Babo, de Sobretâmega

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Babo, de Sobretâmega

#64699 | Conde | 11 mai 2004 10:47

Caro Confrade Gilson:
Aqui vai o que tenho dos seus:
Padre Manuel José de Babo, n. 3.4.1775, bap. 10.4, filho António de Babo,bap. 13.11747, casado em Sobretâmega com Mariana Angélica,n.p. de Manuel de Babo, casado 5.10.1738 Ana Pinto Ribeiro,(esta era filha natural de Luis Pinto Ribeiro e de Domingas Pinto e se não me engano descendente dos Ribeiros de Canaveses e Pintos ,Fidalgos de Cota de Armas, com casa brasonada nesta Vila.)Bisneto pela varonia de Nicolau de Babo e de sm. Luisa de Oliveira.
Por via da Mãe era este seu tio Padre, neto de João Cardoso de Vasconcellos, casado em Vila Boa e Quires a 22.11.1736 com Mariana Angélica Moreira, bisneto de Manoel de São Payo e de s.m. Maria da Fonseca e bisneto materno de António de Babo e de sua mulher Antónia Moreira.Os S. Payo eram, salvo erro de Amarante, Mancelos.
Como é óbvio é gente nobre e de ascendência nobre.
Está com sorte pois estes dão samba...
Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#64744 | Gilson Nazareth | 11 mai 2004 19:05 | Em resposta a: #64699

Conde
Fico-lhe grato pelos Babo.
Sou também Pinto Ribeiro da região do Porto.Descendo de:
Baltazar Gaspar n.cerca 1600c/c/Ana Ribeiro.Pais de:
1-1-Francisco Ribeiro n.cerca 1623 e c/Samapio de Oliveira,29-02-1659 com Maria
de Oliveira(moradora Extremadouro) e filha de Francisco de OLiveira e Catarina Leite.Pais de:
......2-1Manuel Ribeiro(O Vigário,de alcunha)n.Freg Sampaio de Oliveira 14-01 e b.19-02-1681.Casado em Sampaio de Oliveira,19-09-1701 com sua prima Maria Pinto(A vigária ,de alcunha)n.Amarante e filha natural de João Ribeiro(O poeta de Amarante)-Padre e de sua prima Ana Pinto n.e moradora Freg.Chapa ao pé de Amarante; "a prima,sendo pobre,veio serví-lo e enamorou-se".Pais de:
......3-1-Manuel Pinto Ribeiro n.1708-Capitão-mór da Capitania do Espírito Santo
onde foi casado duas vezes deixando filhos de ambos os matrimonios.
Será que vc já esbarrou nestes?
Abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#64794 | Conde | 12 mai 2004 12:59 | Em resposta a: #64744

Caro Confrade:
Desses não ouvi mas são familiares.Tudo isto é facilmente traçável. Mas Ribeiros bons há menos ... Ribeiro, tal como Couto, Vale, são topónimos sistemáticos no Norte, tal como no Sul é Monte. Sobre Amatrante deve lêr "Uma guerra de cem Anos em AMARANTE",de Abílio Pacheco Teixeira Rebelo de Carvalho. Tem Pintos Ribeiros de lá. É separata antiga das "Armas e Troféus".
Vou mandar mais dados.
Um abraço.

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#64816 | Gilson Nazareth | 12 mai 2004 16:14 | Em resposta a: #64794

Caro Conde
Estou imensamente grato por sua atenção.
Quero reafirmar que estou à sua disposição aquí no Rio.
Abraços
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#74168 | amtf | 28 set 2004 21:50 | Em resposta a: #64699

Caro Conde,

Tem, porventura, algum apontamento que refira uma Leonor Rosa de Babo, n. c. 1800 em S. Mamede de Recezinhos (Penafiel), que casou (não sei onde) com Francisco Tomás de Sousa Gonçalves, n. Salvador de Travanca (Amarante). Tiveram, pelo menos, uma filha, Emília Rosa de Babo, n. Sampaio d'Oliveira (Amarante)...

Antecipadamente grato por seu interesse, cumprimenta,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#96721 | fbabo | 27 jul 2005 16:59 | Em resposta a: #64699

Ola a todos,

o meu nome completo é António Filipe de Abreu Massa Babo Ribeiro, resido em Marco de Canaveses

Filho de António de Babo Pinto Ribeiro, natural de Amarante e de Maria Alice de Abreu Massa, natural de Braga

Estou completamente virgem nestas andanças, comecei hoje a pesquisar a minha família. Vou tentar construir a minha arvore de familia.

Abraço a todos

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#210651 | RMMacedo | 15 out 2008 20:38 | Em resposta a: #64699

Caro Conde,

Perdoe a ousadia, mas gostaria de lhe colocar a seguinte questão:
Descobri recentemente que descendo dos Babos de Sobretâmega, nomeadamente, de João Mendes Peixoto Babo, ali nascido c. 1880, filho de Augusto Mendes Peixoto Babo.
Será que detém algum elemento que diga respeito a estes meus antepassados?
Antecipadamente grato pela resposta, aceite os meus melhores cumprimentos

R.Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#210689 | paribas | 16 out 2008 10:10 | Em resposta a: #210651

Caro R. Macedo

Talvez encontre algo que lhe interesse :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210442#lista

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#210766 | RMMacedo | 16 out 2008 23:09 | Em resposta a: #210689

Caro Ricardo Teixeira,

Obrigado pela atenção. O manuscrito a que alude está publicado?

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#211506 | RMMacedo | 24 out 2008 18:37 | Em resposta a: #210689

Caro Ricardo Teixeira,

Em primeiro lugar, desculpe voltar a incomodá-lo. Depois de algumas pesquisas no site do Arquivo Distrital, consegui reconstruir parcialmente a minha árvore genealógica referente aos Babos.
O mais longe que consegui chegar foi até Francisco José de Babo, casado com Maria Teresa Mendes, pai de Joaquim Babo e filho de Manuel José de Babo, natural de S. Nicolau, onde nasceu em finais do sec. XVII, e que faleceu em Sobretâmega em 06/05 de 1865, com c. de 80 anos de idade.

Será que nas suas pesquisas já se cruzou com algum destes nomes? Outra questão: há alguma obra publicada que aluda à família Babo?
Antecipadamente grato pela sua atenção,

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#211572 | paribas | 25 out 2008 13:37 | Em resposta a: #211506

Caro R. Macedo

Peço-lhe que nos contactar a partir da seguinte morada:

Apartado 60

4630 Marco de Canaveses

Cumprimentos

Ricardo Teixeira

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#214691 | RMMacedo | 04 dez 2008 17:05 | Em resposta a: #64699

Caro Gilson,

Após ler a 1ª. mensagem do Senhor Conde - que também me tem brindado com a sua gentileza - constato que, ao que parece, temos antepassados comuns, por banda de Nicolau de Babo.

Assim, apurei que este nosso avô era filho natural de André de Babo, do Lugar dos Moinhos, (Stª. Eulália de Constance) nascido em 09/09 de 1659, e de Luiza Teixeira - segundo amável informação do confrade Ricardo Teixeira, estes casaram posteriormente.

André era filho de um outro André de Babo, casado em S. Eulália de Constance em 16/05 de 1649 com Catarina Soares, filha de Pedro Soares e Maria…, também dos Moinhos.

Por seu turno, André de Babo (Pai) era natural de Santa Cristina de Toutosa, e filho de Domingos Dias e esposa, Ana Teixeira.

Com os melhores cumprimentos,

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#214751 | RMMacedo | 05 dez 2008 00:03 | Em resposta a: #64699

Caro Senhor Conde,

Mais uma vez o incomodo! Desta feita, gostaria de submeter ao seu escrutínio os resultados que até agora obtive, relativamente aos meus antepassados Babos.Os mais antigos registos que consegui consultar são os relativos a:

Os mais antigos registos que consegui consultar são os relativos a:
Domingos Dias e Anna Teixeira, da Quinta da Repoupa, que são pais de:
- Gaspar?? nascido em 17/12 de 1634,
- Domingos Teixeira e
- André de Babo, que casou em 16/05 de 1649 com Catharina Soares, filha de Pedro Soares e Maria…, dos Moinhos. Faleceu em 26/09 de 1697. Era natural de Santa Cristina de Toutosa.
Este casal teve os seguintes filhos:
- Maria, nascida em 25/05/ 1650, sendo padrinho “ Domingos Teixeira filho de D.ºs. Dias, da Quinta da Repoupa, “irmão do pai da baptizada”. - Luiza, nascida em 17/11/ de 1653 e - -André de Babo, que nasce em 09 de Setembro de 1659, e tem de Luísa Teixeira, então solteira, filha de Salvador Teixeira, um filho, de seu nome Nicolau de Babo, nascido em Santa Eulália de Constance, a 06/12 de 1689.
- Nicolau de Babo casou com Luzia de Oliveira, filha de Miguel Pimenta Pinto e Senhorinha Oliveira, ( este dado devo-o ao Confrade Paribas) e têm (pelo menos) os seguintes filhos:
- João de Babo, n. 09/03 de 1716 - Manoel, n. 7/01 de 1719
- Inês Thereza, n. a 05/12 de 1721
- Nicolau, 01/12 de 1724
- Teresa, 12/01 de 1728
- Maria, 26/11 de 1730
- António, 28/01 de 1734

O João de Babo, casou com Quitéria Maria, filha de João de Faria Velho e de Mariza de Sousa Rocha (?), em 20 de Abril de 1736;
Tiveram os seguintes filhos:
- Anna, n. em 9/03/1737
- Manuel José de Babo,
- José de Babo, n em 27/01/1739
- Maria, n. em 16/109/41, e afilhada de Nicolau de Babo (o tio ou o avô?)

- Manuel José de Babo casou com Maria Joaquina, filha de José Mendes de Oliveira e de Maria Pereira, tiveram
- Francisco de Babo, n. em 11 de Junho de 1780, que casou com Maria Teresa Mendes,
Foram pais de:
Joaquim de Babo Mendes, que casou com Maria da Conceição Nunes, filha de Custódio Nunes e de Gertrudes Maria
Tiveram
Emília da Conceição Nunes, n. em Sobretâmega. em 10/10/51, minha trisavó.

Muito lhe agradeço se, numa ocasião em que tenha oportunidade e paciência, verificasse se conhece alguma das ligações familiares destes meus antepassados.

Com os melhores cumprimentos

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#230780 | Nelita | 29 mai 2009 19:02 | Em resposta a: #214751

Caro R. Macedo:

Não sei se ainda lhe interessa, mas num manuscrito encontrei:

Declaratória de Manoel de Babo, rendeiro de Santo Isidoro de Riba Tâmega contra António Álvares Pilha e outros da referida freguesia aos 24 de Março de 1806.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#230831 | RMMacedo | 30 mai 2009 08:17 | Em resposta a: #230780

Bom dia D. Nelita

Interessa-me muito!!!! Onde o encontrou?
Se for possível digitalizá-lo, peço-lhe a gentileza de mo remeter para rammacedo@hotmail.com
Antecipadamente grato,
R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#231757 | RMMacedo | 12 jun 2009 01:07 | Em resposta a: #230780

Boa Noite!

Sem pretender ser maçador, gostaria de lhe renovar o meu interesse na informação que encontrou.

Com os melhores cumprimentos,

R. Macedo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#231770 | Nelita | 12 jun 2009 08:53 | Em resposta a: #230831

Caro R. Macedo:

Apenas tenho essa anotação, que encontrei num manuscrito de causas judiciais de Braga e Vila Real. Como é muito grande, ainda não tive tempo de o estiudar bem.
Se enontrar mais alguma informação envio, mas não tenho o desenvolvimento das acções.
A existirem encontram-se ou no Arquivo Distrital de Braga, ou no de Vila Real.
Aqui há apenas as notas dos escrivães, mas não tem a assinatura das pessoas mencionadas.
Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#260512 | debabo | 14 ago 2010 22:02 | Em resposta a: #64699

Caro Senhor Conde

Quando andava a explorar a net,descobri este endereço ,e como a família diz que eu sou o depositante da árvore,lembrei de tentar encontrar algo que existisse sobre a família.
Achei curioso a coincidencia de meu pai,já falecido,ter o nome de António Moreira de Babo.( o de Babo ele posteriormente retirou,segundo ele na escola primária os miúdos arreliavam-no e na primeira oportunidade ,para não suceder o mesmo aos filhos retirou ), era natural de Mancelos-Travanca,Amarante.
O nome de meu avô era José Moreira de Babo, e de meu bisavô era João Bento de Babo,moradores na freguesia de Ribas.
Isto foi o que consegui descobrir nos poucos documentos existentes.
Meu pai,na brincadeira dizia que tinha costela de padre,não sei se vinha de alguma lenda familiar ou se tinha algum fundamento.
Mas desde já está provado ,não tenho sangue azul.
Não sei se terei sorte ,em qualquer dos casos é uma tentativa.
Grato pela atenção dispensada

debabo

Resposta

Link directo:

RE: Babo, de Sobretâmega

#338785 | Fernando do Vabo | 28 nov 2013 22:48 | Em resposta a: #260512

Caro Sr. DEBABO,

caso queira trocar algumas idéias sobre o assunto aqui tratado, favor pedir ao MEDIADOR o meu EMAIL.

Talvez possamos tirar algumas dúvidas, por o Sr. ser um BABO e eu um VABO


ATENCIOSAMENTE


FERNANDO DO VABO

Resposta

Link directo:

Babo, de Sobretâmega

#383141 | marisasantos | 26 jul 2017 11:43 | Em resposta a: #214691

Esses babo, são também os meus Babo, André de Babo, com Catarina Soares.

Resposta

Link directo:

Babo, de Sobretâmega

#388032 | marisasantos | 02 jan 2018 20:59 | Em resposta a: #214691

Boa noite, esse André de Babo é meu ascendente.

Resposta

Link directo:

Babo, de Sobretâmega

#408713 | maob55 | 17 out 2018 18:45 | Em resposta a: #64699

Caros Confrades,

Por ter também descendência desses Babo, pesquisei e topei com o assento de casamento de Nicolau de Babo (n. 6/12/1689 Constance – †antes de 1755) em Santo Isidoro, Marco de Canaveses, no dia 24/11/1714 (imagem 683). Lá se lê que Nicolau era fº natural de André de Babo, de Constance, e de Luiza Teixeira, solteira; casou nessa data com Luzia de Oliveira, batizada em Palmeira, Braga, "filha natural de Antonio de Payva, já defunto", morador que foi da cidade de Braga, e de Senhorinha de Oliveira, solteira. Andei à procura de Luzia em Palmeira, mas como a procurei como filha desse Miguel, não havia mesmo como encontrá-la.

Cordiais saudações,

Marcello Borges

Resposta

Link directo:

Babo, de Sobretâmega

#429925 | franc.andrade | 25 dez 2020 13:40 | Em resposta a: #74168

Boa tarde,
Não sei se vos interessa, mas ao consultar registos em Santo Tirso, deparei-me com o casamento de 4ºs Avós do Prof. Salazar, Manuel Francisco e Fabiana Correia ( pais de Manuel Francisco Coimbra, trisavô de Salazar) que casaram em Santo Tirso em 6 de Maio de 1728, sendo Manuel Francisco indicado como filho legítimo de Bento de Babo e de Catarina Francisca, de Salvador de Travanca (Amarante). O que talvez interesse a quem tenha ascendentes Babo entre o Sousa e o Tâmega...

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 abr 2024, 20:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen