Simão de Sousa Tavares - Senhor de Mira

Este tópico está classificado nas salas:

Simão de Sousa Tavares - Senhor de Mira

#6668 | MigueldCT | 06 jul 2001 00:27

O Gaspar Frutuoso fala em Simão de Sousa Tavares como sendo "primo como irmão" de Fernão Anes Tavares, que foi para S. Miguel em finais de 400s.
Um dos filhos desse Fernão, Rui Tavares, teve descendência que chegou até aos nossos dias, sempre em legítima varonia.
O G.F. diz, tal como consta na carta de BA de Rui Tavares, que este era neto de Fernão Tavares, dos Tavares de Portalegre. Diz que este Fernão Tavares era irmão do pai de Simão de Souza Tavares e de outros dois homens, criados do infante D. Fernando, ambos de nome João Tavares, pelo que terá o Rei D. João III dado a um o cargo de copeiro- mór e passou a chamá-lo de João Tavares da Copa, para os destiguir.
O problema é que não encontro no Felgueiras Gayo qualquer referência, nem a Fernão Tavares, nem aos João Tavares que o GF refere.
O Simão de Souza Tavares está lá bem como o seu filho Francisco que o GF também refere. Todos os dados referidos pelo GF em relação a estes últimos se podem confirmar, quer no FGayo, quer na chancelaria de D. JoãoIII. Quanto ao resto, nada!
O Gaspar Frutuoso é tido como uma fonte seguríssima e seria muito estranho se houvesse aqui algum erro. O único erro possível que me ocorre é o nome de Fernão Tavares estar em vez de João Tavares, uma vez que seu filho era Fernão Anes Tavares (Anes, patronímico de João, habitualmente usado pelos filhos).
Alguém tem conhecimento destes que eu referi?
Será algum disparate o possível erro que eu proponho?
Como poderei investigar este problema de filiação?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 09 mai 2024, 09:07

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen