Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Títulos | Brasil

Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66655 | Gil Campilho | 04 jun 2004 19:08

Exmos. Senhores

Recentemente consegui na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, certidão de casamento e de nascimento de uma minha 4ª avó, Teresa Maria da Rocha, senhora brasileira, de quem pouco se sabia, tirando os factos de ter morrido nova e de ter sido educada na casa do Visconde de Mauá, de quem seria familiar.

Nas referidas certidões retiram-se os seguintes elementos: D. Teresa Maria da Rocha, batizada a 2.8.1831 na Matriz da freguesia de S. Ana da Ilha Grande de Fora, termo de Angra dos Reis, filha de Fernando José da Rocha, n. em Paranagua, e de Maria Joaquina da Conceição, n. da Ilha Grande de Fora, neta paterna de João José da Rocha, n. da Ilha de S, Miguel, e de Ana Ribeiro da Silva, n. de Paranagua, e mat. do Capitão Pedro José Travassos, n. da Ilha de S. Miguel, e de D. Francisca Joaquina da Conceição.

Também obtive certidão de nascimento de um irmão daquela senhora, Fernando, baptizado na mesma matriz em 31 de Agosto de 1833.

Casou aquela senhora em 4.2.1854, na casa de Irineu Evangelista de Sousa, (futuro Visconde de Mauá e personagem de indubitável vulto) no Rio de Janeiro, Brasil, com António José de Sousa Lima, da Vila de Prado, em Braga, Portugal, que veio a ser Comendador, em Portugal, foi Director da Agência do Banco do Minho no Rio de Janeiro, Brasil, onde foi grande comerciante, grande benemérito no Brasil, no Porto e em Prado, sua terra natal, onde patrocinou grandes melhoramentos, como o novo cemitério e respectiva capela, escola primária, iluminação pública etc, deixando parte considerável da sua fortuna aos pobres do Rio de Janeiro, onde teve como testamenteiro o acima referido Visconde de Mauá.

Agradeço pois quem me possa: ajudar a completar a ascendência desta senhora, nomeadamente nos ramos Rocha e Travassos, ao que parece açorianos; informar sobre quem seria o referido capitão Travassos; e a que título aquela senhora viveu e foi educada em casa do futuro Visconde de Mauá, seria parente?

Forneço ainda mais um elemento, que é o facto de na tradição familiar ser voz comum que seria parente do Conde de Nioaque, que, aliás, também usava o apelido Rocha.

Com os meus melhores cumprimentos

Gil Moraes Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66686 | Ricardo de Oliveira | 05 jun 2004 05:27 | Em resposta a: #66655

Caro Gil Moraes Campilho

Eu posso ajudá-lo a encontrar os ramos em Paranaguá. Existem os assentos e há uma boa possibilidade de que verifiquemos mais elementos dessa genealogia. Talvez demore um pouco porque não estou para ir até Paranaguá em breve. Eu o manterei informado sobre qualquer novidade.
Talvez a Ana Ribeiro da Silva seja dessa família :
Mapa de Habitantes de Paranaguá em 1772 - Com 60 anos de idade, Vicente de Souza Pereira, casado com Maria Ribeira da Silva, 02 filhos. Possui 17 escravos.

Devemos pesquisar melhor para verificarmos com certeza documental.

Um abraço do Primo dos Leite de Morais, cujo antepassado também morou em Paranaguá !

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66711 | Gilda | 05 jun 2004 18:15 | Em resposta a: #66686

Caro Ricardo Costa de Oliveira,

Sou Gilda Rocha de Melo e tambem busco sobre a família Rocha.

Meus ancestrais são Emerenciana da Cunha nascida em CampanhaMG, em 1805 que foi casada com Jose Pedro da Rocha, de quem nada sei. Esse casal gerou pelo menos um filho, Joaquim Pedro da Rocha que se diz nascido em Paranaguá no segundo quartel dos anos 1800. Joaquim Pedro da Rocha veio a ser vice-consul brasileiro em Buenos Aires à partir de 1869 e faleceu cerca de 1890, naquela cidade.

Foi Joaquim Pedro casado em primeiras núpcias com Rosa Amelia Miró (como consta em papéis de minha família) ou Rosa Miró como consta da Genealogia Paranaense de Francisco Negrão. Em segundas núpcias casou com Maria Clara da Silveira aos 21/09/1872 em Curitiba, sendo ela filha legítima do Capitão João Silveira de Miranda e de Dona Maria Miró Silveira.

Nos consta que Rosa Amelia era sobrinha direta do Visconde de Nacar.

Encontrei ainda no Título Marques da Cunha, cap. 9 da Genealogia Paranaense do citado Francisco Negrão: Fernando da Cunha Marques, batisado em Paranaguá a 03/08/1820, onde casou a 20/08/1846 com Maria Domingas da Rocha filha de Jose Pedro da Rocha e Emerenciana Maria da Cunha, que suponho sejam os mesmos, meus pentavós.

Poderia o Sr. fazer a gentileza de olhar no mapa de habitantes de Paranaguá, se constam os meus parentes?

Grata pela atenção.
Abraços,
Gilda Rocha de Melo

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66725 | Ricardo de Oliveira | 05 jun 2004 23:36 | Em resposta a: #66711

Cara Gilda

Eu tenho digitada a lista de habitantes de 1772, a primeira feita em Paranaguá. Até as primeiras décadas do século XIX havia a realização regular de mapas de habitantes na Capitania de São Paulo. O seu antepassado Joaquim Pedro da Rocha é referido como nascido em Paranaguá no primeiro quartel do XIX e ainda não se sabe sobre as origens do pai dele, o José Pedro da Rocha, que deve ter nascido por volta da virada dos séculos XVIII/XIX em local desconhecido. Não encontrei elementos para identificá-lo em Paranaguá em 1772. Tem vários Rocha, mas sem nenhum elemento de parentesco estabelecido.
Posso ajudá-la a encontrar as pessoas procuradas em Paranaguá e assim que tiver alguma novidade retornarei ao assunto. Presumo que voce seja descendente da Rosa Miró e já tenha consultado a Genealogia Paranaense. Já coloquei um tópico sobre as origens da família Silveira de Miranda de Paranaguá, dos Miranda Coutinho, de quem descendo.

Abraços e retornaremos ao assunto com mais dados.

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66735 | Gilda | 06 jun 2004 04:05 | Em resposta a: #66725

Caro Ricardo de Oliveira,
Muito grata pela atenção.

Sou de fato descendente de Rosa Miró. Meu bisavô, Henrique Alberto da Rocha nascido em 1866, foi certamente o penultimo filho dela, pois segundo consta na família, morreu de parto em 1869.
A Genealogia Paranaense está incompleta no que diz respeito a descendencia de Rosa Miró. Já encontrei mais dois filhos, ambos falecidos em Buenos Aires ainda crianças. E suspeito que o último filho, cujo parto gerou a morte tenha sido um Erasmo, que sobreviveu algum tempo e hoje está sepultado na Recoleta.
Sobre Jose Pedro da Rocha encontra-se tambem no mesmo campo santo, tendo o corpo sido para lá transladado sem que conste de onde procedeu o translado.
Aguardo ansiosa por notícia sua e coloco-me a disposição para o que necessário for.
Abraços,
Gilda Rocha de Melo
Florianópolis - SC- BR

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#66815 | Gil Campilho | 07 jun 2004 15:15 | Em resposta a: #66686

Meu Caro Ricardo,

Agradeço a sua pronta resposta e a sua disponibilidade para me ajudar.

Com efeito ultimamente ando mais dedicado à família de minha Avó Paterna da qual possuo menos elementos do que de outros ramos. Com efeito, nomeadamente, do meu Avô paterno, Moraes Sarmento Campilho, tenho vastíssimos e completos elementos, pois é uma família que se encontra desde “sempre” radicada em Trás-os-Montes, pelo que a memória familiar está bem viva e comprovada por muitos documentos.

Da minha Avô ando interessado, por exemplo, no nosso ramo comum Leite de Moraes (e Bessa Leite), e em ramos com raízes brasileiras como os Tasso e a minha 4ª Avó Teresa que deu origem a esta pergunta no Genea.

Quanto ao seu e-mail, julgo que a sua ajuda poderá ser preciosa. Com efeito, este fim de semana, o meu foi à nossa casa de Prado e consultou os livros que lá possuímos sobre o Visconde de Mauá, e num deles, mais precisamente na Autobiografia do Visconde de Mauá, da Livraria Editora Zílio Valverde, ano de 1943, aparecem elementos sobre a família de Mauá em que refere que este era filho de João Evangelista de Ávila e Sousa e de D. Mariana Batista de Carvalho; neto materno de José Batista de Carvalho, estancieiro em Arroio Grande, e de D. Isabel, , de origem holandesa segundo uns; ou de D. Maria de Sousa e Silva(filha de Vicente de Sousa e Maria Ribeiro da Silva, ambos de Paranaguá (segundo informação de um Sr. Carlos Reingantz). Estes ultimos parecem ser os Ribeiro da Silva que referiu no seu e-mail!!

Assim, julgo que o parentesco entre minha 4ª avó e o Mauá deverá ser por este ramo Ribeiro da Silva, de Paranaguá, do qual efectivamente gostaria de saber mais. Talvez entretanto já haja notícias mais completas sobre a ascendência do Visconde Mauá?! De qualquer modo subsiste ainda outra curiosidade, por que motivo foi minha 4ª avó educada em casa desses primos, seria órfã?

Fico ansiosamente à espera de qualquer elemento que me possa fornecer.

Os melhores cumprimentos do “primo Leite de Morais"

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

Paranaguá, Souza Pereira - Correia da Fonseca

#92074 | Ricardo de Oliveira | 29 mai 2005 12:10 | Em resposta a: #66815

Caro Gil Campilho

Encontrei mais uma geração na sua genealogia em Paranaguá. Casaram em Paranaguá, Nossa Senhora do Rosário, 24/11/1730 (informação em um processo de genere da Cúria de SP, ano de 1798, 630), Vicente de Souza Pereira, filho legítimo de Pedro de Souza Pereira e Maria Correia de Fonseca, com Maria Ribeira da Silva, filha legítima de Estanislau Carvalho Ribeiro e de Ignez Pedroza de Moraes, naturais da cidade de São Paulo. O ramo Correia de Fonseca é um dos mais antigos e representativos de Paranaguá.

Abraços do primo Ricardo Costa de Oliveira
29/5/2005

Resposta

Link directo:

Nioac ou Nioaque

#112920 | mjmonteirodebarros | 25 fev 2006 20:07 | Em resposta a: #66655

Caro Gil,

Um pouco sobre os NIOAC que possuo.

Saiba que os descendentes de Manuel Antonio da Rocha Faria, Conde de Nioac estão bem entrelaçados a família Monteiro de Barros.

Cecília Helena Monteiro de Barros - Baronesa de Nioac.
Nasceu na fazenda Três Poços, município de Barra Mansa, Estado do Rio, a 9 de abril de 1866 e faleceu em Monte Carlo, principado de Mônaco, Sul da França, a 24 de novembro de 1943.
Casou na mesma fazenda, a 14 de setembro de 1885 com o Dr. Alfredo da Rocha Faria de Nioac, bacharel em Direito, nascido em Montevidéu a 4 de dezembro de 1859 e falecido em Monte Carlo a 4 de janeiro de 1942, em plena guerra mundial, a França ocupada pelas forças alemães que desconfiavam de todos os brasileiros, filho do Conde de Nioac, Manuel Antonio da Rocha Faria e da Viscondessa Cecília Braga; neto materno do Dr. Manuel Antonio da Rocha Faria e de Luisa Justiniana de Freitas; neto materno do Dr. Antonio Rodrigues Fernando Braga, magistrado, presidente da província do Rio Grande do Sul, senador pela mesma província nomeado por Carta Imperial de 27 de abril de 1870, falecido a 26 de fevereiro de 1875. Maiores detalhes sobre a ascendência do Conde e do Barão Alfredo, vide o “Nobiliário Sul Riograndense”, do Dr. Mario Teixeira de Carvalho, pág. 159.

Abcs

Mauricio J. Monteiro de Barros
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

Nioac ou Nioaque

#112922 | mjmonteirodebarros | 25 fev 2006 20:13 | Em resposta a: #66655

Caro Gil,

Um pouco sobre os NIOAC que possuo.

Saiba que os descendentes de Manuel Antonio da Rocha Faria, Conde de Nioac estão bem entrelaçados com a família Monteiro de Barros.

Cecília Helena Monteiro de Barros - Baronesa de Nioac.
Nasceu na fazenda Três Poços, município de Barra Mansa, Estado do Rio, a 9 de abril de 1866 e faleceu em Monte Carlo, principado de Mônaco, Sul da França, a 24 de novembro de 1943.
Casou na mesma fazenda, a 14 de setembro de 1885 com o Dr. Alfredo da Rocha Faria de Nioac, bacharel em Direito, nascido em Montevidéu a 4 de dezembro de 1859 e falecido em Monte Carlo a 4 de janeiro de 1942, em plena guerra mundial, a França ocupada pelas forças alemães que desconfiavam de todos os brasileiros, filho do Conde de Nioac, Manuel Antonio da Rocha Faria e da Viscondessa Cecília Braga; neto materno do Dr. Manuel Antonio da Rocha Faria e de Luisa Justiniana de Freitas; neto materno do Dr. Antonio Rodrigues Fernando Braga, magistrado, presidente da província do Rio Grande do Sul, senador pela mesma província nomeado por Carta Imperial de 27 de abril de 1870, falecido a 26 de fevereiro de 1875. Maiores detalhes sobre a ascendência do Conde e do Barão Alfredo, vide o “Nobiliário Sul Riograndense”, do Dr. Mario Teixeira de Carvalho, pág. 159.

Abcs

Mauricio J. Monteiro de Barros
Rio de Janeiro - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Nioac ou Nioaque

#207763 | JEGUE | 09 set 2008 00:10 | Em resposta a: #112922

Ana Claudia Nioac de Salles - Ana Claudia Nioac de Sallesana_claudia.jpg. Ana Claudia Nioac Salles é economista, montanhista e aluna de doutorado no Programa de Planejamento Energético da COPPE/ UFRJ. ...
www.oeco.com.br/index.php/ana-claudia-nioac - 24k -
Caros confrades: Esse é o endereço de uma legitima descendente por parte de mãe dos Condes de Nioac e cujo pai é de uma das melhores familias do Rio de Janeiro, os Salles. Cordialmente. Jorge Eduardo Garcia

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#207795 | Samuel C O Castro | 09 set 2008 12:48 | Em resposta a: #66815

Caro Gil Campilho e demais colegas,

Se entrarem no site www.telelistas.net, colocando como nome Nioac, sem necessidade de indicar UF (Estado) e cidade, verás que aparecerá uma página com este apelido, com endereço completo e telefone, podendo contatá-los.

Usando como nome Nioaque, só aparece instituições ligadas à cidade do mesmo nome no MS (Mato Grosso do Sul).

Desejo-lhes boa sorte nas buscas. Fraterno abraço a todos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#207873 | Cau Barata | 10 set 2008 02:42 | Em resposta a: #66655

Rio de Janeiro, 09.09.2008

Prezado Gil Moraes Campilho

D. Teresa Maria da Rocha e Fernando tem, pelo menos, mais uma irmã:

Maria Teresa da Rocha, nasc. cerca de 1830, em Paranaguá. Casada a 14.05.1853, no Rio de Janeiro, com Guilherme Cândido Xavier de Brito, nascido em 1826, no Rio de Janeiro [Santana], e falecido a 09.01.1884, no Rio de Janeiro. Filho do escrivão Manuel Anastácio Xavier de Brito e de Mariana Henriqueta Ferreira.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#208036 | Gil Campilho | 11 set 2008 18:50 | Em resposta a: #207873

Caro Cau Barata,

Agradeço a mensagem supra, que trouxe novos dados para o conhecimento deste meu ramo Brasileiro.
Com efeito, D. Maria Teresa da Rocha Brito consta na certidão de baptismo de meu bisavô José Tasso de Sousa Lima (baptizado no Rio em 1884) como representante da Madrinha, que era a avó materna (Maria Amélia Tasso).
O facto de D. Maria Teresa ser irmã de minha 4ª avó e ter casado com Guilherme Brito indicia que este casal poderá ser ascendente de Octávio Brito, diplomata e consul do Brasil no Porto na década de 50, que era tratado como primo por minha Avó e que era pai de Octavinho e Vera. Este Octavio filho também terá sido diplomata e deverá ter hoje cerca de 70 anos.
Assim, ficaria muito agradecido se tivesse a gentileza de me indicar como teve conhecimento dos elementos que transmitiu em 09.09 e, já agora, se conhece e sabe o contacto de Octávio de Brito ou seus descendentes.
Se assim o entender, pode usar o seguinte e.mail: gcampilho@hotmail.com.

Desde já agradecido pela atenção dispensada a este assunto, apresento os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#208078 | Gil Campilho | 12 set 2008 14:43 | Em resposta a: #208036

Caro Cau Barata,
Provavelmente "conheci" mais um irmão de Fernando, Teresa Maria e Maria Teresa Rocha. Com efeito, consultando o "Memorial Visconde de Mauá, Arquivo e Memória", editado pelo Comendador Eduardo Anré Nedehf, nomeadamente as pgs. 189 e 190, onde contam os accionistas, no ano de 1876, da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferreo de Petrópolis, encontrei Pedro José da Rocha, com 20 acções e como "pp de sua irmã Thereza Maria José da Rocha" com 30 acções.
Além do mais, o nome de Pedro José é também o nome do avô materno de minha 4ª avó e, claro, dos seus presumíveis irmãos, pelo que poderia ser uma homenagem ao avô Capitão Pedro José Travassos, de quem pouco sei para além de ter vivido na Ilha Grande e ser natural da Ilha de S. Miguel (Açores?).
Como vê, vou descobrindo novos elementos mas ainda estou longe da compreensão e conhecimento deste ramo.
Renovo os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJan

#208082 | Gil Campilho | 12 set 2008 15:28 | Em resposta a: #207873

Caro Cau Barata,
Provavelmente "conheci" mais um irmão de Fernando, Teresa Maria e Maria Teresa Rocha. Com efeito, consultando o "Memorial Visconde de Mauá, Arquivo e Memória", editado pelo Comendador Eduardo Anré Nedehf, nomeadamente as pgs. 189 e 190, onde contam os accionistas, no ano de 1876, da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferreo de Petrópolis, encontrei Pedro José da Rocha, com 20 acções e como "pp de sua irmã Thereza Maria José da Rocha" com 30 acções.
Além do mais, o nome de Pedro José é também o nome do avô materno de minha 4ª avó e, claro, dos seus presumíveis irmãos, pelo que poderia ser uma homenagem ao avô Capitão Pedro José Travassos, de quem pouco sei para além de ter vivido na Ilha Grande e ser natural da Ilha de S. Miguel (Açores?).
Como vê, vou descobrindo novos elementos mas ainda estou longe da compreensão e conhecimento deste ramo.
Renovo os meus melhores cumprimentos

Gil Campilho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#208150 | Cau Barata | 13 set 2008 15:52 | Em resposta a: #208036

Prezado Gil,

Tenho anotado somente um Octávio Xavier de Brito, que poderá ser antepassado do dito Octávio de Brito, diplomata e consul do Brasil no Porto. No entanto, são contra-parentes dos seus, pois o velho Octávio Xavier de Brito, calculo ser nascido por volta de 1866, e era filho de Ernesto Frederico Xavier de Brito e de sua mulher Gertrudes Amélia da Costa. O dito Ernesto é irmão de Guilherme, casado com Maria Teresa da Rocha.

Quanto ao Guilherme, e sua mulher Maria Teresa da Rocha, tenho anotado apenas um filho (o que não impede de terem existido outros), e que também se chama Guilherme Xavier de Brito, nascido a 30.03.1854, no Rio de Janeiro. Nada mais tenho sobre este segundo Guilherme.

Atenciosamente,
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJan

#208182 | porongo | 14 set 2008 01:50 | Em resposta a: #66725

Sr Ricardo

Como consigo esta lista, estou fazendo levantamento da família Correia (avô) e Ramos Silva (avó), pode me ajudar?

Gerson

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJan

#236919 | cissapaes | 20 ago 2009 16:10 | Em resposta a: #66655

Caro Sr. Campilho,

Como os ascendentes do Visconde de Maua eram provenientes dos Acores, a ligacao desta senhora com ele deve advir dai. Para pesquisa de ascendentes acorianos recomendo o Site do Centro de Conhecimento dos Acores - http://pg.azores.gov.pt/drac/cca/

Com cordiais saudacoes e interesse em ouvir de suas descobertas,

Cecilia Paes de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#249745 | Eduardo05 | 12 fev 2010 18:26 | Em resposta a: #66655

Caro Senhor Gil Moraes Campilho,

Tenho informações a respeito da família dos Condes de Nioac, que são primos meus. Não sou pesquisador dessa família, apenas transcreverei o que está registado desde 1950, com a publicação da obra, intitulada João Rodrigues da Silva e sua Descendência, de autoria de Jorge Godofredo FELIZARDO e de Carlos Grandmasson RHEINGANTZ. Antes de prosseguir, gostaria de informar a V.Sa. que a obra acima aludida é um trabalho genealógico de relevo e foi a pesquisa da descendência de João Rodrigues da Silva que motivou a fundação do Colégio Brasileiro de Genealogia, na década de 1950 e, sendo assim, deve ser sempre relembrada e comemorada, como tradição no CBG, modelo a ser seguido pelos atuais sócios, que, desejando manter a tradição do CBG, só poderão louvar a dita obra, sema qual não se poderá usufruir a própria tradição do CBG.
Lê-se, na obra acima referida, na página 11, o seguinte:
4-4 CECÍLIA FERNANDES BRAGA - VISCONDESSA DE NIOAC. Quarta filha do conselheiro doutor Antonio Rodrigues Fernandes Braga e de Maria Angélica Afonso Braga. Nasceu na cidade de Rio Grande a 21 defevereiro de 1839 e faleceu em Cannes, departamento de Alpes Maritimes, França, a 20 de novembro de 1875, co 36 anos de idade. Casou-se no Rio de Janeiro, (Glória), a 26 de fevereiro de 1859 com Manoel Antonio da Rocha Faria, nascido em Porto Alegre a 7 de março de 1830 e falecido em Cannes a 20 de dezembro de 1894 com 64 anos de idade. Agraciado por Dom Pedro II, a 2 de setembro de 1870 com o título de Barão de Nioac, e posteriormente elevado a visconde com grandeza do mesmo título, a 9 de maio de 1874. Depois de viúvo, passou a Conde de Nioac, por mercê Imperial de 8 de agosto de 1888. O Conde de Nioac era filho de Manoel Antonio da rocha Faria e de Luiza Justiniana de Freitas; neto paterno de Manoel Gonçalves de Faria e de Maria da Conceição da rocha, naturais de Pernambuco; neto materno do comendador Manoel José de Freitas Travassos e de Luiaza Justiniana de Mascarenhas.
Pais de:
5-1 Alfredo da Rocha Faria de Nioac
5-2 Cecília darocha Faria de Nioac
5-3 Alberto da Rocha Faria de Nioac
5-4 Amélia da rocha Faria de Nioac

5-1 ALFREFO DA ROCHA FARIA DE NIOAC. BARÃO DE NIOAC. Primeiro filho da viscondessa de Nioac, Cecília Fernandes Braga e do conde do mesmo título, Manoel Antonio da Rocha Faria. Nasceu em Montevidéo, Uruguai, a 4 de dezembrode 1859 e faleceu em Monte-carlo, principado de Mônaco, a 4 de janeiro de 1952 com 82 anos de idade. Agraciado com o título de 2º Barão de Nioac por dicreto Imperial de 2 de maio de 1889. Casou-se na fazenda Três Poços, município de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, a 14 de setembro de 1885 com Cecília Helena Monteiro de Barros, nascida na fazenda Três Ppços a 9 de abril de 1866 e falecida em Monte-Carlo a 24 de novembro de 1943 com 77 anos de idade. filha de Carlos Monteiro de Barros e de Maria Eugênia Monteiro de Barros, condessa Monteiro de Barros pela Santa Sé; neta paterna de Rodrigo Antonio Monteiro de Barros e de Maria Marcolnia da silva Prado; neta materna de Lucas Antonio Monteiro de Barros e de Cecília de Morais; bisneta dos viscondes com grandeza de Congonhas do Campo e dos barões de Piraí.
Pais de:
6-1 CARLOS EDUARDO EMANUEL DA ROCHA FARIA DE NIOAC. Nasceuem Paris a 27 de julho de 1886. Casou-se em São Paulo a 14 de setembro de 1915 com Flora Maria de Lacerda Soares, nascida em são Paulo a 1º de janeiro de 1896. Filha de José de Lacerda Soares e de Maria Flora de Barros Franco; neta paterna de Joâo soares do Amaral e de Maria da Glória de Lacerda (filha do barão de Arari); neta materna de Bento da silveira Franco e de Maria Angélica de Barros.
Pais de:
7-1 CECÍLIA FLORA DA ROCHA FARIA DE NIOAC (LÍLIA). Nasceu em Paris a 9 de outubro de 1916. Casou-se em São Paulo a 26 de junho de 1941 com Josio Tavares Ferreira de Sales, nascido em Manaus, Amazonas a 23 de agosto de 1912. Filho de Efigênio Ferreira de Sales e de alice Tavares; neto paterno de João Ferreira de Sales e de Julieta Ferreira; neto materno de Nicésio José Tavares e de Jovita de Assis.
Pais de:
8-1 EDUARDO NIOAC DE SALES. Nasceu no Rio de Janeiro a 11 de março de 1942.
8-2 EFIGÊNIO NIOAC DE SALES. Nasceu no Rio de Janeiro a 26 de outubro de 1943.
8-3 CECÍLIA NIOAC DE SALES. Nasceu no Ri de Janeiro a 30 demarço de 1945.
8-4 FLORA NIOAC DE SALES. Nasceu no Rio de Janeiro a 28 demarço de 1949.
8-5 TOMAZ NIOAC DE SALES. Nasceu no Rio de Janeiro a 15 de dezembro de 1950.
8-6 FRANCISCO NIOAC DE SALES. Nasceu no Rio de Janeiro a 5 de fevereiro de 1952.

7-2 MARIA HELOISA DA ROCHA FARIA DE NIOAC (POUPÉE). Nasceu em Lausanne, Suíça, a 24 dejaneiro de 1924. Solteira.

6-2 ROBERTO ANTONIO DA ROCHA FARIA DE NIOAC. Nasceu no Rio de Janeiro a 29 de agosto de 1888 e faleceu em São Paulo a 27 de março de 1946 com 57 anos de idade. casou-se em São Paulo a 15 de agosto de 1912 com zilda Moutinho de Magalhães, nascida em Teresópolis, Estado do Rio de Janeiro, a 3 de junho de 1892. Filha de Bernardo de Magalhães e de Elisa Moutinho.
Pais de:
7-1 ROBERTO EMANUEL DE NIOAC (LÉO). Nasceu em São Paulo a 4 de dezembro de 1913. Casou-se ali a 8 de junho de 1944 co Marina Munis de Souza, nascida em São Paulo a 25 de dezembro de 1921. filha de Cássio Muniz de Souza e de Alice de Melo Franco; neta paterna de Antonio Muniz de Souza e de Paulina Reichert; neta materna de José roberto de Melo Franco e de Francisca Gomes. Sem sucessão.
7-2 HELENA MARIA DENIOAC (NENA). Nasceu em São Paulo a 30 de abril de 1915. Caosu-se em primeias núpcias em São Paulo a 5 dejulho de 1934 com Francisco Luiz da Cunha Bueno, nascido em São Paulo a 6 de maio de 1911. Filho de Francisco da Cunha Bueno e de Maria de Andrade Coutinho; neto paterno do coronel Joaquim da Cunha Bueno e de Maria Francisca da Cunha Bueno; neto materno do coronel Francisco de Andrade Coutinho e de Alzira Ferreira de Camargo.
Pais de:
8-1 ZILDA MARIA DA CUNHA BUENO. Nasceu em São Paulo a 8 de dezembro de 1935.
8-2 FRANCISCO DA CUNHA BUENO NETO. Nasceu em São Paulo a 19 dejaneiro de 1938.

7-2 Dna Nena casou-se em segundas núpcias no ano de 1944 com Caio da Silva Prado Junior, nascido em São Pualo a 11 de feveriero de 1907. filho de Caio da Silva Prado e de Antonieta Alvares Penteado; neto paterno de Martinho da silva Prado Junior e de Albertina de MOrais Pinto; neto materno de Antonio alvares Leite Penteado, code romano de Alvares Penteado e de Ana de Lacerda Franco, condessa do mesmo título. Pais de:
8-3 ROBERTO DE NIOAC PRADO. Nasceu em São Paulo a 15 de dezembro de 1945.
6-3 GASTÃ DENIOAC. Nasceu em Paris a 18 de abril de 1894 e faleceu em Leysin, Suíça, a 24 demaio de 1911 com 17 anos de idade. Solteiro.

5-2 CECÍLIA DA ROCHA FARIA DENIOAC. Segunda filha de Cecília Fernandes Braga e de manoel Antonio da rocha Faria, respectivamente viscondessa com grandea e conde de Nioac. Nasceu em Montevideo a 25 dejaneiro de 1862 e faleceu no Rio de Janeiro a 1º de abri de 1950. Casou-se em Paris (Saint-Augustin), a 21 de maio de 1882 com seu primo irmão Anfredo Máximo de Souza, acima citado. Nascido no rio de Janeiro (Glória) a 31 dejaneiro de 1859 e falecido em Paris a 17d e dezembro de 1922. filho de Militã Máximo de Souza Júnior e de Ana Joaquina Fernandes Braga, 2os barões de Andaraí; neto paterno de Militão Máximo de Souza, 1º visconde de Andaraí, com grandeza, e de sua primeir amulher, Maria Guilhermina Rabelo; neto materno do conselheiro dr. Antonio Rodrigues Fernandes Braga e Maria Angélica Afonso Braga. Pais de:
6-1 Carlos alfredo Nioac de Souza
6-2 Manoel Antonio Nioac de Souza
6-3 Pedro Nioac de Souza
6-4 Rafael Nioac de Souza
6-5 Beatriz Nioac de Souza
6-6 Silvia Nioac de Souza
Todos acima descritos neste Capítulo.

5-3 ALBERTO DA ROCHA FARIA DE NIOAC, CONDE ALBERTO DE NIOAC. terceiro filho de Cecíia Fernandes Braga, viscondessa de Nioac e de Manoel Antonio da rocha Faria, conde do mesmo título. Nasceu em Montevidéo a 3 de dezembro de 1864 e faleceu em Paris a 24 de novembro de 1947, com 83 anos de idade incompletos. Casou-se em Paris a 28 dejulho de 1887 com Maria Eugênioa Monteiro de Barros (Genóca), nascida na fazenda Três Poços, Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, a 20 de dezembro de 1967 e falecida em Espinaysur-seine, Seine, Frnça, a 9 de julho de 1944 com 76 anos de idade, irmã de Cecília Helena, esposa de 5-1,acima. Filha de Carlos Monteiro de Barros e de Maria Eugênia Monteiro de Barros, condessa MOnteiro de Barros, pela Santa Sé. Foram agraciados por Sua Santidade o Papa com o tíutlo de CONDES ALBERTO DE NIOAC. Pais de:
6-1 MARIA CECÍLIA DE NIOAC (CECY). Nasceu em paris a 9 demaio de 1888 e faleceu no Rio de Janeiro a 10 de março de 1941. Casou-se em Paris, (Saint Honoré d'Eylau) a 17 denovembro de 1909 com Hans Albrecht, barão Segesser-Brunegg, nascido em Lucerna, Suíça, a 21 de maio de 1877 e falecido em Bad-Neuheim, alemanha, em junho de 1935. Diplomata suíço. filho de Heinrich Victor Segesser-Brunegg e de Mararida, condessa Crivelli; neto paterno de Heinrich Segesser-Brunegg e de Marie Madeleine von Sury. Pais de (único):
7-1 HANS ARNOLD, BARÃO SEGESSER-BRUNEGG. Nasceu em Paris, França, a 25 de fevdreiro de 1911 e faleceu no Rio de Janeiro a 19 dejulho de 1937, com 26 anos de idade. Solteiro. Era Cavaleiro da Ordem de Malta.

6-2 ISABEL MARIA TERESA DE NIOAC. Nasceuem Paris a 21 de maio de 1892. Caou-se em Paris (Saint-Honoré d'Eylau) a 9 de abril de 1912 com Jean Robert Maria Lenormand, baron de Flaghac, nascido em Angers, Maine-et-Loire, França, a 6 denovembro de 1877. filho de Roberto Joseph Marie Lenormand, baron de Flaghac e de Marie Guillaumette Alexandrine Renault. Pais de (único):
7-1 ROBERT JEAN FRANÇOIS MARIE LENORMAND, BARON DE FLAGHAC. Nasceuem Paris a 20 de abril de 1912. Casou-se em São Paulo a 19 denovembro de 1943 com Marie Madeleine Sasvardi Egresi de Egressy, nascida em Budapest, Hungria, a 12 de novembro de 1913. filha de désiré Louis Sasvardi Egresi de Egressy e de Amalle Marie Therese von Freyber. Pais de:
8-1 ISABELLE MONIQUE MARIA THERESE LENORMAND DE FLAGHAD, Nasceu em Belo HOrizonte, Minas Gerais, a 27 demarço de 1946.

5-4 AMÉLIA DA ROCHA FARIA DENIOAC, BARONESA VON ENDE. Quarta e última filha de Cecília Fernandes Braga, viscondessa de Nioac e de Manoel Antonio da Rocha Faria, conde do mesmo título. Nasceu em Montevideo, Uruguai, a 16 de dezembro de 1870 e faleceu em Wiesbaden Hesse-Nassau, a 1º de fevereiro de 1943. Caou-se no Castelo da Famila Krupp (Vila Hügel) em Essen, Renânia, Alemanha, a 9 demaio de 1891 com Hans Adam Hilmar, Reichsfre8iherr (barão) von Ende, nascido em breslau , alemanha, a 15 de março de 1855 e falecido em Wiesbaden a 15 de janeiro de 1923. filho de Karl Ludwig August, Reichsfreiherr (barão) von Ende, governador da Província de Hesse-Nassu (1876-1881) e de Eleonore Margarete Eva, condessa (grâfin) von Koekingsdorff. Pais de (único):
6-1 HANS ADAM EMANUEL HILMAR ALFRED (HILFRED), REICHSFREIHERR VON ENDE. Nasceu em Godesberg, Renânia, a a6 de setembro de 1899. Casado.

Aqui está o levantamento da descendência dos condes de Nioac, descendência publicada desde 1950 na obra João Rodrigues da Silva e sua Descendência.

Espero ter podido contribuir parcialmente na informação que V.Sa. requereu.

Com os melhores cumprimentos,
Eduardo

Resposta

Link directo:

RE: Paranaguá, Souza Pereira - Correia da Fonseca

#275376 | Gil Campilho | 28 abr 2011 19:52 | Em resposta a: #92074

Caros Confrades,
Relativamente ao tema em referência e partindo dos elementos simpaticamente fornecidos por Ricardo Oliveira, os referidos Vicente de Sousa Pererira e Maria Ribeiro da Silva são nada mais nada menos do que os bisavós do Visconde de Mauá (por sua avó materna) http://mitoblogos.blogspot.com/2008/07/genealogia-298-ancestrais-do-visconde.html. Assim, é possível que fossem também os pais da avó paterna da minha referida 4ª avó Teresa Maria da Rocha, de seu nome Maria Ribeiro da Silva, casada com José José da Rocha.
Mais se refira que se assim for consigo de uma assentada conhecer uma serie de novas gerações, uma vez que o casal Vicente de Sousa Pereira e Maria Ribeiro da Silva constam das genealogias paulistanas http://buratto.org/paulistana/ACastanhos.htm com o nº 6.8 sendo a referida Maria descendente de António Rodrigues de Almeida que em 1556 passou ao Brasil.
Alias existe outra possivel ligação entre minha 4º avó Teresa e o Visconde de Mauá que descobri pela net http://martinromano.com/wc12/wc12_463.htm onde se refere um tal de Irineu Riet de la Roche que é filho de João José da Rocha e Maria Ribeiro da Silva, e consequentemente tio da minha 4º avó. Ora, como o Visconde Mauá também se chamava Irineu, é normal que fosse por causa deste "primo" e eventualmente padrinho, suposições a necessitarem de confirmação....
Caso algum dos prezados confrades, designadamente Ricardo Oliveira ou Cau Barata, entenda por bem fazer algum comentário ou trazer alguma novidade ficaria muito agardecido...é que me é dificil a esta distância esclarecer este meu ramo Brasileiro!
Com os meus melhores cumprimentos
Gil

Resposta

Link directo:

RE: Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#321719 | Gil Campilho | 22 jan 2013 19:47 | Em resposta a: #249745

Caros Confrades,
Relativamente ao tema em referência e partindo dos elementos simpaticamente fornecidos por Ricardo Oliveira, os referidos Vicente de Sousa Pererira e Maria Ribeiro da Silva são nada mais nada menos do que os bisavós do Visconde de Mauá (por sua avó materna) http://mitoblogos.blogspot.com/2008/07/genealogia-298-ancestrais-do-visconde.html. Assim, é possível que fossem também os pais da avó paterna da minha referida 4ª avó Teresa Maria da Rocha, de seu nome Maria Ribeiro da Silva, casada com José José da Rocha.
Mais se refira que se assim for consigo de uma assentada conhecer uma serie de novas gerações, uma vez que o casal Vicente de Sousa Pereira e Maria Ribeiro da Silva constam das genealogias paulistanas http://buratto.org/paulistana/ACastanhos.htm com o nº 6.8 sendo a referida Maria descendente de António Rodrigues de Almeida que em 1556 passou ao Brasil.
Alias existe outra possivel ligação entre minha 4º avó Teresa e o Visconde de Mauá que descobri pela net http://martinromano.com/wc12/wc12_463.htm onde se refere um tal de Irineu Riet de la Roche que é filho de João José da Rocha e Maria Ribeiro da Silva, e consequentemente tio da minha 4º avó. Ora, como o Visconde Mauá também se chamava Irineu, é normal que fosse por causa deste "primo" e eventualmente padrinho, suposições a necessitarem de confirmação....
Caso algum dos prezados confrades, designadamente Ricardo Oliveira ou Cau Barata, entenda por bem fazer algum comentário ou trazer alguma novidade ficaria muito agardecido...é que me é dificil a esta distância esclarecer este meu ramo Brasileiro!
Com os meus melhores cumprimentos
Gil

Resposta

Link directo:

Fam. Rocha,Travassos,Barão Mauá,Nioaque,RioJaneiro

#369538 | nc19852a | 19 mai 2016 15:16 | Em resposta a: #207873

Caro Cau Barata, venho por este meio solicitar informação que tenha sobre o reamo xavier de brito que foi ai para o Brasil, vi num post que a sua familia tera cruzado com guilherme candido xavier de brito, nesse sentido gostaria de lhe pedir informações que tenha referente a esse assunto.
Como poderei aceder aos registos parioquiais do RJ, existem acessiveis on-line à semelhança dos daqui de Portugal?

Grato desde já pela atenção dispendida, e na expectativa de uma breve resposta.

Com os meus melhores cumprimentos,
Alberto Xavier de brito

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 01:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen