Família Montez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Hispânia

Família Montez

#667 | ZedaMoira | 09 nov 2000 03:35

Procuro as raízes da família MONTEZ, cuja, a informação que tenho provém da Galiza do especificamente de Tuy... se Alguém tiver mais informações, ou se me fôr facultada alguma forma de saber algo mais, agradecia o contacto para DavidMontez@mail.telepac.pt

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#672 | ZedaMoira | 09 nov 2000 03:36 | Em resposta a: #670

Se me pudesse resumir a pág 807 do Anuário da nobreza, agradecia.
Sem outro assunto, atentamente
David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#670 | José Alberto Allen | 09 nov 2000 03:36 | Em resposta a: #667

Gostava de lhe ser útil, mas nas fontes que tenho à minha disposição não encontro grande coisa, salvo a referência aos Montez-Champalimaud. V.tem o Anuário da Nobreza de Portugal, edição de 1964 ? Se tem, abra na pág. 807. Se não tem, diga, que eu resumo.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Re: Família MONTEZ

#685 | José Alberto Allen | 09 nov 2000 03:37 | Em resposta a: #672

Do Anuaário da Nobreza, ed. 1965, pg 807/810:
"Montez Champalimaud: Família descendente, por legítima varonia, de Francisco Baptista de Araújo Cabral Montez, filho de Francisco Baptista Montez, administrador do vínculo de Cidadelhe, em Mesão Frio (Douro)e de s/ m. Maria Inácia Guedes Pinto de Figueiredo. [tiveram pelo menos um filho] e sucessor, João Baptista de Araújo Cabral Montez, foi [...]formado em Leis e que casou com Carlota Casimira de Sousa Lyra Castro (nasc. em S. Mamede de Ferreira, Paredes de Coura,a 03/09/1803) (que era neta do 1º Champalimaud que veio para Portugal)".
[Os Araújo Cabral Montez, ou parte deles, passaram a usar os apelidos Montez Champalimaud
ou simplesmente Champalimaud.]
Da Grande Enciclopedia Portuguesa-Brasileira, pgs. 762 (e também 763):
" Montês : [notar a grafia!!] Família de proveniência Espanhola, cujo apelido original parece ser MONTE. As armas que usam em Espanha e Portugal [segue-se descrição do brasão] ; segundo certo heraldista estas armas são practicamente iguais às dos Aialas.
E mais não sei ...
Cumprimentos !

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#42315 | rgc | 24 mai 2003 19:17 | Em resposta a: #672

Caro David Montez

Esta tarde ao procurar uns apontamentos sobre os-Guerreiro Barradas Champalimaud , de Grândola,lembrei-me deste tópico. Por isso lhe envio uma referência,que anotei em outro apontamento que tenho sobre famílias relacionadas com estas, de um artigo com o título:"Famílias Estrangeiras Estabelecidas Em Portugal"-de Domingos de Araújo Affonso, notável genealogista. Este artigo, além do que o nosso estimado Confrade José Alberto Allen lhe enviou, traz sobre a família do conde do Bracial e do conde de Rilvas,etc. ref.as importantes que lhe poderão ser úteis. O artigo mencionado tem uma "Árvore de Costados" de D.Clara Maria de Sousa Lyra e Castro-V/ a Revista "Armas & Troféus -do IPH. ano de 1962 -Tomo III-Set.Dez. N.3, cujo ex. não tenho disponível.
Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#42364 | JCC | 25 mai 2003 23:17 | Em resposta a: #667

Caro David

De onde vêm os seus Montez? Quando faço esta pergunta refiro-me aos seus antepassados mais próximos, claro, antes de ir parar às origens.

Eu tenho vários Montez em Santarém no sec XVIII.

Se estiver interesado diga.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#55216 | victorferreira | 12 jan 2004 10:07 | Em resposta a: #667

Os Montezes possuem um ramo em Viseu (Correa Montez). Há pelo menos uma referência de que já lá estariam nos meados do séc. XVI. Eu próprio sou descendente de um deles (Jacinto Corrêa Montez de Bulhões e Meneses). Ainda não consegui estabelecer a ligação aos Correa Montez de Viseu, mas parece-me que ela existe.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69836 | DavidMontez | 18 jul 2004 19:36 | Em resposta a: #42364

Ora, caro João, os meus Montez... contemporâneamente proveem de Santarém, penso que os mais próximos também terão vivido por Santarém (ou arredores)... portanto se não causar bastante transtorno, ficarei-lhe grato pela informação dso Montez de Santarém do Séc. XVIII.
Sem outro assunto, com os meus mais sinceros cumprimentos,

David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69837 | DavidMontez | 18 jul 2004 19:38 | Em resposta a: #55216

....e Amarais de Viseu, nomeadmente de Nelas?

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69839 | Gilson Nazareth | 18 jul 2004 20:45 | Em resposta a: #667

David,
Creio que são seus parentes:
Antonio Nunes Montez c/c/Marcelina Antonia da Conceição.Pais de:
1-1-Agostinho Nunez Montez n.Santa Iria-Santarém e casado RJ Candelária 01/06/1799,na Capela da Saúde com Eufrazia Maria da Conceição n.Candelária ,
filha de José de Britto Ribeiro e Rita Maria do Carmo.
Deste há um retrato em grupo feito por Debret.Foi Procurador da Camara da Vila Nova de S.José D!el Rei e,como tal,aparece no cortejo de 1º/12/1822.
Vem uma série de Agostinhos sendo que um deles foi topografo e subsistem os grandes mapas que fez incluido vistas da cidade.
Seu descendente que conheço melhor é o prof.Dr.Afonso Carlos Marques dos Santos Coordenador do Doutorado de História da Nacional.
Caso queira a descendência e o contacto com Afonso,que vai sempre a Portugal,diga-me.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69840 | Gilson Nazareth | 18 jul 2004 20:48 | Em resposta a: #667

David,
Creio que são seus parentes:
Antonio Nunes Montez c/c/Marcelina Antonia da Conceição.Pais de:
1-1-Agostinho Nunez Montez n.Santa Iria-Santarém e casado RJ Candelária 01/06/1799,na Capela da Saúde com Eufrazia Maria da Conceição n.Candelária ,
filha de José de Britto Ribeiro e Rita Maria do Carmo.
Deste há um retrato em grupo feito por Debret.Foi Procurador da Camara da Vila Nova de S.José D!el Rei e,como tal,aparece no cortejo de 1º/12/1822.
Vem uma série de Agostinhos sendo que um deles foi topografo e subsistem os grandes mapas que fez incluido vistas da cidade.
Seu descendente que conheço melhor é o prof.Dr.Afonso Carlos Marques dos Santos Coordenador do Doutorado de História da Nacional.
Caso queira a descendência e o contacto com Afonso,que vai sempre a Portugal,diga-me.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69841 | Gilson Nazareth | 18 jul 2004 20:56 | Em resposta a: #667

David,
Creio que são seus parentes:
Antonio Nunes Montez c/c/Marcelina Antonia da Conceição.Pais de:
1-1-Agostinho Nunez Montez n.Santa Iria-Santarém e casado RJ Candelária 01/06/1799,na Capela da Saúde com Eufrazia Maria da Conceição n.Candelária ,
filha de José de Britto Ribeiro e Rita Maria do Carmo.
Deste há um retrato em grupo feito por Debret.Foi Procurador da Camara da Vila Nova de S.José D!el Rei e,como tal,aparece no cortejo de 1º/12/1822.
Vem uma série de Agostinhos sendo que um deles foi topografo e subsistem os grandes mapas que fez incluido vistas da cidade.
Seu descendente que conheço melhor é o prof.Dr.Afonso Carlos Marques dos Santos Coordenador do Doutorado de História da Nacional.
Caso queira a descendência e o contacto com Afonso,que vai sempre a Portugal,diga-me.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69877 | DavidMontez | 19 jul 2004 10:35 | Em resposta a: #69841

Gilson:
Obrigado pelo seu contributo, tenho a certeza de que são ainda parentes! Seria interessante contactar e poder cruzar os Montez radicados no Brasil, para mim será um enorme prazer obter a descendência e o Contacto do Prof. Dr. Afonso.
Sem outro assunto, e na esperança de poder vir a obter bons resultados um abaraço
David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69908 | JCC | 19 jul 2004 22:06 | Em resposta a: #69836

Caro David Montez

Não tenho aqui há mão os meus apontamentos mas se consultar a minha árvore de costados em dobliu dobliu dobliu ponto cordovil ponto home ponto sapo ponto pt encontrará já alguns desses Montez. Creio que entretanto já descobri mais e mais dados. Vou dar uma vista de olhos nos apontamentos e voltarei logo que tenha mais notícias.

Ciumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69929 | victorferreira | 19 jul 2004 23:08 | Em resposta a: #69837

De Viseu sim. Pela mulher de António Correa de Bulhões, Isabel do Amaral (veja a Pedatura Lusitana).
A partir do seu pai, e sempre por linha masculina (um bisavô do seu bisavô, de Pindo), entronca-se nos Cardosos (afinal, são da mesma família: dois filhos de Hermigo Pais, da Quinta de Mattos, em Lamego).
Quanto aos Amarais de Nelas, a quem se refere?
Cumprimentos,
Victor Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#69934 | DavidMontez | 19 jul 2004 23:44 | Em resposta a: #69929

Amigo Victor... sobre os Amarais de Nelas, não me refiro! Simplesmente recordo o que a minha avó materna me fo icontado durante a sua curta velhice que acompanhei, que o seu pai era proveniente de Nelas e se chamava Francisco do Amaral, será que existe alguma refeÊncia aos Amarais em Nelas? Ou não passou de uma história oral mal contada?
Os meus melhores cumprimentos
David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Nelas

#73782 | victorferreira | 24 set 2004 00:03 | Em resposta a: #69934

Caro David,
Desculpe o intervalo longo para a resposta.
Há certamente Amarais em Nelas. Uma das minhas cunhadas é Amaral, e é de Moreira (Santar).
Nunca estudei (nem ninguém, parece-me) a sua ascendência, mas já faltou mais.
Têm Amarais, Sampaios e Almeidas.
Logo se verá. O que descobrir posso partilhar, sem receio de inconfidências. No fim disto tudo somos todos primos em maior ou menor grau, e como a minha família também é 50% de Moreira, pelo menos um quinto avô Amaral comum com a minha cunhada eu vou ter de certeza ...
Cumprimentos.
V.Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#81818 | victorferreira | 14 jan 2005 11:58 | Em resposta a: #667

Caros confrades,
Para voltar a trazer este tema a debate, gostaria de expor alguma informação e lançar algumas hipóteses a confirmar pela generosa contribuição dos confrades interessados nesta família.
Montezes referidos em Viseu, séc. XVI-XVII.
(não necessariamente originários de Viseu, como veremos mais adiante)
1. Izabel Montez da Fonseca, falec. Viseu 04-01-1623, filha de Marcos de Paiva Homem e de Felipa Nunes da Costa (o Montez deve vir do que chama o Dr. Abranches de Soveral por "osmose de contraparentesco", ou são os nomes dos pais que estariam já alterados no documento ...). Casa com Pero Fernandes de Torres (mestre das obras d'el rey - 1597 a 1616 - no Conv. Cristo e em Olivença);
2. Isabel Montez, um dos 6 filhos dos anteriores. Junto com o seguinte são os que levam Montez no nome. Desconheço se teve descendência;
3. Jorge Montez da Fonseca, o outro filho que leva Montez. Era Juís dos Órfãos de Viseu, casa com Helena Correia do Amaral em Viseu em 20-10-1614, morre em 04-01-1622. A sua mulher herda o cargo de Juiz dos Órfãos que lega ao filho de ambos, João Correia de Bulhões (continua a anarquia onomástica! Correia de Bulhões era o nome do seu avô materno, António, pai de Helena, que era cav. fid., ordem de Cristo, e tb Juíz dos Órfãos de Viseu já antes de 1578);
Dos 5 filhos de Jorge e Helena, há dois com Montez:
4. Izabel Montez, bapt. em 05/04/1619, descendência desconhecida;
e
5. Paulo Montez da Fonseca, bapt. 23-01-1617, "letrado", bem casado com uma herdeira da região;
6. Estes últimos tiveram pelo menos um filho com Montez, e a que puzeram o nome do avô, Jorge Montez da Fonseca. Este Jorge sucedeu na quinta de Stª Luzia (herança pelo lado de sua mãe, segundo Abr. Soveral no "Ascendências Viseenses ..." e parece ser o mesmo que em em 1722 (documentos do CS fólio 277, no ADV) pede uma esmola ao cabido por ser "pobre doente e nobre ...". Parece ter descendência nos Silveira Bulhões de Lencastre.

Mas e quanto às origens dos nossos Montezes?

Como refiro em 1, parece que vieram do nada. Ou então não.
Como não parece haver Montezes em Viseu por essa época, devem (ou podem) ter vindo de fora. De onde? Como tese de trabalho estou mais voltado para o Sul (e não para a Galiza como já foi referido neste tópico). E porque não a zona de Santarém?
Argumentos (bom, mais suposições e hipóteses que argumentos ...):
- pelo visto há uns poucos Montezes por aí;
- o pai de Isabel, Marcos de Paiva Homem, pode ser originário do sul. Os nomes - embora existentes por essa época em Viseu - são mais frequentes a sul que a norte. Seria de procurar alguma família por meados do séc XVI pex na zona de Santarém onde estivessem ligados Paiva, Homem, Montez, Fonseca;
- a mãe de Isabel, Filipa Nunes da Costa. Há uns Nunes da Costa por Viseu pela mesma época, concretamente Isabel Nunes da Costa (casada com um Morgado de Pindo) filha de João Nunes da Costa e de Filipa da Costa. Filipa podia ser irmã de Isabel e até posto o nome da irmã à filha. Seria através dessa origem Viseense (e eventualmente de propriedades que teria herdado) que Isabel Montez da Fonseca "voltaria" a Viseu, levando consigo o seu marido Pero Fernandes, os filhos (de que não parece haver registos de nascimento em Viseu), e dois nomes que teria ido "buscar" à eventual zona de origem do pai, a saber a região de Santarém ??? Parecendo rebuscado, é perfeitamente plausível, assim o atestem as referências.
Espero que o relançamento do tópico possa contar com a V. melhor colaboração.
VF

Resposta

Link directo:

MONTEZ, séc. XVI

#82196 | victorferreira | 19 jan 2005 11:06 | Em resposta a: #69908

Caro João Cordovil Cardoso,

Tendo relançado o tópico recentemente e não tendo conseguido novas informações, recorro a si no intuito de recolher elementos que possam levar a esclarecer a origem de uns Montez estabelecidos em Viseu pelos fins do séc XVI.
Uma vez que faz referência a ter mais elementos que os que disponibiliza na sua árvore em site, poderá comentar os seguintes pontos?

. sendo a primeira pessoa que encontro de nome Montez uma mulher (Izabel Montez da Costa, falec. Viseu 04/01/1623) com o agravante de a filiação não indicar a origem do apelido (Marcos de Paiva Homem cc Felippa Nunes da Costa),
. sendo os apelidos do pai indicadores também de probabilidade de uma origem mais a Sul (sim, também há Paivas e Homens nas Beiras, mas haverá também muitos no Alentejo e Ribatejo, pex.),
. atendendo a que a formação dos nomes por aquela época, e ainda durante muito tempo, guiavam-se muito mais por simpatias e "osmose de contraparentesco" (a expressão não é minha) do que por qualquer outro critério "normalizante",
. atendendo a que Izabel se casa com uma pessoa que é provavelmente originário do Sul (é "moço de câmara" de Filipe I mas faz a sua vida como Mestre das Obras, no Conv. Cristo em Tomar, restaura uma ponte em Olivença cuja "finta" financiadora abrangeu Santarém, teve um cargo em Lisboa antes de passar a "empreiteiro")

pergunto: não terá o confrade JCC porventura (para épocas o mais próximas possível daquela e na região de Santarém ou nas da sua preferência em investigação) informação de ligações de Montez com Paiva, Homem, ou mesmo Fonseca (o nome que Izabel e o marido passam aos filhos é "Montez da Fonseca")?

As minhas tentativas no ADV têm resultado em pouco avanço e o contacto com o Dr. A. Soveral, embora tenha esclarecido muito, nada revelou sobre esse ramo, provavelmente não originário de Viseu.

Cumprimentos,
VF

Resposta

Link directo:

De volta aos Montez

#98256 | victorferreira | 20 ago 2005 23:15 | Em resposta a: #69908

Caro João Cordovil Cardoso,
Sobre esta sua mensagem - que já fez o primeiro aniversário:
- como diz que já descobriu mais e mais dados e como eu tenho-me aplicado a tentar descobrir mais qualquer coisa sobre os meus Montez, até agora com pouco sucesso. Os documentos em que aparecem os seus descendentes até agora nenhum refere os seus ascendentes. Pergunto-lhe se terá alguma informação sobre Montezes, pelas Beiras ou não, mas por meados de quinhentos início de seiscentos, ou que possam remeter a essa época.
O objectivo é tentar esclarecer as origens da tal senhora Isabel Montez da Costa, que morre em Viseu em 04.01.1623, e que abibliografia diz ser filha de Felipa Nunes da Costa e de Marcos de Paiva Homem ... e de onde vem esse nome (avós?), uma vez que os pais não o usavam.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#98257 | victorferreira | 20 ago 2005 23:18 | Em resposta a: #69908

... e desculpe a indelicadeza de não ter assinado ('lapsus digitalis' ... salvo seja)
Cordialmente,
VF

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#188281 | alice Montez | 14 mar 2008 11:24 | Em resposta a: #667

olá
não sei se vou ajudar, mas tenho árvore da minha familia. arvoré genealógica meu avó Julio Balau Montez nasceu em 31-10-885
O meu pai sempre foi conhecido como Balau até 1998, sem ter Balau no nome.Chamava-se António Madeira Montez. a história que me foi contada tem haver com invasões (guerras) espanhois, e ficou por cá um general espanhol, daí o nome espanhol.
Há outras familias de Montes, com es com ^ ou sem^
Cumprimentos,
Maria Alice Duarte Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204671 | ZedaMoira | 02 ago 2008 00:36 | Em resposta a: #188281

... e queira-me desculpar Alice, donde é originária a sua familia Montez?

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204746 | Gilson Nazareth | 03 ago 2008 10:54 | Em resposta a: #69877

David,
Tudo certo?
Na ocasião o professor estava doente de diabetes.
Sinto comunicar que veio a falecer.
EStou,às ordens, para levantar o que for possível,bem menos do que seria com ele vivo.
Abraço
Gilson Nazareth

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204755 | ZedaMoira | 03 ago 2008 14:37 | Em resposta a: #204746

tudo certo por cá... apenas mais um Montez se acaba de finar, no caso meu tio Joaquim Amaral Montez!
Bem, eu cá estou tb diponivel para fazer cruzar toda a informação sobre familias Montez de Portugal, Brasil e por esse mundo fora!
Um abraço e bem haja,

David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204810 | alice Montez | 04 ago 2008 18:14 | Em resposta a: #204671

ok. a familia é originária de Espanha. Mas tenho muita familia em Santarém /Abitureiras

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204818 | ZedaMoira | 04 ago 2008 20:47 | Em resposta a: #204810

... e me desculpe, a Alice é de Abitureiras?

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204888 | alice Montez | 06 ago 2008 09:38 | Em resposta a: #204818

Não. mas a familia do meu pai são. eu sou de lá perto.Sinterra. pois a minha avó materna era de lá e o meu avo casou para lá. apesar de estar lá só até aos 2 meses

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204891 | ZedaMoira | 06 ago 2008 11:19 | Em resposta a: #204888

ok, ok... eu sou de Alcanede, embora viva em Santarém. Vamos ter de aprofundar as nossas raizes, pois a mim sempre me foi transmitido oralmente a descendÊncia espanhola, no entanto fui sou eu que defendo a tese de ter por cá ficado um fidalgo espanhol após o dominio filipino, pois surgem referências a alguns Montez já no ´seculo XV. Bem vamos tentar... pois não custa nada! Até breve,

DM

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204893 | alice Montez | 06 ago 2008 12:39 | Em resposta a: #204891

ok. eu também gostava de saber mais coisas. apesar de ter uma árvore geologica da minha familia. mas já agora de-me o nome do seu avo para procurar no meu book

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204912 | ZedaMoira | 06 ago 2008 18:42 | Em resposta a: #204893

o nome dos meu avô era um Armando Montez, um outro Manuel Montez!

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204957 | alice Montez | 07 ago 2008 12:35 | Em resposta a: #204912

è pouco. nomes dos filhos desses senhores e se puder alguma datas de nascimento

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#204960 | ZedaMoira | 07 ago 2008 12:54 | Em resposta a: #204957

Manuel Montez casado com Maria de Jesus filhos Alfredo Montez; Braz Montez; Irene Montez; Maria Montez e Manuel Montez (23.06.1937).

Armando Montez casado com Gertrudes de Jesus Amaral filhos José Montez; Vitória Montez; Joaquim Montez e Alice Montez (30.06.1939)

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#205044 | alice Montez | 09 ago 2008 10:50 | Em resposta a: #204960

Irene Montez da Silva24-2-1937 é unica que pudia encaixar porque falta o casamento e descendentes. Mas o Manuel Montez casado com... nada e Armando Montez casado com ... nada

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#205047 | ZedaMoira | 09 ago 2008 12:51 | Em resposta a: #205044

Pois... lamento imenso, creio que os nossos Montez cruzar-se-ão ao fim de alguns séculos. Atentamente,

David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#210017 | VILAMAIOR | 06 out 2008 16:02 | Em resposta a: #205047

Cara senhora,

Na família da minha mulher consta um padre que utiliza o nome de Montez, asim:

- P.e Manuel de Barros Gonçalves Montez, foi cura em Carvalhais e pároco de Candal, de 1822 a 1824, Morreu em Carvalhais, em Dezembro de 1849.

Os pias desse senhor: José de Barros,das Roçadas c.c. Catarina Francisca falecida em 1825.

Com os meus respeitosos cumprimentos
Sergio Rolo

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#211148 | CAPICUA | 20 out 2008 23:31 | Em resposta a: #205044

Cara Alice Montez
Também procuro mais informações sobre o meu ramo Montez.
Infelizmente apenas sei o nome de meu bisavô Manuel Alexandre Montez (capitão)
casado com Isabel Lopes de Carvalho. Viveram em Coruche e Santarém e foram pais de Caetano Carvalho Montez e Maria de Jesus Carvalho Montez. Será que tem alguma coisa sobre eles? Agradeço a sua colaboração.
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

Família MONTEZ

#219685 | AnouskaPavlova | 27 jan 2009 16:23 | Em resposta a: #211148

Porque parecemos ter todos as mesmas dúvidas!!O meu nome Ana Sofia Montez Nunes (1985-03) filha de Luis Fernando Carvalho Nunes (natural de Figueira Castelo Rodrigo) e de Maria Angela Frazão Montez Nunes ( natural de S. joão da Ribeira, algo assim,ou seja Rio Maior). Neste momento não tenho dados precisos, mas sei que os meus avós chamavam-se Manuel Montez e Delfina Frazão, ambos de Rio Maior. Realmente, a maioria dos nossos Monteses é oriunda desta zona do pais.
Gostaria de saber de desenvolvimentos sobre esta matéria.
Cumprimentos,
Ana Montez Nunes

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#219695 | CAPICUA | 27 jan 2009 17:04 | Em resposta a: #219685

Boa tarde,
Eu espero ter, dentro de alguns meses a origem dos meus "Montezes", pelo menos de parte delea, esclarecida pois encomendei, aqui no genea, um estudo. Logo que esteja pronto dou-lhe conhecimento pois poderemos ter algum ramo comum.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#220438 | Paula Montez | 05 fev 2009 00:37 | Em resposta a: #219695

Tomei conhecimento deste forum através de uma amiga. Chamo-me Maria Paula Adrião Montez, filha de Rui Carlos Freire Montez, filho de Luiz Duarte Montez Júnior, filho de Luiz Duarte Montez (meu bisavô).

Sei que o ramo desta família é oriundo de Santarém (Abitureiras, Joaninho). O meu avô tinha uma irmã Silvina de MIranda Craveiro Lopes Salgado Montez, que casou com um primo direito António Duarte Montez (Joaninho/Santarém) que tinha muitos irmãos, entre eles uma figura bem conhecida de Óbidos, o antiquário José Montez, dono de um conhecido bar em Óbidos, já falecido.

Gostaria de conhecer mais pistas sobre a minha família.

Agradeço antecipadamente a quem me possa ajudar.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#220473 | JCC | 05 fev 2009 16:45 | Em resposta a: #220438

Cara Paula Montez

É bem possível que ainda sejamos parentes já que eu tenho antepassados Montez na região de Santarém.

No entanto a minha antepassada, Jacinta Rosa, nasceu em 1778, na freguesia do Salvador, Sanatrém, filha de António Montez e de Bernardina Rosa. Este António Montez era filho de José Montez e Eufrasia Maria.

Jacinta Rosa teve os seguinte irmãos:

José n. 1777
José (outro) n. 1780
Bernardino n. 1782
Romão n. 1784
Maria n. 1785

Os filhos de Jacinta Rosa, meus antepassados, perderam este apelido.

Presumo que os seus antepassados serão mais recentes. Quando chegar ao seculo XVIII pode ser que encontremos ramos comuns.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#221299 | CAPICUA | 15 fev 2009 20:30 | Em resposta a: #219685

Cara Ana Montez

Os meus Montez são oriundos de Várzea-Santarém, a saber:

António Montez casado com Maria do Espírito Santo, foram pais de
José Montez que casou em 8/01/1815 com Maria Antónia e tiveram
Francisco Montez que nasceu a 3/08/1817e casou em 6/11/1849 com Maria Gertrudes e foram pais de Manuel Alexandre Montez que nasceu a 28/10/1867 e que era o meu Bisavô.
Cumprimentos

Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232445 | alice Montez | 22 jun 2009 14:52 | Em resposta a: #220438

Olá.
será que podes usares algumas datas.
cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232446 | alice Montez | 22 jun 2009 14:55 | Em resposta a: #219685

olá.
podes dizer a data de nascimento da tua mãe?
cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232447 | alice Montez | 22 jun 2009 14:57 | Em resposta a: #211148

olá.
podes enviar a data de nascimento do teu pai ?
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232492 | CAPICUA | 22 jun 2009 22:43 | Em resposta a: #232447

Cara Alice
Envio todos os dados que recolhi até agora sobre o meu ramo paterno Montez, natural da Vázea, Vilgateira e Romeira:

Mário Guilherme de Carvalho Montez de Moura 2.06.1925 (Coruche)
filho de Maria de Jesus de Carvalho Montez de Moura 15-10-1903 (Coruche)
filha de Manuel Alexandre Montez (capitão) 28.10.1867 -Varzea - Vilgateira
filho de Francisco Montez 03-08-1817-Casais das Arroteias- Varzea (casou com Maria Gertrudes (filha de José Rodrigues e Maria da Piedade também todos da Várzea)moraram nos Casais de Curutelos
filho de José Montez 178... (Várzea e casou em 8-01-1815 com Maria Antónia natural da Romeira e filha de Manuel António e Antónia Joaquina todos da Romeira)
filho de António Montez 17... Várzea casou com Maria do espírito Santo também da Várzea.
Estes são todos os dados que tenho. O meu bisavô Manuel Alexandre raramente falava da família, casou em Coruche viveu no Estoril e morreu em Coruche, onde nós, todos os seus descendentes nascemos. Infelizmente do ramo de Coruche resta meu pai eu e minha irmã.
Se tiver apontamentos sobre Montezes desta região agradeço todos os dados pois estou, há alguns anos, a residir no Porto.
Cumprimentos
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232641 | aliceMONTEZ | 25 jun 2009 12:28 | Em resposta a: #232492

Olá.
Pois a minha fámilia é daquela zona. Mas num nome aparece na minha àrvore genealógica. Eu fiz o segundário em Santarém, e nesta altura travei conhecemimentos com alguns Montez,mas que não eram da minha familia, e a explicação dos mais velhos da minha familia, é que havia outra familia Montez, na zona mas era com ES, mas as pessoas nos registos ignoravam e fica conforme dava jeito. Talvez não seja Casais de Curutelos, mas Casais do Cortelo será??Eu não conheço os Casais de Curutelos, pode ser erro meu.Mais informações:alicemontez@gmail.com
Há um espaço em que muitos Montez vão consultar para estar em contacto com as raizes: espacoforum.blogspot.com eles tem um café na Sinterra (mais ou menos à 5Km da Romeira) . Eu vivo em Lisboa, mas a minha mãe está em Tremez.
Cumprimentos,
Alice Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#232692 | CAPICUA | 25 jun 2009 23:19 | Em resposta a: #232641

Obrigada Alice pelas suas informações.
Também eu fiz o secundário no Liceu de Santarém uma vez que morava em Coruche, mas não conheci outros Montez além dos que meu Pai já conhecia, dois senhores,
Quanto ao nome dos Casasis deve ser mesmo Cortelo pois nunca consegui encontar Curutelos.É o que dá a reprodução oral das histórias familiares, às vezes os nomes saiem distorcidos. Mas tenho as certidões dos antepassados que lhe enviei e todos são Montez com "Z"-
Vou consultar o espaço que me indicou e estou a pensar, ainda este ano, ir conhecer a zona da Várzea.
Mais uma vez obrigda
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271742 | Carlos Montez | 04 mar 2011 02:00 | Em resposta a: #204746

O Afonso foi um primo que não tive a felicidade de conhecer pessoalmente. Antes dele falecer troquei alguns emails com ele. Ele fez uma pesquisa fantástica da origem da família Montez daqui do Brasil. Sua pesquisa o fez visitar os cartórios de Santarem atrás dos dados da família

Carlos Montez (da Família Montez do Rio de Janeiro, Brasil)

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271744 | Gilson Nazareth | 04 mar 2011 03:26 | Em resposta a: #271742

Carlos,
Vc se refere ao Afonso Carlos Marques dos Santos?
O Afonso só sabia da sua família proxima, a pesquisa sobre os Nunes Montez,no RJ, foi feita por mim.
Gostaria de saber desta pesquisa pois,se existente,pode ser complementar da que realizei.,
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271745 | Gilson Nazareth | 04 mar 2011 03:40 | Em resposta a: #271742

Carlos,
Falamos do mesmo Afonso Carlos?
Afonso nunca fez pesquisas genealógicas, ao que eu saiba.
A pesquisa que tinha foi feita por mim,fomos amigos por mais de 40 anos.
Gostaria de saber o que lhe passou:haveria novidades para mim?Realmente teria pesquisado em Portugal?
Falei com ele,por telefone, até as vesperas de sua morte,falamos de genelogia e ele nada me contou sobre de ter realizado pesquisas outras...
Sua avó, que eu conheci muito bem, era filha natural de um Agostinho Nunes Montez mas nunca conseguimos precisar os avós desta senhora.
Interessa-me,muito a informação que tenha.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271748 | Carlos Montez | 04 mar 2011 11:34 | Em resposta a: #271745

Prezado Gilson,

Sim. Falamos do mesmo Afonso. Eu me equivoquei ao acreditar que ele havia feito pesquisas em Santarem. Eu tenho um email extenso dele, o qual reli hoje e realmente não há menção de que ele esteve em Portugal. Pelo contrário há um trecho no qual ele fala de suas pesquisas na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro:

"Tive muitas vezes a emoção de lidar com as plantas por ele assinadas e que fazem parte do acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, instituição herdeira da documentação da administração da Cidade deste os tempos coloniais."

No texto que Affonso me mandou, as raízes mais antigas da família e realmente do Agostinho Nunes Montez.

"As referências mais remotas da Família Montez, da qual descendemos, referem-se à Santa Iria, localidade próxima a Santarem, em Portugal, e onde nasceu Agostinho Nunes Montez, filho de Antonio Nunes Montez e Marcelina Antonia da Conceição, portugueses daquela região. Agostinho deve ter vindo para o Brasil na última década do século XVIII,""

...

No Brasil, eu sou neto de Dantez Edmundo Montez (que era chamado pelos netos de avô Manuel). Dantez Edmundo era irmão gêmeo de Edmundo Dantez Montez. Ambos eram filhos de Alfredo Nunes Montez, o qual também era bisavê do Affonso.

Eu estive em Portugal quatro vezes (Porto e Lisboa) e nunca passei em Santarém. Isso me deixa um pouco desgostoso porque eu sempre estive a trabalho em missões relacionadas a Universidade que eu trabalho (UFSC), e não encontrei tempo para conhecer a cidade dos meus antepassados.

Um abraço,

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271767 | Gilson Nazareth | 04 mar 2011 15:36 | Em resposta a: #271748

Carlos,
No batismo da avó de Afonso só tinha o nome da mãe.Na tradição oral ela se sabia filha de um Nunes Montez mas não tinha a memória do prenome, o Alfredo era uma hipótese. Saberia me dizer se ele encontrou algum documento referente a esta fiiliação? O avô materno dela seria, segundo a mesma tradição, o Padre Belisario Cardoso dos Santos,um educador famoso.
Infelizmente, no inventário da padre eram mencionadas filhas de diferentes uniões,afilhadas e agregadas mas não aparecia a bisavó do Afonso.
Gostaria, até como homenagem ao Afonso, deslindar estas ligações:de onde ele estiver irá ficar satisfeito.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271768 | Gilson Nazareth | 04 mar 2011 15:37 | Em resposta a: #271748

Carlos,
No batismo da avó de Afonso só tinha o nome da mãe.Na tradição oral ela se sabia filha de um Nunes Montez mas não tinha a memória do prenome, o Alfredo era uma hipótese. Saberia me dizer se ele encontrou algum documento referente a esta fiiliação? O avô materno dela seria, segundo a mesma tradição, o Padre Belisario Cardoso dos Santos,um educador famoso.
Infelizmente, no inventário da padre eram mencionadas filhas de diferentes uniões,afilhadas e agregadas mas não aparecia a bisavó do Afonso.
Gostaria, até como homenagem ao Afonso, deslindar estas ligações:de onde ele estiver irá ficar satisfeito.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#271772 | Carlos Montez | 04 mar 2011 16:25 | Em resposta a: #271767

Gilson,

Meu irmão, Luiz Montez, conhecia o Afonso pessoalmente. Eu vou perguntar a ele. Não posso fazê-lo agora pois ele saiu de férias e retorna em meados de Março.

Abraço,

Carlos

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#272535 | Carlos Montez | 15 mar 2011 01:11 | Em resposta a: #271768

Oi Gilson,

Encontrei o email que o Afonso me mandou em 12 de Setembro de 2002.

Transcrevo o extenso texto, conforme abaixo.

Um abraço,

Carlos
*************************************************

De Santarem ao Rio de Janeiro:
notas genealógicas acerca da família Montez

Afonso Carlos Marques dos Santos
(de origem Montez, pela sua avó materna, Maria Ignácia – Cotinha - filha caçula de Alfredo Nunes Montez)


As referências mais remotas da Família Montez, da qual descendemos, referem-se à Santa Iria, localidade próxima a Santarem, em Portugal, e onde nasceu Agostinho Nunes Montez, filho de Antonio Nunes Montez e Marcelina Antonia da Conceição, portugueses daquela região. Agostinho deve ter vindo para o Brasil na última década do século XVIII, tendo sido contemporâneo das conjurações que contestaram a dominação colonial e começavam a esboçar a autonomia política da América portuguesa. Mas os Montez que ficaram deixaram rastros para a nossa curiosidade. O Distrito de Santarem, com capital do mesmo nome, fica a 80 km da grande Lisboa, inserido no fértil Vale do Tejo, numa área territorial de 6.700 km2, possuindo atualmente uma população de 450 mil habitantes. Pelo menos duas ruas da capital têm o nome Montez, a rua Capitão António Montez e a rua Luis Montez Matoso. Há gente no mercado imobiliário, como a firma Montez Novo Comercialização de moradas, apartamentos, etc. Há um estabelecimento, considerado tradicional na cidade, que é o Restaurante Montez, localizado à rua Marquês de Pombal, Lt. 117 – R/C, no bairro de São Domingos, e cujo telefone é (043) 23460. Tenho notícia de que há profissionais de sobrenome Montez nas mais diversas atividades, incluindo a preservação do patrimônio cultural e outras funções da área pública..

Esse nosso primeiro Agostinho Nunes Montez casou com a carioca Eufrásia Maria da Conceição - filha de um português de Braga com uma gaúcha de Sacramento (1), nascida na Freguezia da Candelária. A cerimônia do casamento foi realizado em 1 de junho de 1799, na Capela de Nossa Senhora da Saúde, na Gamboa, que então pertencia à Freguezia da Candelária. O pai da Eufrásia era português de Santiago de Guineira, no Arcebispado de Braga, mas a sua mãe era da Colônia do Sacramento, havendo informações sobre os seus ascendentes (2 e 3). As origens lusitanas deste casal, nos permitem identificar a constituição de uma família brasileira no século XVIII, antes mesmo da autonomia política do país, num tempo em que os colonos ainda se identificavam como portugueses do Brasil. Deve ser observado que a Nação, mesmo para os que haviam nascido aqui, ainda era Portugal. O Brasil como Nação viria a se constituir num projeto dessa geração.

Há muita coisa a ser pesquisada, mas sabemos que este nosso antepassado Agostinho (quarto avô dos da minha geração e terceiro avô da geração da minha mãe, isto é, da geração dos netos de Alfredo Nunes Montez) destacou-se na época da Independência. Portanto, fez parte da geração de portugueses que optaram por ser brasileiros e participaram da criação do Estado Nacional no Brasil em 1822. Mais do que a descendência, Agostinho nos legou a fundação de uma nacionalidade. Foi Procurador da Câmara da Vila Nova de São José D’El Rei (a atual Tiradentes, uma das mais preciososas cidades históricas de Minas Gerais). Participou, em 1 de dezembro de 1822, da cerimônia de Juramento do Imperador, tendo conduzido o Imperador D. Pedro I do Campo de Santana, onde se deu a Aclamação, até a Capela Imperial no Terreiro do Paço, onde se daria a Coroação. Daí ter sido um dos signatários dos atos da Independência e da institucionalização do Estado Imperial.

Do casamento de Agostinho e Eufrásia, nasceu, na Freguezia da Candelária, em 1801, Agostinho Nunes Montez Junior, que viria a se casar duas vezes. Em primeiras núpcias, com Carlota Rosa Viterbo, uma mineira de Itabira do Campo, Minas Gerais, e que viria a falecer com 44 anos, em 1852. Deste casamento nasceu um outro Agostinho Nunes Montez que, por sua vez, casou, em 1845, com Cecília Carlota de Sousa Caldas. Este terceiro Agostinho faleceu em 1886 e parece não ter deixado descendência. Com o falecimento de Dona Carlota, o nosso antepassado Agostinho Nunes Montez Junior, então com mais de 50 anos, vai casar-se com a jovem carioca Carolina da Silva Tavares (4), filha de portugueses (o pai de Barcelos e a mãe de Lisboa) que devia ter uns 24 anos na ocasião. Para os hábitos daquele tempo ela já devia ter passado da época casadoira, mas é deste matrimônio, do Agostinho Junior com a Carolina, que descendemos. Agostinho Nunes Montez Junior foi Agrimensor na Câmara Municipal da Corte, tendo sido o responsável, entre inúmeros trabalhos, pelo arruamento da Cidade Nova em 1859.

Tive muitas vezes a emoção de lidar com as plantas por ele assinadas e que fazem parte do acervo do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, instituição herdeira da documentação da administração da Cidade deste os tempos coloniais. Os dois Agostinhos pertenceram a uma pequena burguesia urbana, identificada aos serviços do Estado, sendo contemporâneos da transformação da Cidade em sede da monarquia lusitana e em capital do novo Império. Viveram na área central da Cidade, que viria a ser radicalmente alterada nos primeiros tempos da República. Desde o final do século XVIII, era gente da Freguezia da Candelária, como atestam os registros paroquiais. Ë interessante observar que os casamentos foram feitos com filhas de portugueses de diversa procedência. Recentemente estive com o Presidente da Câmara Municipal de Santarem, que veio ao Rio acompanhado da diretora do Museu dedicado a Pedro Alvares Cabral, seu filho mais ilustre. Eles me informaram que ainda há gente de sobrenome Montez na Cidade, sobrenome de um militar que é nome de rua e de um restaurante tradicional em Santarem, como indiquei anteriormente. Também se dispuseram a fazer contato com os genealogistas locais. Quem sabe onde poderemos parar? Devo ainda informar que estas notas genealógicas só foram possíveis graças às pesquisas de um amigo de inúmeras décadas, genealogista emérito, o Prof. Dr. Gilson do Coutto Nazareth, um dos maiores conhecedores da genealogia brasileira, em geral, e da genealogia fluminense e carioca, em particular.

O nosso bisavô Alfredo Nunes Montez, avô da geração de minha mãe, é filho deste segundo casamento, de Agostinho Junior com Carolina. Também ele teve duas uniões, tendo sido casado em primeiras núpcias com a fluminense Amélia Maria da Silva e em segundas com a pernambucana Ermelinda Ignácia de Sant’Anna. Este nosso avô Alfredo, seguindo, pelo que parece, uma tradição familiar, ocupou cargos relevantes na administração pública, tendo sido diretor do Presídio que ficava onde está o atual complexo Frei Caneca. Seus filhos, entretanto, tiveram vidas difíceis do ponto de vista material, mas mantiveram-se unidos. União que parece ser o nosso maior patrimônio.

Do casamento com Amélia Maria da Silva, Alfredo Nunes Montez foi pai de Edmundo Dantez Montez e Dantez Edmundo Montez (Manuel), gêmeos, e de Alfredo Nunes Montez (Doca) e Petronílio Nunes Montez. Da união com a jovem pernambucana Ermelinda Ignácia de Sant’Anna, foi pai de Pedro Ignácio de Sant’Anna [Montez]; Carolina Ignácia de Sant’Anna [Montez]; Idalina Ignácia de Sant’Anna [Montez] e Maria Ignácia de Sant’Anna [Montez]. Alfredo Nunes Montez faleceu em 1911, deixando a filha caçula com três anos. A sua segunda mulher, Ermelinda, viria a falecer muito jovem, aos 33 anos, em 1921. Há muita coisa a ser incorporada a este texto, especialmente acerca da ampla e diversificada descendência de Alfredo Nunes Montez, localizando a trajetória das famílias e indivíduos das gerações posteriores. Este é, portanto, um texto inconcluso.


1) Pais e avós de Eufrásia Maria da Conceição:
José de Brito Ribeiro (Capitão)
n. Santiago de Guineira (Arcebispado de Braga)
filho de João Fernandes de Brito e Maria Geoes
casado Rio (Candelária) em 22/01/1775
c/ Rita Maria do Carmo
n. Colônia do Sacramento
filha do Tenente Inácio Gomes da Silva e Maria de Oliveira

2) Avós maternos de Eufrásia Maria da Conceição:
Inácio Gomes da Silva (Tenente)
n. Barcelos (Freguesia de São Simão do Junqueiro) Arcebispado de Braga
filho de Antonio Gomes e Luiza de Oliveira (
c/ Maria de Oliveira
n. e f. Na Colônia do Sacramento
filha de Miguel de Oliveira e Tereza de Jesus
Pais de:
Rita Maria do Carmo c.c. José de Brito Ribeiro
Josefa Gomes n. Col. Do Sacr. C/c Pascoal da Silveira em 1754
Jacinta de Oliveira cc Antonio Machado Romeiro em1756

3) Pais da avó materna da Eufrásia:
Miguel de Oliveira
Cc Tereza de Jesus (sepultada. Na Matriz da Col. De Sacramento)
Cc em 2as c/ Mariana da Cruz em 8 de janeiro de 1729 (n. Na Freg. De São João de Icaraí) filha de Inácio Gago e Isabel dos Passos.

4) Pais e avós de Carolina da Silva Tavares:
Filha de:
Antonio José Lopes, nascido em Vila de Barcelos, Portugal
e de Mariana Margarida da Silva, nascida em Rio de Moura, no Patriarcado de Lisboa.
Antonio José Lopes era filho de Bernardo José Lopes e Maria da Conceição (ambos de Barcelos). Mariana Margarida da Silva era filha de Joaquim José da Silva e Maria Benedita (ambos de Lisboa).
Padrinhos:
Os padrinhos de Carolina foram Antonio Tavares Guerra e Maria Antonia da Silva, de quem adotou os sobrenomes. Carolina nasceu em 23 de janeiro de 1828 e foi batisada no dia 23 de abril do mesmo ano. O seu batismo está registrado no Livro Sexto da Candelária, fls. 186.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#272543 | Gilson Nazareth | 15 mar 2011 04:10 | Em resposta a: #272535

Carlos,
Há duas imprecisões no texto:
São José Del Rei não está confirmadamente identificada,ao que eu saiba, há a possibilidade de ter sido fluminense e próxima a Itaborai.
Alfredo Nunes Montez não está comprovado como pai da irmandade Santana , só parece nos batizados a filiação materna.
D.Cotinha só informava que o pai era da família Nunes Montez,da qual poderia descender por senhora.D.Cotinha era muto alegre e brincalhona,por vezes não se sabia quando falava sério ou não;basta dizer que se apresentava como Baroneza de Itacurusá.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#281952 | jmontez | 16 jul 2011 19:11 | Em resposta a: #232446

Olá a todos!

Com o nascimento recente do meu filho Francisco, decidi iniciar a criação da sua árvore genealógica, que ainda está numa fase muito inicial. Agradeço desde já a ajuda que me possam dar, com base na história recente que conheço da minha família Montez e que é a seguinte:

Francisco Aragão Melchior Santos Montez (2007-...) (meu filho),
filho de João Pedro Andrade Santos Costa Montez (1975-...) (eu próprio),
filho de Rui Manuel Costa Montez (1953-...),
filho de Edmundo Moura Montez (1925-1983),
filho de Manuel Rodrigues Montez (?-?)

O meu bisavô Manuel Rodrigues Montez (?-?) foi casado com Joaquina Moura (?-?) e teve dois filhos para além do meu avô Edmundo Moura Montez, sendo que apenas sei o nome de um deles: Manuel Moura [?] Montez (1928-...).

Toda a minha família Montez é da zona de Santarém.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumprimentos,
João Pedro Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#284297 | I Rodrigues | 09 ago 2011 00:20 | Em resposta a: #281952

A minha família Montez é a mesma da Paula Montez (prima) e é originária das Abitureiras / Joaninho. Todas as zonas referidas, Casais do Cortelo, Tremês, Sinterra, etc, são muito próximas e eram zona de circulação, cruzamentos familiares e residência das pessoas dali, designadamente dos Montezes, com z, segundo a minha versão dos Montezes que é por via da minha avó materna Ana Ferreira Montez(n.1908) e natural do Joaninho/Abitureiras/Santarém. A minha avó Ana teve, creio, 7 ou 8 irmãos : António Duarte Montez, Victor Montez, Afonso Montez, José Montez (Óbidos), Raúl Montez, Celestina Montez, Ester Montez (não sei se assinavam todos Duarte Montez), e era prima direita dos irmãos Luiz Duarte Montez Júnior e Silvina de MIranda Craveiro Lopes Salgado Montez, filhos de Luíz Duarte Montez, irmão do meu bisavô Bernardo(?) Montez que morreu novo (39 ou 40 anos?) foi sapateiro (pouco) e ferveroso e empenhado republicano (mais). Um dos irmãos do meu bisavô foi governador civil nas Caldas da Rainha e não deixou filhos.
Lembro-me de ouvir falar de outros Montez, também parentes, de Alcanede ou Tremês dos quais descenderia o dono da Espingardaria Montez no rossio e o Actor António Montez. Lembro-me também de ouvir as incertas versões de que viriam de Espanha (via Alentejo) ou do Norte (Galiza?).
Se alguém tiver mais informações ou árvores genealógicas que envolva este ramo agradeço a partilha.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#284300 | I Rodrigues | 09 ago 2011 00:37 | Em resposta a: #281952

A minha família Montez é a mesma da Paula Montez (prima) e é originária das Abitureiras / Joaninho. Todas as zonas referidas, Casais do Cortelo, Tremês, Sinterra, etc, são muito próximas e eram zona de circulação, cruzamentos familiares e residência das pessoas dali, designadamente dos Montezes, com z, segundo a minha versão dos Montezes que é por via da minha avó materna Ana Ferreira Montez(n.1908) e natural do Joaninho/Abitureiras/Santarém. A minha avó Ana teve, creio, 7 ou 8 irmãos : António Duarte Montez, Victor Montez, Afonso Montez, José Montez (Óbidos), Raúl Montez, Celestina Montez, Ester Montez (não sei se assinavam todos Duarte Montez), e era prima direita dos irmãos Luiz Duarte Montez Júnior e Silvina de MIranda Craveiro Lopes Salgado Montez, filhos de Luíz Duarte Montez, irmão do meu bisavô Bernardo(?) Montez que morreu novo (39 ou 40 anos?) foi sapateiro (pouco) e ferveroso e empenhado republicano (mais). Um dos irmãos do meu bisavô foi governador civil nas Caldas da Rainha e não deixou filhos.
Lembro-me de ouvir falar de outros Montez, também parentes, de Alcanede ou Tremês dos quais descenderia o dono da Espingardaria Montez no rossio e o Actor António Montez. Lembro-me também de ouvir as incertas versões de que viriam de Espanha (via Alentejo) ou do Norte (Galiza?).
Se alguém tiver mais informações ou árvores genealógicas que envolva este ramo agradeço a partilha.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#286272 | CAPICUA | 02 set 2011 16:15 | Em resposta a: #284300

Caro I Rodrigues,

Por acaso também tem ligação aos meus Montez da Várzea ou tem conhecimento se ainda há algum Montez na Várzea?
Começando por meu Pai:Mário Guilherme de Carvalho Montez de Moura 2.06.1925 (Coruche)
filho de Maria de Jesus de Carvalho Montez de Moura 15-10-1903 (Coruche)
filha de Manuel Alexandre Montez (capitão) 28.10.1867 -Varzea - Vilgateira
filho de Francisco Montez 03-08-1817-Casais das Arroteias- Varzea (casou com Maria Gertrudes (filha de José Rodrigues e Maria da Piedade também todos da Várzea)moraram nos Casais de Curutelos
filho de José Montez 178... (Várzea e casou em 8-01-1815 com Maria Antónia natural da Romeira e filha de Manuel António e Antónia Joaquina todos da Romeira)
filho de António Montez 17... Várzea casou com Maria do espírito Santo também da Várzea.
Estes são todos os dados que tenho. O meu bisavô Manuel Alexandre raramente falava da família, casou em Coruche viveu no Estoril e morreu em Coruche, onde nós, todos os seus descendentes nascemos. Infelizmente do ramo de Coruche resta meu pai eu e minha irmã.
Se tiver apontamentos sobre Montezes desta região agradeço todos os dados pois estou há alguns anos a residir no Porto e não tenho contacto com nenhum Montez.
Cumprimentos
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#288876 | JACINTO M.N. MONTEZ | 10 out 2011 22:37 | Em resposta a: #281952

Olá!

João Pedro Montez.

Sou primo do teu pai.
O meu pai era irmão do teu avô Edmundo.
O meu pai era Manuel Moura Montez.
O outro irmão era Carlos Montez, que residia em Rio Maior.

Gostava de ter mais informação da familia.

Cumprimentos,
Jacinto Nanuel Nunes Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#308029 | solopes | 12 jun 2012 21:21 | Em resposta a: #286272

Olá Montezes
Também sou Montez, mas algo perdido. Os meus avós maternos eram de Vilgateira - Várzea, mas não usavam o nome Montez, penso que por a minha avó dele ter prescindido no casamento, sendo ela, nesse caso, o elo Montez do meu nome. Chamavam-se António Paulino Pequeno (alcunha adoptada) e Francelina da Graça. Tiveram três filhos José (padre Paulino), Mariana e Maria Luísa, a minha mãe.
Cumprimentos e parabéns pelo vosso esforço
Avelino Montez Sousa Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#308040 | solopes | 12 jun 2012 22:05 | Em resposta a: #308029

Caros Montezes
Depois da minha intervenção fui vasculhar a menóris dos 90 anos da minha mãe, e posso acrescentar que a minha avó Francelina era filha de José e Espírito Santo, com um irmão chamado João. parece começar a colar nalguns nomes que já li nas anteriores mensagens.
Cumprimentos
Avelino

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#308772 | CAPICUA | 22 jun 2012 01:17 | Em resposta a: #308040

Caro Avelino

Como poderá ler nas minhas mensagens anteriores, o meu Montez é também de Vilgateira e infelizmente ainda não consegui encontrar parente algum.
Será que nas memórias de sua mãe não estará ainda o meu bisavô Alexandre Montez, capitão do exército, nascido em Vilgateira? Ele raramente falava na família, por isso não tenho qualquer história familiar para contar.
Qualquer detalhe que consiga acrescentar, agradeço.

Cumprimentos.
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Amarais de Nelas

#311462 | larama | 07 ago 2012 12:32 | Em resposta a: #73782

Boa Tarde,

Só agora e após uma busca e de acordo com contactos efectuados com familiares, gostaria de obter informações sobre a família Correa do Amaral, que parece-me que se encontra na zona de Nelas.

Carlos Miguel do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322062 | Jorge M Montez | 28 jan 2013 21:45 | Em resposta a: #220438

Tomei conhecimento deste forum através de um colega de trabalho. Chamo-me Jorge Manuel Martins Madeira Montez
sou filho de Carlos Madeira Montez natural de São Nicolau conselho de Santarém, os meus avós são António Madeira Montez e Maria do Rosário Governo Montez.

Sei que o meu pai tinha mais dois irmãos um é António Montez da espingardaria A Montez outro era padre na Estrela.
salvo erro havia mais uma irmã.

O meu pai tinha mais três filhos dois rapazes e uma rapariga, um que faleceu que se chamava Carlos Nobre da Veiga
Montez o outro que foi medico no hospital da marinha que salvo erro se chamava Fernando E N. Veiga Montez, a rapariga
não sei o seu nome.

Gostaria de conhecer mais da minha familia.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322077 | JCC | 29 jan 2013 11:39 | Em resposta a: #322062

Caro Jorge Montez


Também eu tenho antepassados Montez em Santarém.

No entanto, para podermos ajudar, será necessário que indique mais dados, principalmente datas e locai de nascimento, casamento, etc, para que se veja se se trata das mesmas pessoas ou de pessoas diferentes com nomes iguais.

Admitamos que o seu pai tenha nascido no anos 30 do séc. XX. Se isto for verdade o seu avô deverá ter nascido nos princípios desse século.

Assim, o que lhe posso sugerir, é que obtenha cópia do assento de nascimento do seu pais (é mais barato que uma certidão). Aí encontrará os nomes dos pais dele (seus avós) e também dos avós (seus bisavós) bem como os seus locais de nascimento

Depois é andar para trás, uma geração de cada vez, seguindo este processo. Para trás de 1911 não existem assentos de nascimento mas sim assentos de baptismo. No entanto o estado “nacionalizou” os livros paroquiais pelo que também estes se encontram ou nas conservatórias do registo civil (os mais recentes) ou nos arquivos (no caso de Santarém há livros em Santarém e na Torre do Tombo).
Deixo-lhe aqui os meus Montez, mas trata-se de gente no séc. XVIII, pelo que ainda não deverá conseguir ligar, a partir do meu bisavô José Levy da Silva Saturnino (a numeração seguida implica o seguinte: o nº x tem como pai o nº 2x e mãe o nº 2x+1):

--- 1ª Geração ---

1. José Levy da Silva Saturnino. Nasceu a 13 Mar 1858 em S. Nicolau, Santarém. Casou com Maria Joana Sameiro Rosado, filha de Martinho Pedro Rosado e Joana do Carmo Ramalho Sameiro, em 9 Set 1885 sendo testemunhas Martinho Pedro Rosado e José Francisco da Silva Saturnino . Faleceu a 18 Mai 1939 com 81 anos.

--- 2ª Geração ---

2. José Francisco da Silva Saturnino. Nasceu a 10 Out 1815 em Marvila, Santarém. Casou com Margarida de Cortona Gameiro Zuzarte Santa-Maria , filha de Luiz Freire de Mendonça Juzarte Santa-Maria e D. Mariana Rita Gameiro , a 29 Dez 1841 na Igreja de S. Nicolau, Santarém, sendo testemunhas Joaquim Coelho da Silva Gameiro.

3. Margarida de Cortona Gameiro Zuzarte Santa-Maria foi baptizada a 24 Fev 1824 na Igreja de S. Nicolau, Santarém. Casou com José Francisco da Silva Saturnino , filho de Francisco Luiz António e Silva e Jacinta Rosa em 29 Dez 1841 na Igreja de S. Nicolau, Santarém

--- 3ª Geração ---

4. Francisco Luiz António e Silva . Nasceu em 1771 em Nª. Sª. da Purificação, Pontével. Foi baptizado a 2 Jun 1771 na Igreja de Nª Sª da Purificação, Pontével, Cartaxo. Casou com Jacinta Rosa, filha de António Montez e Bernardina Rosa, depois 1781.

5. Jacinta Rosa. Nasceu em 1778 em Salvador, Santarém. Foi baptizada a 17 Out 1778 em S. Salvador, Santarém. Casou com Francisco Luiz António e Silva, filho de António Luiz e Antónia Joaquina da Silva, depois de 1781.

6. Luiz Freire de Mendonça Juzarte Santa-Maria casou com D. Mariana Rita Gameiro, filha de Dr. Joaquim José Gameiro e D. Catarina Inácia Rosa . Nasceu em 1783 em Recife de Santo António de Pernanbuco.

7. D. Mariana Rita Gameiro. Nasceu em Salvador, Santarém. Casou com Luiz Freire de Mendonça Juzarte Santa-Maria , filho de Joaquim Isidoro Freire de Mendonça e D. Maria de Santa Ana e Oliveira

--- 4ª Geração ---

8. António Luiz casou com Antónia Joaquina da Silva filha de Manuel da Silva Carreira e Joana da Fonseca (Foncequa)

9. Antónia Joaquina da Silva casou com António Luiz, filho de Francisco Luís e Antónia Joaquina da Silva

10. António Montez casou com Bernardina Rosa, filha de António Mendes e Josefa Teresa


11. Bernardina Rosa casou com António Montez, filho de José Montez e Eufrásia Maria.


Para mais ajuda queira consultar a página:
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236


Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322085 | Jorge M Montez | 29 jan 2013 15:26 | Em resposta a: #322077

Caro ICC



Neste momento os dados que tenho em relação ao meu pai é a certidão de óbito.

Ele faleceu em 21 de Abril de 1960 com 66 anos de idade por isso nasceu em 1894. dai eu saber que ele
e natural de São Nicolau, conselho de Santarém. e era filho de António Madeira Montez e de Maria do Rosário
Governo Montez meus avós por isso as datas de nascimento são antes de 1900.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322103 | JCC | 29 jan 2013 22:46 | Em resposta a: #322085

Caro Jorge Montez

Então o seu pai nasceu mais cedo do que eu pensei inicialmente. Comece então por procurar o seu assento de baptismo em São Nicolau. Aí estará o local de nascimento dos seus avós e os nomes dos bisavós.

Com estas data o seu avô deverá ter nascido por volta de 1864-1874 e os seus bisavós 20-30 anos antes do seu avô.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322104 | f4b2 | 29 jan 2013 22:56 | Em resposta a: #322085

Caro jorge Montez

Deixo-lhe estas notas que retirei do Anuário de Portugal do ano de 1909.cito:

- ANTÓNIO MADEIRA MONTEZ - Solicitador em Santarém,1909

- AUGUSTO MONTEZ - Proposto da Recebedoria de Santarém em 1909

- MANOEL PEDRO MONTEZ - 1ºAspirante da Repartição Districtal de Fazenda de Santarém em 1909

- JOSÉ DUARTE MONTEZ - Casa de Ferragens em Santarém,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322123 | Jorge M Montez | 30 jan 2013 17:56 | Em resposta a: #322103

Caro JCC

Obrigado pela informação eu vou procurar essa informação depois comunico-

Cumprimentos


Jorge Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322125 | Jorge M Montez | 30 jan 2013 18:05 | Em resposta a: #322104

Caro João Barroca


Obrigado pela informação, eu vou a Santarém a freguesia de São Nicolau ver os registos de nascimento
depois entro em contato


Cumprimentos

Jorge Montez

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322164 | JCC | 31 jan 2013 10:58 | Em resposta a: #322125

Caro Jorge Montez

Sugiro que verifique, antes de ir a Santarém, pois creio que alguns dos livros de Santarém estão em Lisboa na Torre do Tombo.

Vou ver se tenho por aqui um guia de fundos e depois direi mas, se quiser, por telefone, a Torre do Tombo certamente informará.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#322165 | JCC | 31 jan 2013 11:05 | Em resposta a: #322125

Confirma-se o que disse na outra mensagem

Os livros de S. Nicolau, bem como os do Salvador, anteriores a 1910, estão no Arquivo Distrital de Lisboa, no edifício da Torre do Tombo (Cidade Univeritária).

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#326188 | nfctf | 26 mar 2013 21:07 | Em resposta a: #322104

Boa noite

por acaso não terão alguma referência a Feliciano Montez casado com Theresa Lourença e que era natural das Abitureiras?

sei que um filho casou em 1780 na Igreja de Nossa Senhora do Pópulo em Caldas da Rainha

cumprimentos
Nuno ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#334692 | nfctf | 01 set 2013 23:18 | Em resposta a: #286272

boa noite

por acaso o nome Feliciano Montez não será do seu conhecimento?

o que sei dele é que era natural de Abitureiras e teve um filho chamado José Feliciano que se casou em 1780 em Nossa Senhora do Pópulo nas Caldas da Rainha. Era casado com Theresa Lourença..

Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#335771 | CAPICUA | 25 set 2013 22:57 | Em resposta a: #334692

Caro Nuno

Desculpe só agora responder á sua mensagem mas estive ausente e só agora estou a pôr os assuntos em dia.
Infelizmente o meu ramo Montez é o que está menos desenvolvido uma vez que estou agora a residir no Porto e , por isso, tenho dificuldade em pesquisar na Torre do Tombo.
Tudo o que tenho, até agora, é o que consta aqui na base de dados .
Cumprimentos,
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338593 | isam | 25 nov 2013 08:20 | Em resposta a: #284297

Bom dia. A minha família também é originária de Abitureiras/Joaninho. A minha avó é Jaquelina Glórias Montêz, filha de Elisa Rita Glórias e José Duarte Montêz, filho de Francisco Montêz. A minha avó é prima de Jaquelina Duarte Ferreira. A minha avó paterna teve 7 irmãos: António Duarte Montêz; João Duarte Montêz (ainda vivo); José Duarte Montêz; Etelvina Glórias Montêz; Francisco Glórias Montêz; Aniceto Glórias Montêz e Alfredo Glórias Montêz. A família encontra-se dispersa entre Lisboa e Santarém. Gostava de conhecer quem somos... Conheci há pouco ainda o João Montêz (Capitão na Academia Militar em Lisboa), sei que os pais tem agora casa no Bairro D. Constança (Joaninho) e tem 2 filhos: João e Ana. Em Lisboa vive a Ilda Montêz Canário e as duas filhas Catarina e Sónia Montêz, com quem me relaciono mais ( A Ilda é filha de Etelvina e Joaquim José Canário da zona da Sinterra)

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338599 | JCC | 25 nov 2013 15:14 | Em resposta a: #338593

Boa tarde

Pode colocar datas nas várias pessoas para facilitar encontrar parentes? Eu tenho vários Montez, na zona de Santarém, mas sem datas não faço ideia se vale a pena tentar encontrar as ligações.

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338618 | 6099 | 25 nov 2013 21:40 | Em resposta a: #338599

Caro João Cordovil Cardoso:

Tem alguma informação sobre a ascendência de José Madeira Montez (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2223559), nascido em Santarém em 1881 e falecido em Santarém, Freguesia de Tremês, em 29.9.1943 e que foi proprietário da Casa da Cerca em Tremês, Advogado em Lisboa, Deputado à Assembleia Constituinte, Membro da Comissão Republicana de Santarém (6.10.1910) e Presidente da Câmara Municipal daquela cidade (1911-1912)?

Obrigado e cumprimentos,

José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338633 | JCC | 26 nov 2013 00:35 | Em resposta a: #338618

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Os Montez que tenho são mais antigos, depois o apelido desaparece já que, nocaso dos meus antepassados, a linha é feminina.

De qualquer modo deixo aqui o que tenho:

1. José Francisco da Silva Saturnino Nasceu em 10 Out 1815 em Marvila, Santarém.


2. Francisco Luiz António Silva Nasceu em 1771 em Nª. Sª. da Purificação, Pontével. i baptizado em 2 Jun 1771 em Igreja de Nª Sª da Purificação, Pontével, Cartaxo. casou com Jacinta Rosa , filha de António Montez e Bernardina Rosa,

3. Jacinta Rosa Nasceu em 1778 em Salvador, Santarém. foi baptizada em 17 Out 1778 em S. Salvador, Santarém.


6. António Montez casou com Bernardina Rosa

7. Bernardina Rosa


12. José Montez casou com Eufrasia Maria

13. Eufrasia Maria


A Jacinta Rosa tem, que eu tenha encontrado, 5 irmãos:

José - n. 1777
José (sic) - n. 1780
Bernardino -n. 1782
Romão -n. 1784
Maria - n. 1785


Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338638 | 6099 | 26 nov 2013 08:31 | Em resposta a: #338633

Caro João Cordovil Cardoso:

O meu interesse nos Montezes é restrito e, como notou, em geraçoes mais recentes (nomeadamente no ramo Madeira Montez).
Em todo o caso agradeço-lhe a amabilidade da resposta.

Cumprimentos,

José Paulo Bandeira de Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338642 | isam | 26 nov 2013 10:19 | Em resposta a: #338599

Bem, Jaquelina Glórias Montêz (minha avó paterna ainda viva) nasceu a 26/10/1931; Aniceto G. Montêz 12/07/1928; Francisco Glórias Montêz a Fevereiro de 1932; Etelvina Glórias Montêz 7/9/1924; João Duarte Montêz 25/08/1921 (ainda vivo. filhos de Francisco Duarte Montêz e Elisa Rita Glórias. Neste momento não tenho presente mais datas, pelo que posso pesquisar junto dela. Existem Montêz em Camarate, irmãos do meu bisavô Franscisco por parte de uma irmã de seu nome Adelina Duarte Montêz.

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338643 | JCC | 26 nov 2013 11:00 | Em resposta a: #338642

Como poderá ver na mensagem que coloquei mais acima osmeus sãomuitomais antigos, do sec.XVIII
Cumprmentos
JoãoCordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Família MONTEZ

#338692 | isam | 27 nov 2013 08:30 | Em resposta a: #338643

Bom dia. Ouvi muitas vezes a minha avó e familiares falarem de nós sermos provenientes de Espanha, e que possuímos brasão inclusive, embora não saibam bem explicar as ligações e ramificações. Ela já não se recorda de muita coisa, no entanto, quando estiver com ela vou tentar ir o mais longe possível no tempo, pois parece-me que vimos todos da mesma família Montêz que veio para Portugal e foi para o Brasil. Até os nomes da família ao longo dos tempos vão-se repetindo, nomeadamente o meu, que nunca pensei existir alguém com ele, tendo descoberto no fórum uma familiar antiga com o meu segundo nome.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#350061 | crismontez | 09 set 2014 00:29 | Em resposta a: #667

boa noite,

Sou a Ana Cristina Patricio Montez , cuja família é originária da zona de Santarém. O meu pai Alcindo Pereira Montez nasceu em S. Nicolau e o meu avô Guilherme Montez nasceu na Moçarria.

Quando era pequena recordo-me de ouvir o meu avô contar a seguinte história ( o meu avô nasceu em 1898 ).

O avô dele ( 2º quartel do século XIX ) teria vindo para Portugal , com vários dos seus irmãos , jovens ainda solteiros, tendo-se estabelecido nas freguesias da Moçarria, Abitureiras e Securio. Vinham da Galiza , da zona de Tuy . Dedicaram-se à agricultura. Por 2 vezes, o meu avô se deslocou de comboio, ao local original nos arredores de Tuy , por motivo de heranças antigas por resolver..
Como particularidades interessantes do grupo familiar e das fotos que vi , todos os membros masculinos apresentavam estatura elevada para a época ( 1,75 a 1,80 m ), cabelo escuro ligeiramente crespo, testa alta e ligeiramente inclinada e grandes entradas na fronte. Braços e mãos muito compridos e pés grandes. O meu avô, o meu pai, o meu irmão, os meus tios todos eram do grupo sanguíneo O negativo. Falámos por diversas vezes sobre a família Montez Champallimaud mas o meu avô não tinha conhecimento que tivessem algum parente na zona do Douro.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#350063 | jmontez | 09 set 2014 01:09 | Em resposta a: #288876

Caro Jacinto,

Deixo-lhe o e-mail do meu pai e o meu:

montez.rui@gmail.com
joao.montez@gmail.com

Cumprimentos,
João Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#350938 | alice Montez | 07 out 2014 14:42 | Em resposta a: #667

Abitureiras - Santarém

Resposta

Link directo:

Família Montez

#350939 | alice Montez | 07 out 2014 14:51 | Em resposta a: #667

É muito importante saber a data de registo (BI) pois só assim podemos consultar as nossas árvores genealógicas. Nomes e datas.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#350940 | alice Montez | 07 out 2014 15:14 | Em resposta a: #667

"estatura elevada para a época ( 1,75 a 1,80 m ), cabelo escuro ligeiramente crespo, testa alta e ligeiramente inclinada e grandes entradas na fronte. Braços e mãos muito compridos e pés grandes"

Concordo consigo. Os homens da minha família tem ou tiveram (pois já não estão entre nós) estas características. Mas apesar disso não encontro ninguém na minha árvore genealógica com o nome do seu avó ou pai. E a minha família também é de perto da terra do seu avo, somos das Abitureiras.

Cumprimentos,
Alice Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#351162 | Jorge M Montez | 13 out 2014 16:08 | Em resposta a: #667

caro I Rodrigues
Li na sua mensagem de 9Ago2011 de ouvir falar que o dono da espingardaria A Montez ainda parentes
da sua família. eu sou sobrinho de Antonio Montez filho de Carlos Madeira Montez seu irmão.
como pode consultar neste fórum de mensagens de 28-jan-2013
Cumprimentos
jorge montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#352503 | Ana MC | 27 nov 2014 17:59 | Em resposta a: #351162

Olá Jorge,
Por conjunturas muito interessantes do rumo da vida, quis o Universo que enquanto construo a minha Árvore o encontrasse e visse que procura os seus familiares.
Sou neta do seu pai.
Vivo fora de Lisboa mas estou neste momento cá, caso esteja interessado em que possamos falar diga me pois podemos estabelecer contacto.
O Antônio Montez da espingardaria e o José padre não eram irmãos do seu pai mas sim primo e tio...
Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

Família Montez

#357229 | Jorge M Montez | 04 mai 2015 00:47 | Em resposta a: #338638

Caro
José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Sou Jorge Manuel Martins Madeira Montez, sou sobrinho de José Madeira Montez filho do seu irmão
Carlos Madeira Montez o que lhe posso informar sobre a sua ascendência e descendência.

Pai. António Madeira Montez natural freg. Abitureiras
Mãe Maria do Rosário Governo Montez natural freg. são Tiago Maior Tremês

Filhos
JOSÉ MADEIRA MONTEZ nasceu a 21-11-1881 em Marvila,Santarém
faleceu a 29-09-1943 em Tremês

Julio Madeira Montez nasceu a 16-12-1883 em Marvila,Santarém
faleceu a 17- - 1942 no Cartaxo

António Madeira Montez Junior nasceu a 27.12-1885 em Marvila,Santarém
faleceu a 9 - 4-1918 na batalha de La Lys

Joaquim Madeira Montez nasceu a 3 - 3-1889 freg, São Nicolau
faleceu a 1- 1-1933 em Benavente

Maria Madeira Montez nasceu a 2 - 5 1891 na freg. São Nicolau
faleceu a ???

Carlos Madeira Montez nasceu a 6 - 8 -1893 na freg. São Nicolau
faleceu a 21- 4 -1960 em Lisboa

Eduardo Madeira Montez nasceu a 12- 2 -1896 na freg. São Nicolau
faleceu a 13 -5 - 1974 nas Caldas da Rainha

Se tiver alguma informação sobre descendentes agradecia ou restantes familiares.

Cumprimentos

Jorge Montez


Resposta

Link directo:

Família Montez

#357233 | Jorge M Montez | 04 mai 2015 08:47 | Em resposta a: #338638

Caro
João Paulo C.F. Bandeira de Figueiredo

Por lapso esqueci-me de mencionar os avós de José Madeira Montez

Avós Paternos
Fortunato Madeira e Maria Alexandrina

Avós Maternos
José Ferreira Governo e Maria de Nazarett

Cumprimentos

Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362272 | alice Montez | 10 out 2015 11:48 | Em resposta a: #667

Caro amigo Jorge,

O tronco da minha árvore é:
Antonio Madeira Balau
Joana Rosa

Raizes:
JOSÉ MADEIRA BALAU 1880

MARIA LUZIARIA
FORTUNATO MADEIRA
ALEXANDRINA ROSA


JOSÉ MADEIRA BALAU (25-7-1880) GESTRUDES CARREIRA (22-2-1883)
FILHO DE : ANTÓNIO MADEIRA BALAU
MARIA LUSIÁRIA (PATERNO)
FORTUNATO MADEIRA
ALEXANDRINA ROSA (MATERNA)

DESCENDENTES:
MARIA ROSA CARREIRA (24-12-1904 REGISTADO EM 24-12-1904)
LEONILDE ROSA CARREIRA (1-09-1907)

ANTÓNIO MADEIRA BALU( 10-11-1910)
ANA MADEIRA BALAU (13-02-1912)
JOSÉ CARREIRA MADEIRA
FRANCISCO CARREIRA MADEIRA (28-02-1921)
FLORINDA ROSA CARREIRA (07-02-1925)

Todos tem o nasceu e o registado como. E o JOSE CARREIRA MADEIRA não tem nada.

É muito confuso primeiro há muitos nomes Balau ( alcunha do meu pai até morrer) mais tarde é que parece ter mudado para Montez.
Os troncos mais pequenos tem Julio Balau Montez (1885)
Pode ser que ajude um pouco.

Cumprimentos
Alice Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362313 | Jorge M Montez | 11 out 2015 16:52 | Em resposta a: #362272

Cara amiga Alice Montez

Na minha pesquisa sobre a minha família o Montez é da parte materna. O Madeira e da parte paterna

sobre Madeira encontrei uma ligação Madeira Balau que é a seguinte.

Margarida nasceu a 9-9-1859

Filha de Manuel Madeira Balau e Luiza Maria
Avós paternos Manuel Madeira e Maria Antónia
Avós maternos Mário Costa e Maria Genoveva

Francisco nasceu a 25-6-1861
Filho de José Madeira Balau e Anna Maria
Avós paternos Manuel Madeira e Maria Antónia
Avós maternos José Carvalho Cordeiro e Maria Rita

Neste momento e que tenho pois ando á procura de um José (Montez) que era padre e deve ter
falecido nos anos 60 que era tio do meu pai-

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362314 | Jorge M Montez | 11 out 2015 17:00 | Em resposta a: #362272

Cara amiga Alice Montez

Por lapso não disse o local de nascimento de Margarida e de Francisco são ambos de Abitureiras
Santarém.

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362322 | solopes | 12 out 2015 15:15 | Em resposta a: #362313

Tive um tio padre, José Montez Paulino, natural de Vilgateira, que não me parece ser a pessoa que procura. Ele deixou o sacerdócio, casou e viveu em Lisboa, onde teve uma filha e o conheci, nos finais dos anos 50, tendo falecido ou nos anos 80 ou nos finais de 70.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362336 | CAPICUA | 12 out 2015 20:35 | Em resposta a: #362322

Caro Solopes
Por acaso também tem ligação aos meus Montez da Várzea-Vilgateira ou tem conhecimento se ainda há algum Montez na Várzea?
Começando por meu Pai:Mário Guilherme de Carvalho Montez de Moura 2.06.1925 (Coruche)
filho de Maria de Jesus de Carvalho Montez de Moura 15-10-1903 (Coruche)
filha de Manuel Alexandre Montez (capitão) 28.10.1867 -Varzea - Vilgateira
filho de Francisco Montez 03-08-1817-Casais das Arroteias- Varzea (casou com Maria Gertrudes (filha de José Rodrigues e Maria da Piedade também todos da Várzea)moraram nos Casais de Curutelos(?),
filho de José Montez 178... (Várzea e casou em 8-01-1815 com Maria Antónia natural da Romeira e filha de Manuel António e Antónia Joaquina todos da Romeira)
filho de António Montez 17... Várzea casou com Maria do espírito Santo também da Várzea.
Estes são todos os dados que tenho. O meu bisavô Manuel Alexandre raramente falava da família.
Agradeço qualquer informação uma vez que estou a residir no Porto, o que torna a minha pesquisa do ramo Montez muito difícil.
Cumprimentos,
Ana Montez de Moura

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362342 | Jorge M Montez | 12 out 2015 22:22 | Em resposta a: #362336

Cara amiga Ana Montez de Moura

Pode procurar no google links para paróquias online

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362343 | Jorge M Montez | 12 out 2015 22:34 | Em resposta a: #338618

Caro José Paulo C. F. da Bandeira de Figueiredo

Sou Jorge Manuel Martins Madeira Montez e já dei resposta em 04 Maio de 2015 357229

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#362352 | solopes | 13 out 2015 11:18 | Em resposta a: #362336

A minha avó, natural de Vilgateira de nome Francelina da Graça, com um irmão João Montez, era filha de José e Espírito Santo (ignoro os apelidos). Lembro-me de, em criança, ir visitá-la, e ser levado a casa de alguns parentes lá residentes, mas perdi totalmente o contacto com eles, quando, depois da morte do meu avô, julgo que em 1956, ela passou a viver em casa das filhas, em Lisboa e Turquel.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363574 | raul salgueiral | 17 nov 2015 23:31 | Em resposta a: #667

Tenho um ramo familiar de ascendência da zona de Abitureiras, nomeadamente a minha Bisavó chamava-se Maria Gertrudes Montez de Abitureiras e nasceu em 7.01.1869, filha de:
Francisco Montez (Porto de Oliveira, Abitureiras) e de Gertrudes da Conceição (S.João da Ribeira).
Chego aos pais do Francisco, Aniceto Montez e Maria Joanna (de Abitureiras).

Não consigo encontrar mais informação.

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363605 | Jorge M Montez | 18 nov 2015 22:26 | Em resposta a: #667

Caro Raul Salgueiral

A informação que lhe posso foi o que consegui ao fazer a minha árvore genealógica

Aniceto Montez e Maria Joana foram pais de José Montez e de Francisco Montez

José Montez casado com Teodora Maria filha de António Montez e Maria Rosa que eram os meus
trisavós.
Tiveram um filho Francisco nasceu a 25-1-1857 registo de baptismo de 22-2-1857 foram seus padrinhos
Francisco Montez e Maria Cândida tios paternos.

Francisco Montez casado com Gestrudes da Conceição filha de José Francisco e Felicia Maria.
Tiveram quatro filhas que foi desde 1860 ate 1869
Imilia nasceu a 1-12-1860 registo de baptismo de 25-12-1860
Maria nasceu a 25-4-1862 registo de baptismo de 18-5-1862
Emília nasceu a 25-2-1865 registo de baptismo de 13-4-1865
Maria nasceu a 7-1-1869 registo de baptismo Nº 9 de 28-1-1869

Estes dados foram tirados dos livros de Santarém Abitureiras desde 8-2-1852 ate fins de 1869 registo online da Torre de Tombo.

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363638 | raul salgueiral | 19 nov 2015 22:19 | Em resposta a: #363605

Caro Jorge Montez

Agradeço a informaçāo que me enviou, não fazia a minima idea de que fossem tantos familiares todos
relacionados.
De acordo com informaçāo obtida, terei que ir à Torre do Tombo, pois não há informação digitalizada.
Apercebi-me de uma certidão de casamento de Nuno Montez, filho de Francisco Montez e Gertrudes da Conceição (CC 20/1900 Abitureiras).
Fiquei muito satisfeito em conhecer um familiar (temos os mesmos trisavós).

Melhores cumprimentos

Raúl

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363641 | Jorge M Montez | 19 nov 2015 23:47 | Em resposta a: #363638

Caro Raul Salgueiral

Tenho mais umas informações

Maria Joana faleceu viúva a 2-7-1868 com 90 anos era filha de António da Silveira e Joana Tereza

Francisco Montez e Gestrudes da Conceição duas das suas filhas faleceram ainda bebés.
Maria com 6 meses a 16-11-1862
Maria José 2 meses a 27-4-1869

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363643 | Jorge M Montez | 20 nov 2015 00:15 | Em resposta a: #363638

Caro Raul Salgueiral

Toda a informação que tenho obtido é pela internete em links para paróquias online clique
na primeira que diz links para paroquias online e depois volte a clicar em
https://tombo.pt/content/links-paroquias/
Santarém novamente Santarém de pois Abitureiras
aparece os registos de nascimento , casamento e de obito.

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363651 | raul salgueiral | 20 nov 2015 09:54 | Em resposta a: #667

Caro Jorge Montez,


Agradeço a preciosa informação que me enviou, pois significa que terei que procurar pelo assento de nascimento da minha bisavó Maria Gertrudes Montez (pois, pelos vistos, encontrei o da irmã que faleceu 2,5 meses depois) e, por outro lado, é excelente ter mais uma linha de ascendência, a de Maria Joana.

Melhores cumprimentos

Raúl

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363665 | Jorge M Montez | 20 nov 2015 15:01 | Em resposta a: #363651

Caro Raul Salgueiral

Se souber alguma ascendência de Aniceto Montez que tenha com António Montez se poder dar-me
essa informação agradeço.

O que sei de António Montez era casado com Maria Rosa, nasceu em 1787 era filho de Manuel Montez e de Maria Joaquina neto paterno de Manuel Montez e de Maria Joaquina e neto materno de Alexandre Pereira e de Florinda Maria, que eu encontra-se tinha dois irmãos Francisco Montez nasceu em 1796 e Carlos Montez nasceu em 1795.

Obs. Pais e Avós tem os mesmos nomes.

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363701 | raul salgueiral | 22 nov 2015 19:15 | Em resposta a: #667

Caro Jorge Montez,

Não disponho de mais informação do que referi. De acordo com informação obtida recentemente, por email, do Arquivo Distrital de Santarém, terei que ir à Torre do Tombo para encontrar os antecedentes de Aniceto Montez.

Provavelmente haverá ligação entre os ramos com o mesmo apelido Montez.

Quando obtiver tal informação terei todo o prazer em lhe facultar.

Com os melhores cumprimentos

Raúl

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363708 | Jorge M Montez | 22 nov 2015 23:06 | Em resposta a: #363701

Caro Raul Salgueiral

Não se se já consegui-o o registo da sua avó se não veja se´é este registo que procura
Registo de baptismo nº 9 de 21-2-1867 MARIA nasceu a 11-1-1867 faleceu a 18-4-1916 ou 26 na
Azambujeira.
Tirado do livro de registos online TORRE DO TOMBO
PT-ADSTR-PRQ-PSTR01-001-0003_m0130/0131

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363710 | raul salgueiral | 23 nov 2015 11:53 | Em resposta a: #667

Caro Jorge Montez,


Agradeço-lhe por ter conseguido encontrar a minha ascendente.

Melhores cumprimentos

Raúl

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363729 | Jorge M Montez | 23 nov 2015 22:16 | Em resposta a: #362272

Cara Alice Montez

Tendo lido as sua msg. neste forum de14-março-2008 e o da famìlia Madeira
Consultando a descendência da minha tia avó Joana se calhar ainda somos primos passo a explicar

António Madeira Balau de 24 anos casou com Joana Rosa de 22 anos a 29-11-1879 ele filho de José
Madeira Balau e Elviriaria Soufelina da Piedade e ela de Fortunato Madeira e Maria Alexandrina que tiveram outro filho António Madeira Montez que nasceu a 16-11-1854 a filha Joana nasceu a 25-7-1857
eram netos paternos de Francisco Madeira e Maria Antónia e maternos de António Montez e Maria Rosa
Joana é irmã do meu avô António Madeira Montez.
António Madeira Balau e Joana Rosa tiveram os seguintes filhos José Madeira Balau nasceu a 5-6-1880 casou com Gestrudes Correia a 7-11-1903 faleceu na freg. São José Lisboa a 27-11-1922 ou 32
Maria nasceu a 14-9-1882 faleceu na freg. de Marvila Santarém. Júlio Madeira Montez nasceu a 31-10-1883 casou com Rosa do Rosário em 23-11-1915 em Tremêz faleceu na freg, Tremez 7-7-1942
NOTA: O seu avô não tinha Balau no nome como conta no registo de baptismo tirado da TORRE DO
TOMBO livro de registo online PT-ADSTR-PRQ-PSTR01-001-0005_m0176.
Se os nossos antepassados são de originaria de Espanha são antes de 1700 pelo lado Montez tenho
descendência desde 173..... Manuel Montez e Maria Joaquina

Se consultar a msg. 357229 4-Maio-2015 esta a descendência de António

Cumprimentos
Jorge Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363793 | alice Montez | 25 nov 2015 20:23 | Em resposta a: #363729

Boas,
O que eu tenho:
JOSÉ MADEIRA BALAU (25-07-1880) CASOU COM GESTRUDES CARREIRA (22-02-1883)
Filho de JOSE MADEIRA BALAU e MARIA LUISÁRIA (ELVIRIA SOUFELINA PIEDADE será a mesma pessoa????) e de FORTUNATO MADEIRA E DE ALEXANDRNA ROSA.

JOSE MADEIRA BALAU E A GESTRUDES CARREIRA tiveram sete filhos entre 1904 e 1925
foi a MARIA ROSA CARREIRA, LEONILDE ROSA CARREIRA, ANTÓNIO MADEIRA BALAU, ANA MADEIRA BALAU, JOSÉ CARREIRA MADEIRA, FRANCISCO CARREIRA MADEIRA E A FLORINDA ROSA CARREIRA.
1885 TENHO JULIO BALAU MONTEZ Falec 1943 e era casado com Rosa do Rosário (1893)
Se estás peças encaixarem....

Cumprimentos,
ALICE MONTEZ

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363841 | Candida Montez | 27 nov 2015 16:40 | Em resposta a: #667

Boas Tardes
Sou a esposa de Jorge Montez como ele Não consegue enviar resposta á sua msg. aqui lhe
envio o mail j4montez@gmail.com
Cumprimentos
Candida Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#363842 | Candida Montez | 27 nov 2015 16:43 | Em resposta a: #667

A msg anterior e para a Alice Montez
Cumprimentos
Candida Montez

Resposta

Link directo:

Família Montez

#370196 | IsabelR | 01 jun 2016 17:07 | Em resposta a: #338642

Boa tarde,

Acho que esses seus Montezes são da família dos meus (Joaninho, Abitureiras, Santarém). Noto que todas aquelas aldeias, lugares, casais são muito próximos uns dos outros, por isso Montezes de Alcanena e Tremez, Romeira, Sinterra, Cortelo, Joaninho, Abitureiras, Santarém, um pelo menos nas Caldas ( meu tio- bisavô) e outro em Óbidos ( meu tio- avô) e descendentes disseminados por Lisboa, podem pertencer ao mesmo núcleo originário.

Cps
Isabel Rodrigues

Resposta

Link directo:

Família Montez

#372678 | Carlos Montez | 29 jul 2016 20:02 | Em resposta a: #272543

Prezado Gilson,

Encontrei, por acaso, referência a um antepassado da família Montez para o ano de 1871.

Trata-se de Agostinho Nunes Montez Junior, o qual aparece com a profissor de "Engenheiro Agrimensor/Geometra/Piloto.

http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/almanak/al1871/00000462.html

Espero que essa informação seja útil.

Carlos Montez (do ramo Montez do Rio de Janeiro/Brasil)

Resposta

Link directo:

Família Montez

#408467 | Salgueiral | 10 out 2018 10:51 | Em resposta a: #363665

Caro Jorge Montez,

Ainda não encontrei ligação entre o meu Aniceto e o seu António.

O que descobri foi que o Aniceto Montez (casou com Maria Joana) e era filho de Joaquim Montez n:1730 (morador albergaria) e de Felizarda da Mota (n.1732), neto paterno de Manuel Montez e Maria Monteza e materno de manuel Gonçalves e Joana Maria da Encarnação (todos das abitureiras). Bisneto paterno de Domingos Lopes e de Joana Monteza de de António Montez e Catarina Coelha (povoa de três).

cumprimentos

raúl

Resposta

Link directo:

Família Montez

#434888 | VILAMAIOR | 05 jul 2021 18:10 | Em resposta a: #667

Na família da minha mulher temos um padre que utiliza Montez: Manuel de Barros Gonçalves Montez. Ele era de Carvalhais, S. Pedro do Sul, distrito de Viseu. (ver assinatura C1 Registo 9).

Resposta

Link directo:

Família Montez

#436201 | Emília Almeida | 10 set 2021 22:17 | Em resposta a: #667

Não sou da família Montez mas tenho andado a investigar a família do meu pai. São todos das Abitureiras e das terras de que falam. Em todas as minhas pesquisas encontro imensas referências a pessoas da família Montez, Madeira, Balau. O meu pai chamava-se João de Almeida. Os famílias dele eram todos de lá ou de perto. As povoações são muito próximas umas das outras. O meu avô era de Póvoa do Conde freguesia das Abitureiras. Encontrei pessoas com os nomes que referi acima em Povoa do Conde. Pelo que percebi eram fazendeiros importantes na terra. Por acaso estive ontem em Abitureiras onde só tinha estado em criança e fui ao cemitério para ver se encontrava dados sobre os meus bisavós, porque não consigo saber a data da morte deles. Infelizmente não encontrei grande coisa. Sei que tinham jazigo no adro da Igreja das Abitureiras, mas nesta altura não há qualquer vestigio de Jazigos perto da Igreja. No cemitério há muitas campas de pessoas das famílias Montez, Madeira e Balau.

Emília Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 11:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen