Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#65096 | Josan | 16 mai 2004 06:52

Gostaria de saber alguma informação acerca desta familia.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#65139 | ane | 16 mai 2004 23:25 | Em resposta a: #65096

Sou da familia Afonso Viana, so que nao sou de Portugal e sim do Brasil.Qual seu interesse. Ane

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#65247 | Josan | 17 mai 2004 21:28 | Em resposta a: #65139

Estou a construir a minha árvore genealógica e como a minha mãe tinha no seu nome AFONSO e não só ela como uma grande parte das pessoas que já investiguei,o meu interesse será conseguir chegar o mais longe possivel para tentar descobrir as minhas origens, por isso todas as ajudas serão bem vindas e se forem de alguem com ligação ao ramo familiar tanto melhor.
Por isso e desde já o meu muito obrigado pela atenção dada.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#66782 | ane | 07 jun 2004 01:44 | Em resposta a: #65247

Josan, gostaria de saber o nome da sua mae,pois tambem procuro por familiares ai de Portugal, o meu bisavo veio de portugal para o brasil ,aproximadamente em 1889, ele veio com o pai e com um filho, que depois voltou para portugal e é esse parente é procuro... obrigada, Ane.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#66783 | ane | 07 jun 2004 01:44 | Em resposta a: #65247

Josan, gostaria de saber o nome da sua mae,pois tambem procuro por familiares ai de Portugal, o meu bisavo veio de portugal para o brasil ,aproximadamente em 1889, ele veio com o pai e com um filho, que depois voltou para portugal e é esse parente é procuro... obrigada, Ane.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#66949 | abivar | 08 jun 2004 17:08 | Em resposta a: #65096

Caro Josan:

De que freguesia eram os seus Afonsos? Viana do Castelo é um Distrito com diversos Concelhos e cada um deles com diversas freguesias, ainda divididas em diversos "lugares".

Há uma única freguesia do Outeiro nesse Distrito e é mesmo do Concelho de Viana do Castelo; se for essa que lhe interessa, tem paroquiais desde 1616, pelo que será fácil consultar os microfilmes em qualquer Centro dos Mórmons e recuar a sua ascendência por esse lado. Talvez tenha de obter primeiro certidões através da Conservatória respectiva, uma vez que só haverá microfilmes para aí de 1880 para trás.

Há outros lugares designados por Outeiro; conheço um no mesmo Distrito, mas no Concelho de Monção, freguesia de São Paio de Segude, onde também há Afonsos (alguns meus ascendentes).

A freguesia do Outeiro acima referida já foi do Concelho de Valadares e do Bispado de Tui, pelo que deverá ser próxima também de algumas freguesias de Monção; é de facto "zona de Afonsos".

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Podes me ajudar tbm?

#66951 | phablo | 08 jun 2004 17:22 | Em resposta a: #65247

está dificil ajuda aqui ...!
boa tarde! falo do Brasil ...
conhece Lisboa? Rua da Imprensa?

Phablo Gouvêa

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66954 | mtavares | 08 jun 2004 17:40 | Em resposta a: #66951

Caro Gouvêa:
A rua que conheço com esse nome é a rua da imprensa nacional. fica junto ao largo do rato e segue até ao principe real /imediações de bairro alto
luis

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66956 | phablo | 08 jun 2004 17:46 | Em resposta a: #66954

Olá mtavares ...saudações brasileiras ...!
Tenho 22 anos e gostaria de saber mais sobre meus antepassados portugueses ... sei desse endereço ... mas naum tenho como chegar aí ...!
Gostaria de me comunicar com Gouvêas em Portugal ...!
Em Lisboa só existe esse nome de Rua da Imprensa? ... Porque o nome que tenho é só esse ... mais nada ...!
E certidões de nascimento ... como eu consigo .... se meus bisavós são portugueses deverá ter aí em Portugal certo?

Phablo

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66957 | mtavares | 08 jun 2004 18:15 | Em resposta a: #66956

Caro Phablo:
Que eu saiba só existe esta. Fica na zona histórica de Lisboa. Penso que abrange mais que uma freguesia.
Para vc procurar algo terá que ter uma data aproximada para iniciar a pesquisa.Não será assim tão dificil a partir dos seus pais e avós tirar uma data aproximada, e, os nomes.
Procure aqui no forum por Gouveia.
Em todo o caso só através de certidões é possivel (nesta fase) chegar a algo positivo.
Saudações lusas.
ps. como todos os portugueses tenho montes de ligações ao brasil
luis

Resposta

Link directo:

Que bom ...!

#66960 | phablo | 08 jun 2004 18:26 | Em resposta a: #66957

Caro Luis ... eu de volta!
Bem meu amigo ... até aqui valeu ...!
Espero que não desanime em me ajudar ...!
Tenho escrito para outros Gouvêa aqui mas ainda não fui respondido. Eu gostaria de escrever tipo um livro ... ou um diário digamos assim ...
Sobre a certidão, como eu consigo uma? É caro?
Faço isso aqui no Brasil ou em Portugal? .... Pela internet tem como?
Qual endereço dos correios em Portugal?
O endereço que uma tia velha minha, mal informada .... me deu ... é
Rua da Imprensa nº 15 ... em Lisboa ...!
Moro em Minas Gerais ... 2 maior estado economico do Brasil ...
Se vc quiser escrever para mim webmaster@mouragro.com.br

Abraços meu prezado

Phablo Gouvêa

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66969 | Josan | 08 jun 2004 21:11 | Em resposta a: #66951

Gostaria mas alem de conhecer alguns locais da cidade de Lisboa essa rua não conheço.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#66976 | Josan | 08 jun 2004 21:23 | Em resposta a: #66949

Caro António desde Já o meu muito obrigado pelo interesse.
Areguesia a que me refiro é mesmo Outeiro e é do concelho de Viana do Castelo e distrito é uma freguesia que se situa a cerca de 5 km de Viana do Castelo.
Felizmente tambem já consegui recuar em alguns ramos familiares até cerca de 1670.
Já agora tambem gostaria se fosse possivel de saber onde se encontram esses denominados centros dos Mórmons.
Termino com os melhores cumprimentos e grato pela ajuda.

Josan

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66979 | phablo | 08 jun 2004 21:39 | Em resposta a: #66969

eu certamente muito menos ...kkk!
moro no brasil e procuro gouvêa em Lisboa ... se puderem me ajudar ...
me parece q há alguns em Trás os Montes ... podem ajudar?

Phablo Gouvêa

Resposta

Link directo:

RE: Podes me ajudar tbm?

#66987 | melisa | 08 jun 2004 23:00 | Em resposta a: #66951

Caro phablo

A rua a que se refere é Rua da Imprensa Nacional em Lisboa
Embora naturalmente não lhe diga nada, a referida rua situa-se numa zona de Lisboa que se chama Rato.
Numa busca rápida que fiz em www.118.pt verifiquei residirem nessa rua duas pessoas de apelido Gouveia.
Será o que procura? No mesmo site poderá procurar mais Gouveias.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67017 | abivar | 09 jun 2004 11:41 | Em resposta a: #66976

Caro Josan:

As regras deste fórum impedem-me de indicar directamente um "site", mas se fizer uma busca na Internet por "Centros de história da família" encontrará facilmente um site com a indicação de todos esses centros dos mórmons, que existem pelo mundo inteiro (deverá haver um perto de si); aí pode requisitar os microfilmes de que tiver necessidade e consultá-los lá mesmo. Só se paga o correio e a espera varia entre poucas semanas e alguns meses, mas vale a pena!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Muuuito obrigado!

#67020 | phablo | 09 jun 2004 12:13 | Em resposta a: #66987

Olá Melisa ...antes de verificar quero agradecer sua generosidade ... vc tem uma grande alma ...valeu mesmo!
Bem ... tenho 22 anos ... e aqui ... sou o unico interessado em história da família ... queria na verdade montar um livro de fatos e relatos ...sei lá ... muito bom ... !
Outra coisa ... só sei que meus bisavós João de Mello Gouvêa e Emília Ferreira Gonçalvez eram natos portugueses e que vieram ao Brasil bem cedo .... suponho que seja em torna de 1890 .... por aí ...! Sabes como eu conseguiria uma certidão de Batismo ... aqui ou aí?

Abraços

Phablo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67408 | Josan | 13 jun 2004 20:31 | Em resposta a: #66783

Lhe Darei o Nome por mail Ok.

Resposta

Link directo:

RE: Muuuito obrigado!

#67411 | melisa | 13 jun 2004 22:23 | Em resposta a: #67020

caro Phablo
Sem saber em que freguesia os seus bisavós nasceram será impossível obter uma certidão de nascimento.
Relativamente aos nomes são nomes que poderão corresponder a qualquer freguesia de Portugal.
A morada que divulgou não será de algum familiar que possa indicar de onde seriam os seus bisavós?, talvez por aí...
Boa sorte nas suas pesquisas, e se eu poder ajudar,estou ao seu dispor.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

Lisboa

#67446 | phablo | 14 jun 2004 12:14 | Em resposta a: #67411

Não sei se isso ajuda ... mas um tio meu disse que eles eram de Lisboa.
E uma prima de minha mãe mais velha, quase sem saber explicar tinha esse endereço ... Rua da Imprensa 13 .... mas ela naum sabe explicar ao certo ... por ser muito humilde e pobre ... !

No mais será q com Lisboa eu acho algo e esse endereço? Já procurei no site q vc disse e nesse número não há ninguém ... mas na rua há dois ...mas são os mesmos Gouveia e não Gouvêa ... e agora? Heheh!

Abraços

Phablo Gouvêa

Resposta

Link directo:

RE: Lisboa

#67457 | melisa | 14 jun 2004 15:04 | Em resposta a: #67446

Caro phablo
Nesse site não indicam normalmente o nº da porta, portanto poderá ser o 13.
Quanto a ser Gouveia e não Gouvea, em Portugal actualmente, e salvo raras excepções, a grafia de Gouvea é Gouveia.
Como tem o número de Telef porque não tenta ( com o indicativo de Portugal) contactar para um desses números e poderá talvez saber se são ainda familiares seus, e também qual é a freguesia da zona.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67459 | Samuel de Castro | 14 jun 2004 15:26 | Em resposta a: #66949

Estimado António Bivar,

Por acaso, de seus Afonsos da região de Monção, tens a descendência de um Joseph Afonso, residiu na Reguenga, Freguesia de São Pedro de Merufe, que foi casado com Antônia Maria Pereira de Castro? Deles eu tenho como filhos: Joam, N-23.1.1744 - Maria, N-20.1.1745 - B-24.1.1745 e, Theresa Luísa, N-28.1.1747, B-2.2.1747, todos de S. Pedro de Merufe. Agradeço a atenção. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lisboa

#67464 | phablo | 14 jun 2004 16:08 | Em resposta a: #67457

Mas o meu sobrenome é Gouvêa ... o mesmo de meu bisavô ...que nasceu Lisboa!
Não pode escrever por e-mail para mim ...assim conversamos melhor!
Sim ... é rua da imprensa 13 ...

...
abraços

Phablo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67484 | abivar | 14 jun 2004 17:39 | Em resposta a: #67459

Caro Samuel de Castro:

Não tenho infelizmente apontamentos da freguesia de Merufe para essa época, mas apenas de finais do século XVI até finais do século XVII, princípios do XVIII, e só para uma linha de ascendentes meus dessa freguesia. Encontrei em princípios do século XVIII, em Merufe, referência a um Padre Félix Pereira de Castro. Os meus Afonsos “nortenhos” (tenho outros do Algarve...) são da freguesia de S. Julião de Badim (século XVII/XVIII) onde têm descendentes de apelido “Rodrigues de Sá” e “Rodrigues de Sá e Sousa”, mantendo embora a varonia de Afonso; também tenho uma antepassada com o apelido Afonso na freguesia de Segude (primeira metade do século XVII). Existem pedras de armas em Segude com armas de Afonsos.

Gostaria de lhe deixar também um dos meus enigmas genealógicos favoritos (julgo que já aqui o deixei em algum tópico, mas aqui vai de novo!). Trata-se do casal Inácio Rebello – D. Jacinta Antónia Sarmento (que também aparece referida como D. Jacinta Antónia de Castro ou D. Jacinta Antónia Lobato, e algumas vezes sem o “Dona”); residiam em S. Julião de Badim (Monção) por finais do século XVII, princípios do XVIII e têm uma filha D. Rosa Teresa de Castro casada com António de Castro “da Lavandeira” (cf. Felgueiras Gayo “Nobiliário...”, Vol. II, Araújos, § 405 N 28, p. 197), outra Caetana Maria Sarmento (ou Rebella ou de Castro) casada com Leandro de Caldas Castro, a 10/7/1705, em Ceivães (com descendentes de apelido “Pereira Caldas”, sendo o Pereira quase seguramente proveniente dos ascendentes de Caetana) e outro António Pereira Rebello, casado com Maria de Sousa (com descendentes que passaram ao Brasil, ligando-se à família dos Marqueses de Cantagallo, depois ligados aos Marqueses de Viana, Duques de Loulé, etc.). Nunca encontrei o casamento de Inácio com D. Jacinta nem consegui por outro meio saber a ascendência do casal que me permitiria talvez perceber a razão de ser dos diversos nomes usados pelos descendentes, em particular do “Pereira” que não era usado nem pelo Marido nem pela Mulher mas que parece ter tido muita “estimação” na descendência, persistindo ligado a “Caldas” até à actualidade. Se por algum acaso “tropeçar” neles agradeço qualquer informação!

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67493 | Samuel de Castro | 14 jun 2004 19:31 | Em resposta a: #67484

Estimado António Bivar,

Peço, se possível, disponibilizar-me a referência que o Senhor citou sobre o Padre Félix Pereira de Castro (meu 8º avô), pois me será extremamente útil.
Copiei no Word os dados de seus enígmas genealógicos, caso eu deparar-me com algum deles lhe informo.
Fico a disposição. Muito obrigo. Um abraço. Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Lisboa

#67497 | melisa | 14 jun 2004 20:41 | Em resposta a: #67464

Certo, mas os seus familiares em Portugal devem ser Gouveia, por isso tente contactá-los.
Se eu estivesse em Lisboa procuraria saber mais... e procuraria no Arquivo Distrital nas possíveis freguesias, mas como moro no Algarve não é possível, terá mesmo de saber mais dados.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

eu sei!

#67498 | phablo | 14 jun 2004 20:48 | Em resposta a: #67497

ohh ...valeu mesmo!
até aqui vc tem sido muito generosa e paciente!
mas irei fazer uma pesquisa mais para frente ...!
vc naum tem MSN?
e escreve-me por e-mail ae .. a gente naum perde contato!
moro em Minas Gerais ... sudeste do Brasil ...!
vc já esreve aqui? ... claro né!!!

abraços

Phablo

Resposta

Link directo:

RE: eu sei!

#67500 | melisa | 14 jun 2004 20:57 | Em resposta a: #67498

Neste momento estou com alguns problemas com o meu mail, por isso...
mas anotei e caso me seja possível contactá-lo-ei.
Cumprimentos
Melisa

Resposta

Link directo:

hotmail

#67501 | phablo | 14 jun 2004 21:09 | Em resposta a: #67500

oi...vc naum tem MSN .... para gente tc online?
ae vc me conhece ... e a gente se fala online!
o q acha?
mas primeiro tem q contactar por e-mail ...pede o moderador para contactar comigo q te respondo ...!
bajunsns

phablo

Resposta

Link directo:

RE: hotmail

#67502 | melisa | 14 jun 2004 21:24 | Em resposta a: #67501

Não tenho. :-).

Resposta

Link directo:

RE: hotmail

#67503 | phablo | 14 jun 2004 21:28 | Em resposta a: #67502

entaum ... faz ...heheh!
zedoegito@hotmail.com
bajuns!!!
Phablo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67808 | abivar | 18 jun 2004 13:11 | Em resposta a: #67493

Caro Samuel de Castro:

Peço desculpa por só agora responder, mas não tenho tido possibilidade nos últimos dias. Relativamente ao Padre Félix Pereira de Castro, apenas tenho a indicação de que celebrou um casamento em Merufe a 12/2/1708 (de Pedro Fernandes, filho de Pedro Fernandes, defunto, e Maria Domingues, do Salvador, com Luzia Rodrigues, filha de Gregório Rodrigues e Domingas Dias, da Reguenga, Merufe, sendo testemunhas os Padres Francisco Álvares e João da Rocha).

Por curiosidade assinalo que tenho o apontamento do óbito de um Félix de Castro em Ceivães (Monção), a 2/11?/1662, filho dos meus antepassados Pedro Gomes Villarinho (escrivão do público de Valladares) e Luisa de Castro, cuja ascendência também desconheço (Luisa de Castro devia ser “Castro e Araújo”, nomes usados por uma sua filha, e talvez fosse irmã de um Capitão Afonso de Castro e Araújo, seu conterrâneo e contemporâneo, também com numerosa prole legítima e bastarda).

Para acrescentar às notas que lhe enviei na última mensagem, acrescentarei que o casal Inácio Rebello – D. Jacinta Antónia Sarmento ainda teve uma filha Luisa Maria Pereira (às vezes chamada Luisa Maria Rebella e pelo menos uma vez Luisa Maria Pereira Caldas), casada com o Capitão Alexandre de Sousa Caldas, irmão de sua cunhada Maria de Sousa casada com António Pereira Rebello.

Um abraço,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#67941 | Samuel de Castro | 20 jun 2004 14:36 | Em resposta a: #67808

Estimado António Bivar,

Não localizei o Félix e a Luíza, mas anotei os dados para futuro aproveitamento. Como também apensei os dados complementares em sua informações anteriores.
Muito obrigado pelas informações do Padre Félix. Um abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#71305 | LBonifacio | 16 ago 2004 00:33 | Em resposta a: #65096

A familia Afonso é muito comum em Outeiro. Eu estive a fazer consultas no Arquivo Distrital de Viana, pois a minha Bisavó era Afonso do Rego e nasceu em Outeiro.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340528 | Samuel C O Castro | 06 jan 2014 18:06 | Em resposta a: #67808

Estimado António Bivar,

Estou a procura da ascendência de um Estevão Pereira de Castro, cujos dados que consegui constam aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=340404#lista e, no início da mensagem aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=340482 .

Pesquisando na NET, nada encontro sobre os avós paternos indicados no primeiro link.

No segundo link acima, não apareceu o nome dos avós paternos.

Quanto ao irmão desse Estevão Pereira de Castro, chamado José Manuel da Silva Leitão, que aparece no segundo link, também nada encontro na NET.

Terá você conseguido alguma informação sobre ascendência/descendência do Capitão Afonso de Castro e Araújo, que citaste em sua mensagem deste tópico, em 18-06-2004?

Ou terás dados complementares dos supostos avós paternos Domingos Afonso e Cecília Afonso (do Estevão P. de C.) ?

Estou pensando na possibilidade do ramo acima ter alguma ligação com o ramo desse Capitão Afonso.

Se puderes me esclarecer a tão desejada ascendência, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Ótima semana e um ANO NOVO repleto de ótimas realizações. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340558 | abivar | 07 jan 2014 12:12 | Em resposta a: #340528

Caro Samuel de Castro,

Não tenho certezas relativamente à ascendência do Capitão Afonso de Castro e Araújo mas pelo local de residência, apadrinhamentos, etc. tenho fortes indícios de que seria irmão da minha antepassada Luisa de Castro, mulher de Pedro Gomes Villarinho, escrivão do público de Valladares, residente em Ceivães (actualmente no Concelho de Monção), na Quinta da Costa, e que ambos seriam irmãos do Capitão Manuel de Castro Rego, Cavaleiro da Ordem de Cristo, documentalmente filho de Domingos Vaz do Rego e de Maria de Castro e Sá, oriundos da mesma Quinta da Costa. De facto o Capitão Afonso de Castro e Araújo também residia na Quinta da Costa e teve um filho chamado Miguel de Castro e Sá e além disso a família que parece ser originária desse lugar é a dos Vaz do Rego, pelo que os "Castro, Sá e Araújo" parece que aí entraram apenas pelo casamento de Maria de Castro e Sá. Esta desconfio fortemente que deveria ser dos da Quinta de Santo Antão em Messegães onde coexistiam estes três apelidos; além disso o Capitão Afonso de Castro e Araújo aparece com um cargo de Juiz ordinário de Valladares que tinha sido de Gregório de Castro e Araújo, senhor da referida Quinta de Santo Antão e que poderia ser seu tio (irmão ou primo da suposta mãe). Aqui no geneall dão outra origem a Maria de Castro e Sá mas não consegui ainda perceber qual o fundamento da filiação aqui apresentada. Até nova informação mantenho a conjectura da ligação à Quinta de Santo Antão. Se Maria de Castro e Sá fosse irmã de Gregório de Castro e Araújo então seria filha de Paio Rodrigues (de Araújo) e Genebra Velosa, esta filha de Guiomar Velosa, tronco de quase todos os Caldas "entroncados" do Condado de Valladares.

Quanto ao Estêvão Pereira de Castro não tenho informações e não encontro ligações ao Capitão Afonso de Castro e Araújo. Vou procurar referências ao casal Domingos Afonso-Cecília Afonso nos meus apontamentos de Segude.

Óptimo Ano Novo e um abraço amigo,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340563 | Samuel C O Castro | 07 jan 2014 14:20 | Em resposta a: #340558

Estimado António Bivar,

Como tenho uns anexos, que fica difícil de aqui expor os dados, estou enviando-os para seu e-mail e por aquela via estou expondo-lhe algumas linhas de investigação sobre o Estevão P. de C., como também sobre os Castros de São Paio de Segude, e, ainda, sobre Manuel de Castro Rego, que também consta em minha base, aí envolvendo com os demais Castros que citaste em sua mensagem.

Muito obrigado. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340610 | natercia7 | 08 jan 2014 09:25 | Em resposta a: #340563

Carissimo Samuel de Castro

Vi que pediste ao Primo Antonio de BIVAR ajuda a proposito de "AFONSOS". Como depreendo do teu pedido que trabalhas sobre o mistério da Quinta de Santo Antao, de Messegaes, ( e por isso fico-te mil vezes obrigada), fui buscar nos meus dados alguns referentes a AFONSOS. Passo a dar-tos :

-Tenho na linha materna, no lugar de Toleiro, S. Martinho de Parada, Antonio GONCALVES casado com Helena AFONSO, de Parada igualmente. Tiveram :
-Ana FERNANDES ou GONCALVES, casada em 02-06-1746, em Parada com Joao LOURENCO du lugar de Redemouro, Parada. Tiveram Manuel LOURENCO PIMENTA ou PEREIRA, que se nao me engano foi Capitao, este nascido em 26-09-1749, em Redemouro Parada e casado em 2as nupcias com Josefa Rosa PEREIRA, filha de Caetano PEREIRA BARBOSA de SA e de Luisa Teresa de SA e SOUSA.

- Os pais de Luisa Teresa sao : Manuel RODRIGUES de SA e Ana de SOUSA casados em 11-08-1735, em Badim, Monçao.
- tenho o cadamento dos pais de Manuel RODRIGUES de SA : Sebastiao AFONSO com Maria RODRIGUES, em 22-10-1714, em Badim

E provavel que este Sebastiao AFONSO seja dos de Parada.
-Os pais do Sebastiao AFONSO sao outro Sebastiao AFONSO e Maria LOURENCA.

Pode ser que algo entre o que precede, te seja util. Renovo aqui os votos que te exprimi anteriormente. Que 2014 satisfaça todos os vossos desejos. Amizades Natércia Laforie

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340614 | Samuel C O Castro | 08 jan 2014 10:35 | Em resposta a: #340610

Estimada Natércia Laforie,

Agradeço-lhe o envio dos dados que tens dos Afonso.

Meu interesse é descobrir uma outra linha de Castro, mais especificamente a de Estevão Pereira de Castro, filho de Pedro Afonso Pereira de Castro e neto de Domingos Afonso (cc Cecília Afonso), que são de São Paio de Segude, Valadares.

Neste mesmo tópico, em minha mensagem de 14-06-2004, citei ao António Bivar um casal, ele com o apelido Afonso e ela Pereira de Castro, mas pela data de habilitação do Estevão, em 1758 (data confirmada pelo colega Anachronico), o avô dele Domingos Afonso, não poderá ser filho do casal que citei, pois os filhos deles, que possuo os dados, nasceram entre 1744 / 47.

Portanto, o Domingos Afonso (avô do Estevão), deverá ser (Pereira de Castro) filho de outro casal com os apelos citados.

Estarei enviando para seu e-mail os dados que passei para o António Bivar, quem sabe tens mais alguns elementos que possa acrescentar. Ali verás, que citei ao Bivar a possibilidade desses Castros terem ligação com os da Quinta de S Antão, ou até mesmo com os da Casa dos Picoutos, que tanto procuramos entroncar junto aos demais.

Ótimo resto de semana. Carinhoso abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340623 | Tiago R de Andrade | 08 jan 2014 14:19 | Em resposta a: #65139

Boa tarde,

Tenho interesse em informação que me possa fornecer. A minha avó é Afonso Viana da mesma família.

Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340625 | badim | 08 jan 2014 15:22 | Em resposta a: #340563

Caros Confrades

Para mim esse capitão Afonso de Castro, tem ligação a quinta de Santo Antão, foi juiz no cargo que tinha Gregorio e encontra-se como padrinho e testenhunha em alguns assentos de Messegães, ligados as familias da dita quinta, por isso sua mãe era ligado a familia Castro Sa de Araujo, da quinta de Santo Antão, anterior a familia Ozores Sotomaior.
Para mim este capitão Afonso de Castro, era primo da esposa de Bertolomeu Ozores Sotomaior, mas temos que aprofundir um pouco mais as buscas !!.

Cumprimentos para todos

Victor Gomes

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340629 | Samuel C O Castro | 08 jan 2014 16:58 | Em resposta a: #340625

Estimado Victor Gomes,

Entraste na discussão na hora certa, pois eu estava para lhe escrever, pois sei de seus amplos conhecimentos das famílias envolvidas em nossa busca comum, ou seja, os Castros de S Antão, dos Picoutos e, agora dos de S. Paio de Segude.

Estou enviando para seu e-mail (cegetel) uns dados que já expus aos colegas Bivar e Natércia e anexando dois documentos, um deles dos Castros de S Paio de Segude e, outro de S. Antão, mais ligado a seu tópico da Paroquia de Tortoréus, aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=339334&fview=e . Se por acaso tiveres dados complementares aos elementos ali apresentados e, puder fazer a gentileza de me disponibilizar, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Familia Afonso , Outeiro Viana Do Castelo

#340737 | natercia7 | 10 jan 2014 13:22 | Em resposta a: #340625

Caro Primo Victor,

Lembrei-lhe hà pouco o que se encontra na pagina 196 sobre a heraldica de Monçao, do Dr. José Garçao Gomes. Citando Figueiredo da Guerra, e referin do-se à Torre de Santo Antao, Messegaes, extinto Concelho de Valadares : "no meado do século XVII, residia ali Fernao de SA, e sua mulher D. Isabel de PASSOS FIGUEROA, que usaram os apelidos de CASTROS (de 6), SAS, SOTOMAIORES e PUGAS.
Ora, hoje, andando sempre à procura de indices sobre "as gentes" daquela Quinta de Santo Antao, vejo no geneall, uma Inês RODRIGUES MOGUEIMAS, da familia dos comendatarios de Paderne, casada com Miguel de PASSOS FIGUEROA. E esse casal tem uma filha Isabel de PASSOS FIGUEROA que casa com Fernando de SA de ARAUJO. Serao eles os proprietarios no meado do se> XVII ?
E provavel que eu esteja a empurrar portas abertas, mas ando por aqui hà tao pouco tempo... Seria optimo trabalho um de nos fazer uma espècie de dataçao. O Victor diz que os OZORES de CASTRO SOTOMAIOR ocupam a quiinta antes dos CASTRO e ARAUJO. Ja estou a ficar "baralhada".Em que se baseia para avançar isso ? Abraços Natércia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 11:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen