Francisca da Silva (Chica da Silva)

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Francisca da Silva (Chica da Silva)

#65939 | Nuno Resende | 26 mai 2004 12:09

Caros colegas

Procuro informações sobre a Famosa Chica da Silva (Francisca Silva Oliveira) que inspirou romances e novelas. Ou melhor, procuro informações sobre a sua descendência que veio para Portugal.
Alguns dos filhos que teve enquanto vivia amancebada com o Contratador João Fernandes de Oliveira (natural de Barcelos, ou com ascendência naquela região), e mesmo os que tivera do Capitão-Mor Manuel Pires Sardinha da Tijuca, vieram estudar para Portugal.
Gostaria de saber se alguém tem notícia desta descendência

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Francisca da Silva (Chica da Silva)

#65944 | Ricardo de Oliveira | 26 mai 2004 12:18 | Em resposta a: #65939

Caro Nuno Resende. Há o livro "Chica da Silva e o Contratador dos Diamantes - O outro lado do mito", de autoria de Júnia Ferreira Furtado. Encontram-se várias tabelas genealógicas no livro. Eu o tenho aqui na minha casa e depois posso colocar a descendência (estou de saída agora !).
Há outro tópico sobre a Chica da Silva aqui no Fórum.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Francisca da Silva (Chica da Silva)

#65945 | Nuno Resende | 26 mai 2004 12:25 | Em resposta a: #65944

Carlo Ricardo,

Obrigado pelas dicas. Do livro já sabia e espero-o, pois já o encomendei.
De facto não tinha reparado na outra mensagem que existia no fórum, a qual já me forneceu novas pistas

Muito obrigado

N.R.

Resposta

Link directo:

RE: Francisca da Silva (Chica da Silva)

#65958 | Cau Barata | 26 mai 2004 13:46 | Em resposta a: #65945

Rio de Janeiro / 26.05.2004 / 09:45

Caro Nuno,

Sobre o Contratador José Fernandes de Oliveira, sua família e a formidável Chica da Silva, apresentei os esclarecimentos no Dicionário das Famílias Brasileiras:


O Comendador João Fernandes de Oliveira, nasceu por volta de 1700, em Barcelos e faleceu em 1770, louco e inteiramente endividado, em Portugal. Era filho de outro João Fernandes de Oliveira e de Angela Fernandes.

Foi arrematante do primeiro contrato de diamantes, em Minas Gerais, para findar a 31.12.1743, que fora prorrogado por mais 4 anos, que se findaram em 1747.

Por ter sido acusado de fraude, perdera esta função, passando o contrato para o arrematante, o Caldeira Brant, que, não estando apropriado para a função de contratador, retornou esta função para João Fernandes de Oliveira, desta vez, associado a seu filho do mesmo nome.

Residira em Pitanguí, Minas Gerais. Deixou geração de seu casamento com Maria de São José, de Taubaté, São Paulo.

Tiveram por filho, o afamado desembargador João Fernandes de Oliveira III, nascido por volta de 1728, em Mariana, MG. Célebre por sua fortuna e pela maneira escandalosa que levava sua vida.

Passou a ser o 5º contratado para os diamantes, associado a Antônio dos Santos Pinto e Domingos Bastos Vianna, dos quais se desassociou, por ordem do Marques de Pombal. Assim, João Fernandes de Oliveira III tornou-se o 6.º e último contratado [31.12.1771].

Chegado em Diamantina, para exercer suas funções de contratante dos Diamantes, apaixonou-se por uma mulher de «cor parda», de baixa classe social e ex-escrava por nascimento, chamada Francisca da Silva, cuja fama passou para a história do Brasil, com o famoso epíteto “Xica da Silva”.

Filha natural de Antônio Caetano de Sá (nascido em Portugal e falecido no Rio de Janeiro, como religioso da Ordem do Carmo) e de Maria da Costa, «preta escrava».

Xica da Silva já trazia um filho, de nome Simão, havido com o dr. Pires Sardinha, de quem fora escrava. De sua união com o contratador, deixou 13 filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Francisca da Silva (Chica da Silva)

#128347 | AST | 13 set 2006 15:27 | Em resposta a: #65945

Caro Nuno Resende,

O livro de Júnia Ferreira Furtado possui, afinal, os nomes dos filhos de Chica da Silva, mas, além disso, também breves biografias e as pessoas com quem se casaram? Há a descendência desses filhos?

Muito obrigado. ASFT.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 04:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen