Afonso Vilela da Silva - Regalados

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Afonso Vilela da Silva - Regalados

#66675 | procha75 | 05 jun 2004 00:49

Caros colegas,

Preciso de informações acerca da ascendência (e também descendência) de Afonso Vilela da Silva, filho de Geraldo da Silva (este é meu ascendente e usava o título de Capitão), ambos proprietários do ofício de Tabelião do Público Judicial no Concelho de Regalados e seus coutos e no Concelho de Vila Garcia. O segundo tem Carta de Tabelião passada em 1672, em sucessão ao pai.

Tenho suspeita (mas não certeza) de que Geraldo da Silva seria filho bastardo legitimado do Abade do Salvador de Regalados, Afonso Vilela da Silva (nome igual ao suposto neto), e de Isabel de Bouro.

Sei que Geraldo da Silva é ancestral das famílias "Campelina/Campolina" (pelo filho Pedro da Silva) e "Abreu e Silva" (pela filha Isabel da Silva, casada com Francisco de Abreu).

Agradeço qualquer informação nova e/ou que confirme os dados expostos atrás.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#66714 | Lobo | 05 jun 2004 19:11 | Em resposta a: #66675

Caro Pedro Rocha

Tenho ascendente, Pero Vilela, natural da Lomba, * cerca de 1570, casado com Marta Rebelo, filho de Pedro Francisco Vilela e de Margarida de Oliveira, que têm outro filho, Afonso Vilela. A Marta Rebelo é filha de Damião Rebelo de Sepúlvea. É gente dos lados de Regalados e o apelido Vilela chamou-me a atenção.
Será que nos seus apontamentos terá algo que queira ter a amabilidade de me disponibilizar?
Ao seu dispor com os melhores cumprimentos
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#66716 | procha75 | 05 jun 2004 19:43 | Em resposta a: #66714

Caro A. de Sepúlveda,

Infelizmente, nos meus apontamentos não constam os nomes que transmitiu, contudo (e espero brevemente confirmar isso através de umas legitimações que localizei na Torre do Tombo, as quais vou analisar lá para segunda-feira) parece-me que os Vilela desta região (Regalados) serão todos parentes (com mais ou menos proximidade). Se os Vilela que refere tivesse seguido o Silva não teria qualquer dúvida.
Ainda assim, não digo que não já que o abade que eu refiro nas ditas legitimações (pelo menos ao nível do índice) é dito sómente Afonso Vilela e aquele que penso ser seu neto também é referido várias vezes Afonso Vilela sómente.
Mas, esse Afonso Vilela que refere como outro filho e tendo em conta as datas não poderá ser o dito Abade? Ou tem outras informações que neguem tal hipótese?

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#66744 | Lobo | 06 jun 2004 11:50 | Em resposta a: #66716

Meu caro Pedro Rocha
Agradeço a sua pronta resposta e a boa vontade que demonstra.
1 -Sei que o m/Pedro Vilela e sua mulher, em 22 de Fevereiro de 1619, emprazaram a "Vila de Baixo", do assento da Igreja de S. Vicente de Regalados.
2 -O Pero Francisco Vilela foi Juiz dos Orfãos em Lisboa (IAN/TT Chancelaria de Filipe I Livro 32, fl 76v e em 1594 era Solicitador dos Feitos da Alfandega de Lisboa e das Casas da Índia e da Mina (INA/TT -Chancelaria de Filipe I Lº 32 fls 76v,77 e 77v).
Terão alguma importância para o seu trabalho estas informações?

Um abraço com os melhores cumprimentos.
A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#67601 | procha75 | 16 jun 2004 00:34 | Em resposta a: #66675

Caros amigos:

Confirmo agora as suspeitas que levantei relativamente a Geraldo da Silva, pai de Afonso Vilela da Silva, ambos proprietários do ofício de Tabelião do Público e Judicial dos Concelho de Pico de Regalados e seus Coutos e do Concelho de Vila Garcia (encontrei as respectivas cartas régias nas Chancelarias), de que seria filho bastardo legitimado (por Carta de Legitimação) de Afonso Vilela da Silva, Abade da Igreja de São Salvador do Coucieiro, e de Isabel de Bouro. Esta Isabel de Bouro tem a curiosidade de haver sido infamada (pelo menos o Santo Ofício chegou a esta conclusão quando fazia a habilitação para poder casar com um Familiar do Santo Ofício para uma sua descendente.) de cristã nova e mais concretamente de açoitar uma imagem de Santo António motivada pelo facto de não haver protegido umas suas ovelhas.

O dito Abade Afonso Vilela da Silva legitimou 4 filhos (Giraldo, Ana, Isabel e Marta) mas teve pelo menos mais 2 filhos bastardos (de quem não encontrei Cartas de Legitimação): Pedro Vilela da Silva casado com Ana Velosa Peixoto e o padre Francisco da Cunha que foi Vigário da Igreja de Santo Estevão de Barros.

Agradeço a quem tenha informações sobre o Abade Afonso Vilela da Silva, tanto relativamente aos seus ascendentes como relativamente aos seus descendentes.

Cumprimentos,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76635 | jliberato | 06 nov 2004 11:43 | Em resposta a: #66675

Caro Pedro Rocha,
Ha Vilelas em Brandara, Ponte de Lima. Agradecia que visse o respectivo topico.
Cumprimentos
JLiberato
Pequim

Resposta

Link directo:

Vilelas em Brandara

#76636 | jliberato | 06 nov 2004 11:45 | Em resposta a: #66714

Caro A. de Sepulveda,
Ha Vilelas em Brandara, Ponte de Lima. Agradecia que visse e, eventualmente, interviesse, no respectivo topico.
Cumprimentos
JLiberato
Pequim

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76644 | procha75 | 06 nov 2004 15:27 | Em resposta a: #76635

Carlo JLiberato_

Agradeço a resposta e a dica.

Visto o tópico de Brandara, Ponte de Lima, e tendo em atenção aos registos que possuo na minha base de dados não encontro ligação entre Afonso Vilela da Silva e seus descendentes (aqueles que conheço) e o Vilela que lá menciona. Porém irei estar atento conforme for desenvolvendo o meu estudo genealógico. Estou para receber (para a próxima semana, segundo me informaram) a cópia de uma inquirição de génere de um neto deste abade onde entre outros documentos consta o seu testamento. Darei notícias.

Sobre os seus ascendentes no tópico dos Brandara infelizmente também, até agora, não encontrei dados que o pudessem ajudar a reconstituir esses costados e isto apesar de também estar a pesquisar as freguesias dessa zona. De qualquer modo irei rever os registos paroquiais que levantei em algumas freguesias (algumas de modo total) e se encontrar algum que lhe possa ajudar transmitirei para este forum.

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76646 | jliberato | 06 nov 2004 16:05 | Em resposta a: #76644

Caro Pedro Rocha,
Muito obrigado. Fico a aguardar.
Cumprimentos
JLiberato
Pequim

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76670 | Lobo | 07 nov 2004 11:29 | Em resposta a: #66716

Caro Pedro Rocha

Em primeiro lugar peço-lhe desculpa de só hoje responder à sua mensagem.

O que sei é que o "meu" Pero Vilela, irmão do abade Afonso Vilela era filho de Pro Francisco Vilella c.c Margarida de Oliveira, filha de Manuel Francisco (?) e de sua mulher Vitória Mendes (?).

O Pero Vilella c.c. Marta Rebelo, em 22 de Fevereiro de 1619 emprazaram a "Vila de Baixo", do assento da Igreja de S. Vicente de Regalados.

Haverá alguma ligação entre os Vilella que está a estudar e estes meus familares?
Aguardo com o maior interesse as suas notícias.

Renovo as minhas desculpas com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Vilelas em Brandara

#76671 | Lobo | 07 nov 2004 11:36 | Em resposta a: #76636

Caro J Liberato
Agradeço a sua mensagem tão tardiamente respondido. As minhas desculpas.

Não sei se há alguma ligação entre os "meus" Vilela e os de Ponte de Lima, no entanto, tudo é possível na medida em que a distância entre Regalados e Ponte de Lima não ser muito grande, mesmo para a época.

Na resposta que hoje dou a "procha75" refiro os ascendentes do Pero Vilela que me interessa.

Caso disponha de qualquer informação sobre o assunto agradeço a sua boa vontade.

Com os melhores cumprimentos.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76672 | Lobo | 07 nov 2004 11:40 | Em resposta a: #66716

Caro Pedro Rocha

Na mensagem que acabo de lhe enviar por lapso não referi que o Pero Vilela foi Juiz dos Orfão do Concelho de Entre Homem e Cávado.

Cumprimentos

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76695 | procha75 | 07 nov 2004 15:56 | Em resposta a: #76670

Caro A. de Sepúlveda,

Face às informações que me transmite, é óbvio que os seus Vilelas são os meus Vilelas. Sendo o Abade Afonso Vilela da Silva (que é normalmente refiro sómente por Afonso Vilela - nomeadamente na legitimação de seus filhos e em inquirições) irmão do seu Pero Vilela (também aqui interessante pelo facto daquele que parece ter sido o primeiro filho do Abade se chamar Pedro Vilela da Silva, em princípio não legitimado).

Estou a aguardar, para a próxima semana a cópia de um processo de inquirição de génere de um neto do "meu" Abade Afonso Vilela onde consta (segundo informação da Directora do ADB/UM), entre outros documentos, o testamento do Abade. Logo que tenha este processo e após o analisar colocarei aqui alguma informação que me pareça interesar-lhe a si e a outros confrades.

Por outro lado, segundo um processo de habilitação do Santo Ofício, a mulher do habilitando é descendente deste Abade e entre outros dados informa-nos que:
- o Abade Afonso Vilela foi pai de Francisco da Cunha que foi Vigário da Igreja de Santo Estevão de Barros
- o Abade Afonso Vilela foi avô dos padres Bento da Silva Tinoco (que foi Abade da Igreja de São Jorge) e Tristão Feio da Cunha, por via de seu pai Pedro Vilela da Silva. Também por via deste filho existem os senhores da Quinta da Faia.
- o Abade Afonso Vilela foi avô dos padres Geraldo Ferraz e Gaspar de Araújo, por via de sua mãe Maria da Cunha casada com Nicolau de Araújo.

Por fim, agradeço as informações que vem enriquecer substancialmente a minha base-de-dados e reforçar informações obtidas em inquirições de génere, nomeadamente no sentido deste Abade procder de famílias "nobres".

Um abraço,

Pedro Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#76700 | Lobo | 07 nov 2004 17:05 | Em resposta a: #76695

Caro Pero Rocha

Fico aguardando as suas notícias com o maior interesse. Oxalá que as informações de que está à espera sejam reveladoras de quanto supõe. Para mim têm um interesse especial pois que descendo do Pero Vilela.

Um abraço amigo.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#88729 | procha75 | 16 abr 2005 20:54 | Em resposta a: #76670

Caro A. de Sepúlveda,

Estando a fazer uma revisão aos registos que possuo na minha base de dados, verifiquei que, tendo por base as suas informações, tenho por pai do Abade Afonso Vilela da Silva (meu 12º avô), Pedro Francisco Vilela e Margarida de Oliveira. Acontece que não tenho e por isso lhe peço que me informe qual a fonte donde retirou esta informação. Pedia-lhe também que me informasse, se souber, da naturalidade destes. O dito Abade é-me referido em documentos como natural da freguesia de São Miguel do Prado.

Sem mais e agradecendo desde já as suas informações,

Pedro Rocha

PS: Visto que é descendente do irmão do Abade Afonso Vilela da Silva se estiver interessado na descendência deste (aquela que eu conheço) diga. Este Abade teve, pelo menos, 7 filhos dos quais pelo menos 4 casaram ou tiveram descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#88765 | Lobo | 17 abr 2005 11:25 | Em resposta a: #88729

Caro Procha 75

Agradeço a sua mensagem. Aqui mesmo, no Geneo., encontrará na família Vilela a ascendência do meu Pedro Vilela, ou seja, Pedro Francisco Vilela c.c. Margarida de Oliveira, de S. Miguel do Prado. Posso acrescentar que na T.Tombo encontrei um documento que refere esta ascendência.

Não disponho de qualquer outra informação de ascendência, para além da que refiro acima. Assim sendo, aceito a sua amável oferta agradecendo que me proporcione a descendência do Abade Afonso Vilela da Silva que terá sido, segundo deduzo pela sua informação, meu tio/avô.

Caso prefira enviar a informação por mail, o meu é; sepulveda@netcabo.pt

Com os melhores cumprimentos, sou grato pela sua boa vontade.

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#88767 | Lobo | 17 abr 2005 11:40 | Em resposta a: #66675

Meu caro Pedro Rocha

Em complemento da mensagem que lhe enviei hoje informo que na minha base de dados tenho mais que uma ligação matrimonial entre Sepúlvedas e Abreus. Parce haver um certo relacionamento entre as duas famílias.

Parece-me que desta nossa troca de informações poderemos tirar algumas conclusões válidas para o trabalho que temos em curso.

Os melhores cumprimentos,

A. de Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#93580 | Rodrigo Carvalho | 15 jun 2005 16:40 | Em resposta a: #76644

Prezados colegas,

estou acompanhando, aqui do Brasil a discussão acerca do Abade Afonso Villela da Silva, do qual sou descendente. Informo-lhes que há algum tempo troco informações com o primo Pedro Rocha, a respeito da Família Campelina/Campolina.

Para complementar, cito que há mais de ano postei um Tópico intitulado Família Campelina - De Sylva a Campolina. Não sei, mas acredito que em Portugal não seja encontrada uma pessoa com o sobrenome Campelina. Também não tenho certeza se a mudança de Campelina para Campolina tenha ocorrido em Portugal ou no Brasil. Sei que atualmente, a Família Campolina é tradicional e conhecida no Brasil, sendo que um descendente do Abade, Cassiano Campolina iniciou a raça de cavalos Campolina, largamente conhecida no Brasil e outros países.

Um fator importante no contexto refere-se a o fato de que, com nossas pesquisas no Brasil e em Portugal (principalmente no competente Arquivo Distrital de Braga - e contamos com ajuda e esclarecimentos do primo Pedro Rocha), conseguimos identificar o surgimento de um sobrenome, Campelina (Campolina), fato até mesmo de certa raridade.

Continuarei acompanhando e às vezes, participando daqui do Brasil, caso desejem contactar-me, meu endereço eletrônico é rodrigo@irriplan.com.br

Saudações,

Rodrigo Pedroso de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Afonso Vilela da Silva - Regalados

#293230 | bjglrc | 21 dez 2011 22:14 | Em resposta a: #88765

Caro A. de Sepúlveda,

Sei que este forum já foi a algum tempo, mas procuro a ascendência de alguns membros da freguesia de São Miguel do Prado, por volta do século XVI / XVII.

Nomeadamente:
- Amaro de Oliveira c.c. Marta de Araújo
- Afonso Vilela (+ 10.7.1641) c.c. Margarida Gonçalves
- Pedro Quinteiro (+13.5.1647) c.c. Maria da Lomba (+16.4.1634)
- Francisco da Mota (lugar do Tarrio +17.8.1727) c.c. Maria de Araújo

Se por acaso tiver alguma informação eu agradeço imenso,
Com os meus melhores cumprimentos,
Bruno Cerqueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen