Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64167 | scarvalhos | 05 mai 2004 00:27

Tenho informações, pelo menos dos nomes dos meus bisavós maternos, com um pequeno problema, os apelidos são uma baralhada. Procuro informações acerca de João Cabaço Leitão casado com Maria Marques Diogo (+/- 1900) e Manuel Dias Louro (Correia de acordo com uma cédula de nascimento da minha avó) casado com Joana Diogo (+/- 1900).

Muito obrigada
SDC

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64186 | agp | 05 mai 2004 11:27 | Em resposta a: #64167

Cara Susana

Se os seus bisavós maternos casaram antes de 1900 terá de procurar (ou pedir) o assento de casamento no Arquivo Distrital de Castelo Branco. No caso de terem casado depois de 1900 o pedido terá de ser feito para a Conservatória de Registo Civil de Idanha-a-Nova.

Cumprimentos
António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64187 | agp | 05 mai 2004 11:31 | Em resposta a: #64167

Cara Susana

Não é Conservatória de Registo Civil de Idanha-a-Nova mas sim Conservatória de Registo Civil de Castelo Branco.
As minhas desculpas.

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do T

#64189 | scarvalhos | 05 mai 2004 11:39 | Em resposta a: #64187

Obrigada

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64195 | aivmc | 05 mai 2004 12:21 | Em resposta a: #64167

Bom dia!

Se realmente esses casamentos forem anteriores a 1900, posso procurar-lhos no Arquivo Distrital de Castelo Branco.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64208 | scarvalhos | 05 mai 2004 15:56 | Em resposta a: #64195

Agradeço, não sei quando vou poder lá ir. No entanto, penso que somente um dos casamentos poderá ser anterior a 1900, (1º casal), dado que o meu avô nasceu por volta de 1903.

Muito obrigada
Melhores cumprimentos,
Susana Diogo Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64219 | matsantiago | 05 mai 2004 17:35 | Em resposta a: #64167

Cara Susana

A minha Bisavô , era Maria Leitão e a minha Trisavô, Francisca Leitão. A minha Avô não têm qq apelido, nem do seu Pai ou Mãe, logo não têm o Leitão. Ela viveu no Louriçal do Campo, Concelho de Castelo Branco e nasceu em 1902. Não sei se nasceu no Louriçal pois o seu Assento de Nascimento têm a data de 1921, ainda não percebi porque, 19 anos depois de ter nascido!!!???
Podes ver a genealogia da parte do meu Pai, que inclui os Leitão aqui no Forúm, basta ires a "Familia Santiago, Louriçal de Campo" pode ser que algum nome coincida. Eu sei que já vi uma mensagem, aqui no forúm, que fala dos Duarte Santiago terem dado os Santiago Carvalho...como tens Carvalhos no apelido...

A melhor sorte para sau busca

Marco Santiago

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64371 | aivmc | 07 mai 2004 13:50 | Em resposta a: #64208

Boa tarde!

Procurei nos registos de Malpica entre 1899 e 1894. Não encontrei qualquer assento de casamento (procurei os 2 casais). Se quiser que procure um pouco mais para trás, diga.

Melhores cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#64374 | scarvalhos | 07 mai 2004 14:27 | Em resposta a: #64371

Boas tardes Ana,
desde já lhe quero agradecer a sua disponibilidade. Pelos vistos, ambos os casamentos já foram no séc. XX, o que quer dizer que a fonte de informação é a conservatória do registo civil de CTB. De qualquer maneira, somente no Domingo vou ter mais informações acerca de ambos os casais (o meu tio tem as cédulas de nascimento dos meus avós e algumas certidões prediais), através das quais penso tirar algumas dúvidas. Na 2ª dir-lhe-ei qualquer coisa.

Melhores cumprimentos

Susana Carvalhos
P.S.: já agora, sabe alguma coisa sobre um "Louro" na Irlanda, ou como é que foram lá parar?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#69040 | scarvalhos | 06 jul 2004 22:38 | Em resposta a: #64371

Boas noites,
finalmente consegui mais alguns dados (não tenho tido muito tempo). Realmente os casamentos que referi são do início do século XX, mas se me pudesse fazer o favor de verificar os registos de baptismo no ADCTB de: João Cabaço Leitão (casou em 10/1901, com 28 anos) e de Maria Marques Dioga(o?) (que casou com 24 anos), por volta de 1873 e 1877, respectivamente, eu agradecia. Em relação ao outro casal, vou tentar ver quando nasceram.

Muito obrigada

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#69084 | aivmc | 07 jul 2004 14:47 | Em resposta a: #69040

Susana,

Ultimamente não tenho tido muito tempon para ir ao AD, mas penso voltar lá na próxima semana ou na seguinte. Verei o que me pede. Não tem o nome dos pais? É que facilitaria muito a pesquisa.

Cumprimentos,
Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#69090 | scarvalhos | 07 jul 2004 16:22 | Em resposta a: #69084

Cara Ana,
realmente tenho o nome dos pais (esqueci-me...), aqui vão:
-João Cabaço Leitão, filho de José Nunes Leitão e Joana Cabaço (no registo de baptismo do meu avô aparece como Maria Leitoa, o que me leva a crer que Leitoa é do marido e que provavelmente se chamaria Maria Joana ou Joana Maria),
-Maria Marques Diogo, filha de Domingos Lopes Diogo e de Joana Marques.

Muito obrigada, mais uma vez
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#69155 | scarvalhos | 08 jul 2004 10:09 | Em resposta a: #64167

Bons dias a todos,
Esta é a recolha que consegui fazer até agora sobre a família da minha mãe, com início dos meus avós.

1. Domingos Cabaço Diogo (30.01.1903 – 31-08-1987), filho de João Cabaço Leitão (nascido +/- 1873) e de Maria Marques Diogo (nascida +/-1877), casa em 04.05.0927 (MT) com Hermínia Diogo (17.01.1905 – 07.11.1982) filha de Manuel Dias Correia e de Joana Diogo;

2. João Cabaço Leitão (nascido +/-1873), filho de José Nunes Leitão e de Joana Cabaço (ou Maria Leitão) casa em 07.10.1901 (MT) com Maria Marques Diogo (nascida +/-1877), filha de Domingos Lopes Diogo e Joana Marques;

3. Manuel Dias Correia (nascido algures entre 1870 e 1880), filho de Jerónimo Dias Correia e de Isabel Louro, casa entre 1901-1904 com Joana Diogo, filha de Matias (Vicente) Cabaço (cuja casa ainda pertence à família) e de Isabel Diogo.

Obrigada

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#70620 | aivmc | 29 jul 2004 19:54 | Em resposta a: #69090

Boa tarde!

Mais tarde que nunca... Aqui vai o que consegui no ADCB:

1 - Maria, 1ª do nome, filha legítima do primeiro matrimónio da parte de ambos os pais
Filha de Domingos Lopes Diogo e de Joanna Marques
Nasceu às 08.00 de 26.Fevereiro de 1877
Baptismo: 11.Março.1877
Pai: lavrador
Pais: naturais e casados de Malpica, moradores na Rua da Serra
Neta paterna de José Lopes Pequeno e Catharina Dioga e materna de José Correia Bom e Joanna Marques, naturais de Malpica

Averbamentos: Faleceu em Malpica em 31.12.1951

Assento nº 27 / 1877, fls 11v e 12f (ADCB – Maço 66)


2 - João, 1º do nome, filho legítimo do primeiro matrimónio da parte de ambos
Filho de José Nunes Leitão e Joanna Leitoa
Nasceu às 08.00 da manhã do dia 9 de Maio de 1873
Baptismo: 25 Maio 1873
Pais: naturais e recebidos Malpica, moradores na Rua de Trás da Igreja
Neto paterno de Domingos Nunes Leitão e de Ignacia Torrada e materno de João Dias Cabaço e de Maria Leitoa, naturais de Malpica

Assento nº 29 / 1873, fls 14v (ADCB – Maço 66)

Se precisar de mais alguma coisa, diga.

Ana Morão Correia

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#119271 | scarvalhos | 25 mai 2006 10:27 | Em resposta a: #69155

Quase 2 anos depois lá fiz alguma coisa, e continuando da última mensagem:
4. Jerónimo Dias Correia (+/-1834)(o seu primeiro casamento foi com Isabel Vicente)casa em 24.01.1872 com Isabel Loura (+/-1844) filha de José Alves e de Isabel Loura, todos de MTejo;
5. Matias Vicente Cabaço (+/-1844) filho de Manuel Dias Cabaço e de Isabel Vicente Givelha, casa em 03-06-1866 com Isabel Diogo(a) (+/-1845), filha de Joaquim Mendes Cabrito e de Joana Afonsa Dioga.
Se alguém tiver mais notícias, agradeço
Muito obrigada
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#119299 | Lourval | 25 mai 2006 15:51 | Em resposta a: #119271

Cara Susana,
Tenho família em Malpica do Tejo. Visite minha página aqui no Genea e veja se acha algum entroncamento. Minha página tem título ´Castelo Branco (Póvoa de Rio de Moinhos, Alcains), Meda (Aveloso, Outeiro de Gatos), .....´
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#119302 | scarvalhos | 25 mai 2006 16:26 | Em resposta a: #119299

Boas tardes,
já o fiz, e não encontrei qualquer relação, até porque a minha pesquisa ainda não chegou aos contemporâneos dos seus antepassados que nasceram e residiram em Malpica. De qualquer modo muito obrigada, e dir-lhe-ei alguma coisa quando chegar ao século XVII.

Susana Ca

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#120248 | Samuska | 07 jun 2006 00:03 | Em resposta a: #119271

Desculpem intrometer-me, mas já agora gostava de saber se têm mais informações acerca do apelido "loura". Agradecia qualquer ajuda. Sou dos Açores e na minha ilha há muito pouco na Biblioteca...
Cumprimentos.

Ângela Loura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#120277 | scarvalhos | 07 jun 2006 12:53 | Em resposta a: #120248

Boas tardes,
lamento, mas em relação ao apelido Loura nos Açores não posso adiantar grande coisa, mas será boa ideia iniciar esse tema aqui no genea.
Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#120280 | Samuska | 07 jun 2006 13:23 | Em resposta a: #120277

Boa tarde. Obrigada pela atenção.
Ainda não sei ao certo de onde vieram os Louras que vieram parar a Santa Maria. Há quem diga que o nome seja de origem estrangeira (francesa, p.e.), mas recentemente encontrei um livro das origens dos nomes alentejanos (não me lembro do nome, só tenho uma fotocópia) e em relação a Loura dizia o seguite:

"Louro(a), m./f. ind. adq./herd. ass./rej. trat./ref. passagem a apelido; class: física/filiação; história: Nome atribuído a pessoas louras (Évora, Avis, Ponte de Sôr e Campo Marior); trata-se de uma alcunha herdada do pai (Viana do Alentejo)"

Outra referência que tenho daquele que acham que foi o 1º "Loura" em Santa Maria foi um tal de Protozilau de Loura, por volta do séc. XVI. De resto, As únicas referências de nomes mais antigas e mais recentes do que este Protozilau que encontrei nas buscas da net remontam ao séc. XVIII pá frente, mas mesmo assim é insuficiente para estabelecer ligação.
Onde poderei tentar encontrar mais informações?
Agradeço qualquer ajuda.

Ângela Loura

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#152566 | agp | 16 abr 2007 16:09 | Em resposta a: #119271

Cara Susana Carvalhos

Tenho alguns dados de Malpica que lhe devem interessar:

- José Alves filho de Manuel Alves e de Isabel (Gonçalves) Mateus casou a 28.4.1834 com Isabel Loura filha de João Fernandes Isidoro e de Maria Loura.

- Joaquim Cabrito filho de Domingos Cabrito e de Maria Constança casou também em 28.4.1834 com Joana Afonso Diogo filha de Manuel Afonso Diogo e de Joana (Fernandes) Sebastiana.

- Manuel Dias Cabaço filho de Manuel Dias Cabaço e de Maria Afonso Clara casou a 20.4.1840 com Isabel Givelha filha de Manuel Fernandes Vicente e de Maria Givelha.

- João Dias Cabaço filho de Manuel Dias Cabaço e de Maria Afonso Clara casou a 16.8.1837 com Maria Leitoa viúva de José Leitão e filha de João Barreira Passamano e de Isabel Leitão.

- José Correia (Bom) filho de José Correia e de Maria Sorda casou a 20.9.1831 com Joana Marques, viúva de António Nunes Leitão.

Julgo que são todos naturais de Malpica.

Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#152585 | scarvalhos | 16 abr 2007 17:14 | Em resposta a: #152566

Caro António Pereira,
Confesso que me afastei um bocado deste assunto, e que não tenho avançado em nada.
Muito obrigada!

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#152622 | malpica | 16 abr 2007 23:36 | Em resposta a: #152566

Caro Sr. António Pereira

A minha familia materna tem ascendentes em Malpica do Tejo e tive oportunidade de construir uma árvore familiar com os dados de recolhi na Torre do Tombo e no Arquivo Distrital de Castelo Branco.
Esta árvore é possível consultar nas páginas familiares deste site sobre o nome -Famílias de Malpica do Tejo.
Agradecia-lhe que se possível me podesse facultar dados que me ajudassem a completar a mesma.
Cumprimentos

Pedro Barroso

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#152658 | scarvalhos | 17 abr 2007 11:02 | Em resposta a: #152622

Bons dias Pedro Barroso,
quero agradecer-lhe as 794 entradas da sua árvore, até porque já identifiquei um casal (Manuel Fernandes Vicente e Maria Givelha) que faz parte da minha muito modesta colecção de antepassados maternos.
Em relação a procuras, não sou lá muito expedita, até porque a procura dos meus antepassados maternos foi iniciada para tentar demonstrar que, de algum modo, a casa da minha família em Malpica é realmente nossa (coisas das finanças e dos meus tios). Só depois veio a curiosidade de saber mais um pouco: perceber as alcunhas, as baralhadas dos apelidos, a aquisição dos montes, etc.
De qualquer maneira, se precisar escreva.

Susana Carvalhos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#152692 | agp | 17 abr 2007 14:41 | Em resposta a: #152622

Caro Pedro Barroso

Eu já conheço a sua página há algum tempo, da qual tirei inclusivamente alguns dados.
Neste momento, a par de mais dois confrades, estou a rever os paroquiais de Malpica, pelo que é possível que possamos trocar alguns dados a curto e médio prazo. Mas gostaria de proceder a essa troca em privado, pelo que sugiro que me contacte para antoniogpereira ponto clix ponto pt .
Cumprimentos

António Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#174582 | PRIMAVERA | 28 nov 2007 14:33 | Em resposta a: #152622

Caro Sr. Pedro Barroso

Também eu tenho ascendentes em Malpica do Tejo e pelos vistos descendemos de um ramo comum. Um dos meus antepassados chamava-se Simão Dias Magro e era filho de Simão Pires Magro e de Maria Dias Relvas. Parece assim, ter sido irmão do José Dias Magro que surge na sua árvore familiar. Acresce que eu tenho cópia do assento de casamento de Simão Dias Magro com Maria Pires Correia e constato que nesse mesmo dia (15/11/1826) casou também José Dias Magro. Pelos vistos os irmãos casaram no mesmo dia...As testemunhas do casamento foram as mesmas.

Cumprimentos,

Isabel Barata

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#215030 | asgodinho | 08 dez 2008 20:01 | Em resposta a: #152692

Caro confrade

Não consigo apanhar uma pista para o casal Domingos fernandes(Malpica) e Isabel ou Maria Gonçalves de Castelo de Vide. Ela era viúva de Luís Fernandes de Castelo de Vide.
Tiveram António Fernandes(C.Vide???) que casou em Amieira do Tejo com Maria Gonçalves, viúva de José Rodrigues Feio (Amieira).

Se puder dar uma dida, agradeço.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

Domingos Fernandes de Malpica do Tejo

#215043 | agp | 08 dez 2008 21:52 | Em resposta a: #215030

Caro António Godinho,

Não tenho notas desse casal (Domingos Fernandes / Isabel ou Maria Gonçalves). Talvez consiga adivinhar a ascendência do Domingos se me puder adiantar umas datas no mínimo aproximadas.

Cumprimentos,

António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Domingos Fernandes de Malpica do Tejo

#215243 | asgodinho | 11 dez 2008 16:03 | Em resposta a: #215043

Caro António G. Pereira

Agradeço a sua disponibilidade. A única pista cronológica é o casamento do filho António Fernandes, em 07.10.1755, em Amieira.

Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Cabaço, Leitão, Louro em Malpica do Tejo

#272654 | lmartins | 16 mar 2011 16:01 | Em resposta a: #64167

Eu sou da Zona de Sintra e o apelido Louro é muito conhecido pelas pessoas das aldeias. Sérá que no fundo estarão todos relacionados?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 04:56

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen