Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ.

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil | Bibliografia

Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ.

#65240 | MSá | 17 mai 2004 19:47

Houve dois.

o primeiro, dr. Miguel Antônio Herédia de Sá, conhecido como doutos miguel Herédia, elasceu no Rio de Janeiro, formado em medicina, instalou-se em Campos, no norte fuminense, onde revelou imensas qualidades profissionais, pessoais e cívicas. É no me rua na cidade (inic. na avenida Ruy Barbosa e finda na av. Sete de Setembro. (Carvalho, W., Gente que é Nome de Rua, vol 1, 1985.
Alberto Lamego, o grande historiador da região, fala dele em Terra Goytacá, vol. V, pp.391. 392.
Pode-se inferir que isto se passou na segunda metade do século XIX. Não há informações sobre os pais ou descendentes nestes textos.

O segundo, foi o dr. José Joaquim Herédia de Sá, campista, filho de Antônio Luiz de Azevedo e Sá e de D. Maria do Carmo Moreira de Sá. Viúvo de d. Ambrosina Carneiro, casou em 2 de outubro de 1875 com d. Francisca Dutra da Silva Medeiros, filha de Antônio José de medeiros e de d. Inácia Dutra da Silva medeiros. Em 1871, ainda sextanista exerceu papel importante no combate a uma epidemia que grassava em povoados nos arredores de Campos.
(Lamego, A., op. cit. p.393).

Resposta

Link directo:

Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65246 | sapeca | 17 mai 2004 21:26 | Em resposta a: #65240

Caríssimo M de Sá:
Fico-lhe francamente grato pelas informações aqui trazidas, dado que se trata de familiares meus.
Ainda que conhecesse já parte do agora exposto, pelo meu querido Primo e Amigo José Roberto Vasconcelos Nunes, desconhecia o 2º casamento do dr. José Joaquim Herédia de Sá.
Devo, sem embargo fazer uma rectificação. O Pai dele, bem como do Dr. Miguel António Herédia de Sá, seu irmão inteiro, era António Lino de Herédia, professor de Música, casado com D. Maria do Carmo Moreira de Sá, minha 4ª e 5ª tia-avó. Esta era filha de Francisco Joaquim Moreira de Sá, FCR, COX, administrador do Morgado de Sá, em Vizela, senhor de inúmeras outras quintas e vínculos, bem como da fazenda de Santo António do Rio Abaixo, e des sua 2ª mulher D. na Peregrina Pinto Pereira Velho (Mendes) de Carvalho.
Ambos os irmãos Herédia de Sá foram agraciados com a Ordem da Rosa. Sabia, por ter descoberto na net, da existência dessa rua e lugar com o nome de Herédia de Sá, onde existe ainda hoje uma fábrica que lhe tomou o nome, sem ter nada a ver com a família Herédia de Sá, no entanto.
De qualquer modo, fico-lhe muito grato pelas informações aqui trazidas.
Aceite respeitosos cumprimentos.
Fernando M. Moreira de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65248 | sapeca | 17 mai 2004 21:30 | Em resposta a: #65246

recitifico o nome da mulher de Francisco Joaquim Moreira (Carneiro Borges) de Sá Barreto: D. Ana Peregrina Pinto Pereira Velho (Mendes) de Carvalho, do vínculo da Santíssima Trindade e Casas da Capela e do Burgo, em Sernande, Felgueiras.

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65265 | MSá | 18 mai 2004 03:10 | Em resposta a: #65248

Caro Fernando

Foi uma alegria poder cooperar consigo. Afinal para isto, principalmente, deve servir um espaço de interação como este.Adicionalmente, serve-me de orgulho poder colaborar, ainda que tão modestamente, com alguém que, como V. é reconhecida autoridade na matéria deste forum.
Muito cordialmente,
Luiz

Resposta

Link directo:

Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65274 | sapeca | 18 mai 2004 10:53 | Em resposta a: #65265

Caro Luiz
Terei eu a honra de estar a trocar mensagens com o meu Ilustre Primo (pelo menos de tradição familiar...*rs) Luiz Jorge Moreira de Sá?
Se assim é, aumenta ainda mais a minha alegria no reencontro.
É o meu caro Luiz um dos representantes actuais desse ilustre ramo de Moreiras de Sá, de Lisboa, que contam no seus antepassados menos remotos nomes que fazem parte da História de Portugal, em momentos de grande crise. Recordo o seu parentesco com o Almirante João Jorge Moreira de Sá, que tão devotadamente serviu el-rei D. Carlos e D. Manuel II até ao fim, que chegou a comandar o iate real Amélia, e terminou a sua carreira militar com o alto posto de Vice-Almirante da Armada portuguesa e com a concessão de inúmeras distinções honoríficas, das quais se destaca a Ordem da Torre e Espada.
Recordo igualmente, porque lhe toca no sangue bem de perto, o General Alfredo Ernesto de Sá Cardoso e seus filho e neto. Se por um lado estes se encontraram ao serviço da República, por sua livre escolha, não deixaram de deixar os seus nomes inscritos na História de um Portugal atormentado pelo início do século XX e por 48 anos de uma ditadura contra a qual lutaram sempre. Aqui se inscreve, nesta última fase referida, o nome do Engº Carlos de Sá Cardoso.
Bem haja, querido Primo e Amigo, pela sua colaboração neste fórum, onde o vejo com grande prazer.
Apenas uma nota final. A única autoridade que me é reconhecida sem dificuldade é a de Pai e Avô babado. Essa aceito com orgulho. Qualquer outra, além de muito discutível, nada mais serve do que para nos obrigar a ser cada dia mais modestos. Termos a certeza e a percepção de que os nossos conhecimentos são parcos e diariamente deveremos conquistar mais e mais.
Um enorme abraço do
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65315 | MSá | 18 mai 2004 17:27 | Em resposta a: #65274

Prezado confrade Fernando,

saudações amigas.

Não, meu caro. Não tenho, nem posso lhe proporcionar esta alegria. Meu nome completo é Luiz Salvador de Miranda Sá Jr, sou médico e professor de psiquiatria aposentado no interior do Brasil, precisamente no Mato Grosso do Sul, onde vivo há 40 anos, depois de nascer em Juiz de Fora - Minas Gerais e me formar em Pernambuco. Atualmente, milito no Conselho Federal de Medicina como secretário, onde exerço, informalmente, o papel de diretor científico. Sou um interessado pelos temas deste forum e, nele, V. ganhou minha admiração pela qualidade de suas intervenções em termos de saber e fidalguia.

Muito cordialmente,

Luiz

Resposta

Link directo:

Dr. Herédia de Sá, de Campos, RJ

#65352 | sapeca | 18 mai 2004 22:05 | Em resposta a: #65315

As minha mais sinceras desculpas prezado Confrade!
Pela sua intervenção anterior, pensei estar a manter correspondência com um estimado parente que há muito não vejo.
Aceite novamente as minhas desculpas, e queira acrescentar-me aos seus parentes, pelo menos pelos Sás.*rs
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 04:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen