Família Costa Cabral

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Costa Cabral

#65199 | Victor | 17 mai 2004 16:36

Sou novo no grupo, meu nome é Victor Costa Cabral, moro em Porto Alegre, Brasil e gostaria de saber mais informações sobre a família Costa Cabral, origem, quando e como chegaram ao Brasil.

Abraço a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#65401 | victorferreira | 19 mai 2004 15:17 | Em resposta a: #65199

Provavelmente o melhor que tem a fazer é ir aos registos dos locais de nascimento dos seus pais e, descobrindo-os, ficar a saber de onde eram os avós paternos e maternos, eventualmente nomes de padrinhos, que podem ser tios ou parentes, e demais informação de base para iniciar uma ppesquisa deste tipo.
Costas e Cabrais há muitos. Os Cabrais estão muito ligados ao centro-interior de Portugal (Beiras). Há muitos nos arredores de Mangualde. Costas são mais que as mães ...
Que tal, se isso dor possível, perguntar aos seus familiares mais velhos ou mais informados, as datas e locais de nascimento dos seus progenitores?
É assim que se começa. Foi assim que eu comecei há muitos anos atrás, quando cheguei a Portugal, vindo do Rio de Janeiro. Coincidências.
Sucesso.
Victor M.S. Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#65459 | silvestre | 20 mai 2004 12:53 | Em resposta a: #65199

Caro Víctor
Se pesquisar em "Cabral" neste forum ou em "índice»pessoas" por João Fernandes Cabral, por exemplo, encontrará muito sobre esta família. A esta família pertence o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, irmão de João Fernandes.
cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#68666 | virgilio31 | 30 jun 2004 16:05 | Em resposta a: #65199

sou dos " costa cabral" do conselho de sabugal ( guarda)

MCC

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#69743 | Ana Cristina | 16 jul 2004 20:25 | Em resposta a: #65199

Amigo Victor
Sou Cabral, mas Veiga Cabral, vc conhece alguem aí no sul com este sobrenome?
Se sim, me coloque em contato? Um abraço
Ana Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#69744 | Ana Cristina | 16 jul 2004 20:26 | Em resposta a: #65199

Amigo Victor
Sou Cabral, mas Veiga Cabral, vc conhece alguem aí no sul com este sobrenome?
Se sim, me coloque em contato? Um abraço
Ana Cristina

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#69748 | Victor | 16 jul 2004 21:13 | Em resposta a: #69744

Infelizmente não conheço ninguém. O teu "Veiga Cabral" é um nome só? O meu nome todo é Victor Costa Cabral Knewitz, o "Costa Cabral" é um nome único, vc sabe de alguém assim.

Abraço.

Victor

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#69749 | Ana Cristina | 16 jul 2004 21:23 | Em resposta a: #69748

Amigo Victor
Tambem não conheço nenhum Costa Cabral.
Veiga Cabral é único e sei que tem descendentes no RS, mas não os conheço. Sou do RJ.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#79494 | RodolfodosReis | 15 dez 2004 23:53 | Em resposta a: #69749

Caro Victor o único Costa Cabrais que conheço são os descendentes de António Bernardo da Costa Cabral, 1º Conde de Tomar e 1º Marquês de Tomar http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=23964 que é Sr.ª D.Maria do Carmo de Mendonça da Costa Cabral, uma amiga de Família, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=122315 do qual ela é bisneta (do A.B.Costa Cabral) creio que antes dele não ouve outro(s) Costa Cabrais( visto que o António Bernardo da Costa Cabral só era Costa Cabral porque o Pai era Cabral e a Mãe Costa, dai o nome da Costa Cabral).
Sem mais demoras
Rodolfo dos Reis, 16 anos

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#79669 | lco | 17 dez 2004 22:36 | Em resposta a: #65199

Caro Victor,


Como já foi aqui referido, os Costa Cabral são originários da Beira Alta, mais concretamente do eixo Celorico da Beira-Algodres-Fornos de Algodres. Trata-se de um apelido que remonta ao séc. XIX, com o casamento de António Bernardo da Silva Cabral com D. Francisca Vitória da Costa Rebelo Corte-Real. Ele era filho de um outro Silva Cabral, de Celorico, e de uma Albuquerque, de Algodres.
Diz serem os seus ascendentes do Sabugal. Mas refere-se concretamente a que época? Antes ou depois do séc. XIX?

Cumprimentos,

Luís P.L. Cabral de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#94339 | Luís Projecto | 25 jun 2005 13:05 | Em resposta a: #65401

Caros confrades

Procuro informação sobre Pedro de Almeyda (casou em 1/6/1753 em Redondo com Anna Gomes), é natural de Póvoa de Cervães, Freguesia de S. João Batista, concelho de Mangualde. Filho de António de Almeyda e Mariana Cabral. Não tenho informação sobre a data de nascimento nem a idade aquando o seu casamento.

Qualquer informação, sou muito agradecido.

Cumprimentos
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#133217 | VMCABRAL | 05 nov 2006 23:16 | Em resposta a: #79669

A minha bisavó chamava-se Lúcia da Conceição Cabral e nasceu em FornoTelheiro, Celorico da Beira em 1881.
A sua mãe chamava-se Marcelina Cabral
e a sua avó atendia por Maria Cabral, também nascida em FornoTelheiro, Celorico da Beira por volta do ano de 1830.

Alguém tem amis alguma informação.
Cumprimentos
Vitor Manuel Rodrigues Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#133467 | isabelveigacabral | 08 nov 2006 11:53 | Em resposta a: #69749

Olá Ana Cristina
O meu sobrenome também é Veiga Cabral.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#133486 | Ana Cristina | 08 nov 2006 14:15 | Em resposta a: #133467

Olá Isabel
Prazer em conhecê-la. Meu Veiga Cabral é junto e sou do Rio de Janeiro. Não a conheço ... gostaria de ter mais contato com vc. Possuo alguma coisa de nossa árvore e ñ sei de onde pode vir seu ramo. Por favor ... escreva-me e um abraço.
Aguardarei seu contato.

ac.veigacabral@globo.com

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#133499 | isabelveigacabral | 08 nov 2006 16:50 | Em resposta a: #133486

Olá Ana Margarida, como vai?
A família Veiga Cabral é toda a mesma. aqui
,em Portugal, está á beira da extinção, por razões várias - falta de descendência ou mudança de nomes.
Os Veiga Cabral, da minha família directa, passam ao Brasil no séc. XIX. No séc. XX- entre 1910 a 13 - vai para o Rio de Janeiro o meu tio Avô Francisco de Faria da Veiga Cabral, irmão da minha avó, Josefa Cândida Henriqueta de Faria da VEiga Cabral. Era militar - oficial. Não percebo porque foi para o Brasil, mas segundo se recordava a minha avó, casara lá e morrera cedo. Nada mais se sabia.
Os Veiga Cabral vão de Bragança à Teixeira ( Baião)- Trás-os-Mpntes ao Minho.
Enviar-lhe-ei as informações que dei no Forum do GENEA sobre esse Veiga Cabral.
Aguardando uma resposta despeço-me com um até breve
Isabel da Veiga Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família da Veiga Cabral

#133504 | isabelveigacabral | 08 nov 2006 17:03 | Em resposta a: #133486

Gostaria de saber se me podem ajudar em duas buscas:

1 - encontrar os descendentes e o percurso de meu tio Avô :

Francisco de Faria da Veiga Cabral, que foi para o Brasil, Rio de Janeiro (?) entre 1910/20.
- Nasceu na Casa da Picota (a antiga), freguesia da Teixeira, Concelho de Baião, Distrito do Porto. Foi baptizado no dia 8 de Setembro de 1887.

- FILHO de: Francisco da Veiga Cabral (N. 1840 ? na Teixeira ) casado em 1886, na Teixeira com D. Adelaide Sofia de Brito Freire de Gusmão (N. 1849, em Samodães na Casa do Cimo de Vila).
- NETO PATERNO de: Caetano da Veiga Cabral ( N. 1809, na Casa das Areiras, na Teixeira) e de D. Josefa Cândida Soeiro de Faria (N. 1825, FILHA de João José Soeiro de Faria e de D. Maria José Bernarda Teixeira Madeira ( N. 1796, FILHA de Manuel José Teixeira de Carvalho, lugar de Santa Comba do Vale da Ermida; JOSÉ era FILHO do DR. Manuel Teixeira de Carvalho e de D. Josefa Maria Loureiro).

- BISNETO PATERNO de Alexandrre Luís Teixeira de Queirós ( N. 1777 na Casa das Areiras, Teixeira), casado em 1803 com D. Margarida Ludovina da Veiga Cabral, (FILHA n. ? de - D. Francisca Marcelina de Morais Sarmento Pimentel (da Veiga CAbral) e do Governador da Índia, seu parente, Francisco da Veiga Cabral da Câmara;
D. Francisca Marcelina era FILHA de José Constantino Lobo Tavares de S. Payo ( senhor da Casa da Porta da Vila de Vila Real de Trás-os- Montes) e de D. Maria Joaquina Teixeira de Buytrão de Morais Sarmento Pimentel (senhora da Casa da Costa Grande em Bragança, dos morgados de Santa MArta de Bornes, S. Bartolomeu de Rabal, de Lagoas, entre outros).

- NETO MATERNO de António de Brito Freire de Gusmão, natural de Sedielos ( FILHO DE José Joaquim de Freitas e de D. Antónia de Brito Freire de Gusmão) casado, em 1839, na Capela de Nossa Senhora das Boas Novas - Cambres, Quinta de Sella, com D. Ana Carolina Adelaide de Brito Freire de Gusmão, FILHA de Jorge de Carvalho (N: Gogim, S. Martinho de Chãs) e de D. Gertrudes Maria Pinto ( Freguesia de Samudães, Lamego), tendo por padrinhos de casamento : Bernardo de Lemos Teixeira de Aguilar; Jorge Correia Pinto da Fonseca ( Angures); D. Inácia Adelaide Cardozo Barato?

Foram padrinhos de nascimento, seu tio materno - Francisco de Brito Freire de Gusmão, Tabelião de Direito e proprietário em Lamego e D. Elvira Duarte Fonseca Lobo, proprietária em Santa Maria da Feira, Lamego.

2 - Gostaria de entrar em contacto com os descendentes que, parece morarem agora no Rio de Janeiro, de:
António de Faria da Veiga Cabral,
(N. 1859, e foi para o Brasil, Pelotas, entre 1870 e 1895 onde casou com D. Teresa Amaro de Faria. (Era filho de Caetano da Veiga CabraL e irmão do pai da minha Avó, Francisco de Faria da Veiga Cabral). Com Geração. A filha, D. Maria Amaro da Veiga Cabral, N. 1896, em Pelotas, veio para Portugal, cerca de 1924, para casar com seu primo irmão Arnaldo da Veiga Cabral, oficil do exército. Tiveram duas filhas: Eunice, N. 1926 e F. solteira em 1999, no Porto) e Lourdes que ainda vive.

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#134277 | isabelveigacabral | 16 nov 2006 10:44 | Em resposta a: #133486

Cara Ana Cristina
Estranho o seu silêncio. Espero que esteja bem. Escrevi-lhe para o e-mail que me deu duas ou três vezes sem ter obtido resposta. Também deixei 2 mensagens neste Forum. Infelizmente até à data não obtive resposta nenhuma às minhas tentativas de contacto.
Aguardo o seu contacto com grande expectativa. Se for prima da Lurdes apenas gostaria de ter informação sobre os dados recolhidos pelo primo Arnaldo - pai da Lurdes.
Um abraço e até breve (espero)

Isabel Cabral

Resposta

Link directo:

RE: Família Costa Cabral

#163875 | tiagova | 30 jul 2007 14:31 | Em resposta a: #79669

Caro Luís Cabral de Oliveira,

Cfr. refere o GENEA e apesar da diferença de idades, D. Francisca Vitória da Rebelo da Costa Corte-Real era irmã de Maria Amália Rebelo da Costa Corte-Real (casada com Marcelino/José Pinto Salema)?

Mto obrigado,
Tiago Silva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 03:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen