Parece tudo tao dificil...

Este tópico está classificado nas salas: Formação

Parece tudo tao dificil...

#66358 | pedrorodrigues | 01 jun 2004 15:04

Como encontrar as raizes da familia? Primeiros passos? Tenho ouvido dizer que além de complicado involve mts gastos a nivel de dinheiros..c'est vrai?
Algumas dicas?
aguardo...
Pedro Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Parece tudo tao dificil...

#66369 | FGJ | 01 jun 2004 16:03 | Em resposta a: #66358

PEDRO,
Toma muito tempo e dinheiro. E um computador no qual voce vá introduzindo as informações no mesmo dia em que as colheu; não pode ser "amanhã eu faço".
Eu principiaria com um projeto modesto, realizavel com consultas à sua própria memória e à de seus parentes.
Depois organizar as informações em forma de um livro, como se voce o fosse mandar para a gráfica naquela semana.
Tudo passado a limpo, voce faria uma crítica das informações já disponíveis.
Resolvidas as dúvidas resultantes da crítica, escreva ao nosso fórum para declarar os nomes (e lugares) de seu interesse. Sempre aparecerá alguém que saiba alguma coisa que lhe ajude.
Saudações,
FGJ

Resposta

Link directo:

RE: Parece tudo tao dificil...

#66379 | kopke78 | 01 jun 2004 18:26 | Em resposta a: #66358

Caro Pedro,
Muito pelo contrário, os primeiros passos são simples e pouco dispendiosos. Trata-se apenas de pedir as certidões de nascimento dos pais e avós para as respectivas Conservatórias de Registo Civil dos concelhos onde nasceram (assumindo que todos eles nasceram no séc. XX). Isso pode fazer-se por carta ou pela Internet, através do site da DGRN - infelizmente a Genea não deixa dar o endereço por supostas questões de concorrência (!...), mas é fácil de pesquisar. Pela Internet fica a cerca de 15 euros cada certidão, mas se o pedido for feito presencialmente ou por carta com a indicação de que é apenas para fins de informação, o preço da fotocópia simples não autenticada baixa para 0,5 euros. Ou seja, com 3 euros podes obter um interessante início de genealogia, que deverá depois ser desenvolvido nos Arquivos Distritais. Ora essa é outra história bem mais complexa, pelo que recomendo vivamente que começes (já!) pelas tais 6 certidões e depois contactes outra vez o fórum para mais ajuda.

Um abraço e boa sorte ( e dá notícias!)
Pedro Girão

Resposta

Link directo:

RE: Parece tudo tao dificil...

#66381 | loms | 01 jun 2004 18:53 | Em resposta a: #66358

Caro Pedro

O que interessa mesmo é começar. Depois vai entrar num mundo tão fascinante, que se vai sentir auto-motivado. Não tenha pressas e avance com um passo de cada vez.
Em termos de custos não estamos a falar de nada de transcendente. Por outro os mesmos serão compensados pelas alegrias que terá e pelos familiares que irá conhecer.

Boa sorte.
Ao dispôr!

Luis Moura Serra

Resposta

Link directo:

RE: Parece tudo tao dificil.../Familia Morais Sarm

#68953 | Nath | 05 jul 2004 23:51 | Em resposta a: #66358

Bonsoir Pedro Rodrigues,
A qui le dis-tu ? E mesmo dificil. Eu, sou mesmo uma principiante (débutante) e na verdade é que, vivendo em França, nao sei se me sera possivel obter os livros indicados. Lancei "umas garrafas ao mar" (um pedido de secorro) no forum (as pessoas ajudam-se muito, o que é reconfortante); estou a espera de respostas.
A bientôt,
Natalia Ilda Sarmento
sarmento.nataliaàwanadoo.fr

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 00:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen