Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64543 | 2910 | 09 mai 2004 12:10

Procuro informaçãoes sobre os antepassados Palma Vilão desta senhora :

JOANA MARIA MESTRE, natural da freg. de Giões (Alcoutim), falecida em Montargil a 29/12/1844, sepultada na igreja de Martimlongo, filha de Manuel da Palma Vilão e de sua mulher Rosa Maria da Palma, neta paterna de João da Palma Vilão e de sua mulher Maria Mestre, do monte do Viçoso, freg. de Giões. Neta materna de Francisco Rodrigues e de s. m. Rosa da Palma.

Joana Maria Mestre era irmã inteira de Manuel da Palma, que casou em Giões a 15/1/1810, com Maria da Conceição, filha de Vicente Gonçalves e de s. m. Ana Mestre, neta paterna de António Gonçalves e Maria Martins, neta materna de Manuel Fernandes e Maria Domingues. Neste casamento foi test. o Tenente Bartolomeu Dias Vilão, de Clarins.

Os Vilão, são uma família antiga e principal em Alcoutim, pois na igreja da Misericórdia, existe uma pedra sepulcral com o seguinte inscrição : - SEPULTURA DE MARTIM VILÃO E SUA MULHER (E) HERDEIROS – ERA DE 1513 – O PRIMEIRO SEPULTADO NESTA CASA. PADRE NOSSO – AVE MARIA.

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64557 | rgc | 09 mai 2004 15:28 | Em resposta a: #64543

Caro 2910
Desculpe não ter dado ainda resposta, sobre o assunto pretendido,mas ñ está esquecido. Ainda ñ encontrei nada relacionado, que seja do seu interesse directo e útil. Mas alguma coisa irá. Respondo aqui, porque não tenho conseguido enviar mail.
Um abraço.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64608 | rmfrp | 09 mai 2004 23:39 | Em resposta a: #64543

Caro Óscar Caeiro Pinto:

Apesar de o apelido Palma ser muito comum na região a que te referes, tenho conhecimento de um casal que talvez esteja relacionado com os Palma Vilão que indicas:

1. Domingos da Palma e Maria Vilão, de Cachopo. Tiveram:
-- 2. José da Palma, n. Cachopo, cas. (Castro Marim 05.07.1763) com Catarina Lopes Xavier, n. Castro Marim, f. de Fernando Anes e Francisca Maria Xavier. Tiveram:
----- 3. José da Palma, n. Castro Marim, cas. (Castro Marim 08.08.1799) com Narcisa Teixeira, n. Castro Marim, f. de Mateus Peres, de Tavira, e de Narcisa Teixeira, de São Bartolomeu de Via Glória.

Também se encontra o apelido Vilão nas freguesias de Castro Marim e do Azinhal, pelo menos. Eu tenho uma linha Vilão, de Castro Marim, na minha ascendência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão em vila espanhola

#64612 | rgc | 10 mai 2004 00:45 | Em resposta a: #64608

Caros Óscar e Rui Pereira

Gostaria de saber se existe pedra-de-armas num palácio de uma vila espanhola andaluza, e bem assim que famílias estarão (ou estariam) representadas e respectica descrição.

Peço a vossa ajuda no sentido de me sugerirem, a quem me deverei dirigir (entidade oficial) caso venha a fazer tal pedido. Por correio postal, ou por e-mail e qual.
Também pensei nos serviços culturais da Embaixada de Espanha ou do Inst.ª Cervantes, de Lx.
Desde já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

P.S: Caro Óscar, trata-se do palácio cuja referência fez de uma vila ( ou será cidade ?),da região de Albacete, que lhe interessa também.
Passei por lá, de propósito, há anos. Tenho 1 ou 2 fotografias, mas fez uma trovoada medonha e granizo, e como não podíamos demorar ( eu e minha mulher)muito tempo, tivemos de seguir viagem, mas mesmo do automóvel e de longe fotografei as ruinas do castelo. Mas,realmente, gostaria muito de obter fotografia de tal palácio e outras vistas da cidade, o que tentarei.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Brasão em vila espanhola

#64671 | rgc | 10 mai 2004 19:39 | Em resposta a: #64612

Caros amigos

Sobre o pedido que fiz, já recebi por mail informação como agir. Mas fico agradecido na mesma pela leitura que, provavelmente, fizeram da minha mensagem.
Todavia, o que digo é sem prejuizo de uma eventual resposta vossa, porque poderá servir para outrem, em idênticas circunstâncias.

Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Matoso e Guerreiro Contreiras

#64723 | rgc | 11 mai 2004 15:29 | Em resposta a: #64543

Caro Óscar

Vou esta tarde enviar-lhe um ficheiro e onde vai o n/Matoso e tb. uns avós -Guerreiro Contreyras ( com o y é mais bonito e cf. o original).
Como tive um antepassado "oficial de alfaiate",e ele certamente não daria pontos sem nó. Explicarei adiante.
O avô de tal ofício e com bons cabedais é algarvio e com apelido que gosto muito-Cortesão,da freg . de Salir.
É é por não gostar de"dar pontos sem nó" que aproveito geralmente as oportunidades favoráveis para veicular alguma informação, na mira de receber alguma coisa em troca,tb. herança genética de outro meu antepassado. Como vê não saio do âmbito da Genealogia ,pois somos herdeiros da carga genética e das influências do meio familiar e das tradições herdadas dos nossos antepassados, que nos influenciam e "obrigam" a respeitar.
Portanto ao dar um novo nome ao assunto, deste tópico foi com a intenção clara e objectiva de alguém vir a lê-lo e ao ver lá-MATOSO e GUERREIRO CONTREIRAS lhes despertar a curiosidade , e darem-nos também outras inf. que tenham e ser útil para todos nós , reciprocamente.
Assim muitas vezes o meu tom de brincadeira, só o é na aparência, ameniiza a informação e dá-lhe alma,como julgo ter sido compreendido, pois de contrário não o faria, naturalmente ( aliàs, porque também é o meu feitio de comunicar )pois o Fórum é um lugar que deve ser repeitado.
Para mim, e creio que para a maioria ,é sempre aprazível ler uma genealogia familiar onde se respira vida e não apenas a secura de números e nomes e pouco mais, que muitas vezes é devido apenas ao melindre e respeito acerca de certas informações e casos íntimos que devem ficar em segredo, ou então por desconhecimento de factos e circunstâncias e não por vontade do próprio autor.
A genealogia como Ciência que é, é a mais humana que conheço, implícita logo na extensão do seu sigificado.Por isso a encaro sempre neste aspecto e lhe dou essa forma sempre que posso ou devo fazê-lo, mesmo em simples mensagens.
Depois de ler isto tudo pensei em apagar,porque será certamente a maneira de pensar de muito boa gente, e será uma redundância, mas como reflecte o meu conceito de genealogia, acabou por seguir. Tenho lido genealogias familiares onde o que defendo é respeitado, porque além do interesse histórico/genealógico e cultural nelas contido,torna-se um prazer ( quase lúdico ) lê-las também.

Um abraço de quem é amigo e "convencido" que não o incomodo com estas reflexões repetidas, se não ficaria encavacado, isto sem ofensa para os meus avós -Cavaco.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Matoso e Guerreiro Contreiras

#64736 | rgc | 11 mai 2004 16:56 | Em resposta a: #64723

Emendo: o meu avô "oficial de alfaiate " foi outro e não o que referi.V/tópico-
Valor (apelido)
R C

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64742 | 2910 | 11 mai 2004 18:12 | Em resposta a: #64608

Caro Rui
Grato pelas informações.

abraços

Óscar Caeiro Pinto

P.S. por acaso tens dados sobre um João Pereira, natural de Castro Marim (séc.XVIII) ?

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64743 | 2910 | 11 mai 2004 18:17 | Em resposta a: #64723

Caro Rafael
Fico a aguardar os ficheiros. Sobre a assunto da heráldica da casa de Alcaraz, nada tenho.

Abraços

Óscar Caeiro pinto

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64748 | rgc | 11 mai 2004 20:35 | Em resposta a: #64743

Caro Óscar

Acabo de lhe enviar correspondência,mas como foi no portátil que nem sempre está disposto a obedecer, portanto logo diz alguma coisa. Ainda não foi tudo do que pretendo enviar-lhe.

Acerca da heráldica da casa de Alcaraz, como o meu amigo sabe há muitas variantes heráldicas,como é natural, dos vários-GUERREROS espanhóis e outros da América Latina. E a Enciclopédia Heráldica dos manos Carraffa tb. apresentam um brasão de -GUERRERO (armas falantes) e o único caso que se conhece, em Portugal estão num mausoléu desta família no convento de São Francisco, em Almodôvar.E li algures ou inf.de viva voz, já não posso precisar e confirmar que o Deão da Sé de Faro e depois Inquisidor do Tribunal do Santo Ofício de Évora-D.Manuel Guerreiro Camacho de Aboim, que nasceu na chamada Q.ta dos Guerreiros, hoje da frg. de São Sebastião de Gomes Aires-Almodôvar assumiu nas suas armas, prov. armas de fé,o seu costado Guerreiro (mas,falante).
Ainda sobre a heráldica da Casa de Alcaraz eu iluminei há anos e ofereci uma tela onde figuram as armas de D.bARTOLOME gUERRERO Y rUIZ de cORDOBA e de sua provável esposa , que não se sabe quem foi (significo-esposa-q/as senhoras são as mulheres legítimas) D.cAT.de apelidoPerezdeGuzmán-cuja forma original foi usado por pessoas da nobreza do campo de Ourique, particularmente de Almodôvar,noséc.XVI,COMO SE PODE COMPROVAR NOS RESPECTIVOS LIVROS PAROQUIAIS.
Mas como ia dizendo e cito de memória nas armas de D.bARTOLOMEU gUERREIRO,estão representadas as armas dos-Guerrero, de Alcaraz, as de Sotto,Ruiz e Cordoba, nas de sua esposa as de Guzman, de Sevilha, as de Ortiz de Zuñiga,outras que ñ me recordo e as de Luna, de D.aLVARO mATÉ DE lUNA, Almirante e da f/dos Mendoza de Sevilha (há um estudo sobre estes de D. fAUSTINO mENENDEZ YpIDAL).
É tudo muito bonito e iluminadas dá gosto observá-las,mas o pior...! e aí é que eu tenho dúvidas, não dos costados representados, mas da fantasia do ordenamento ,se foi imaginado por quem me forneceu o desenho e sua identificação.Falo nisto, porque veio a propósito do meu interesse em saber se existiria no palácio dos Guerreros,de(e em) Alcaraz ,alguma pedras-de-armas para saber que costados lá estarão ou estariam representados.Curiosidade heráldica e histórica, que para mim, e não só, reveste particular importância.Porque creio que tal não passará de pura fantasia, que só documentos escritos ou em monumentos de vária espécie poderão confirmar no todo ou em parte.

Os meus agradecimentos.rgc
Rafael Carvalho

O que atrás referi, é sem prejuizo de vir a colocar isto tb.no tópico que iniciei há muito tempo sobre tal temática e para ñ me incomodar muito a repetir o aqui escrito, indicarei este tópico,pedindo desde já autorização aos actuais colaboradores aqui participantes.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64751 | rgc | 11 mai 2004 20:50 | Em resposta a: #64748

E já agora aproveito informá-lo que usei e uso o pseudónimo-Bernardo de Gusmão- digo isto sem modéstia encapotada, porque é a verdade e quem tem trabalhos meus pode testemunhá-lo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:frase indelicada da minha parte.

#64759 | rgc | 11 mai 2004 22:37 | Em resposta a: #64748

Caros amigos

Fui indelicado ao escrever uma frase. As palavras lá estão escritas e podem ser interpretadas à letra, porque nem todas as pessoas me conhecem pessoalmente para saberem que não sou de ofender seja quem for, e muito menos levar à letra certas palavras e expressões por muito duras que me sejam dirigidas,quando estimo verdadeiramente alguém que mas diz, apenas como observação ou crítica amigável.
As minhas desculpas pela frase que escrevi "significo esposa q/ as senhoras são as mulheres legítimas"que devia ter evitado. Desejo afirmar ,mesmo que seja uma relação de facto, ou outra semelhante, muitas vezes com mais legitimidade e amor,do que se o fossem com todas as cerimónias religiosas ou civis. Quis significar, isso sim, quando vivem de facto a situação de esposas, e neste caso gosto mais de dizer a "sua esposa" e não a "sua mulher" quando me dirijo ao marido", mas é uma opinião pessoal,contra o costume generalizado, porque tb. quando me refiro a minha mulher qDh digo a minha esposa.
Peço desculpa da frase incorrecta., não vá ofender alguém, sem querer ; aliàs, tenho uma união de facto na minha família mais próxima e directa, que considero com os mesmos direitos e deveres, como se fossem casados civil ou religiosamente.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Brasão em vila espanhola

#64762 | rmfrp | 11 mai 2004 23:49 | Em resposta a: #64612

Caro Rafael Carvalho:

Relativamente à sua questão da pedra de armas na Andaluzia não o posso ajudar. Felizmente, segundo li, já terá obtido informação de outra fonte.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64766 | rmfrp | 11 mai 2004 23:53 | Em resposta a: #64742

Caro Óscar:

Em Castro Marim há bastantes Pereiras, mas só tenho nos meus dados um João Pereira:

Castro Marim, 22.05.1765 - casamento de João Pereira, da Malhada Galharda, freg. Castro Marim, f. de Gregório Pereira, de Faz Fato, freg. Conceição de Tavira, e Maria Lopes, da Malhada Galharda; com Maria Lourenço, das Casas de Beliche, freg. Castro Marim, f. de Manuel Gato, de Beliche, e de Catarina Lourenço, do Cabeço do Enho, freg. Castro Marim.

Um abraço,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Brasão em vila espanhola

#64787 | rgc | 12 mai 2004 11:28 | Em resposta a: #64762

Caro Rui Pereira

De facto assim é. E a sugestão veio apenas acrescentar tb. os serviços de turismo da respectivos, porque na literatura turística aparecem muitas vezes imagens de variada espécie, que prestam bons serviços na matéria em questão.
Mas, como há muito tempo não dou notícias ao Emílio e ñ tenho novidades para lhe dar será um pretexto agradável para lhe enviar um mail; além disso o assunto interessa-lhe também, pelo menos, rel.ao-apelido- usado por alguns avós dele.

Com os meus agradecimentos, envio-lhe um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64828 | rgc | 12 mai 2004 18:31 | Em resposta a: #64543

Caro Óscar

Já lhe enviei os mails. Mas aí vai uma notícia sobre um - MARCOS MARTINS PALMA , tenente de granadeiros e depois sargento-mor dos auxiliares de Beja.
Vem no proc.º de St.Of.º M - 7 D - 117 -TT.
Todas as testemunhas dizem-no muito rico e pessoa importante e natural de uma freguesia da comarca de Ourique, mas não sabem qual (isso gostaria eu tb de saber).Senhor de muitas herdades na zona de Serpa.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: esq.ºimp.

#64829 | rgc | 12 mai 2004 18:57 | Em resposta a: #64828

Proc. FSO do cap.ão Baltazar Martins Palma , de Serpa, com asc.ª na Corte Gafo e do Monte Pias-freg. de Mértola . Achei curioso o apelido do avô materno Estêvão Martins PEQUENO.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64886 | josemariaferreira | 13 mai 2004 16:43 | Em resposta a: #64748

Caro Rafael Carvalho

Por falar em Sotto, apelido usado pela nobreza do antigo Campo de Ourique, principalmente na Vila de Almodovâr, lembrei do Prior de Panoyas, Dr. João Correia de Brito, que tinha duas irmãs que viveram em Panoyas, a Dona Maria Sotto Brito e D. Ana de Sotto Britto, porventura naturais de Almodovar. Já tentei consultar na TT, o processo do dito prior e doutor, mas foi-me impossível por estar em mau estado de conservação.
Cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64914 | rgc | 13 mai 2004 19:59 | Em resposta a: #64886

Caro Zé Maria
Só agora,e à pressa, vim ao Fórum, mas é assunto que me deixou deveras curioso.
Mas, não sei se hoje terei vagar de voltar aqui.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: SOUTO/SOTTO

#64962 | rgc | 14 mai 2004 00:27 | Em resposta a: #64886

Caro Zé Maria

Não encontrei ainda tal apelido-SOTTO-em liv.prq. de Almodôvar e fiquei curioso, ao pensar na ref.ª -Sotto (de Castela)que fiz do brasão (talvez fantasia heráldica ?!!!,como julgo actualmente).E o que irei escrever, permita-me que lhe chame a atenção, é pura especulação, no sentido "fig.º(speculari),procurar o interesse próprio", a propósito da inf. que dei.
Posto isto nestes termos,pensei logo que muitos-Britos-da ex-comarca de Ourique (emprego ex-comarca para abranger diversos concelhos do B.xo Alentejo ,desse tempo, que pertenciam à comarca de Ourique) e os BRITOS aparecem ligados aos-GUERREIROS- e não só no concelho de Almodôvar, também nos concelhos de Mértola e de Loulé e, não estou agora lembrado, mas parece-me que noutras regiões do Algarve. E o apelido-Sotto-das Senhoras que menciona poderão ser-Sotto -que nada tenha a ver com-Britos e Guerreiros Mas o Fórum é isto mesmo: informar, expormos as nossas dúvidas e formularmos tb.hipóteses. e elas são bastas vezes imp. pela sua demonstração para concluirmos com certeza, sobre determinados assuntos,que nos merecem dúvidas ou temos como certos.
E por livre associação de ideias, caso se viesse a provar que D.Bartolomeu Guerreiro(Bartolomé Guerrero),tem de facto costados pelos-Sottos- de Castela,não seria imaginação,mas uma probabilidade de uma linha familiar sua descendente, tivesse tomado tal apelido.
Mais uma vez repito é apenas observações que troco consigo,e não por convicção; embora, possa ser aceitável, julgo eu,caso fosse provado o que atrás disse.
Muitas vezes informações avulsas,que não damos por julgarmos supérfluas ou pouco ou nada consistentes, quando dentro do contexto do tópico são sempre imprescindíveis,porque nos chamam a atenção para assuntos de interesse,que desconhecíamos.
Agradeço-lhe muito a informação que deu e irei estar mais atento, quando percorrer liv.parq. e prc. St.Of.º,etc. das regiões referidas, porque tomarei nota de algum/a Sotto que apareça. E gostaria de ser informado do mesmo, aqui.
Sobre as armas (heráldica) dos -SOTTO- apelido e família muito estendida por toda a Península Ibérica apresenta-se com muitas variantes, sendo conhecida em Portugal como -SOUTO-mas de org. espanhola, que são: de azul,com uma águia de oiro,estendida,carregada no peito de um escudete de vermelho,com três palas do segundo esmalte;bordadura de ouro,carregada de oito cadeados de negro,abertos.Timbre a águia do escudo.
Os de Andaluzia apresentam outro escudo completamente diferente e com muitas figuras, peças, esmalte e cores.
O erudito heraldista de renome internacional don Faustino de Menendez yPidal de Navascués, pensa que originariamente não seriam-cadeados -,mas " capillos corvos ,barretas usadas pela pequena nobreza de Burgos,no séc.XIV, em seus brasões e...em suas cabeças.
Aqui vão mais esta infs.que julgo irá apreciar.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64965 | Jpteixeira | 14 mai 2004 00:59 | Em resposta a: #64543

Caro Óscar:

Tenho algumas informações da família Vilão de Giões, que possivelmente já dispõe.

Assim, temos:
1- Num registo de 06-04-1816, é feita alusão a ANA, filha solteira do Ten.Bartolomeu Dias Vilão de Clarines.

2- Num registo datado de 21-04-1821, sobre o baptismo de José, filho legítimo do Alferes de milícias José Gomes Delgado com Ana Maria da Conceição, de Giões, são dadas as seguintes informações.
Av. paternos- Cap. José Gomes Delgado e Francisca Martins, da aldeia de Giões;
Av. maternos - Tenente Bartolomeu Dias Vilão e Maria Lourença de Clarines.

3- Em 10-11-1813, foi padrinho João da Palma Vilão c.c. Maria Mestra do Monte do Marim.

4- Em 1821, foram padrinhos ..... e Bárbara, filha solteira de João da Palma Vilão e Maria Mestra.

5- Ou seja, João da Palma Vilão e Maria Mestra, são também pais de Bárbara Mestre ( Vilão), irmã de Joana Maria Mestre e de Manuel da Palma.

6- Nesta época, João Palma Vilão vivia no Monte do Marim.

Outro assunto, tenho um registo do óbito de Pedro Teixeira que gostava de ver consigo.

Um abraço.

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64989 | 2910 | 14 mai 2004 11:30 | Em resposta a: #64766

Caro Rui
Grato pelas informações.Tive um problema no computador e não encontro agora os dados do tal João Pereira, natural de Castro Marim, casado com uma senhora da Fuzeta, chamada Teresa.
Assim que encontrar vou-te enviar.

Abraços do
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Matoso Guerreiro de São Barnabé, Almodovar

#64991 | 2910 | 14 mai 2004 11:36 | Em resposta a: #64748

Caro Rafael
Já recebi os seus e-mail que muito agradeço, mas ainda não tive tempo de analisar.

Abraços do

Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#64994 | 2910 | 14 mai 2004 11:44 | Em resposta a: #64965

Caro Júlio
Grato pelos dados, vão certamente servir para compreender melhor esta parentela de Giões.

Abraços
Óscar

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#72988 | jliberato | 13 set 2004 12:52 | Em resposta a: #64543

Caro 2910,
Chamo a sua atenção para o tópico "Palmas" que vou lançar.
Cumprimentos
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#73082 | jliberato | 14 set 2004 08:04 | Em resposta a: #64557

Caro amigo,
Como está?
Chamo a sua atenção para o tema "Palmas- Lisboa, Século XVIII" que lancei.
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#73132 | rafael | 14 set 2004 21:25 | Em resposta a: #73082

Caro amigo

Vou indo razoável, muito obrigado pelo seu interesse,mas tenho andado um pouco afastado destes assuntos. que requerem assiduidade e disciplina. Espero voltar o mais breve possível (? ! ) a este convívio.
Sobre -Palmas-terei de recapitular as várias msg. que tenho enviado para o Fórum, o que já terei escrito sobre o assunto, mas como sou muito comodista, se calhar, repetir-me-ei com mais algumas notas complementares, que será mais prático e útil. A ver vamos.
Um abraço.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#73153 | jliberato | 15 set 2004 07:10 | Em resposta a: #64965

Caro Júlio Sousa,
Ficava-lhe grato se verificasse o meu tópico "Palmas- Lisboa século XVIII". Procuro, entre outros, uma Palma de nome próprio Quitéria.
Um abraço
JLiberato
Estrasburgo

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#163673 | MManuel | 27 jul 2007 19:01 | Em resposta a: #64766

Apesar do seu topico ser de 2004 vou tentar .tenho na familia alguem com o nome de Manuel Bento gato casado com Josefa Gracias teve uma filha Antonia Maria que talvez nasceu por volta 1886 de Santana de Cambas.
Este Manuel Bento Gato e de sua familia?
o muito obrigado MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235127 | neves jordao | 27 jul 2009 10:14 | Em resposta a: #72988

caro jlibertato;
Estou ansioso por ver o novo tópico dos Palmas.
Eu procuro Palmas de Almodôvar e de Ourique.
cumprimentos
jordão

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235160 | jliberato | 27 jul 2009 16:17 | Em resposta a: #235127

Caro jordão,
Convido-o a participar no tema sobre Palmas:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=72989#lista

Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235177 | rafael | 28 jul 2009 02:35 | Em resposta a: #235127

Caro Confrade

Na Ribeira de Louca (Odelouca),freg. de São Barnabé-Almodôvar existiu uma família antiga deste apelido que foram abastados lavradores, tendo um seu desc.o ( o lavrador Palma ) casado na herdade do Pinho da freg. de Santana da Serra,deixando numerosa descendência nesta aldeia, alguns bisnetos deste senhor são meus primos direitos, mas pelos Guerreiro de Goes.
Na Moita Redonda tb. da freg. de São Barnabé, existiram abastados lavradores deste apelido e ainda no Vale de Loulé, da mesma .freg. de São Barnabé era nat. D.Isabel da Palma( ligada à família Guerreiro Afilhado Camacho de Aboim),1.ª mulher do meu bisavô António Rafael, pai do meu avô materno Manuel Rafael da Palma ( no Genea), mas não sei onde este meu avô foi buscar o apelido Palma, porque ele é filho de outra senhora.
Eu tenho asc.ª Palma, mas de meus antepassados de Benafim e Alte.

Os meus melhores cumpimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235191 | luizsillos | 28 jul 2009 12:55 | Em resposta a: #235177

Caro Confrade,

Pelas suas respostas a este Fórum, percebi que possui muitas informações sobre famílias de Almodôvar. Estou tendo dificuldades de ligar minha ancestral Apolónia Pombeiro de Aboim, com os Camachos de Alboim, deste local.

As informações que tenho são estas:

1- Afonso Martins Camacho, nascido por 1688 (creio que era mais velho), filho de Afonso Martins e de sua mulher Apolónia Martins, de Almodôvar (sem maiores etalhes), casado em 1712 em S. Salvador de Serpa com Catarina Bravo. Pais da referida Apolónia Pombeiro de Aboim, nascida em 1714 em Serpa.

Caso o senhor tenha alguma informação sobre estas pessoas, fico-lhe grato.

Muitos cumprimentos
Luiz Gustavo de Sillos

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235206 | rafael | 28 jul 2009 17:40 | Em resposta a: #235191

Caro Luís Gustavo de Silos

As inf.s que tenho sobre famílias de Almodôvar e de Ourique e de algumas fregs destes concelhos dizem respeito a antepassados meus e de minha mulher destes concelhos.
Acontece,porém, com mágoa minha não ser-lhe útil sobre as pessoas que refere.

Julgo que terá aqui resposta que lhe convém,porque se refere a Serpa e um confrade nosso é entendido e grande genealogista de famílias desta região,e de Almodôvar e Ourique, talvez o nosso confrade A.Luís de Arêde Soveral Varella possa dar-lhe alguma inf.ção, porque deve ser quem actualmente,que eu saiba, mais conhece e tenha investigado sobre -Guerreiros ( de Aboim, Guer.s de Gusmão, Guers. Camacho e outros a estes ligados por laços familiares).
Vem a propósitp referir que vamos aguardando com alguma "impaciência" e grande interesse a publicação da sua obra, sobre a família-GUERREIRO-que será na opinião de alguns amigos e confrades uma fonte documental imprescindível e de valor genealógico para conhecimento de alguns ramos familiares alentejanos e não só.

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235207 | luizsillos | 28 jul 2009 17:59 | Em resposta a: #235206

Caro Rafael Carvalho,

Grato por sua resposta! Também tenho por hábito apenas anotar informações genealógicas de meus ancestrais, quando pesquiso uma determinada freguesia.

Foi assim com os Baiões, os Bravos e os Dragos, de Serpa; os Pallos e os Margalhos, de Aldeia Nova; e, por fim, os Zarcos e Perdigões, de Mértola.

Ainda não tive possibilidade de pesquisar Almodôvar, justamente por não saber em qual freguesia do Concelho eu deveria começar.

Cordialmente,
Luiz Gustavo

Resposta

Link directo:

Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235667 | euricopalma | 03 ago 2009 23:33 | Em resposta a: #64965

Eu descendo directamente da família Palma Vilão, o meu pai chama-se Manuel Alves da Palma Vilão, o meu tio paterno António Alves da Palma Vilão e a minha tia paterna Catarina Alves da Palma Vilão, nascidos e criados na aldeia de Giões, concelho de Alcoutim. O meu avô paterno chamava-se José da Palma Vilão ( era o lavrador de Giões ) família de Lavradores com posse de muitas terras nas redondezas. Os vilões existem ainda na Alcaria Alta - monte da freguesia de Giôes( primos directos do meu pai - descendentes do irmão do meu avô - João da Palma Vilão) Este tio do meu pai era também denominado também de lavrador, o lavrador da Alcaria Alta. Tenho algumas histórias interessantes sobre a família, que tocam a realidade através de histórias/lendas, que metem ouro ( libras existentes na família e que tocam a famosa história do Remexido).
Se estiver interessado aguardo resposta por aqui.

eurico palma

Resposta

Link directo:

Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#235670 | euricopalma | 03 ago 2009 23:57 | Em resposta a: #64543

" Joana Maria Mestre falecida em MontargiL ". Ora bem Montargil é um monte da freguesia de Martinlongo , onde o meu avô José da Palma Vilão, tinha terrenos , que agora são propriedade do meu tio António da Palma Vilão. Se estiver interessado em mais informações da minha família - Alves da Palma Vilão , podemos trocar impressões e informações. Não sou especialista em genealogia ,mas sempre me tenho interessado em pesquisar informações sobre a mesma. O que relatou está correcto. Nesta família misturam-se ainda Teixeiras, Cavacos e Alves , Gomes, e em grande parte dos montes do concelho de Alcoutim, existiram ( ainda restam alguns ) , eram denominados de famílias de Lavradores. Detendo algum poder , eram respeitados por serem proprietários e chamados de Lavradores. Os casamentos eram decididos pelos progenitores e casavam-se entre si, ( Lavradores )todos os montes.
Palma Vilão é a minha família.

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#238483 | neves jordao | 08 set 2009 22:16 | Em resposta a: #235127

Caro Liberato;
Não sei se isto o ajudará nalguma coisa, mas...Já pesou em dar uma espreitadela do lado de Jacinto Palma Fernandes, que foi fundador da casa do Alentejo?
Tenho alguns dados dele que lhe posso facultar.
Tenho outros dados de outros PALMAS, até de Almodôvar, que trouxe da T T, mas que, até agora, ainda não me ajudaram nada na procura de familiares do meu 6° Avô, DOMINGOS da PALMA que casou com MARIA GUERREIRO, penso, aí para os anos 1720.
Cumprimentos Jordão

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#255851 | sanna | 02 jun 2010 15:45 | Em resposta a: #163673

Olá a todos, eu tenho alguém na família chamado Manuel da Palma Gatto (noutros registos aparece como Gato), casado com Maria Catarina, moradores no monte dos Guerreiros do Rio, na última década do séc. XIX. Estava a ver este tópico por causa dos palmas, mas agora vi gato e achei curioso.

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#255853 | MManuel | 02 jun 2010 16:15 | Em resposta a: #255851

Cara Sanna

Pois nos meus antepassados existe o nome de Gato, por o que sei e tenho infornacao sao de Barrancos, há destes Gatos casados com espanholas veja o meu site aqui. Um abraco MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#261994 | caapal | 12 set 2010 02:16 | Em resposta a: #235667

Caro Eurico,

Minha bisavó, Barbara Alves da Palma era filha de Francisco da Palma Vilão (natural do Marim, Giões) e de Maria Alves (natural do Pereiro). Sei que Francisco tinha um irmão morador na Alcaria Alta, João da Palma Vilão, e pelo menos mais 2 irmãos, José e Manuel.

Como informação adicional, pelo que pude investigar nos registos paroquiais, sei que Francisco(n1855?) era filho de Manuel da Palma Vilão (n.1809?, m.1877) e de Catarina Bárbara (n.1818?, m.1871), neto paterno de João da Palma Vilão e de Maria Mestre (ou Mestra) e neto materno de João Rodrigues e de Maria Bárbara.

Pelo que descreve nos seus posts, seremos com certeza parentes, mas não consigo entroncar o seu ramo, pelo que gostaria que me ajudasse.
Se me quiser enviar alguma informação directamente o meu email é: caapal(arroba)gmail.com

Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#262129 | MManuel | 14 set 2010 10:15 | Em resposta a: #64766

Caro Confrade

Sei que este site e antigo por o que leo e 2004.
Mas tento ainda. Tem mais informacção deste Manuel Gato?
Vim a descobrir que a familia do lado da minha avo eram Gatos, e so por o que sei nascidos em Barrancos penso eu.
Obg se tem mais informacao. MManuel

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#275664 | caapal | 04 mai 2011 01:16 | Em resposta a: #64994

Caro Óscar,

Certamente que a esta altura já conhece esta informação tendo em conta que este tópico é de 2004, mas de qualquer maneira fica o registo para futura referencia:

1. Joana Maria Mestre

2. Manuel da Palma Vilão, n.1.12.1758, Viçoso
3. Rosa Maria da Palma

4. João da Palma Vilão, Viçoso
5. Maria Mestre, Alcaria Cova

6. Francisco Rodrigues
7. Rosa da Palma

8. João da Palma
9. Domingas Pereira

10. Francisco Domingues
11. Sebastiana Mestre


Manuel da Palma Vilão teve uma irmã inteira:

Teresa, n.15.10.1762, Viçoso

e vários irmãos do segundo casamento de seu pai com
Joana de Horta, Mesquita, Vaq., filha de Domingos Lourenço e Catarina de Sousa

Maria, n.24.2.1764, Viçoso

Cresina?, n.14.11.1766, Viçoso

José, n.8.3.1769, Viçoso

Maria, n.6.3.1775, Viçoso

João da Palma Vilão, Viçoso,
que casou com uma Maria Mestre, do Marim


Os registos que Júlio Sousa encontrou no post de 14-5-2004 a João da Palma Vilão, do Marim, são referentes a este último irmão.

Abraços,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#275753 | 291O | 04 mai 2011 23:58 | Em resposta a: #275664

Caro Carlos Palma

Muito obrigado, mas já conhecia esta ascendência! A minha mulher é descendente da Joana Mestre Guerreiro, casada com Domingos Martins Mangas, aqui referidos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1175692
Hoje, por via do seu primo Eurico Palma, fiquei a saber que ela é irmã da sua antepassada Bárbara Mestre Guerreiro, casada com Manuel Martins Mangas, irmão do referido Domingos Martins Mangas.
Temos assim, dois manos a casar com duas manas, o chamado casamento “a troco” e portanto dois parentescos.

Um Abraço do,

Óscar Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#275813 | caapal | 05 mai 2011 19:44 | Em resposta a: #275753

Caro Oscar,

Folgo que já tivesse estas informações. Aproveito para perguntar, embora com pouca esperança, se não terá avançado mais um pouco nos Palma Vilão (não tendo Giões reg. paroquiais de casamentos para lá de 1800 torna-se bastante complicado).

Sobre os antepassados do casal Manuel Martins Mangas e Barbara Mestre Guerreiro, o que tenho foi na quase totalidade retirado aqui do genea:

1 - Maria Martins, n.1790, Montargil, Martinlongo

2 - Manuel Martins Mangas, n.1759 , Marim, Giões
3 - Barbara Mestre Guerreiro, n. Montargil, Martinlongo

4 - Manuel Martins Mangas, n. Giões, Giões
5 - Domingas Fernandes, n. Coito, Pereiro
6 - Domingos Viegas, n. Monte de Garcia, Cachopo
7 - Luzia Mestre Guerreiro, n. Monte Branco, São Barnabé

8 - João Barriga, n. ?Alcaria Cova, Pereiro
9 - Catarina Gonçalves, n. ?Alcaria Cova
10 - Domingos Fernandes, n. ?Coito, Pereiro
11 - Isabel Pereira, n. ?Coito, Pereiro
12 - Manuel Viegas, n. ?Monte de Garcia, Cachopo
13 - Barbara Mestre, n. ?Monte de Garcia, Cachopo
14 - Manuel Martins Matoso, n.1698, Monte Branco, São Barnabé
15 - Maria Guerreiro, n. ?, São Barnabé

28 - Francisco Matoso, n. ?, São Barnabé
29 - Domingas Martins, n. ?, São Barnabé
30 - Marcos Guerreiro, n. ?, São Barnabé
31 - Margarida Figueira, n. ?, São Barnabé

56 - Marcos Afonso Matoso, n. ?, São Barnabé
57 - Catarina Guerreiro Mestre, n. ?, São Barnabé

Do seu lado, tem mais alguma informação para além desta (quer ascendente, quer colateral, pois gosto sempre de ir percebendo as envolvencias familiares)? No seu post "Guerreiro Mestre Matoso,de São Barnabé (Almodovar)" indica que Catarina talvez seja filha de Manuel Vaz, cc Maria Guerreiro. Sempre se confirma?

Obrigado,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#276346 | 291O | 13 mai 2011 23:44 | Em resposta a: #275813

Caro Carlos Palma:

Desculpe só agora responder! Sobre a Catarina Guerreiro Mestre, de S. Barnabé de Almodôvar, não apurei a sua filiação, mas ela só pode ser uma destas duas:
-Catarina bapt. em São Barnabé a 23/9/1630, filha de Manuel Vaz e de Maria Guerreiro. Padrinhos “Diogo Vaz e Cosma Guerreira”.
-Catarina, bapt. em São Barnabé a 16/12/1629, filha de Bartolomeu Vaz e de Apolónia Guerreiro.

Consultando os meus velhos apontamentos, tenho mais alguns dados sobre a sua gente!

Giões

-Manuel (faleceu crianaça)
e
-José

Gémeos, filhos de Manuel Martins Mangas e de Domingas Fernandes, do sitio de Marim
N.P. de João Barriga e de Catarina Gonçalves, do sitio da Alcaria-Cova, freg. de Pereiro
N.M. de Domingos Fernandes e de Isabel Pereira, do sitio do Coito, freg. de Pereiro.
Nasceram a 6/12/1750
Bapt. a 10/12/1750
Padrinho Diogo Mestre casado morador no dito sitio de Marim.

-Iria, filha dos ditos Manuel Martins Mangas e de Domingas Fernandes, do sitio de Marim.
Nasceu a 7/1/1754
Bapt. a 13
Padrinhos Rito Pereira solteiro filho do Alferes Manuel Pereira so sitio de Alçaria Cova e Catarina Martins, solteira filha de António Martins

-Domingos, filho dos ditos Manuel Martins Mangas e de Domingas Fernandes, do sitio de Marim.
Nasceu a 4/7/1756
Bapt. a 11
Padrinhos o Reverendo Manuel Martins Mangas da aldeia de Vaqueiros e Maria da Silva Coelho, viúva de Pedro Martins Romeira deste lugar.

-Manuel, filho dos ditos Manuel Martins Mangas e de Domingas Fernandes, do sitio de Marim.
Nasceu 12/4/1759
Bapt. a 7
Padrinho o Padre Manuel Pereira e Sequeira.

Martim Longo
Casamento de
Manuel Viegas, f. de Domingos Viegas, já defunto e de Leonor Josefa, moradores no sitio de Garcia, freg. de Cachopo
Com Bárbara Mestre, f. de Manuel Luíz e de Maria do Nascimento, do sitio dos Castelhanos.
Testemunhas o Alferes António Gonçalves casado com Domingas Mestre da freg. de S. Miguel do Pinheiro.

Um Abraços do,

Ó. Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#277189 | caapal | 28 mai 2011 02:14 | Em resposta a: #276346

Caro Óscar Pinto,

Também eu peço desculpa por responder agora. Antes de mais, obrigado pelas informações.

Também já havia encontrado os gémeos que menciona, mas nos meus apontamentos tenho António e não José o nome do segundo. Terei que confirmar numa próxima visita à TT.

Existe também uma outra irmã:

Isabel, filha de Manuel Martins Mangas e Domingas Fernandes, do Marim; neta paterna de João Barriga e Catarina Gonçalves Mangas, da Alcaria Cova; neta materna de Domingos Fernandes e Isabel Pereira, dos Vicentes(?); nasceu a 8/1/1762; baptizada a 13/1/1762; padrinhos: Alf. Martinho Vilão, casado, do (?), freg. do Pereiro; Isabel Mestre, casada com Manuel Pereira, do Marim

Nas pesquisas que fiz encontrei outros Martins Mangas. Sabe mais alguma coisa sobre os seguintes:

- Reverendo Manuel Martins Mangas, da paroquia de Vaqueiros

- Manuel Martins Mangas, Alfaiate em Giões, como se pode verificar no seguinte assento:

Maria, filha de Manuel Martins Mangas, Alfaiate, e Ana Guerreiro, de Giões; neto paterno de António Martins e Maria Afonso; neto materno de Manuel Rodrigues Cavaco e Maria Guerreiro; nasceu a 30.3.1765

um abraço,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

Martins Mangas, do Monte de Marim, Giões (Alcoutim)

#277204 | 291O | 28 mai 2011 13:18 | Em resposta a: #277189

Caro Carlos Palma:

Ainda não investiguei a fundo estes Martins Mangas! Tirando os Mangas de Giões e Tavira (descendentes dos de Giões?), apenas conheço mais uma família Mangas, mas da região da Beira Alta e oriundos de Espanha, como bem se documenta.
-Francisco Mangas Villafortes Rodrigues, capitão de Cavalos, fidalgo de cota de Armas, natural da vila do Sabugal, referido como “descendente das nobres e illustres famílias dos Mangas, Villas Fortes”, filho do capitão Francisco Mangas Villa Fortes e de Maria Pais, moradores na vila do Sabugal, neto paterno de Sebastião Rodriguez Mangas Villafuerte, natural de Azebo, reino de Castela e de Isabel Vieira, natural da vila de Pinhel.

O dito capitão Francisco Mangas, foi fidalgo de cota de Armas, por carta de 30/3/1716, para Mangas, Villa Fortes e Rodriguez.
Na referida carta, as armas dos Mangas são descritas como, “de vermelho uma torre de prata com trez torreões, e no do meio um homem vestido de oiro, com uma espada na mão direita, cabo de ouro, e o ferro de prata e na mão esquerda, uma bandeira de oiro farpada”…



Apontamentos sobre os: -Martins Mangas, do Monte de Marim, Giões

1-Catarina Gonçalves Martins Mangas, natural da freg. de Giões, casou com João Barriga, natural de Alcarias Covas, freg. de Pereiro. Foram moradores no Monte de Marim, freg. de Giões. Entre outros tiveram:

2-Manuel Martins Mangas, casou com Domingas Fernandes, natural da freg. de Pereiro, filha de Domingos Fernandes, natural do Coito, na freguesia de Pereiro e de Isabel Pereira, natural do Morgado de Vaqueiros. Foram moradores no Monte de Marim, freg. de Giões.

3-Manuel, nasceu a 6/12/1750, faleceu criança.

3-José, irmão gémeo do anterior, ambos baptizados a 10/12/1750

3-Iria, n. a 7/1/1754, Bapt. a 13. Padrinhos Rito Pereira solteiro filho do Alferes Manuel Pereira do sitio de Alcaria Cova e Catarina Martins, solteira filha de António Martins

3-Domingos Martins Mangas, n. a 4/7/1756, Bapt. a 11.Padrinhos o Reverendo Manuel Martins Mangas da aldeia de Vaqueiros e Maria da Silva Coelho, viúva de Pedro Martins Romeira deste lugar. Que segue em ...

3-Manuel Martins Mangas, n. 12/4/1759, Bapt. a 7. Padrinho o Padre Manuel Pereira e Sequeira. Que segue em ...


(Estes devem ser sobrinhos do Padre Manuel Martins Mangas e primos de um Manuel Martins Mangas, filho de António Martins Mangas)

Abraços

Ó. Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Palma Vilão, da freg. de Giões (Alcoutim)

#277258 | josemariaferreira | 29 mai 2011 11:57 | Em resposta a: #235670

Caros confrades


Tenho estes dados talvez possam ter algum interesse.

Em Vaqueiros, lugar da freguesia de São Miguel do Pinheiro, concelho de Mertóla, também os havia de apelido Vilão Cavaco.

Assim:

Manuel Vilão Cavaco, viúvo cc. Maria Fernandes, solteira, a 20/2/1704


Baltazar Cavaco cc. Margarida Lourenço, do Monte de Manuel Gago, a 23/1/1695. Testemunhas Manuel Martins de S. Sebastião e Baltazar Cavaco, de Vaqueiro(s) desta freguesia de S. Miguel do Pinheiro.


Domingos Vilão, viúvo de Ana Guerreiro cc. Maria Martins, viúva de Manuel da Palma, a 20/7/1704.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Martins Mangas, do Monte de Marim, Giões (Alcoutim)

#277343 | renato moraes | 31 mai 2011 02:27 | Em resposta a: #277204

Caro Ó Caeiro Pinto,

Sou descendente de Francisco Mangas Villa Fortes Bisneto de Sebastiao Rodrigues Mangas Villa Fuertes de Azebo Caceres Espanha ele era filho de Jose Siqueira Villa Fortes neto de Antonio Nunes Villa Fortes capitão de Cavalos filho de Sebastião Rodrigues Mangas Villa Fuertes e Isabel Vieira recebi a carta de Armas dos Villa Fortes(cópia) e tenho o assento de óbito deste meu antepassado falecido em Angra dos Reis no Brasil, tenho grande interesse genealógico e ainda não consegui descobrir os pais de Sebastião Rodrigues Mangas Villa forte e nem de isabel Vieira se fosse possível informar-me a respeito seria extremamente grato por isso e se puder de alguma forma compartilhar o que sei sobre o Ramo do Brasil estou ao seu dispor. Renato Carlos Azevedo Moraes pesquisador de genealogia e Professor de Língua Inglesa.

Resposta

Link directo:

Mangas

#277412 | 291O | 31 mai 2011 22:47 | Em resposta a: #277343

Sobre os Mangas de Espanha, apenas tenho este apontamento:

MANGAS: Según los hermanos García Carraffa, este es un apellido castellano, de Salamanca, donde hubo una familia de la que fue Pedro Mangas de Villafuerte, natural de Matilla, cerca de Salamanca, que casó con doña Teresa Rodríguez Ramajo, natural de Salamanca, cuyo nieto Antonio Mangas de Villafuerte y Añasco, natural de Salamanca probó su nobleza en la Orden de Calatrava en 1716, y se casó con doña Francisca de Córdova y Guerra, natural de Almagro (Ciudad Real); el nieto de éste, Luis Mangas de Villafuerte y García de la Llana, natural de Salamanca, probó su nobleza en la Orden de Carlos III, en la que ingresó el 19 de agosto de 1790.
O solar dos Mangas de Villafuerte é hoje um conhecido Hotel, o "Grand Hotel Don Gregório" em Salamanca.

Resposta

Link directo:

RE: Mangas

#277420 | renato moraes | 31 mai 2011 23:41 | Em resposta a: #277412

Prezado confrade,


Muito Obrigado por compartilhar esta preciosa novidade pois não sabia que os Villa Fortes tinham origem em Salamanca,

local este que tive oportunidade de conhecer quando em 1992 residia em Portugal e fui a Alemanha em excursão de

Autocarro( que aqui no Brasil chamamos de Onibus) paramos em Salamanca para lanchar e seguimos até França(Paris) e

depois Alemanha (Frankfurt) Saudações Renato Moraes

Resposta

Link directo:

RE: Martins Mangas, do Monte de Marim, Giões (Alcoutim)

#278075 | caapal | 09 jun 2011 01:58 | Em resposta a: #277204

Caro Óscar,

No site da torre do tombo encontrei um registo de um Martins Mangas:


ref: PT/TT/CHR/K/22/17-123V

LOPO MARTINS MANGAS, MORADOR NA VILA DE SERPA, É NOMEADO BESTEIRO DO MONTE COM OS DIREITOS E LIBERDADES INERENTES AO CARGO.
1504-04-18
Assinada por Diogo Álvares, anadel-mor. Diogo Fernandes a fez.
Chancelaria de D. Manuel I, liv. 22, fl. 17v


Nas Inquirições De Genere de Évora temos um Mangas:

Manuel Rodrigues Mangas - Mértola - 1722

Resposta

Link directo:

RE: Mangas

#291325 | renato moraes | 18 nov 2011 02:02 | Em resposta a: #277420

visitem o link do Hotel que foi palacio dos Mangas em Salamanca
http://www.hoteldongregorio.com/blog/categorias/hotel-don-gregorio-salamanca/palacio-hotel/
cumprimentos aos confrades,obrigado por compartilhar seus conhecimentos tenho aprendido muito com vocês.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 16:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen