Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Bibliografia | Famílias | Regiões | Património

Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#65238 | Vasco Jácome | 17 mai 2004 19:29

Nos “Carvalhos de Basto”, vol. VI, pg. 451, é referida uma Margarida Brochado, f. 27-08-1666, em Caçarilhe, Celorico de Basto, onde era Sr.ª da Casa de Linhares. Foi c. c. Gonçalo Álvares e foram pais de Mariana Brochado c. c. Domingos Teixeira de Carvalho (Nº XIII do §-133 – Casa de Arada, em Molares, Celorico de Basto), C.G.

É dito que a Casa de Linhares tinha sido dos avós de Margarida Brochado, Simão Brochado e m.er Isabel Pires Cerqueira, sem que seja explicitada a ligação genealógica a este casal. Será que alguém me pode elucidar quanto a essa questão?

Suponho que seja descendente de Margarida Brochado c. c. Fernão Anes, aqui em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=256720

Já conheço o que está no Gayo em ttº de Brochados, o qual aliás já está aqui na Base de Dados.

Obrigado pela atenção,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#65368 | amtf | 19 mai 2004 00:33 | Em resposta a: #65238

Caro Vasco Jácome

Lamento não ter dados que possam fazer luz sobre a questão que coloca. Mas, abusando de seu tópico, deixo aqui notícia de gentes com esse apelido que viveram um século depois, na mesma zona geográfica, e de quem ainda não consegui saber mais:

Teresa Brochado (* ca. 1740, em S. Pedro de Alvite, Cabeceiras de Basto) cc João Manoel (* ca. 1740, em Stª. Eulália de Gontim, Fafe), tiveram, pelo menos:

Ana Brochado (* ca. 1770, em Santa Senhorinha de Basto, Celorico de Basto) cc José Vieira (* ca. 1760, em Santa Senhorinha de Basto, Celorico de Basto), tiveram, pelo menos:

Francisco José Vieira, b. 10-4-1794, Santa Senhorinha de Basto.

Um abraço,
António Maria Fevereiro

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#65388 | Vasco Jácome | 19 mai 2004 12:58 | Em resposta a: #65368

Caro António Maria

Agradeço essa informação. É natural que exista qualquer ligação genealógica entre “os meus” e “os seus” dada a geografia e a raridade do apelido. Mas como disse na mensagem anterior, o que sei sobre Brochados é o que está no respectivo título do Gayo que julgo já estar aqui integralmente transcrito. Claro que podem estar noutro ttº qualquer, mas qual?...

Abraço,
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#65425 | amtf | 19 mai 2004 22:47 | Em resposta a: #65388

Caro Vasco

Os elementos transcritos na minha mensagem anterior foram retirados do assento de baptismo de Francisco José Vieira, meu 4º Avô.
Por ainda não ter tido oportunidade de ir ao A. D. Braga tenho esta linha parada. Quando, e se, conseguir recuar mais nestes Brochados dar-lhe-ei conta do que encontrar.
Lembro-me de, há tempos, ter encontrado na net uma página pessoal com uma genealogia de gente deste apelido com origem no Distrito de Braga. Por distração não a marquei e agora não a consigo localizar. Creio que o seu autor era um senhor brasileiro, mas não tenho ideia que recuasse ao período que lhe interessa.
Se entretanto a encontrar passo-lhe o link em privado.

Abraço,
António Maria

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#221771 | jblisbon | 21 fev 2009 09:16 | Em resposta a: #65238

Muito bom dia!

Apos quase 5 anos e ainda correndo o risco de nao ser grande ajuda gostaria de fornecer alguma informacao sobre a Casa de Linhares em Cacarilhe, Celorico de Basto.
A casa ainde existe salvo o mau estado em que se encontra e foi habitada ate ao inicio dos anos 90.
A ultima proprietaria da casa foi a minha tia Sra D. Alda Esmeraldina Lopes Teixeira da Cunha tendo nomeado seu herdeiro o meu pai, Antonio de Andrade Bastos.
A familia Lopes da Cunha e proveniente da Casa do Lombo na freguesia da Infesta do mesmo Concelho e creio que se mudaram para a Casa de Linhares em Cacarilhe no fim do sec. XIX por heranca ou compra desta propriedade (desconheco pormenores) que pertencia a uns primos de apelido Moura Machado da Casa das Cales, tambem na Infesta.
(Lembro-me de uma tia contar que apos o casamento de um Moura Machado com uma Senhora da Casa da Veiga (Moniz Coelho), Gagos algumas propriedades teriam sido alienadas para pagar dividas e teriam sido compradas por parentes)
Jose Lopes da Cunha (meu trisavo) casou com Rita Goncalves de Moura da Casa da Levandeira em Sta Tecla de Basto que eram primos da familia Moura Machado.
As freguesias de Cacarilhe, Infesta e Sta Tecla sao contiguas.
A Casa de Linhares e composta por 2 corpos: um mais antigo que actualmente deu lugar a cozinha enorme e uma serie de pequenos quartos e um mais recente (com a data de 1695 gravado no granito) que deu lugar as salas e quartos.
Tem um jardim bastante degradado mas que ainda permite imaginar tempos idos mais aureos. E uma propriedade bastante extensa mesmo apos a venda de alguns terrenos por existencia de outros herdeiros. A Casa no entanto foi designada pelo meu bisavo so para as filhas (mulheres) solteiras pelo que foi mais poupada a divisoes.
Apos leitura do link:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1031636
Margarida Joao de Carvalho (descendente de Alvaro Goncalves Coutinho, O Magrico) casou com Jose da Mota Brochado (ou Carvalho) em Cacarilhe. Creio que seria a probabilidade de ser proveniente desta Casa de Linhares e muito grande.

Um abraco,
Jose G. Bastos

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#227413 | Al.Cunha | 24 abr 2009 23:17 | Em resposta a: #221771

Prezado confrade Jose G Bastos

Boa noite

Por mero acaso li a sua comunicfação de 21-02-2009 e saltou-me à vista o nome de
Rita Gonçalves de Moura.

Tenho os seguintes dados porque António Gonçalves de Moura e Maria Rita Lopes Monteiro são meus ascendentes. (Tenho dados de gerações anteriores)

António Gonçalves de Moura casado com Maria Rita Lopes Monteiro 5.13 e 5.14
Ele filho de António Gonçalves e de sua mulher Tereza Maria de Moura
Ela filha de Luiz Alvres e de sua mulher Rozária Maria Lopes Monteiro moradores no lugar de Magalhan da freguesia de S.Pedro de Abassas, comarca de Vila Real.
Viveram no lugar de Vilar, freguesia de S.Miguel de Gémeos.
Foram seus filhos, baptizados na freguesia de S.Miguel de Gémeos:
Ana b. 11-5-1816
António b. 20-8-1817, que segue.
José b. 19-10-1819
Rita b. 23-6-1822
Manuel b. 9-8-1827
Joaquim b. 8-7-1829
Luiz b. 14-5-1831
Caetano b. 16-7-1836
Maria b. 30-5-1838
Emília b. 9-8-1840

Há a possibilidade de a Rita b. a 23-06-1819 ser a mencionada na sua comunicação.
Ouvi falar de um possivel parentesco com a casa da Levandeira.

Agradeço se me der o seu parecer sobre esta possibilidade.

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

RE: Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#227557 | jblisbon | 26 abr 2009 14:07 | Em resposta a: #227413

Caro Al. Cunha,

(Antes de tudo gostava de pedir imensa desculpa pela falta de acentuacao mas o computador que estou na usar nao a permite)

Agradeco a sua comunicacao e as informacoes que me forneceu. Apesar de ser um iniciado nestas materias e nao ter acesso a registos por estar ausente do pais (vivo em Macau) espero que a pouca informcao que possuo o possa ajudar e lhe seja util.
A maior parte da informacao que possuo foi-me passada por tias-avo com quem convivi ate ha pouco tempo.

E definitivamente verdade que ha um parentesco entre as Casas da Levandeira (Sta Tecla de Basto) e de Vilar (S. Miguel de Gemeos).

Pelas informacoes que me deu quase de certeza esses seus ascendentes,
(António Gonçalves de Moura casado com Maria Rita Lopes Monteiro 5.13 e 5.14)
tambem sao os meus.
A Casa de Vilar pertencia a familia Goncalves Monteiro ate ha mais ou menos 20 anos atras quando foi vendida.
A ultima dona da Casa foi a Senhora D. Beatriz Goncalves Monteiro e os seus herdeiros (Monteiro de Magalhaes Costa) venderam a casa.

A minha trisavo (Rita Goncalves de Moura) era filha de uma outra Rita da Casa de Vilar e de Manuel Gonçalves Basto Sobrinho e viveram na Casa da Levandeira.

Por favor veja o link: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1022440

Assim eu acho que a Rita b. a 23-06-1819 que menciona nao e a minha trisavo mas sim a sua mae, minha tetravo e portanto os seus ascendentes (António Gonçalves de Moura casado com Maria Rita Lopes Monteiro 5.13 e 5.14) os meus pentavos.

O que acha?

Concerteza seria mais facil confirmar-lhe estas informacoes e conseguir dar-lhe as datas e outros dados se estivesse em Portugal, no entanto poderei faze-lo mais tarde se assim o desejar.

Posso tambem dizer-lhe que ha alguns meses atras consultei o website do Arquivo distrital de Braga, GENERE e existiu um Caetano Goncalves Monteiro que foi padre (sera o Caetano b. 16-7-1836 de que fala???)
(Hoje tentei de novo faze-lo mas parece que esse servico foi desactivado).

Caro Al. Cunha, mencionou na sua comunicacao que possui dados sobre geracoes anteriores. Seria demais se eu lhe pedisse o favor de me os fornecer?
E que a maior parte dos dados que tenho em relacao a minha familia concentra-se nos seus membros que eram originarios das Terras de Basto.

Por favor nao hesite em me contactar para qualquer assunto que ache pertinente. Eu terei todo o gosto em ajudar.
Um abraco e bem haja,

Jose G Bastos

P.S. O meu email e: jblisbon@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#356995 | FlavioKerr | 24 abr 2015 23:51 | Em resposta a: #65238

Saudações Senhor Vasco Jácome:
Faz tempo que não entro no DB do Geneall para verificar se há atualizações sobre a Família de Simão Brochado com Izabel Pires e/ou a família de Fernão Annes com Margarida Brochado. Mas, lido que o Senhor não busca somente a informação que já consta em Geneall, quem sabe tenho algumas coisas que possa lhe elucidar. Minhas fontes são dos livros de assentos que busco pelos vários Arquivos Distritais.

Já faz também mais do que uma década desde que postou sua pergunta. Caso ainda esteja buscando informações sobre a(s) Mariana(s), não tenho muito, mas tenho algumas coisas a mais do que só o que foi mencionado pelo seu pedido. Me responda caso esteja interessado (pode me escrever diretamente também em: flaviokerr@yahoo.com)

Resposta

Link directo:

Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#356996 | roz | 25 abr 2015 00:15 | Em resposta a: #356995

Caro Flavio

Infelizmente o Sr. Vasco Jacome faleceu em Dezembro de 2004.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

Brochado, séc. XVII, Celorico de Basto

#357030 | FlavioKerr | 26 abr 2015 20:49 | Em resposta a: #356996

Caro Rosario:

Fico muito agradecido pela sua informação. Espero não ter causado algum incómodo com minha mensagem.

Cumprimentos,

Flavio

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 11:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen