Quinta das Varandas-Coimbra

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património

Quinta das Varandas-Coimbra

#64442 | manuelr | 08 mai 2004 00:45

Caros Confrades
e Pedro França

Pedro França, a solicitação de um pedido meu, referiu estarem os Melo e Alvim, de Coimbra (com origem no Porto-Sousa Alvim/Sousa Soares) ligados à Quinta em questão.

No Vol de Costados de FG (167vº), vêm como Srs desta Quinta em Coimbra os Brandão Pereira, do Porto.

Há ligação entre eles e havendo é conhecida? Será pelos Pinto Pereira?

Desde já agradeço

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Varandas-Coimbra

#64458 | Pedro França | 08 mai 2004 01:56 | Em resposta a: #64442

Caro Manel:

Agora, se não tivesse visto o seu tópico por acaso, passava-me despercebido porque tenho optado por apenas responder aos que se me dirigem directa e pessoalmente nos meus tópicos. Sabe?, deixei de me imiscuir ou melhor, deixei de meter o nariz onde não sou chamado. E como o confrade refere no seu tópico a quinta das Varandas, e, curioso,ao abri-lo topei o meu nome, decidi acudir ao seu pedido. Então, vou examinar melhor a questão que coloca e dir-lhe-ei alguma coisa este fim-de-semana, para aqui 'tá?
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Varandas-Coimbra

#64503 | manuelr | 08 mai 2004 21:17 | Em resposta a: #64458

Caro Pedro

Foi essa a minha intenção. Como já tem que responder a tanta solicitação, não quis que se sentisse "obrigado" a responder-me, caso lhe fizesse a pergunta directamente. Assim fico mais àvontade. E não diga que está a "meter o nariz onde não é chamado", pois a sua enorme disponibilidade tem contribuido grandemente para a finalidade deste Fórum. Assim fizessem mais confrades, em vez de perderem tempo a responder a "provocações".

Grande abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Varandas-Coimbra

#267090 | pbrehm | 19 dez 2010 22:38 | Em resposta a: #64458

Viva Pedro,

Deparei-me com este tópico ao procurar, precisamente, informações sobre a Quinta das Varandas, ou pelo menos uma "Quinta das Varandas" em Coimbra.

Há uma referência a esta propriedade na Revista da Universidade de Coimbra, vol. 8, na qual teria sido proprietário dela o meu parente José Maria da Silva da Fonseca, casado com sua sobrinha D Rita de Bourbon Silva e Albuquerque. Adianta ainda que joséMaria a teria comprado ao Conde de Farrobo.

Isto provavelmente nos anos 30 do sec XIX.

Será que é a mesma quinta das outras mensagens do topico? Sabe-se quem eram os proprietarios antes do Conde de Farrobo e quem foram depois de José Maria? Podes dar uma ajuda?

Obrigado e um grande abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Varandas-Coimbra

#267195 | Pedro França | 22 dez 2010 00:50 | Em resposta a: #267090

Brehmzinho:

Não me esqueci de te responder. Vou estudar melhor isso e dou-te uma resposta em breve com mais estrutura. No entanto, para já, podes ficar a saber que, em termos de baliza a montante e baliza a juzante, a Quinta das Varandas pertenceu aos Brandões daqui de Coimbra que têm (tiveram) panteão na Igreja do Colégio ou do Carmo ou da Graça (agora não posso precisar mas eu fiz uma monografia sobre esses colégios e sua heráldica em lajes sepulcrais que foi publicada numa revista Munda há já uns bons anos), na rua da Sofia e isso já no séc. XVI.
Mais recentemente (Séc. XIX), essa quinta esteve na mão dos Braancamp Mancelos da Quinta da Corujeira, em S. Martinho do Bispo, que também estiveram na Quinta das Canas. Aliás ainda lá estava uma pedra de armas desta última gente, que, penso, terá vindo dessa Quinta da Corujeira.
Actualmente (Séc. XX) a quinta virou sede do "Clube dos Empresários" de Coimbra mas, nos dias de hoje, não sei se ainda será uma vez que os muros da mesma sofreram alguns rasgos e ela encontra-se um tanto exposta aos olhares e aos curiosos que lá queiram entrar. Só para tu saberes, eu, num célebre dia, quase ao cair da noite, deu-me na cabeça de ir fotografar o dito brasão. Sem sair do caminho principal que leva à área residencial, eis-me no interior da quinta, intramuros. Fiquei a saber que o conjunto tinha cães de guarda pois começaram logo a ladrar acusando a minha presença. Um garoto gritou que estava gente estranha no interior da quinta. Mal tive tempo de tirar umas fotos...enfim, captei o que era mais importante.
De repente, acende-se uma luz no exterior da casa que dá para um alpendre. Abre-se uma porta e sai um vulto da casa, a partir desse alpendre, no piso superior (a residência tem grosso modo dois pisos). Era um guarda que vinha a descer as escadas que partiam do alpendre para o piso térreo e õ guarda não vinha só, de mãos a abanar...trazia com ele uma caçadeira. Fui intimado a sair dali para fora sem mais hipótese. E, lá vim, a acelerar, dali para fora. Ficou a memória dessa aventura que podia ter acabado mal. Mas, agora quem vê a quinta, parece que de privado já não tem nada.
Agora não sei de quem é aquilo. Penso que os Serpa Pimentel também por lá andaram mas, é como te digo, vou ver isso melhor e nestes dias digo-te alguma coisa.

Abraço e Feliz Natal e Melhor Ano 2011.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Quinta das Varandas-Coimbra

#267200 | pbrehm | 22 dez 2010 10:36 | Em resposta a: #267195

Caro Pedro, Muitíssimo Bom Dia,

Obrigado, antes de mais, por uma boa gargalhada. A descrição está de tal forma que quase dá para visualizar esse hilariante episódio... (se bem que imagino na altura não te tenha suscitado qualquer esboço de riso...)...

Quanto ao tema, não existindo outra "Quinta das Varandas" em Coimbra, parece-me que há então um periodo por explorar.

A referida revista da UC refere ter sido JOSE MARIA DA SILVA DA FONSECA (irmão de meu tetravô) quem teria adquirido a propriedade ao Conde de Farrobo.

"José Maria da Silva da Fonseca, senhor da casa de Alcobaça, proprietário da Quinta das Varandas, subúrbio de Coimbra, que comprou ao conde de Farrobo."

Por seu lado, o "Livro de oiro da nobreza: apostilas à Resenha das famílias ...: Volume 2", refere, a propósito de Silverio de Albuquerque Pereira da Silva (filho do Silverio da Silva da Fonseca e de D Rita de Bourbon da Silva e Albuquerque) como "sr. da Quinta das Varandas em Coimbra, filho unico do segundo matrimonio de D. Rita de Bourbon da Silva e Albuquerque com José Maria da Silva da Fonseca, sr. da Casa de Alcobaça e da Quinta das Varandas (que comprou ao Conde de Farrobo)"

Efectivamente, tratam-se das duas únicas referências que jamais encontrei sobre a Quinta das Varandas na família.

Parece-me que o preciosismo da informação de ter sido adquirida ao Conde de Farrobo, justificada possivelmente pela notoriedade do vendedor) lhe confere alguma veracidade.

Acresce que a Gazeta de Lisboa de 16 de Janeiro de 1920 publica o seguinte anuncio:

"Arrendão-se os predios seguintes, a saber: a Fabrica de papel, sita em Rio de Mouro; a Quinta das Varandas, em Coimbra, com terras de pão, arvores, e casas; e sete Marinhas em Alcochete: quem pertender fazer qualquer destes arrendamentos, dirija-se ao escritorio do Illustrissimo Joaquim Pedro Quintella do Farrobo, na casa da sua residencia da rua do Alecrim".

Ora parece não subsistirem duvidas de que o Conde de Farrobo foi mesmo proprietario da Quinta das Varandas em coimbra. Se a pretendia arrendar em 1820, é porque a compra por José Maria da Silva da Fonseca foi posterior.

Assim, a propriedade da Quinta das Varandas na familia deverá ter-se situado algures entre 1820 e, eu diria, pelo menos 1860-70, para mais não para menos.

Grande abraço,
Paulo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 01:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen