Gente de S.B.Messines, Alcantarilha e Pera

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Gente de S.B.Messines, Alcantarilha e Pera

#66199 | rgc | 30 mai 2004 14:46

Silvestre de Jesus , do Toinal-freg. de São Bart.eu de Messines cc (26.8.1742)Maria Nunes.
Ele filho de Domingos dos Santos, da Franqueira-Silves e de Maria da Esperança .
Ela filha de António Afonso, frg. de São Bart. de Messines(?) e de Viicência Nunes filha de António J ....(?) e de Ursulla Correa, da freg. de Alcantarilha.
Gostaria de saber ascendência deles.
Também gostaria de saber da existência de Vilarinhos ( mas a grafia que tenho é com um -a-Valarinho) e de Garcias, de Pera.
Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: gente de S.B.Messines,Alcantarilha e Pera

#66219 | zmcm | 30 mai 2004 21:53 | Em resposta a: #66199

Caro Rafael :
Nunca consegui encontrar o casamento de Domingos dos Santos e Maria Esperança. Terão casado fora de Silves? onde? estou farto de procurar!
abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: gente de S.B.Messines,Alcantarilha e Pera

#66220 | zmcm | 30 mai 2004 21:58 | Em resposta a: #66199

Caro Rafael :
Nunca consegui encontrar o casamento de Domingos dos Santos e Maria Esperança. Terão casado fora de Silves? onde? estou farto de procurar!
abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: gente de S.B.Messines,Alcantarilha e Pera

#66221 | rgc | 30 mai 2004 22:37 | Em resposta a: #66219

Caro Miguel
Muito obrigado pela sua pronta resposta e consideração. Normalmente só recorro ao Fórum quando não posso deslocar-me, na altura própria e premente ao Arq.vo/s onde poderia encontrar a a resposta, ou por ter esgotado os paroquiais julgados mais próprios e ainda quando me surgem dúvidas de ter lido bem e interpretado correctamente.
Gostaria muito de saber sobre a Ursula Correia(que nome !) terei lido bem ,tal nome ? Gostaria de saber sobre -Correias ,de Alcantarilha e bem assim de pessoas de Pera dos apelidos que referi; aliàs, já é a 2.ª e deve ser a última tentativa, aqui no Fórum.
Porém, lá vou tentando..., repetindo e chateando.
Mas não me tem sido possívels deslocar-me à TT. Não me tem sobrado vagar e outras circunstâncias pouco compatíveis, que contrariam a assiduidade que a pesquisa requer nos Arquivos ,e já receio fazer certos planos.

Aproveito também esta mensagem para que me informe sobre a pergunta que faço no tópico -grau de parentesco- colocado hoje. Tenho-me admirado de ninguém ainda ter dado resposta a pergunta aparentemente simples, mas é para desfazer uma dúvida que alguém me colocou. Depois digo-lhe de quem se trata.
Então mais algumas novidades da família? Calculo que o seu tempo disponível deve ser muito pouco para estes assuntos.
Um abraço amigo.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: gente de S.B.Messines,Alcantarilha e Pera

#66223 | melisa | 30 mai 2004 23:27 | Em resposta a: #66221

Caro Rafael

Tenho um Miguel dos Santos natural de Silves nascido cerca de 1760 que casa em Alvor com Quitéria Josefa, foram pais entre outros de:
- Inácio dos Santos, natural de Alvor que casa com Teresa de Jesus( filha de Antonio Rodrigues e Josefa Maria)

-Bernardo dos Santos ( de Alvor) cc Úrsula Maria ( de Alvor),filha de Pedro José e Isabel Úrsula Varela.

Provavelmente nada terão a ver com o casal que refere, mas o apelido é comum e também a origem (Silves).
Por outro lado é curioso que o nome que estranha: Úrsula seja o nome de sua nora( para mim normal dado ter pelo menos três avós Úrsulas nesse meu ramo)
Os meus cumprimentos
M.Elisa
Nota: A filha do casal,Bernardo Santos/Úrsula Maria , Carlota Joaquina casa com Valentim Guerreiro Cavaco, filho de Higino José Guerreiro e de Caetana Maria Cavaco, neto paterno do Alferes Remualdo José Guerreiro e de Inácia Isabel (de Alvor) e materno de João Martins Cavaco e de Teresa Maria ( de Alte) de que em tempos falámos.
Desejo-lhe uma boa noite
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: gente de S.B.Messines,Alcantarilha e Pera

#66230 | rgc | 31 mai 2004 00:29 | Em resposta a: #66223

Cara M.Elisa

Fiquei deveras satisfeito pela sua atenção. Aceite o meu reconhecimento. No que puder ser-lhe útil esteja à vontade que terei gosto por fazê-lo.
Vou debruçar-me com vagar sobre a sua valiosa informação ( dir-lhe-ei depois mais alguma coisa, que mais não seja pedir-lhe mais alguma inf. adicional ). Mas não queria deixar de vir aqui quanto antes agradecer-lhe e também dizer-lhe que fiquei descansado acerca do nome -Ursulla ( com dois lls, no original , que é mais bonito, acho eu; e sempre que não há inconveniente de informatização ponho-os escrevo-os sempre como aparecem nos documentos antigos).
Uma agradável noite para si.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Gente de S.B.Messines, Alcantarilha e Pera

#66701 | joaquimreis | 05 jun 2004 15:31 | Em resposta a: #66199

Amigo Rafael:
Desculpe mas será Joinal e não Toinal. Quanto aos nomes que me tinha pedido de Albufeira, ainda não encontrei nada no ADF. Talvez lhe possa interessar o seguinte:
casamento de Manuel Cunha com Maria Dores Sousa Grade, filho de Marcelina Gomes Vilarinho. Foram padrinhos: Eugénio Damião Grade e Francisco Pereira Caldas (Conde de Silves). Assento 57 do ano 1879, Silves;

casamento de Luiz Augusto Mascarenhas e Maria Laura Figueiredo Mascarenhas , assento nº 71 de Silves a 28/12/1887.

cumprimentos

Joaquim Reis

Resposta

Link directo:

RE: Gente de S.B.Messines, Alcantarilha e Pera

#66706 | rgc | 05 jun 2004 17:18 | Em resposta a: #66701

Amigo Joaquim Reis

Muito obrigado pela atenção. De momento, não encontro ligação directa com os meus, mas, particularmente, os apelidos- Sousa Grade-são-me familiarers e tb. me interesso por -Vilarinhos, nomeadamente de Pera.
Por norma agradeço sempre tais atenções, não só para testemunhar a minha gratidão a quem me quer ajudar, mas tb. porque são informações que posso colocar numa base de dados e quantas vezes, sem esperar, está lá a resposta que procurava, até aí, em vão. Em última análise: tudo o que aqui colocamos,no Fórum; bem... ! refiro-me ao óbvio, é imprescindível; porque, haverá sempre alguém que nos leia, colabore no Fórum ou não, que toma conhecimento e até que se disponibilize a ajudar, uma vez que o Fórum tb. os ajuda com tanta inf. aqui colocada,pelos colaboradores. No que se refere a este tópico e a outros tópicos, onde procuro informação, peço toda as judas possíveis.
Como está escrito na célebre "Oração da Paz" de São Francisco de Assis-" É dando que se recebe". Eu gosto muito de dar, mas é verdade que gosto imenso de receber informações exaustivas.

Os meus melhores cumprimentos e obrigado. E bom fim de semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:51

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen