Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Brasil

Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

#65125 | Alvares | 16 mai 2004 18:04

Trata-se de um tio meu (irmão de uma trisavó), natural de São João da Azenha (freguesia de Sangalhos) que emigrou para o Brasil. Seria talvez também conhecido como Francisco Ferreira da Costa.

Sei que fez um testamento em Santa Teresa em 1896. Penso que o testamento foi lavrado em cartório.

Alguém me dá notícias deste Francisco Ferreira dos Reis?

Alguém me sabe localizar a cidade de Santa Teresa?

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

#65175 | Vasconcelosminas | 17 mai 2004 12:31 | Em resposta a: #65125

Caro Alvarez,

Diz que seu parente deixou testamento em Santa Tereza, cá no Brasil. Sabe dizer-me ao menos onde ficava Santa Tereza. Pergunto porque vizinho ao meu tem um município, atualmente chamado Rio das Flores, no Estado do Rio de Janeiro que, em 1896 chamava-se Santa Tereza de Valença. Por certo há outros sob a invocação da mesma santa.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

#65179 | Alvares | 17 mai 2004 13:14 | Em resposta a: #65175

Não sei qual Santa Teresa se tratava. Alguem me disse que a cidade do Rio de Janeiro tem um bairro de Santa Teresa, o qual, no entanto, não tem cartório.

Santa Teresa de Valença é uma boa hipótese, tanto mais que tenho conhecimento de outros conterrâneos que na mesma época estavam lá estabelecidos.

Sabe dizer-me se Santa Teresa de Valença tem cartório? Se sim, como poderia verificar a existência deste testamento?

Muito obrigado,
Luis S. Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

#65181 | Vasconcelosminas | 17 mai 2004 13:28 | Em resposta a: #65179

Caro Luiz S. Lopes,

Aparentemente, pelo que diz, pode mesmo ser Santa Tereza de Valença, atual Rio das Flores. Lá tem cartório e é subordinada a Comarca de Valença, município próximo a Rio das Flores.
Tenho um amigo que, volta e meia, me presta alguns favores na localização de antigos testamentos e inventários no forum local. Vou contactá-lo. Acaso poderia me fornecer alguns elementos a mais, como nome da esposa ou filhos. Isso pode facilitar a eventual localização do documento que procuras.
Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Resposta

Link directo:

RE: Francisco Ferreira dos Reis, Santa Teresa, Brasil

#65187 | Alvares | 17 mai 2004 14:45 | Em resposta a: #65181

Caro José Roberto,

penso que o testamento em questão diria respeito aos bens dele em Portugal e respectiva distribuição pelos irmãos. Acredito que tenha constituido família no Brasil, mas ao certo não sei. Apenas posso dizer que era filho de Manuel Ferreira dos Reis e Maria José da Costa Abrantes, moradores em São João da Azenha (Sangalhos).

Ficaria muito agradecido se pudesse confirmar a existência (ou não) do testamento no cartório de Santa Teresa de Valença.

Muito obrigado,
Luis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 05:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen