Seda, no Alentejo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Seda, no Alentejo

#66184 | pa211096 | 30 mai 2004 01:26

Será que alguém tem conhecimento acerca de famílias da Vila de Seda, perto de Alter do Chão, Portalegre?
obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#66244 | jocar | 31 mai 2004 11:02 | Em resposta a: #66184

Caro confrade,

Até onde consegui pesquisar, verifiquei que a minha ascendência paterna tem origem em Seda, Alter do Chão. O meu pai, José Cabaço Carreiras nasceu nessa vila, bem como os meus avós. Caso tenha interesse neste ramo familiar poderei enviar-lhe alguma informação, embora não tenha ainda tido tempo de recolher a que desejaria.
Cumprimentos,
João Carreiras

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#102961 | djabaf34 | 14 out 2005 18:51 | Em resposta a: #66244

Exmº Srº João Carreiras

Por casualidade encontrei sua troca de mensagens, e se for possível teria interesse na sua consulta.

Muito Obrigado
Daniel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#102967 | LCM | 14 out 2005 19:30 | Em resposta a: #66184

Sobre gente de Seda:

António Mendes Nogueira, nascido em Campo Maior e morador em Ponte de Sôr; habilitou-se para servir o Santo Ofício sendo-lhe passada carta de Familiar a 16-11-1759. Foi ferrador mas à data da habilitação vivia de sua fazenda e negócios. Filho de Manuel Fernandes, nascido na Quinta de Tereginhas, freguesia de Vila Franca, Bispado da Guarda, e de sua mulher, Isabel Dias, nascida em Seda, Bispado de Elvas. Neto paterno de Domingos Fernandes, nascido na referida Quinta de Tereginhas, e de sua mulher, Isabel Gonçalves. Neto materno de Manuel Mendes Branco, nascido em Seda, e de sua mulher, Maria Vaz, nascida em Alter do Chão.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#102970 | feraguiar98 | 14 out 2005 19:45 | Em resposta a: #66184

Caro pa211096,

Para além do levantamento dos paroquiais de Seda - um possível apadrinhamento com mais alguma pista - seria preciso "in loco" averiguar se subsistem Róis de Confessados ou, talvez melhor, Livros das Irmandades.
Uma hipótese de muito baixa probabilidade. :-(

Cumprimentos
Fernando Aguiar

PS-O cargo de Escrivão do Judicial não implica que a família seja de lá.
Os indícios mais recentes, apontam para Portalegre. Mas será precisa ***muita*** sorte para lá conseguir chegar.
O óbice é sempre o mesmo: falta de tempo.
FA

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103172 | margaridabreu | 17 out 2005 10:00 | Em resposta a: #66184

Se for mais explicito talvez o/a possa ajudar, pois sou de muito perto.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103178 | feraguiar98 | 17 out 2005 12:06 | Em resposta a: #103172

Benavila?

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103180 | margaridabreu | 17 out 2005 12:15 | Em resposta a: #103178

Exactamente.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103184 | feraguiar98 | 17 out 2005 13:19 | Em resposta a: #103180

Cara Margarida,

Sendo assim talvez me possa ajudar.
Quando lá for num próximo fim-de-semana, dê uma saltada a Seda e tente saber se lá se conservam na Igreja Róis de Confessados ou Livros de Irmandades (creio que Seda nunca teve Misericórdia); ou ainda se o pároco tem algum conhecimento de terem sido enviados ao Bispado em tempos passados.
A época que me interessa é o 3º quartel do séc. XVII (1650-1675).
A hipótese é ínfima mas se há quem ganhe o totoloto ...

Antecipadamente grato,
Fernando Aguiar

PS-Se "sair o Totoloto" pago-lhe um almoço onde quiser. Obviamente com vinho da Fundação e convite extensivo ao Janica e ao Duarte, que não vejo há séculos.
FA

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103187 | margaridabreu | 17 out 2005 13:46 | Em resposta a: #103184

Agradeço antecipadamente,
Pelo nome Fernando Aguiar não estou a ver...
Este fim de semana lá esatrei, mas o melhor é o do feriado dos Santos. Se tudo correr como espero ficarei lá uns dias que darão melhor para estas investigações.

Cumprimentos
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103196 | margaridabreu | 17 out 2005 14:34 | Em resposta a: #103187

Caro Fernando Aguiar

Lembrei-me que Seda não tem pároco residente. Liguei ao meu amigo Luis Maria Cary para perguntar ao Padre de Alter e assim que tenha a resposta aqui a terá.
O meu e-mail é margarida.abreu@iol.pt.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103197 | margaridabreu | 17 out 2005 14:36 | Em resposta a: #103187

Caro Fernando Aguiar

Lembrei-me que Seda não tem pároco residente. Liguei ao meu amigo Luis Maria Cary para perguntar ao Padre de Alter e assim que tenha a resposta aqui a terá.
O meu e-mail é margarida.abreu@iol.pt.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103266 | pa211096 | 17 out 2005 23:54 | Em resposta a: #103172

Cara Margarida,
Quando vai a Seda, onde costuma ficar? Conhece muita gente de lá? È que desde "miuda" que costumava passar lá férias, pois a minha família é de lá...
Cumprimentos,
Patrícia Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103279 | margaridabreu | 18 out 2005 09:57 | Em resposta a: #103266

Cara Patricia

Não sou de Seda, mas de Benavila que fica a poucos quilómetros a sul, caminho de Aviz.
A que familia pertence em Seda?
Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103526 | pa211096 | 20 out 2005 21:24 | Em resposta a: #103279

Cara Margarida

Eu pertenço à família Almeida, conhecida por "Manôlos" (uma história muito antiga...). A minha cunhada, também é de lá, e é da família Godinho.
Cumprimentos

Patrícia Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103562 | margaridabreu | 21 out 2005 13:42 | Em resposta a: #103526

Patricia

A sua cunhada também se interessa por genealogia? Eu descendo de Francisco Callado Godinho de Alter do Chão casado com D. Ana Rosa Monteiro( do meu tronco Abreu Callado) e do Capitão Mor de Mora Francisco Barata Godinho casado com D. Maria Joana Lemos ( de Sousel).
De onde vem o tronco Godinho dela?
Bom fim de semana.
Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103566 | feraguiar98 | 21 out 2005 14:36 | Em resposta a: #103562

Cara Margarida,

Tem a família de Ana Rosa Monteiro estudada?
Em particular uma Mariana Rosa Monteiro c.c. José Mendes Calado diz-lhe alguma coisa?

Cumprimentos,
Fernando Aguiar

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#103770 | margaridabreu | 25 out 2005 14:19 | Em resposta a: #103566

Caro F.T.A.

Para lhe responder teria que saber como se chamavam os bisavós da Bébé, isto porque quanto sei Mariana Rosa Monteiro Callado ( o Callado é dela e não do marido) era a Mãe da Tia Mariana. Já tentei encontrar o assento de baptismo do José Mendes Callado, pois no Album Alentejano vem uma data, mas não está certa. Na próxima 2ª feira devo ir ao Arquivo a Portalegre se me der a data de nascimento( ou aproximada) da Mariana Rosa terei muito prazer em lhes enviar.
Quanto ao resto da familia está estudada, mas ainda tenho muito a percorrer....

Beijinho
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339177 | MRosarinhoRL | 08 dez 2013 20:31 | Em resposta a: #103770

E a familia Gonçalves Arriaga de Seda? Ou a Nascimento Rodrigues? Alguém tem dados? Uma das minha bisavós era Antónia de Jesus Gonçalves de Arriaga casada com Joaquim Nascimento Rodrigues.
O meu avô era Manuel Gonçalves Rodrigues que casou com Engrácia Palmeiro Mota (nascida no monte papa-leite) da zona de Alter do chao e Cabeço de vide, filha de Guilhermina da Cruz Palmeiro e de Pedro Monteiro Mota.

Se alguém tiver informações sobre estas famílias agradeço.
Rosarinho

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339178 | Pouremuz | 08 dez 2013 22:15 | Em resposta a: #339177

Não tenho dados sobre as famílias que refere. No entanto, tenho ramos provenientes de Seda, sendo o mais recente o que provém do casamento de António de Campos (n.1808) com Sebastiana Maria (n.1810), ambos naturais de Seda.

O que me leva a colocar esta mensagem é o facto do avô materno de Sebastiana Maria ser "Palmeiro", mais propriamente Francisco Gonçalves Palmeiro, nascido em S.Domingos de Sarrazola em 1768.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339181 | MRosarinhoRL | 08 dez 2013 23:14 | Em resposta a: #339178

Obrigada pela sua mensagem.
Entretanto descobri que os pais de Joaquim Nascimento Rodrigues (Benavila Dez. 1885) são Fernando Rodrigues e Candida Domitilia Velez.

O meu ramo dos Palmeiros vem da zona de Cabeço de vide, e pertence a família da minha avó que viria a casar com o meu avô que nasceu em seda. Após o casamento viveram em Alter do chão.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339183 | Pouremuz | 08 dez 2013 23:32 | Em resposta a: #339181

Se me permite, de onde era a sua antepassada "Velez" ?

Os "meus" Velez surgem com Estevão Velez (n.Portalegre), cuja ascendência desconheço, que casou em Ponte de Sor em 1691. Os ramos "Velez" subsequentes residiram nas Galveias.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339186 | MCNN | 08 dez 2013 23:48 | Em resposta a: #339177

Boa noite

Porque eventualmente será do seu interesse, aqui lhe deixo os links para os pedidos de Bilhete de identidade do


seu bisavô, Joaquim do Nascimento Rodrigues:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1036196



do seu avô, ainda solteiro, Manuel Gonçalves Rodrigues:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1022642



ainda do seu avô, agora já casado, Manuel Gonçalves Rodrigues:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1036575


e da sua avó, Engrácia Maria Palmeiro Mota:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1035813


Em qualquer dos links, se clicar na imagem abre uma janela onde poderá ver o documento, o qual inclui a fotografia do próprio.


Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339187 | MariaDavid | 09 dez 2013 00:09 | Em resposta a: #102967

Boa noite, Lourenço Correia de Matos

Apanhei este tópico por casualidade e aproveito para colocar, também, algumas ligações que tenho "penduradas" de gente da Seda.
Meus 11ºs avós Gaspar Mendes e Inês da Silva foram naturais de Sousel. Contudo, no processo da filha deles Gracia Mendes (TSO-IE/9176), esta menciona os avós e sobre os maternos diz serem Diogo da Silva e Gracia Fernandes, ambos naturais de Seda. Acontece que Gracia Mendes foi baptizada em 24.10.1596 (último dado que tenho) e pela data, percebo que vou ter IMENSA dificuldade em encontrar os registos respeitantes aos ditos seus avós maternos. São as únicas pessoas da minha ancestralidade dessa terra, até ver...
Será que o Lourenço ou algum dos participantes deste forun tem outros dados que permitam cruzar com os meus? Estou num impasse e anseio por qualquer ajuda.

Com os meus cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339193 | MRosarinhoRL | 09 dez 2013 06:39 | Em resposta a: #339183

Pouremuz
Nao sei de onde surge o Velez, pois este foi um dado que só ontem tive conhecimento. No entanto, encontrei nas pesquisas que fiz um Estevao Velez, que achei que podia ser irmão da Candida Domitilia Velez. Lembro-me de a minha avó falar nas Galveias, e sim, penso que tinha família de lá...
Pode-me dar mais alguns dados sobre os ramos Velez?
Muito obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339194 | MRosarinhoRL | 09 dez 2013 06:45 | Em resposta a: #339186

Obrigada por estas informações.
No entanto, já tinha conhecimento delas. Foi assim que cheguei ao nome dos pais do meu bisavô.
Agora o dificil está a revelar-se descobrir a ascendência destes, pois não vivo em portugal e portanto não tenho acesso a documentação que poderia ter se me podasse deslocar aos sítios correctos no alentejo...
De qualquer forma fico muito agradecida pela sua ajuda.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339196 | LCM | 09 dez 2013 07:47 | Em resposta a: #339187

Olá Maria David

Nada mais tenho sobre esta gente, sobre a qual nem me recordo porque motivo me interessei!

Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339198 | MCNN | 09 dez 2013 08:21 | Em resposta a: #339194

Bom dia

O que pode agora fazer é pesquisar os registos paroquiais que estiverem disponíveis para consulta online.

Por exemplo, o pedido de Bilhete de Identidade do seu bisavô refere a data de nascimento, o local de nascimento e o nome dos pais.

Com essa informação, pesquisando os baptismos de 1886 de Benavila, encontramos:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1002947

(Tem de seleccionar a imagem 5.tif)

Pode agora continuar a procurar os ascendentes do seu bisavô, eventualmente procurando primeiro o casamento dos pais dele, depois o baptismo dos pais dele e assim sucessivamente.

Tenha igualmente em atenção o averbamento que existe neste assento de baptismo, pois a informação nele constante é uma ajuda preciosa para procurar, na paróquia de Seda, o baptismo da sua bisavó.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339199 | MRosarinhoRL | 09 dez 2013 09:12 | Em resposta a: #339198

Muito Obrigada!!!!!

Com esta preciosa ajuda já consegui avançar mais um bocadinho e ligar ao tronco dos Gonçalves de Arriaga de Seda. Agora é avançar nos livros de registos de baptismos.

Mais uma vez o meu obrigada!!

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339200 | isabelitas | 09 dez 2013 10:40 | Em resposta a: #339186

Bom dia Mario Cesar Navarro desclpe me meter na conversa,mas diga como consigo encontrar um bilhete de entidade como em cima vi alguns, e que nunca vi fotos de meus avos e gostaria de ver adora mesmo, posso deixar aqui uns nomes se me conseguisem me ajudar mesmo so 1 que fosse ja ficaria satisfeita...

Jose ignacio tinha apelido na tropa Varrasco) nasceu 1855 em ervidel-aljustrel filho de bernardina francisca...

Maria das dores nasceu 1859 em ervidel-aljustrel filha de manuel martins e maria das dores..

Isabel Antonia nasceu 1859 em Sao Joao Negrilhos concelho de aljustrel filha de Antonio fernandes galhofa e Antonia joaquina.

obrigada se me puder ajudar em algum agradecia possivelmente veria a foto de algum..obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339226 | MRosarinhoRL | 09 dez 2013 21:25 | Em resposta a: #339198

E com a ajuda preciosa consegui recuar 5 gerações!! Faltam-me é muitas datas de nascimento...Mas pelo menos tenho os nomes.
Os vellez até onde consegui ir são de Benavila. (lado do meu avô paterno) Manuel Vellez meu quinto-avô, pai de Felizardo Vellez foi o mais longe que consegui chegar.
E ao que parece do lado da minha avó paterna há um grande tronco Calado Mota, com origens em Alter do chão (António Calado Godinho) e no Crato (Maria Joaquina Mota), meus tetravós.
Se alguém tiver dados que eu possa juntar a estes, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339234 | MCNN | 09 dez 2013 22:38 | Em resposta a: #339200

Boa noite

Os pedidos de Bilhete de Identidade que encontrei são do distrito de Portalegre, e as pessoas que indicou são do distrito de Beja, e o Arquivo de Beja creio que ainda não disponibilizou esse tipo de documentos, pelo que infelizmente não posso ajudá-la.

De qualquer forma, tenha em atenção que documentos com fotografa só os deve encontrar em pleno século XX, razão pela qual só se esses seus antepassados tiverem vivido até essa época é que poderá vir a encontrar documentos com os suas fotografias.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339237 | MCNN | 09 dez 2013 22:46 | Em resposta a: #339226

Boa noite

Ainda bem que as suas buscas estão a correr bem.

Já agora, e relativamente aos ascendentes da sua avó Engrácia Maria Palmeiro Mota, à partida o problema é que ela nasceu em 1915, e o Arquivo Distrital de Portalegre só tem registos até 1911.

Mas, para sorte sua, ela teve este irmão inteiro que nasceu em 1910:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/details?id=1035712

Tendo ele nascido na paróquia de Cabeço de Vide, concelho de Fronteira, e pesquisando os livros de baptismos de 1910 pertencentes a Cabeço de Vide, encontramos:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/viewer?id=1028174

(seleccione a imagem 46.tif)

Pode pois, a partir deste registo, prosseguir as suas buscas, agora para este ramo.

Boa sorte

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339244 | mininha | 10 dez 2013 00:24 | Em resposta a: #339177

Olá Rosarinho:
Também eu estou ligada a essa família, pelo 2ºcasamento de Pedro Monteiro Mota seu bisavô.
A sua avó tinha ainda os seguintes irmãos :
João Palmeiro Mota, n. 22.10.1910 Alter do Chão
Maria dos Reis Palmeiro Mota, n. 12.7. 1912. Alter do Chão
Francisco António Palmeiro Mota, n. 14.2.1914.Alter do Chão
Estes são os que eu tenho conhecimento
Se precisar de mais alguma informação disponha
Cumprimentos
Hermínia

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339249 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 06:41 | Em resposta a: #339244

Olá Mininha

Sim esses sao os meu tios avós :) Sim esses são os filhos do primeiro casamento do meu bisavô.
E tem Informaçoes acerca dos antepassados Do meu bisavô? Sei que os pais dele eram Francisco Calado Mota e a mae Maria Rosa Monteiro. E seus pais respectivamente, António calado Godinho e e Maria Joaquina Mota (Calado) , Francisco Alves Monterio e Ana Rosa Tiburcia.

Já do lado da minha Bisavó, primeira mulher apenas sei o nome dela Guilhermina da Cruz Palmeiro (monteiro Mota)..mas não tenho qualquer outro dado sobre os ascendentes.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339250 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 06:58 | Em resposta a: #339237

Muitissimo Obrigado!
Possibilitou-me a descoberta destes meus trisavós. Como me aconselha a busca dos seus registos de baptismo sem uma data de nascimento? Terá de ser por calculo aproximado??

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339251 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 07:05 | Em resposta a: #339226

Quando falei nos Vellez não referi que são do lado do meu bisavô paterno, mas do seu lado materno. Do lado paterno dele são os Gonçalves de Arriaga (seda) e desses só ainda cheguei aos meus trisavós José gonçalves Lopes de Arriaga e Josefa da Conceiçao.
Se houver alguma informação que tenham sobre os Gonçalves de Arriaga, agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339252 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 07:33 | Em resposta a: #339251

Cometi ali um erro na explicação e não sei se é possível editar a mensagem.
Os Vellez, sao do lado materno do meu bisavô Joaquim do Nascimento Rodrigues. Do Seu lado paterno chego apenas aos avós dele, os Rodrigues (que é o meu ultimo apelido de família hoje e de onde tenho menos informação no meio disto tudo.

Os Gonçalves de Arriaga vem da mulher dele Antónia De jesus Gonçalves de Arriaga.
Infelizmente o Arriaga perdeu-se pelo caminho e o meu avô paterno era "só" Gonçalves Rodrigues, tendo o meu pai ficado palmeio Mota Rodrigues e eu Mota Rodrigues....

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339255 | GNunos | 10 dez 2013 10:20 | Em resposta a: #103526

Cara Patrícia

Agora que este tópico foi reactivado reparei na sua mensagem
e na referência que faz aos Almeidas de Seda, que me interessam,
e me deixaram ainda mais interessado pela "história antiga" dos
"manôlos".
Com efeito estudo um ramo familiar que se liga a gente que veio de
Espanha. Será o mesmo?
Se me puder responder aqui, partilhe sff.
o meu email é gonunos arroba gmail.com.
GNuno

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339258 | MRosarinhoRL | 10 dez 2013 10:58 | Em resposta a: #103770

OLa Margarida
Tal como na sua, na minha família existem os Monteiro Callado...No entanto isso acontece pelo casamento de há 5 gerações de Francisco Calado Mota e Maria Rosa Monteiro os meus trisavós do lado paterno da minha avó.
Será possível que tenhamos ramos em comum? Este ramo é de Alter do Chao e cabeço de Vide.
Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339314 | Pouremuz | 10 dez 2013 23:51 | Em resposta a: #339193

Como referi, o elemento mais antigo de que disponho é o do casamento de Estevão Velez com Maria Gracia em Ponte de Sor a 20/5/1691. Maria Gracia surge como natural do termo de Tomar, informação que ainda não consegui confirmar.

Descendo de Maria Velez, filha do casal referido, nascida nas Galveias, tal como os seus descendentes. O apelido manteve-se, apesar da via feminina, até ao meu trisavô João Morgado Velez, nascido nas Galveias em 1864.

Se tiver interesse em mais detalhes, diga. Já agora, questiono sobre a associação que fez entre Estevao Velez e Candida Domitilia Velez.

Obrigado

Jorge Barata

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339323 | MRosarinhoRL | 11 dez 2013 07:05 | Em resposta a: #339314

Eu creio que a família será a mesma.
Ora a minha associação está errada devido as datas que agora me avança, pois o meu problema são as datas.

Pelo assento de nascimento do meu Bisavô Joaquim do nascimento Rodrigues, nascido em Benavila em 1885, consegui chegar aos nomes de pais e avós, tendo como mae Candida Domitilla Vellez e avô materno Felizardo vellez (sem data de nascimento destes).
Por aproximação procurei registo de baptismo de Felizardo e encontrei 2 irmaos, Francisco nascido em 1862, josé baptizado em outubro de 1798. O felizardo tb encontrei mas a folha estava de tal forma danificada que não foi possível ver as datas.
mas por estes factos consegui chegar mais 2 gerações acima.
Constatei que os pais de Felizardo, josé e Francisco eram Manuel Vellez, Lavrador, seareiro de benavilla casado com Edócia Luisa Martins também de benavila, e os avós ( meus antepassados directos por 7 gerações Joao vellez de vargas de benavilla casado com Dionisia maria Coutinho das Galveias.
Imagino que o Estevao e a Maria Gracia ( por causa da data de casamento) estejam para trás destes meus últimos antepassados.
Como tem as gerações posteriores, crê que são comuns, poderá Joao vellez de Vargas ser filho ou neto do seu Estevao?

E constatei nao so nos Vellez mas noutros ramos familiares que por vezes era o nome por via materna que se mantinha. Encontra alguma razão para isso? Seria costume na época?
Agradeço-lhe desde já informação que me possa fornecer de possível ligação a estes meus antepassados.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339325 | MRosarinhoRL | 11 dez 2013 09:06 | Em resposta a: #339323

No caso do Felizardo o que não foi possível ver foi o nome. Eu imagino que seja o Felizardo...ou entao será outro irmão. A data de baptismo é 8 março 1803. A folha está completamente danificada e com falta de pedaços.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#339364 | Pouremuz | 11 dez 2013 21:47 | Em resposta a: #339323

Duvido que, a existir relação, esta seja por via de João Vellez de Vargas ser filho de Estevão Velez apenas porque não vislumbro "Vargas" na "minha" árvore. De qualquer forma, sugiro que procure nos batismos nas Galveias no final do século XVII, início de XVIII, pois Estevão Velez e Maria Gracia casaram em 1691 e a sua filha Maria Velez (de quem descendo) foi batizada nas Galveias a 19/5/1697. Já agora, acrescento que após enviuvar de Manuel Dias Ratinho, Maria Velez voltou a casar nas Galveias a 24-2-1743 com Manuel Varela.

Quanto à herança por via materna dos apelidos, posso dizer-lhe que era algo menos incomum do que se possa pensar. Ainda assim, há confrades bem melhor preparados para esclarecer essa questão.

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#346413 | isabelitas | 19 mai 2014 17:26 | Em resposta a: #339234

boa tarde Mario sabe me diser se podemos ver os Bilhete de Identidade de faro,de sao clemente loule? obrigadaa

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#346416 | MCNN | 19 mai 2014 19:16 | Em resposta a: #346413

Boa tarde

Até à presente data, o Arquivo Distrital de Faro só disponibilizou para consulta livros paroquiais, pelo que esses documentos que refere não são consultáveis.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Seda, no Alentejo

#346440 | margaridabreu | 20 mai 2014 18:23 | Em resposta a: #339226

Rosarinho,

O Major Francisco Callado Godinho nasce em alter do Chão e aí baptizado a 14.12.1759. Casa na Igreja de Nª Sª da Assunção, a 15.10.1783 com D. Ana Rosa Monteiro, bap. em Alter a 22.8.176 tiveram:

Mariana bap. 29.5.1786
Leonarda bap. 8.3.1788
António bap. 13.9.1790 e casa com D. Maria Joaquina Mota
Maria Antónia bap. 11.6.1792
Margarida bap. 11.8.1794
Margarida bap. 9.2.1797
Rosa do Carmo bap. 21.4.1806 e casada com José de Abreu. São meus trisavós.

Do casamento de António Callado Godinho com D. Maria Joaquina Mota nascem:
Ana bap. 31.8.1839
Francisco bap. 13.11.1842
Antónia bap. 9.9.1855

Eu sou de Benavila, quando cá vier gostava de conhecer esta prima.

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

Seda, no Alentejo

#365851 | ruiarias07 | 07 fev 2016 07:23 | Em resposta a: #66184

Boa tarde,

Quem de descender do Casal Manuel Gonçalves Arriaga, filho de José António Gonçalves Lopes Arriaga e de Josefa Maria d Conceição (ou de Jesus) com Maria Augusta Castanho, filha de Augusto da Luz Castanho e Maria José Silveiro, ambos da Vila de Seda, descende de Dom Afonso Henriques.

Resposta

Link directo:

Seda, no Alentejo

#368117 | MRosarinhoRL | 10 abr 2016 19:04 | Em resposta a: #365851

Olá

Eu descendo de um dos casais referidos no post acima.
José António Gonçalves Lopes de Arriaga Casado com Josefa Maria da Conceição (ou de Jesus) Tiveram uma filha chamada Antonia de Jesus Gonçalves de Arriaga que era a minha Bisavó. Estou em crer que seja irmã de Manuel Gonçalves de Arriaga que refere anteriormente.
Pode por favor dar-me mais informações sobre este ramo da família?
Não tenho ainda qualquer dado sobre os pais de José Antonio Gonçalves Lopes de Arriaga nem dos pais de Josefa Maria da Conceição (ou de Jesus).
Ficaria agradecida se me conseguisse dar alguma informação pois é o ramo familiar que tenho menos explorado.

Rosarinho

Resposta

Link directo:

Seda, no Alentejo

#368128 | MRosarinhoRL | 11 abr 2016 10:05 | Em resposta a: #368117

E depois de uma investigação que fiz com outros dados mais antigos que tinha, descobri os pais de José Gonçalves Lopes de Arriaga que são Joao Gonçalves e Mariana de Jesus, assim como os pais de João, que sao Antónia Rita Gonçalves e Antonio Miguel Lopes, os pais de Antónia, que sao José Antonio Gonçalves e Teresa de Jesus e ainda os pais desta, que sao por sua vez Rodigo Cabeça e Rita Maria.
Consegui assim chegar a antepassaods diretos de 8 geraçoes.
Pode esclarecer essa ligação que faz a D. Afonso Henriques?
Tem mais informações acerca desta família?

Resposta

Link directo:

Seda, no Alentejo

#369074 | ruiarias07 | 06 mai 2016 20:21 | Em resposta a: #368128

Os casais que refere estão correctos. Quanto aos Reis aqui fica o meu e-mail: rjar1977@gmail.com, e por lá falaremos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 23:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen