Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Cargos | Regiões

Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#65609 | Matias | 22 mai 2004 20:47

Caros amigos:

Alguém me poderia ajudar a saber algo sobre o lado paterno da minha familia.
Eram professores primarios da zona do Sabugal. O meu bisavô era Joaquim Lourenço d'Almeida, o meu trisavô era António Lourenço d'Almeida e o meu tetravô era Joaquim Lourenço d'Almeida. Nada mais sei e gostaria que me ajudassem.
Desde já um forte abraço a todos.

Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#66218 | Matias | 30 mai 2004 21:17 | Em resposta a: #65609

Carissimos confrades:

Venho de novo apelar à vossa preciosa ajuda nesta busca geneológica.

Um abraço
Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#66348 | macp | 01 jun 2004 13:32 | Em resposta a: #65609

Caro Miguel d'Almeida
Não pode ser mais específico, isto é , dar alguma pista em relação à freguesia de nascimento e datas aproximadas?
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#66478 | Matias | 02 jun 2004 18:52 | Em resposta a: #66348

Carissíma Maria:
Procuro informações sobre os acendentes de meu avô António Lourenço d'Almeida (nascido em 1913 na Bendada) casado com Mariana Pinto (professora primária),residente na Benbada (Concelho do Sabugal), filho de Joaquim Lourenço d'Almeida, nascido em 1877 na freguesia do Soito ou Rendo(?), professor primário e de Maria Jorge d'Almeida.Joaquim Lourenço d'Almeida era filho de António Lourenço d'Almeida (n. 1839 ?) e de Emerenciana dos Santos também natural de Rendo ou Soito (Sabugal).
Já agora,devido ao seu apelido, lhe pergunto se algum parentesco tem em relação ao meu ramo dos Pinto,apelido de minha avó filha de João Pinto e de Isabel Lages, natural (penso eu ) de Nave de Haver.
Um abraço, espero que familiar
Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#66486 | macp | 02 jun 2004 20:28 | Em resposta a: #66478

Caro Miguel d'Almeida
Não , não sou nem a minha família dessas freguesias. As minhas raízes estão em freguesias dos concelhos de Baião e Resende. Foi coincidência!
Posso ajudá-lo , mas só se não tiver muita urgência, pois , antes de setembro, não tenho muita disponibilidade de tempo. Tenho entre mãos algumas pesquisas para confrades do fórum e só vou até ao Arquivo quando tenho tempo livre. Se puder esperar... depois digo-lhe alguma coisa.
Um abraço
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#66496 | Matias | 02 jun 2004 21:50 | Em resposta a: #66486

Carissíma Maria, de minha pena "não prima":

Muito lhe agradeço a sua amabilidade. Ficar-lhe-ia muito grato se me ajudasse nesta busca geneológica.

Sei que a minha avó fala de umas primas do Porto.Ela esta com muita idade e bastante debilitada e por isso nada mais consigo saber por ela a respeito de seus ascendentes.
Há já aqui no Forum do Genea um tópico com a origem dos Pintos que confesso ainda não ter lido com a atenção merecida onde existe um ramo familiar em Castelo Mendo (terá algo a haver?).

Por Setembro ainda vir longe e para não perdermos contacto o meu e-mail é miguelmathias@hotmail.com

Com respeitosos cumprimentos

Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#68668 | macp | 30 jun 2004 16:12 | Em resposta a: #66496

Caro Miguel d'Almeida
Agradeço que me confirme se recebeu alguma mensagem minha no seu endereço electrónico. Estou a receber a resposta de que não foi entregue.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#84670 | silvestre | 18 fev 2005 22:03 | Em resposta a: #65609

Caro Sr.
Acaso as suas buscas venham a coincidir com os dados dos meus antepassados, aqui ficam três nomes:
Luisa Pais Lourenço, nascida no Soito cerca de 1740, filha de António Lourenço e de Josefa Pais.
Comos melhores cumprimentos
Vera

Resposta

Link directo:

Luisa Pais Lourenço

#84698 | silvestre | 19 fev 2005 09:01 | Em resposta a: #84670

Luisa pais Lourenço casou com Domingos de Carvalho Carrilho

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#85440 | Matias | 01 mar 2005 17:47 | Em resposta a: #84698

Carissíma Vera:

Meu avô nascido a 13 de Janeiro de 1913 é natural da Bendada, concelho do Sabugal. É filho de Joaquim Lourenço d'Almeida, natural de Rendo nascido em 1878 (?) e de Maria Jorge. Joaquim Lourenço d'Almeida era filho de António Lourenço penso que natural do Rendo, casado com Emerenciana dos Santos em 1847. António Lourenço era filho de Joaquim Lourenço e de Luisa Martins d'Almeida. Pouco mais sei, existe na familia a tradiçao de colocar ao filho mais velho o nome Joaquim e na geração seguinte António. Uma das filhas é tambem sempre Luisa. Toda a familia é de Rendo ou Soito. Ainda não tive tempo para me deslocar á Guarda para pesquisar todo o resto da arvore que me for possivel.
Kuito provavelmente o seu avô António Lourenço é tambem meu avô, mas ainda não consegui alcançá-lo...

Respeitosos cumprimentos

Miguel d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#85486 | silvestre | 02 mar 2005 13:21 | Em resposta a: #85440

Caro Miguel
Essa tradição de dar o nome do avô ao primeiro filho, ainda se mantém por aquelas terras, pelo menos até aos meus primos, filhos dos dois tios que ficaram por lá. É curioso que os nomes António e Joaquim também se repetem no meu ramo. O segundo não é um nome que apareça nos ramos de de Viseu. (no meu caso). exemplo: Joaquim Videira, na base de dados.
A propósito de Lourenço, surgiram alguns nomes nos registos de familiares do Marmeleiro, sec xviii.
Com os melhores cumprimentos
Vera Videira

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#102669 | virgilio | 10 out 2005 13:15 | Em resposta a: #85486

bom dia,

Se tiver algum NOBRE ou PERNADAS na freguesia de Rendo (Quinta do Valverdinho), aproveito

M. Cabral
PS: tenho alguns LOURENCO no Baraçal, Rapoula, ... aldeias vizinhas

Resposta

Link directo:

Lourenço d'Almeida - Rendo - Sabugal

#122960 | Matias | 17 jul 2006 11:57 | Em resposta a: #85440

Carissimos confrades:
Tenho vindo a desenvolver frutuosas pesquisas sobre os meus antepassados mas nem todos os ramos teem sido esclarecedores... Em tempos iniciei este topico na esperança de conseguir ajuda no desvendar do meu ramo Lourenço e Martins d'Almeida.Algumas pistas foram-me dadas mas nao consegui alcançar nada de concreto... Assim, uma vez mais, apelo a ajuda de que for conhecedor de algo sobre a minha familia.
Meu avô nascido a 13 de Janeiro de 1913 é natural da Bendada (Belmonte), concelho do Sabugal. É filho de Joaquim Lourenço d'Almeida, natural de Rendo nascido em 1878 (?) e de Maria Jorge. Joaquim Lourenço d'Almeida era filho de António Lourenço penso que natural do Rendo, casado com Emerenciana dos Santos em 1847. António Lourenço era filho de Joaquim Lourenço e de Luisa Martins d'Almeida. Pouco mais sei, pois existe um lapso de pelo menos 100 anos apartir de 1849 para trás, sei que existia na familia a tradiçao de colocar ao filho mais velho o nome Joaquim e na geração seguinte António. Uma das filhas é tambem sempre Luisa. Toda a familia é de Rendo ou Soito.
Grato pela vossa atençao e futura preciosa ajuda.
Miguel Matias Pedroso de Lima Lourenço d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida - Rendo - Sabugal

#140942 | lenokas | 20 jan 2007 19:41 | Em resposta a: #122960

Olá!!!
Por acaso o seu avô não tinha um tio chamado Luís (Sr luisinho) casado com uma professora primaria?
Em Rendo existe a família Lourenço d’Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida - Rendo - Sabugal

#161871 | Matias | 04 jul 2007 21:34 | Em resposta a: #140942

Carissima Lenokas:

O meu avô chamava-se Antonio Lourenço d'Almeida nascido em 1913, natural de Bendada, Sabugal, filho de Joaquim Lourenço d'Almeida e neto paterno de Antonio Lourenço d'Almeida, natural de Rendo e professor primario em Bendada.
Conhece a minha familia paterna?

Cumprimentos
Matias d'Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Lourenço d'Almeida - Rendo - Sabugal

#161873 | lenokas | 04 jul 2007 21:37 | Em resposta a: #161871

Os meus pais sao de Rendo.
Lourenço d'Almeida é uma familia de Rendo

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#248289 | mslm48 | 22 jan 2010 20:19 | Em resposta a: #85486

Boa noite

Antes de mais espero que ainda ande por aqui, pois a sua mensagem é de 2007.
Estamos em 2010 e eu tropecei há dias num ramo Lourenço que se vem juntar à extensa lista de ancestrais que fui conseguindo com documentos e informações de alguns parentes que por aqui circulam.
Tentei nos R.P. de Valverdinho e nos de Bendada, mas nada consegui saber.

O meu 7º avô, de nome Manuel João Pais Pinto, b.10-09-1727, em Penedono-S.S ,
filho de João Paes b.12-11-1689, em Penedono-S.S cc Maria Lourenço de -Enguias-( Sabugal) , filha de Manuel Lourenço cc Isabel Gonçalves, de Valverdinho (?) c. de 16..

Seria possível encontrar uma ajuda?
Cumprimentos
Mslm

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#259770 | virgilio32 | 01 ago 2010 14:11 | Em resposta a: #248289

Valverdinho é uma quinta de Rendo (Sabugal) hoje deshabitada.
Tenho alguns nomes nascidos nesta quinta

rapoula(a)free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#259784 | mslm48 | 01 ago 2010 18:48 | Em resposta a: #259770

Boa tarde

Antes de mais, agradeço a resposta que enviou para o Fórum.

O meu 7º avô, de nome Manuel João Pais Pinto, b.10-09-1727, em Penedono-S.S ,
filho de João Paes b.12-11-1689, em Penedono-S.S cc Maria Lourenço de -Enguias-( Sabugal) , filha de Manuel Lourenço cc Isabel Gonçalves, de Valverdinho (?) c. de 16..

Como se oferece para ajudar, gostaria, se possível, me esclarecesse esta minha dúvida.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: de Rendo...

#259786 | LProjecto | 01 ago 2010 19:34 | Em resposta a: #248289

Caros Confrades,

De Rendo tenho a seguinte ascendência:

Manuel ROBALO, n. Rendo - Sabugal, filho de Sebastião GONÇALVES, n. Rendo, e de Isabel ROBALO, n. Vila do Touro - Guarda, c.c. (1.8.1717 - Oledo) Isabel LOURENÇO ANDRÉ, n. Oledo - Idanha-a-Nova, filha de João LOURENÇO, n. Orca - Fundão, e de Maria GONÇALVES ANDRÉ.

O referido João Lourenço c.c. (28.8.1677 - Oledo) Maria Gonçalves André. Esta Maria Gonçalves André seria, provavelmente, a mesma Maria nascida a 23.10.1660 - Oledo, filha de André Afonso e de Maria Gonçalves.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#259854 | virgilio32 | 03 ago 2010 08:54 | Em resposta a: #259784

Não sei se pode ajudar ...

* quinta valverdinho
- 1817 : Maria lourença (qta valverdinho)
- 1847 : Maria Afonsa Pernadas (Quintas de Valverdinho)
- 1851 : Manuel pernadas (Valverdinho)
- 1851 : Maria aguiar (Valverdinho)
- 1857 : Porfirio correia (quinta de valverdinho)
- 1857 : maxima correia (quinta de valverdinho)
- 1893 : maria pernadas (qta valverdinho)
- 1893 : maria nobre (quinta de valverdinho-rendo)

so no século XIX !

M. Cabral
Rapoula arroba free.fr

Resposta

Link directo:

RE: Luisa Pais Lourenço

#259898 | mslm48 | 04 ago 2010 00:54 | Em resposta a: #259854

Agradeço a sua boa vontade,mas dentre os nomes sugeridos não encontro nada directamente relacionado com os elementos que já tenho.
Talvez mais tarde possamos encontrar alguns colaterais.

Resposta

Link directo:

Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#441674 | joalmajanela | 23 jun 2022 16:04 | Em resposta a: #122960

Venho procurar informação sobre as pessoas que refere pois também terão relação comigo. Sei que a origem de Lourenço de Almeida se deve a terem casado o José Lourenço, nascido no Sabugal, com Luísa de Almeida de Rendo, aqui ficando a residir. Sei que tiveram dois filhos: O António Lourenço de Almeida e o José Lourenço de Almeida. o 1º casou com Emerenciana dos Santos, viúva, nascida em Aldeia da Dona, freg. da Nave, Sabugal, em 1875. O 2º casou com Isabel Janela da Cunha em 1877, na Aldeia de Santo António, Sabugal. Tenho mais informação. Moro em Coimbra, junto ao estádio edif. da clín. do Hos. Luz. Agradeço a atenção e espero voltar ao contacto.
Joaquim Luís M. Janela

Resposta

Link directo:

Lourenço d'Almeida Localização-Rendo/Soito,Sabugal

#452761 | palmajac | 03 mar 2024 08:00 | Em resposta a: #441674

Permita-me perguntar se tem alguma informação sobre Armando José Lourenço de Almeida, nascido a 25 de julho de 1926, na freguesia de Rendo e casado com Virgínia Gonçalves, natural da freguesia de Pousafoles?

Armando José Lourenço de Almeida era filho de António Lourenço de Almeida e de Maria Pires Janela.

Obrigado
Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 11:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen