Quem foi D.Maria de Ataíde?
Este tópico está classificado nas salas:
Quem foi D.Maria de Ataíde?
Caros colegas
Gostaria de saber quem foi D.Maria de Ataíde. Não sei quem
foram os seus antepassados. Sei que esta minha antepassada
nasceu por volta de 1500 e casou com D.Fradique Manoel, se
nhor de Salvaterra e Tancos. Seu filho D.Nuno Manoel casou
com D.Joana de Ataíde.
Cumprimentos
Artur Camisão Soares
Link directo:
RE: Quem foi D.Maria de Ataíde?
D.Maria de Ataíde, herdeira da casa de seu pai (Senhorio de Penacova), casou com D.Afonso de Noronha, que por este casamento foi Sr. de Penacova; depois de viúva, c.c. D.Fradique Manuel, Sr. de Salvaterra, etc..., c.g. de ambos.
Filha de:
Nuno Fernandes de Ataíde, por morte de seu tio Pêro de Ataíde foi Sr. de Penacova, foi também herdeiro da casa de seu pai (Alcaide-mor de Alvor) e 1º Cap. de Safim, em África, onde o mataram os Mouros; e de D.Joana de Faria, filha de Antão de Faria, camareiro-mor do rei D.João II, e de sua mulher Leonor Gonçalves de Oliveira. (D.Joana depois de viúva casou II vez com Simão Correia, cap. de Azamor).
Neta paterna de:
Álvaro de Ataíde, Alcaide-mor de Alvor, e de D.Maria da Silva, filha de Pêro Gonçalves Malafaia, viúva de Diogo de Mello.
Bisneta paterna de:
João de Ataíde, Camareiro-mor do Infante D.Pedro, filho do Rei D.João I, e de sua mulher D.Maria Nunes Cordovelos, filha de Nuno Fernandes Cordovelos, Sr. de Penacova.
3ª neta paterna de:
Gonçalo Viegas de Ataíde, viveu no tempo dos reis D.Fernando e D.João I, e de Brites Nunes de Góis, filha de Nuno Martins de Góis e de Branca de Avelar.
Quanto a ascendência de Gonçalo Viegas de Ataíde, que eu saiba ainda não foi apurada mas há quem sugira que seja da casa dos Condes da Castanheira o que é uma hipótese muito provável.
Cumprimentos,
José Arnaud
Link directo:
RE: Quem foi D.Maria de Ataíde?
Caro José Arnaud
O meu muito obrigado por tão preciosa
e completa informação.
Coloco-me inteiramente ao seu dispôr
no caso de necessitar de algum auxílio
nas suas pesquisas.
Na realidade, penso que este Fórum é
dum interesse vital para todos nós. Pessoas da sua têmpera, fazem-me ter