Família Curião - Alegrete

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Bibliografia | Arquivos

Família Curião - Alegrete

#64715 | Curio | 11 mai 2004 14:09

Saudações a todos!

Já há bastante tempo que consulto o site do Genea Portugal e, regularmente, leio também o vosso fórum. Resolvi inscrever-me para colocar algumas dúvidas, na esperança de que alguém me possa elucidar.

Um dos meus apelidos é muito raro e não consigo encontrar informação sobre a sua origem. Esse apelido é Curião. Tirando os meus familiares, não conheço mais ninguém que o tenha. Tenho este apelido devido à minha costela alentejana. Com efeito, os meus antepassados que o usaram nasceram todos na paróquia de São João Baptista de Alegrete, à excepção do meu avô materno, natural de Portalegre. O Curião mais antigo do qual tenho registo (graças ao bom trabalho de um amigo Genealogista) é João Rodrigues Curião, nascido em Alegrete e baptizado a 9 de Dezembro de 1668. Infelizmente, a ausência de informação sobre os nomes dos seus avós não permitiu ir mais além e tentar descobrir algo mais sobre a origem deste apelido.

No Tratado das Alcunhas Alentejanas de Francisco Martins Ramos e de Carlos Alberto da Silva, aparece uma referência a Curião como sendo uma alcunha que se transformou em apelido. Como? Porquê? Que significado teria a alcunha? São questões que a obra não esclarece.

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, Curião significa chefe de uma Cúria, entre os Romanos. Cúria tem vários significados: o Senado Romano, o lugar onde o mesmo se reunia ou uma subdivisão do povo Romano. Tudo indica que a palavra parece ter então uma origem latina e antiga.

Será que Curião chegou ao Alentejo através de alguma família italiana? Existe um apelido em Itália que é Corioni. Por adaptação linguística não se poderia ter transformado em Curião? É apenas uma suposição minha, sem qualquer rigor científico. A verdade é que, consultando alguns livros de História de Portugal, descobri que a maior parte dos estrangeiros que habitavam no nosso país, no século XVI, eram italianos. Outro dado interessante é a presença de guarnições de soldados italianos em Portugal, durante o reinado de Filipe II (III de Espanha), embora não fosse mencionado em que zonas do país estavam aquarteladas.

Também no Alentejo aparece um apelido nitidamente italiano como Acciaioli. O popular apresentador José Carlos Malato é natural de Monforte. Malato é uma palavra da língua italiana. Significa "doente". Coincidências?

Agradeço qualquer informação ou esclarecimento que algum de vós me possa dar, tendo em conta estas curiosidades genealógicas.

Grato pela atenção.

PS – Disseram-me que na Torre do Tombo é possível obter informações sobre as origens de todos os apelidos. Valerá então a pena apostar nesta via para conseguir descobrir algo mais?

Resposta

Link directo:

RE: Família Curião - Alegrete

#65924 | Curio | 26 mai 2004 07:03 | Em resposta a: #64715

Gostaria de solicitar ajuda ao Sr. João Monteiro visto que possui muita informação sobre a vila de Alegrete.

Resposta

Link directo:

RE: Família Curião - Alegrete

#66373 | joao | 01 jun 2004 16:30 | Em resposta a: #65924

Quando a peninsula Ibérica fazia parte do império romano, Alegrete devido à posição que desfrutava, estaria com ocupação romana e era designada por "Ad-sempte-aras".

- João Rodrigues Curião filho de João Rodrigues(barbeiro de profissão) e de Maria Martins Reis, casou em 11/9/1698 com Maria Miranda.

Espero que resolva o seu problema.

jm

Resposta

Link directo:

RE: Família Curião - Alegrete

#66385 | Curio | 01 jun 2004 19:40 | Em resposta a: #66373

Obrigado caro João Monteiro. Sem querer estar a abusar da sua boa vontade, por acaso não sabe a ascendência de João Rodrigues e Maria Martins Reis?

Atenciosamente,
Ricardo Fontoura

Resposta

Link directo:

RE: Família Curião - Alegrete

#135572 | Curião | 27 nov 2006 10:27 | Em resposta a: #66385

Se até há poucos anos pensava que existiam poucos "Curiões", o tempo provou-me o contrário. A minha família também é oriunda do Alentejo, mais precisamente, de uma aldeia perto de Portalegre. Sei que desta localidade, alguns familiares afastados viajaram para Lisboa e para o Norte do País não sendo por isso de estranhar existirem outras famílias Curião sem que com eles tenha uma ligação próxima.

Pouco sei sobre o apelido. Um antigo professor de faculdade contou-me que existiu um centurião romano chamado Curião. Porém, nunca encontrei qualquer referência.

Resposta

Link directo:

Família Curião - Alegrete

#353484 | mcuriao | 09 jan 2015 13:20 | Em resposta a: #64715

Bom dia. Faço parte da família. O meu pai vivia em mosteiros - arroches e veio para Lisboa. Sei que existe outros familiares em lisboa, mas não tenho qlq contacto. Boa sorte na sua procura.

Resposta

Link directo:

Família Curião - Alegrete

#360774 | marcocuriaoneves | 25 ago 2015 21:44 | Em resposta a: #64715

Boa noite!
Pertenço à família, sou de Aveiro. Os meus avós eram de Vale de Cavalos, Alegrete.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 set 2024, 01:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen