Família Mira Escalço/ Portimão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Família Mira Escalço/ Portimão

#64640 | Jpteixeira | 10 mai 2004 10:32

Caros Amigos:

Necessitava de alguma informação sobre a família Mira Escalço, suponho que originária de Portimão ou Lagoa a qual se ligou à família Palha, do Baixo Alentejo por volta de finais do Século XVIII.
Esta família Mira escalço, em determinada altura, teve uma ramificação em Salir.
Na verdade, António Cândido Mira Escalço, de Portimão cc Maria Luísa Rosa Neves, de Lagoa, mas quando António C. Mira Escalço faleceu, sua esposa casou em Salir, com Tomé Viegas Cabrita, indo para aí viver e levando os seus filhos que tiveram sucessão.
Sabe-se que, mais tarde, em Loulé, por volta de 1900, existiu uma tipografia (a primeira tipografia louletana) que foi fundada por um descendente desta família. era desta família.

Muito agradecido ficaria com qualquer informação que me fosse prestada.

Cumprimentos.

Júlio Filipe P.T. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64644 | rgc | 10 mai 2004 11:00 | Em resposta a: #64640

Caro Júlio Teixeira de Sousa

Uma Maria da Soledade cc Tomé Viegas Cabrita ,filha de Sebastião José Teixeira e de Maria Viegas Cabrita e há outro Tomé Viegas Cabrita cc Isabel Pais.Faltam-me outros elementos como datas e localidades.
E ainda tenho outro destes apelidos mas com dados mais completos, vamos lá ver se encontro a fotocópia.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64647 | rgc | 10 mai 2004 11:06 | Em resposta a: #64644

O que referi na msg anterior ,suponho que deve estar num site francês, mas parece-me ser proibido "afixá-lo" aqui. Logo irá por mail se assim for ,e com a indicação do autor.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64648 | rgc | 10 mai 2004 11:24 | Em resposta a: #64647

Conheci alguém da família GRAÇA MIRA, quando era jovem e tb um casal de Faro,amigos de meus pais-de apelido -Graça MIRA e ligados aos Côrtes-Reais ,das Cortes, freg. de São Bartolomeu de Messines. Esta família foi sempre considerada pelos meus avós maternos e foi recíproco.Tinham propriedade rústica na região das Cortes-São Bart. de Messines e confinantes com as de meus avós maternos e uma grande Quinta onde ainda fui.
O Fórum presta-se muto para não nos esquecermos de certos assuntos e relembrarmo-nos de outros que se vão diluindo na nossa memória.
Quase sempre vou recordando após o envio de certas msgs, mas tb porque acho melhor as informações não irem todas "embrulhadas"numa só mensagem, quando oportunas.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64668 | Jpteixeira | 10 mai 2004 19:21 | Em resposta a: #64640

Caro Rafael:

Muito obrigado pelas suas informações. Sobre a família Graça Mira, ela é originária de Benafim Grande.
No registo paroquial de Baptismos, da Freguesia de Alte ( Benafim nesse tempo pertencia à Freguesia de Alte), por volta de 1890 são testemunhas/padrinhos as seguintes pessoas Graça Mira:

1- José Graça Mira, negociante, cc Maria Emília Mascarenhas Corte Real, morador na vila de Lagoa;
2- Manuel Lourenço Graça Mira, residente na Cidade de Silves, casado, alfaiate;
3- António da Graça Mira, alfaiate.

Nos mesmos registos paroquiais, o Pároco trocou o apelido Mira por Marim que era o apelido da família Marim Teixeira de Benafim Pequeno. Como não tenho informação que perfilharam o apelido Marim, continuo a pensar que os descendentes continuaram a usar os apelidos Graça Mira.

Cumprimentos.
Júlip F.P.T. Sousa (doravante, Júlio Sousa)

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64676 | Jpteixeira | 10 mai 2004 20:45 | Em resposta a: #64644

Caro Rafael:

Sobre a família Viegas Cabrita e a sua ligação à família Teixeira do Castelo de Salir, permita-me corrigir algumas informações que dispõe.
Assim, temos:

1- O Capitão de Ordenanças Tomé Viegas Cabrita cc Maria Guerreiro de Aragão, por volta do ano de 1800. Desse casamento nasceram: José Viegas Cabrita, cerca de 1800 a 1808, que seria, mais tarde, Alferes de Ordenanças e Antónia Guerreiro de Aragão (também entre 1800 a 1808).

2- Mais tarde, em 07-08-1822, já viúvo, o Cap. Tomé Viegas Cabrita viria a casar com Maria Luísa Rosa Neves, viúva de António Cândido de Mira Escalço.

3- Depois, em 08-01-1823, verifica-se o casamento de Antónia Guerreiro de Aragão ( filha de Tomé Viegas Cabrita e de Maria Guerreiro de Aragão) com Miguel António Mira Escalço, filho de António Cândido Mira Escalço e de Maria Luísa Rosa Neves.

4- Ou seja, os pais trouxeram os filhos dos seus primeiros casamentos e estes conheceram-se, namoraram e casaram.

5- Em 11-11-1827, ocorre o casamento do outro filho do Capitão Tomé Viegas Cabrita e de Maria Guerereiro de Aragão, o Alf. José Viegas Cabrita com Maria Guerreiro, da Nave do Barão.

6- Deste casamento nasceu, em 1828 (ainda não consegui precisar a data), Tomé Viegas Cabrita, o qual irá casar, cerca de 1849-1850, com Maria da Soledade Oliveira, filha de Francisco Martins Oliveira e de Mariana Quitéria.

7- Sobre o casamento de Francisco Martins Oliveira e Mariana Quitéria, ascendentes e descendentes de ambos, basta consultar o livro " Monografia de S. B. de Messines" de Ataíde de Oliveira, (cfr. p.p. 208 a 215), o qual pertence também a um ramo da família Oliveira.

8- Ora, do casamento de Tomé Viegas Cabrita com Maria da Soledade Oliveira, descrito no ponto 6, nascerão 4 filhos, um dos quais Maria Viegas Cabrita.

9- É esta Maria Viegas Cabrita que irá cc Sebastião José Teixeira, do Castelo de Salir, na data de 09-04-1870.

10- Este Sebastião José Teixeira, é filho do capitão José Dias Nunes Teixeira do Castelo e de Maria Guerreira, a mesma Maria Guerreira, da Nave do Barão, referida no ponto 5 deste "memorando".

11- Na verdade, após o falecimento do Alferes José Viegas Cabrita, a viúva Maria Guerreiro irá cc o Capitão José Dias Nunes Teixeira, do Castelo de Salir, em 16-02-1836.

12- Ou seja e para finalizar, Sebastião José Teixeira é tio da sua noiva, Maria Viegas Cabrita.

Se tiver alguma questão que queira esclarecer, é só comunicar.

Um abraço

Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64677 | rgc | 10 mai 2004 20:48 | Em resposta a: #64668

Caro Júlio Sousa

Aida bem que falei num assunto aparentemente deslocado, mas que permitiu dar-nos informações adicionais e que eu desconhecia .E que lhe agradeço.

Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Talvez amanhã siga o mail. Hoje, só para abrir correio.

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64692 | rgc | 11 mai 2004 02:26 | Em resposta a: #64676

Caro Júlio Sousa

Começo por agradecer-lhe a informação enviada com as devidas correcções. Sempre que encontremos erros e estamos seguros pela consulta das respectivas fontes documentais devemos logo corrigi-los e chamar a atenção a quem de direito para isso.

Ataíde de Oliveira era primo de minha avó materna D.Victória -referida na pág. 214 da ref.ª Monografia de São Bartolomeu de Messines, onde na linha seg. figura seu irmão-o meu tio-avô Jacinto de Sousa que se aliou aos Teixeiras, de Salir.
Ataíde de Oliveira cometeu algumas falhas, talvez por não consultar os respectivos liv. prqs, obtendo muitas informações de viva voze outras por desc. de heráldica. Mas com alguns defeitos que se lhe apontam quem me dera que houvesse outros publicistas como ele, do B.xo Alentejo e da Beira serrana a que pertenço por muitos antepassados, a fim de ter informação que me falta.

Monografia de São Bartolomeu de Messines- de Ataíde de Oliveira.
Começando pelo CAPÍTULO XXI -Árvore de Geração-pág.ª 208 há um erro que devo corrigir: D.Victória Maria mr de Sebastião Martins de Oliveira ( meus 4.os avós) usou o apelido Silva ( bap.º)e tb já a vi mencionada com os apelidos Guerreiro e Cavaco n.18.11.1764 ,Benafim-Alte), o que não é de admirar em relação a seus asc. V/ cas.º de Caetano Guerreiro com Isabel Gonçalves Cavaca a 28.9.1763, na igreja paroquial de Alte ( cas. liv.5,fls 31-TT).
E o casamento de Francisco Martins de Oliveira com Victória Maria da Silva realizou-se a 17.1.1785,na fot. ªque tenho a data não está muito legível.(V/ Liv 6. cas.Alte, a fls 17 e verso-TT) . Indicarei as resp. pág. do GENEA, onde figuram.
Tenho as datas de outros nasc. e cas. que ñ estão na Monografia mencionada, mas alongar-me ia demasiado. Porém, em compensação envio outros dados que lá ñ figuram, como por ex: na pág.210-D.Maria Victória de Oliveira , do Monte do Sobrado,casou em primeiras núpcias a 17.2.1829, em Alte com Manuel Guerreiro filho do alferes José Guerreiro de Aboim, de Tunes-Algoz e de Rosa Jacinta Cavaca,do Espragal-Alte,neto pat.º de Manuel Guerreiro Boim, da freg. de Alte e de Josefa de Sequeira ,do Algoz ,neto mat.º do alf. Luís Gomes Mialha e de Jerónima Cavaca,do Espragal-Alte; casou com Maria Vitória filha de José Martins de Oliveira e de Mariana Vitória ,neta paterna de Sebastião Martins de Oliveira e de Victória Maria ,do Monte Boi-São Bartolomeu de Messines( de facto lembro-me da antiga casa, onde brincava com os meus primos e primas e de outra onde tinha havido o lagar para moer a azeitona da grande casa que possuiam) e neta mat.ª de Joaquim Martins e de Brites Maria, da Zimbreira -freg. de São bartolomeu de Messines (V/Liv.7-cas.fls 93- da freg. de São Bartolomeu de Messines-TT).

No n.º 6 da sua mensagem refere Francisco Martins de Oliveira e Mariana Quitéria, que se chamava Mariana Quitéria do Carmo (tb. meus tetravós) terá de ser corrigido no Genea, porque tem lá o apelido Cabrita, da mãe. O marido aparece como " o cappam Francisco de Oliveira e sua mulher Mariana do Carmo, da aldeia de Messines,como padrinho de Mariana que n. a 26.5.1830, cujo registo de nascimento figura (só visto !) num liv. de ÓBITOS junto a um assento de óbito de 15.3.1830, freg de Alte.

Ao seu dispor no que puder ser prestável.
Um abraço amigo.
Rafael Carvalho

Algum erro meu , omissão ou confusão faça-me o favor de corrigir.
RC

Resposta

Link directo:

RE: Família Mira Escalço/ Portimão

#64695 | rgc | 11 mai 2004 02:39 | Em resposta a: #64692

Assim a mulher de Caetano Guerreiro Silva é a minha avó Isabel Gonçalves Cavaca e ñ como está na citada Monografia.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=44483

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=44489

RC

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 21:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen