Como encontrar documentos de um inventário?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

Como encontrar documentos de um inventário?

#64595 | mendesdossantos | 09 mai 2004 21:16

Prezados amigos:
Permitam-me compartilhar com vocês uma parte da história de minha família e pedir uma orientação.
Entre 1902 - 1910 faleceu em Belém - Pará - Brasil, um dos irmãos de minha avó paterna (Maria da Gloria dos Santos). Ele não tinha descendencia, então quem foi seu herdeiro foi seu pai, meu bisavô José Coelho Madeira. Minha avó com seu esposo, Julio Mendes dos Santos, vieram ao Brasil com um ou dois dos filhos ainda crianças, sendo uma dessas crianças o meu pai Henrique Mendes dos Santos. Eles venderam os bens deixados pelo meu tio-avô, e retornaram para Portugal. Com esse dinheiro meu bisavô comprou propriedade (s) no Concelho de Oliveira do Hospital, talvez em Lagares da Beira onde moravam.
Gostaria de saber como proceder para procurar esses documentos que foram gerados por todas essas ações, tais como: aviso do falecimento em território brasileiro de um filho, talvez uma procuração para minha avó e avô poderem negociar os bens do falecido em nome do meu bisavô, a compra de propriedade (s), etc. Passaportes foram tirados, deve haver um registro disso em algum lugar. Ao falecer, meu bisavô deixou bens a serem divididos entre seus filhos. Por sua vez, meus avós também deixaram alguns bens para seus filhos. Onde e como procurar?
Agradeço por toda ajuda e orientação, e me coloco à disposição dos caros amigos, se puder lhes ser de alguma utilidade.
Um abraço fraterno da amiga
Gloria
de Americana/SP/Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar documentos de um inventário?

#64605 | Samuel de Castro | 09 mai 2004 23:01 | Em resposta a: #64595

Estimada Glória,

Se o irmão de sua avó faleceu em Belém e ali tinha bens, há grande possibilidade de existir o inventário dele em algum Cartório de Feitos Cíveis daquela cidade. Você deve contatar o chefe do cartório de Belém (geralmente fica dentro do Fórum) e pedir a ele que investigue se foi feito o Processo de Inventário de Fulano de Tal. Caso positivo, poderás pedir a ele copiar ou mandar cópia dos dados que lhe interessam.
Já quanto a possíveis bens de seus ancestrais em Portugal, algum colega de lá com certeza irá lhe orientar.
Fico a disposição. Um abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar documentos de um inventário?

#238714 | vanessa oliveira | 10 set 2009 23:46 | Em resposta a: #64605

Boa tarde!

Aluguei um apartamento com meu noivo e deparei-me num obstáculo ao tentar alterar a titularidade junto à Light. A Imobiliária apresenta-se como espólio do proprietário e alega não ter o Termo de inventariante (documento cobrado pela Instiruição) e justifica que a esposa do falecido proprietário tem desconfiança em passar qualquer documentação. Entretanto quero regularizar a situação e gostaria de saber como localizar este inventário. Onde posso encontrá-lo?

Aguardo e agradeço,

Vanessa Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Como encontrar documentos de um inventário?

#238768 | Samuel C O Castro | 11 set 2009 15:43 | Em resposta a: #238714

Prezada Vanessa,

Não sou advogado, mas informo pelas experiências que tenho de pesquisas nos Processos de Inventário e de Testamento. A Imobiliária, com certeza deve ter contato com a esposa do falecido proprietário e, ambos, devem saber em qual cidade e Cartório está correndo o Inventário. Você e o noivo não poderão ter acesso ao Processo, mas poderão constituir um advogado para isso.

Mas, sou de opinião que, se a Imobiliária apresenta-se como Espólio do proprietário, é porquê ela tem créditos a receber do falecido. Pela sua exposição dos fatos, fica a dúvida se a Imobiliária é também a Inventariante dos bens do falecido junto ao Processo, mas independente de ser ou não, acho que ela tem por obrigação de resolver esta questão para vocês. Portanto, ela que tem que correr atrás para conseguir esse "Termo de Inventariante" para satisfazer a exigência da concessionária Light.

É o que está ao meu alcance em tentar ajudá-los. Fraterno abraço.

Samuel Cândido de Oliveira Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 mai 2024, 07:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen