscas em freguesias do Porto após 1900 mas tenho-as adiado por esse motivo.

Por outro lado, onde podem ser consultados os ficheiros da Administração Pública ?

Agradeço antecipadamente a sua atenção

Com os melhores Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64273 | kopke78 | 06 mai 2004 13:48 | Em resposta a: #64266

Caro Tiago,

Como regra, os Arquivos Distritais têm os assentos com mais de 100 anos, mas como os livros das Conservatórias abrangem por vezes mais do que um ano, as incorporações de livros das Conservatórias no Arquivo Distrital não têm um ritmo anual. Em consequência, o Arquivo Distrital do Porto tem neste momento os assentos até cerca de 1900 (variando caso a caso). Os assentos paroquiais desde essa data até Abril de 1911 devem ser procurados na respectiva Conservatória. Os assentos posteriores a Abril de 1911 é que estão no Arquivo Central (na Rua Visaconde de Setúbal).

Quanto aos ficheiros da Administração Pública, os respeitantes ao referido período de 1900 a 1911 encontram-se apenas na 1ª e na 2ª CRC do Porto.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64275 | tfp | 06 mai 2004 13:58 | Em resposta a: #64273

Caro Pedro Girão,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos, bem me parecia que estava a fazer confusão com as incorporações.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64277 | kopke78 | 06 mai 2004 14:14 | Em resposta a: #64264

Cara Ália,

Nesse caso, a coisa complica-se... Mas vou tentar ver se a tal tia Marie Antoinette, que terá nascido no Porto, estará porventura em Cedofeita... É um tiro um pouco no escuro, mas pode ser que resulte.

Uma outra coisa: estive a pesquisar num site francês de genealogia ao qual pertenço há bastante tempo, uma vez que a munha mulher tinha uma bisvó francesa. Encontrei duas coisas interessantes.

A primeira foi um casamento na freguesia de St. Martin da cidade de Marselha a 9.11.1777, o noivo foi Barthelemy Aussenac, que nascera em Carcassonne. Nunca é de mais relembrar que este tipo de descoberta nunca prova parentesco algum, há muitas Marias na terra e bastantes Aussenacs em França...

A segunda é mais científica, por assim dizer: nos últimos 100 anos foram registados em França 38 nascimentos de pessoas com o apelido Aussenac. No período que nos interessa mais (antes de 1915), esses nascimentos deram-se basicamente em 3 freguesias, ditas "communes": Arette (Pyrénées Atlantiques), Carmaux (Tarn) e St. Martin (Marseille). Parece assim haver algum suporte para a sua tradição familiar de que os Aussenac vieram de Marselha.

Depois lhe digo se apareceu alguma coisa em Cedofeita.
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64278 | aeiou2 | 06 mai 2004 14:21 | Em resposta a: #64117

Seu Avô Jacques Pierre Eugéne Victor Félix Aussenac, pertenceu à Loja Maçónica Orient Toulouse, a 22.7.1770, com o nº de ordem 141, sendo, Marechal des logis Fournier e nasceu 29.10.1840 em Ordu, Algéria
Maria
PS
Na pesquisa no Sapo com o nome da sua Avó também encontrará alguma coisa,bem como com Broglie (com completa genealogia) com a dat e local do falecimento da 2ª m.er

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64285 | Lila | 06 mai 2004 15:18 | Em resposta a: #64278

Boa tarde,

Obrigado pela sua pronta e rápida resposta que foi e é de grande ajuda para a pesuisa que estou a fazer da minha familia oriunda de França.

Espero continuar a contar com a sua ajuda,
Ália Aussenac Larmand Srado

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64299 | ftalmeida | 06 mai 2004 18:35 | Em resposta a: #64278

Maria,

Não atrapalhe a Ália. :-)
Ordu, salvo erro, é uma província Turca.
Na Argélia (Algérie, Algiers) ficará provavelmente Oran.
Cumprimentos e saudades,

Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64300 | aeiou2 | 06 mai 2004 18:50 | Em resposta a: #64299

Caro Francisco Tavares de Almeida ,
Tem toda a razão,é Oran,na Argélia e a Loja maçónica foi criada em 22.7.1770,e não a entrada do Avô,é que parti os óculos e estou comuns antigos,e desesperando pelos novos.
Li a sua boa e grande contribuição no Hesperitanas.Bravo
Beijinhos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64302 | aeiou2 | 06 mai 2004 19:02 | Em resposta a: #64285

Ex.ma Senhora,
Se faz favor veja a minha resposta ao ftalmeida e peço -lhe desculpa pelos enganos.Não sei se conhece o site familysearch.org onde encontra Aussenac dos Pirinéus.Também se pesquizar no Sapo -Aussenac e tiver alguma paciência encontrará vários sites genealógicos dos Aussenac,todos dos Pirinéus.
O seu apelido Sardo é da Sardenha? No Porto há alguma Igreja da Colónia francesa ? É que se houver pode ser que encontre aí alguma coisa à semelhança de Lisboa. Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64309 | kopke78 | 06 mai 2004 20:39 | Em resposta a: #64264

Cara Ália,

A minha pesquisa em Cedofeita foi infrutífera (e, para dizer a verdade, entediante!...). No entanto, existe no Arquivo do Porto um índice alfabético que tem apenas alguns anos de algumas das freguesias do Porto, pelo que, antes de me vir embora, resolvi folhear as numerosas “Marias” de 1883 da freguesia de Sto. Ildefonso (peguei nessa freguesia ao acaso) e... encontrei-a! Mal pude acreditar neste golpe de sorte... Lá consultei o assento de baptismo, que nos informa o seguinte:

Marie Antoinette, n. a 20.7.1883 na Rua do Bonjardim (Sto. Ildefonso), onde moravam os seus pais, Jacques Pierre Eugène Victor Félix Aussenac, professor, natural da freguesia de “Oran” do departamento de “Algerin”, em França, e sua mulher Blanche Aussenac, natural de Grenoble, em França, que se casaram na freguesia de S. Pedro e S. Paulo da Cidade de Marselha. Os pais de Jacques eram: Jacques Hilaire Félix Aussenac e Émilie Aussenac. Os pais de Blanche eram: Étienne Larmande e “Hunuriaz” Larmande. Marie Antoinette foi baptizada a 23.8.1883, sendo padrinhos: António Custódio Monteiro, proprietário, e sua mulher D. Maria Angelina Mendes Monteiro.

Faço notar que coloquei entre aspas as palavras de leitura duvidosa, nomeadamente o local de nascimento do seu bisavô, pois não consegui encontrar nenhum lugar ou departamento francês com aquela grafia, e conforme lhe disse, sei umas coisas da geografia e da língua francesa. Como especulação, coloquei duas hipóteses algo imaginativas, parecendo-me a segunda cada vez mais provável de cada vez que voltei a pensar nela:

a) “Oran” poderia ser “Haut-Rhin”, que é de facto um departamento, isto com base na pronúncia idêntica dessas duas palavras...

b) “Oran” é uma cidade da Argélia, no Norte de África, que nesse tempo era uma província francesa. Ora Argélia diz-se em francês Algérie (o “r” e o “l” estão trocados em relação à grafia portuguesa), pelo que “Algerin” quer dizer argelino, da Argélia. Acho portanto possível que o padre que baptizou a criança tenha recebido do seu bisavô a resposta “C’est algerin” quando quis saber o departamento a que pertencia “Oran”.

Como a Ália já percebeu, adoro puzzles e charadas! Fico à espera da sua reacção a estas novidades, que lhe vão seguramente permitir traçar a sua ascendência francesa.

Cumprimentos,
Pedro Girão

P.S. – Depois de ter escrito esta mensagem, e antes de lha enviar, reparei que já mais alguém neste tópico falou da Algéria e de uma referência a Jacques Aussenac. Confirma-se então ser Oran a cidade onde nasceu o seu bisavô.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64310 | kopke78 | 06 mai 2004 20:42 | Em resposta a: #64197

Caro José Pereira,

Aqui vão os dados constantes do assento que me pediu:

Rita, n. a 23.6.1845 no lugar de Quebrantões da fregª de Oliveira do Douro, filha de Manuel Carneiro e de Ana da Silva, neta paterna de José Carneiro e de Ana Francisca da Rocha (estes da fregª de Real), neta materna de Manuel da Silva Ribeiro e de Maria Clara (estes de Quebrantões). Foi bapt. a 10.7.1845, sendo padrinhos: Gonçalo Francisco e sua filha Rita de Cássia, de V. N. de Gaia.

Folheando um pouco mais para trás (mas sem grande rigor), encontrei por acaso uma irmã, Joaquina, que n. a 18.11.1842.

Em seguida procurei o casamento dos pais, que se realizou a 6.2.1837 na mesma Igreja de Oliveira do Douro. Aí se diz que Manuel Carneiro era filho de José Carneiro e de Ana Francisca da Rocha, do lugar de Folgosinho, fregª de Sta. Marinha de Tropeço, bispado de Lamego, neto paterno de António Carneiro e de Francisca Pereira, ambos do lugar da Mó da fregª de Real, e neto materno de Manuel Francisco, do lugar de “Gildinho” (?) da fregª de Real, e de Ana Francisca, do lugar de Folgosinho “da mesma freguesia” (sic). Diz-se também que Ana da Silva era filha de Manuel da Silva Ribeiro e de Maria Clara, de Quebrantões, neta paterna de João da Silva Ribeiro e de Mariana Vaz, estes do Pinheiro da Bemposta (creio que pertence a Olivª de Azeméis), e neta materna de Miguel José Pinto e de Josefa Maria Rosa, ambos de Quebrantões.

Repare que parecem existir algumas incongruências de lugares e freguesias de naturalidade, o que é habitual. Só investigando mais para trás se esclarecerá melhor tudo isso.

Diga se precisar de mais alguma coisa, e aceito de bom grado a sua oferta para o AD de Coimbra. Vou lá de vez em quando, mas é sempre bom dispôr de um contacto “para uma emergência”!

Cumprimentos,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64328 | ivrqku | 06 mai 2004 23:52 | Em resposta a: #64310

Caro Pedro Girão
Quero agradecer desde já a pronta resposta. Fiquei muito, mas mesmo muito satisfeito por encontrar alguem que se disponibilizasse com tanto empenho e rapidez. E quero lhe dizer que quando quiser alguma coisa do ADC é só dizer que tentarei ser e reponder da mesma maneira.
Qunato a outros dados, vou primeiro filtrar a informação que me c edeu e logo depois entrarei em contacto consigo. O meu contacto é marquespontopereira arroba sapopt.
sem outro assumto
cumprimentos
Jose marques pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64386 | Lila | 07 mai 2004 15:54 | Em resposta a: #64309

Olá boa tarde,

Os elementos que me forneceu são de grande utilidade. Já consegui elementos sobre meu bisavo, Jacques Pierre Aussenac, porém sobre a sua esposa Blanche Aussenac e sobre a sua filha mais velha Marie Emilie Aussenac, não obtive qualquer informação nas inumeras pesquisas que já realizei.

Obrigado por todas as informações, continuando a contar com toda a sua colaboração,
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64387 | Lila | 07 mai 2004 15:59 | Em resposta a: #64302

Olá Maria boa tarde,

Obrigado pela sua resposta. Relativamente à pergunta que me faz sobre o meu apelido Sardo, penso que ele seja originário de Portugal da zona de Aveiro e já com muitas ramificações pelo resto do País. Ignoro se em Itália existem pessoas com o mesmo apelido.

Mais uma vez obrigado,
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64524 | ivrqku | 09 mai 2004 00:36 | Em resposta a: #64310

Pedro Girao,
depois de absorvidas as informaçoes que gentilmente me forneceu, gostaria de solicitar nova pesquisa a volta do smesmos dados.
Assim gostaria de obter data de nascimento de Manuel Carneiro (oliveira do douro) casada com Ana da Silva(n=6.11.1811) e casamento em 6.2.1837: e ainda as datas de nascimento dos pais de Manuel Carneiro e de Ana Silva.
Sem querer abusar da sua boa vontade e sem qualquer pressa nas informaçoes reitero a minha disponibilidade caso precise de alguma consulta no ADCoimbra
Um abra,o
Jose Marques Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64554 | Lila | 09 mai 2004 14:09 | Em resposta a: #64309

Boa tarde,

Com a sua ajuda consegui já chegar a informações sobre o meu bisavo Jaques Pierre, mesmo a data e local de nascimento.

Agora relativamente à sua esposa e à ua filha mais velha não obtive qualquer informação nas inumeras pesquisas que já fiz.

Será que me podia continuar a ajudar?

Obrigado mais uma vez
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64561 | aeiou2 | 09 mai 2004 16:11 | Em resposta a: #64554

Ex.ma Senhora D.Ália,

Eu quando começo uma pesquisa deste género,faço assim, e desculpe-me se pensar que a estou tentando ensinar,apenas a colaborar:

1º-
Arranjo a certidão de nascimento de um dos descendentes,o mais perto da geração a estudar


Se não tenho acesso a tal documento,começo pela minha certidão de nascimento e sei os nomes completos dos meus Pais e dos meus 4 Avós,e ainda as freguesias onde nasceram (nas mais antigas onde foram baptizados) e onde se casaram, quem foram os padrinhos,que às vezes são familiares e ajudama reconstruir o Clã.Não foi o meu caso,mas tenho tido grandes surpresas com esta metodologia.


Começo por pedir as certidões de nascimento/baptismo (antes de 1910) dos meus Pais e nessa ficarei a saber mais alguma coisa sobre os meus 4 Avós e 8 bisavós
e assim por diante.Às vezes temos a sorte de aparecer outro descendente que tem mais dados.Também há a considerar as certidões de óbito e os testamentos.
As certidões recentes pedir, para as respectivas Conservatórias do Registo Civil,as outras para os Arquivos Distritais ou para o A N T T, em Lisboa.
Pode ter acontecido que sua bisavó se tenha tornado a casar, bem com a filha mais velha se pode ter casado no Porto, pois já era nascida,quando aí chegaram
Creia-me com a maior consideração eceite os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64643 | Lila | 10 mai 2004 10:47 | Em resposta a: #64561

Olá Bom dia,

Obrigado pela sua ajuda. Já segui os passos que me indicou no ponto 1, quando solicitei a certidão de nascimento de meu Avô e tmbém de minha Tia avó Marie Antoinette Aussenac.

Na Internet consegui elementos (data e local de nascimento de meu trisavô). Agora o problema poem-se relativamente à minha Trisavó e minha bisavó, pois a unica coisa que possuo são os seu nomes e também a região de nacimento (com algumas reticencias). Não possuo data nenhuma. Já escrevi para lá e fazem-me sempre a mesma pergunta: Quais as datas? Sem elas é extremamente dificil localiza-las. Daí o meu pedido de ajuda a pessoas que com mais experiência do que eu me possam indicar caminhos para seguir.

Obrigado
Ália Aussenac Larmand Sardo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64691 | kopke78 | 11 mai 2004 01:19 | Em resposta a: #64554

Cara Lila,

Claro que sim. A questão é que agora estamos a falar de naturais de França, não é verdade? A sua bisavó terá nascido em Grenoble e a filha dela provavelmente em Marselha, onde os pais casaram.

Vou contactar com os meus amigos do GeneWeb francês para ver se alguém já terá estudado os Larmand de Grenoble, e depois contacto consigo, ok?

Até breve,
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda no Porto

#64702 | ftalmeida | 11 mai 2004 11:37 | Em resposta a: #64691

Caro Pedro Girão

Apenas uma nota para quando contactar os seus amigos do GeneWeb francês.
Como já constatou nos registos de Santo Ildefonso, a grafia "Larmande" é mais provável que a actual "Larmand" usada pelo ramo português, embora se encontrem ambas em França.

Cumprimentos,
Francisco Tavares de Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 17:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen