Soromenho (Sesimbra)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Soromenho (Sesimbra)

#6464 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 08:35

A quem interessar trocar informações sobre esta família.
(Há quem os creia descendentes do Soromenho que deu o nome à Califórnia - Calor infernal? Fábricas de cal de Sesimbra?)

Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6479 | MSS1 | 30 jun 2001 17:54 | Em resposta a: #6464

Rita Cabeça Ramos,

Estou interessado em conhecer linhas genealógicas dos Soromenhos de Sesimbra, nomeadamente quanto às suas origens e possíveis ligações aos Soromenhos de Lisboa (aos quais pertenço), Castro Marim, Lagos e Porto.
Quanto aos de Sesimbra, já existe pelo menos um registo neste GP, de uma ascendente do Camilo Castelo Branco, de nome Agostinha Sermenho Teles * cerca de 1585: http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=42861
Consegue ligar este nome aos que já conhece?
Também me interessa conhecer ramos mais recentes. Agradeço assim as suas informações, sendo que as que eu possa dar, referem-se aos outros ramos, que indiquei acima.

Os meus cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6483 | Rita Cabeça Ramos | 30 jun 2001 18:53 | Em resposta a: #6479

Boa tarde,
Os elementos de que disponho são os seguintes:

1. Maria Ercília Soromenho Barbosa N. Sesimbra - Castelo 30.03.1902 F. 1930/32 (minha avó paterna) filha de:
2. João Baptista Pinto Barbosa Martins c. Sesimbra - Castelo 10.10.1899 com Maria Ercília Leão Soromenho N. Sesimbra - Santiago 18.06.1883, f. Sesimbra - Castelo 04.07.1972, Filha de:
3. Maria Micaela Pinto Leão de Oliveira e de Jovenal Pinto Soromenho (2º casamento deste último), N. em Sesimbra - Santiago (+ ou - 1840), filho de José Joaquim Soromenho e de Maria Jacinta Pinto.

Este meu 3º avó casou 3 vezes:

1º com Mariana Silva Carvalho, da qual teve 4 filhos:
a)Maria José Soromenho Pereira (professora no Largo do Leão, em Lisboa, cerca de 30 anos)
b) Jovenal Pinto Soromenho (oficial da Marinha, morreu em África)
c)José Jovenal Pinto Soromenho (farmacêutico no Seixal - Farmácia Soromenho, ainda existente e na posse de uma das suas netas. Outro dos netos deste senhor é o Engº Viana Baptista - antigo Ministo das Obras Públicas (salvo erro de pasta), que tem dados sobre a família Soromenho, de 1400 a 1800, e que nos liga ao Soromenho que descobriu a Calinfórnia no sec. XV, ao serviço de Espanha!)
d) (não sei o nome)

2º casamento com Maria Micaela Pinto Leão de Oliveira, do qual houve 6 filhos:
Maria Ercília Leão Soromenho
António Leão Soromenho (também farmaceutico)
Aline ou Celine Leão Soromenho c. com Luis Victor Costa, tiveram uma filha, mas só já existe um neto nos EUA
Carmelinda Leão Soromenho c. com Germano (?) Neves, tiveram um filho, Germano Neves, "historiador", amigo de José Hermano Saraiva, que terá elementos sobre a família Soromenho.
Luis Leão Soromenho (farmaceutico - Setubal)
Micaela Leão Soromenho n.c., morreu jovem
3º com ..., tiveram 2 filhos
Alpinto ... Soromenho
Arménia ... Soromenho (faleceu o ano passado ou em 1999, vivia nos anjos, em Lisboa e era doente do Centro de Saúde da Damasceno Monteiro)

Estes são os elementos de que disponho de momento. Estive a consultar o registo de Agostinha Sermenho Teles e, efectivamente, os registos dos seus descendentes referem a freguesia de Santiago, em Sesimbra, como local de nascimento e/ou casamento e/ou óbito, o que não deixa de ser uma coincidência interesante (ver local de nascimento de Maria Ercília e Jovenal Pinto Soromenho, respectivamente minha bisavó e 3º avô). Agora quanto ao nome de Agostina Sermenho Teles de nada disponho e tenho algum receio de incomodar, sem informações mais seguras, as pessoas que referi como possuindo mais elementos.
Melhores Cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6486 | PMEQAAT | 30 jun 2001 19:15 | Em resposta a: #6479

Exmo Senhor Marcos Soromenho Santos

Para me localizar genealógimente,sou trineto do escritor José Maria Eça de Queiroz,que por sua vez era também trineto de Pedro António Galego Soromenho ,sargento-mór(Major)dos Reais Exércitos,fidalgo de cota d'armas e ,salvo erro,cavaleiro prof.da O.M.de Cristo,dos Soromenhos do Algarve.
Gostaria de saber se todos estes ramos de Soromenhos têm a mesma raíz e se sabe alguma coisa mais sobre os antepassados deste meu 7ºavô,para além daqueles que constam da carta d'armas com que foi agraciado.

Com os melhores cumprimentos
Obrigado

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6490 | rafael mião | 01 jul 2001 00:07 | Em resposta a: #6479

Meu Caro Marcos Soromenho
É com muita satisfação que leio este tópico que me interessa em virtude de ter referenciado um Manuel Rodrigues (ou Domingues?)Soromenho(aparece com a grafia Sermenho) casado com Maria de Lemos pais de Maria de Lemos casada aos 25-2-1713 com o alferes(depois capitão ?)António Silva,do Espragal-Alte pais de José da Silva Lemos,do Espragal-Alte casado com D.Catharina Martins Cavaco que são os pais de Luisa da Silva casada com Domingos Roiz Guerreiro,riquíssimo lavrador ,filho dos meus 8.ºs avós Domingos Roiz Guerreiro ,"dos principais de Alte e Benafim e dos mais ricos "e F.S.Oficio C/c Anna Netta.Domingos Roiz Guerreiro(filho)e Luisa da Silva atrás referida são meus 7.ºs avós.

Também tenho conhecimento de -Galegos ligados a Soromenhos e que foram Governadores da fortaleza de Santo António de Armação de Pera.O capitão João Galego que foi governador da dita fortaleza)governador da ref.ªfortaleza(há outro homónimo mais antigo que também exerceu o mesmo cargo) casou com Brites de Andrade ,filha do cap.ão Amaro Vaz ,governador da fortaleza de Beliche e de Leonor de Andrade,descendente de Brás Rodrigues de Anaya Soromenho e de Maria do Vabo Pimentel(?).São apontamentos "dispersos"que tenho,mas que podem ser úteis.
Um grande abraço do primo amigo
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6493 | PMEQAAT | 01 jul 2001 00:35 | Em resposta a: #6490

Exmo Senhor Rafael Carvalho

Não sei se já o fez, mas se não,sugiro-lhe que consulte a CBA de Pedro António Galego Soromenho (nº2155 do Arquivo Herádico-Genealógico do Visconde de Sanches de Baena)assim como o título de "Soromenhos"no Felgueiras Gayo.
De qualquer maneira as suas informações e os seus dados parecem estar correctos.
Tenho interesse nesta família pois também sou dela descendente pelo acima referido Pedro António(é meu 7ºavô).
Teria também interesse saber,nomeadamente,quem será o actual chefe do nome e armas desta família.

Cordiais cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6500 | MSS1 | 01 jul 2001 10:20 | Em resposta a: #6483

Rita Cabeça Ramos,

Agradeço as prontas informações que enviou, e que registei no meu arquivo de Soromenhos. Conhecia alguns nomes que refere, mas desconhecia a ligação entre eles.
Quanto à ascendente do Camilo, Agostinha Sermenho Teles, de facto, a fonte que o GP indica (Processo Genealógico de Camilo Castelo Branco, de José de Campos e Sousa) não nos dá a sua naturalidade. Mas, como concluiu e bem, será provavelmente Sesimbra.
Sei do interesse do Engº Viana Baptista sobre o assunto, mas nunca cheguei a falar com ele. Estou certo, pelo que me conta quem o conhece, que não o incomodará se mostrar interesse nos elementos que ele tem. Caso prefira que seja eu a fazê-lo, o meu e-mail é:
MSS@netcabo.pt , para onde poderá dar-me o contacto dele ou dar-lhe a ele o meu.
Conheço mais interessados neste tema, preparando-nos para juntar todas as informações que coligirmos, a fim de avançarmos no estudo da Família.

Os meus cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6503 | MSS1 | 01 jul 2001 12:18 | Em resposta a: #6486

Pedro Ahrens Teixeira,

Para além da fonte que cita, e do Felgueiras Gaio que também conhece, as informações seguras que possuo especificamente sobre a sua ascendência são poucas. No entanto estou a reunir dados sobre a Família, que poderão avançar a investigação. Relativamente à raiz comum dos diversos ramos, eu arriscaria dizer que a situo em Lagos no séc. XVI.
Curiosamente, e quem sabe de harmonia com a origem que Gaio dá à Família em Portugal, os mais antigos que encontrei em Lagos usam "Pires Soromenho" e, na mesma época o navegador sesimbrense que descobre a Califórnia e a terá baptizado, é Sebastião "Rodrigues Soromenho". Este último, nascendo em Sesimbra, viveu e casou em Lagos, fazendo testamento no México em 1602, no qual deixa como herdeiras em partes iguais a Misericórdia de Lagos e a Misericórdia de Sesimbra. Mas voltando aos patronímicos, não nos podemos esquecer que o D. Pedro Anhaia de que fala o Gaio como o primeiro Soromenho em Portugal, era fidalgo castelhano que veio de facto ao tempo de D. Afonso V. Por seguir o partido da princesa D. Joana, a "Excelente Senhora", terá combatido do lado português e por cá ficou. Mas acompanhava-o seu irmão D. Rodrigo Anhaia. Não posso tirar conclusões, mas para já temos uma boa pista a explorar, sobre a origem da Família.

Os meus cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6511 | Rita Cabeça Ramos | 01 jul 2001 22:13 | Em resposta a: #6500

Caro Marcos,

Transmitirei, assim que puder, uma cópia de todas estas mensagens ao Engº Viana Baptista.

Muito gostaria de contribuir para o avanço do estudo da família e sendo muito franca, uma vez que sou "fã" de Eça de Queiroz, saber que algum dos meus costados lhe está ligado, bem como a Camilo Castelo Branco e a Sebastião Rodrigues Soromenho.

Os meus cumprimentos,
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6512 | marsousa | 01 jul 2001 22:22 | Em resposta a: #6479

Caros Senhores

Quando estudava um dos meus ramos algarvios,de Castro Marim, verifiquei que a segunda mulher de meu 4. avô, Miguel António de Sousa Faísca, (eu descendo do 1º casamento), era D. Maria Rita da Purifcação Xavier.
Esta senhora era natural de Odeleite tal como os pais, João Manuel Soromenho, capitão de milícias, e sua mulher, D. Maria do Brito Miranda.

O capitão João Manuel Soromenho (por vezes o nome aparece nas formas Seromenho e Sermenho), casou segunda vez em Castro Marim, com D.Catarina Cândida Nogueira Mimoso, minha tia trisavó. Deste segundo casamento teve pelo menos quatro filhos, Maria da Encarnação, João Manuel, António Joaquim e José Mimoso Soromenho.

Tenho mais alguns dados sobre estas famílias ligadas por vários casamentos, que, caso haja interesse, poderei fornecer.

Nos meus antepassados a única pessoa com esse apelido é Isabel Sermenho (n. c. 1655) que é também antepassada(é 5ª avó) não do Cap. João Manuel Soromenho mas de D. Catarina Cândida.
Isabel era casada com Manuel Martins ..., cujo filho, Manuel Martins Frade, casa na Sé de Faro a 5 de Setembro de 1714 com Francisca Maria, filha do casal Francisco Lopes e Isabel Rodrigues.


Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6518 | PMEQAAT | 02 jul 2001 00:11 | Em resposta a: #6503

Marcos Soromenho Santos,

Obrigado pelos seus esclarecimentos a respeito desta família.À medida que as investigações sobre esta forem avançando ,espero ter oportunidade de voltar a trocar impressões impressões consigo.

Saudações genealógicas,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6522 | ricardo lopo | 02 jul 2001 03:05 | Em resposta a: #6479

Estou relacionado `a familia do Dr. Luis Soromenho, meu tio por casamento com a minha tia Dorothy Bruton. Viveram em Mocambique nos anos 1930-40, assim como em Portugal. Tiveram duas filhas e um filho, meus primos : Rosa Maria, Jose, e Isabel. O meu tio era medico, tendo se formado e especializado em Portugal, Inglaterra e Alemanha. Se desejar contactar comigo por e-mail, agradecia que dirigisse a sua mensagem para cbls@sympatico.ca.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6532 | MSS1 | 02 jul 2001 12:34 | Em resposta a: #6512

Maria Manuela,

Estou bastante interessado nas informações que possui e possa fornecer sobre o capitão João Manuel Soromenho, seus casamentos e descendência, assim como da sua ascendente Isabel Sermenho. Interessam-me os nomes, datas e locais de nascimento, casamento e morte, assim como profissões, dados biográficos, e fontes que conheça.
Para já, anotei as informações que me enviou, mas se me puder mandar mais, mais grato lhe fico.

Os meus cumprimentos,
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6533 | MSS1 | 02 jul 2001 13:15 | Em resposta a: #6490

Meu bom amigo Rafael Carvalho,

Já tinha nota daqueles seus ascendentes Soromenhos, porque amavelmente o Rafael Carvalho já me enviara os dados. Quanto às informações dos Galego Soromenho, também são úteis, obviamente, vêm reproduzidas no Felgueiras Gaio.
Embora este tópico seja sobre Soromenhos de Sesimbra, era certo que falariamos do Algarve, onde se desenvolveram tantos ramos desta Família. É bom saber que há tanto interesse nas genealogias algarvias, campo no qual felizmente se vai avançando.
Tenho também outros assuntos para conversarmos, mas terá que ser em sede própria.

Um abraço fraterno,
Marcos Soromenho Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6538 | rafael mião | 02 jul 2001 14:29 | Em resposta a: #6533

Meu Caro Marcos Soromenho
Agradeço-lhe muito as suas notícias.Deus queira que o estudo das Famílias Algarvias vá por diante e,às vezes,a repetição no Forum dos "mesmos assuntos",com outros cambiantes ajuda a avivar a memória,para mais informações,por isso me repito tantas vezes com o risco de me tornar enfadonho.Ontem,à noite,enviei-lhe um mail,mas esqueci-me de outro assunto,fora deste âmbito.
Um grande abraço de amizade
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6546 | JCC | 02 jul 2001 18:42 | Em resposta a: #6512

Maria Manuela

Esses Brito Miranda interessam-me muito.

De facto a minha mulher descende de um João Xavier de Brito Miranda, filho de João Xavier de Brito, naturais de Tavira, o pai, e de Odeleite, o filho, e aí foram respectivamente Alferes e Capitão de Ordenanças (ou seria Milicias?).

João X de B (n. 10.9.1746) cc Catarina Pereira
em 21.12.1772. Era filho de Francisco Xavier de Brito e de Maria Freyre de Lima. Neto paterno de Manuel da Costa de Brito e de Catarina da Luz e materno deJ oão Pereira Faleira e Isabel da Conceição.

O seu filho João X. de B. Miranda (n. 15.1.1779) e cc Maria dos Mártires filha de João Nunes e Bárbara Maria.

Este João Xavier de Brito Moranda teve vários irmãos:
António (31.10.1773)
Manuel (2.4.1775)
João (4.10.1777)
Teresa (25.8.1781)
Maria (3.12.1782)

Será que esta última é a que fala na sua mensagem?

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#6556 | marsousa | 02 jul 2001 23:53 | Em resposta a: #6546

Caros Senhores

Quanto à ascendência do Cap João Manuel Soromenho ou de sua mulher, D. Maria do Brito Miranda nada sei. Não pesquisei pois não são meus familiares.

Passo a indicar o que tenho relativamente à descendência de João Manuel Soromenho, Capitão de Ordenanças (por lapso escrevi de Milícias pois tinha estado a consultar os dados de Castro Marim e o meu 5º avô Manuel Martins Faísca, pai de Miguel António de Sousa Faísca era Sargento-mor de Milícias na mesma vila).

------------------------------------------

Descendência do Cap. João Manuel Soromenho( copiada do PAF4).


Primeira Geração

1. Cap. João Manuel Soromenho nasceu em Odeleite, Castro Marim. Ele faleceu 1872 ou antes em Odeleite, Castro Marim.

João casou-se com (1) D. Maria do Brito Miranda. Maria nasceu em Odeleite, Castro Marim.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 2 F i. D. Maria Rita da Purificação Xavier (ou Mascarenhas) faleceu em 19 abril 1850.


João também casou-se com (2) D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso, filha de Sebastião António Nogueira Mimoso e D. Maria da Encarnação. Catarina nasceu em 17 setembro 1834 em Castro Marim. Ela faleceu em 14 junho 1912 em Castro Marim.

Eles tiveram os seguintes filhos

3 F ii. D. Maria da Encarnação Mimoso Soromenho nasceu em 1856/1857 em Odeleite, Castro Marim. Ela faleceu em 6 junho 1892 em Castro Marim.
Maria casou-se com António da Conceição Moreira Jr., filho de António da Conceição Moreira e Custódia da Conceição, em 27 fevereiro 1886 em Castro Marim. António nasceu em 1851/1852 em Castro Marim.

4 M iii. João Manuel Mimoso Soromenho nasceu em 1858/1859 em Odeleite, Castro Marim.
João casou-se com Tomásia da Conceição e Silva, filha de João da Silva e Isabel Maria, em 15 outubro 1883 em Castro Marim. Tomásia nasceu em 1860/1861 em Castro Marim.

5 M iv. António Joaquim Mimoso Soromenho nasceu em 28 setembro 1862. Ele faleceu em 16 setembro 1939 em Castro Marim.

6 M v. José Mimoso Soromenho nasceu em 23 abril 1866. Ele faleceu em 1 outubro 1912 em Castro Marim.


Segunda Geração

2. D. Maria Rita da Purificação Xavier (João Manuel) nasceu em Odeleite, Castro Marim. Ela faleceu em 19 abril 1850 em Castro Marim.

Maria casou-se com Miguel Antonio de Sousa Faisca, filho do Maj. Manuel Martins Faísca e D. Isabel Maria. Miguel nasceu em 4 março 1784 em Santa Bárbara de Nexe, Faro. Ele faleceu em 18 abril 1861 em Castro Marim.

Eles tiveram os seguintes filhos

+ 7 M i. João Xavier de Sousa Faísca nasceu em 1840/1841 e faleceu 1880 ou depois.

8 F ii. Maria Rita Xavier Faísca nasceu em 1842/1843.
Maria casou-se com Manuel José Moleirinho em 7 outubro 1864 em Castro Marim. Manuel nasceu em 1842/1843.

9 M iii. Alfredo Xavier de Sousa Faísca nasceu em 19 julho 1849 em Castro Marim. Ele faleceu em 24 setembro 1932 em Castro Marim.
Alfredo casou-se com D. Catharina Candida Nogueira Mimoso, filha de Sebastião António Nogueira Mimoso e D. Maria da Encarnação, em 20 março 1872 em Castro Marim. Catarina nasceu em 17 setembro 1834 em Castro Marim. Ela faleceu em 14 junho 1912 em Castro Marim.


Terceira Geração

7. João Xavier de Sousa Faísca (Maria Rita da Purificação Xavier, João Manuel) nasceu em 1840/1841 em Castro Marim. Ele faleceu 1880 ou depois.

João casou-se com D. Hermínia da Purificação Nogueira Mimoso, filha de Sebastião António Nogueira Mimoso e D. Maria da Encarnação, em 14 agosto 1861 em Castro Marim. Hermínia nasceu em 5 outubro 1835 em Castro Marim. Ela faleceu 1880 ou depois.

Eles tiveram os seguintes filhos

10 M i. João Nepomuceno Mimoso Faísca.
-----------------------------------

Ao analisarem-se estes dados parece haver um erro pois Catarina Cândida, 2. mulher de João Manuel Soromenho aparece também como mulher do neto dele, Alfredo Xavier de Sousa Faísca. Não é engano.
(Este assunto já apareceu numa contribuição minha no tópico "Famílias do Algarvias-âmbito muito alargado" de 3-3-2001).

Numas fotocópias de um documento antigo, de 1858 mencionam-se os "autos de demarcação e posse...a requerimento de João Manoel Sermenho e seu irmão António Xavier do Brito".

Há outros dados que me suscitam alguma curiosidade. Acontece que a primeira mulher de Miguel António de Sousa Faísca, Ana dos Mártires Nunes Correia (n. c. 1795 em Castro Marim), era filha do Alferes João Nunes Correia e de Bárbara Teresa Dias.

Será que há alguma relação entre esta minha 4. avó Ana dos Mártires e Maria dos Mártires filha de João Nunes e Bárbara Maria?

Quanto a Isabel Sermenho ela é 4. avó de D. Maria da Encarnação, (filha do Capitão José Elisbão Monteiro, de Faro, e de D. Maria Teresa,de Olhão), mãe das três irmãs Nogueira Mimoso: D.Catarina Cândida ( a filha mais velha e que como tal tem o nome da irmã do pai, da avó, da bisavó e da trisavó Catarina), D.Hermínia da Purificação e D.Amália Rita Nogueira Mimoso (minha trisavó).

Numa gravura que possuo com a imagem de Nossa Senhora existe a seguinte legenda: "Verdadeiro retrato da milagrosa imagem de Nossa Senhora dos Martyres da Villa de Castro Marim mandada fazer em 1900 por António Pedro d'Aragão Lamim, Juiz, António Roza, Escrivão e João Nepomuceno Mimoso Faísca, Thezoureiro da confraria". Este último é o já referido na descendência do Cap João Soromenho. O primeiro indicado é irmão de minha bisavó (que casou com um dos filhos de Amália Rita e de António de Sousa Faísca, filho de Miguel António e Ana dos Mártires.

Espero que haja muitas contribuições sobre famílias algarvias de que tenho inúmeros ramos e portanto o assunto interessa-me sobremaneira.

Maria Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7112 | ncm | 17 jul 2001 11:45 | Em resposta a: #6464

Rita

A minha mulher descende de uns Soromenhos de Sesimbra por via feminina. A avó materna da avó materna da minha mulher chamava-se Joana Soromenho Ribeiro, nasceu por 1875 e era filha de um Casimiro Francisco Ribeiro e de uma Elvira Soromenho (de quem há uma fotografia). Tudo o que sei resulta da memória familiar e de nenhuma investigação.
Conheço a sua ascendência pela árvore de costados do livro do António Pestana.
Até breve

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7117 | MSS1 | 17 jul 2001 14:25 | Em resposta a: #7112

Nuno,

Já estranhava a demora da sua presença neste tópico!
Estou em falta consigo relativamente às fontes que prometi e não lhe enviei sobre o Colégio dos Nobres. Mas creio que tenho de ir à Torre do Tombo verificá-las. Mal possa irei.
Como vê continuamos a reunir dados sobre vários ramos de Soromenhos. A partir deste tópico, chegaram-me mais informações directamente e contactos que podem ajudar a desenvolver desde já ramos mais recentes.
Um abraço,

Marcos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7119 | ncm | 17 jul 2001 14:45 | Em resposta a: #6512

Maria Manuela

Sou descendente de um Silvestre da Costa Sermenho, nascido por mil setecentos e poucos na freg. de S. Pedro de Faro, aí casando, na Sé, com D. Ana Maria Rosa. Vieram morar para Lisboa, onde nasceram alguns dos seus filhos na década de 40 desse século.
Tem alguma notícia desta gente?
Até breve
Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7120 | ncm | 17 jul 2001 14:47 | Em resposta a: #6512

Maria Manuela

Sou descendente de um Silvestre da Costa Sermenho, nascido por mil setecentos e poucos na freg. de S. Pedro de Faro, aí casando, na Sé, com D. Ana Maria Rosa. Vieram morar para Lisboa, onde nasceram alguns dos seus filhos na década de 40 desse século.
Tem alguma notícia desta gente?
Até breve
Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7121 | ncm | 17 jul 2001 14:57 | Em resposta a: #7117

Caro Marcos

Só agora comecei a frequentar o forum e vejo que os Soromenhos de Sesimbra estão a suscitar muito interesse. Também eu estou em falta consigo porque não lhe mandei o breve apontamento sobre os meus Costas Sermenhos (o que conto fazer ainda hoje, de casa). Será mais uma peça para o intrincado puzzle.
um abraço

Nuno Canas Mendes

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7147 | rmfrp | 17 jul 2001 22:36 | Em resposta a: #6486

Caro Senhor Pedro Ahrens Teixeira:

Peço que me desculpe a intromissão neste tema, mas na ascendência do seu ilustre trisavô José Maria Eça de Queiroz, conforme indicada aqui no GP, surge D. Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro (mãe de Francisco António Pereira d'Eça, sendo este genro de Pedro António Galego Soromenho). Os elementos que recolhi indicam ser esta senhora filha do Dr. Amaro de Siqueira Mimoso e de D. Catarina de Azevedo e Siqueira.

Uma vez que o Dr. Amaro de Siqueira Mimoso é irmão de uma antepassada minha, tenho já alguns elementos sobre a sua ascendência que terei muito gosto em lhe disponibilizar. Ressalvo que a ascendência que Felgueiras Gayo lhe atribui está errada, conforme tenho amplamente comprovado.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7159 | rafael mião | 17 jul 2001 23:27 | Em resposta a: #7147

Boa noite e bom serão.
Há dias por mero acaso, e ainda bem ,li no Liv.30 da Ordem de Santiago o que segue:
Padre João Manuel do Amaral Sermenho(312).

Carta de Ben.º Simples da igreja de São Pedro, de Faro.Aos 20-11-1750.

Freire conventual da Ordem que El-Rei fez mercê do Benefício Simples da Igreja de São Pedro ,de Faro,da mesma Ordem,e haja de mantimento com casa um ano seis mil reis ,oitenta e dois alqueires de trigo,três pipas de vinho,pago tudo dos frutos da Comenda da Igreja e dos mais que percebe o Bispo e Cabido do Algarve.Que todos os seus rendeiros e feitores paguem dos ditos dízimos que perceberem ao mesmo João Manuel do Amaral Sermenho o mantimento acima declarado de bom e de receber,etc,etc.
Chancelaria da Ordem de Santiago 23-4-1750- Rainha....
Espero que este breve apont.ºtenha alguma utilidade,caso não seja do vosso conhecimento
Com amizade
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7180 | PMEQAAT | 18 jul 2001 07:35 | Em resposta a: #7147

Caro Senhor Rui Pereira,

Acuso a recepção da sua mensagem e tenho o maior interesse em conhecer esses elementos sobre a ascendência da minha antepassada 7ªavó,D.Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro.

Obrigado e os melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7188 | Filgueira | 18 jul 2001 13:20 | Em resposta a: #7121

Caros amigos,

Tenho a seguinte ligação com os Soromenhos:

1.Domingos Rodrigues Soromenho,governador de Lagos, c.c.N... pais de:

2.Vicente Rodrigues Soromenho c.c.N..., pais de:

3.Maria Rodrigues Soromenho c.c.Francisco Lourenço Brandão Ivo.Pais de:

4.Dorotéia Maria Rosa Brandão Ivo c.c.Pedro Baptista Pedegache, natural de Bayona.Pais de:

5.Matilde Valentina Pedegache n.1738, c.c. Hipolito Burlamaqui.Pais de:

6.Carlos Cesar Burlamaqui tronco dessa familia no Brasil

Talvez estas informações possam ajudar a algum.Gostaria de saber os ascendentes desses Brandão Ivo.

Atenciosamente,

Marcos Filgueira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7221 | rmfrp | 18 jul 2001 23:59 | Em resposta a: #7180

Caro Senhor:

A filiação de Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro (Dr. Amaro de Siqueira Mimoso e D. Catarina de Azevedo e Siqueira) é indicada (com erros nos nomes e não só, mas mesmo assim indicada) por Felgueiras Gayo no Tomo XXI, título de Mouras Coutinhos, § 19, número 9. Gostaria de encontrar elementos que confirmem (ou não) esta filiação, e que em princípio devem existir.

Há, no entanto, perfeita coerência:

Datas - António José Pereira d'Eça nasceu em 04.01.1727 (base de dados GP). Amaro e Catarina casaram em 20.09.1710. Luísa poderia ser um pouco mais velha que o marido, mas há casais que têm filhos mais de 20 anos depois de casarem.

Apelidos - Com esta ascendência, Luísa Joana de AZEVEDO FREIRE de CASTRO é filha de D. Catarina de AZEVEDO e Siqueira, neta materna de D. Maria Josefa FREIRE de Andrade e sobrinha materna de D. Luísa Teodósia de CASTRO.

O erro de Felgueiras Gayo - No local referido do seu nobiliário, este autor diz que "Amaro de Sequeira Pinto Mimoso" (que não é Pinto) era irmão de "D. Luísa Teodora de Castro" (o nome correcto é Teodósia), esposa do morgado de Bertiandos. Mas quem é irmã de D. Luísa Teodósia é exactamente D. Catarina de Azevedo e Siqueira, já que são ambas filhas de José Pinto Pacheco e de D. Maria Josefa Freire de Andrade (tudo isto está comprovado a partir de registos da época). Ou seja, Felgueiras Gayo atribuiu ao marido a filiação da esposa.

Feito este esclarecimento, aqui fica a ascendência de Amaro de Siqueira Mimoso:

O Dr. Amaro de Siqueira Mimoso era natural de Faro, e filho do segundo casamento de Manuel Rolão, natural de São Brás de Alportel. Este casou em primeiras núpcias em Faro (São Pedro) em 07.10.1666 com Margarida de Mendonça. Depois de enviuvar, casou segunda vez em 12.02.1680 com Joana Mimoso, natural de Tânger, mãe de Amaro.

Manuel Rolão era filho de Martinho Afonso, natural de São Brás de Alportel, e de Maria Alves Rolão, natural de Faro. Joana Mimoso era filha de António Jorge Mimoso, cavaleiro da Casa Real, e de Ana Bogalha, ambos naturais de Tânger e que casaram nesta cidade em 10.09.1643.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7245 | rmfrp | 19 jul 2001 19:30 | Em resposta a: #7180

Caro Senhor:

O estudo da genealogia dos Pereira d'Eça, feito por Domingos de Araújo Afonso e publicado em 1969 na revista "Armas e Troféus" (reproduzida no livro "Os Eças", de Maria Augusta d'Eça d'Alpuim), refere como uma das irmãs mais novas do seu antepassado, Tenente-Coronel Francisco António Pereira d'Eça, D. Inês Margarida Pereira d'Eça, nascida em 08.06.1763 em Valença (freguesia de Santa Maria dos Anjos). Nesse mesmo estudo volta a surgir o nome do avô materno destes dois irmãos (e pai de D. Luísa Joana) como sendo Amaro de Sequeira Pinto Mimoso. Não, há, neste caso, qualquer referência à sua filiação, ou à da esposa.

Para melhor esclarecer esta questão, contactei o Arquivo Distrital de Viana do Castelo, do qual me deram a seguinte informação:

No livro 1 de baptismos da freguesia de Santa Maria dos Anjos, concelho de Valença, a folhas 149, encontra-se o registo de baptismo de Inês Margarida, nascida em 08.06.1763, filha de António Pereira de Eça, natural de Vila Nova do Freixieiro, freguesia de São Pedro de Britelo, concelho de Celorico de Basto, e de Luísa Joana de Azevedo, natural de Torres Novas; neta paterna de João Pereira de Eça e de Maria de ..., solteira, naturais de Britelo; e neta materna de Amaro de Sequeira Mimoso, natural de Faro, e D. Catarina de Azevedo Freire, natural de Lisboa.

O registo de casamento do meu parente Amaro, que transcrevi em Faro há vários meses, encontra-se a folhas 307 do livro de registo de casamentos da freguesia da Sé de Faro para os anos de 1676 a 1716, e o seu texto é o seguinte:

"(à margem) Amaro de Siq.ra Mimoso com D. Cnª de Azevedo

Em os vinte de Setrº de mil e setecentos e dez em minha prez.ca e das test.as abaixo nomeadas corridos os banhos digo com fiança aos banhos, com licença de sua Illmª (?) contrahirão matrº por palavras de prez.te Amaro de Siqrª Mimozo soltrº fº de M.el Rollão e de Joana Mimoza n.al e m.or desta cidade, com D. Cnª de Azevedo e Siqrª filha de Jozeph Pinto Pacheco e de D. Mª Jozepha de Andrª naturais da cid.e de Lxª e moradores nesta de Faro, forão padrinhos o D.or Ouvidor Caetano de Brito e Figrdº e o D.or Juis de Fora Jozeph Prª de Azevedo de q~ fiz este termo, que comigo assinarão como testemunhas da ut supª

O Conego R. Fran.co Teixrª de Barros
Caetano de Brito de Fig.do
Jozeph Prª de Az.do"

Creio ficar assim esclarecida a ascendência de D. Luísa Joana de Azevedo Freire de Castro.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7255 | PMEQAAT | 20 jul 2001 01:05 | Em resposta a: #7245

Caro Rui Pereira

Muitíssimo obrigado pelas informações que me facultou.Uma vez que a varonia dos Pereira d'Eça é de Moura Coutinho,senhores da quinta do Freixieiro e depois de Coutinho antigo,senhores do Couto de Leomil(embora com pelo menos uma bastardia),eu sabia que podia contar com a preciosa ajuda do nosso Gayo.É evidente que a sua magnífica obra também contém erros mas mesmos estes, presumo-os sempre de boa fé.É literalmente impossível escrever um nobiliário daquela extensão sem alguns erros.
Também conheço o livro "Os Eças"da nossa parente Maria Augusta d'Eça de Alpuim.
De qualquer maneira é sempre bom corrigir os erros com a comprovativa documentação original.

Obrigado mais uma vez,
com os meus melhores cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7323 | Rita Cabeça Ramos | 22 jul 2001 11:45 | Em resposta a: #7112

Nuno

Muito obrigada por mais uma peça do puzzle.

Não consigo, com as informações que possuo actualmente, ligar a 3ª avó da sua mulher aos "meus" Soromenhos, mas é provável que seja sobrinha do meu 3º avó - Juvenal Pinto Soromenho (nascido por volta de 1840) - e portanto, prima da minha bisavó - Maria Ercília Leão Soromenho (n. em 1883) - e de mais 5 irmãos e 6 meios-irmãos desta senhora.
Bom domingo
Rita

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7870 | rmfrp | 14 ago 2001 01:31 | Em resposta a: #6486

Boa noite.

Num artigo de Ernesto Ferreira Jordão sobre o Mestre de Campo Pedro de Sousa de Abreu e Siqueira (do qual sou descendente) são referidas várias ligações entre os descendentes deste militar do século XVII e outras famílias. Uma das referidas é a família Soromenho, citada como família armoreada exactamente pela carta de brasão de Pedro António Galego Soromenho.

Gostaria portanto de saber qual é a ligação entre os Soromenhos e os Sousas de Abreu.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7910 | fsomr | 15 ago 2001 13:03 | Em resposta a: #6464

1) Paulino José dos Santos Seromenho, ajudante do forte da Cruz Quebrada (Arquivo Histórico Militar caixa nº351).Nasce em fins do séc. XVIII.
Filho:
2) Aires José Soromenho, n. em Lisboa por volta de 1800 (AHM, caixa nº 2025). Foi aluno do Real Colégio da Feitoria da Torre de São Julião da Barra. Morreu em combate em 16 de Maio de 1834 na batalha da Asseiceira "contra o exército ursupador", no posto de capitão. Casou com Maria Bárbara Soromenho de Lemos de quem teve 5 filhos:
3) Manuel Jeremias Soromenho, bap. em Monte Video em 1819 (AHM, caixas 463, 806, 168). Capitão do Regimento de Infantaria nº10, Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis. Esteve em Angola em 1846. Faleceu em 18 de Maio de 1870. Casou com Maria Francisca Soromenho. Filhos:
4) Francisca Soromenho
4) Luiz Maria Soromenho, nasceu em Luanda, Angola em 5 de Fevereiro de 1844 (AHM, caixas 1747, 2013 e 1246).Foi governador do distrito de Cabo Delgado e reformou-se no posto de major. Faleceu em 16 de Junho de 1914 sendo casado.
4) Júlio Augusto Soromenho, tenente, foi bap. na freg. dos Anjos a 28 de Fevereiro de 1852 (AHM, caixa 1015).
3) António da Assunção Soromenho, nat. de Estremoz onde nasce em 1822 (AHM, caixa 1015), capitão, faleceu em 17 de Fevereiro de 1871, viúvo e com 2 filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7911 | fsomr | 15 ago 2001 13:14 | Em resposta a: #7910

1) José Joaquim de Castro Soromenho casado com Antónia de Nazareth Galvão. Filha:
2) Maria Cremilda de Castro Soromenho, nat. da freg. de São Pedro , Elvas. Morava na rua de Sá da Bandeira, freg. de Santo Ildefonso, Porto. De António do Espírito Santo,nat. da freg. da Vitória, Porto, negociante, filho de José do Espírito Santo e de sua mulher Maria do Carmo Espírito Santo, houve um filho:
3) Arthur Ernesto de Castro Soromenho, bap. na freg. de Santo Ildefonso, Porto, a 13 de Agosto de 1879, sendo padrinho Felice Cantua. Casado (4ª Conservatória do Registo Civil do Porto, assento nº 381 do livro do ano de 1879, freg. de Santo Ildefonso).
Filha:
4) Maria Manuela de Castro Soromenho, casada co ... de Noronha Feyo. Filho:
5) ... de Castro Soromenho de Noronha Feyo

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7912 | fsomr | 15 ago 2001 13:25 | Em resposta a: #7911

Arquivo Histórico Militar
1) José Pereira de Castro Soromenho caixa 768
( ver também Gaspar António de Carvalho caixas 77, 334, 1864, 471).
2) Pedro António Galego Soromenho cx 929
( ver também Alexandre Duncan caixa 400).
3) Pedro António Pereira Soromenho cx 183.
4) Silvério de Freitas Pimentel Soromenho cx 191.
5) António Pedro Galego Soromenho cx 603.
6) Eduardo Júlio Pereira Soromenho cx 820, processo 135-17.
7) Francisco Pereira Soromenho cx 449 (ver também Pedro António Galego Soromenho e Francisco António Pereira D´Eça, caixas 368, 1726 e 1890)
8) José Pereira Soromenho cx 2013 (ver também Pedro António Galego Soromenho).
9) José Pereira Amado Seromenho caixa 261
10) José Pereira de Castro Seromenho caixas 768 e 2013, processo 79-24.
10) Luiz Pereira de Castro Seromenho cx 159.
11) Pedro António Pereira Seromenho cx 2013.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7922 | magalp | 15 ago 2001 19:54 | Em resposta a: #7912

Caro Fsomr

Desculpe-me o tratamento por iniciais, por não saber decifrá-las.

Vejo que tem grande facilidade e informação no AHM, nos conteúdos das suas muitas caixas. Foi bem demonstrada com a torrente de infos sobre os Soromenho!

Poderá dizer-me o que sabe sobre o Capitão de Dragões Domingues Manoel de Meirelles Leite Rangel de Quadros Soares de Albergaria. Nasceu entre 1802 e 1808 e terá morrido cerca de 1870. Foi convencionado de Évora-Monte. Antes, foi quem fez a célebre carga de cavalaria sobre o valente B.C. 5, ferindo gravemente o seu Comandante, em Ponte Ferreira, durante o sítio do Porto. Nasceu e morreu nas terras de Basto, sem geração.

O meu e-mail: magalp@hotmail.com

Cumprimento, antecipadamente grato.
M.M.Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7929 | PMEQAAT | 16 ago 2001 01:41 | Em resposta a: #7870

Caro Rui Pereira

Não conheço essa ligação mas é de investigar.Quando e se souber alguma coisa dir-lhe-ei.

Cumprimentos,

Pedro Ahrens Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7933 | egas45 | 16 ago 2001 05:53 | Em resposta a: #6464

o luís soromenho do porto(estudante de engenharia) morreu em 80 e tal de acidente de viação em leiria.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7939 | egas45 | 16 ago 2001 09:48 | Em resposta a: #6464

Não foi o Luís, mas sim o Francisco soromenho que morreu.Sinto muito.
Ele era amigo dos meus primos.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7941 | fsomr | 16 ago 2001 12:06 | Em resposta a: #7922

Caro M.M.Magalhães,
Há muito tempo que já não vou ao AHM. Aqui há alguns anos fui lá muito e esta informação que pus no forum sobre Soromenhos é dessa altura.
O AHM tinha um indíce de consulta fácil nessa altura e penso que só pode ter melhorado. Se o processo do referido capitão lá estiver encontra-o fácilmente.
Cumprimentos,
Francisco Montanha Rebelo

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#7975 | magalp | 16 ago 2001 22:29 | Em resposta a: #7941

Caro Francisco Montanha Rebelo

Foi um erro de cálculo meu. Como "disparou" tão prontamente e com tanta precisão, bem como pelo estilo de redacção - claro, preciso e conciso, muito ao sabor dos militares da minha época, cuidei que era militar com uma especial ligação ao AHM.
De qualquer forma muito obrigado pela sua rápida resposta e esclarecimento.
Cumprimentos
Manuel Maria de Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10182 | rmfrp | 03 out 2001 18:18 | Em resposta a: #6479

Boa tarde.

Encontrei recentemente um registo que talvez ajude a compreender a relação entre os Soromenhos de Castro Marim e os de Lagos.

Em 4 de Julho de 1790 casaram em Castro Marim:

- José Gomes Relego, natural de Castro Marim, filho de José Gomes Relego e de Joana Baptista Mascarenhas, neto paterno de António Vaz Relego e de Maria Gomes, e neto materno de José Rodrigues Mascarenhas e de Catarina Lopes. Os pais e avós são todos naturais de Castro Marim excepto José Rodrigues Mascarenhas, indicado como natural de Faro (Sé) embora noutros locais já o tenha visto como natural de Castro Marim (José Rodrigues Mascarenhas e Catarina Lopes são meus antepassados).

- Maria Rita Joana Mascarenhas, natural de Castro Marim, filha do Alferes Álvaro Pereira Soromenho, natural de Lagos (São Sebastião), e de Teresa Jacinta Mascarenhas, natural de Castro Marim, neta paterna de Gaspar Soromenho de Orta, natural de Lagos, e de Margarida Rodrigues dos Prazeres, natural de Marmelete, neta materna de Domingos Martins Mascarenhas e de Isabel Lopes, ambos naturais de Castro Marim.

Foram testemunhas o Ajudante José Coelho Antão e o Tenente António Vaz Relego.

Ignoro se houve descendência deste casamento, e não sei se Maria Rita teve irmãos que continuassem o apelido. No entanto, é difícil não reparar na coincidência de nomes com da descendência dos Soromenhos de Odeleite (ver neste tópico). Outra semelhança que noto é a dos apelidos e naturalidade de Álvaro Pereira Soromenho com os do ramo de Pedro António Galego Soromenho (antepassados de Eça de Queiroz).

Voltarei a este assunto caso encontre novos elementos sobre estes Soromenhos.

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10279 | rmfrp | 05 out 2001 01:25 | Em resposta a: #10182

Boa noite.

Complementando a informação que anteriormente dei, posso confirmar que os Soromenhos de Odeleite descendem de facto do casal de Castro Marim que referi. No entanto, creio já ter visto em Castro Marim alguns Soromenhos demasiado antigos para serem deste ramo.

Aqui fica a linha completa:

1. GASPAR SOROMENHO DE ORTA (n. Lagos) cc Margarida Rodrigues dos Prazeres (n. Marmelete)

filho:

2. Alferes ÁLVARO PEREIRA SOROMENHO (n. São Sebastião, Lagos) cc Teresa Jacinta Mascarenhas (n. Castro Marim)

filha:

3. MARIA RITA JOANA MASCARENHAS (n. Castro Marim) cc (Castro Marim 04.07.1790) José Gomes Relego (n. Castro Marim)

filho:

4. Capitão JOÃO MANUEL ÁLVARO SOROMENHO (n. Castro Marim) cc D. Maria Xavier de Brito Miranda (n. Odeleite)

filhos:

5. JOÃO MANUEL SOROMENHO (n. Odeleite) cc (Castro Marim 30.01.1856) D. Catarina Cândida Nogueira Mimoso (n. Castro Marim 17.09.1834) - com descendência de apelidos Mimoso Soromenho. D. Catarina casou segunda vez com João Xavier de Sousa Faísca, filho dos que se seguem.
5. D. MARIA RITA DA PURIFICAÇÃO XAVIER MASCARENHAS (n. Odeleite) cc (Odeleite 12.09.1838) Miguel António de Sousa Faísca (n. Santa Bárbara de Nexe 04.03.1784), este já viúvo de D. Ana dos Mártires Nunes Correia - com descendência sem o apelido Soromenho.


Espero que esta informação seja útil.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10643 | marsousa | 10 out 2001 16:46 | Em resposta a: #6546

Caro João Cordovil Cardoso

Volto a este tema pois tenho novos dados sobre os Brito Miranda e não só.

Maria, irmã de João Xavier de Brito Miranda, é de facto a esposa do Capitão João Manuel Soromenho.

Por outro lado, Maria dos Mártires, casada com João Xavier de Brito Miranda, era irmã da minha 4ªavó Ana dos Mártires Nunes Correia, casada com Miguel António de Sousa Faísca, meu 4º avô. Este casou segunda vez com Maria Rita da Purificação Xavier Mascarenhas, filha do Capitão João Manuel Álvaro Soromenho e de Maria, a já referida irmã de João Xavier de Brito Miranda.

Se estiver interessado poderei fornecer-lhe mais dados, nomeadamente sobre a ascendência de Maria dos Mártires.

Os meus cumprimentos.

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10700 | JCC | 10 out 2001 23:26 | Em resposta a: #10643

Cara Maria Manuela

Muito obrigado por voltar a este assunto.

Claro que me interessam, e muito, todos os elementos que puder fornecer sobre esta gente. Se possível com indicação da fonte, porque gosto de documentar toda a informação que vou recolhendo.

Se preferir ou entender que este assunto não interessa a amis ninguém, pode usar o meu email

cordovil@mail.telepac.pt

Aguardo, com muito interesse, as suas notícias.
Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10729 | MSS1 | 11 out 2001 11:04 | Em resposta a: #10700

Maria Manuela Pereira e João Cordovil Cardoso,

Peço e agradeço que não deixem de vir ao Fórum com dados sobre este assunto. Há vários curiosos atentos e espectantes, como eu, para quem as Vossas intervenções "públicas" têm interesse. Os dados que poderem divulgar através do Fórum poderão ser importantes para trabalhos futuros.

Um abraço
Marcos Soromenho Santos

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10776 | fsomr | 11 out 2001 19:11 | Em resposta a: #6464

actualizar

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10808 | marsousa | 12 out 2001 00:12 | Em resposta a: #10700

Caro João Cordovil Cardoso


Uma vez que Maria dos Mártires era irmã da minha 4ª avó Ana dos Mártires Nunes Correia, aqui lhe deixo os dados que conheço sobre os antepassados de ambas.

Também aqui ficam os dados sobre os antepassados do Capitão João Manuel Álvaro Soromenho que casou com D. Maria Xavier de Brito Miranda a qual era irmã de João Xavier de Brito Miranda, marido de Maria dos Mártires.

Verificará que o Capitão João Manuel Álvaro Soromenho ainda era parente de Maria dos Mártires, visto serm ambos trinetos de Domingos Vaz e Maria Castilho.

O estudo destas famílias tem-se revelado surpreendente. Até algumas pessoas que eu julgava nada terem a ver comigo eram afinal meus parentes.
É o caso do Capitão João Manuel Álvaro Soromenho, pai de Maria Rita da Purificação Xavier Mascarenhas, segunda mulher do meu 4º avô (cuja primeira mulher era Ana dos Mártires Nunes Correia). Temos vários ramos de antepassados comuns: os Mascarenhas, os Velhos e os Vaz Relego.

Todos os dados apresentados a seguir foram obtidos a partir de registos paroquiais.

Cumprimentos.

Maria Manuela Pereira



ANTEPASSADOS DE MARIA DOS MÁRTIRES (NUNES CORREIA)

1. MARIA DOS MÁRTIRES, de Castro Marim. Casou em 08.08.1825 em Castro Marim com o Capitão João Xavier de Brito Miranda, nascido em 15.01.1779 em Odeleite, viúvo de D. Maria Joana, filho do Alferes João Xavier de Brito e de Catarina Pereira.

Pais:

2. O Alferes JOÃO NUNES CORREIA, nascido em 04.01.1760 em Castro Marim.
3. BÁRBARA TERESA DIAS, nascida em 27.03.1764 em Castro Marim.

Casaram em 10.10.1791 em Castro Marim. João Nunes Correia era viúvo de Joana Teresa, com quem casara em 06.11.1783 em Castro Marim.

Avós:

4. JOSÉ NUNES CORREIA, de Castro Marim. Casou em 26.02.1759 em Castro Marim com:
5. BÁRBARA MARIA FERNANDES, de Castro Marim.
6. DOMINGOS VAZ DA PALMA, do Cabeço, freguesia de Castro Marim. Casou em 20.08.1753 em Conceição de Tavira com:
7. ÁGUEDA DIAS, de Conceição de Tavira.

Bisavós:

8. MIGUEL FERNANDES, de Tavira. Casou em 26.01.1716 em Castro Marim com:
9. TEODORA CORREIA PACHECO, de Castro Marim.
10. LUÍS DIAS, de Castro Marim. Casou em 04.02.1733 em Castro Marim com:
11. MARIA FERNANDES, de Pisa Barro, freguesia de Castro Marim.
12. MANUEL DA PALMA JANEIRO, do Cabeço. Foi primeira vez casado com Maria Luís. Casou em 17.06.1722 em Castro Marim com:
13. ÁGUEDA MADEIRA, de Lavaio, freguesia de Castro Marim, e falecida em 21.05.1764 nesta freguesia.
14. GASPAR AFONSO, de Campana, freguesia de Conceição de Tavira. Casou em 29.09.1706 em Conceição de Tavira com:
15. BÁRBARA DIAS, de Conceição ou de Tavira.

Trisavós:

16. ANTÓNIO FERNANDES, de Santa Maria, Tavira.
17. BÁRBARA NUNES, de Santa Maria, Tavira.
18. AFONSO GONÇALVES, de Castro Marim.
19. CATARINA JOSEFA, de Castro Marim.
20. ANDRÉ DIAS, de Castro Marim.
21. MARIA CABRITA, de Castro Marim.
22. MARTINHO LOURENÇO, de Pisa Barro.
23. CATARINA FERNANDES, de Pisa Barro.
26. DOMINGOS VAZ, de Lavaio.
27. MARIA CASTILHO, de Lavaio.
28. GASPAR AFONSO, de Campana.
29. LEONOR SOARES, de Campana.
30. DOMINGOS PEREIRA, de Campeiros, freguesia de Santa Maria, Tavira.
31. CATARINA SIRGADO, de Campeiros.

Quartos Avós:

36. DIOGO NUNES, de Castro Marim.
37. MARIA PACHECO, de Castro Marim.
38. PEDRO MARTINS, de Castro Marim.
39. ANA LOPES, de Castro Marim.

-------------------------

ANTEPASSADOS DO CAPITÃO JOÃO MANUEL ÁLVARO SOROMENHO

1. O Capitão JOÃO MANUEL ÁLVARO SOROMENHO, de Castro Marim. Casou com D. Maria Xavier de Brito Miranda, nascida em 03.12.1782 em Odeleite, filha do Alferes João Xavier de Brito e de Catarina Pereira.

Pais:

2. JOSÉ GOMES RELEGO, de Castro Marim. Casou em 04.07.1790 em Castro Marim com:
3. MARIA RITA JOANA MASCARENHAS, de Castro Marim.

Avós:

4. JOSÉ GOMES RELEGO, de Castro Marim.
5. JOANA BAPTISTA MASCARENHAS, de Castro Marim.
6. O Alferes ÁLVARO PEREIRA SOROMENHO, de Castro Marim.
7. TERESA JACINTA MASCARENHAS, de Castro Marim.

Bisavós:

8. ANTÓNIO VAZ RELEGO, de Lavaio, freguesia de Castro Marim. Casou em 02.11.1740 em Castro Marim com:
9. MARIA GOMES, de Castro Marim.
10. JOSÉ RODRIGUES MASCARENHAS, de Faro ou Castro Marim, falecido em 12.11.1761 em Castro Marim. Casou em 14.08.1726 em Castro Marim com:
11. CATARINA LOPES, de Castro Marim, falecida em 20.08.1762 em Castro Marim.
12. GASPAR SOROMENHO DE ORTA, de Lagos.
13. MARGARIDA RODRIGUES DOS PRAZERES, de Marmelete.
14. DOMINGOS MARTINS MASCARENHAS, de Castro Marim.
15. ISABEL LOPES, de Castro Marim.

Trisavós:

16. DOMINGOS VAZ, de Lavaio.
17. MARIA CASTILHO, de Lavaio.
18. LUÍS DA ROMEIRA, da Quinta do Sobral, freguesia de Castro Marim.
19. MARIA GOMES, do Azinhal.
20. JOÃO RODRIGUES MASCARENHAS.
21. MARIA FERNANDES.
22. CRISTÓVÃO VELHO, de Castro Marim. Casou em 12.04.1706 em Castro Marim com:
23. ÁGUEDA LOPES, de Castro Marim.
28. JOÃO RODRIGUES MASCARENHAS = 20
29. MARIA FERNANDES = 21
30. DOMINGOS LOPES, de Castro Marim.
31. CATARINA MARTINS, de Castro Marim.

Quartos avós:

44. JOÃO VELHO, de Castro Marim.
45. INÊS RODRIGUES, de Castro Marim.
46. FERNANDO ANES, de Castro Marim.
47. LEONOR FERNANDES JORGE, de Castro Marim.

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10810 | marsousa | 12 out 2001 00:17 | Em resposta a: #10729

Caro Marcos Soromenho Santos

Concordo consigo quanto a colocar os dados aqui no Fórum.
Eu própria obtive informações de grande interesse para as pesquisas sobre a genealogia da minha família em mensagens que não me diziam directamente respeito.

Cumprimentos

Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10816 | JCC | 12 out 2001 00:50 | Em resposta a: #10808

Cara Maria Manuela Pereira

Muitissimo obrigado pelas informações que enviou. Só agora, 0h45m do dia 12 as estou a ler e não vou poder já confontá-las com o que já tenho. Logo que o faça darei notícias.

Entretanto, se não for pedir demais gostrai de ter as referncias dos Livros paroquiais (nº e se possível pág., bem como o Arquivo em que estão). Este pedido poderá parecer-lhe estranho mas todos os registos que tenho estão assim catalogados e muito gostaria de continuar a manter a coerencia,

Mais uma vez os meus agradecimentos.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10828 | marsousa | 12 out 2001 10:15 | Em resposta a: #10816

Caro João Cordovil Cardoso

Não acho nada estranho esse pedido pois que também eu tenho todos os registos arquivados com referência às fontes (Arquivo, livro, folha e até a data em que foram obtidos).
Tenho esses dados no PAF4.

Assim que eu tiver oportunidade envio-lhe as referências que me pede para o seu mail.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#10896 | Carlos Silva | 13 out 2001 09:29 | Em resposta a: #6464

Prezada colega,

As listas apêndices da obra de Ana Maria Pereira Ferreira « Problemas maritimos entre Portugal e a França na primeira metade do século XVI », Redondo 1995, Patrimonia Dissertaçoes, , contem, na relaçào das vitimas da Pirataria ou do Corso francês, um Joào Cermenho e um Joào Soromenho, ambos de Sesimbra que possivelmente seriam a mesma pessoa.

Joào Cermenho, de Sesimbra, dono do navio (1524) : ANTT C.C. I m°58, d.4
Joào Soromenho, de Sesimbra, dono do navio ? (a.1538) : ANTT C.C. II m°220, d.20

No entanto nào vejo navio de Sesimbra ou identificado como tal, assaltado em 1524.

Espero que a informaçào possa ser de algum interesse.

Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#15539 | fsomr | 09 jan 2002 19:34 | Em resposta a: #6464

actualizar

Resposta

Link directo:

Pedegache & Brandão Ivo & Burlamaqui

#179159 | andrenetto | 06 jan 2008 17:55 | Em resposta a: #7188

1 - Martim Brandão
1.1 - Fernão Martins Brandão
1.1.1 - Lopo Fernandes Brandão
1.1.1.1 - Gonçalo Brandão casado com Catarina de Monterroso (filha de Álvaro Vasques de Monterroso)
1.1.1.1.1 - Vasco Brandão casado com Inês Pires (filha de Pedro Fernandes)
1.1.1.1.1.1 - Vasco Pires (Peres) Brandão casado com Isabel Lourenço (filha de Lourenço Fernandes (nasceu em Setúbal (PT) e faleceu em 1560) e neta de Afonso Fernandes)
1.1.1.1.1.1.1 - Lourenço Vaz Brandão casado com Maria Coutinho
1.1.1.1.1.1.1.1 - Isabel Coutinho Brandão casada com Ivo de Kermartin (nasceu na Baixa Bretanha - França - descendente segundo lenda de um irmão do Santo Ivo)
1.1.1.1.1.1.1.1.1 - Matias Lourenço Brandão Ivo (Carta de Brasão de Armas de Nobreza de 26/09/1600 - nasceu em Setúbal - Portugal) casado com Isabel da Silveira
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 - Matias Lourenço Brandão Ivo (Mesmo nome de seu pai - nasceu em Setúbal (PT))
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 - Francisco Lourenço Brandão Ivo (nasceu em Lagos (PT)), Capitão de Artilharia e Marinha da Praça de Lagos. Carta de Brasão de Armas de 27/03/1710 casado com Maria Rodrigues Soromenho (filha de Vicente Rodrigues Soromenho e neta de Domingos Rodrigues Soromenho).
1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 - Doroteia Maria Rosa Brandão Ivo casada com Pedro Baptista Pedegache (Piedegache - nascido em Bayone (França), filho de Beltrão (Beltrand) Pedegache e Lourença de Nite (Hythe ou Hite)tb da mesma cidade de Bayone (França))

Doroteia Maria Rosa Brandão Ivo casada com Pedro Baptista Pedegache tiveram os seguintes filhos:
1.1 - Miguel Tibério Pedegache Brandão Ivo (nasceu em Lisboa, com Carta de Brasão de Armas de 07/12/1759);
Casado com Febrónia Guilhermina Ribeiro Gama (Torre do Tombo - Cód.Referência: PT-TT-RGM/06/127079)
Filha:
1.1.1 - Dorotéia (Dorotea) Adelaide (Ernesta)Pedegache da Silveira (Torre do Tombo - Cód.Referência: PT-TT-RGM/06/124384). Primeira esposa do seu primo Carlos César Francisco Burlamaqui (casou em Lisboa (Portugal) em 03/10/1797)
1.1.2 - Emilia Casimira Coutinho da Gama (Torre do Tombo - Cód.Referência: PT-TT-RGM/06/124486)
1.2 - Theodoro (Teodoro) Pedegache (Soromenho) Brandão Ivo (nasceu em Lisboa, com Carta de Brasão de Armas de Sucessão de 15/07/1792). (Torre do Tombo - Cód.Referência: PT-TT-RGM/22/337593)
1.3 - Laureana Tertuliana Pedegache Brandão;

1.4 - Mathilde (Matilde) Valentina Pedegache Brandão, batizada em Lisboa em 08/03/1738 e falecida na cidade do Rio de Janeiro em 23/05/1844. Casou em Lisboa, 08/03/1757, com Ippólito Burlamaqui;
1.4.1 - Carlos César Francisco Burlamaqui, nasceu em 1775, casado a 1ºvez com sua prima Dorotéia (Dorotea) Adelaide (Ernesta)Pedegache da Silveira; Segunda esposa Maria Benedita Castelo Branco e Terceira esposa Maria Joana (ou Joaquina) de Lima e Silva (filha do Marechal de Campo José Joaquim de Lima e Silva e Joana Maria da Fonseca Costa);
1.4.2 - Maria Virgínia Burlamaqui;
1.4.3 - Emília Casemira Burlamaqui;
1.4.4 - Pompeu Burlamaqui.

1.5 - Isabel Maria Josefa Brandão Ivo (ou Isabel Josefa Maria Brandão Ivo) casada com Sargento-Mor de Infantaria João da Silva da Fonseca Lima
1.5.1 - Marechal de Campo José Joaquim de Lima e Silva, nasceu em 01/03/1746 na Freguesia de Santa Maria de Lagos (Algarve) e faleceu em 25/04/1821 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Casado com Joana Maria da Fonseca Costa (nascida no Rio de Janeiro em 12/07/1762 e faleceu na mesma cidade em 18/11/1842), registrado no Livro 8º da Candelária a página 32 versos.
Teve 13 filhos, todos nascidos na cidade do Rio de Janeiro:
1.5.1.1 - Brigadeiro Francisco de Lima e Silva(nasceu no Rio de Janeiro em 08/06/1785 e faleceu na mesma cidade em 02/12/1853). Pai do Duque de Caxias;
1.5.1.2 - Ana Vitória Xavier de Lima e Silva, nasceu no Rio de Janeiro em 23/04/1786 e faleceu em 09/09/1850 (sepultada em Catumbi);
1.5.1.3 - José Joaquim de Lima e Silva (Visconde de Magé), nasceu em 26/07/1787 e faleceu em 24/08/1855 na cidade do Rio de Janeiro;
1.5.1.4 - Maria Joana (Joaquina) de Lima e Silva, nasceu em 06/10/1788 e faleceu em 1862. Terceira esposa de Carlos Cesar Burlamaqui (casou na Igreja de Santa Rita, Rio de Janeiro (RJ) em 21/09/1834);
1.5.1.5 - Joana Maria de Lima e Silva, nasceu em 11/03/1790;
1.5.1.6 - José Luiz de Lima e Silva, nasceu em 24/04/1791;
1.5.1.7 - Mariana Emília de Lima e Silva, nasceu em 13/05/1792;
1.5.1.8 - Manoel da Fonseca Lima e Silva (Barão de Suruhi), nasceu 10/06/1793 e faleceu em 01/04/1869. Casou com a sua sobrinha Carlota Guilhermina de Lima e Silva (irmã do Duque de Caxias);
1.5.1.9 - Teresa Camila de Lima e Silva, nasceu em 29/11/1799 e faleceu em 18/12/1877 (solteira);
1.5.1.10 - Antonio de Lima e Silva, nasceu em 06/12/1800. Faleceu pequeno;
1.5.1.11 - Maria de Lima e Silva, nasceu em 01/05/1803. Faleceu menor;
1.5.1.12 - João Manoel de Lima e Silva (Primeiro General dos Farrapos), nasceu em 02/03/1805 e faleceu em São Borja (RS) em 29/08/1837. Casado com Maria Joaquina de Almeida Corte Real;
1.5.1.13 - Luiz Manoel de Lima e Silv, nasceu em 29/08/1806 e faleceu em Porto Alegre em 23/07/1873. Solteiro com descendência.


Fontes:
- Armorial Lusitano - Genealogia & Heráldica - 3ºEdição - 1987 - Pág.423
- Cartas de Brasão de Armas - Volume II - Nuno Gonçalo Pereira Borrego - Pág:150, 296 e 301
- "Achegas Genealógicas à Ascendência Brasileira de Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias" de Cel Carlos Sayão Dantas & Dr.Carlos Rheingantz
- Dicionário das Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo de Almeida Barata & Antônio Henrique da Cunha Bueno
- Site "Súmula Genealógica II" de Carlos Eduardo de Almeida Barata: http://www.hcgallery.com.br/genea7.htm
- Site da "Torre do Tombo": http://ttonline.iantt.pt/

Att.

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#192268 | Mauro Burlamaqui | 12 abr 2008 17:10 | Em resposta a: #179159

Ivo

Venho do ramo carlos Cesar Burlamaqui ( castelo Branco ) Piaui

Tem Informaçoes em relaçao ao Pai ( Burlamaqui , natural de bayone ) de Hippolito Burlamaqui que casou com Matilde Pedegache em Lisboa ?


Cumprimentos mauro burlamqui

Estou em Lucca Italia , cidade dos Burlamacchis , mas vivo em Lisboa .

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#208033 | earodrigues | 11 set 2008 17:29 | Em resposta a: #179159

Meus Prezados, alguém sabe informar a filiação de Ruy Mauricio de Lima e Silva, lente catedrático de física e geologia, da universidade do brasil, com a denominação atual de UFRJ, ou seja, Universidade Federal do Rio de Janeiro, fica atualmente na ilha do fundão, porém quando este sr. dava aula a universidade ficava no Largo de São Francisco no centro da cidade do rio de janeiro.

Resposta

Link directo:

Irmãos de Ruy Maurício de Lima e Silva

#210611 | andrenetto | 15 out 2008 09:32 | Em resposta a: #208033

Encontrei no livro "Brasil Genealógico - Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia (1565-1965) - Tomo 2 - Nð 3 - 1965 - Pág.151", os nomes dos irmãos do Engenheiro Civil Ruy Mauricio de Lima e Silva (nasceu em 1899 e faleceu em 30/07/1979), casado com Célia Brandi (n.1908):

1. José Joaquim de Lima e Silva
2. Laysa de Lima e Silva
3. Beatriz de Lima e Silva
4. Maurício de Lima e Silva

Ainda não localizei os nomes de seus pais.

Att.

André Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos de Ruy Maurício de Lima e Silva

#210671 | earodrigues | 16 out 2008 00:37 | Em resposta a: #210611

Eu não sei como agradecer sua atenção em informar os dados de meu avô, sds cleide

Resposta

Link directo:

RE: Irmãos de Ruy Maurício de Lima e Silva

#212915 | earodrigues | 10 nov 2008 01:41 | Em resposta a: #210611

Jose de lima e silva e joana medje

Resposta

Link directo:

Busco a ligação com os Patriarcas "Lima e Silva"

#213638 | andrenetto | 20 nov 2008 15:23 | Em resposta a: #212915

Busco a ligação destes "Lima e Silva" com os Patriarcas da Família "Lima e Silva".
A maioria destas pessoas estão relacionadas na Revista "Brasil Genealógico - Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia - 1565-1965 - Comemorativo do 4. Centenário do Rio de Janeiro - Tomo II - 1965 - Núm.3"

Os Patriarcas da Família "Lima e Silva":
* Francisco de Lima e Silva (o Regente - Pai do Duque de Caxias e Conde de Tocantins) casado com Mariana Cândida de Oliveira Belo;
* Ana Vitória Xavier de Lima e Silva;
* José Joaquim de Lima e Silva (Visconde de Magé) casado com Maria Eulália (Gutierres) (de) Lima Fonseca;
* Maria Joana (ou Joaquina) de Lima e Silva casada com Carlos César Francisco Burlamaqui;
* Joana Maria de Lima e Silva;
* José Luiz de Lima e Silva;
* Mariana Emília de Lima e Silva;
* Manoel da Fonseca Lima e Silva (Barão de Suruí) casado com a sua sobrinha Carlota Guilhermina de Lima e Silva (irmã do Duque de Caxias);
* Teresa Camila de Lima e Silva;
* Antônio de Lima e Silva;
* Maria de Lima e Silva;
* João Manuel de Lima e Silva (Primeiro General dos Farrapos) casado com Maria Joaquina de Almeida Côrte Real;
* Luiz Manoel de Lima e Silva

Quem pode me ajudar a ligar as pessoas abaixo com os "Patriarcas" (listados acima):
- Sérgio Luís, Leopoldo João, Francisco e Helena de Lima e Silva;
- Embaixador José Joaquim de Lima e Silva Moniz de Aragão;
- comentarista de Turfe Heitor de Lima e Silva (o "Bolonha") e seu filho César Roberto de Lima e Silva (Bolonha Filho);
- Hugo de Lima e Silva;
- Emília Flora de Lima e Silva da Cunha Bastos;
- Marina de Lima e Silva de Medeiros;
- Helena de Lima e Silva Medeiros;
- Corina de Lima e Silva Carneiro;
- Leonor de Lima e Silva Mendes Pimentel;
- Célia Lima e Silva Gasparoni;
- Geraldo de Lima e Silva;
- Famílias de Paulo José de Lima e Silva e de Carlos e de João Cunha Vale Lima e Silva;
- José Joaquim, Laysa, Beatriz, Ruy Maurício e Maurício de Lima e silva;
- Elizabeth de Lima e Silva de Lacerda Pessoa;
- Renée de Lima e Silva Quiney e Família;
- Yvone de Lima e Silva Wanderley e Família;
- Sílvia Lima e Silva de Morais;
- Maria Lídia de Lima e Silva de Almeida;
- Léo Lima e Silva de Affonseca;
- Família Lima e Silva de Carvalho;
- As Filhas Edith, Isa e Lucy e netos de Gaspar de Lima e Silva Carvalho;
- Família Lima e Silva Azevedo Pires;
- Oficial de Exército Waldemar de Lima e Silva;
- Eduardo de Lima e Silva Hoerhan (ou Hoerhann);
- Rafael Casanova de Lima e Silva Hoerhann;
- Setembrino de Lima e Silva Hoerhann.

Quem puder ajudar, agradeço deste já.

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#214482 | earodrigues | 01 dez 2008 22:30 | Em resposta a: #179159

Meu Prezado, o Sr. José Joaquim de Lima e Silva, o Visconde de Magé, está sepultado no Rio de Janeiro, Brasil, precisamente no Cemitério do Catumbi
Sds Ellyr

Resposta

Link directo:

Descendentes dos Patriarcas "Lima e Silva"

#214492 | andrenetto | 02 dez 2008 00:52 | Em resposta a: #214482

Acredito que não tenha sido claro, busco a ligação dos "Lima e Silva" abaixo com os Patriarcas da Família "Lima e Silva":
- Sérgio Luís, Leopoldo João, Francisco e Helena de Lima e Silva;
- Embaixador José Joaquim de Lima e Silva Moniz de Aragão;
- comentarista de Turfe Heitor de Lima e Silva (o "Bolonha") e seu filho César Roberto de Lima e Silva (Bolonha Filho);
- Hugo de Lima e Silva;
- Emília Flora de Lima e Silva da Cunha Bastos;
- Marina de Lima e Silva de Medeiros;
- Helena de Lima e Silva Medeiros;
- Corina de Lima e Silva Carneiro;
- Leonor de Lima e Silva Mendes Pimentel;
- Célia Lima e Silva Gasparoni;
- Geraldo de Lima e Silva;
- Famílias de Paulo José de Lima e Silva e de Carlos e de João Cunha Vale Lima e Silva;
- José Joaquim, Laysa, Beatriz, Ruy Maurício e Maurício de Lima e silva;
- Elizabeth de Lima e Silva de Lacerda Pessoa;
- Renée de Lima e Silva Quiney e Família;
- Yvone de Lima e Silva Wanderley e Família;
- Sílvia Lima e Silva de Morais;
- Maria Lídia de Lima e Silva de Almeida;
- Léo Lima e Silva de Affonseca;
- Família Lima e Silva de Carvalho;
- As Filhas Edith, Isa e Lucy e netos de Gaspar de Lima e Silva Carvalho;
- Família Lima e Silva Azevedo Pires;
- Oficial de Exército Waldemar de Lima e Silva;
- Eduardo de Lima e Silva Hoerhan (ou Hoerhann);
- Rafael Casanova de Lima e Silva Hoerhann;
- Setembrino de Lima e Silva Hoerhann.

====================================================

Obs. 01 - A maioria dos nomes acima, estão relacionados na Revista "Brasil Genealógico - Revista do Colégio Brasileiro de Genealogia - 1565-1965 - Comemorativo do 4. Centenário do Rio de Janeiro - Tomo II - 1965 - Núm.3"

Obs. 02 - Patriarcas dos "Lima e Silva":
01) Francisco de Lima e Silva (o Regente - Pai do Duque de Caxias e Conde de Tocantins) casado com Mariana Cândida de Oliveira Belo;
02) Ana Vitória Xavier de Lima e Silva;
03) José Joaquim de Lima e Silva (Visconde de Magé) casado com Maria Eulália (Gutierres) (de) Lima Fonseca;
04) Maria Joana (ou Joaquina) de Lima e Silva casada com Carlos César Francisco Burlamaqui;
05) Joana Maria de Lima e Silva;
06) José Luiz de Lima e Silva;
07) Mariana Emília de Lima e Silva;
08) Manoel da Fonseca Lima e Silva (Barão de Suruí) casado com a sua sobrinha Carlota Guilhermina de Lima e Silva (irmã do Duque de Caxias);
09) Teresa Camila de Lima e Silva;
10) Antônio de Lima e Silva;
11) Maria de Lima e Silva;
12) João Manuel de Lima e Silva (Primeiro General dos Farrapos) casado com Maria Joaquina de Almeida Côrte Real;
13) Luiz Manoel de Lima e Silva

Quem puder ajudar, agradeço deste já.

André Ricardo
artnetto@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226115 | Maria M Luz | 11 abr 2009 00:07 | Em resposta a: #179159

Caro André Ricardo
Lendo o texto acima, escrito por você em 06/01/2008, encontrei uma referência que me chamou muito minha atenção
Nele você cita a genealogia de Miguel Pedegache Brandão Ivo e sua mulher Dona Febronia Guilhermina Ribeiro da Gama.
Este casal foi padrinho de batismo (por procuração do padrinho) de Joaquim Tibério Capistrano que nasceu em 09.09/1787 e foi batizado em 07/10/1787, na Freguesia de S. Salvador, ( Arquivo de Setúbal).
Joaquim Tibério era filho de João Capistrano do Rego Lobo e de Dona Maria Paula. de Carvalho.
João Capistrano e Maria Paula casados em Beja. Ele nascido na Freguesia de São Josã Batista de Beja e ela da Vila de |Palmela em Setúbal e são meus ancestrais ou melhor eles são meus 5º. avós por parte materna. Eles também são pais de minha 4ª.avó Joana Benedicta Lobo Capistrano, nascida em 1791 (batizado Freguesia de S. Salvador - cota 6325/I pag.109. - Arquivo Distrital de Setúbal
Sou nascida e moradora da cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil e fiz toda a descendência destes meus ancestrais.
Você saberia me dizer sobre alguma relação de parentesco de João Capistrano e Maria Paula com os Pedagache Brandão Ivo? Gostaria muito de encontrar a certidão de casamento e de batismo desses meus 5º. avós. Você poderia me ajudar?
Fiquei muito contente quando vi seu fórum e pensei que estava aqui a oportunidades de chegar mais perto do que preciso. Dados sobre estes meus ancestrais. João Capistrano do Rego Lobo aqui no Brasil possuia o posto de Tenente-Coronel. Será que ambos pertenciam ao mesmo batalhão. Também desconheço a razão de sua imigração para o Brasil.
Sem mais para o momento, agradeço a oportunidade de ter entrado em seu fórum e aguardo notícias suas por aqui.
Um abraço brasileiro.
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226118 | Lourval | 11 abr 2009 00:21 | Em resposta a: #226115

Cara Maria Helena,

Já vi que você não é de comentar as contra-partidas de suas mensagens.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226166 | Maria M Luz | 12 abr 2009 02:51 | Em resposta a: #226118

Caro Lourval
Peço-lhe desculpas mas não entendi a sua colocação. Sou meio lerda em entender algumas colocações, talvez pela idade. Troca isto em miúdos para eu entender melhor. Feliz Páscoa. Um abraço
Maria Helena

Resposta

Link directo:

Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226172 | Saba | 12 abr 2009 05:33 | Em resposta a: #226118

Cara Maria Helena,

O que quis dizer é que lhe enviei várias mensagens em resposta à mensagem que me enviou e não recebi resposta alguma. Inclusive eu lhe ofereci a cópia eletrônica do óbito de Antão Gonçalves lhe passando para isso meu e-mail. Acho que tudo isso aconteceu dia 09 do corrente mês.

Lourval

Resposta

Link directo:

Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226173 | Lourval | 12 abr 2009 05:35 | Em resposta a: #226166

Cara Maria Helena,

Comente minha última mensagem usando este endereço por favor.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Pedegache Brandão Ivo Burlamaqui

#226248 | Maria M Luz | 13 abr 2009 04:44 | Em resposta a: #226172

Caro Lourval
Quero lhe explicar o que aconteceu.
Eu na verdade lhe enviei por email o que eu tinha sobre o Antão Gonçalves e fui dormir.
Entretanto no outro dia, depois de ver o seu recado no fórum , fui novamente olhar os emais enviados e vi que eu tinha colocado errado o seu endereço eletrônico. Então repassei novamente o email que estava salvo nos rascunhos.
Agradeço o recebimento das cópias dos livros onde constam os registros enviados.
Esta semana vou lhe repassar o estudo que recebi de um amigo, para você dar uma conferida.
Desculpe-me se lhe deixei achando que sou uma pessoa sem palavra, e que não honra com seus compromissos.
Não queira-me mal.
Um abraço e mais uma vez obrigada pelos documentos.
Matia Helena

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#253102 | Pedro_Eu | 13 abr 2010 20:35 | Em resposta a: #15539

Boa noite

Meu nome é Pedro Soromenho e venho da família Mimoso Soromenho de Castro Marim.

Estou a começar a pesquisar a minha árvore genealógica.

Já vi que tenho aqui alguma informação figdigna e uma grande ajuda na minha pesquisa.

Quem poder dar informação acerca deste ramo dos Soromenhos agradeço.

Atentamente

Pedro Soromenho

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#263453 | Henrik P-N | 05 out 2010 12:19 | Em resposta a: #6483

Cara parente,
Duas correcção ao seu admirável texto, que me ensinou muito sobre a minha família Soromenho. Em primeiro lugar quem sou? Henrique Persson-Neves neto de "Carmelinda Leão Soromenho" (sic) c. com Germano (?) Neves, tiveram um filho, Germano Neves, "historiador", amigo de José Hermano Saraiva, que terá elementos sobre a família Soromenho.
Agora corrigindo c. com Henrique Neves (meu avô) cujo filho Germano Soromenho Neves não historiador mas licenciado em letras e professor do ensino secundário (entre outras coisas) falecido 1m 1976 e amigo do Dr J H Saraiva correctíssimo.
Ainda outra correcção referente à irmä da minha avó Aline ou Celine Leão Soromenho c. com Luis Victor Costa, tiveram uma filha, mas só já existe um neto nos EUA
Tiveram uma filha sim, também Aline, mas o neto chama-se Luiz Victor R.C. Santos e mora em Carcavelos (Oeiras/Lisboa), tenho os dados de contacto no caso de estar intressada. O filho deste Luiz é que habita nos EUA.
Estou na posse de uma série de fotografias, do espólio de meu pai, referentes aos anos 1920 a 30 presuponho eu, onde constam algumas das pessoas mencionadas no seu texto. Estou em vias de as digitalizar e posso-lhe as fornecer, de bom grado, se estiver intressada, uma vêz que somos "originários" do mesmo casamento do Jovenal. Estou radicado em Estocolmo/Suécia há 40 anos, mas o meu intresse pelas minhas origens lusas cada vêz se evidencia mais com o andar dos anos. Para qualquer contacto favor de comunicar por correio electrónico para caius18@hotmail.com. Com os melhores cumprimentos H. Neves

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#263652 | caapal | 08 out 2010 23:06 | Em resposta a: #6546

João Cordovil Cardoso

Também tenho bastante interesse nesta familia dos Xavier de Brito (Miranda).

Eu descendo de António Xavier de Brito, natural de Odeleite, filho do Capitão João Xavier de Brito natural de Tavira, um dos irmão do seu João Xavier de Brito Miranda.

António Xavier de Brito cc Margarida Mestra, natural da freguesia do Pereiro, filha de Gregório Barriga e Margarida Mestra

Este António Xavier de Brito teve pelo menos 4 filhos, todos nascidos na referida freg do Pereiro:
António(1796)
Maria Rita da Purificação (1801?)
António Xavier de Brito (1810)
João Xavier de Brito (?)

Será que nas suas pesquisas encontrou mais informação sobre os antepassados desta familia?

Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#326732 | RCR | 05 abr 2013 10:46 | Em resposta a: #263453

Caro Henrique
Só hoje vi a sua mensagem. Ando afastada das "lides" da genealogia há vários anos.
Vou enviar enviar-lhe uma mensagem para o mail que indica.
Até breve
Rita CR

Resposta

Link directo:

RE: Soromenho (Sesimbra)

#328964 | Fernando do Vabo | 11 mai 2013 02:10 | Em resposta a: #6479

Caro Sr. Marcos Soromenho,

sou novato neste fórum, e gostaria de saber o desfecho da sua pesquisa sobre os Soromenhos, pois se passaram 12 anos e não vi continuidade.


Atenciosamente

Fernando Vabo

Resposta

Link directo:

Soromenho (Sesimbra)

#389150 | tca | 08 fev 2018 20:23 | Em resposta a: #7120

Caro Nuno,

Vi agora uma mensagem sua com muitos anos em que pergunta informações sobre um seu antepassado Silvestre da Costa Soromenho casado com Dona Ana Maria Rosa. Também descendo destes senhores e tenho uma árvore algo incompleta feita pelo meu avô Luis Ribeiro Soares.
Silvestre da costa Soromenho (Sermenho na minha árvore), era filho de Valério Vaz Pereira e de D. Brites da Costa. Ana Maria Rosa era filha de Manuel da Silva e de D. Guiomar de Souza.
Tiveram 11 filhos:

Pedro da Costa Sermenho que casou com Maria? Bois

Henrique Bernardo da Costa Sermenho (1808) que casou com Maria Lucia de Mello(1805) Dos quais eu descendo.

Ignacia Izidora da Costa Sermenho (freira?)

Genoveva

Theotónia Margarida Rosa Sermenho

Feliciana Rosa Sermenho que casou com José Carvalho

Bonifácia casou com Eduardo Feliciano Pinto da Silva

Francisca Theresa Sermenho casou com Caetano José D'Antas Barbosa

Maria Águeda? Rosa Sermenho

Mariana Rosa da Costa Sermenho casou com Francisco António da Silva

António José Manuel da Costa Sermenho

Vindo por aí abaixo e muito rapidamente (posso depois com mais tempo tentar informação mais detalhada), os vários ramos deram:

Ribeiro Soares (os meus)
Antas Barbosa
Figueiredo
Abranches de Figueiredo
Franco
Soromenho

Algum destes ramos será o seu?

Um abraço,

Sofia Aguiar

Resposta

Link directo:

Soromenho (Sesimbra)

#390806 | Nuno C. Mendes | 08 abr 2018 18:13 | Em resposta a: #389150

Olá "prima" Sofia

Só agora vi a mensagem. Deve ser a cunhada do Miguel, com quem falei hoje por causa da morte da tia Carmo Figueiredo, que era prima direita da minha avó, e ambas bisnetas de Maria do Resgate da Costa Sermenho (1824-1856), filha de João Bernardo da Costa Sermenho e neta do Henrique Bernardo da Costa Sermenho que refere. Tenho todo o interesse em saber mais coisas: a irmã do João Bernardo casada com o Ribeiro Soares são os seus antepassados?
abraço,

Nuno

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 13:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen