Genealogia Princesa das Asturias

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Hispânia

Genealogia Princesa das Asturias

#65571 | zamot | 22 mai 2004 12:03

Caros Amigos


Aqui fica uma contribuição para a Genealogia da Princesa das Asturias


Los Rocasolano de Calanda, Teruel

Jean Roquesoulane x Jeanne Toyre

(JR: nacido en 1672; casado en Junhac, Cantal, Auvernia, Francia, el 18-5-1708; comerciante en Marcolès y cervecero; enterrado en Sansac-Veinazès, Cantal, Auvernia, el 7-1-1749).

(JT: nacida en Marcolès, Cantal, Auvernia el 26-9-1689; hija de Antoine Toyre e Isabeau Souquieres; nieta de François Souquiere, tejedor, y Catherine Bex; segunda nieta de Pierre Souquieres y Louise Soulie y de Guillaume Bex y Antoinette Souquieres; hilandera; muerta en Marcolès, Cantal, Auvernia, el 26-12-1764).



Pantaléon Roquesoulane x Teresa Cortes Armaled

(PR: nacido el 1-3-1733 en Marcolès, Cantal, Auvernia; casado en Calanda, Teruel, el 27-9-1766; temporero agrícola; muerto en Calanda, Teruel, el 14-7-1781).

(TCA: nacida en Andorra en 1730; muerta en Calanda, Teruel, el 19-10-1807).


Miguel Mariano Rocasolano Cortes x María Esperanza Blasco

(MMRC: nacido en Calanda, Teruel; casado en 1792).



Fidel Marcos Rocasolano Blasco x María Antonia Pérez

(FMRB: nacido en Calanda, Teruel; casado en Calanda, Teruel, en 1833).



Miguel Rocasolano Pérez x Francisca Cebrián

(MRP: nacido en Calanda, Teruel; casado en Madrid).



Miguel Rocasolano Cebrián x María Camacho

(MRC: albañil y después propietario de un almacén de materiales de construcción en el barrio de La Prosperidad, Madrid; casado en Madrid en 1901).



Francisco Rocasolano Camacho x Enriqueta Rodríguez Figuarredo

(FRC: nacido en 1918; combatió en el Ejército Republicano; mecánico y taxista; casado en Madrid en 1950).

(ERF: nacida en Oviedo; hija de – Figuarredo, pescadera; casada 1º con ¿?, con una hija, Otilia).



María Paloma Rocasolano Rodríguez x Jesús José Ortiz Álvarez

(MPRR: nacida en Madrid en 1953; casada en Oviedo el 2-10-1971; separada en 1998 y divorciada en diciembre de 2003; enfermera y sindicalista).

(JJOA: periodista; nacido en 1951; hijo de José Luis Ortiz Velasco, natural de Navarra, mecánico y representante de máquinas de escribir, y de Carmen Álvarez del Valle, natural de Santander, periodista; casado 2º con Ana Togores).



Letizia Ortiz Rocasolano x F. de B.

(LOR: nacida en Oviedo el 15-9-1972; casada 1º en Almendralejo, Badajoz, el 7-8-1998 (¿8-10-1998?) con Alonso Guerrero Pérez, profesor de instituto, nacido en Mérida en 1962, hijo de Juan Francisco Guerrero, jornalero, y Dolores Pérez).

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65579 | Monigo | 22 mai 2004 16:17 | Em resposta a: #65571

Olá Zamot

quais são as suas fontes, por favor? O meu amigo Ricardo Mateos sainz de Medrano vai também lançar um livro sobre o casamento dentro de poucas semanas e com a genealogia também (hoje à noite ele deverá comparecer ao programa "Salsa Rosa"). Ricardo Mateos inclusive deve muito a este forum para suas pesquisas sobre a sua futura biografia da Infanta Eulália.
Quid da descendência de Luís XIV como disse a revista "Hola"?
Muito obrigado

Alberto Penna Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65580 | zamot | 22 mai 2004 16:29 | Em resposta a: #65579

Caro Alberto

Esta genealogia foi-me passada por pessoa de confiança. Não posso nem quero divulgar o nome sem autorização da pessoa que me passou esta informação.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65582 | nunomaria | 22 mai 2004 17:11 | Em resposta a: #65571

O que me preocupa, nesta genealogia, é aquela bisavó MARIA CAMACHO...
Será que a Letizia Ortiz é prima do JOSÉ MARIA CAMACHO? Nesse caso, vamos ter a Corôa de Espanha a torcer pelo Benfica!

Aos Sportinguistas, a unica esperança que nos resta é descobrirmos um parentesco entre o Fernando Santos e a Camilla Parker Bowles, esperando que ela ainda venha a ser Rainha de Inglaterra....

Ao trabalho colegas genealogistas leoninos!

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65584 | zamot | 22 mai 2004 17:17 | Em resposta a: #65582

lol lol lol,

Não se assuste, pois tudo indica que o CAMACHO vai para o Real... de Madrid.

Zt

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65586 | Monigo | 22 mai 2004 17:19 | Em resposta a: #65571

"Francisco Rocasolano Camacho x Enriqueta Rodríguez Figuarredo
FRC: nacido en 1918; combatió en el Ejército Republicano;"

nãooooooooooooo!!!!!!!!!!!! Além de ser taxista combateu no Exército Republicano???????
Eu vi o prédio onde mora este senhor em Alicante en fevereiro, caía aos pedaços.....

Alberto

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65587 | rgc | 22 mai 2004 17:21 | Em resposta a: #65582

Caro Nuno Maria

Se me permite observo que em Portugal temos muitos -Camachos- e alguns certamente com origem espanhola. Recordo -Camacho de Aragão; Camacho Guerreiro de Aboim, para mencionar apenas estas duas famílias importantes do Algarve e B.xo Alentejo.

Com cordiais cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65588 | zamot | 22 mai 2004 17:27 | Em resposta a: #65586

"Eu vi o prédio onde mora este senhor em Alicante en fevereiro, caía aos pedaços....."


Se fôr como cá, agora irá ser rápidamente arranjado, e ainda bem pois no final de umas festas magnificas em que o senhor frequentou Palacios extraordinarios, apertou a mão a Reis e Rainhas, Principes e Princesas, etc deve ser dificil voltar à realidade e regressar ao "prédio a cair aos pedaços"
Sr Presidente de Camara de Oviedo, oiça aqui este apelo e arranje lá o prédio.

Resposta

Link directo:

HORROR!!!!

#65589 | Monigo | 22 mai 2004 17:30 | Em resposta a: #65584

Pensar que tantos Bourbons foram mortos na Guerra Civil a combater ou cobardemente executados pelos republicanos!!!!!
Eu escrevi o seguinte no fórum francês:

Alors le grand-père chauffeur de taxi a combattu pendant la Guerre
Civile à côté des républicains?????????
C´est une PLAISANTERIE DE MAUVAIS GOÛT!!!!!
TOUS ces Bourbons executés pendant la Guerre Civile!!!!! (5 ou 6)
Le Comte de Barcelone doît vouloir voir son petit-fils brûler vivant!
Dona Esperanza qui a servit comme enfermière à la Guerre ne peut pas
le savoir car elle est encore vivante, la pauvre!!!!
QUELLE HORREUR!!!!!

Alberto

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65590 | melisa | 22 mai 2004 17:46 | Em resposta a: #65589

Parece que há portugueses com mais complexos que a família real espanhola...é o que se chama "ser mais papapista que o Papa"!!!!!!!!!!!!!
melisa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65591 | Monigo | 22 mai 2004 17:53 | Em resposta a: #65588

Caro Zamot

não é Oviedo. Em Oviedo moram os avós "apresentáveis"...
Em Alicante (perto de Valência) moram estes que Letizia escondeu até hoje, mas a população de Alicante mostra o prédio (em um conjunto de prédios populares) a todos os visitantes.
Jesus, um homem que combateu no exército republicano com todos estes Borbons que morreram na guerra!! (o irmão da mãe do Rei por exemplo)

Alberto

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65592 | Monigo | 22 mai 2004 17:57 | Em resposta a: #65590

Não sou português (e se eu o fosse eu só me orgulharia) e recordo à Melisa que o tio do Rei estava entre os Borbons mortos na Guerra pelos republicanos dos quais fazia parte o avô de Letizia. Além do pai do Rei ter tentado combater e tia do Rei ter servido como enfermeira

Alberto

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65593 | nunomaria | 22 mai 2004 17:58 | Em resposta a: #65590

Cara Melisa,

A mim, só me preocupava a vertente desportiva: ou seja, uma consaguinidade com o José Maria Camacho que pudesse ser prejudicial ao Sporting! Mas como ele (o Camacho) afinal vai para o Real Madrid, não tenho nada a objectar ao casamento.
Felipe de Borbon, por mim, até podia casar-se com a Judite de Sousa, já que está em maré de apresentadoras de televisão...

Com os melhores cumprimentos

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65594 | melisa | 22 mai 2004 18:09 | Em resposta a: #65593

Caro Nuno Maria
Inteiramente de acordo!
Já agora como benfiquista, talvez possamos "importar " o prof.Carlos Queirós, (da ilustre família dos Queiroz)que depois de andar por esse mundo a prestigiar o bom bome de Portugal fica agora desempregado. :-)
melisa

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65595 | melisa | 22 mai 2004 18:10 | Em resposta a: #65594

bom nome

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65596 | zamot | 22 mai 2004 18:28 | Em resposta a: #65594

"importar " o prof.Carlos Queirós

Por amor de Deus, esse não, barato por barato, sempre prefiro o Fernando Santos...

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65601 | melisa | 22 mai 2004 18:50 | Em resposta a: #65596

Também não ficavamos mal servidos.
melisa

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65605 | nunomaria | 22 mai 2004 19:30 | Em resposta a: #65594

Cara Melisa

É sempre bom encontrar pessoas com sentido de humor!

cumprimentos
Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65606 | melisa | 22 mai 2004 19:54 | Em resposta a: #65605

Caro Nuno
muito obrigado.
cumprimentos
melisa

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65607 | melisa | 22 mai 2004 19:56 | Em resposta a: #65606

emendo: obrigada

Resposta

Link directo:

Como diriam os ingleses:

#65611 | José | 22 mai 2004 21:07 | Em resposta a: #65586

A match made in heaven

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65614 | zedonordeste | 22 mai 2004 22:28 | Em resposta a: #65587

Já agora, saber-me-á dizer se a familia da Dona Letizia estará ligada à do célebre e saudoso Camacho Costa ?


José de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65616 | valedezebro | 22 mai 2004 23:48 | Em resposta a: #65614

Caro confrade José de Almeida

Creio que não entendeu bem o problema que se põe.
O tal mecânico-taxista que vivia numa casa que era um horror, a cair de podre, aos 18 anos foi incorporado nas forças armadas locais.Como aquilo era uma república foi para onde o mandaram,isto é, para o exército republicano. Azar o dele pois os republicanos mataram muita gente ,até Bourbons, porque eram tão maus que não perguntavam o nome ao inimigo antes de o matarem,ao contrário dos franquistas que não matavam ninguém, só suicidaram alguns mas foi a pedido dos mesmos.Lorca,por exemplo,já estava de arma de baixo dos queixos quando o encontraram e, a seu pedido,o despacharam para o outro mundo.
Aliás há uma frase célebre dos republicanos que os define:
ABAJO LA INTELIGENCIA VIVA LA MUERTE

Cumprimentos Vasco Maria

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65617 | Benedita Vasconcelos | 23 mai 2004 00:12 | Em resposta a: #65593

Caro Nuno Maria

Fico completamente aliviada com a resolução da tal vertente desportiva da questão estar solucionada porque sou Sportinguista e já estava a ver a qual das famílias das imensas princesas plebeias actuais se teria que recorrer. Como os sul americanos chutam bem até me começava a inclinar para a investigação da genealogia da princesa Máxima da Holanda, não havendo por enquanto nenhuma princesa negra, era uma opção.
Mas essa da Judite de Sousa ,não!Escolha outra.Primeiro o marido ainda é meu primo (Reboredo Sampaio e Melo, da Meda)Segundo, ela é um bocado torta, e o príncipe Filipe é um esmero de rapaz.
Esmere-se também e pense em coisinha mais apurada.

Melhores cumprimentos
Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65624 | Monigo | 23 mai 2004 01:13 | Em resposta a: #65616

Sr. Vasco Maria

os republicanos na Espanha perguntaram quem era quem sim. E naturalmente tiveram uma predileção em executar os Bourbons! Cobardamente. Assim como o fizeram com religiosos. Milhares

Resposta

Link directo:

RE: Camacho Costa

#65625 | rgc | 23 mai 2004 01:22 | Em resposta a: #65587

Como na genealogia da Princesa das Asturias figura um seu antepassado de apelido -Camacho-lembrei-me de algumas famílias portuguesas deste apelido.
Obviamente os apelidos homónimos,quase sempre não correspondem a famílias consanguíneas.
Mas ao ver a referência ao notável actor Camacho Costa, se ouvi bem, percebi que este célebre actor era de famílias de lavradores abastados de Odemira . Gostaria que alguém mo confirmasse. Seria outra família alentejana a acrescentar às que referi, e lembrei-me tb. da família -Brito Camacho- de Aljustrel.
E se a Princesa das Asturias tem o apelido -Camacho-há tb. este apelido na ascendência de uma das mais ilustres Senhoras portuguesa e no Genea.
Chamo novamente a atenção que me referi ao APELIDO Camacho e não a famílias diferentes, com este apelido,obviamente.
Mas, em Genealogia surgem algumas vezes surpresas e ninguém de ânimo leve ,e muito menos "brincando ",pode afirmar ou negar, com inteira segurança se alguém é ou não parente de outrem, por muito humilde ou ilustre que seja, sem fazer um trabalho de pesquisa documentado.
Os melhores cumprimentos e boa noite.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65627 | valedezebro | 23 mai 2004 01:43 | Em resposta a: #65624

Sr. Monigo

Gerra é guerra, e infelizmente há sempre erros e atrocidades cometidas por qualquer das partes.
Em Espanha foi assim, também,de ambos os lados houve violência e crimes indesejáveis.
Considerar que só os republicanos foram responsáveis pela horda de barbárie sanguinária a que então se assistiu e ilibar de idênticas atitudes os franquistas é fechar os olhos á história.
Julgo,ainda, que também os matadores de Lorca tiveram predileção em o fazer
pois o poeta era homosexual. E Guernica? Quantos inocentes aí morreram ?Não foi cobardia, também?
E Franco, ditador ladrão e sanguinário, seria melhor que os tais republicanos?

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Princesas de facto

#65628 | rgc | 23 mai 2004 02:10 | Em resposta a: #65625

Aditamento:
Quando me referi à Prncesa das Astúrias com antepassado de apelido-Camacho-lembrei-me de outra Princesa Portuguesa actual com antepassados -Guerreiro CAMACHO de Aboim. O que não quero dizer, que sejam dos mesmos-Camachos- é evidente. Mas, se a " nossa " Princesa o é de facto e de direito pelo casamento, e tem tb.ascendência Real ; não é menos verdade que ,embora,a Princesa das Astúrias, não tenha sangue Real é agora de facto e de direito uma verdadeira Princesa e mais: futura Rainha de Espanha. Basta isto, para honrar ( e de que maneira !) o seu avô de apelido Camacho-por muito humilde que este tivesse sido.
E não será preciso acrescentar mais para salientar a relevância social, histórica e genealógica do casamento, ontem, realizado ; que presumo calar bem fundo no coração da maioria dos nossos vizinhos Espanhóis.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65649 | nunomaria | 23 mai 2004 17:04 | Em resposta a: #65617

Cara Maria Benedita,

Uma vez mais e com a devida vénia, os meus parabéns pelo seu magnífico sentido de humor.

Peço desculpa pelo involuntário atentado à estabilidade conjugal do seu parente e notório benfiquista Fernando Seara. Admito que, subconscientemente, talvez a parcialidade clubística tivesse influido na minha sugestão...

Mas a Maria Benedita, sendo sportinguista poderá certamente (apesar da consaguinidade com a potencial vítima) perdoar-me o leonino deslize.

Com os melhores cumprimentos e saudações desportivas,

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

Filipa Camacha cc Francisco Moreira Landeiro

#65654 | artur41 | 23 mai 2004 18:09 | Em resposta a: #65625

Caríssimo Rafael,


E tem o confrade inteira razão.
Quanto ao resto não me vou pronunciar, por uma série de razões...!

Bom...encontrei uma referência a Filipa Camacha: filha de Afonso Álvares Camacho e neta de Fernão Matoso. Casou , na Igreja de Santa Maria (Lagos) com Francisco Moreira Landeiro * c. 1598. (1). Francisco Moreira Landeiro foi "escrivão do judicial e notas".


Fonte:

(1) Inquisição de Évora proc. 5101. Tendo deposto como testemunha em contraditas no ano de 1640, Francisco Landeiro revelou ter ceca de 42 anos de idade e pertencer ao governo da cidade.


Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65673 | Benedita Vasconcelos | 23 mai 2004 19:48 | Em resposta a: #65649

Caro Nuno Maria

No melhor pano cai a nódoa, e apesar de eu achar preferível que o meu parente tivesse optado pelo Académico de Viseu ou pelos Trambelos de Vil de Moinhos, tenho que engulir um lampião.
Saudações leoninas

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65687 | loms | 23 mai 2004 23:53 | Em resposta a: #65594

Minhas caras Senhoras
Meus caros Senhores

Eu como benfiquista não estou nada interessado no Carlos Queiroz!

Com os melhores cumprimentos
Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65725 | mavasf | 24 mai 2004 15:15 | Em resposta a: #65611

Bem fez o príncipe Filipe. Sempre entra sangue novo na família. Ele há cada babaca por aí ...

Esta conversa que aqui vai do avô ser taxista .... mmmm, as mamãs e os papás não ensinaram que há coisas que se sabem mas que por educação não se dizem??? O tom de chacota não vos fica bem. Já agora, por falar em chacota e porque aqui ninguém leva a mal ....:

Anedota (Verídica): No telejornal da RTP Madeira. D. Duarte foi recebido por uma entidade regional em visita recente à Madeira. Explicando a ausência da mulher, que tinha ido à Ribeira Brava com o cunhado, afirmou que tinha muito orgulho na ascendência madeirense dos filhos, acrescentando com um ar, como direi .... bem, é melhor nem dizer:" ... 50 por cento, 50 por cento". Haveria de ser o quê?? 20/80, 60/40?? Que falta faz o sangue novo!!! -:)

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65727 | zamot | 24 mai 2004 15:21 | Em resposta a: #65725

Por maior esforço que faça não me consigo rir desta anedota deste Sr(a) anónimo(a).

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65736 | mavasf | 24 mai 2004 16:11 | Em resposta a: #65727

Antes fosse anedota. Infelizmente vi e ouvi com estes sentidos. É natural que que só lhe apeteça chorar com este espisódio verídico.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65737 | zamot | 24 mai 2004 16:16 | Em resposta a: #65736

A unica coisa que me dá vontade de chorar, e bastante, é ver um Anónimo(a) tentar "achincalhar" SAR, mas não consegue, porque SAR é superior a tudo isto.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65739 | zamot | 24 mai 2004 16:23 | Em resposta a: #65737

Afinal os anónimos, neste caso uma anónima também têm rosto, senão vejamos:

-----------------------------------------------------------------

"Médico no ultramar, casou com a minha tia-avó clarisse teles vilhena de meneses no princípio do seculo."


"Este meu tio-avô não teve geração. A minha tia-avó era 20 anos mais velha do que a minha avó e depois de casada acompanhou o marido nas comissões de serviço pelo ultramar. Vinham passar temporadas ao Funchal, ficando hospedados no Golden. Eram muito amigos do Dr. Frederico de Freitas. Apenas conheci a minha tia-avó quando regressou ao Funchal, já viúva e por volta dos seus 70 e tal anos.
Este casal parece-me um par curioso ... daí a minha curiosidade.
Cumprimentos,
Sandra"

-----------------------------------------------------

Sandra pelo menos assuma o que escreve

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65741 | mavasf | 24 mai 2004 16:33 | Em resposta a: #65737

Não achincalhei ninguém nem pretendi fazê-lo. Repeti apenas o que vi! Um episódio anedótico e não entrarei em guerras que não são minhas.
Ascendência não 'dá' inteligência!! deveria dar educação e respeito pelo próximo, porque, in the end of the day ... somos todos iguais e iremos todos para o mesmo sítio .... para o mesmo sítio para onde irá o taxista, SAR, a futura rainha de espanha, JTMB e ..... mavasf!!

Segui apenas a onda de ACHINCALHANÇO que já ia longa neste thread com a história do "taxista" e da sua "casa a cair aos pedaços" que penso não prestigia nada este forum.

Moral da história: "Quem tem telhados de zinco no país .... não fala das paredes da casa de ninguém".

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65742 | domconde | 24 mai 2004 16:43 | Em resposta a: #65725

Poderá o meu caro amigo ter uma atenção a um pequeno apontamento de somenos importância que passo a explicar.

Da família de D. Isabel só o trisavô desta é que nasceu na Madeira, pelo que a relação NÃO É 50/50, será talvez 3,125/ 96,875. Mas, e como sempre o Sr. Dom Duarte é um CAVALHEIRO!

Quanto a aquilo que V.Exa queria dizer, diz-se do seguinte modo "estrumar o sangue", mas enfim... Cada um escolhe os temas que lhe podem ser mais.........

Felicidades aos noivos.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65743 | ítalo | 24 mai 2004 16:47 | Em resposta a: #65737

Caro senhor, nunca me intrometi em certos tópicos "explosivos" que aqui no GeneaPortugal costumam aparecer, mas neste caso resolvi quebrar esta regra pois nunca antes ficara tão indignado com uma atitude tão baixa e hipócrita quanto a de Vossa Senhoria, senhor José Tomaz. Ora, quando usou de tom zombeteiro em relação ao avô da princesa de Astúrias, por ser ele taxista e republicano, sem nenhum interesse em se certificar se foi porventura um digno trabalhador que criou uma família com trabalho honesto, não pensou jamais que alguém se pudesse indignar com sua conduta. Creio que também este senhor (e provavelmente a citada Princesa) também devem ser superiores a tudo isto. Creio que certos fidalgos deveriam agir de forma um pouco menos vilã.
Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65744 | mavasf | 24 mai 2004 16:51 | Em resposta a: #65739

Não sou "anónima" neste forum. Frequento-o muitas vezes. A partir do momento em que decido enviar uma mensagem sei perfeitamente que serei identificada e isso não me preocupa minimamente. Os mais atentos constatarão que muitas vezes não assino. Na verdade é mais por perguiça. Sou utilizadora de computadores e net há muitos anos e não sou ingénua.

Mas por favor, 'don't make me stop you all' ... não quero estragar o vosso banquete ... continuem por favor a achincalhar nuestros hermanos. Arriscam-se é a receber algumas anedotas no thread. Depois cai o Carmo e a Trindade e ficam todos indignados.

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65746 | mavasf | 24 mai 2004 16:58 | Em resposta a: #65742

Dom Conde, Faça-nos então a fineza de fazer as contas ao taxista.

Felicidades também minhas aos noivos e aos pais dos noivos que entendem que há coisas muito mais importantes na vida do que o sangue que corre nas veias.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65747 | artur41 | 24 mai 2004 17:02 | Em resposta a: #65741

Cara Sandra,



Cada um de nós pode ter a sua opinião. Agora, vir dizer que seguiu a onda...?!

Sandra, dou-lhe razão em certas coisas que disse: não posso é pactuar com "este tipo de anonimato.
Vem-nos dizer que analizou o ar com que S.A.R. falou? Meu Deus, quanta petulância para quem diz que:

«Ascendência não dá inteligência!! deveria dar educação e respeito pelo próximo...»


Não duvido que seja inteligente. Quanto ao resto: considero que deve reflectir melhor, com serenidade...:-)



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65749 | camisao65 | 24 mai 2004 17:18 | Em resposta a: #65743

Caro Italo Moraes Rocha Guedes,

Desculpar-me-á, mas onde é que o Zé Tomaz, se referiu nas suas intervenções ao facto de o avô de Dona Letizia, ser taxista, e ainda por cima em tom jocoso?


Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65750 | zamot | 24 mai 2004 17:19 | Em resposta a: #65743

Caro Senhor Ítalo Moraes Rocha Guedes

Agradeço que me indique e aponte qual a intervenção onde eu tenha usado "de tom zombeteiro em relação ao avô da princesa de Astúrias, por ser ele taxista e republicano"

Agradeço ainda que aqui publicamente mostre aqui neste tópico uma frase minha que contenha uma " uma atitude tão baixa e hipócrita.

Li e reli todo o tópico e as minhas intervenções foram as seguintes além da inicial:

1 - Uma intervenção sobre o treinador do Benfica.

2 - Um comentário sobre a informação que o Monigo passou sobre o facto da casa estar a cair aos pedaços, tendo eu dito que " Se fôr como cá, agora irá ser rápidamente arranjado"

3 - Um comentário sobre o Prof Carlos Queiroz - Treinador do Real de Madrid

4 - Uma resposta a uma tentativa de graça da MAVASF

Não vejo qual a razão de me ter escolhido para embirrar.


Cumprimentos


José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Afinal como se chama?

#65751 | zamot | 24 mai 2004 17:28 | Em resposta a: #65746

Cara MAVASF

Afinal como se chama?

Sandra?
Alexandra?
Maria Alexandra Fernandes?
Maria Alexandra Vasconcelos Fernandes?

Cumprimentos e espro que o tempo aí na Madeira esteja bom, pois a Madeira é um Jardim


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65752 | mavasf | 24 mai 2004 17:31 | Em resposta a: #65747

Assim farei!! :-) Serenamente.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65754 | zepas | 24 mai 2004 17:37 | Em resposta a: #65727

Caro Confrade,

A anedota realmente não tem graça nenhuma. Mas olhe que a resposta de SAR, salvo o devido respeito, também não é famosa.

Cumprimentos,
JP

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65755 | ítalo | 24 mai 2004 17:39 | Em resposta a: #65750

Meu caro senhor José Tomaz, da mesma forma que irresponsavelmente o acusei, publicamente PEÇO-LHE DESCULPAS, a mensagem a que me referia foi escrita por alguém cujo username é MONIGO, creio que se chama Alberto, e infelizmente nesta mensagem aparecia seu nome, o que explica mas de maneira alguma justifica meu lapso. Caro Senhor, peço-lhe imensas desculpas, públicas, por minha atitude precipitada.
Cordialmente, Ítalo Moraes Rocha Guedes.

Resposta

Link directo:

RE: Como diriam os ingleses:

#65757 | zamot | 24 mai 2004 17:43 | Em resposta a: #65755

Caro Senhor Ítalo de Moraes Rocha Guedes

Desculpas e explicações aceites.


Um abraço


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65760 | Luís_MCS_Froes | 24 mai 2004 17:52 | Em resposta a: #65746

Cara Senhora,

Há, de facto, coisas mais importantes na vida do que o sangue que nos corre nas veias. Uma delas é o respeito por séculos de História de um grandioso Estado como é o Espanhol. E quer queiramos, quer não, quer gostamos, quer não, Don Felipe de Bórbon desrespeitou esses séculos de História, desrespeitou o seu Povo (que ainda não percebeu o ultraje que lhe foi feito) e desrespeitou as bases nas quais a insituição monárquica assenta. Dizia ontem Marcelo Rebelo de Sousa que estamos a assistir à "republicanização das monarquias". Ora, nem mais!
Aliás, minha cara Senhora, devo dizer-lhe que a maior falta de respeito não é o facto de o Príncipe das Astúrias ter ontem casado com uma plebeia não preparada para ser rainha, mas sim com uma senhora que não é católica e que não está seguramente preparada para educar seus futuros filhos na Fé e Respeito por Deus Nosso Senhor.
Tenho pena de Don Juan Carlos e de Doña Sofia, que não vão ter tarefa fácil, mas que, graças a Deus, nasceram e cresceram num meio que lhes permite estarem à altura de tão difícil e nobre missão.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65761 | Luís_MCS_Froes | 24 mai 2004 17:54 | Em resposta a: #65760

Errata

Onde se disse "...quer gostemos, quer não...", queria dizer-se "...quer gostemos, quer não...".

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65773 | mavasf | 24 mai 2004 18:52 | Em resposta a: #65760

Caro Luis Froes,
Não sou grande entendida nestes assuntos da realeza, mas que bem trouxe à monarquia inglesa o casamento do príncipe herdeiro com uma fidalga, da mesma fé, que não amava? Motivo de chacota para o mundo. O herdeiro do trono não é bem visto pelo seu povo. Não fincou pé para casar com a mulher que amava. O povo perdeu-lhe o respeito. Vamos lá a ver o que o jovem Henry fará da sua vida.
O sucesso de um casamento tem muito a ver com a família e os valores transmitidos de avós, para pais, para filhos. Sejam eles reis ou não. Vimos ontem duas famílias felizes, que decidiram unir-se para que 2 pessoas pudessem seguir a vida que escolheram. Louvável. Mais, estamos a falar de 'trintões' com alguma experiência de vida. A futura rainha não me pareceu ser uma 'dondoca', nem o principe me parece homem para ser facilmente iludido.
Quanto ao ser católico ou não. Não sei. Não sabia que a princesa não era católica mas pareceu-me fruto de uma família muito unida, e isso, por si só, é meio caminho para ser uma boa esposa e mãe. Quantos reis casaram com rainhas de outra fé?? Inúmeros!
Quanto a não estar preparada para Rainha, desafio-o a comparar o conhecimento que a princesa tem do mundo e da sua problemática com o das jovens princesas europeias.
Embora tenhamos perspectivas diferentes, foi um prazer..
Maria Alexandra Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Afinal como se chama?

#65775 | mavasf | 24 mai 2004 18:58 | Em resposta a: #65751

Vejo que esteve a trabalhar. São várias versões. Uma para os amigos, outra para a família, outra para o genea ... :-)
O tempo está meio enevoado mas sempre ameno obrigado. Fomos de facto muito acarinhados pela natureza.

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65776 | Luís_MCS_Froes | 24 mai 2004 19:04 | Em resposta a: #65773

Caríssima Alexandra Fernandes,

Reconheço que este casamento tem um lado positivo. Pelo menos, fez a alegria do Príncipe. Além do mais, Doña Letizia Ortiz traz sangue novo, o que é também um factor extremamente positivo e louvável.
Para mim, o mais grave é ter ouvido e lido que a futura rainha de Espanha não é católica. Isso, devo dizer, parece-me um factor muitíssimo negativo que, a ser verdadeiro, anula todos os benefícios que o casamento possa trazer à Coroa e, consequentemente, a Espanha.

Concordo consigo! É sempre bom trocarmos pontos de vista distintos, desde que civilizadamente.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65777 | mavasf | 24 mai 2004 19:20 | Em resposta a: #65776

Caro Luis Froes
"anula todos os benefícios que o casamento possa trazer à Coroa e, consequentemente, a Espanha"." Que são??
MAFernandes (agora nem me atrevo a não pôr o nome, não vá alguém indignar-se)

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65779 | Luís_MCS_Froes | 24 mai 2004 19:44 | Em resposta a: #65777

Caríssima Maria Alexandra,

"Reconheço que este casamento tem um lado positivo. Pelo menos, fez a alegria do Príncipe. Além do mais, Doña Letizia Ortiz traz sangue novo, o que é também um factor extremamente positivo e louvável. "

Julgo que esta expressão responde à sua pergunta.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65835 | victória | 25 mai 2004 14:08 | Em resposta a: #65760

Caro Luís Froes

Permita que entre na discussão, exactamente no seu tópico, pela leitura que fiz notei que esteve atento ao comentário do Prof. Marcelo R Sousa. Que achou das afirmações que ele proferiu acerca da 'morte' da possibilidade de restauração da monarquia em Portugal, e das percentagens apresentadas? Apresentou 85% de eleitores que num referendo votariam em não, e 15% que votariam na restauração. Apesar, como referiu, do povo português ter uma certa atracção pela realeza europeia. Serão só uma opinião?

Com os melhores cumprimentos

Eduardo Domingues

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65838 | zamot | 25 mai 2004 14:23 | Em resposta a: #65835

Caros Amigos

È Publico que o Prof Marcelo é um republicano de gema. Em minha opinião a apetencia que os Portugueses mostram pela Monarquia e pelas coisas Monárquicas é enorme daí que tenho a maior das duvidas que em caso de existir um referendo antecedido por uma belissima campanha que a Monarquia não ganhasse. SAR é já muito conhecido e muito estimado pela maior parte dos Portugueses.


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65843 | zmcm | 25 mai 2004 16:07 | Em resposta a: #65773

Caro Maria Alexandra :
SAR a Rainha Sílvia da Suécia também era plebeia e não foi educada nem preparada para ser rainha, é no entanto uma das rainhas mais queridas e amadas na europa, o mesmo se passa com Maria Teresa do Luxemburgo! Esta é a prova mais que evidente de que plebeias podem ser excelentes rainhas!

Resposta

Link directo:

A tristeza do Rei da Espanha

#65844 | Monigo | 25 mai 2004 16:52 | Em resposta a: #65843

Maria teresa do Luxemburgo é um desastre, provocou escãndalo ano passado.
A Rainha Sílvia sim, sou seu admirador, quando eu a entrevistei ela me disse que os suecos no início a chamavam de "motorista de caminhão" por ser plebéia, mas ela é muito superior à Letizia...
E que história é esta de Letizia ser de família unida??? É piada??? Os pais são divorciados e na Catedral foi o maior vexame no momento em que o Cardeal Rouco pediu que todos se abraçassem por que os Ortiz se recusaram a cumprimetar os Rocasolanos, o avô republicano nem quis saber de cumprimentar o outro avô jornalista e foi a mesma coisa com as avós....
E quem falou que está triste por Letizia não ser religiosa então pode soltar foguetes de alegria agora, pois ela se converteu e de uma maneira tão espetacular que estão a compará-la à conversão de São Paulo. Ela até pediu ao Cardeal Rouco para ter um oratório!!!! Ela chorou na sua Crisma que foi realizada na Capela do Palácio Real dias antes do casamento....
Não participo mais deste tópico e só deixo aqui este artigo publicado hoje na Espanha:
LA HISTORIA DE UNA BODA QUE TIENE AL REY TRISTE, PERO QUE PUEDE SER UN BÁLSAMO VIVIFICANTE PARA LA INSTITUCIÓN

En la torrentera de halagos y prensa rosa que nos inunda, alguna acotación en torno a lo que algunos vieron en Palacio el pasado sábado, con una coda final sobre el futuro de la institución Monárquica.

Los que conocen de verdad al Rey no tienen duda: a pesar de los esfuerzos desplegados, que fueron muchos y muy intensos, no pudo disimular la tristeza que le ha producido una boda que no es la que hubiera deseado para su hijo. La madre, la Reina, lo lleva mejor, que para eso es una profesional, entre otras cosas porque su especial predilección por su hijo la induce a ser complaciente con la elección de éste. Se trata de no perderlo.

El Rey hizo tal esfuerzo de contención que, acostumbrado a expresarse siempre con franqueza, se le notaba abotargado, como enfermo, además de triste. Los rumores cabalgan desbocados como heraldos negros.

A los conocedores de la liturgia real tampoco les pasó desapercibido uno de esos detalles que valen más que mil palabras: ¿Recuerdan dónde se situó el Rey cuando salió al balcón del Palacio de Oriente, primeras horas de la tarde del sábado, con el pueblo reclamando el clásico "que se besen, que se besen”? Su instinto le hizo colocarse junto a la Reina, en el extremo opuesto al que se encontraba su nuera. El Príncipe, que de inmediato de dio cuenta de lo ocurrido, pidió a su regio padre con un gesto que se situara a la derecha de Letizia. Pero el detalle ya había quedado registrado para la intrahistoria de la boda. Jamás el Rey hubiera cometido una equivocación tan obvia en otras circunstancias.

Lo de “queridísima Letizia” sonó a protocolo. Si el hijo se hubiera casado a gusto del padre, quizás hubiera dicho pronto adiós, para dedicarse a cazar y disfrutar del tiempo que le queda, aunque ningún Borbón, salvo Felipe V, que estaba como unas castañuelas, dejó nunca la Corona por voluntad propia.

Y, sin embargo, esta no deja de ser una visión muy conservadora, muy carca, de la presente historia. Si Letizia es o no la mujer adecuada para acompañar la singladura vital del futuro Rey de España es una incógnita que sólo el tiempo despejará. “Todo en esta mujer está fuera de contexto”, asegura un buen conocedor del entorno regio, “y es del todo punto imposible imaginarla dentro de esa familia”.

Otros, tal que el diario El País del domingo, la han visto como una especie de Reina del Pueblo, una Reina progre, acorde con los gustos ideológicos del Grupo Prisa, ya saben, mujer divorciada, agnóstica y demás. “La monarquía del Siglo XXI”, rezaba la portada del diario. “Boda democrática”, aseguraba el inaudito editorial.

Y, sin embargo, las cosas pueden ser muy distintas y, al mismo tiempo, muy sencillas. De momento, el Príncipe se ha casado enamorado como un colegial, lo cual es toda una novedad tratándose de un Borbón. Basta con que esta chica, que hasta ahora ha tenido los pies en el suelo, que conoce la psicología del español medio, que desde luego es inteligente, y que está acostumbrada a ganarse la vida con su trabajo, sepa y quiera introducir racionalidad y cordura en el entorno del Príncipe.

Basta con que le anime a cumplir con dignidad sus obligaciones constitucionales. Basta con que le ayude a separar el grano de la paja de los falsos amigos. Basta con que le guíe por una senda de honestidad personal, basta con que le estimule para hacer de su comportamiento un modelo de conducta del que ningún español se pueda avergonzar.

Bastaría con que pusiera orden en la vida del futuro Rey para que Letizia Ortiz se convirtiera en una mujer importante en la historia de España de este siglo. La pelota parece hoy en el alero. ¿Apuesta arriesgada? Cierto. Todas lo son. Puede que el tinglado se derrumbe con estrépito en poco tiempo, pero puede también que esta mujer se erija en el bálsamo capaz de dignificar y dar un nuevo impulso a una Institución hasta hoy refugiada tras el tabú impuesto por los poderes fácticos y mediáticos.

Jesús Cacho : 25/05/2004
jcacho@elconfidencial.com

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65849 | joão pombo | 25 mai 2004 17:15 | Em resposta a: #65627

Caro Vasco:

Tem toda a razão, já que infelizmente nas guerras há sempre vítimas de ambos os lados.
Acho absurdo pretender-se agora imputar todas as culpas aos republicanos espanhóis, o que a própria História acaba por contradizer.
E o avô da Princesa das Astúrias certamente que não matou ninguém, da mesma maneira que muitos portugueses que combateram na Guerra Colonial nunca o fizeram.
Aliás, os próprios Reis de Espanha não parecem minimamente preocupados com tais boatos ou passado do Avô da Princesa das Astúrias...
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65850 | joão pombo | 25 mai 2004 17:30 | Em resposta a: #65776

Caro Luís Froes:

Não sei em que se baseia para afirmar que a Princesa das Astúrias não é católica, pois isso para mim é novidade.
Ao que sei, um católico não praticante é sempre um católico... ainda que não praticante.
Por outro lado, recordo-lhe que é costume entre as Famílias Reais Europeias "mudar" de religião, ou seja, são usuais as conversões religiosas.
Veja-se a título de exemplo a Rainha Sofia de Espanha:
Nasceu no seio da Casa Real Grega, e, portanto, ortodoxa.
Converteu-se, entretanto, ao Catolicismo.
De resto, trata-se de uma Família que, na sua origem, é luterana, salvo erro (Oldenburgo - Schleswig Holstein), e que para, por convite, reinar na Grécia se teve de converter ao Ortodoxismo Grego.
Portanto, é fácil de ver que muitas das vezes interesses de Estado se sobrepõe à Religião "de nascença", isto para os membros das Casas Reais, bem entendido.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65851 | Correia74 | 25 mai 2004 17:43 | Em resposta a: #65838

Caro Sr. Mello Breyner,

Que o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa é um republicano, todos nós deveremos estar de acordo. Quanto às suas afirmações no jornal da TVI, devo dizer-lhe que estou de acordo. Tal como ele disse, existem alguns monárquicos nos diversos partidos políticos, penso que eles próprios, e por força das circunstâncias, acabaram por se “vergar” ao sistema republicano (Um grande erro). Lembro-me também, mais nova, de estar a dar o tempo de antena e ver o (nosso) MEC a fazer campanha politica pelo PPM, recordo-me que ainda durante algum tempo, o PPM foi um partido que manteve alguma expressão mas que acabou por desaparecer. Pergunto-me porquê.

Um tio que tive, durante a ditadura de Salazar esteve inúmeras vezes preso, não “só” por querer ter o direito à liberdade de expressão, como por outras causas que eu – pessoalmente – não concordo. Era um tio que muito admiro e cada vez mais. Não concordo com nenhuma das ideias politicas que tinha, mas respeito e admiro toda a convicção pela qual sempre lutou pelo ideal em que acreditava, mesmo que isso lhe tenha custado muitas visitas a Aljube, Caxias, etc. Penso ser isso que falta à maioria dos monárquicos em Portugal. Lutar pelo que acreditam. Por aquilo que tenho visto, corrija-me se estiver errada, vê-se alguma gente que adoraria viver numa monarquia mas não vejo por parte dessa mesma gente nenhuma movimentação, pelo menos uma movimentação que se note! No dia-a-dia, raramente ouço falar em monarquia, a não ser na monarquia europeia (e só fofocas que não interessam a ninguém). Por exemplo: Foi preciso o casamento do príncipe Filipe para se ouvir alguém falar numa possível restauração da monarquia em Portugal! Não acha que está a faltar alguma movimentação?

Eu sou uma republicana, apesar de todos os defeitos que a republica possa ter. Quanto a mim, é um direito inato poder escolher os nossos chefes de estado. Se o chefe de estado não for competente para o cargo, elege-se outro. Uma pessoa, pode ter um carácter excelente, pode ter as melhores intenções do mundo mas pode ser um mau chefe de estado. Numa monarquia, isso seria impensável. Não se põe o Rei fora do trono! Ou, imaginemos, o Rei é um excelente chefe de estado, entretanto morre, sucede-lhe o seu(ua) filho(a) que ao contrário do pai, não está à altura do cargo. O que fazer?

Quando era bem pequenita também gostava muito de príncipes e princesas. Hoje em dia, confesso-me atraída por algumas (poucas) monarquias mas apenas pelo seu lado “romântico”, não pela monarquia enquanto regime.

Todo este testamento para dizer que se acreditam que realmente é a monarquia que pretendem, porque não fazem algo para tal?

Cumprimentos,

Cláudia M.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65852 | doria_gen | 25 mai 2004 17:46 | Em resposta a: #65616

Prezado Vasco Maria,

Se vc me permite, que eu saiba esta frase infame - abajo la inteligencia, viva la muerte! - que ofende a todos nós, teria sido um comentário de algum franquista a uma crítica feita por D. Miguel de Unamuno.

Mas, na verdade, creio ser apócrifa, como os brioches de Maria Antonieta. (Destas frases citadas, a única atestada que vi foi o ``take heed of the axe!'')

Com um abraço, fa

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65854 | joão pombo | 25 mai 2004 17:56 | Em resposta a: #65838

Caro José Tomaz:

Eu acho que num eventual e futuro referendo os portugueses optariam, seguramente e por larga maioria, pela manutenção do actual regime republicano.
É a minha opinião, como é óbvio.
Mas concordo consigo quando fala numa "belíssima campanha", pois é precisamente isso que parece faltar para, de uma vez por todas, esclarecer os cidadãos e ajudar a desmistificar certos conceitos.
O problema é que não parece haver grande união e consenso entre os Monárquicos deste País, mesmo no que se refere à figura de S.A. O Duque de Bragança.
Basta ver o que por vezes se passa neste fórum, com pseudo-campanhas e contra-campanhas em torno de outros possíveis sucessores (v.g. "Casa Loulé" e o fadista Nuno da Câmara Pereira).
Concluo dizendo que o que este País precisa verdadeiramente é de outra República, pois esta já deu o que tinha a dar.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65860 | zamot | 25 mai 2004 18:20 | Em resposta a: #65851

Cara Sra Dª Claudia

Tem toda a razão quando diz que a maior parte dos Monárquicos não lutam, ou não lutam o suficiente pelas ideias em que acreditam. Sei que existem Monárquicos em todos os partidos politicos, sei até que o nosso actual 1º Ministro é Monárquico, e constato que infelizmente ainda não se conseguiu rever o "famigerado" artigo da constituição que impede o referendar do regime.

Quanto às vantagens de uma Monarquia em relação à Republica para mim elas são evidentes e já foram por demais debatidas aqui neste espaço, mas recordo as principais:

- Mais barata - Não temos de sutentar uma serie de acessores do PR que no fundo são um governo paralelo, nem temos de sustentar os Ex-Presidentes da Republica.

- O Rei é o Chefe de Estado de todos os Portugueses e não apenas daqueles que o elegeram. Não tem obediência a qualquer partido, não está metido em intrigas partidárias, nem é um "orgão de bloqueio". É um arbito e um factor de unidade dos cidadãos.

Não é inédita a substituição de um herdeiro caso este seja um incapaz, mas vejo todas as vantagens em ter como Chefe de Estado uma pessoa que é educada desde o nascimento para servir o País e altamente preparada para a missão que um dia irá desempenhar.

etc etc etc

Mas tem toda a razão, é preciso que os Monárquicos se unam e que lutem e dêm a conhecer aos Portugueses as vantagens da Monarquia.


Cumprimentos


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65861 | Luís_MCS_Froes | 25 mai 2004 18:27 | Em resposta a: #65850

Caríssimo João Pombo,

Baseio-me nos factos. Doña Letizia foi casada pelo civil, o em si demonstra um desprezo pelo sacramento do Matrimónio. Além do mais, não cresceu num ambiente verdadeiramente cristão, pois é filha de pais separados e neta de republicanos fervorosos. Tudo isto li e ouvi dizer de fonte segura.

Para mim, Católico não praticante não existe. É uma farsa, uma expressão infeliz que se arranjou para designar alguém que diz acreditar e ter fé em Deus sem, no entanto, viver essas mesmas crença e fé de uma forma intensa e verdadeira. De que me serve acreditar em Deus sem viver a sua presença sempre, incondicionalmente? Na minha opinião, nada. Porque quem acredita vive, participa, comunga dessa presença extraordinária que é a presença de Jesus Cristo.

Quanto às conversões impostas pelos casamentos de Estado, não posso negar que aconteceram por variadíssimas vezes. Resta saber se gozavam de um sentimento de conversão genuíno e profundo, e não de uma merda imposição social.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65863 | zamot | 25 mai 2004 18:43 | Em resposta a: #65861

"merda imposição social. "

Caro Primo Luis

merda? ou mera?

há imensa diferença como sabes. A propósito de merda sabias que se dizia que todas as filhas do Conde de Burnay se casaram com homens cujo apelido começava por M menos uma Graças a Deus e assim temos:

Morales
Mello Breyner
Marco
VERDA - que em Titulo tb era M - Mairos


Um abc


Zé Tomaz

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65864 | Luís_MCS_Froes | 25 mai 2004 18:47 | Em resposta a: #65861

Errata:

Obviamente que queria escrever mera, e não "merda".

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65867 | zmcm | 25 mai 2004 19:07 | Em resposta a: #65593

Grande Nuno ! Plenamente de acordo!

Resposta

Link directo:

RE:mais papistas que o Papa

#65868 | zmcm | 25 mai 2004 19:10 | Em resposta a: #65593

Grande Nuno ! Plenamente de acordo!

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65870 | joão pombo | 25 mai 2004 19:25 | Em resposta a: #65861

Caro Luís Froes:

Não podia, salvo o devido respeito, estar mais em desacordo com o seu post anterior, a que agora respondo.
Não é pelo facto de alguém ter sido casado pelo civil que deixa de ser católico, bastando pensar nos casos em que um dos cônjuges não é católico e, por isso, legitimamente, pretende uma cerimónia civil.
É inevitável que algum terá de ceder...
Por outro lado, é possível crescer em ambientes não-cristãos (seja lá o que isso for), e mesmo assim ser um verdadeiro cristão.
Todavia, julgo que a Doña Letícia não terá crescido em ambiente não-cristão.
Quando muito, cresceu numa família de católicos não-praticantes, que como sabe abundam por aí, sem deixarem de ser reconhecidos por quem de direito.
Já no que respeita às conversões, tenho de lhe dar razão, pois admito que muitas das vezes as mesmas não foram acompanhadas de sentimentos mais genuínos e profundos, o que, a meu ver, ainda piora as coisas...
Sobretudo pensando nos exemplos que apontei anteriormente.
A querela católico praticante/católico não praticante extravasa completamente o âmbito deste fórum, para além de poder melindrar pessoas mais sensíveis, pelo que me abstenho de comentar e/ou desenvolver.
Lamento apenas que alguns sejam mais papistas que o Papa, já que os membros de Famílias Reais são os primeiros a relegar suas convicções religiosas para segundo plano quando outros interesses se levantam, chegando uns ao ponto de fundar Religiões (ainda que meramente dissidentes do Cristianismo) apenas para se poderem divorciar.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65872 | Luís_MCS_Froes | 25 mai 2004 19:53 | Em resposta a: #65835

Caríssimo Eduardo Domingues,

Acho que é uma opinião bastante credível e sustentável.
Com toda a minha sinceridade, julgo que um referendo neste momento daria uma larga vitória aos republicanos. E, por isso, parece-me desaconselhável que se realize, sob pena de hipotecar na totalidade as já remotas possibilidades de uma restauração.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65874 | JMSA | 25 mai 2004 20:24 | Em resposta a: #65854

Caro João Pombo
Concordo plenamente consigo. Embora monárquico, não me revejo minímamente na maioria das posições e atitudes aqui tomadas por muitos que também se dizem monárquicos e não me parece que as coisas mudem, pelo menos nos tempos mais próximos...
Melhores cumprimentos
JMSA

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65881 | valedezebro | 25 mai 2004 21:54 | Em resposta a: #65852

Caro Doria Gen
A frase é ,exactamente ,de um general franquista ao grande Miguel de Unamuno,
Esse general foi Queipo de LLano, é Unamuno quem o relata, e é evidente que foi por ironia que a atribui aos republicanos.

Melhores cumprimentos

Vasco Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65883 | doria_gen | 25 mai 2004 22:00 | Em resposta a: #65881

Desculpe não ter percebido a ironia: às vezes, pela internet, fica difícil, mesmo com os emoticons...

Bom, para não dizerem que não me identifico, ;-)))

Francisco Antonio de Moraes Accioli Doria

PS: Desculpem a pergunta, mas fiquei pensando: que é pior, um chauffeur de táxi ou um comerciante que faliu duas vezes? Meu avô paterno, Raul Moitinho da Costa Doria, ``seu coroné Lulu,'' em Sergipe...

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65884 | valedezebro | 25 mai 2004 22:18 | Em resposta a: #65883

Caro Doria Gen

Se D.Letizia é ou não a mulher certa para o papel que vai desempenhar só o futuro o dirá.
Que neste momento proliferam as princesas plebeias por essa Europa fora,é outro facto,mas achincararem um homem porque é táxista,mecânico, vive numa casa que estará em mau estado e COMBATEU NA GUERRA CIVIL PELOS REPUBLICANOS, è de bradar aos céus!
O tipo de comentário feito e a maneira como foi feito é do mais novo rico, preconceituoso e pretencioso que há.
Lembra-me há tempos uma reportagem da SIC em que a Lili Caneças distribuia camisolas Jean Paul Gautier por umas ciganas e quando viu a fogueira que elas tinham no quintal exclamou:Que giro,até têm barbecue!
Fala-se tanto em catolicismo e respeito pelos valores humanos e depois vêm-me com estas.

Vasco Maria

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65887 | doria_gen | 25 mai 2004 22:23 | Em resposta a: #65884

Bom, Vasco, aqui temos uma princesa que posou nua numa revista masculina, a Trip...

No mais, obrigado pelo esclarecimento - e vejo que, no substantivo, tendo a concordar com você.

Com um abraço, fa

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65890 | Luís_MCS_Froes | 25 mai 2004 22:46 | Em resposta a: #65884

Caro Vasco,

A mim parece-me que o facto de o senhor ser taxista e mecânico não tem gravidade nenhuma. Cada um tem o seu dom, a sua vocação. E o taxista e mecânico são duas figuras indispensáveis ao bom funcionamento de qualquer comunidade, pelo que nos merecem o maior respeito. Estou absolutamente de acordo consigo nesse aspecto.

Simplesmente, o facto de o senhor ter combatido no exército republicano, e no caso de o ter feito de livre e espontânea vontade, parece-me grave. Por duas razões: a da gravidade inerente ao facto de se ter integrado o exército republicano (dar-lhe-ia outro nome mais apropriado) e a gravidade que advém do facto de sua neta ser a futura rainha de Espanha. Quer nós queiramos quer não, o nosso nome é indissociável do nome dos nossos avós, assim como muitos dos nossos valores nos são transmitidos por eles. Podemos aceitá-los ou não. Espero que Doña Letizia o não tenha feito, a bem de Espanha e da sua exemplar Monarquia.

No mais, espero que o casamento traga grande felicidade aos noivos e, acima de tudo, ao povo espanhol. E que a Princesa das Astúrias seja uma grande rainha, muito querida e amada pela sua gente.

Sobre Lili Caneças, permita-me que lhe diga que o facto de a nossa comunicação social dar importância a essa senhora mostra o estado de mediocridade a que este País chegou!

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Basta de Demagogia

#65891 | melisa | 25 mai 2004 23:02 | Em resposta a: #65890

Sr Frois
Pare de atacar os republicanos.
Afinal quem é que tinha sido eleito pelo povo? E quem é que fez o levantamento militar?
Ah, é verdade o sr não é democrata! gosta de falangistas e quejando.

Passe bem
melisa

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65893 | José | 25 mai 2004 23:10 | Em resposta a: #65854

Caro João Pombo

Permita-me que discorde quando refere as pseudo-campanhas da casa Loulé e do fadista Nuno C.Pereira.
A não ser neste forum quem é que os considera como possíveis herdeiros ?
A casa Loulé, apesar do seu distinto passado e membros, para o comum dos cidadãos é completamente desconhecida.
Aliás, a família Loulé tem mantido um perfil digno e sóbrio sem se pôr em bicos dos pés ao contrário de outros...
A haver algum dia uma restauração monárquica, creio que o único candidato seria SAR o duque de Bragança.
Tudo o mais não passa da actuação (bem conhecida) de uns maduros que pretendem dividir para "reinar", mas só estão a reinar connosco.
Quando refere que este País precisa de outra república pois esta já deu o que tinha a dar, porque não uma Monarquia em vez da esgotada república.
É um chavão, mas os países mais desenvolvidos economica e socialmente nesta velha Europa são Monarquias, está provado que saem muito mais baratas, e apesar do que nos tem sido vendido, um Presidente nunca representa a Nação de facto - pode representá-la de jure, mas na verdade ele apenas representa os que o elegeram, contra uma maior ou menor percentagem que não se revê nele.
Basta pensar no que por aí se perfila :-)

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65895 | valedezebro | 25 mai 2004 23:22 | Em resposta a: #65890

Caro Luis

Só referi a Lili Caneças como exemplo de novo riquismo gritante.Claro que a culpa da sua pseudo promoção social é dos media, culpados ,aliás de muito mais coisas,nomeadamente de crimes culturais que , mais tarde ou mais cedo, viremos a pagar.
Quanto ao senhor ter sido incorporado no exército republicano aos 18 anos quero dizer-lhe que fez o que qualquer camponês normal faria, aquilo era uma república! Quando Franco veio do norte de áfrica com a legião estrangeira o povo continuou a defender a república .
Quanto aos crimes cometidos eles foram-no de ambas as partes, assim com nas duas houve gente de grande heroicidade.
A guerra civil é a pior das guerras e os espanhois são sanguionários.
Não deve ter partis pris em relação a nada, leia bastante e ouça sempre os dois lados, cada um deles terá sempre razões a justificar coisas que lhe podem parecer
injustificaveis.

Um abraço

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65906 | nunomaria | 26 mai 2004 00:27 | Em resposta a: #65881

Caro Vasco Maria

Não quero aumentar a confusão, mas acho que o autor desse simpático "mot d'esprit" terá sido outro general franquista: Millán Astray, comandante da Legião Estrangeira Espanhola (cujo grito de guerra era precisamente "Viva la muerte").

Cumprimentos

Nuno Maria

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65925 | zamot | 26 mai 2004 08:29 | Em resposta a: #65893

Caro José

Tem toda a razão deste mundo quando diz: "Basta pensar no que por aí se perfila :-)"

No entanto caso o povo Português com a sua infinita sabedoria eleja por Exº PSL para Presidente da Republica de Portugal estou convencido que haverá restauração Monarquica imediatamente.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65930 | joão pombo | 26 mai 2004 10:24 | Em resposta a: #65884

Caro Vasco Maria:

Plenamente de acordo consigo. Não é menoscabo para ninguém ter um Avô taxista e essa de ter combatido pelos Republicanos é perfeitamente ridícula...
E se ele vive numa casa em mau estado, temos é de ter pena, pelo menos os que vivem em casas em bom estado.
Por fim, obrigado por me ter feito recordar, numa manhã mais ou menos cinzenta, esse momento inesquecível do "barbecue" da nossa inefável Lili, verdadeiro ícone pop português, não fosse a mesma, pelos vistos, uma criação de um fotógrafo do jet set.
Mas que é uma grande actriz, é.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65933 | valedezebro | 26 mai 2004 11:14 | Em resposta a: #65906

Caro Nuno Maria

A frase é, realmente, de Millán Astray.

A cena deu-se no dia 12 de Outubro,dia da Raça,de 1936.No salão de honra da Universidade de Salamanca,quatro meses depois do levantamento militar de Franco contra a república espanhola.Millán Astray comandava as tropas coloniais que tinham desembarcado em Espanha para derrubar o governo.Iniciou uma peroração amaldiçoando os bascos e catalães pelo seu desejo de independência
e "exortou o fascismo a acabar com aquele câncer ,cortando ambos em carne viva...e sem falsos sentimentos"Seguiu-se o grito de "Abajo la inteligencia,viva la muerte".Falou depois Unamuno, Reitor da Universidade, começando por uma frase lapidar:
"Há momentos em que calar é mentir,porque o silêncio pode ser tomado como aquiescência".

Cumprimentos

Vasco

Resposta

Link directo:

Heráldica da nova Princesa das Astúrias

#65934 | Pedro França | 26 mai 2004 11:34 | Em resposta a: #65571

Caros confrades:

E que tal se reparassem na nova componente heráldica da nova Princesa das Astúrias? Falta explorar o lado Ortiz, talvez aquele que traga algum trunfo na manga...
Vejam em:

(...)

Um abraço e divirtam-se.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Fiquei confuso

#65937 | José | 26 mai 2004 11:43 | Em resposta a: #65925

Caro José Tomaz

A sua resposta deixou-me confuso.
Por um lado quando refere que o povo "na sua infinita sabedoria" pudesse eleger PSL para PR.
Por outro isso daria lugar a uma imediata restauração monárquica.
Com quem ? PSL para Rei, já ! ?
LOL

JSPinto

Resposta

Link directo:

RE: Fiquei confuso

#65946 | joão pombo | 26 mai 2004 12:34 | Em resposta a: #65937

Caro JSPinto:

Confesso que também não percebi, mas de 3 coisas estou certo:
1 - PSL não será, tão cedo, PR;
2 - Portugal não voltará a ser, nunca mais, uma Monarquia;
3 - SA O Duque de Bragança deveria seguir o exemplo de Semião da Bulgária. Não digo concorrer a eleições legislativas, mas admitir a hipótese de uma participação na vida pública maior, já que se trata, indiscutivelmente, de uma pessoa bem-formada, séria, honrada e capaz.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Fiquei confuso

#65950 | camisao65 | 26 mai 2004 13:17 | Em resposta a: #65946

Caro João Pombo,


"2 - Portugal não voltará a ser, nunca mais, uma Monarquia; "

Com o devido respeito, "never say, never again".


Melhores cumprimentos

Luis Camizão

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65960 | Correia74 | 26 mai 2004 14:35 | Em resposta a: #65860

Caro Sr. Mello Breyner,

Não me trate por Sra. que não tenho idade, ou pelo menos não me sinto "velha" o suficiente para tal :-). Cláudia é quano basta.

Não discutindo os pontos em que não estou de acordo, numa coisa concordo em absoluto consigo: “… mas vejo todas as vantagens em ter como Chefe de Estado uma pessoa que é educada desde o nascimento para servir o País e altamente preparada para a missão que um dia irá desempenhar.” Sem sombra de dúvida, aí estamos plenamente de acordo.

Quanto à união dos monarquicos, penso que primeiro deveriam discutir os caminhos a seguir. Fiquei estupefacta com a declaração do Sr. José A. Coutinho no tópico "Manifesto Natural Monárquico" e, na minha opinião, é precisamente um modelo não viável e no minimo utópico.

Cumprimentos,

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Fiquei confuso

#65964 | joão pombo | 26 mai 2004 14:50 | Em resposta a: #65950

Caro Luís Camizão:

Tem razão, o futuro a Deus pertence e por essa Europa fora já vimos tanta coisa acontecer...
Mas sem a união de todos os Monárquicos, coesos em torno de um determinado pretendente e representativos de todos os estratos da sociedade portuguesa, pode ter a certeza que este País continuará a ser verde e vermelho... apesar de todas as vitórias do meu querido FCP:))

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65974 | mavasf | 26 mai 2004 16:54 | Em resposta a: #65843

Ops!! enganou-se. Fui eu que vim cá defender que o facto da princesa ser plebeia era irrelevante. O seu Post decerto não era dirigido a mim.

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#65975 | mavasf | 26 mai 2004 17:10 | Em resposta a: #65838

Caro JTMB,
Vejo, alguns dias depois, que ainda se posta neste tópico.
Pois é ... Dizem-se coisas destas: "SAR é já muito conhecido e muito estimado pela maior parte dos Portugueses. ", e se alguém discorda .... leva com a infantaria monáquica em cima. Cheira-me a jogada de marketing esta sua afirmação. Podemos não gostar de um qualquer político, mas teremos sempre a possibilidade de não votar nele. Imposições no século XXI é que não!! A minha geração habituou-se a contar com este privilégio, penso que nunca voltará atrás.

Resposta

Link directo:

RE: Basta de Demagogia

#65978 | Luís_MCS_Froes | 26 mai 2004 17:34 | Em resposta a: #65891

Cara Senhora,

Eu não ataquei os republicanos. Ou por outra, não ataquei os defensores da República. A questão aqui é que, por detrás desses republicanos, estavam muitos comunistas. Isso sim, é gravíssimo. Assim como por detrás dos monárquicos, ou sob a capa desse termo, estavam muitos simpatizantes do fascismo italiano e do nacional-socialismo alemão, o que não deixa de ser também muitíssimo grave.

E, como sabe, o povo tinha acabado de eleger (1936) uma Frente Popular dominada por comunistas (ou marxistas-leninistas) e socialistas, ateus e anti-cristãos. Digo-lhe, ainda bem que houve um levantamento popular, para bem de Espanha, da Península e de Portugal. Ou já se esqueceu de que a Rússia tinha interesses na vitória das forças "republicanas" na Guerra Civil? Acha que se os comunistas tivessem ganho tinha sido melhor, independentemente dos crimes e erros cometidos pelo regime que depois se instalou sob a chefia do "Generalíssimo" Franco?

Sobre democracias, nada tenho a dizer. Mas uma coisa lhe digo: respeito incondicionalmente a liberdade do Homem. Porém, isso não implica que não tenha uma atitude de condenação perante o uso dessa mesma liberdade!

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Genealogia Princesa das Asturias

#65979 | Luís_MCS_Froes | 26 mai 2004 17:47 | Em resposta a: #65895

Caríssimo Vasco,

Estou absolutamente de acordo consigo.
Cometeram-se as maiores atrocidades por parte dos dois lados. Mas isso não me inibe de pensar que ganhou o lado preferível.
Também os Aliados cometeram exageros (se é que se pode dizer que em guerra há exageros) na Segunda Guerra, como Dresden, e não é por isso que eu deixo de pensar que a sua vitória foi indispensável para o bem da Europa e do Mundo. Do mesmo passo que, posteriormente, também os EUA foram responsáveis por crimes horrendos no combate ao comunismo (a meu ver, uma causa justa e necessária).

Sobre os nossos media, concordo, infelizmente, com o que diz. Basta de explorar as desgraças e escandalozinhos alheios, privados, que em nada nos interessam. E basta de centrar os problemas do País na vil indústria de fazer dinheiro em que se tornou o futebol (desporto que aprecio imenso, desde que dentro das quatro linhas).

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Fiquei confuso

#65988 | fsmunoz | 26 mai 2004 19:47 | Em resposta a: #65946

Caro João Pombo,

Permita-me discordar quando diz que Portugal não voltará a ser uma Monarquia "nunca mais". Independentemente da minha opinião sobre os regimes em causa creio que é demasiado tentador ter a ilusão que o estado das coisas actual - seja ele qual for - se perpetua e que todas as alternativas que possam ser alicercadas no passado estão definitivamente posta de lado. Não partilho de facto de teorias que anunciam o fim da História e outros determinismos similares. Falo por experiência própria... já tive muitas certezas sobre "amanhãs que cantam" e "rumos inalteráveis".

Quanto à intervenção pública de SAR D. Duarte creio que deverá sem dúvida existir e ser alargada mas sem nunca ultrapassar a barreira que toca a intervenção política. Se uma das características de um Rei é a sua equidistância em relação ao povo tal vantagem seria maculada por tomadas de decisão pública sobre aspectos que dividam os portugueses.

Com os melhores cumprimentos,

Frederico Muñoz

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66007 | Sertório | 26 mai 2004 23:47 | Em resposta a: #65860

Caro confrade,
as suas ideias não podiam sermais contraditórias. Passo a explicar:

1º Teríamos que sustentar uma inteira família real. Acha mais barato?? Sabe porque acabou a última??

2º Se no dito "referendo" a monarquia não fosse escolhida por 100%, o rei nunca poderia dizer-se "rei de todos os portugueses", como critica à República.

3º A educação chega para formar o carácter, inteligência, princípios?? Não me parece. Por berço, estará preparado para ser rei de Portugal?

As suas vantagens não parecem ser convincentes. Pelo menos para mim, que tenho espírito crítico.

Atenciosamente,
José Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66023 | zamot | 27 mai 2004 08:16 | Em resposta a: #66007

Sr Sertorio

Sai concerteza bastante mais barato sustentar uma Familia Real que um Presidente da Republica com os actuais poderes que necessita de um batalhão de assistentes e acessores para desempenhar a sua missão. Sabe quantas pessoas trabalham em Belem, mais de 200. Além de que temos de os continuar a sustentar após um periodo máximo de 10 anos, pois como deve saber o PR após acabar o seu mandato tem direito a ordenado por inteiro, carro, gasolina, chofeur, gabinete, e 2 pessoas de staff. Neste momento sustentamos 2 Ex Presidentes nestas condições mas brevemente sustentaremos mais 1. Ora isso em Monarquia não acontece. Quanto às vantagens de uma pessoa ser educada e preparada paar estas funções desde que nasce só um cego as não vê, ou não as quer ver.

JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Fiquei confuso

#66024 | zamot | 27 mai 2004 08:19 | Em resposta a: #65937

Ficou confuso? Então pense, pois não serei eu quem o vá "desconfudir".

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#66025 | zamot | 27 mai 2004 08:27 | Em resposta a: #65975

"Imposições no século XXI é que não!! "

Cara Alexandra (que bom que é dirgirmo-nos a uma pessoa com nome)

Inteiramente de acordo, quando a Monarquia fôr restaurada será através de um referendo, nem ninguém a quer restaurar de outra maneira.
Também eu não gosto que a Constituição me IMPONHA uma republica não tendo eu escolhido este regime, pois como sabe a Republica foi-nos IMPOSTA por uma revolução, e desde aí que ninguém ainda perguntou aos Portugueses qual o regime em que querem viver, e eu acredito que não é em Republica.


Respeitosos Cumprimentos

José Tomaz de Mello Breyner

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica da nova Princesa das Astúrias

#66026 | zamot | 27 mai 2004 08:29 | Em resposta a: #65934

Vejam em:

(...)

Tentei ver, mas não deu nada, não faltará aqui por acaso uns "www" uns .... e uns "com".

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica da nova Princesa das Astúrias

#66027 | Pedro França | 27 mai 2004 08:42 | Em resposta a: #66026

Caro Zé Tomás:

Seguramente que foram os moderadores da Genea que me limparam os sites.
Daí não poder fazer nada, mas, se fizer uma pesquisa Google através das expressões "Letizia Ortiz"heraldica" pode lá chegar quando, a dada altura das sinopses, reparar quer em espanhol quer em inglês que uma moeda de 12 Euros foi cunhada agora para a ocasião do casamento dos príncipes.
Um abraço. Espero que consiga, afinal a GP deixa passar tanta intervenção controversa e por vezes conflituosa que, sinceramente, não sei o que é que isto possa ter de nocivo aos propósitos ou interesses da GP.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Para o Zé Tomás

#66028 | Pedro França | 27 mai 2004 08:50 | Em resposta a: #66027

Caro Zé Tomás:

Vou tentar de novo. Se desaparecerem os sites por reticências ou outros sinais de pontuação ou outros meramente gráficos, então, é obra da GP.
Aí vai:

(...)

E pronto. Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica da nova Princesa das Astúrias

#66035 | Genea Portugal | 27 mai 2004 11:12 | Em resposta a: #66028

Pedro França,

Independentemente de não perceber "o que é que isto possa ter de nocivo", importa, antes de mais, respeitar as regras do Forum e "a obra" dos moderadores.

Sabe perfeitamente que (...) é um sinal dos moderadores que indica que o texto foi parcialmente apagado. Não vale a pena insistir em desrespeitar o que está estabelecido desde sempre.

Ao longo de quase quatro anos de permanência do Genea Portugal on line, já explicámos dezenas de vezes a razão de ser da não autorização de divulgação de links.

Vamos, ainda assim, voltar a repetir, para ver se uma vez por todas consegue entender a razão de ser desta medida.

1. A manutenção de sites on line comporta custos elevados.
2. Para o Pedro França poder beneficiar gratuitamente deste espaço, não se coibindo sequer de criticar quem o acolhe, alguém está a suportar esses custos.
3. Custos que só podem ser compensados pelas receitas da publicidade que corre nos banners, exactamente como acontece com a televisão. A Portugal Telecom é uma empresa privada e não recebe nenhuma verba do Orçamento de Estado para suportar os custos dos portais que mantem na net.
4. A angariação da publicidade depende das audiências que, em linguagem "netiana", se chama, grosso modo, "pageviews".
5. Incentivar os visitantes, através da divulgação de links, para consultarem outros sites fora do universo da Portugal Telecom, é contribuir para a diminuição dos "pageviews". É exactamente o mesmo que a SIC convidar os seus telespectadores a mudarem para a TVI.
6. Tal como nenhum canal de televisão divulga a programação dos canais da concorrência para não diminuir as respectivas audiências, também na net não faz sentido promover a diminuição dos "pageviews" que tem reflexos negativos na publicidade.

Esperamos que tenha ficado definitivamente esclarecido.

Cumprimentos
Genea Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66039 | joão pombo | 27 mai 2004 11:44 | Em resposta a: #66023

Caros Participantes:

Numa futura e sempre hipotética opção num quadro constitucional entre República e Monarquia, sou da opinião de que os critérios meramente economicistas não deverão pesar, até porque normalmente são distorcidos.
Uma Casa Real também tem um staff numeroso, não só ao serviço dos Monarcas como também ao serviço de membros mais afastados da Família Real (vd. o caso inglês e as suas listas civis).
Por outro lado, a hipótese de o erário público ter de sustentar muitos ex-presidentes é meramente académica, já que e pensando no caso português, os presidentes ao cessarem os seus mandatos já o fazem com alguma idade, e ninguém é eterno...
Estou por isso convencido que, apesar de tudo, a República sai mais barata aos contribuintes.
Agora, se pensarmos na Monarquia enquanto atração turística, já o caso será diferente, mas também é verdade que nem todas as Monarquias Europeias têm essa virtualidade.
Por outro lado, um escândalo que afecte um Presidente da República em exercício de funções abalará menos o País que um escândalo afectando qualquer membro de uma Casa Real e, obviamente, o Soberano ou o seu sucessor.
É que entre um Presidente e o seu sucessor pode não haver qualquer ligação, mas o mesmo não acontece nas Monarquias, dada a hereditariedade que lhes está subjacente.
Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66042 | zamot | 27 mai 2004 12:23 | Em resposta a: #66039

"Uma Casa Real também tem um staff numeroso, não só ao serviço dos Monarcas como também ao serviço de membros mais afastados da Família Real..."

Caro João Pombo

Não, Não, Não, pelo menos como eu a vejo. Enquanto no actual sistema o PR tem um papel com alguma intervenção e alguns poderes, no caso da Monarquia esses poderes seriam bastante reduzidos razão pela qual o Rei não precisa de ter o staff que o PR tem - Experimente consultar a pagina web da Presidencia da Republica ( não ponho aqui o endereço para não dar trabalho ao Luis e ao Marcos de o cortarem) e veja a quantidade de acessores, assistente, e acessores dos acessores que lá trabalham, fora os que lá não estão divulgados.

"Por outro lado, a hipótese de o erário público ter de sustentar muitos ex-presidentes é meramente académica, já que e pensando no caso português, os presidentes ao cessarem os seus mandatos já o fazem com alguma idade, e ninguém é eterno... "

Em breve estaremos a sustentar 3 Ex-Presidentes e com a esperança de vida a aumentar não me admira nada de estar a sustentar um dia destes 4 pois não é previsivel que o Sr Gen Eanes, o Sr Dr Mario Soares, e o Sr Dr Jorge Sampaio morram nos próximos 10 anos.

Quanto a este ponto não tenho a menor duvida que a Monarquia custa mais barato ao País.

Mas concordo consigo, não nos devemos guiar por critérios meramente economicistas nesta questão e as vantagens da Monarquia são realmente bastantes mais do que as económicas.


Cumprimentos


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66045 | joão pombo | 27 mai 2004 12:49 | Em resposta a: #66042

Caro José Tomaz:

Como Portugal é uma República, só podemos fazer comparações apelando a exemplos estrangeiros.

Vamos a isso:

Os cidadãos britânicos (ou súbditos) sustentam actualmente não só a Rainha como o seu marido, Duque de Edinburgo, como também sustentam, através de listas civis e falando só dos vivos, o Príncipe de Gales, seus filhos (2) e irmãos (3) e ainda outros ramos da Família Real, como os Kent e outros cujo nome e título agora não me ocorre.
Só em assessores, serão certamente em número muito superior aos do actual Presidente da República e actuais ex-Presidentes.
Já para não falar, obviamente, na quantidade de funcionários da Coroa, como motoristas, pagens, ajudantes, cozinheiros, estribeiros, criados de sevir, footmen, etc...
A esse propósito, existe um livro muito interessante, salvo erro intitulado "Os Windsor na intimidade", que aborda essa e outras questões, indicando números precisos.
Concedo, todavia, que o exemplo inglês seja o mais extremado e que o mesmo não se passará dessa forma noutras Monarquias europeias.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66046 | Sertório | 27 mai 2004 12:51 | Em resposta a: #66023

Posso deduzir então que para si, a esmagadora maioria dos portugueses e igualmente da população mundial é cega. Como "em terra de cegos quem tem olho é rei" porque não se candidata a tal? :-)

J. S.

Resposta

Link directo:

RE: Heráldica da nova Princesa das Astúrias

#66054 | Pedro França | 27 mai 2004 14:22 | Em resposta a: #66035

Cara Genea:

Ok! Entendi a mensagem. Infelizmente não tinha encontrado nada antes sobre as armas de Letizia Ortiz, senão através daqueles links que eu quis divulgar, não por querer criar alguma concorrência à GP ou outro, mas porque aqueles links eram a única fonte de acesso a essa informação. Lamento é a baralhação que tal causou junto dos leitores deste tópico que poderão ter julgado que eu estava a "brincar" com o assunto: "Letizia Ortiz? Com direito a armas?, agora!..." E... (vazio)!?
É só isso, de resto, mais nada. Nem pretendo polemizar sobre o assunto sequer.
Um abraço e siga a carruagem.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66058 | zamot | 27 mai 2004 15:07 | Em resposta a: #66045

"Concedo, todavia, que o exemplo inglês seja o mais extremado e que o mesmo não se passará dessa forma noutras Monarquias europeias."

Meu Caro João Pombo

Por amor de Deus, não compare o Rossio com a Rua da Betesga, acho que é uma comparação nada honesta, porque não comparar antes aqui com a vizinha Espanha? ou mesmo com o Luxemburgo? não acha mais serio?


Cumprimentos


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66059 | zamot | 27 mai 2004 15:16 | Em resposta a: #66046

Pode deduzir que eu sou cego por estar a perder o meu tempo a responder-lhe, pois normalmente não respondo a anónimos.
Portanto 3 no ----- e etc


JTMB

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66062 | Luís_MCS_Froes | 27 mai 2004 17:55 | Em resposta a: #66045

Caríssimo João Pombo,

Admito que na Monarquia os gastos com a Família Real e so seu "staff" sejam elevados. No entanto, não nos podemos esquecer dos gastos que os portugueses tiveram de suportar, de há 30 anos para cá, para eleger cinco presidentes da República.
E, além disso convenhamos que, enquanto a grande maioria dos britânicos sustenta a sua Rainha, a maioria dos portugueses sustenta um presidente que não escolheu.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66064 | joão pombo | 27 mai 2004 18:22 | Em resposta a: #66062

Caro Luís Froes:

Sem prejuízo de os critérios meramente economicistas não serem, certamente, os mais importantes, permita-me que mantenha a minha anterior posição de que qualquer Monarquia sai sempre mais cara aos contribuintes do que as Repúblicas, mesmo aquelas ditas de "monárquicas", como a francesa.
Os gastos com as eleições presidenciais não são nada quando comparados com os que apontei, e serão sempre muito inferiores aos gastos com muitas cerimónias reais, como casamentos, baptizados, etc...
Quanto ao mais que afirma, remeto apenas para os últimos resultados eleitorais das presidenciais, a meu ver bastante expressivos, pelo menos o suficiente para negar a sua afirmação de que a maioria dos portugueses sustenta um presidente que não escolheu.
Muitos portugueses sustentam um presidente que elegeram livremente e por maioria e muitos outros sustentam um presidente com o qual se acabaram por conformar, graças à sua própria actuação.
Entendo estar neste último caso o actual Presidente, Dr. Jorge Sampaio, que hoje em dia é uma figura perfeitamente consensual.
Convém também não esquecer que muitos britânicos são republicanos e que tudo poderá mudar um dia na velha Albion, sobretudo depois do reinado da actual Monarca.
É que se para muitos britânicos os mais recentes escândalos e divórcios começam a ser demais, para outros a "germanicidade" da Casa de Windsor é algo que nunca digeriram muito bem.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66066 | Luís_MCS_Froes | 27 mai 2004 18:48 | Em resposta a: #66064

Caríssimo João Pombo,

"Sem prejuízo de os critérios meramente economicistas não serem, certamente, os mais importantes..."

Creio que o João tocou, com esta frase, no ponto essencial. Parece-me que uma monarquia sairá sempre mais barata. No entanto, e mesmo que assim não seja, as vantagens que vejo nesse regime são outras e sobrepõem-se a quaisquer critérios economicistas.

"Entendo estar neste último caso o actual Presidente, Dr. Jorge Sampaio, que hoje em dia é uma figura perfeitamente consensual."

Admito que a eleição para o segundo mandato possa ser considerada indiscutível. De facto, Jorge Sampaio venceu esmagadoramente.
Contudo, o mesmo se não aplica à sua eleição para o segundo mandato, em que, se não estou em erro, levou a melhor sobre Cavaco Silva por poucos pontos percentuais. Já imaginou como se sentiram os inúmeros portugueses que votaram neste?
Respeito naturalmente os que votaram em Sampaio, mas devo dizer-lhe que não se pode dizer que é uma figura perfeitamente consensual. Conheço muitas pessoas que não o viram e não o vêm como a melhor escolha. Enfim, esta é uma das falhas do "sistema da maioria", que não obstante tudo isto me parece o menos mau.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#66067 | zmcm | 27 mai 2004 19:35 | Em resposta a: #65974

ohps...verdade! peço desculpa! este post era para os outros!!!

Resposta

Link directo:

RE: Quanta delicadeza

#66068 | joão pombo | 27 mai 2004 19:59 | Em resposta a: #65893

Caro JSPinto:

Reconheço que para a maioria dos portugueses não lhes passa pela cabeça a existência de outros possíveis pretendentes ao trono, que não o Duque de Bragança, que como tal é reconhecido internacionalmente e nacionalmente.
Basta pensar no seu casamento e até no facto de ter um boneco a representá-lo num programa de televisão para se chegar à mesma conclusão.
Também para a maioria, o Duque de Loulé é uma figura do séc. XIX, que dá nome a muitas avenidas e ruas deste País.
Já quanto ao fadista Nuno da Câmara Pereira, não se poderá dizer o mesmo, dadas as entrevistas que continua a dar a órgãos de comunicação social, e estou a lembrar-me de uma num "cabaret" televisivo, bastante divertida mas sem nenhum sentido.
No entanto, discordo quando diz que um Presidente nunca representa a Nação de facto, apenas de jure.
A ser assim, também um Rei a não representa, posto que exista pelo menos um súbdito republicano.
Mas esta discussão dá pano para mangas, sem deixar de ser meramente académica, porque acredito sinceramente que a nossa República está de pedra e cal, em parte por culpa dos próprios monárquicos.
Aliás, sem um novo partido monárquico (ou o antigo) com representação na Assembleia da República, não vejo grandes progressos para a causa monárquica.

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66069 | Sertório | 27 mai 2004 20:24 | Em resposta a: #66066

Caro Luís Froes,
Nem sempre os reis são consensuais. Hà espanhóis que não ficaram contentes por pagar o casamento com os seus impostos. Hà ingleses que ficaram escandalizados com os gastos do príncipe Carlos de Inglaterra. Os presidentes são legitimados pela maiori dos eleitores. Já os reis, é relativo. É um assunto melindroso.

Cumprimentos

J Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66072 | Luís_MCS_Froes | 27 mai 2004 21:32 | Em resposta a: #66069

Caríssimo José Sertório,

Os reis quando não são consensuais, ou melhor, quando a sua figura gera divisões substanciais, normalmente são depostos. E arranja-se outro rei, que seja consensual. A História da Europa está cheia de exemplos deste género.

Obviamente que nunca nenhuma figura é absolutamente consensual. Nem o Mestre de Aviz, nem Dom João IV o foram totalmente. Mas, na altura, foram os homens que reuniram maior apoio. E não foi um apoio baseado ou entendido numa diferença de 3 ou 4% entre dois sectores antagónicos da população portuguesa, isto é, não aconteceu haver mais quinze portugueses a apoia-los do que a apoiar os seus opositores. Aconteceu haver uma esmagadora maioria do povo do lado deles.

Agora repare, isto pode acontecer na eleição de um presidente da Republica, ou seja, o candidato A pode recolher mais 9 milhões de votos do que o candidato B. Mas pode acontecer precisamente o inverso, ou seja, o candidato A pode ter mais 1 voto do que o candidato B, sendo igualmente eleito.
Portanto, trata-se de uma falha de sistema, que se pode verificar ou não, mas que se não deve correr o risco de ocorrer, na medida em que, caso aconteça, o presidente eleito não foi eleito consensualmente e, como tal, não goza de legitimidade para exercer o seu cargo.
Ora, esta é uma possibilidade que à partida se não coloca num regime monárquico.
E nas raras excepções em que teve lugar, o rei vigente foi deposto e, na pior das hipóteses, morto.

"Há ingleses que ficaram escandalizados com os gastos do príncipe Carlos de Inglaterra."

Concordo. Mas também esse não é argumento para se negar as vantagens das monarquias. Os gastos do Príncipe Carlos podem, de facto, ter sido excessivos e, por isso, motivo de contestação por parte de muitos súbditos.
Do mesmo passo, também eu posso considerar vergonhoso Mário Soares ter sido Presidente da República, mas esse não pode ser nunca argumento para atacar o sistema em si. Não se pode atacar os sistemas pelos erros que os homens que os representam cometem. Pode-se, isso sim, atacar o sistema pelos valores, ideias e premissas em que ele assenta.

Melhores cumprimentos,
Luís Froes

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66077 | Sertório | 27 mai 2004 22:18 | Em resposta a: #66072

"Não se pode atacar os sistemas pelos erros que os homens que os representam cometem. Pode-se, isso sim, atacar o sistema pelos valores, ideias e premissas em que ele assenta."

Não podemos negar que os valores atribuídos à monarquia são os da república, ou os que esta deveria ter e caíram no esquecimento.
Não estou a ver hoje um rei europeu ser deposto ou até executado. Da mesma forma que não imagino eleições ganhas por 15 votos de diferença. Quanto muito nos municípios. Nãoo há reis que agradem a todos. Nem o mais amado. Em Portugal nunca houve, em Espanha não há, nem em outra qualquer monarquia do mundo. A questão da maioria mandar mantém-se a meu ver.

Cumprimentos
José Sertório

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66104 | zmcm | 28 mai 2004 10:20 | Em resposta a: #66077

Caro José Sertório :
De acordo com a questão da maioria! mas existe de facto uma grande diferença :
enquanto o Presidente da República tem uma conotação e uma ideologia politica o rei não!

abraço

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66130 | mavasf | 28 mai 2004 22:30 | Em resposta a: #66059

Caro JTMB,
Lá vem V.Exa. outra vez com a questão dos anónimos!!! Ops! estou só e passagem -:)

Resposta

Link directo:

RE: Contradição

#66131 | mavasf | 28 mai 2004 22:34 | Em resposta a: #66059

Caro JTMB,
Lá vem V.Exa. outra vez com a questão dos anónimos!!! Ops! estou só e passagem -:)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 06:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen