Barbosa (du Bocage)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Barbosa (du Bocage)

#6463 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 08:30

A quem interessar trocar informações sobre esta família (Sesimbra, Santana e Setubal)
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#6466 | LCM | 30 jun 2001 10:22 | Em resposta a: #6463

Foi publicado um artigo de Carlos Ary dos Santos intitulado "Notas sobre um soneto biográfico de Bocage", em 1966 na Revista "Armas e Troféus".
Neste estudo, sobre uma família também Barbosa de Setúbal (a que Bocage se refere no dito soneto) vem publicada uma árvore de costados do poeta.
Se me disser o que procura mais concretamente, poderei ver se este trabalho ajuda.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#6467 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 10:52 | Em resposta a: #6466

Muito obrigada.

1. Augusto Barbosa Cabeça Ramos (n. Ev. - Sé 05.06.1926 - meu pai), filho de:
2. Augusto Cabeça Velez Ramos N. Ev. - Sé 15.02.1895, f. Ev. São Mamede 01.12.1967 e de Maria Ercília Soromenho Barbosa, N. em Sesimbra - Castelo 30.03. 1902, f. em Sesimbra (?), 1931-32, filha de:
3. Maria Ercília Leão Soromenho, N. Sesimbra - Santiago 18.06.1883 F. em Sesimbra - Castelo 04.07.1972 e de João Baptista Pinto Barbosa Martins (sobrinho ou sobrinho-neto de Manuel Maria Barbosa du Bocage), n. em Sesimbra - Santiago 24.06.1879 F. Sesimbra - Castelo 28.04.1965, C. Sesimbra - Castelo 10.10.1899, filho de:
4. Mariana Soares da Silva Pinto N. Sesimbra - Santiago e de José Maria Barbosa Martins N Sesimbra - Santiago, C. em Sesimbra, Santiago, (sobrinho/primo de Manuel Maria Barbosa du Bocage?) filho de:
5. José Maria Barbosa Martins e de Maria Perpétua

Estes são os elementos de que disponho. Gostaria de saber onde posso consultar a revista a que se refere.

Aguardo a sua resposta e renovo os meus agradecimentos.

Com os melhores cumprimentos
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#6469 | LCM | 30 jun 2001 11:10 | Em resposta a: #6467

Rita,

Os dados de que dispõe não são suficientes para fazer a ligação entre os seus Barbosas e os do poeta.
Aqui ficam alguns dados sobre a ascend~encia de Manuel Maria Barbosa du Bocage tirados da citada árvore:

Manuel Maria, n. Setúbal, S. Sebastião a 15-9-1765 (bapt. 29-9) e f. solteiro, s.g., em Lisboa, Mercês, a 21-12-1805.
Era filho de José Luis Soares de Barbosa, Bacharel em Cânones, Juiz de Fora na Castanheira e Povos, ouvidor em Beja e Advogado em Setúbal, n. em Setúbal, St.ª Maria, a 29-9-1728 (bapt. 13-10) e f. em Setúbal, St.ª Maria a 11-3-1802; c. em Setúbal, S. Sebastião, a 6-6-1758 com D. Mariana Joaquina Caetana Xavier do Bocage.
Neto paterno de Luís Barbosa Soares, n. em Lisboa, S. Julião, 28-8-1686 (bapt. 1-9) e f. em Setúbal; c. em Setúbal, Santa Maria, com Eugénia Maria Inácia, bapt. em Setúbal St.ª Maria, a 11-11-1693 (filha de Domingos Fernandes Bispo, maritimo, e de Luisa Josefa, neta paterna de Gabriel Fernandes, maritimo, e de Joana Nunes; neta materna de Manuel Rodrigues e de Maria Ferreira).
Bisneto de João Antunes Barbosa, soldado das Campanhas da Restauração, n. em Santiago, Soure, 1646, e de sua mulher Bárbara Soares, b. em Lisboa, S. Julião, a 4-12-1657.

São estes os elementos sobre Barbosas. Aconselho-a a subir mais uma ou duas gerações para tentar estabelecer o eventual parentesco.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#6470 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 11:38 | Em resposta a: #6469

Lourenço,

Muito obrigada pelas informações e sugestões.

Efectivamente parece que terei de "andar mais para trás" embora, de acordo com as informações familiares será pelos colaterais (não sei é se na 3ª ou 4ª ou até 5ª geração a contar de meu pai) que obterei a ligação.

Bom fim de semana
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#13563 | Sousa-Tavares | 29 nov 2001 14:42 | Em resposta a: #6470

Muito boa tarde,
peço disculpa de me intrometer neste tópico, mas também eu ouvi a história de que a minha família teria ligações com a do poeta Bocage. Isto foi já há uns anos. Recentemente iniciei as minhas pesquisas genealógicas e, efectivamente, deparei-me com alguns antepassados naturais de Setúbal. Não fui ainda muito longe nessas pesquisas. O antepassado que tenho, nascido na freguesia de São Sebastião, Setúbal, em cerca de 1860 é Georgina Adelaide de Bastos. Seus pais foram Manuel Ferreira de Bastos e Maria José de Lima Bastos. Não sei se será por estas pessoas que vem a ligação, mas como são de Setúbal...
Será que estes nomes de famílias lhe dizem algumas coisa?

Melhores cumprimentos,

Hugo Sousa Tavares, hsta@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: Barbosa (du Bocage)

#24676 | rita18 | 19 jul 2002 18:59 | Em resposta a: #13563

Caro Hugo

Tenho finalmente notícias para si:

JOSÉ CAETANO DE SOUSA TAVARES (e Gabriel António Henriques) foram testemunhas presentes do casamento de Sebastião Luis Soares de Barbosa com D. Ana Mº Benedita Martins, na freg. de Santiago, Sesimbra, a 06.10.1804.
Sebastião Luís Soares de Barbosa (meu 5º avô) era primo direito de Manuel Maria Barbosa do Bocage (filho de Eusébio Egidio Soares de Barbosa, irmão do pai de Bocage, neto de Luis Barbosa Soares e de s. m. Eugénia Maria Inácia).

Do que consultei sobre a família Soares de Barbosa (originais na Torre do Tombo, cópias no Arquivo Dist. de Setúbal) ainda não encontrei qualquer ligação familiar com a família Sousa Tavares. Se quiser posso dar-lhe os dados que já recolhi.
Cumprimentos
Rita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 04:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen