Saldanha Marinho-Família Marítima

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Brasil

Saldanha Marinho-Família Marítima

#66234 | Gilson Nazareth | 31 mai 2004 03:32

Amigos
Interesso-me em detectar o momento de criação dos sobrenomes duplos que se perpetuaram deste lado do Atlantico e ver do acesso social que, por aquí, tiveram .
Sucesso este que validou como status o dito sobrenome duplo.
Foi assim com os Almeida Nobre,Silva Nazareth e outros de que descendo.
Hoje trago,com esperanças de complementar as ligações com Portugal,os meus Saldanha Marinho.
Quando mostrei o trabalho ao amigo português,já falecido,José Pinto de Abreu, este comentou:"gente marítima"...
Deixou entender que a origem não era valorizada e não correspondia a posição da família no Brasil;em verdade me delicio com estes acessos sociais nesta terra das oportunidade,que fomos um dia.
Vamos à minha boa gente marítima:
Domingos João de Saldanha,que vivia de alguma fazenda.Nascido,cerca de 1623,na Freg.NSConceição de Rossas,comarca do concelho de Arouca e casado com Catarina João n.Treg.Santa Maria do Tropeço.Arouca,Bispado de Lamego.Pais de:
1-1-Matheus de Saldanha Marinho(toponímio de Santa Marinha de Tropeços?)
nascido cerca de 1645 Cimo da Vila,Freg.Santa Marinha de Tropeços, Arouca, Bisp.Lamego.Casado lº com Maria Coelho ,nascida Agrela,freg.Santa Maria de Leça de Bailio,Douro.Falecida 29-01-1675,de parto, na freg.Santa Maria de Leça de Bailio.Seu marido lhe deu sepultura dentro do Mosteiro e se lhe fez ofício com 13 clérigos.Era filha de Pedro Coelho e Margarida Gonçalves.
Casado 2ºcom Marta Tavares.
Deixou filhos de ambos os matrimonios.
Iºmatrimonio:
...2-1-Domingos de Saldanha .Em 1698 era morador em Miragaia. Casado com Ne...Pais de:
......3-1-Jeronimo Saldanha-solteiro,morador Miragaia 1689.
...2-2-Manuel da Saldanha Marinho-Familiar do Santo Ofício por carta de 08-03-1703,Mestre e Capitão de Navios.Morador Salvador-Bahia 1703.Nascido Agrela,freg.Santa Maria de Leça de Bailio,Douro.Casado com Maria Evangelista Rosero Pasdejo,nascida fregNS da Boa Viagem de Massarellos,comarca do bairro ocidental do Porto. S.m.n.
...2-3-Gabriel de Saldanha Marinho-Capitão de navios que viajava de Lisboa para o Recife,morador ao Castelo da Gaya,Vila Nova.Nascido no lugar de Agrela b.Freg.Leça de Basilio 20-03-1670.Casado Campo Belo,Vila Nova de Gaya,28/11/1690 com Maria da Silva Guedes nascida Campo Belo,freg Santa Marinha,Bisp.Porto.Pais de:
......3-1-Manuel de Saldanha Marinho,Capitão de navios que fazia viagens para o Brasil e, depois,fixou-se no Recife(PE) onde morava à rua do Vigário.Foi,ai,mercador de fazendas secas e comissário das fazendas secas que iam do Porto para Recife.
Nascido 03/10/1698,no lugar de Castelo,Vila Nova de Gaya e b.Freg.Santa Marinha,Bisp.Porto 04/10/1698.
Casado Matriz do Recife 30/11/1727 com Joana Batista Lisboa ,nascida Recife,e filha do Capitão de navios João Batista Lisboa,n.Lisboa e de Ana Maria de Oliveira,nascida Recife.(Meus antepassados)
...2-4-Maria n.29-01-1675,sua mãe morreu de seu parto,batizada Santa Maria de Leça de Bailio em 09-02-1676.
IIºmatrimonio:
...2-5 Caetano
...2-6-Barbara
Aquí fico ,no auardo
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#79627 | Gilson Nazareth | 17 dez 2004 16:59 | Em resposta a: #66234

Amigos
Renovo o pedido
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#86542 | Gilson Nazareth | 20 mar 2005 00:48 | Em resposta a: #66234

Amigos
Renovo o pedido
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#86543 | Gilson Nazareth | 20 mar 2005 00:50 | Em resposta a: #66234

Amigos
Renovo o pedido
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#189717 | Gilson Nazareth | 26 mar 2008 21:48 | Em resposta a: #86543

Amigos,
Renovo o pedido
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#197777 | Maria M Luz | 24 mai 2008 05:24 | Em resposta a: #79627

Sr. Gilson, só posso lhe comunicar que em Florianópolis, SC há uma Rua com o nome de Rua Saldanha Marinho. Vou tentar saber quem era este senhor. Maria

Resposta

Link directo:

RE: Saldanha Marinho-Família Marítima

#197782 | Gilson Nazareth | 24 mai 2008 10:29 | Em resposta a: #197777

Maria,
Obrigado.É em homenagem ao senador,sei quem é.
Grande abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 18 set 2024, 07:36

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen