Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#65040 | RudolfoFonseca | 15 mai 2004 07:29

Caros Senhores,

Busco informações de toda a sorte referente a a Familia da Fonseca, em Guarda.

Peco desculpas por o meu Portugues que e bem fraco.

Vivo agora em Australia, e os meus pais cresceram em Mocambique. O meu Bisavo do lado de o avo do meu pai se chamava Jose Miguel da Fonseca. O meu avo paternal Casimiro Nunes da Fonseca (ambos nascidos em Guarda). O meu avo emigrou para Mocambique bem novo, e Trabalhou em a firma Spanos la.

Eu sei que e pouca informacao, mas e o que tenho aqui. Ha algum modo de pesquisa online para familias Portuguesas de Mocambique? Agradecia imenso alguma pouca informacao.


Cordialmente,

Rudolfo Nunes da Fonseca
Perth - Australia Occidental
rudolfofonseca@aol.com

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#67294 | BastosFurman | 12 jun 2004 03:29 | Em resposta a: #65040

Prezado Sr. Rudolfo da Fonseca,

Meu nome é Jorge Bastos Furman e sou do Rio de Janeiro, Brasil. O sobrenome Fonseca é muito comum na minha família. Pergunto-lhe: Guarda fica situada no Distrito de Viseu?
Atenciosamente,
Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#67295 | BastosFurman | 12 jun 2004 03:32 | Em resposta a: #65040

Prezado Sr. Rudolfo da Fonseca,

Meu nome é Jorge Bastos Furman e sou do Rio de Janeiro, Brasil. O sobrenome Fonseca é muito comum na minha família. Pergunto-lhe: Guarda fica situada no Distrito de Viseu?
Atenciosamente,
Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#67420 | AQF | 14 jun 2004 01:32 | Em resposta a: #67294

Caro Jorge Furman,

Desculpe intrometer-me, mas pode consultar aqui onde fica Guarda, Viseu, etc.

http://www.geneall.net/P/nivel.php?id=-4

Cumprimentos,

Angelo Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#67428 | BastosFurman | 14 jun 2004 04:16 | Em resposta a: #67420

Obrigado pela ajuda!
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#67429 | BastosFurman | 14 jun 2004 04:20 | Em resposta a: #65040

Constatei que Viseu e Guarda são distritos vizinhos e têm fronteira em comum. Será necessário obter mais dados sobre as freguesias e localidades e as datas de nascimento para verificarmos se temos algum laço de parentesco.
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#70763 | RudolfoFonseca | 02 ago 2004 11:40 | Em resposta a: #67429

Sr. Furman,

O senhor arquiva a informacao Geneologica em formato eletronico? Se sim podemos trocar ficheiros.

Regards
Rudolfo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#72090 | BastosFurman | 01 set 2004 05:16 | Em resposta a: #70763

Desculpe-me pela demora de minha resposta, mas no mês de agosto tive alguns problemas de saúde.
Ainda não tenho todos os dados em formato eletrônico, mas vou lhe remeter o que possuo em breve e assim, trocaremos informações.
Atenciosamente,

Jorge Bastos Furman
jorgefurman@uol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#93246 | gmarques | 12 jun 2005 19:56 | Em resposta a: #65040

Caro Rudolfo da Fonseca,

a minha família é do distrito da Guarda e tenho "da Fonseca"s na família.
Por exemplo tenho este senhor:

Basílio da Fonseca
Nascido a 14 Jun 1743
Freguesia de Vila Garcia - Concelho da Guarda.

Depois tenho o pai e avô deste senhor. Interessa-lhe essa informação?

Cumprimentos,
Gonçalo Marques

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#101184 | small | 23 set 2005 00:50 | Em resposta a: #65040

Caro Rudolfo
Creio que conheci seu avô Casimiro em Lourenço Marques, era proprietário da Spanos, e também seu tio avô Firmino, será? Se sim e quiser dar o ano ou idade
aproximada de seu Avô ainda hoje possivelmente poderei obter informação mais
precisa na cidade da Guarda. Era natural do distrito ou cidade da Guarda?

DISPONHA!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#101196 | RudolfoFonseca | 23 set 2005 04:51 | Em resposta a: #101184

Caro small,

Sim o meu Tio avo Firmino e o meu avo eram proprietarios de a Spanos em Lourenco Marques.

O meu avo nasceu em Fernao Joanes em o distrito de Guarda em o dia 9 de Janeiro de 1915.

Agredeco qualquer mais informacao,
Rudolfo

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#101223 | small | 23 set 2005 13:44 | Em resposta a: #101196

Caro Rudolfo

Vou tentar, Fernão Joanes fica a cerca de 15 klms da cidade da Guarda, sede do concelho, vejo no entanto que tem bastante informação pelo menos em relação
às pessoas que referimos seja por favor mais explícito no que pretende

Small

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#103346 | small | 19 out 2005 00:07 | Em resposta a: #101223

Caro Rudolfo
Não respondeu a mensagem que Lhe enviei, poderá pedir meu contacto ao Genea
e terei todo o gosto em ajudar, mas desculpe a insistência que tipo de informação
pretende?

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#106007 | RudolfoFonseca | 24 nov 2005 03:54 | Em resposta a: #101184

Caro small,

O meu avo nasceu no distrito de Guarda. De ele e o meu Tio Avo ja conheco, queria encontrar maisinformacoes de o bisavo de o meu avo. Acredito que o senhor se chamava Miguel Gomes Arraesco (Um nome um pouco differente) que foi o pai de o meu bisavo Jose Miguel da Fonseca.

Nao sei a data de nascimento de ambos peco desculpas!

Muito Obrigado,
Rudolfo

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#106154 | small | 25 nov 2005 20:46 | Em resposta a: #106007

Caro Rudolfo
Não sabe a data do falecimento de seu bisavô e onde ocorreu? Seu Avô Casimiro era o filho mais velho? Todas estas informações podem ajudar na pesquisa. Confira na certidão de seu Avô se seu bisavô era natural de Fernão Joanes, para procurar na freguesia certa. Você nasceu em Moçambique? Fico aguardando suas notícias mas não demore tanto nem sempre estou próxima da Guarda, mas não se preocupe tenho lá familiares e fácilmente obterei informações
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#123309 | mfonseca75 | 21 jul 2006 23:52 | Em resposta a: #101184

Caro small,

O meu nome é Miguel, sou primo direito do Rudolfo Fonseca, a quem enviou esta mensagem, e também estou à procura de algumas informações sobre a nossa família com o intuito de ir o mais atrás possível.

Escrevo para fazer uma pequena correção à informação que o meu primo lhe enviou em relação à data de nascimento do nosso avô Casimiro Nunes da Fonseca que é 1 de Setembro de 1915 e não a que ele lhe deu de 9 de Janeiro do mesmo ano.

Atenciosamente,

Miguel Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#123310 | mfonseca75 | 22 jul 2006 00:03 | Em resposta a: #106154

Mais uma vez olá small,

Como reparei que o meu primo não lhe respondeu, aproveito para dar uma ajuda nos pontos que apontou.

No que toca ao nosso Avô, Casimiro Nunes da Fonseca, era realmente natural de Fernão Joanes, enquanto o nosso bisavô José Miguel da Fonseca era, segundo as informações que consegui recolher, era natural da freguesia vizinha dos Meios.

Quanto ao local de nascimento do meu primo Rudolfo, salvo erro, é Joanesburg, África do Sul. O pai do Rudolfo é que nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, tal como a minha mãe (Maria Emília Nunes da Fonseca) e eu.

Se vir que necessita de mais informações por favor diga-me. Entretanto também vou ver se encontro mais algumas coisas.

(Espero ainda conseguir obter respostas suas, pois constacto que a data das suas trocas de palavras com o meu primo datam já de finais do ano passado.)

Atenciosmanete,

Miguel Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#123389 | small | 23 jul 2006 09:10 | Em resposta a: #123310

Caro Miguel Fonseca
É sempre bom ter notícias de pessoas que conheci em Moçambique. Vem sempre a tempo aguarde até meados de Agosto, pois estou de partida em trabalho e só regresso nessa data e com tempo para este fórum. Conheci bem seu Avô e Tio Avô Firmino pois trabalhei na Empresa da vossa família. Vivo no Porto mas como tenho ligações com a GUARDA porque meu Pai era de lá brevemente iniciarei a pesquisa nessa localidade. Assim todos os elementos que quiser aqui deixar poderão ser uteis para Vos ajudar.
Aceite os meus cumprimentos
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#124785 | small | 13 ago 2006 10:41 | Em resposta a: #123309

Caro Miguel Fonseca
Estou de volta como disse na minha mensagem de 23/7 se quiser deixe aqui os elementos que necessita e tentarei ajudar. Em Setembro vou tentar dar um salto ao ADGuarda para pesquisar meus ancestrais paternos. Não entendi se o que pretendem é encontrar parentes actuais se ancestrais anteriores aos vossos Avós e Bisavós.
Atenciosamente
Stella Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#145841 | ramosl | 28 fev 2007 06:18 | Em resposta a: #123310

Ola

Por acaso os meus antepassados terao alguma relacao com os vossos?
A minha avo era Benvinda dos Santos Andrade da Fonseca, nascida no Aveloso, Meda em 1903. O seu pai era Francisco Antonio da Fonseca, tambem de Meda, Aveloso e era filho de Manuel da Ressureicao da Fonseca e de Maria Bernarda.

Agradecia mais informacao sobre a minha familia caso alguem tenha.

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#158407 | luizacc | 05 jun 2007 00:38 | Em resposta a: #145841

Prezado Ramosl,

Li sua mensage hoje (Junho-2007). comecei a fazer pesquisa do meu avo. Ele era de Aveloso, Guarda. Seu nome era Antonio Augusto Fonseca. Ele foi para o Brasil em 1908-1909. Como falei, estou comecando a pesquisa. Mas acho que temos alguma relacao.
O pai do meu avo (bisavo) era Manuel Maria Fonseca, casado com Ana (ou Anna). Meu avo tinha varios irmaos/irmas: Otavio, Felina, e Hilda. Se voce tiver qualquer informacao, seria possivel me enviar.
Desde ja agradeco, -luiza

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#158426 | Saba | 05 jun 2007 03:07 | Em resposta a: #158407

Ola Luiza,

A minha avo era do Aveloso: Benvinda dos Santos Andrade da Fonseca (nascida em 1903), assim como o seu Pai Francisco Antonio da Fonseca. Os pais dele eram Manuel da Ressureicao da Fonseca e Maria Bernarda. Ainda nao posso confirmar se nasceram no Aveloso tambem ou nao. Um dos irmaos da minha avo mudou-se para o Brasil. Creio que se chamava Julio Andrade da Fonseca, e supostamente suicidou-se e nao sei se deixou descendentes.

Do lado dos Andrades, que alguns tambem imigraram para o Brasil sou primo do Dr. Lourval.

Estou a espera da resposta de alguns pedidos da Guarda. Se tiver mais informacao me avise. E' possivel que o seu Bisavo seja tio da minha avo'....

Cumprimentos,

Luis Ramos
Seattle, EUA

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#158445 | luizacc | 05 jun 2007 05:46 | Em resposta a: #158426

Muito interessante!!! Nao sei nada a respeito de Julio. Mas vou perguntar para a minha familia que reside em Belem-Para.
Eu moro tambem nos EUA, perto de voce (California). O mundo e' pequeno.
Muito obrigada e lhe aviso se conseguir mais informacao, -luiza

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#158470 | Saba | 05 jun 2007 11:44 | Em resposta a: #158445

Voce por acaso utiliza o msn messenger? O meu e-mail la' e' ramosl1@seattleu.edu

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Familia da Fonseca - Mocambique e Guarda

#333709 | LUCIANO RODRIGUES | 10 ago 2013 23:05 | Em resposta a: #65040

Boa noite.

O meu nome é Luciano Rodrigues, e sou primo directo do teu pai Casimiro. Sou filho de Maria Alice Caldeira, irmâ da tua avô Maria Emilia, portanto sou sobrinho dos teus avós, e por isso somos primos para aí em 2.º grau. Estou a tratar a arvore geneologica da família, e vou ver se consigo algumas informações na Guarda. Depois se assim entenderes trocamos informações via email. Foi um prazer descobrir por onde anda alguma da minha família. tanto mais que a minha filha está a pensar emigrar precisamente para a Austrália. Um abraço.. Luciano Rodrigues

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen