Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64425 | Jpteixeira | 07 mai 2004 22:57

Caros confrades:

Procuro informações sobre Pedro Teixeira, já falecido à data de 1692, de Tremelgo, Freguesia de Martinlongo, Concelho de Alcoutim- Algarve.
A partir de 03-11-1692, data do casamento de seu filho Sebastião José Teixeira com Maria Romeira, também do Tremelgo, Martinlongo, é possível seguir a linha que nos conduz a Salir.

Também necessito de informação sobre Sebastião José Teixeira Neves de Aragão nascido no ano de 1844 em Tavira, filho de José Pedro de Aragão e de Mariana Rosa Teixeira Neves de Aragão.

Antecipadamente grato.

Júlio Pires Teixeira.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64429 | rmfrp | 07 mai 2004 23:34 | Em resposta a: #64425

Caro Júlio Pires Teixeira:

Sebastião José Teixeira Neves de Aragão, f. 18.05.1923, era filho de José Pedro Teixeira de Aragão, n. Tavira (Santa Maria) 29.06.1819, f. 21.08.1855, e de D. Maria da Encarnação Travassos Neves, n. Tavira 27.09.1819, f. 14.07.1915, casados em Tavira (Santa Maria) a 21.02.1839.

D. Mariana Rosa Travassos Neves de Aragão não era mãe mas sim irmã de Sebastião. Nasceu cerca de 1844 em Tavira (Santa Maria) e casou a 31.03.1862 na mesma freguesia com o (futuro) General Manuel Cipriano da Costa Ribeiro.

José Pedro era filho do Capitão-Mor Sebastião José Teixeira, n. Alcoutim, e de D. Mariana Antónia de Aragão, n. Tavira (Santa Maria) 26.02.1795, f. Tavira (Santa Maria) 31.03.1870.

Sebastião José Teixeira era filho de José de Brito Magno, n. Alcoutim, e de D. Rosa Jacinta, n. Martim Longo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64455 | Jpteixeira | 08 mai 2004 01:37 | Em resposta a: #64429

Caro Rui Pereira:

Em primeiro lugar muito obrigado pelas informações prestadas. No entanto, ao consultar o livro " Tavira e o seu Termo" da autoria do Capitão Arnaldo Casimiro Anica, verifico que alguns dados referidos não correspondem inteiramente com os expressos naquele documento.

Sobre o Capitão-mor Sebastião José Teixeira, gostaria de aprofundar mais a sua linha ascendente, designadamente da família Teixeira. Na realidade, há pouco tempo consultei um filme relativo a um livro paroquial (casamentos) de Giões e num determinada casamento realizado na data de 23-04-1817, é referido que as testemunhas/padrinhos foram o o Dr. Juiz de Fora da Vila de Alcoutim, Mateus António Pereira da Silva e o Major Sebastião José Teixeira de Alcoutim. Será que este último é a mesma pessoa que o Capitão-mor Sebastião José Teixeira?

Sou antecipadamente grato pela informação que me puder prestar.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Filipe Pires Teixeira de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64511 | rmfrp | 08 mai 2004 22:35 | Em resposta a: #64455

Caro Júlio Filipe Pires Teixeira de Sousa:

Infelizmente, as únicas informações de que disponho relativamente à família Teixeira são as que indiquei na minha mensagem anterior. O ramo de Sebastião José Teixeira Neves de Aragão interessa-me pelo facto de a sua avó materna D. Teresa Vitória Rosa de Oliveira Travassos ser irmã da minha quinta avó D. Maria Francisca Travassos.

Toda a genealogia que indiquei está suportada em registos paroquiais pelo que presumo estar correcta, a menos de algum erro de leitura da minha parte. Estive a consultar a excelente obra "Tavira e o seu Termo", e encontrei um lapso (vol. II, p. 93), quando se refere D. Mariana Rosa de Aragão como tia materna (o correcto seria tia paterna) dos irmãos Sebastião José Teixeira Neves de Aragão e D. Mariana Rosa Neves de Aragão. No restante, os dados na página indicada pareceram-me compatíveis com o que indiquei. Há mais referências a Sebastião J. T. N. Aragão ao longo da mesma obra.

Parece-me de facto provável que o Major Sebastião José Teixeira e o Capitão-Mor com o mesmo nome sejam uma e a mesma pessoa. Estive a verificar nos meus dados qual a fonte que indicava o posto de Capitão-Mor: trata-se da sepultura de "D. Marianna Antonia d'Aragão, viúva do Capitão Mor Sebastião José Teixeira", existente no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, em Tavira.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64541 | 2910 | 09 mai 2004 12:01 | Em resposta a: #64429

Caro Rui e caro Julio
Não deve ser José de Brito Magno, mas sim José de Brito Magro, pois a sua sepultura está na igreja da misericordia de Alcoutim, com o seguinte epitáfio :
Aqui jaz/o cap ªm mor Je de Bro/Magro da Vª de Alctim/Quase pertetuo Prvor/desta Caza durte/sua vida e q mais/se exmerou em prover/as fellecidades della/faleceu no dia 12/de Maio de 1824/PNAM.

junto a esta campa está a de sua filha, D.Ana Jacinta Rosa falecida em 1808

Abraços

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64553 | Jpteixeira | 09 mai 2004 13:24 | Em resposta a: #64541

Caros Rui e Óscar:

Muito obrigado pelas informações prestadas. Com as mesmas, vou agora avançar para a consulta dos filmes relativos aos registos paroquiais de Martinlongo, para ver se encontro a ligação do Capitão-Mor de Alcoutim, Sebastião José teixeira à família Teixeira desta freguesia, mais propriamente do sítio do Tremelgo.

Cumprimentos.

Júlio F.P.T.Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64607 | rmfrp | 09 mai 2004 23:38 | Em resposta a: #64541

Caro Óscar Caeiro Pinto:

Muito obrigado pela correcção ao nome do pai de Sebastião José Teixeira.

Peço desculpa pelo lapso, em especial ao colega Júlio Filipe Pires Teixeira de Sousa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64615 | rgc | 10 mai 2004 01:08 | Em resposta a: #64553

Caro Júlio F.P.T.Sousa

Enviei-lhe um mail há dias com inf.s, mas se calhar não recebeu e por isso aqui estou, no Fórum, para lhe dizer que tenho autorização para lhe dar direcções e telefones para o fim que tem em vista.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#64616 | Jpteixeira | 10 mai 2004 01:25 | Em resposta a: #64615

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pela s/ atenção. Efectivamente recebi o e-mail que me enviou, mas por manifesto lapso não lhe respondi, pelo que aproveito para lhe pedir as desculpas de tal facto.
Entretanto, vou enviar-lhe um e-mail.

Cumprimentos.

Júlio F.P.T.Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#78209 | josemariaferreira | 27 nov 2004 22:32 | Em resposta a: #64455

Caro parente Júlio

Há um Sebastião José Teixeira, capitão da terceira Companhia do Regimento de Milícias de Tavira que foi reformado no mesmo posto com todas as honras e privilégios a 12 de Setembro de 1798, tendo o seu lugar sido preenchido pelo alferes da companhia de granadeiros Joaquim de Guivarra Cabrita Villa Lobos.
Ora poderá ser este capitão-mór ou major reformado ser a testemunha em causa, ou então o outro capitão-mór de Alcoutim, Sebastião José Teixeira casado com D. Mariana Antónia de Aragão, pai de José Pedro e de D. Mariana Rosa de Aragão e Brito esta última residente que foi no Convento de S. Bernardo de Tavira.
Consta-se ter sido esta donzela cortejada por um fidalgo que seu pai levara para a Corte, ao qual ele se opôs, esse fidalgo galante era João Maria Ferreira do Amaral, que mais tarde foi Governador de Macau.( familiar do confrade J. do Amaral)
D. Mariana casou na Villa de Panoyas com o Capitão Joaquim Romão Louro Palmer, fidalgo da Casa Real e filho de uma das famílias mais ricas daquele vila alentejana. Foram padrinhos o José Pedro de Aragão (seu irmão? seria então muito novinho ainda com apenas doze anos!) e o doutor António Teixeira Pinto Corregedor da Comarca, tendo assistido à cerimónia muito povo da Vila.
Já tinha colocado um tópico sobre esta família Aragão de Tavira, só agora é que vi que se enquadrava perfeitamente neste seu tópico.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#78238 | Jpteixeira | 29 nov 2004 00:41 | Em resposta a: #78209

Caro Parente José Maria:

Muito obrigado pelas informações prestadas. Na realidade tenho estado muito ocupado com os meus afazeres profissionais, pelo que a minha participação no Fórum tem sido quase nula.
Sobre o Sebastião José Teixeira, capitão da terceira Companhia do Regimento de Milícias de Tavira que foi reformado no mesmo posto com todas as honras e privilégios a 12 de Setembro de 1798, nada sei, nem consigo fazer qualquer ligação a José Brito Magro de Alcoutim. Se tiver mais alguma informação sobre este Sebastião José Teixeira, designadamente os seus ascendentes ou o nome da sua esposa, agradecia que informasse.
Já agora é capaz de me informar qual a data do casamento de Mariana Rosa Teixeira Aragão e Brito(?) com Joaquim Romão Palmer? Tem outras referências (data de nascimento e de faleciemento) sobre a mesma ?
Na semana passada consultei um microfilme de S. Brás. Vou-lhe enviar uma mensagem para o tópico Sousa Pires, pois há uma correcção a fazer ao casamento de Manuel Pires com Iria de Sousa.

Com os meus melhore cumprimentos.

Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#78250 | josemariaferreira | 29 nov 2004 14:16 | Em resposta a: #78238

Caro Parente Júlio

Fiquei curioso em saber se se tratava de seu avó Sebastião José Teixeira que casou a 10 de Janeiro de 1764 com Maria Nunes. Atendendo a que a idade de reforma de dava por volta dos 50 anos teria este nascido por volta de 1748, portanto seria muito novo para ser o seu avó à data do casamento.
Para se tratar do capitão Sebastião José Teixeira, filho de José de Brito Magro e de D. Rosa Jacinta, também acho pouco provável, a não ser que o filho José Pedro, tenha nascido 3 anos antes de seu pai se reformar o que seria já uma idade avançada para ter filhos.
Não tenho mais qualquer outra informação sobre este misterioso capitão Sebastião José Teixeira.
Sobre a data de casamento de D. Mariana Rosa de Aragão e Brito, filha do Capitão-mór de Alcoutim Sebastião José Teixeira e de D. Mariana Antónia de Aragão, neta paterna de José de Brito Magro de Alcoutim e de D. Rosa Jacinta de Martilongo, processou-se no dia 22 de Fevereiro de 1830, na Igreja Matriz de S. Pedro. Nessa altura teria o seu irmão José Pedro de Aragão 35 anos de idade (e não 12 anos, como por lapso disse). A noiva teve como seu procurador Matias da Palma, sargento-mór das Ordenanças de Mértola.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#78399 | Jpteixeira | 30 nov 2004 23:35 | Em resposta a: #78250

Caro Parente Zé Maria:

1- Sobre o nome Sebastião José Teixeira, na realidade, à epoca e no Concelho de Alcoutim, existem algumas pessoas com este nome. Na minha opinião, haverá entre eles algum elo de ligação, mas não me é possível, de momento, estabelecer as árvores de costados de todos eles, para entroncá-los por volta do final do Século XVII princípios do Século XVIII.
2- Quanto ao Sebastião José Teixeira que referiu, não creio que seja o meu 5º avô natural do sítio do Tremelgo, Freguesia de Martinlongo. No entanto, não me é possível descartar a possibilidade de ser um seu filho, nascido do 1º casamento com Simoa Viegas ( ou Ana Nobre).
Aliás, em 1748 o meu 5º avô Sebastião José Teixeira ainda era solteiro e entre este ano e 1756 casou com Simoa Viegas. Ainda não encontrei este casamento que julgo ter sido realizado em S.B. de Alportel
O meu 5º avô deveria ter nascido entre 1720 a 1730 e é filho de outro Sebastião José Teixeira e de Luzia Mestra os quais casaram a 28-02-1718 em Martinlongo.
3- Sobre José de Brito Magro cc Rosa Jacinta, ele da vila de Alcoutim e ela de Martinlongo, a data do seu casamento foi 05-04-1783. Ora, esta Rosa Jacinta era filha justamente de Sebastião José Teixeira e Simoa Viegas. José de Brito Magro era filho de António de Brito Magro e de Bárbara Maria da Vila de Alcoutim.
Deste facto, já se consegue perceber por que motivo o filho de José de Brito Magro e de Rosa Jacinta, também se chama Sebastião José Teixeira, n. de Alcoutim e que casou com Mariana Antónia de Aragão de Tavira.

Portanto para conseguirmos chegar a Sebastião José Teixeira, capitão da terceira Companhia do Regimento de Milícias de Tavira que foi reformado no mesmo posto com todas as honras e privilégios a 12 de Setembro de 1798, temos que saber quem são os seus pais.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#79096 | josemariaferreira | 10 dez 2004 09:53 | Em resposta a: #64425

Caro Parente Júlio Teixeira

Encontrei num registo de casamento realizado em Cachopo a 30/10/1690, as seguintes testemunhas que passo a transcrever:

"António Monteiro morador nesta aldeia do Cachôpo cazado com Maria Goncalves e Sebastião Teixeira solteiro filho de Pedro Teixeira e Maria Gadelha(?) já defuntos moradores que forão no Monte do Tremelgo freguezia de Martinlongo."
Devido ao mau estado do registo tenho dúvida quanto a Maria Gadelha, mas parece-me que realmente é esse mesmo o nome. Estanto correcta poderá tratar-se de alguém ainda com origem judia.

Noutro casamento de 11/10/1688 da mesma freguesia de Cachôpo, encontro também como testemunhas, um Capitão Diogo Manoel casado com Maria Teixeira dos Giões e o Capitão Vasco Rodrigues casado com Maria Fernandes, este último ainda com ligações aos Rodrigues Cavaco.
Mando-lhe estes pequenos enxertos, não porque eles digam grande coisa, mas pelo que eles poderão alcançar.

Um abraço.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#79098 | josemariaferreira | 10 dez 2004 10:00 | Em resposta a: #79096

Correção: Capitão Diogo Teixeira Manuel de nome completo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#79127 | Jpteixeira | 10 dez 2004 17:59 | Em resposta a: #79096

Caro Parente José Maria:

Muito obrigado pela sua mensagem. Na verdade, em 1690 Sebastião Teixeira, filho de Pedro Teixeira e de Maria Gadelha ( eu tenho Gregória Gadelha), era solteiro, tendo casado em 1692 com Isabel Romeira.
Pedro Teixeira faleceu a 24-07-1685 e era casado Gregória Gadelha. Fez testamento o qual ainda não li, mas pelo registo paroquial onde tal é referido, parece que desejava ser enterrado com uma tal Iria Salvador da Vila de Alcoutim, com a qual foi casado. Ou seja, antes de casar com Maria ou Gregória Gadelha deduzo que foi casado com esta Iria Salvador. Acho o testamento muito estranho até porque, se li bem, repartiu os seus bens de uma forma também muito estranha.
Não há dúvida quanto ao apelido Gadelha. Também tenho a ideia que se trata de alguém com origem judia. Atenção aos Montes Gadelha no Concelho de Almodôvar.

A minha mensagem inicial está relacionada exactamente com este Pedro Teixeira, meu 8º avô.
Agora, o que eu gostaria de saber era de quem ele era filho e de onde era natural.
Se nas suas pesquisas encontrar alguma informação relativa ao mesmo, agradecia que me informasse.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#80383 | josemariaferreira | 29 dez 2004 23:43 | Em resposta a: #78399

Caro Parente Júlio Teixeira

Apareceu-me aqui na minha terra um tal Simão de apelido Brito Magro que casou aqui com uma noiva de Panóias de nome Emília Martinha Dinis. Tiveram desse casamento um rebento que foi baptizado no dia 17 de Agosto de 1858, pelo cirurgião cá da terra. Pelo assento de baptismo lavrado pelo prior ficou-se a saber que o rebento, neste caso uma menina, era neta paterna de João Brito Magro de Beringel e de Teresa da Conceição de Cerpa, (era assim mesmo que se escrevia então).
Ponho isto, para lhe perguntar se haverá possibilidade de ser ainda familiar de José Brito Magro, uma vez que a sua neta D. Mariana Rosa morava nessa altura aqui em Panoyas.
Ainda sobre esta famíla há ainda um António Pedro Texeira de Aragão que foi promovido a capitão do Regimento de Infantaria Nº18 em Julho de 1827.
Será filho do capitão Sebastião José Teixeira e de D. Mariana?

Votos de um feliz e próspero Ano Novo.

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#82449 | Jpteixeira | 22 jan 2005 15:49 | Em resposta a: #80383

Caro Parente:

Em primeiro lugar, peço desculpa por só agora estar a responder ao seu mail de final de Dezembro.
Efectivamente, deixei de ter Net desde o dia 15 (ou 16) de Dezembro e só agora é que tenho novamente acesso.
Tinha uma quantidade enorme de mensagens para ler e agora chegou a altura de regressar ao fórum.
Sobre a questão que me colocou relativa à neta de João Brito Magro e de Teresa da Conceição, ele de Beringel e ela de "Cerpa", não tenho qualquer informação sobre a mesma. É provável que exista algum parentesco entre este João Brito Magro e o José Brito Magro de Alcoutim.
Sobre o António Pedro Teixeira de Aragão, hipotético filho do capitão Sebastião José Teixeira e de D. Mariana, não creio que possa ser por uma simples razão: é que D. Mariana Antónia de Aragão n. em Tavira a 26-02-1795 tendo casado com o capitão Sebastião José Teixeira c. de 1815 e tiveram 2 filhos: Mariana Rosa Teixeira Aragão cc Joaquim Romão Louro a 22-02-1830 ( portanto, casou muito nova, com cerca de 15 anos) e José Pedro Teixeira de Aragão ( n. a 29-06-1819) que cc D. maria da Encarnação Travassos Neves a 21-02-1839, pais de Sebastião José Teixeira Neves de Aragão ( n. cerca de 1844), o qual foi Presidente da Câmara de Tavira e que f. a 18-05-1923.
Portanto, se António Pedro Teixeira de Aragão foi promovido a capitão do Regimento de Infantaria nº18 em Julho de 1827, tendo já pelo menos 30 anos, não era possível que fosse filho do Capitão Sebastião José Teixeira e de D. Mariana Antónia de Aragão.
Não sei se me expliquei bem, porque sem esquemas as coisas não são imediatamente perceptíveis. No entanto, se tiver dúvidas é só dizer que eu, dentro das minhas possibilidades e do meu conhecimento ( que não é muito), tentarei melhor esclarecer.
Já agora, se me facultar o seu e-mail poderei enviar-lhe esquemas das linhas ( deste caso e de outros.
No princípio deste mês encontrei o registo do casamento dos pais de Manuel Pires, da Boiça.
Assim temos:
Gabriel Pires da Ponte cc Catarina Dias, a 30-05-1735, ambos solteiros
ele filho de António Pires e de Maria da Horta, da Boiça, S. B. de Alportel
ela filha de André Afonso Leiria e de Maria Dias, também da Boiça.

Na próxima semana quero ver se consigo pesquisar os casamentos ocorridos de 1710 a 1730 em S.B. de Alportel, para localizar os dos pais dos noivos.

Vou dar instruções ao Genea para lhe fornecer o meu e-mail.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#85644 | josemariaferreira | 05 mar 2005 22:55 | Em resposta a: #64425

Caro Parente Júlio Teixeira

Já tem conhecimento do casamento de Sebastião Teixeira viúvo de Isabel Romeiras (?) com Maria da Fonseca, realizado no dia 6 de Março de 1701? Caso não tenha poderei enviar-lho por e-mail.

Um abraço

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#85683 | Jpteixeira | 06 mar 2005 19:58 | Em resposta a: #85644

Caro Parente José Maria:

Tenho andado arredado das pesquisas dos livros paroquiais de Martim Longo.
Sobre Sebastião Teixeira, sei que casou em 03-11-1692 com Isabel Romeira e que em 1705 era viúvo e morador no sítio do Tremelgo.
Agora, como refere que ele casou com Maria da Fonseca em 1701, isso significa que esta faleceu pouco tempo depois do casamento.
No entanto, encontrei várias referências do Alf. Sebastião Teixeira, entre 1705 e 1718. A ser uma única pessoa, Sebastião Teixeira casou ( uma terceira vez) com Luzia Mestra, cerca de 1717.
Não tenho, portanto, informação sobre o casamento que refere, de Sebastião Teixeira com Maria da Fonseca. Assim, gostaria que mo enviasse para o meu e-mail.

Um abraço.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93046 | rmfrp | 10 jun 2005 20:54 | Em resposta a: #64425

Caro Júlio Sousa:

Ao rever alguns apontamentos antigos encontrei referência a uma habilitação do Santo Ofício que diz respeito à família tratada neste tópico. Não sei se permitirá recuar mais gerações para além das que já conhece, mas terá certamente dados interessantes.

Novas Habilitações do Santo Ofício
Caixa 14
Maço 13 - Processo 20
Ano: 1755

Sebastião Teixeira (Monte do Tremelgo). Filho de Sebastião Teixeira (Monte do Tremelgo) e Luzia Mestre (Herdade do Gatão, São Pedro de Solis). Neto paterno de Pedro Teixeira (Corte Tabelião, Alcoutim) e Gregória Guedelha (Algodor, Alcaria Ruiva). Neto materno de Manuel Henriques (Herdade da Corredoura, São Miguel do Pinheiro) e Luzia Mestre (Herdade do Gatão). Casado com Simoa Viegas Nobre, irmã do FSO Domingos Nobre Gago (naturais do Serro, São Brás de Alportel).

Espero que esta informação lhe seja útil.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#93071 | rafael | 11 jun 2005 04:50 | Em resposta a: #93046

Caro Júlio

Ana TEIXEIRA, avó de minha mulher era de São Pedro de Sólis. Caso tenha Teixeiras desta aldeia e freguesia agradeço-lhe que me diga alguma coisa e bem assim do Ameixial-Loulé e freg.ª, tb parentes. Todos, ou alguns destes Teixeiras parecem, segundo a tradição, ser de origem judaica.

Bom fim de semana.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93119 | Jpteixeira | 11 jun 2005 10:51 | Em resposta a: #93046

Caro Rui Pereira:

Antes de mais obrigado pela informação, que, aliás, desconhecia por completo, na parte que se refere ao processo de habilitação para FSO.
Na verdade, este Sebastião Teixeira é meu 6º avô, tendo casado com Simoa Viegas Nobre na data de 13-10-1751. Esta era filha de Domingos Gago Nobre e de Catarina Dias, do Serro- S.B. de Alportel, tal como refere.
Sebastião Teixeira casou uma segunda vez com Maria Nunes na data de 16-01-1764, esta filha de Simão Gonçalves e de Maria Nunes, de Cachopo, informação prestada pelo nosso amigo e parente José Maria Ferreira, em mensagem constante deste tópico.
Ora, é justamente do primeiro casamento que nasce Rosa Jacinta a qual c.c. José de Brito Magro, de Alcoutim, na data de 05-04-1783 e que o Caro Rui faz referência na segunda mensagem ainda deste tópico.
Ao consultar o livro das habilitações para o Santo Ofício ( XXV Vol. e único entretanto dado à estampa), não consta este Sebastião Teixeira. Na minha opinião, porque sua avó paterna, Gregória Guedelha, deveria ser de origem judia e, portanto, o processo de habilitação não devia ter sido aceite.
Por outro lado e talvez relacionado com esta minha suspeita, Pedro Teixeira (avô paterno deste Sebastião Teixeira e meu 8º avô), declara no seu testamento, feito por volta do ano de 1684-1685, que gostaria " ... que fosse enterrado com Iria Salvador, da Vila de Alcoutim, com a qual foi casado e repartiu os seus ... e muitos bens". Foram testamenteiros, o capitão André Fernandes e seu irmão Sebastião Teixeira, da Corte e Freguesia de Alcoutim). O Prior Domingos Martins Cardoso.
Qual seria o motivo invocado por Pedro Teixeira para que este não quisesse ser enterrado com a sua segunda mulher, Gregória Guedelha?
Resta acrescentar que Pedro Teixeira faleceu a 24-07-1685.

Caro Rui, se entretanto tiver oportunidade consultar de novo este processo, gostaria que me informasse sobre o seu desfecho, porque deve conter alguns pormenores interessantes sobre Gregória Guedelha, minha 8ª avó.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93120 | Jpteixeira | 11 jun 2005 11:03 | Em resposta a: #93119

Caro Rui Pereira:

Peço imensa desculpa pela parte final da mensagem. Então não é que "assinei" o seu nome em vez do meu! Tal deveu-se ao facto de inicialmente ter feito um copy da sua mensagem para o Word, onde escrevi a minha mensagem, não tendo apagado a parte final " Com os melhores cumprimentos, Rui Pereira".
Ora, ao escrever a minha mensagem em Word e fazer novamente um copy para a "mensagem a enviar", inadertidamente, a mesma contém aquela frase final e tal não deveria ter ocorrido.
Mais uma vez, peço a sua compreensão para este lapso que, aliás, nunca me tinha acontecido. Da próxima vez que fizer um copy, irei ter mais atenção a este pormenor.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#93123 | Jpteixeira | 11 jun 2005 12:22 | Em resposta a: #93071

Caro Rafael:

Julgo que a origem dos Teixeiras deve ser a mesma.
Na realidade até 1744, há apenas 2 famílias Teixeira em Martim Longo: a de Sebastião Teixeira, objecto de citação nas últimas mensagens deste tópico e a de André Teixeira nos Montes Laborato. No entanto, este é filho de Miguel Teixeira e de Beatriz Francisca, moradores que foram no Monte dos Penedos, Freguesia de S. Miguel, Termos de Mértola.
Se pensarmos que antes de 1670 não existia nenhuma família Teixeira em Martim Longo, isto significa que a nossa investigação deverá centrar-se em Mértola e Alcoutim, locais de proveniência dos Teixeiras. Agora, há outras freguesias no Concelho de Alcoutim, com famílias Teixeira, caso de Vaqueiros e Giões.
Em meu entendimento, o conhecimento dos ascendentes de Pedro Teixeira, que faleceu em Martim Longo a 24-07-1685, será factor decisivo para entroncarmos os Teixeiras.
Por outro lado, será necessário o Rafael pesquisar os Teixeiras do lado da sua esposa, até ao ano 1700 para fazermos a ligação.

Como sabe, tenho andado voltado para os Palmas e Duartes da Moita Redonda e sua ligação aos Faíscas de Salir (que são verdadeiramente da Goldra-Loulé) e como tenho a missão de escrever um artigo mensal no jornal a "Gazeta de Salir" não tenho tido muito tempo para voltar a investigar Martim Longo, Giões, Alcoutim e Mértola. Julgo que voltarei a fazê-lo no princípio do próximo ano.
Na Freguesia de Giões, tenho que localizar o casamento do Alferes Dionísio Guerreiro com Maria Teixeira, o qual deveria ter ocorrido por volta do ano 1780. Esta é a linha que nos poderá levar mais longe e estabelecer aqui uma ligação com os outros Teixeira de Martim Longo ou mesmo Alcoutim.

Sobre o Ameixial, sei muito pouco. Há tempos, fiz uma pesquisa e encontrei uns Teixeiras no sítio dos Revezes ( falecimento de Francisca, filha de Matias Guerreiro e de Catarina Teixeira, na data de 8-07-1790).
No Povo do Ameixial encontrei uma Maria Francisca Teixeira c.c. o Alferes José de Sousa Aragão. Esta Maria Francisca faleceu na data de 1-03-1801. A filha deste casal, também Maria Francisca Teixeira (segundo Ataíde de Oliveira, na Monografia do Concelho de Loulé, pag. 273), casou com Joaquim Palermo d'Aragão e deste casamento nasceu José Joaquim d'Aragão Valadares, figura ilustre da Vila de Loulé, no Século XIX.
Por morte do Capitão Francisco Xavier da Palma ocorrida a 8-11-1801, o Alferes José de Sousa Aragão subiu ao posto de Capitão, pois é assim que é referido no registo de nascimento de Dionísio, filho de Pedro Rodrigues e de Ana Teixeira, moradores em Giões e onde o padrinho é e passo a transcrever "... o capitão José de Sousa Aragão, viúvo de Maria Francisca Teixeira do Ameixial...".

Aliás, julgo que a Freguesia do Ameixial tem muita informação que nos poderá ser útil, para entroncarmos os Teixeiras.
Agora, a questão fundamental é a seguinte: qual o motivo do aparecimento dos Teixeiras numa zona delimitada do Baixo Alentejo e Nordeste Algarvio, bastante isolada?
Seriam razões de perseguição, motivadas por algum conflito régio ou de sucessão régia em que o posicionamento desta família (ou do seu patriarca) pendesse para o lado vencido?
Claro que estou a especular!. Mas...

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93170 | rmfrp | 11 jun 2005 19:04 | Em resposta a: #93120

Caro Júlio Sousa:

A razão para o processo de Sebastião Teixeira não constar da obra "Habilitações para o Santo Ofício" prende-se com o facto de ele não pertencer ao fundo convencional destas habilitações mas sim às Novas Habilitações, um conjunto de 58 caixas de processos e partes de processos para o qual não existe, tanto quanto sei, nenhum índice acessível aos leitores. Não está relacionado com uma eventual reprovação (que desconheço se existiu, pois não anotei detalhes do processo), até porque os índices de que foi publicado apenas o volume XXV incluem processos de pessoas reprovadas.

Já referenciei este processo para uma próxima consulta, mas é possível que só lhe possa dar notícias do mesmo dentro de alguns meses.

Aproveito esta ocasião para lhe perguntar se acaso existirá alguma ligação entre Simoa Viegas Nobre e a descendência do casal António Afonso Nobre e Beatriz Varela (meus décimos avós), dos Gorjões, em que alguns ramos usaram o apelido Viegas.

Quanto à assinatura em meu nome :-) não há qualquer problema. Curiosamente, ainda há cerca de uma semana um outro colega me fez exactamente o mesmo ao responder-me aqui no Fórum.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93200 | Jpteixeira | 11 jun 2005 23:43 | Em resposta a: #93170

Caro Rui Pereira:

Mais uma vez obrigado pelos seus esclarecimentos sobre o processo de habilitação do Capitão Sebastião Teixeira, do qual descendo pelo 1º e 2º casamentos.
Quanto à ligação entre Simoa Viegas Nobre e a descendência do casal António Afonso Nobre e Beatriz Varela, nada sei. Na realidade, sei apenas quem são os pais da Simoa, mas isso também o Rui sabe.
Agora, à altura em que nos reportamos, este apelido não é muito frequente em S.B. de Alportel, pelo que até pode existir uma ligação com aqueles descendentes do casal António Afonso Nobre e Beatriz Varela, tal como refere.
Uma investigação mais cuidada de S.Brás de Alportel, poderá levar-nos a estabelecer aqui uma possível ligação.
Ando a rever, desde há algum tempo, os paroquiais que se encontram no ADF e só quando acabar este trabalho é que avançarei para os registos mais antigos. Vamos a ver se um dia destes poderei fazer uma pesquisa sobre o casamento dos pais de Simoa Viegas Nobre.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#93254 | josécyr | 12 jun 2005 23:08 | Em resposta a: #93200

Caros Júlio Sousa e Rui Pereira (escrevo aos 2 por motivos práticos, pedindo-lhes desculpa para o facto):

Também eu descendo dos casal António Afonso Nobre e Beatriz Varela, por parte da Beatriz Varela casada com o João Baptista, e como tal tudo o que haja sobre estes me interessa muito pois é dificil ir aos ascendentes destas famílias de S. Bárbara de Nexe, mas não desespero.

Quero, no entanto falar-lhes de Teixeiras, mais concretamente de Bento Teixeira, do Sítio do Espirito Santo, Mértola que foi casado com Maria Estevens, da mesma localização. São meus avós e vieram ligar-se a famílias de Moncarapacho, mais concretamente aos Aguiar e aos Pereira da Luz de Tavira.

O interessante é que (e tendo em conta o início da minha mensagem) o casal que os une são Manuel Fernandes de Aguiar "Faísca" e Maria da Graça, neta materna do referido Bento Teixeira e de Maria Estevens e paterna de Domingos Lourenço e de Maria Mendes, do sítio de S. João, Mértola.

O Casal MFAF com MG, casam em Moncarapacho a 02-04-1716. Os pais da Maria da Graça (MG), embora nascidos em Mértola, casam em Moncarapacho a 16-11-1687, e foram eles, Sebastião Rodrigues e Bárbara da Conçeição. Deste último casamento foram testemunhas, os Capitães Martim Gomes Pereira e Afonso Vaz Leiria (meu avô por outro ramo).

Aspero que isto sirva de algo, cumprimentos
José Cabecinha

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#95094 | flordealecrim | 04 jul 2005 12:00 | Em resposta a: #64425

Caros Confrades

Procuro antepassados de Martinlongo.

Manuel Guerreiro, filho de José Pedro e de Maria da Assunção (entre 1825 e 1850)

Antónia da Conceição, filha de José dos Santos e Maria da Conceição (entre 1825 e 1850)

Agradeço qualquer informação.

Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#97094 | marsousa | 01 ago 2005 10:50 | Em resposta a: #95094

Cara Isabel

Numa das últimas deslocações à Torre do Tombo fui procurar os assentos de baptismo das pessoas que refere. Quando procurava os Manuéis encontrei também o assento de um irmão mais velho da Antónia.
Aqui ficam os dados que passei:

Microfilme 407, Livro de Baptismos de Martim Longo 1835-1840
MANUEL
Filho legítimo de José Pedro e Maria da Assunção moradores nesta aldeia de Martim Longo.
Neto paterno de Pedro Gonçalves e Maria Pereira
Neto materno de Manuel Guerreiro e Maria Jerónima, todos naturais e moradores neste Povo
Nasceu a 13-02-1838 e foi baptizado a 21 do mesmo mês pelo Coadjutor Manuel Martins da Palma.
Padrinho José J...(?), solteiro, e Mariana Gertrudes, casada, desta aldeia.

Microfilme 407, Livro de Baptismos de Martim Longo 1835-1840
ANTÓNIA
Primeira do nome e do primeiro matrimónio de José dos Santos e Maria da Conceição desta aldeia.
Neta paterna de Baltazar dos Santos e Maria de Jesus da Freguesia de São Sebastião dos Carros.
Neta materna de António Joaquim e Maria da Conceição, desta aldeia.
Nasceu a 20-06-1839 e foi baptizada a 30 do mesmo mês pelo Pároco João Roiz Teixeira.
Padrinho José António, solteiro, filho de Maria Bernarda, do Tremelgo e Madrinha Joana Maria, mulher de Manuel Martins, de São Sebastião dos Carros.

Microfilme 406, Livro de Baptismos de Martim Longo 1802-1834
MANUEL
Filho legítimo de José dos Santos, sapateiro, e de Maria da Conceição, moradores nesta aldeia. Neto paterno de Baltazar dos Santos e Maria de Jesus da Freguesia de São Sebastião dos Carros.
Neto materno de António Joaquim e Maria da Conceição de Martim Longo.
Nasceu a 12-12-1828 e foi baptizado a 16 do mesmo mês pelo Prior Manuel Machado de Ataíde.
Padrinhos Manuel Joaquim, tio materno e Maria Lopes, solteira, do Monte do Penteadeiros.


Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#98032 | flordealecrim | 17 ago 2005 11:36 | Em resposta a: #97094

Cara Maria Manuela

Só agora regressei de férias e li o que encontrou sobre os meus ancestrais. Agradeço-lhe imenso o seu empenho em ajudar. Como não tenho possibilidade de me deslocar à Torre do Tombo, pedia-lhe para numa próxima oportunidade ver se descobria a data de nascimento dos pais do Manuel e da Antónia, para eu poder continuar a minha árvore.

Antecipadamente grata

Cumprimentos.
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Martinlongo

#98050 | marsousa | 17 ago 2005 15:56 | Em resposta a: #98032

Cara Isabel

Foi com muito gosto que a ajudei. Nos tempos mais próximos não tenho oportunidade de ir à Torre do Tombo mas quando puder tentarei ver mais qualquer coisa. Eu geralmente começo por tentar encontrar os casamentos porque os baptismos, especialmente em terras grandes, são muito mais difíceis de achar.

Também procurei o seu antepassado de Alcantarilha que referiu noutro tópico mas não o encontrei. Tenho antepassados de Alcantarilha e de praticamente todo o Algarve.

A Isabel deu-me uma grande ajuda também. É que um dos meus familiares por afinidade é descendente da família Xavier de Carvalho, mais propriamente do Januário a que faz referência na sua mensagem para o Rui Pereira. Ele já sabe da sua mensagem pois eu informei-o há pouco pelo telefone, pois está fora e a pesquisar nas Beiras, mas sem acesso à internet.

Embora não seja novidade para muitos frequentadores do forum, a Isabel talvez não soubesse que o Rui Pereira é o meu filho mais velho com quem trabalho na genealogia da família.

Se me quiser contactar por e-mail o meu endereço é nellsousaarrobahotmailpontocom

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#109793 | Lourval | 17 jan 2006 02:10 | Em resposta a: #64425

Caro Júlio Pires Teixeira,
Estou procurando pelo meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira e Cândida Luísa. Ele deve ter nascido cerca de 1848. Era casado com Anna Luísa que era filha de Firmino Esteves e Maria de Assunção. Por acaso você os conhece? Júlio Teixeira veio para o Brasil acredito eu cerca de 1885. Infelizmente não conheço a naturalidade do mesmo.
Cumprimentos
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207247 | zezinha.teixeira | 04 set 2008 16:58 | Em resposta a: #93123

Boa tarde, Dr. Júlio de Sousa

Tenho conhecimento de uma Senhora de nome Maria Teixeira, natrural de São Pedro de Solis que casou no Ameixial com Manuel Tomás.
Tiveram dois filhos: Francisco Tomás Teixeira e Augusto Tomás Teixeira.
Este casal tinha familiares em Almodovar e Santa Cruz.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207435 | Jpteixeira | 05 set 2008 23:28 | Em resposta a: #207247

Cara Zezinha Teixeira:

Obrigado pela informação prestada. Para uma melhor localização das pessoas que mencionou na mensagem, seria capaz de indicar as datas em que viveram tais pessoas ?

A propósito, a Zezinha é de que localidade? Já vi que é TEIXEIRA existindo possibilidades de termos algum parentesco. Se quiser acrescentar mais alguma coisa sobre os seus Teixeiras, terei muito gosto. Seria óptimo para recuarmos no tempo e encontrarmos um tronco comum.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207451 | rafael | 06 set 2008 00:47 | Em resposta a: #207247

Cara Zezinha Teixeira

Boa noite. Chamou a minha atenção por referir na sua msg. dirigida ao meu primo Júlio Teixeira ,a quem envio um abraço,numa senhora de apelido Teixeira , nat. de São Pedro de Sólis que casou no Ameixial com Manuel Tomás com familiares em Almodôvar. Realmente, minha mulher nat. de Almodôvar falava nuns primos tEIXEIRA,do Ameixial, um deles foi regedor da povoação e tb. recordo outro parente, mais antigo, chamado Martinho Teixeira que fora " Intendente"(?)e tb. conheci em Almodôvar outros primos dela com parentesco no Ameixial cuja origem é São Pedro de Sólis. Por isso gostaria de saber sobre estas famílias.Os meus filhos usam Teixeira como apelido.
Segundo me foi dito, há anos e cuja carta devo ter arquivada, alguns destes TEIXEIRAS,terão origem judaica e vindos do norte do País fugidos fixando-se no interior da Serra do Caldeirão.O certo é que todos se tratam por parentes, ainda no nosso tempo.

oS MEUS MELHORES CUMPRIMENTOS.
rAFAEL cARVALHO

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207480 | zezinha.teixeira | 06 set 2008 11:49 | Em resposta a: #207451

Bom dia, primo Rafael

Fiquei contente por saber que, através de si, encontrei alguém que pertence à minha família mas que não conheço (sua esposa).
Eu sou filha do Regedor a quem se refere.
Tenho pouquíssimos dados sobre a nossa geração, mas vou procurar o que tiver e um dia destes envio-lhe.
Nunca tinha tido disponibilidade para me dedicar a este assunto, mas agora que estou reformada e penso mais nos que já partiram e na hipótese de que o espírito possa ser imortal (temos que ter esperança...)a minha curiosidade tem aumentado.
Tenha um bom fim de semana.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207539 | zezinha.teixeira | 06 set 2008 23:56 | Em resposta a: #207435

Boa noite, primo Júlio (?)

Eu sou neta de Maria Teixeira que era irmã de Ana Teixeira, naturais de São Pedro de Solis. A Maria Teixeira viveu no Ameixial e a Ana em Almodovar.
Tenho pouquíssima informação guardada (datas) vou procurá-la para enviar.
Dantes não tinha disponibilidade, mas agora que estou reformada vou tentar saber mais alguma coisa sobre os meus antepassados.
Sou do Ameixial, filha do Regedor, Augusto Tomás Teixeira.
Também tinha familiares em Santa Cruz - uma prima filha de Ana Teixeira.
Em Loulé residem três filhos de uma sobrinha do meu pai (Maria Teixeira).
Um bom fim de semana.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207549 | Jpteixeira | 07 set 2008 01:48 | Em resposta a: #207539

Cara Prima (?) Zezinha:

Agradeço a sua contribuição para tentarmos chegar o mais longe possível sobre os nossos Teixeiras e conseguir entroncá-los, estabelecendo assim os nossos laços de parentesco.
O meu apelido Teixeira é originário do sítio do Tremelgo, Martim longo, através do Capitão Sebastião José Teixeira, cujas filhas, Ana Joaquina e Francisca, casaram com o Major José Dias Nunes e com o Alferes Fernando José Dias, que eram irmãos, naturais de Salir.
Os meus ascendentes, depois do Capitão Sebastião José Teixeira, seguem então, pelo casal José Dias Nunes e e Ana Joaquina Teixeira, estes, por sua vez, com numerosa descendência em Salir
Já fiz pesquisa nas freguesias de Martim Longo, Giões e Vaqueiros, mas só até 1850. Daí para a frente sei muito pouco. É muito provável que os seus Teixeiras estejam relacionados com os meus, por isso, agradecia que disponibilizasse a informação que tem.
Através daquela pesquisa verifiquei que o meu parente mais afastado é Pedro Teixeira o qual faleceu a 24-07-1685 em Alcoutim.
Tenho a ideia que todos estes Teixeiras devem ser originários do mesmo ramo familiar, em data que ainda não pude apurar.
Mas se consultarmos um livro de assentos paroquiais de qualquer uma das freguesias do Nordeste algarvio, verificamos que há várias referências a famílias Teixeira em quase todas as freguesias.
Aliás, no caso dos livros de Baptismos, sempre que é baptizado um "novo Teixeira", em grande dos casos os padrinhos acabam por ser Teixeiras de outras freguesias do Nordeste algarvio., o que revela alguma aproximação familiar.

Tenha também um Bom Fim de Semana (com ou sem acordo ortográfico).

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207552 | rafael | 07 set 2008 02:51 | Em resposta a: #207480

Boa noite,prima Zezinha Teixeira

Também fiquei muito contente por ter conhecimento de mais uma prima consanguínea de minha falecida mulher. Ao colocarmos no FÓRUM algumas informações que podem parecer sem importância,ou muito sentimentais algumas,ridículas outras e snobs aquelas que pensamos dar-nos alguma "relevância"genealógica ,todas elas contribuem, sem dúvida,tantas vezes para descobrirmos mais parentes. E também torna o Fórum familiar e com algo de vida que o transcende. Se a Maria da Soledade estivesse connosco também ficaria muito satisfeita, porque ela tinha muita consideração pelo seu pai.E recordo-me já lá vão tantos anos, não havia a autoestrada e quando fazíamos a viagem das Minas do Lousal, onde então exercíamos e íamos para Faro, onde vviam meus pais ou a Almodôvar de passagem, era pelo Ameixial que passávamos e tenho uma vaga idéis de nos termos encontrado com seu pai, muito estimado igualmente pelos meus cunhados, como o José Colaço ,de Almodôvar e a minha sogra Maria do Rosário Teixeira.Fez-me bem recordar isto e aqui no Fórum tenho deixado tb. um pouco das minhas lembranças.
Espero que a prima me envie o que souber sobre a sua FAMÍLIA no que toca à mãe dos meus filhos.
Desculpe aproveitar esta msg. mas pode ser que o António Manuel, de Almodôvar, que me pediu uns apontamentos sobre a família de minha mulher q. D. h.tb. prima dele, caso leia esta msg. entre em contacto comigo,porque não estou esquecido do que ele me pediu, mas tenho andado muito fora de casa e há umas semanas, por ignorância e descuido meu perdi muitos endereços electrónicos incluindo o dele.Envio outra vez o meu endereço.
rafaelgcarvalho@gmail.com

Um Domingo agradável. Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207569 | Jpteixeira | 07 set 2008 10:45 | Em resposta a: #207552

Caro Parente Rafael:

Por onde tem andado? Há muito tempo que não o vejo. Como vai a sua saúde? Espero que esteja tudo bem consigo.
Temos aquele projecto de ir à Moita Redonda e ao Malhão, Termos dos Concelho de Loulé e de Almodôvar, para ver os marcos dos limites entre estes 2 Concelhos, mas nunca chegámos a ir.
Sobre a genealogia, passei os últimos tempos (cerca de ano e meio) a pesquisar a família da minha mulher (Laginha) mas o trabalho ainda está longe de estar terminado. Deixei todas as pesquisas das outras famílias para trás, as quais também não estavam "fechadas". Com a reactivação deste tópico pode ser que volte a dedicar-me à família Teixeira.
Por outro lado, julgo que em tempos o parente Rafael tinha colocado os seus apontamentos sobre a família Teixeira do lado sua esposa. Será que os poderá disponiblizar de novo para ver se será possivel entroncá-los com os meus algures numa freguesia do Nordeste algarvio?
É que eu tenho a impressão que deve haver um progenitor comum desta família, numa época em que ainda é possível a pesquisa nos paroquiais, cerca de 1630-1650.
O problema é são poucas as pessoas participantes no Fóruma com interesse nesta família pelo que existem poucos dados disponibilizados ou partilhados.
Pode ser que com a chegada da Zezinha Teixeira ao tópico possamos avançar um pouco mais em direcção ao ano 1630, pesquisando Alcoutim ou Mértola.

Um abraço do parente

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207571 | zezinha.teixeira | 07 set 2008 11:26 | Em resposta a: #207549

Caros primos Teixeira (Júlio e Rafael)

Vou enviar-lhes os escassos dados que tenho, pois este campo de interesse não era prioritário para mim; mas passou a ser e quando souber mais alguma coisa dir-vos-ei.

Augusto Thomaz Teixeira, nasceu em 07 de Março de 1897 e faleceu em 15 de Janeiro de 1961.
Era filho de:
Manoel Thomaz - sapateiro - natural do Ameixial
Maria Teixeira - doméstica - " " São Pedro de Solis

Era neto paterno de:
Thomaz Caetano Viegas Esperança e Maria Angelina
e neto materno de
Manoel Teixeira e Maria Silvéria

O meu pai tinha também um tio que se chamava Gustavo (irmão da Ana e da Maria Teixeira).

Bom Domingo.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207661 | Jpteixeira | 08 set 2008 00:39 | Em resposta a: #207571

Cara prima Zezinha:

A partir dos dados do seu pai é possível chegar aos seus bisavós (pais de Augusto Teixeira). Quando eu for ao Arquivo Distrital de Faro hei-de fazer esta pesquisa. Com estes dados rapidamente recuamos cerca de 100 anos (a partir de 1897) e chegamos ao início do Séc. XIX. Com um bocadinho de sorte fazemos o entroncamento dos Teixeiras.

Com os melhores cumprimentos.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#207681 | zezinha.teixeira | 08 set 2008 11:10 | Em resposta a: #207661

Bom dia, primo Júlio

Ainda bem que os escassos dados que lhe enviei vão ser úteis.
Posso acrescentar mais um dado: o meu pai tinha um irmão 16 anos mais velho do que ele, o que nos faz recuar até 1881.
Eu tenho facilidade em me desloar ao Arquivo Distrital de Faro, o que não tenho é nenhuma prática destas coisas, pois estou só começando. Vamos ver o que consigo.
Suponho que o primo Rafael (descobri que é viúvo de uma prima terceira minha) está a ler estas mensagens e que por isso não é preciso repetir.
Tenham uma boa semana.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#207902 | zezinha.teixeira | 10 set 2008 11:08 | Em resposta a: #207552

Primo Rafael

Quem é o António Manuel? Será filho da prima Maria Lucília?
Peço que veja os dados sobre o meu pai e o facto de ele ter tido um irmão 16 anos mais velho, nas mensagens que enviei ao primo (?) Júlio.
Não pretendo ir muito longe nesta pesquisa, porque é muito demorada e difícil.
Também não procuro relevância genealógica. A minha família era humilde e nem por isso vale menos para mim.
Procuro pura e simplesmente conhecer aqueles a quem em vida não tive o privilégio de conhecer (pelo menos os das gerações mais próximas) e mostrar aos que conheci que desejo que de algum modo eles se mantenham vivos.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208059 | rafael | 12 set 2008 02:41 | Em resposta a: #207902

Cara Zezinha

Devido ao avançado da hora e só agora ter conhecimento desta sua msg. amanhã responder-lhe-ei.

Com amizade.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208098 | rafael | 12 set 2008 18:46 | Em resposta a: #208059

Cara Prima Zezinha

O ANTÓNIO MANUEL Colaço Coelho , que actualmente vive em Armação de Pera casado e com descendência, de que desconheço os nomes é irmão da Maria da Soledade Colaço Coelho casada com IRISHARD NABY - naturalizado inglês, paquistanês de casta elevada,bancário,têm uma filha a Nancy.Há três anos quando estive em Londres residiam nos arredores desta cidade.O António Manuel e a Maria da Soledade são filhos de Ana Colaço Nunes Coelho, prima-irmã de minha mulher, e de Antonio Bernardino Coelho,primo .
A minha sogra Maria do Rosário Teixeira que nasceu em Almodôvar foi casada com o meu sogro António Bernardino Colaço,proprietário e que foi vereador da C.M.de Almodôvar.MARIA DO ROSÁRIO TEIXEIRA ( muito mais nova que o marido) era filha de Francisco António Mendes, moleiro, e de ANA TEIXEIRA, natural de São Pedro de Sólis,foram os avós maternos de minha mulher, que além de minha sogra foram pais de João Teixeira Mendes que foi dos fundadores e sócio gerente da fábrica do Almonda- A RENOVA),unidade industrial de relevo,com descendência em Torres Novas e que foi tb funcionário superior da antiga Vacuum, hoje a Shell, se não me engano.
Gostaria de saber mais sobre estes TEIXEIRA, mas não pesquisei esta família. Sei,como lhe disse, que os TEIXEIRA residentes em Almodôvar,Ameixial e São Pedro de Sólis,todos se tratavam como parentes.No AMEIXIAL houve uma lavradora e proprietária do Monte Cavaleiro,de nome D.Francisca Teixeira,senhora nobre e mãe de José Joaquim de Aragão Tavares, de famílias ilustres de Loulé ( sg. Ataíde de Oliveira).Tb. não sei se existe relação familiar entre os -TEIXEIRA-de meus filhos e os TEIXEIRA de Alcoutim, desc. do capitão-mór n.....TEIXEIRA e os TEIXEIRA, dos meus primos de Salir, desc. de um primo-irmão de minha mãe , o primo António Teixeira Nunes ,com descendência.Fomos sempre e continuamos todos a ser muito amigos, embora raramente nos encontremos o que lamento sinceramente.
Terei de ficar por aqui, porque: "é como as cerejas...."

Mas gostaria de saber de todos os-TEIXEIRAS-particularmente o que dizem respeito`a nossa família.

Sobre a "questão" de nos interessarmos ou não sobre a categoria social dos nossos antepassados,como tento sempre não ser hipócrita,sinceramente digo que não enjeito os meus antepassados: fossem escravos, criados,etc. mas é evidente que tenho particular atenção pelos que atingiram um patamar aristocrático,seja de sangue ( simples nobres ou fidalgos ),nas letras, nas artes, na finança, na vida militar ou religiosa,porque por muito que nos possa custar,os mais humildes podem ter sido muito inteligentes, de carácter mais íntegro,até,etc. do que aqueles de relevância: principais, notáveis,etc. mas são os de relevo,que deixaram alguma notícia de si,na tradição ou nos documentos que chegaram até aos nossos dias. Claro, ao interrogamo-nos, por vezes, se seremos de facto ( não podemos fazer testes de ADN) descendentes de fulano ou beltrano ? presumimos isso e se conseguirmos autenticá-los pelos documentos, temos todo o direito e isso é aceite, obviamente, como nossos antepassados.Assim, quando pesquiso ou investigo tento encontrar algum antepassado, colateral, ou parente , que não deixasse ( ou nem isso ) tão somente, um simples nome,às vezes nem apelido sequer; mas encontrar, isso sim, antepassados ou outros parentes que deixaram,pelos seus feitos, classe ou posição social,profissão,cargos desempenhados,etc. notícias de quem foram, o que fizeram,onde nasceram, viveram,casaram, descendência;isto é,existem documentos onde podemos saber deles e da família a que pertenceram.Resumindo e concluindo, o meu antepassado que apareça,por exemplo: Manuel......,e pouco mais, ou António João,nasceu aos../../../.;às vezes nem a filiação; diz-me,simplesmente, que existiu um antepassado meu daquele nome

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208107 | rafael | 12 set 2008 20:10 | Em resposta a: #208098

Não assinei e nem acabei, desculpe.

Dizia eu: .......,que existiu um antepassado meu daquele nome,agrada-me saber de mais um antepassado, outras raízes minhas que desconhecia, o que não é pouco, mas não me satisfaz apenas isso.

Um bom fim de semana para si e família .
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208272 | zezinha.teixeira | 14 set 2008 23:45 | Em resposta a: #208107

Boa noite, primo Rafael

Obrigada pela sua resposta. Através dela fiquei a conhecer mais membros da família Teixeira.
Conheço uma Teixeira de Martinlongo e um Teixeira de Salir, mas nenhum deles tem internet.
Vou falar com eles para ver se obtenho mais alguma informação que possa ajudar.
Logo que possa, vou aos Arquivos Distritais de Beja e Faro para tentar completar dados sobre os meus bisavós e trisavós. É a minha meta.
Agora vejo quantas perguntas ficaram por fazer ao meu pai e à minha mãe, que me facilitariam estas buscas.
Uma boa semana.
ZT

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208317 | Jpteixeira | 15 set 2008 13:44 | Em resposta a: #208272

Cara Zezinha:

Ao ler a sua mensagem verifiquei que conhece um Teixeira de Salir. Todos os Teixeiras de Salir são originários das freguesias de Martim Longo e de Giões, como 2 ramos de cada freguesia.
Conheço mais em pormenor os originários de Martim Longo, de onde provenho. Quanto aos outros, sei apenas até 1800. Julgo, no entanto, que estas famílias devem ter ligação algures no início do Século XVIII. Em meados do século XIX, sensivelmente em 1850, há famílias Teixeiras, em Vaqueiros, Mértola, Espírito Santo, Alcaria Ruiva, Santana de Cambas, Via Glória, Alcoutim, Tavira, para além das freguesias citadas de Martim Longo, Giões e S. Pedro de Sólis.
Portanto, há um longo caminho para percorrer no sentido de fazer o entroncamento de toda a família Teixeira do Nordeste Algarvio e Concelho de Mértola.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208319 | Jpteixeira | 15 set 2008 13:47 | Em resposta a: #208272

emenda:

com 2 ramos ... e não como.
Falta acrescentar a freguesia do Pereiro, onde também já fiz pesquisa de famílias Teixeira.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208391 | zezinha.teixeira | 15 set 2008 22:20 | Em resposta a: #208317

Boa noite primo Júlio

Ainda não consegui contacto com o Teixeira de Salir e a Taixeira de Giões. Não sei se terão interesse neste assunto; mas pode ser que, pelo menos, disponibilizem algum dado útil.
Vamos ver.
Uma boa semana.
ZT

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#208617 | zezinha.teixeira | 17 set 2008 23:24 | Em resposta a: #208107

Boa noite, caros primos Júlio e Rafael

Tal como prometi, falei com a esposa de um Teixeira de Salir que me disse que os dados que tem são os que o primo Júlio publicou na "Gazeta de Salir".
No entanto, combinamos fazer juntas uma pesquisa no Arquivo Distrital de Faro, mas só em meados de Outubro.
Cumprimentos.
ZT

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#212939 | m14j7t36 | 10 nov 2008 14:44 | Em resposta a: #208317

Boa tarde "Primos" Júlio e Rafael

Conforme prometi, fiz mais uma pesquisa onde consta que a minha avó Maria Teixeira faleceu em 1925, com 73 anos de idade.
Creio que é engano e que a mesma terá falecido com 62 e não 73 anos de idade.
Aguardo confirmação do ADB, através do registo de nascimento.
Para saber algo em relação a bisavôs e trisavôs terei que me deslocar a Beja ou à Torre do Tombo, ainda não sei.
É pouco o que consegui até agora, mas sempre é melhor do que nada.
Voltarei a contactá-los quando tiver notícias de Beja.
Até lá.
Cumprimentos.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#213423 | m14j7t36 | 17 nov 2008 16:05 | Em resposta a: #208317

Boa tarde Dr júlio

Enviei há dias uma mensagem mas não sei se foi recebida.
Até agora só consegui o registo de óbito da minha avó Maria Teixeira.
Aguardo resposta do ADB sobre o registo de nascimento.
Cumprimentos.
MJ

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#213424 | m14j7t36 | 17 nov 2008 16:10 | Em resposta a: #82449

Boa tarde, Dr. Júlio

Continuo com dúvidas sobre se a mensagem foi recebida.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#213436 | Jpteixeira | 17 nov 2008 18:58 | Em resposta a: #213423

Olá cara "prima" Maria José:

Efectivamente recebi a sua mensagem, mas não associei imediatamente uma vez que mudou o nome de utilizador e também a assinatura (MJ).
Creio estar a dirigir-me à Zezinha Teixeira, não é ?
Quanto ao assunto em questão, fico contente por saber que já conseguiu ir mais além e se conseguir os dados da sua avó, Maria Teixeira, poderemos continuar até entroncarmos os Teixeiras, tarefa que não se me afigura nada fácil, tendo em conta que não o consegui fazer com o parente Rafael.
Poder-me-á facultar a transcrição do registo de óbito?
Já agora o meu e-mail é o seguinte: juliotsousaarrobasapopontopt
Assim, se tiver necessidade de me contactar directamente, esteja à vontade.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#218746 | fanetal | 18 jan 2009 00:24 | Em resposta a: #207549

Caro Júlio de Sousa
Como julgo que sabe a família de minha mulher é de Tavira e é descendente dos Aragáo e dos Teixeira(Mariana Antóni de Aragão casada com Sebastião José Teixeira de Brito).Agradecia se me pudesse facultar dados sobre as filhas de do Capitão Sebastião José Teixeira, que refere na sua comunicação com a sua Prima (?) Zezinha, Ana Joaquina casada com José Dias Nunes e Francisca casada com fernando José Dias, ou seja, datas e locais de nascimento e casamento e eventualmente outros elementos como o da Mãe das referidas Ana Joaquina e Francisca.
O s meus agradecimentos e os melhores cumprimentos.
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#218803 | rafael | 18 jan 2009 17:22 | Em resposta a: #207480

Cara Prima Zezinha

Desejo que se encontre bem.
Hoje, ao aceder a este tópico, reli a sua msg de 6-9-08.
Deus queira que a Zezinha tenha alguns dados que me possa enviar acerca da família cujo parentesco nos une. No que souber, da famíia referida ou de outras, estou ao seu dispor.

Cumprimentos amigos,do
Rafael

rafaelgcarvalho@gmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#218877 | Jpteixeira | 19 jan 2009 11:59 | Em resposta a: #218746

Caro Fausto Alves:

1- Casamento de José Dias Nunes com Ana Joaquina Teixeira realizado na data de 19-11-1789 na freguesia de Martim longo.

Ascendentes da noiva, Ana Joaquina Teixeira
Pais: Cap. Sebastião Teixeira e Maria Nunes
Av. paternos: Cap. Sebastião Teixeira e Luzia Mestra
Av. maternos: Simão Gonçalves e Maria Nunes (do sítio da Alcaria de Pedro Guerreiro, freguesia de Cachopo)

2- Casamento de Fernando José Dias com Francisca Teixeira realizado da data de 03-02-1790, na freguesia de Martim longo.

Ascendentes da noiva Francisca Teixeira
Pais: Cap. Sebastião Teixeira e Ana Nobre
Av. paternos: Cap. Sebastião Teixeira e Luzia Mestra
Av. maternos: Domingos Gago Nobre e Maria Dias (do sítio do Serro, S.Brás)

Resta acrescentar que o cap. Sebastião Teixeira casou com Simoa Viegas Nobre na data de 13-10-1751. Esta era filha de Domingos Gago Nobre e de Catarina Dias, do Serro- S.B. de Alportel, tal como refere.
Esta é a sua linha, uma vez que deste casamento (que é o 1º do Capitão Sebastião Teixeira), nasceu Rosa Feliciana Jacinta a qual casou na data de 05-04-1783 com José de Brito Magro, ele filho de António de Brito Magro e de Bárbara Maria, da vila de Alcoutim.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#218964 | fanetal | 20 jan 2009 00:00 | Em resposta a: #218877

Caro Júlio Sousa:
Obrigada pela pronta resposta ao meu pedido de elementos biográficos das irmãs Ana Joaquina e Francisca Teixeira. Com esta sua ajuda, pude já confirmar os mesmos, no respectivo microfilme. Todavia, surge a dúvida quanto aos nomes da mãe e dos avós maternos da Francisca, a menos que Sebastião Teixeira tivesse casado com a dita Ana Nobre, irmã de Simoa Viegas Nobre, efectivamente filha de Domingos Gago Nobre e Catarina Dias, ou, será erro do asento de casamento e não ser Ana, mas Simoa? Se me pudesse esclarecer agradecia, já que não conheço os registos de baptismo de ambas.
Também não consegui localizar o assento de casamento de Sebastião Teixeira com Luzia Mestra em 28.02.1718, em Martinlongo. Será erro meu quanto à data ou local de casamento?
Igualmente desconheço a data de óbito de Sebastião José Teixeira (de Brito Magro), Capitão Mor, e Alcoutim e do nascimento e óbito de sua irmã Ana Jacinta Roza.
Peço desculpa por este abuso e o meu obrigado. Sem pretender ensinar a missa ao vigário estou ao seu dispôr para colmatar eventual dúvida ou omissão nas suas buscas, particularmnte junto do Arquivo de Faro.
Os meus melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#219083 | Jpteixeira | 20 jan 2009 23:31 | Em resposta a: #218964

Caro Fausto Alves:

As questões que levanta são justamente as que eu levanto há algum tempo.
Será que o capitão Sebastião Teixeira casou uma terceira vez com Ana Nobre?
Será que Domingos Gago Nobre, pai de Simoa Viegas e da suposta Ana Nobre, casou com Catarina Dias (mãe de Simoa) e depois com Maria Dias (mãe de Ana)?
Efectivamente, ainda não explorei aqueles registos porque não são os da minha linha ascendente. Mas prometo que, dentro em breve, darei um vista de olhos por tais assentos. O casamento de Sebastião Teixeira com Luzia Mestre, tenho-o como ocorrido em Martim Longo na data de 28-02-1718, mas já faz algum tempo que não "corro" tal microfilme. Pode ser que o casamento se tenha realizado na freguesia da noiva, S. Pedro de Sólis, e eu esteja a fazer confusão, com aquela data.
Quanto a Ana Jacinta Rosa, filha de José de Brito Magro, a mesma faleceu no ano de 1808, segundo o nosso colega Óscar Caeiro Pinto, de Tavira.
Sobre a data do óbito do Capitão Sebastião José Teixeira (filho de José de Brito Magro), nada sei.
Pode ser que o colega Rui Pereira esteja on-line e possa fornecer mais alguma indicação tais questões.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#219469 | fanetal | 24 jan 2009 23:54 | Em resposta a: #219083

Caro Júlio Sousa:
Concordo inteirament consigo quanto à dificuldade em "pegar o fio da meada" da família Teixeira e em particular dos Sebastião Teixeira. Se não vejamos. Pedro Teixeira, casado com Gregória Guedelha, era filho de um Sebastião Teixeira e de Beatriz Luis (?) e irmão de um outro Sebastião Teixeira, aliás seu testamenteiro. Mas também teve um filho a que deu o nome de Sebastião Teixeira, o qual casou em 3ªs núpcias com Luzia Mestra. A propósito, encontrei os registos de óbito deste casal. Não sei se lhe interesa, mas que refencio: ele em 20.03.1737 e ela em 16.03.1737, ambos em Martinlongo. A saga contínua com Sebastião Teixeira, casado com Simoa Nobre e Maria Nunes, este perfeitamente identificado, para não falar do Capitão-Mor Sebastião José, casado com Mariana de Aragão e do qual desconheço a data de óbito. E no final, pergunto, onde cabe um Capitão Sebastião Teixeira, casado com Maria da Luz, pais de um Manoel, um Diogo e de um Pedro, por sua vez casado com Maria Pereira?
Já localizei o óbito de Ana Jacinta Roza aos 11.09.1808, em Alcoutim e de Gregória Gueelha aos 25.09.1689. Registos mais antigos não me parece que hajam.
Com os melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#219513 | rmfrp | 25 jan 2009 18:58 | Em resposta a: #219083

Caro Júlio Sousa:

Lamentando não corresponder à sua expectativa, informo que não disponho de mais elementos sobre as pessoas que aqui referiu.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#219535 | Jpteixeira | 25 jan 2009 22:58 | Em resposta a: #219513

Caro Rui Pereira:

De qualquer forma, obrigado pela atenção.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#220097 | fanetal | 31 jan 2009 23:23 | Em resposta a: #80383

Caro José Maria Ferreira:
Desfilando as mensagens trocadas ao longo destes anos a propósito da família Teixeira, de Martinlongo e Tavira, reparei que nesta sua mensagem fala na descendência de um José de Brito Magro. Este, cuja ascendência directa não consegui identificar, nem determinar o local e data de nascimento, veio a casar com Roza Felícia Narciza. D. Mariana Antónia de Aragão e Brito, neta do casal, veio por sua vez a casar com Joaquim Romão Louro Palmel, natural de Panóias, filho de José Ignacio Louro. Joaquim R. Louro foi Vereador da Câmara de Tavira, em 1841, mas desconheço a data de nascimento e de óbito. Grato ficava se me ajudasse a colmatar estas lacunas, bem como as referentes a José de Brito Magro.
Tanto quanto sei Sebastião José Teixeira e Mariana Antonia de Aragão tiveram 3 filhos: José, Mariana Roza de Aragão e José Pedro Teixeira de Aragão.
Com os melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#223715 | fanetal | 14 mar 2009 17:30 | Em resposta a: #207549

Caro Júlio Sousa:
Tendo voltado à pesquisa genealógica dos Teixeiras da ascendência de minha mulher, resolvi "pegar" pelos casais José Dias Nunes/ Ana Teixeira e Fernando José Nunes/ Francisca Nobre, de Salir e que fizera o favor de me disponibilizar alguns elementos. Desta pesquisa localizei os seguintes filhos do 1º destes matrimónios: maria n. 15.09.790, Ana n. 18.08.793, José 27.04.797, José 2º 14.12.804 , António 12.04.807, Isabel 08.04.810 e Sebastião 15.09. 813. Do 2º matrimómio Sebastião n.04.02.1794. Será que dispôe de mais descendência? Se tiver, agradecia que me indicasse.
Já agora posso informá-lo que Sebastião José Teixeira não casou com Luzia Mestra em 28.02.1718, tendo apenas sido ambos padrinhos de um outro casamento realizado na mesma data. Fica-me a faltar adata e local do Sebastião e da Luzia.
Por outro lado não consegui localizar o assento de baptismo, em Estoi, de José Rodrigues Magro, nem o casamento dos pais deste -Gregório Palermo de Faria e de Leonor Pacheco da Costa. Igualmente agradeço, desde já, qualquer ajudaneste sentido.
Os meus cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#224139 | Jpteixeira | 18 mar 2009 00:28 | Em resposta a: #223715

Caro Fausto Alves:

Peço desculpa por só agora estar a responder à sua mensagem, mas, efectivamente, só agora pus em ordem alguns apontamentos sobre os casais acima referidos.
Assim temos:
A- filhos de José Dias Nunes e Ana Joaquina Teixeira

1- Maria n. 15-09-1790
2- Ana n. 18-08-1793
3- José n. 27-04-1795
4- Simão n. 27-05-1797
5- Francisca n. 30-09-1801
6- José (2º do nome e do qual descendo) n. 14-12-1804
7- António n. 12-04-1807
8- Isabel n. 08-04-1810
9- Sebastião n. 15-09-1813

B- filhos de Fernando José Dias e Francisca Teixeira

1- Lázaro n. ?- ?- 1792. em Martim Longo
2- Sebastião n. 04-02-1794 , em Salir

Este casal não teve mais filhos já que Fernando José Dias faleceu a 10-09-1794
Não sei onde apontei o nascimento de Lázaro mas sei que foi no sítio do Tremelgo freguesia de Martim Longo, provavelmente onde ficaram a residir os seus pais após o casamento. O outro filho, Sebastião, já nasceu em Salir e foi quem “originou” a família Marim Teixeira de Salir. Um dos descendentes desta família é o Zé Faísca (O Zeca Marim como é conhecido em Salir), que trabalha(va) na CM Faro.

Quanto ao casamento de Sebastião José Teixeira com Luzia Mestra, tem toda a razão: naquela data são padrinhos de casamento. O casamento deles deve ter-se realizado na freguesia de onde Luzia é natural, S. Pedro de Sólis, e não em Martim Longo.

Finalmente quanto a José Rodrigues Magro, não sei de quem se trata. Pode ser que o José Cabecinha tenha alguma informação sobre aqueles Palermo de Faria.

Agora os pais de José de Brito Magro c.c. Rosa Feliciana (Jacinta) são António de Brito Magro e Bárbara Maria naturais de Alcoutim.

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#224735 | fanetal | 23 mar 2009 16:25 | Em resposta a: #224139

Caro Júlio de Sousa
Recebida resposta às questões que coloquei apresento os meus agradecimentos.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#224764 | Jpteixeira | 23 mar 2009 20:02 | Em resposta a: #224735

Caro Fausto Alves:

Já consegui localizar o nascimento de Lázaro José Teixeira. Nasceu no sítio do Tremelgo, freguesia de Martim Longo, a 17-12-1791 e foi baptizado a 22-12-1791. Foram padrinhos Sebastião Teixeira, tio materno, do Tremelgo e D. Maria Viegas, mulher de Diogo Mestre Guerreiro (Capitão-mor do termo de Alcoutim), igualmente moradora no Tremelgo.

Com os melhores cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#225513 | fanetal | 04 abr 2009 12:41 | Em resposta a: #224764

Caro Júlio de Sousa
Pude confirmar. Obrigado.
Com os melhores cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#240510 | jramos | 28 set 2009 16:04 | Em resposta a: #207549

Caros confades,

Tenho antepassados com os apelidos tratados. Parece-me é que as datas não serão muito cuicidentes.

Manuel Nunes Teixeira c.em Alcaria Ruiva - Mértola (1683) c. Maria Fernandes, Tiveram:
- Gregória Guerreiro (1686)
- Sebastião (1688)
- Maria (1690)

Terão estes Teixeiras relacionados com os tratados neste tópico?

Disponivel para troca de informação.

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#276543 | sanna | 17 mai 2011 13:04 | Em resposta a: #109793

Tenho vários antepassados (séc. XIX) Teixeira da zona de Alcoutim - Alcarias, Vaqueiros, Taipas, Zambujal, Balurcos... Se houver por aí Teixeiras dessas bandas, contactem, para troca de impressões. Obrigada...

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Nordeste Algarvio

#293678 | Jpteixeira | 30 dez 2011 20:29 | Em resposta a: #219469

Caro Fausto Alves:

Olá, como está? Há muito tempo que não nos encontramos para falarmos sobre os nossos “Teixeiras”.
Estava aqui a rever este tópico e gostaria de lhe colocar quatro questões se não for muito incómodo:
1- onde encontrou o nome dos pais de Pedro Teixeira?
2- onde encontrou as referências a este Capitão Sebastião Teixeira casado com Maria da Luz,
3- em que data aproximada nasceram os filhos do Capitão Sebastião Teixeira e Maria da Luz?
4- e já agora, em que freguesia?

Na verdade intensifiquei a leitura dos registos paroquiais de Martim Longo e após estes irei para os de Giões e Alcoutim. Qualquer pista será fundamental para chegarmos a todos os "Sebastiães Teixeira". Mas a mobilidade/diáspora da família Teixeira no Nordeste algarvio é coisa séria e por isso só com fontes documentais e muita determinação e persistência é que conseguiremos lá chegar.

Um Bom Ano de 2012 para si e para os seus.

Um abraço
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#300854 | Jpteixeira | 26 mar 2012 00:14 | Em resposta a: #64429

Caro Rui Pereira:

Olá, boa noite!
Venho pedir os seus bons préstimos no sentido de me esclarecer acerca da data do casamento do major ( mais tarde capitão-mor) Sebastião José Teixeira, de Alcoutim, com D. Mariana Antónia de Aragão, de Tavira. Julgo que o mesmo deveria ter ocorrido em Tavira por volta de 1815-1818, mas não sei a data exata.

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Concelho de Alcoutim

#300910 | Jpteixeira | 26 mar 2012 18:24 | Em resposta a: #219469

Caro Fausto Alves:

Olá, como está? Há muito tempo que não nos encontramos para falarmos sobre os nossos “Teixeiras”.
Estava aqui a rever este tópico e gostaria de lhe colocar quatro questões se não for muito incómodo:
1- onde encontrou o nome dos pais de Pedro Teixeira?
2- onde encontrou as referências a este Capitão Sebastião Teixeira casado com Maria da Luz,
3- em que data aproximada nasceram os filhos do Capitão Sebastião Teixeira e Maria da Luz?
4- e já agora, em que freguesia?

Na verdade intensifiquei a leitura dos registos paroquiais de Martim Longo e após estes irei para os de Giões e Alcoutim. Qualquer pista será fundamental para chegarmos a todos os "Sebastiães Teixeira". Mas a mobilidade/diáspora da família Teixeira no Nordeste algarvio é coisa séria e por isso só com fontes documentais e muita determinação e persistência é que conseguiremos lá chegar.


Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#305028 | Jpteixeira | 05 mai 2012 19:09 | Em resposta a: #64425

Caros confrades,
(especialmente para o Henrique Figueira):

Encontrei o casamento de Pedro Teixeira com Gregória Guedelha, o qual foi realizado na Igreja Matriz de Martim Longo na data de 04-02-1669, ele solteiro, natural da freguesia de Alcoutim (Corte Tabelião) e ela viúva de Bartolomeu Luís.
Os pais de Pedro Teixeira são: Sebastião Teixeira e Beatiz Gonçalves, de Alcoutim.
Portanto, aquela Gregória Guegdelha é mesma que é mãe de Catarina Guedelha a qual casou com o Capitão Baltazar Fernandes na data de 07-05-1691.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#305211 | Henrique Figueira | 07 mai 2012 18:14 | Em resposta a: #305028

Caro confrade e parente Júlio Sousa,

Muito obrigado por mais esta importante achega.
Batia certo com a sua teoria: Gregória Guedelha (minha 9ª avó) depois de enviuvar de Bartolomeu Luís, casa em 4 Fev. 1669 com Pedro Teixeira, filho de Sebastião Teixeira e de Beatriz Gonçalves, de Alcoutim.

Desta forma, foi o segundo casamento de ambos.
Mas Gregória morre em 25 Set. 1689 e Pedro em 24 Jul. 1685? Estas datas não batem certo com uma informação que encontrei de que "Pedro Teixeira não quis ser enterrado com a sua segunda mulher, Gregória Guedelha". Pedro morre primeiro?

Cumprimentos,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Óbito de Pedro Teixeira cc Gregória Guedelha

#305560 | Jpteixeira | 10 mai 2012 21:59 | Em resposta a: #305211

Caro parente Henrique Figueira:

Julgo que encontrei o casamento de Bartolomeu Luís com Gregória Guedelha, realizado na freguesia de Alcaria Ruiva, freguesia de naturalidade da noiva. Mas não tenho bem a certeza que se os noivos são os que nos interessam.

Sobre a questão que levanta sobre o casamento de Pedro Teixeira com Gregória Guedelha, aparentemente seria como diz, mas efectivamente não é, e a culpa é apenas minha. Peço desculpas por tal facto.
Passo a explicar: quando li o registo de óbito de Pedro Teixeira, confundi a palavra Igreja com Iria. E coloquei no tópico essa informação em 10-12-2004 às 17: 59h.
Faria, pois, todo o sentido que fosse o 2º casamento de Pedro Teixeira, mas com a leitura atenta dos registos de casamento e de óbito de Pedro Teixeira, percebe-se que ele casou uma só vez.
Assim, onde li que ele manifestou em testamento que queria ser enterrado com Iria Salvador de Alcoutim, deve ser lido que queria ser enterrado na Igreja de S. Salvador de Alcoutim. Daí a confusão. E a culpa é toda minha porque já tinha detetado o erro e não o corrigi como era suposto.
Como tenho aqueles dois registos teria muito gosto em fornecê-los mas para tal necessito do seu email. Vou disponibilizar o meu email para me responder e depois enviar-lhos-ei. O meu email é: juliotsousa@mail.com

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Óbito de Pedro Teixeira cc Gregória Guedelha

#305561 | Jpteixeira | 10 mai 2012 22:03 | Em resposta a: #305211

Caro Henrique:

Retifico o email que é: juliotsousa@gmail.com

Cumprimentos
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras do Concelho de Alcoutim

#311533 | m14j7t36 | 08 ago 2012 17:43 | Em resposta a: #300910

Olá, Dr. Júlio de Sousa

Depois de uma grande pausa, voltei à procura dos meus antepassados da linha Teixeira, naturais de S.Miguel do Pinheiro e de S.Pedro de Sólis.
É difícil quando se sabe tão pouco sobre a sua existência e não se tem muita facilidade de deslocação nem experiência.
Neste momento aguardo um assento de casamento de uma irmã do meu trisavô - de quem nada consigo obter (nem assento de baptismo, nem de casamento nem de óbito). Sei que casou duas vezes, que teve filhos com as duas mulheres, mas não consigo assentos nem dele nem das espôsas.
Vamos ver se o assento da irmã ajuda em alguma coisa.
Nas suas pesquisas atingiu os seus objectivos?
Cumprimentos.
Zezinha.Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias teixeira de Martinlongo e Tavira

#312283 | Jpteixeira | 22 ago 2012 02:28 | Em resposta a: #78250

Caro parente Zé Maria:

Olá como está? Espero que tudo esteja bem.
Há já muito tempo que não trocamos informações. Volto "à carga"novamente com o casamento do Capitão Mór Sebastião José Teixeira de Alcoutim. Tem algumas informações adicionais sobre a data do casamento daquele com D. Mariana Antónia de Aragão? Ou mesmo a data de falecimento daquele?

Com os melhores cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#328181 | ricardoec | 28 abr 2013 21:44 | Em resposta a: #207451

Boa noite,

É a primeira vez que escrevo aqui e que consulto o fórum. Achei graça ao vosso post, uma vez que também busco informação, não sobre a família Teixeira, mas sim, Costa, de São Pedro de Sólis, de onde é natural a minha avó materna (Assunção Maria da Costa). Curiosamente, tenho família do lado materno em Almodôvar e o meu avô materno era da freguesia de São Clemente, em Loulé, mas seu pai era um Fernandes do Ameixial (Loulé). Se, porventura, me conseguirem auxiliar em pesquisas, agradeço muito!

Cumprimentos,
Ricardo da Costa Fernandes Esteves de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#328241 | joseccouto | 29 abr 2013 20:02 | Em resposta a: #328181

Caros Confrades:
Peço desculpa de me intrometer neste tópico, mas como sei que alguns dos Confrades que aqui intervêem, estudam os paroquiais de Martim Longo, gostaria de lhes pedir ajuda para o caso de já terem encontrado um registo de óbito:
Trata-se de um antepassado meu JOSÉ ANTÓNIO DO COUTO NETO (ou José António do Couto, ou José do Couto).
Estes Coutos eram oriundos de Santa Catarina da Fonte do Bispo e foram no princípio do séc.XIX para Martim Longo, porquê? ainda não percebi.
Este José António do Couto Neto, em 1829 era Juíz Pedâneo em Martim Longo. Já encontrei os óbitos da mulher, Ana Bárbara Joaquina, dos filhos, mas o registo de óbito do José António, nunca consegui encontrar.
Se, por acaso, algum dos Confrades, me puder dar alguma informação sobre este meu antepassado, fico desde já, agradecido.

Melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#328361 | joseccouto | 01 mai 2013 17:44 | Em resposta a: #328241

Renovo pedido de informação.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#328407 | Jpteixeira | 02 mai 2013 17:47 | Em resposta a: #328361

Caro José Couto:

Não tenho a informação que necessita. Numa rápida visualização dos paroquiais de Martim Longo, de 1834 a 1854, não encontrei tal registo. Mas não vi os paroquiais de 1812 a 1834.
No entanto aconselhava-o, para uma melhor localização do registo, que indicasse a idade aproximada do seu ascendente, à data de 1829, bem como também a indicação da data do falecimento de sua mulher, Ana Bárbara Joaquina.
Já agora, poderia informar em que freguesia foi registado o casamento? Ou ainda, será que poderia disponibilizar também o registo de casamento de José António do Couto Neto com Ana Bárbara Joaquina? Isto para a eventualidade de outro colega pesquisar outra freguesia e eventualmente detetar tal registo.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Teixeiras, de sÃO pEDRO DE sÓLIS

#328411 | joseccouto | 02 mai 2013 18:32 | Em resposta a: #328407

Caro Júlio Sousa:
Antes do mais, muito obrigado por ter respondido ao meu pedido.
JOSÉ ANTÓNIO DO COUTO NETO, meu 5º Avô, nasceu em Santa Catarina da Fonte do Bispo a 24.4.1791, filho de Manuel do Couto Neto e de Maria Inácia Correia, naturais de SCFB. Casou na freguesia do Pereiro a 25.5.1812 com ANA BÁRBARA JOAQUINA, natural do Pereiro (Monte do Coito) onde nasceu a 26.6.1795 e falecida em Martim Longo a 14.5.1829.
Em 1829, o José (António) do Couto (Neto) tinha 38 anos. Sei que foi Juiz Pedâneo de Martim Longo, por um registo de batismo de uma criança exposta. De momento não tenho à mão este registo, mas posso encontrá-lo. Salvo erro tem a data de 1829.
O José António do Couto Neto tinha pelo menos mais 4 irmãos, todos naturais de SCFB. Todos eles estão aqui na BD do GeneAll.
Ainda sobre o JACNeto, teve pelo menos 4 filhos:
- José do Couto, meu 4ª Avô
- Rosália do Rosário do Couto
- Joaquim do Couto
- Maria do Couto. (Estão todos aqui no GeneAll)

De momento é tudo.
Melhores cumprimentos,

José Carlos Couto

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 10:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen