Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#65081 | gmg | 16 mai 2004 00:35

Informação sobre estas duas Famílias de Alegrete, do séc. XVII. Agradecia.
L. MurtaGomes

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#65107 | Filipe Prista Lucas | 16 mai 2004 14:13 | Em resposta a: #65081

Caro L. Murta Gomes,

Eu descendo de António Cordeiro Mergulhão, filho de António Cordeiro e de Josefa Maria Velez. Neste momento não tenho os dados comigo, mas sei lhe dizer que terá nascido em Assumar, Portalegre, em 1736, que a família do pai (Cordeiro)tem origem em Arronches, e que a família da mãe (Velez) tem origem em Urra.
Sei também que o apelido Mergulhão desaparece tanto na geração dos seus pais como dos seus avós.

António Cordeiro Mergulhão casou no Vimieiro com Margarida Teresa Varela e foi pai de Francisco Velez Cordeiro, também meu antepassado.

Caso pretenda qualquer informação adicional, não hesite em pedir-ma.

Filipe Prista Lucas

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portal

#65168 | gmg | 17 mai 2004 11:43 | Em resposta a: #65107

Caro Filipe Prista Lucas

Agradeço a sua disponibilidade em ler a minha mensagem.

De momento não tenho os dados todos comigo, mas dentro de alguns dias, poderei enviar-lhe o nome de alguns antepassados meus. É que de um momento para o outro, em Alegrete, deixa de haver "presença" de alguns Mergulhões.
Tem ttambém elementos sobre a Família Durins/ Dorins?

Luís Murta Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#65210 | gmg | 17 mai 2004 17:29 | Em resposta a: #65107

Caro Sr.,

Se não estou em erro, uma vez que não tenho ainda os documentos comigo, a seguinte filiação está correcta:

- CATARINA CID MERGULHÃO VELEZ, filha de Isabel Mergulhão e de Pedro Vellez, naceu em Alegrete, vila, da cidade de Portalegre.
Sobre este Pedro Vellez, nada mais sei, a não ser que
apenas possuo a data de casamento de PEDRO VELLEZ-ISABEL MERGULHÃO, mas sobre a Isabel, há uma Isabel filha de Marcos Mergulhão e de Beatriz Martins, se não estou em erro, novamente nas filiações. Se isto é verdade, ela teria 12 ou 13 anos à data do seu casamento, o que apesar de ser bastante nova para casar, não será, talvez, muito estranho no séc. XVII.

Sei que estes Marcos Mergulhão-Beatriz Martins foram Pais de um Gregório Mergulhão o qual teve mercê de cargos em Alegrete, os quais não posso precisar.

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#70978 | mergulhão | 06 ago 2004 23:37 | Em resposta a: #65107

Filipe

mil desculpas por me meter na vossa conversa mas pelo que vi vai a Mergulhão tambem eu pesrdi o rasto em 1814 , mas escrevo isto para ver se está interessado no site de Moimenta da Beira onde vão realizar o I encontro da Familia Mergulhão.

obrigada
Helena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#70991 | zedonordeste | 07 ago 2004 02:22 | Em resposta a: #70978

O Senhor Nuno Mergulhão que foi Presidente da Camara Municipal de Portimão, falecido num acidente em 1999, também pertencia a estes Mergulhões ?

Jose Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#70995 | mergulhão | 07 ago 2004 07:04 | Em resposta a: #70991

Olá José


Na verdade o Nuno Mergulhão tb fazia parte da nossa familia, pois os Mergulhões são ramo único, acabamos por ser todos primos.

lena

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#110126 | mergulhão | 19 jan 2006 13:50 | Em resposta a: #65081

Para todos os mergulhões tomarem conhecimento divulgarem e responderem dando ideis e fazer os seus comentários



Mil desculpas pelo meu erro a data do encontro é 9 de Setembro SABADO e é almoço e jantar o tema é realmente VASCO MERGULHÃO mas irmão de Fernão e não o pai como disse na primeira informação. uma vez mais as minhas desculpas
e obrigado

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

RE: Família: Mergulhão e Velez, de Alegrete-Portalegre

#110127 | mergulhão | 19 jan 2006 13:52 | Em resposta a: #65107

Para todos os mergulhões tomarem conhecimento divulgarem e responderem dando ideis e fazer os seus comentários

Filipe Prista Lucas

Mil desculpas pelo meu erro a data do encontro é 9 de Setembro SABADO e é almoço e jantar o tema é realmente VASCO MERGULHÃO mas irmão de Fernão e não o pai como disse na primeira informação. uma vez mais as minhas desculpas
e obrigado

lena Mergulhão

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 17:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen