Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#66722 | melisa | 05 jun 2004 23:06

Caros Confrades
Procuro Manuel da Costa (* Portimão) que casou em Portimão(3.3.1737) com com Antonia Maria do Patrocinio( filha de Manuel Gonçalves e Constança Fernandes(já defuntos).Neta paterna de Diogo Gonçalves( 2º casamento) e de Margarida Gonçalves (de S.Bartolomeu de Messines), e materna de Gregório Gonçalves e Leonor Fernandes.
À data do casamento Manuel da Costa era viuvo de Leonor Rodrigues.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Estevão da costa

#67102 | melisa | 10 jun 2004 00:16 | Em resposta a: #66722

Estevão da Costa natural de Portimão onde nasce cerca de 1740,casou em Alvor com Margarida Rosa de Alvor, filha de Filipe Gonçalves e Águeda Maria.
Foram pais de :
1-Venâncio António da Costa que casa 31.3.1818 em Portimão com Francisca Rosa Xavier , viúva de António Marques Barroso e filha de Francisco José e Joana Maria (de Portimão). tt.José de Paiva e Mota , Teodoro Maria Biker de Gusmão

1-Joaquim da Costa Rato (*1781)cc I-Maria de Jesus, II com Escolástica Maria (filha de manuel Rijo e Francisca Teresa da Costa Lobo

1-Filipe Gonçalves cc Ana Joaquina (filha de João de Gouveia e Joaquina da Glória)
1-Manuel da Costa Algarve cc Brites Maria

1-Joaquina Margarida cc José Coutinho ( filho de Antonio Coutinho e Angélica Maria)
------------------------------------------------------------------------------------------------
Costados de 1-Estevão da Costa

2-Manuel da Costa ( viúvo de Leonor Rodrigues de Portimão(?),Este casamento não encontrei) casa em Portimão em 3.3.1737 com
3-Antónia Maria do Patrocínio
------------------------------------------------------------------------------------------------
4- N ( não encontrei o casamento de Manuel da Costa com Leonor Rodrigues)
5- N idem
6-Manuel Gonçalves , natural de S. Bartolomeu de Messines , I casamento com Catarina Rodrigues, de Faro .onde foi morador ( falecido antes de 1737) casou em Portimão (II casamento)em 14.9.1706 com
7-Constança Fernandes ( falecida antes de 1737) de Portimão.
---------------------------------------------------------------------------------------------
8-Estevão da Costa ( quase de certeza ) casou ( Portimão) em 10.2.1670.com
9-Brites Gonçalves (de Portimão)
10-?
11- ?
12-Diogo Gonçalves natural de S.Bartolomeu de Messines
13- Margarida Gonçalves natural de S.Bartolomeu de Messines (falecida antes de 1706)
14-Gregório Gonçalves, de Portimão (falecido antes de 1706) casou em Portimão em 7.7.1672 com
15- Leonor Fernandes (foram tt. Capitão Salvador das Neves e Jerónimo de Sousa)
--------------------------------------------------------------------------------------------- 16-Francisco Rodrigues (* c 1610)
17 – Maria Gonçalves (* c 1615) em Portimão
18-Vicente Martins
19-Maria Ramos (de Portimão)
20, 21,22,23,24,25,26,27 não sei quem são
28-João Gonçalves
29- Maria Dias
30- João Franco ( ou Francisco ?) (falecido antes de 1672)
31-Constança Fernandes ( falecida antes de 1672)


Quem me pode ajudar a completar esta árvore, ou tem outros elementos sobre os referidos.
Agradeço qualquer pista.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Estevão da costa

#67105 | melisa | 10 jun 2004 00:22 | Em resposta a: #67102

Estevão da Costa e Margarida Rosa foram tambem pais de manuel da Costa Algarve casado em Alvor com Brites Maria.
melisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Luis Antão

#68080 | melisa | 21 jun 2004 23:55 | Em resposta a: #67105

Caro Jorge Valdeira
Encontrei no arq.D.Faro. uma escritura efectuada em 18.11.1760 que lhe poderá interessar:
Trata-se de uma escritura de soldada por 3 anos a Francisco Guerreiro de Brito,sendo fiador Alferes Manuel de Sousa Costa.
A mesma efectuou-se na vila de Alvor, em casa do Juíz ordinário MANUEL LUIS ANTÃO.
Apenas tirei os dados, faltando tirar qual foi o notário, mas a data é esta.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Luis Antão

#68090 | jvaldeira | 22 jun 2004 01:05 | Em resposta a: #68080

Cara Elisa,

É muito interessante. Penso que seja mesmo o Cap. Manuel Luis Antão filho do Cap. Francisco Rocha Pereira que era vivo nessa data. Não sabia que tinha sido juíz mas não me surpreende, uma vez que o pai foi vereador e o sogro (Cap. Manuel Pais de Sousa) foi juíz ordinário.
Havia também um Pe. Manuel Luís Antão mas não me parece que sendo Padre pudesse desempenhar cargos camarários.
Se tiver oportunidade de obter os dados do notário ou quota do livro agradeço, até porque no mesmo notário se deverá encontrar o seu testamento!

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Luis Antão

#68234 | melisa | 24 jun 2004 02:07 | Em resposta a: #68090

Caro Jorge Valdeira
Irei verificar, quando voltar ao ADF. mas pela data será Antonio da Costa Coutinho ( 1758 a1766) ou Patricio Antonio Duarte ( 1758 a 1766)
Cumprimentos
Melisa

Resposta

Link directo:

RE: Colaterais

#68827 | melisa | 04 jul 2004 01:37 | Em resposta a: #68234

Caro JorgeValdeira
Aqui vão alguns dados relativamente a colaterais seus:
_____________________________________
de Nicolau Jaques trabalhador, sacristão
1825-07-28 Portimão-Alvor
?
1856-05-06 Portimão-Alvor
irmãos:
Marcelino(?) cas.1834 c/ Isabel Caetana viúva Cap.Nicolau Luis Antão
João casou em 1837 c/ M.José viúva e s/ mulher, Ana Francisca
Maria Tereza morreu solteira 1855-31 anos
José Jaques Hilário, morreu 1856 c/44 anos
Mais 2 de nome José
viúvo de Mariana de Jesus c/quem foi casado (1853-04-19 a 1855-8-25)
(Mariana morreu no início da cólera).Morava na Rua do Arieiro,Alvor
________________________________________________________
.Outros irmãos do acima referido:
-ANA JOAQUINA(nasceu em 1820-f.29.8.1855) cc Miguel dos Santos( filho de Bernardo dos Santos e Úrsula Maria( meus 4ºs avós) foram pais de Bernardo b.7.2.1847

- Relativamente ao Marcelino que refere como irmão, o nome é MARIANO JOSÉ JAQUES DE AMORIM (sacristão em Alvor) cc Isabel Caetana da Conceição, (filha de José Pedro dos Santos eMaria José)e que foram pais de Emília b.em 12.5.1844 em Alvor.

-BELCHIOR DOS REIS JAQUES cc Felicidade Perpetua( natural da Mexilhoeira Grande), filha de Salvador Ferreira e Genoveva Rosa ( natural de Monchique), aqueles foram pais de Joaquim (bat. em Alvor em 23.7.1844) e de João (b. em Alvor em 23.5.1847)
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relativamente a Dorothea (da Luz) Maria
1836-02-03 Portimão-Alvor
?
1856-05-06 Portimão-Alvor

Barbara (1844-1844)
-----------------------------------------------------
irmãos:
JOSE HENRIQUES JR cc Maria Gertrudes ( alvor 1856) (filha de:José dos Santos Caracol e Gertrudes Maria e neta materna de Vitoriano José cc Isabel da Conceição Canelas -meus 4ªs avós)
________________________________________________________________________________________________________________________________________Relativamente a Maria Angelica
1802 Portimão-Alvor
1856-08-23 Portimão-Alvor
tenho mais os seguintes irmãos:

-FRANCISCO DIAS cc Mariana Angelica (casados em 1854-Alvor), filha de Francisco Batista e Mariana Angélica (meus 4ºs avós por 2 ramos).
-VITORIANO DIAS DE ANDRÉ cc Mariana de Jesus(em 1847-Alvor),filhade :Inácio da Cruz e Cecília Rosa,neta pat de João da Cruz e Anastácia Maria e neta Mat de Manuel da Costa e Maria de Jesus.

-JACINTA MARIA cc José Pais (fº José dos Reis ou José Pais Tostão e Bernarda Rosa) e pais de José b em 19.8.1844.
-ANA DE JESUS cc Joaquim Pais (irmão do anterior) pais de Policarpo b.17.1.1845 Padrinhos deste baptismo Policarpo Martins dos Reis e s/irmã Ana Gertrudes dos Reis(minha trisavó por dois lados)

-MANUEL GONÇALVES DIAS DE ANDRÉ, faleceu solteiro em Alvor a 22.5.1853 aos 52 anos.
-Relativamente à irmã Angélica Maria (por si referida) cc Matias Duarte( filho de Joaquim Duarte e Teresa de Jesus) e foram pais de José (b.16.11.1845 sendo padrinhos Jose Fernandes dos Santos cc Inácia Júlia (meus 4ºs avós) e s/filho Manuel Fernandes dos Santos (meu trisavô).

Como parece ter dúvidas no nome da rua onde morava João Jaques de Amorim e Mariana Teresa, confirmo que é Rua Abaixo (é a rua que parte da Praça da República em direcção à praia).

Tenho ainda os irmãos e filhos doTenente Manuel Dias da Costa que depois lhe darei com as respectivas ligações familiares.
Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Colaterais

#68893 | jose930 | 05 jul 2004 15:14 | Em resposta a: #68827

Prezada M.Elisa

Um dos costados de m/Mulher refere-se precisamente aos Costas de Alvor desde o sec.XVIII ate aos nossos dias. Como e um bocado extenso e caso lhe interesse posso envia-lo para um qualquer endereco que me faculte.
Cumprimentos
Jose S.

Resposta

Link directo:

RE: Colaterais

#68954 | jvaldeira | 06 jul 2004 00:03 | Em resposta a: #68827

Cara M.Elisa,

Obrigado pelas suas informações! Se bem percebi, do costado que lhe enviei apenas havias colaterais e padrinhos coincidentes com os seu.
Quanto à mulher de Mariano (!), Isabel Caetana, não a tinha como sendo a viúva do Cap.Nicolau Luis Antão, este último está na célula do lado, como padrinho do Nicolau Jaques de Amorim.
A Felicidade Perpétua tinha um nome realmente notável!

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Colaterais

#68955 | jvaldeira | 06 jul 2004 00:10 | Em resposta a: #68893

Caro José S.,

Se me permite a intromissão, tenho também grande interesse nos Costas de Alvor, se me puder enviar alguma informação para jorgevaldeiraarrobasapopontopt agradeço, disponibilizando-me desde já para retribuir da mesma forma.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Colaterais

#68964 | melisa | 06 jul 2004 01:56 | Em resposta a: #68954

Caro Jorge Valdeira
Só agora reparei que ao fazer copy , tinha incluído a célula ao lado.

Mariano José Jaques de Amorim casou com Isabel Caetana. Na célula ao lado padrinho de Nicolau Jaques de Amorim: Capitão Nicolau Luis Antão e sua mulher Ana Francisca.
Dos restantes e para além do ten.Manuel Dias da Costa, não encontrei antepassados comuns ( provavelmente por as minhas pesquisas se encontrarem confinadas ao que existe no A.D.Faro e no microfilme dos paroquiais de Portimão.)

Restam-nos ainda a Isabel da Conceição Canelas (minha 4ª avó) filha de José Canelas e de Mariana da Conceiçao ou de Jesus, neta paterna de Manuel Canelas e Isabel da Conceição, irmã provável de Salvador Jaques de Amorim.

Por outro lado temos o marido de Isabel da Conceição Canelas: Vitoriano José que é filho de FRANCISCO LUIS e de Angela Maria ( ambos de Odeáxere). Terá o meu Francisco Luis ( que não sei de quem é filho), algo a ver com o seu António Luis cc Antónia Vieira ?

Também tenho Moreiras de Alvor e Mexilhoeira Grande, mas ainda não fui o suficiente para trás para ver se tem algo a ver com os seus.

Estou a tentar organizar os meus dados para lhos poder enviar.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Costa

#68966 | melisa | 06 jul 2004 02:02 | Em resposta a: #68893

Caro José
Claro que me interessa.
Eu tenho Costa pelo menos por dois lados: um ramo é o do Tenente Manuel Dias da Costa, filho do Capitão Luis Dias da Costa e o outro é o de Estevão da Costa que refiro no início deste tópico.
O meu mail é melisa@portugalmail.pt ,
Na expectativa de notícias suas.
M. Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Luis

#69030 | melisa | 06 jul 2004 20:02 | Em resposta a: #68966

Caro José
Parece-me haver vários pontos de contacto ( pelo menos colaterais)
Relativamente aos Costas tenho que ver melhor.
Mas numa primeira leitura, encontrei antepassados comuns:

Vitoriano José e Isabel da Conceição ou Isabel da Conceição Canelas são meus 4ºs avós.
São estes os dados que tinha:

1-Manuel Canelas cc Isabel da Conceição (b. Alvor) Tiveram:
2-Anastácia Jacques de Oliveira (b. Alvor 08.01.1742)

2. Manuel Canelas (f. Alvor 17.02.1763)
2. José Canelas, que segue.
2. José Canelas c.c. I Mariana de Jesus, c.c. II (Alvor a 29.10.1793) Inês Josefa (filha de Manuel Duarte e Maria da Encarnação).

José Canelas cc Mariana de Jesus tiveram:
3-Inacio José Canelas(nasceu em Alvor em 1774;faleceu Alvor 1854) cc N (1ºcasamento); cc II Mariana Teresa de Sant'Ana(nAlvor n.1800;f Alvor1852) (filha de Manuel Joaquim de Sant'Ana,natural de Alvor e Antónia Bernarda, natural de Monchique)

3-Isabel da Conceição Canelas(de Alvor) cc Vitoriano José (natural de Odeáxere, filho de Francisco Luis e de Angela Maria ) tiveram, pelo menos:

4-Maria Inácia cc Francisco dos Santos Caracol
4- José Luis Vitoriano cc Francisca da Conceição ( filha de Manuel Jorge e de Rita Maria)
4-Gertrudes Maria ( n.Alvor 1819 f.1852) cc José dos Santos Caracol (filho de Manuel dos Santos Caracol e de Bárbara Teresa, neto paterno de José dos Santos e Anastácia da Silva e materno de João da Silva e de Francisca dos Reis)
4-Teresa Maria ou de Jesus cc António Inácio ( meus trisavós) que segue.
4-Caetana Maria cc José Manuel Rijo ( filho de Manuel José Batulha(?) e Mariana Teresa.
4-Mariana Teresa cc Manuel Coutinho ( filho de José Coutinho e Mariana de Jesus.
4-Margarida Júlia da Conceição cc em 1846-Alvor) - António dos Santos Caracol (irmão de José dos Santos Caracol).

Teresa Maria ou de Jesus cc António Inácio tiveram:

5-Maria Inacia casada em 1857 com José Lourenço de Alvor(filho de José Lourenço e Ana Francisca neto paterno de Inácio Lourenço de Alvor e Catarina Jacinta, de Portimão neto materno de José dos Reis, de Alvor e Caetana Rosa, de Portimão.

5-Francisco Antonio (n.1839,f.em 1855)
5-José (n.1844,f.1845)
5-José (n.1846)
5-Francisco António (n.1855)

3-Emilia de Jesus (minha bisavó)(n.em 1859)que casou com Deocleciano da Silva Moreira natural da Mexilhoeira Grande, filho de José Lourenço da Silva e de Antónia Rita Moreira,ambos da Mexilhoeira Grande, neto paterno de Teotónio Lourenço também da Mexilhoeira Grande e de Teresa da Silva de Monchique . Neto materno de José Moreira de Alvor e Rosa Maria (Gonçalves) da Mexilhoeira.

5-Antonio Inácio Bustorff (n.1865)
5-maria da Ascenção.
5-Joaquim João.
Desconhecia assim a existência da filha de Vitoriano José e Isabel da Conceição Canelas: Teresa do Espirito Santo da Conceição cc Jacinto Rijo ( seus antepassados).

Também tem os costados da família Luis que como vê me interessam particularmente?

Vou tentar analisar o resto.
Os cumprimentos da prima
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#69035 | jose930 | 06 jul 2004 21:32 | Em resposta a: #66722

Prezada Maria Elisa
E sempre gratificante quando viajamos na genea encontrar alguem que entronca na nossa familia como parece ter sido a descoberta de antepassados comuns.
Quanto a parte LUIS infelizmente nada possuo pois nunca me chegou a ser entregue pelo geneologista que pesquisou as minhas origens.
Fico agora aguardando pelo seu completo estudo aos restantes costados que lhe enviei.
Esquecia-me de dizer que o antepassado seu 4º avo deve ser 5º da m/Mulher.
Cumprimentos
J.Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#69044 | melisa | 06 jul 2004 22:52 | Em resposta a: #69035

Caro José Salgado

Apenas uma questão se me coloca: o casal Vitoriano José e Isabel da Conceição Canelas terem tido duas filhas que chegaram a adultas com o mesmo nome. A "sua" Teresa do Espírito Santo da Conceição e a "minha" Teresa Maria de Jesus. Julgo no entanto que a a sua Teresa seria senão a 1ª , um dos primeiros filhos do casal, tendo falecido certamente muito nova, dado o marido ter casado novamente em 1819 ( sobre este casamento quem terá novidades para si será o nosso confrade Jorge Valdeira.), e a "minha" Teresa, de quem não tenho a data exata do nascimento, mas que julgo ter nascido depois de 1816, certamente já depois da morte da irmã, daí a repetição do nome.

Relativamente ao Jacinto Rijo terá certamente casado uma 3ª vez com Francisca da Conceição ( de Monchique, filha de Francisco Lourenço e Agueda Maria, também de Monchique), e quev foram pais de Leonor da Conceição que casou em Alvor em 28.2.1854, com Joaquim dos Reis viúvo de Isabel da Glória , aquele natural da povoação dos Casais, freguesia de Monchique.
Leonor da Conceição é assim meia irmã de José Rijo.
Vou continuar a analisar os costados que me enviou pois parece-me haver outros elementos comuns.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#69054 | jvaldeira | 07 jul 2004 03:06 | Em resposta a: #69035

Caro José Salgado,

Então é assim: Tenho Sebastião Costa e Inês Maria, que foram pelo menos durante algum tempo moradores em Odiáxere, e que penso serem os mesmos que os seus. Tiveram pelo menos mais dois filhos que fizeram casamentos consanguíneos, e com noivos que eram também parentes entre si (sobrinha e tio).
-José Francisco Costa cc Joaquina Rosa 1782 Alvor, filha de Manuel Luís Antão e Maria de Sousa.
Esta última era filha do capitão Manuel Pais de Sousa, juiz ordinário de Alvor em 1730 e de Inês de Sousa, e era neta do Cap. Afonso Anes Ruivo (não sei se da parte do pai ou da mãe).
-Ana Costa cc Manuel Pais de Sousa (filho), viúvo de Maria Inês, em Alvor 1771. Este era também filho dos mesmos capitão Manuel Pais de Sousa e de Inês de Sousa vistos anteriormente. Este casamento é consanguíneo em 3ºgrau, logo o mesmo sucederá com o do José Francisco Costa (em 3º e 4ºgrau).
Se conseguir avançar um pouco na ascendência de Sebastião Costa e Inês Maria (talvez em Odiáxere) é certo que – devido à consanguinidade - entroncará nos antepassados de Manuel Luís Antão ou Maria de Sousa. Sobre a segunda pouco mais sei, no caso de Manuel Luís Antão existem mais 6 gerações extremamente bem documentadas.

Se bem entendi nos seus dados, Sebastião da Costa e filho Manuel da Costa casam com pessoas do mesmo nome e paternidade “Maria Inês filha de Pedro Pereira e Maria Inês”. …não haverá engano?

Quanto ao casamento em segundas núpcias de Jacinto Rijo com Mariana Joaquina de S.José, tenho a ascendência da noiva por mais 3 gerações mas penso que não lhe interessa uma vez que não é sua antepassada.

Tenho alguns dados sobre padrinhos: Cap. Vicente Dias da Costa, João Jaques, Cap. Nicolau Luís Antão, caso tenha curiosidade.

Também tenho um João Reis mas casado com uma Domingas Anes, penso que não deve ser o mesmo ...

Cumprimentos
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#69199 | jose930 | 08 jul 2004 22:20 | Em resposta a: #69054

Caros Primos e Confrades,
Peco desculpe de so reagir agora, mas infelizmente nao tenho, nem a practica destas coisas nem a vossa agilidade mental. Sou de raciocinio lento e portanto tenho de ter tempo para digerir tantos elementos que me enviaram. Com respeito ao casamento do Sebastiao Costa e de seu filho e evidente a existencia dum lapso do genealogista que fez a pesquisa.Como devem calcular estou muito interessado nos elementos respeitantes a ascendencia de Manuel Luis Antao.
Por hoje e tudo e fico na expectativa das vossas proximas conclusoes.
Cumprimentos
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#69212 | melisa | 09 jul 2004 01:08 | Em resposta a: #69199

Caro primo José Salgado
Sobre os Costas,tenh o seguinte:

1-Sebastião da Costa cc Inês Maria, foram pais, pelo menos de:

2-JOSÉ FRANCISCO DA COSTA cc Joaquina Rosa, (filha do Capitão Manuel Luis Antão e de Maria de Sousa, neta paterna do capitão Francisco da Rocha e de Maria Catarina Bocarro,neta materna do capitão Manuel Pais de Sousa e de Inês de Sousa.

2-ANA DA COSTA cc Manuel Pais de Sousa (filho) (estes conforme dados do confrade Jorge Valdeira)

2-MANUEL DA COSTA cc Maria Inês (seus antepassados)que foram pais de:

3-PEDRO JOSÉ DA COSTA, soldado do Regimento de Lagos (que é filho e não irmão do anterior) cc Sebastiana Rosa,( 1ºcasamento), depois(2ºcas.) cc Maria Gertrudes do Patrocínio ( filha de Patrício António de Sena e de Gertrudes Maria)

3-MANUEL DA COSTA cc Rosa Josefa (seus antepassados)(1ºcasamento) e depois(2ºcas) cc Teresa de Jesus(filha de Inácio da Costa e de Maria de S.José)

3-INÊS MARIA cc Joaquim Mendes( filho de Inácio Mendes e de Joana Joaquina)

3-MARIA INÊS cc Luis Dias da Costa, filho do Capitão Vicente Dias da Costa,(irmão do Tenente Manuel Dias da Costa,meu 5ºavõ e da esposa de Jorge Valdeira), e de Catarina Rosa.

3-Morgado JOÃO DA COSTA cc Gertrudes Maria ( filha de António Rijo e de Maria Gertrudes estes foram pais,entre outros de:

4-TERESA DE JESUS cc Jerónimo José Fernandes , irmão do meu trisavõ Manuel Fernandes dos Santos, filhos de José Fernandes dos Santos e de Inácia Júlia (meus 4ºs avós)

Por hoje é o que tenho
Os cumprimentos da prima
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Estevão da costa

#73303 | melisa | 17 set 2004 01:20 | Em resposta a: #67105

Manuel Gonçalves viúvo de Catarina Rodrigues,morador em Faro e natural de S.Bartolomeu de Messines,filho de Diogo Gonçalves e Margarida Gonçalves casou em Portimão em 14.9.1706 com Constança Fernandes, filha de Gregório Gonçalves(já defunto) e de Leonor Fernandes.

Uma das testemunhas deste casamento foi Francisco da Veiga cc Maria Fernandes,(que casaram em Lagoa em 20.4,.1682) filha de João Varela e Isabel Álvares .

Algum dos confrades conhece alguma relação de parentesco entre a nubente Constança Fernandes e a esposa de Francisco da Veiga ( Maria fernandes)?

Os meus agradecimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#78291 | Sousa-Tavares | 30 nov 2004 07:15 | Em resposta a: #69212

Cara M. Elisa,

Na ascendência do meu trisavô:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107469

encontro alguns dos apelidos que refere, tanto da Mexilhoeira Grande, como de Alvor.
Será que os nomes lhe dizem alguma coisa?

Cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#78675 | melisa | 03 dez 2004 21:13 | Em resposta a: #78291

Caro H. Sousa Tavares

Desculpe só agora lhe responder, mas queria verificar os dados que possuo.
Assim relativamente aos Moreiras, tenho vários antepassados com o referido apelido.
Passo a mencionar um dos ramos que viveu em Alvor e Mexilhoeira Grande e que ainda usa o referido apelido.
1.Apolónia Guerreira ou de Gouveia (natural de Odemira ?)cc António Moreira Esteves(?) natural de Beja cerca de 1680/90 (não procurei ainda este casamento, sendo esta informação retirada do casamento dos filhos). Foram pais de:

2. Manuel de Gouveia Esteves ou Neves(?), natural de Alvor que casa em Portimão a 30/12/1726 com Jerónima Antónia de Jesus, filha de Manuel de Jesus e de Beatriz Maria, naturais de Alvor e moradores em Portimão, foram testemunhas o Capitão António da Costa Mascarenhas e Diogo Fernandes Crespo. Assina ainda o dito assento Miguel Vicente da Costa, que não é nomeado como testemunha. De que darei posteriormente notícias.

2.Lourenço de Gouveia, natural de Alvor que casa primeiro com Leonor Meirinha e 2ª vez com Catarina Maria.
Lourenço de Gouveia no 1º casamento foi pai de :
3.Quitéria , nascida em Alvor em 13/12/1727. s.m. notícias
3.Apolónia Maria , nascida em Alvor 1729 e que casa com José Varela ( de Alvor) fª de António Gonçalves e de Antónia Fernandes. Estes foram pais pelo menos de:
4. Maria Bernarda que casa em Alvor em 21/1/1777 com João Vieira natural da Mexilhoeira Grande, filho de Manuel Vieira de Maria de S.José ( ambos da Mex. Grande)

4.Lourenço de Gouveia que casa em Alvor em 13/10/1777 com Francisca Rosa (natural de Silves) filha de António Martins e de Maria da Conceição. (de Silves)

.Lourenço de Gouveia (o mais antigo) no seu casamento com Leonor Meirinha, foi ainda pai de:

3.António Moreira nascido em Alvor e que casa com Maria da Conceição, filha de João Alves (de Portimão) e Margarida Neta (de Alcantarilha) sendo pais de:

4. Leonor Meirinha que casa em Alvor (14/9/1771) com Caetano de Gouveia ( fº de Manuel Gouveia e de Jerónima Antónia de Jesus ( já mencionados) tendo havido dispensa do 2º e 3º grau.
4.João Moreira casa (Alvor, 27/4/1773) com Donzília de Oliveira ( de Alvor) filha de António de Oliveira e Catarina Maria.
4.Elias Moreira cc Jacinta Maria ( Alvor , 2.11.1786)
4. Manuel Moreira que casa em Alvor(21.4.1777) Isabel de Santana ( filha de João dos Santos (de Lagoa) e Maria de S.José ( de Estombar). Estes foram pais de:

5.José Moreira (n.Alvor) que casa com Rosa Maria (fª de Manuel Gonçalves e Maria Teodora), natural da Mexilhoeira Grande, onde viveram, e foram pais de Antónia Rita Moreira casada com José Lourenço da Silva, fº de Teotónio Lourenço ( n. Mexilhoeira Grande) e Teresa da Silva (de Monchique).
Este último casal ( meus trisavós) foram pais do General Arsénio da Silva Moreira, Brites da Silva Moreira, de Teresa da Silva Moreira ( n 1849) que casa em Lagos, de Atanásio da Silva Moreira, n.1854, de Deocleciano da Silva Moreia (n.1851), meu bisavô, todos nascidos na Mexilhoeira Grande.
Lourenço de Gouveia (o mais antigo) no seu II casamento com Catarina Maria, foi ainda pai de:

3-Domingos n. em 1731
3- José n. em 1735.
Mais tarde darei conhecimento da descendência de Manuel de Gouveia ( o casado em 1726) e que também é meu antepassado.
Não sei se encontrou alguns pontos de contacto, com os seus Moreiras.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Família Luis

#80576 | melisa | 02 jan 2005 14:11 | Em resposta a: #69030

Caro José e demais confrades interessados
Já sei quem foram os pais e avós de Vitoriano José de Odeáxere,que casa em Alvor a 6/8/1693 com Isabel da Conceição Canelas:
Era filho de Francisco Luis de Odeaxere e de s.mer Angela Maria. Neto paterno de José Luis cc Josefa da Encarnação(ambos de Odeáxere?)e neto materno de Filipe Rodrigues natural da Raposeira cc Maria Nobre nascida em Monchique.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#85890 | melisa | 09 mar 2005 23:01 | Em resposta a: #78675

Caro Jorge Valdeira

Retomando o assunto iniciado no tópico ” Gonçalves de Sousa –Lagoa-Algarve”e a dado considerar este tópico mais apropriado para o assunto em questão:

É realmente intrigante que Leocádia Maria e Manuel Dias da Costa não se tenham casado.
Também julgo que seriam sensivelmente do mesmo estrato social, não constituindo portanto impedimento . Por outro lado não parece que houvesse qualquer inimizade, senão não teria ocorrido o casamento que referi anteontem.
Também por o LDC estar comprometido com outra senhora, parece-me difícil pois o seu casamento só ocorre nove anos depois da filha nascer.
Também até agora não encontrei qualquer aproximação entre o pai e a filha (como acontece com a família materna).

Por outro lado LDC casou algo tarde, embora fosse aquilo que se chama um bom partido.
Assim só resta especular: Luís Dias da Costa seria um “bon vivant” que depois de se ter envolvido com Leocádia (certamente em segredo), não assumiu o compromisso nem a filha.
Leocádia, desesperada oculta a gravidez, talvez com o conhecimento da família, a fim de evitar que a desonra os atinja (daí o ter sido registada como filha de pais incógnitos).

Teria morrido pouco depois? Como não há registo de óbitos nessa ocasião... A família pesarosa reconhece a neta, daí que salvo erro já no seu casamento, ou no nascimento dos netos apareçam nomeados os pais.

Relativamente a ter casado com Salvador Jaques, não me parece que tenha descido na escala social, pois SJ salvo erro, sabe ler e escrever, e a sua mãe, já viúva aparece a pagar uma verba bastante interessante de décima.

Consultei em tempos as actas do pagamento de décima em Alvor para os anos de 1770 e 1774, existentes no Arq. Municipal de Portimão, em que verifiquei estes dados.
Luís Dias é um dos dois ou três maiores contribuintes.

Logo que me seja possível vou fazer um apanhado total das mesmas.

Como tinha os meus apontamentos algo desorganizados, estou actualmente a organizá-los, e como tenho o apontamento de todos os casamentos de Alvor do século XVIII (até 1795) para além de outros, estou a descobrir relações familiares verdadeiramente interessantes.

Por exemplo: refere Alferes José de Sousa Varela que casou (II casamento ) com Josefa das Neves , sendo ela de Pera, são meus 7ºs avós. A sua filha Mariana Angélica das Neves (de Sousa), madrinha de Leocádia Maria casou com Francisco Guerreiro Raposo e Brito, juíz de fora e de órfãos, (natural de Monchique e filho do Capitão Isidoro Guerreiro Raposo e de Maria Varela dos Santos).
Aqueles foram pais do Alferes Remualdo José Guerreiro que casa em 4/10/1791(?) na Mexilheira Grande com Isabel Inácia , já viuva de André Duarte Rio, e filha de LUÍS DIAS e Mariana Josefa.
Há portanto um entrecruzar constante entre estas famílias.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86007 | melisa | 11 mar 2005 23:48 | Em resposta a: #85890

Caro Jorge Valdeira
Encontrei em Alvor mais um casamento que lhe deve interessar:

Em 19/8/1777, casa em Alvor António Vaz Montez ( ou Montes) filho do Tenente Francisco Vaz Montez(?) e de MICAELA MARIA neto paterno de Bartolomeu Afonso Montez e de Francisca Simões e neto materno do CAPITÃO AFONSO ANES RUIVO (de LAGOS) e de Maria de S.João com Inês Jacinta viúva de Jacinto José Pargana e filha de Manuel de Almeida (natural de Almeida) e de Maria da Conceição dos Prazeres (natural de Alvor).

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86009 | jvaldeira | 12 mar 2005 00:03 | Em resposta a: #86007

ABSOLUTAMENTE BRILHANTE!

Só podem ser os pais da Inês de Sousa! A alternativa era serem pais do marido Manuel Pais de Sousa... mas serem pais de de Inês de Sousa confere com o S.João da irmã Isabel! E confirma-se Lagos!

Muito Obrigado!
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86012 | SUÃO | 12 mar 2005 00:37 | Em resposta a: #86007

Caros Maria Elisa e Jorge Valdeira:

Aqui vai o seguinte apontamento do assento de casamento relativo a pessoas cujas famílias têm vindo a investigar:

Aos 21.05.1721 casa em Lagos, na freguesia de S. Sebastião, o capitão Manuel Pais de Sousa, da vila de Alvor, filho de Manuel Dias Varela e de sua mulher Catarina de Sousa, já falecidos, da mesma vila, com Inês de Sousa, de S. Sebastião de Lagos, filha do capitão Afonso Anes Ruivo e de sua mulher Maria de S. João.
Testemunhas: Pedro Matoso de Vila-Lobos, Simão da Fonseca de Sá, Afonso Anes Ruivo e o padre Afonso de Almeida Côrte-Real

Na esperança de que possa trazer-vos alguma utilidade aqui a deixo.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Côrte-Real

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86013 | melisa | 12 mar 2005 00:52 | Em resposta a: #86012

Caro Miguel Côrte-Real

Muito obrigada por mais estes dados.
A sua ajuda foi preciosa.

Dada falta de registos paroquiais em Alvor, a minha esperança é de que os casamentos se tenham realizado noutras localidades, como é o caso.

Os meus cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86014 | jvaldeira | 12 mar 2005 00:56 | Em resposta a: #86012

Caro Miguel Corte-Real,

Uma emoção nunca vem só! É absolutamente extraordinário! Começava a achar que este ramo era um caso perdido devido à falta de paroquiais em Alvor... e em menos de uma hora recebo estes dois verdadeiros "Óvos de Páscoa"!

Muito obrigado!!!!
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86015 | jvaldeira | 12 mar 2005 00:59 | Em resposta a: #86014

Ovos e não Óvos, :)

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86019 | melisa | 12 mar 2005 01:24 | Em resposta a: #86015

Caro Jorge Valdeira

Há dias referiu:

“Outra família que se adivinha próxima dos Pais de Sousa é a do Alferes José de Sousa Varela c.c. Josefa das Neves que foram padrinhos de baptismo de Catarina Josefa Rosa. Este Alferes e uma filha sua, Mariana de Sousa, apadrinharam Leocádia Maria.”

Ao que eu lhe respondi:

“refere Alferes José de Sousa Varela que casou (II casamento ) com Josefa das Neves , sendo ela de Pera, são meus 7ºs avós. A sua filha Mariana Angélica das Neves (de Sousa), madrinha de Leocádia Maria casou com Francisco Guerreiro Raposo e Brito, juíz de fora e de órfãos, (natural de Monchique e filho do Capitão Isidoro Guerreiro Raposo e de Maria Varela dos Santos).
Aqueles foram pais do Alferes Remualdo José Guerreiro que casa em 4/10/1791(?) na Mexilheira Grande com Isabel Inácia , já viúva de André Duarte Rio, e filha de LUÍS DIAS e Mariana Josefa.”

Entrando no campo das Hipóteses:

Seriam irmãos? Ambos filhos de Manuel Dias Varela e de Catarina de Sousa?

Também curioso é eu ter outro antepassado com o mesmo nome (Manuel Dias Varela) neste caso Capitão e casado com Antónia Francisca e que são pais de Maria Varela de Sousa acima referida, casada com o Capitão Isidoro Guerreiro Raposo. Este último casal casou em Monchique a 15/10/1708.

Melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86023 | melisa | 12 mar 2005 01:39 | Em resposta a: #86019

Caro Miguel Côrte-Real

Por acaso tem mais alguns dados destas famílias?

Melhores cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86030 | SUÃO | 12 mar 2005 11:41 | Em resposta a: #86023

Caros Maria Elisa e Jorge Valdeira:

Não têm de quê. Vejo a informação e o conhecimento que dela pode resultar como um património da comunidade. Se não participo no Forum com regularidade, é por manifesta impossibilidade de tempo, que não tenho tenho nem posso ter sob pena do meu trabalho não avançar. Espero que compreendam.

Mais informações sobre esta gente, creio ter. O problema é pescá-las, na atrasada fase "de tratamento arquivístico" em que me encontro; quando sobra algum tempo, tento ir carreando informação dos malditos papéis que fui acumulando para o computador, tentando organizá-los de forma adequada às minhas necessidades.

Prometo que quando se me depararem, essas informações ser-vos-ão passadas.

De momento acrescentarei apenas os seguintes dados:

A- O alferes José de Sousa e sua mulher Josefa das Neves e Freitas, da vila de Alvor, foram os pais de Inês das Neves e Freitas, c.c. António de Siqueira Preto (filho do capitão Francisco Beles de Sequeira e de sua mulher Maria de Siqueira de Oliveira Preto, ambos de Silves), por sua vez pais de José, bap. em Silves a 30.08.1784 (n. a 23)(TT, RP, Silves, B18, fl.4), e de outros também aí baptizados.

B-
I-Capitão Manuel Pais de Sousa, b. Alvor, e sua mulher Inês de Sousa, b. Lagos (S.Seb.).
Filhos:
2-Manuel Pais de Sousa, c.c. Maria Inês, filha de Antº Duarte, b. Alvor, e de
s/m Inês do Rio, b. Mexª Grande.
Filho:
3-Vicente, n. 16.01.1754, b. Alvor a 23 (B2, 86v)
2-Maria de Sousa, n. Alvor, c.c. Manuel Luís Antão, n. Portimão, filho do cap.
Francisco da Rocha Perª e de s/m Maria Catarina, naturais de Portimão, c.g.
2-Afonso, n. 09.01.1731, b. Alvor a 16. Padº: cap. Simão da Fonseca, de
Lagos (B1, 33v)
2-Catarina, n. 20.05.1733, b. Alvor a 26. Padº: seu avô cap. Afonso Anes
Ruivo e Josefa das Neves (B1, 44)
2-José, n. 12.08.1736, b. Alvor a 23. Padº:o mesmo avô, de Lagos (B1, 59)

Algarvios cumprimentos,


MC

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86033 | jvaldeira | 12 mar 2005 12:41 | Em resposta a: #86023

Caros amigos,

Relativamente a Ana Costa c.c Manuel Pais de Sousa (filho) 1771, filha de Sebastião Costa e Inês Maria de Odiáxere - casamento consanguíneo no 3º grau:

Sebastião Costa VARELA c.c. Inês Maria em 5-8-1732 Odiáxere. Ele viúvo de Leonor Antónia, moradores em Avor onde deverão ter casado (em Odiáxere não o encontrei); ela viúva de Domingos Gonçalves do lugar da Torre, Odiáxere.

Parece quase certo que a consanguinidade vem do lado do pai de Ana e do avô paterno de Manuel: Isto é Manuel Dias Vicente seria irmão do avô de Sebastião da Costa Varela.

Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86034 | jvaldeira | 12 mar 2005 12:45 | Em resposta a: #86033

Esqueci as testemunhas: José de Sousa Varela (penso que seja o omnipresente Alferes!) e António? Roiz Varela.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#86051 | melisa | 12 mar 2005 17:31 | Em resposta a: #86030

Caros Miguel Côrte-Real e Jorge Valdeira

Mais uma vez vos agradeço as vossas informações.

Agora relativamente ao Sebastião da Costa Varela , tenho o 1º casamento (não sabia é que era ele)

Casa em Portimão aos 30/1/1725, Sebastião da Costa Varela ( de Alvor) filho de António da Costa e de Inês Nunes (de Alvor) com Leonor Antónia Soares, filha de Francisco Jorge ( natural de Tanger) e Francisca de Serpa.

Vou tentar fazer um apanhado destas famílias com todos os dados que agora possuímos.
Cumprimentos deste canto do Algarve
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86095 | rmfrp | 13 mar 2005 14:46 | Em resposta a: #86007

Cara M. Elisa:

São muito interessantes as informações que nos traz, pois identificam um ramo da minha própria família que eu desconhecia até agora. Sou descendente de Bartolomeu Afonso Montez, baptizado a 14.03.1658 em São Marcos da Serra, e Francisca Simões, de Portimão, casados em Portimão a 07.08.1679, por via do único filho de que até agora tinha conhecimento, José Neto, baptizado em Portimão a 11.10.1700. Estas pessoas constam já da base de dados do GP:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114786

A data do casamento de António Vaz Montez é algo tardia para um neto de Bartolomeu e Francisca, mas já encontrei casos bem mais estranhos.

Devo esclarecer que não sei ao certo se o apelido destas pessoas era Montez ou Montes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86099 | rafael | 13 mar 2005 16:11 | Em resposta a: #86095

Caro Rui Pereira

Desembargo do Paço- Torre do Tombo. M - 328 N.º 16 (Extinção de morgadios e capelas). Provisão de 3 de Março de 1775.

Refere-se ao meu parente Cap.ão JOSÉ DE MONTES COELHO, da Foz da Azilheira, freg. de São Marcos da Serra.

Trata-se da extinção de capelas do meu tio-avô BRÁS MARTINS COELHO (irmão de minha avó MARIA COELHO de ARAGÃO, q. está na BD do Genea) e de sua mulher MARIA GUERREIRO.
É sobre a Provisão ref.ª à Capela-Morgadio da herdade das Taipas, arredores de Santana da Serra, onde os meus primos têm ainda prédios rústicos e tb. o que pertencia ao meu tio pat. José Amaro Guerreiro de Carvalho e que pertencera à mãe do falecido Dr. Manuel Guerreiro , nosso parente , que foi cónego da Sé de Évora e Capelão da 4:ª Região Militar . Alongo-me em pormenore que julgo úteis.
Continuando:
O referido alferes Brás Martins Coelho ( aparece como padrinho, sei lá as vezes !) é filho dos meus 7. ºs avós : alferes BALTAZAR DIAS QUEIMADO que foi da Respública de Almodôvar e de s.mer. BÁRBARA FERNANDES (no Genea).Lavradores riquíssimos da freg. de sÃO bARNABÉ-aLMODÔVAR.
O Cap.ão JOSÉ DE MONTES COELHO é filho de JOSEPH DE MONTES e de BÁRBARA COELHA e mords. na Azilheira-São Marcos da Serra c.c MARIA da SILVA filha do alf. PASCOAL MIZ LOBO (segue a grafia do tempo) aos 24.1.1736 e mords na Cortelha, freg. de São Bartolomeu de Messines.
A Provisão ref.ª é extensa e muito completa, porque as cláusulas são de morgadio e interessante. Não havendo herdeiros legítimos que respeitassem o clausulado reverteria os bens para a capela de Nossa SENHORA da SAÚDE, existente na igreja de Santana da Serra . Imagem que acho muito bonita pela serenidade que Ela emana e que sempre foi por nós muito venerada . A igreja sofreu sérias modificações pois tenho a fotocópia da !.ª visitação nos princ. do séc. XVI e que não corresponde ao muito que hoje se apresenta ( Ordem de Santiago da Espada, cuja cruz ainda se pode ver no altar-mór do lado da epístola e na porta principal.
Isto veio tudo devido ao apelido -MONTES-espero que esta informação sirva de alguma coisa.
Foi com grande satisfação que tive esta oportunidade de entrar em contacto consigo e ser-lhe prestável,pois há muito tempo não fazia.
Embora, às vezes, me sinta tentado em enviar-lhe um mail pedindo algumas informações.
Com os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86100 | rafael | 13 mar 2005 16:20 | Em resposta a: #86095

Cara Maria Elisa

Achei indelicado dirigir-me a si aproveitando a msg. para o nosso confrade Rui Pereira, mas espero que a informação dada vos seja também útil.
Não me esqueci de algumas informações que penso pedir-lhe, quando tiver mais oportunidade, porque tb. gostaria de enviar-lhe alguma informação.
Cumprimentos amigos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86168 | rmfrp | 14 mar 2005 21:02 | Em resposta a: #86099

Caro Rafael Carvalho:

Muito obrigado pela sua informação.

Não sei se José de Montes Coelho estará ligado aos meus antepassados, já que quase nunca pesquisei os registos de São Marcos da Serra onde tenho apenas este ramo de ascendência.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86172 | melisa | 14 mar 2005 22:28 | Em resposta a: #86095

Caro Rui Pereira

Quando encontrei o casamento de Bartolomeu Afonso com Francisca Simões em Portimão aos 7/8/1679, pareceu o nome do pai ser Francisco Vaz Montes, e foi assim que o apontei.

Entretanto e face ao que encontrei aqui na base de dados,julguei ter-me enganado (não confio muito na minha capacidade para decifrar alguns nomes no século XVII) e corrigi os meus dados.

Posteriormente quando encontrei este casamento a 19/8/1777 (Alvor -livro C-1 assento 124) e embora reconhecesse de imediato o nome dos avós do noivo, pareceu claramente ser Montes.

Mas ainda aí poderia ter sido incorrectamente escrito pelo Padre. :-).
António Vaz Montes nasceu em Lagos, onde provavelmete os pais se casaram.

Sendo a sua mãe de uma família de Lagos e o seu pai Tenente, pertencia talvez ao Regimento de Lagos.

Se puder consultar o dito registo talvez fosse mais esclarecedor quanto ao apelido.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86181 | rmfrp | 14 mar 2005 23:13 | Em resposta a: #86172

Cara M. Elisa:

Muito obrigado pela sua mensagem.

Eu não tenho grandes dúvidas de que o que está escrito nos registos paroquiais é "Montes". A questão é que o apelido "Montez" também se escreveria assim. A única forma de ter a certeza (ou quase) será encontrar um ramo que mantenha o apelido até à actualidade e ver qual a forma hoje utilizada. Outra forma, menos exacta, será ver qual a forma que actualmente predomina na região. A este respeito não tenho quaisquer dados.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86196 | melisa | 15 mar 2005 00:38 | Em resposta a: #86181

Caro Rui Pereira
Embora viva na região também eu não tenho dados da actualidade.

Conheço vários Montes, nomeadamente na zona de Monchique, onde também conheço uma família Montez (Furtado Montez) mas não sei se este apelido chegou recentemente à região ou não.
Se entretanto por acaso obtiver outros dados que nos leve para uma ou outra forma agradeço-lhe.
Os meus melhores cumprimentos

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86199 | melisa | 15 mar 2005 00:47 | Em resposta a: #86100

Caro Rafael

Agradeço as suas amáveis palavras e já sabe que estou sempre ao seu dispor, bem como aprecio muito as suas intervenções.

Os meus melhores cumprimentos.
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86397 | rafael | 17 mar 2005 15:40 | Em resposta a: #86199

Cara M.Elisa

Associei o apelido -MONTEZA- ao apelido MONTES.
Por isso, envio essa informação que pode ser útil ( cATÁLOGO DE UM aRQUIVO DE fAMÍLIA - Camacho de Brito -1637-1903-Arq. Dist. de Beja-C.M. de Aljustrel-de José Mariz).

Quadro 2-da asc.ª mat.ª de monsenhor António Camacho de Brito~q.s.

1-António Camacho de Brito

2-José Camacho Guerreiro de Brito ( irmãos, bpt.os em Beja :Cap. Franc.º Camacho Guerreiro de Brito-b.26.10.1807 cc D.Ana Olímpia Calada de Mira ; João16.6.1806; Antónia b.12.1816; Catarina Francisca Pombeira (Camacha)b.23.12.1821 cc Manuel do Monte Murteira c.g.)

3-Verónica Justina Colaço, b. Castro Verde 26.9.1807

4-António Camacho de Brito b. 11.21776-São jOÃO de Negrilhos

5-D.Luisa Pombeira b.22.2.1781-Aljustrel

8-João Camacho de Brito b.9.9.1717-Aljustrel

9-D.Catarina Francisca Chaveira Brava de Mascarenhas bn. 7.6.1741-Alvalade

10-Manuel Roiz Pombeiro- n. Aljustrel

11-D.Joaquina Mestra,viúva em 1786, n. de Aljustrel

16-Bartolomeu Gomes de Brito n. de Almodôvar

17-Ângela Gonçalves MONTEZA n. do termo de Aljustrel

18-João Roiz Nobre n. de Alvalade-Sado

19-D.Antónia Micaela Chaveira Brava de Mascarenhas

32-Domingos Coelho Camacho b. Almodôvar 3.5.1648

33-Joana Louçã de Brito b. Almodôvar

34-Estêvão Guisado Raposo

35-Maria Gonçalves Janeira

64-João Camacho

} do termo de Almodôvar (obs. minha) e daí origem dos Camachos de Brito.

65-Margarida Coelha

Irei colocar esta inf. no tópico: Ramos familiares ( mesmo tronco ) e carrear mais para lá sobre -Guerreiro-Aboim-Gusmão e outros destas famílias alentejanas e algarvias, que se encontra disperso por outros tópicos se os autores me autorizarem, embora já tenham tido a amabilidade de colocarem lá alguma informação, ilustres confrades nossos, como que um dossiê destas famílias, ou ue usem os apelidos ou seus antepassados.
Os meus melhores cumprimentos e muito reconhecido pela vossa compreensão,disponibilidade e sob.incentivo e ajuda, que para mim já vai sendo necessário.
Rafael Carvalho



1-Ant

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86400 | rafael | 17 mar 2005 16:00 | Em resposta a: #86397

Caro Rui Pereira

A informação acabada de enviar à nossa estimada confrade M.Elisa é para si também.Mas por delicadeza não fiz lá tal referência.

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Afonso Annes- de Lagos

#86429 | melisa | 17 mar 2005 23:15 | Em resposta a: #86033

Caro Jorge Valdeira
Encontrei mais um filho do casal Capitão Afonso Annes Ruivo e de Maria de S.João a juntar aos à sua Inês de Sousa,á Micaela Maria e à Isabel de S.João de Sousa.

Trata-se de Afonso Annes Ruivo -Moço, natural de Lagos que casa na Mexilhoeira Grande aos 11/1/1722, sendo a mãe já defunta, com:

Isabel Guizada, moradora que foi na vila de Serpa, viúva de Manuel Freire Neto.

Foi testemunha deste casamento Manuel Fagundo Neto (ou Fagundes Neto, conforme assina) .

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86438 | melisa | 18 mar 2005 03:08 | Em resposta a: #86397

Caro Rafael

Muito obrigada pela sua mensagem.

Sabe mais alguma coisa do nº 34- Estevão Guisado Raposo?

Fez-me recordar os meus Sebastião Guerreiro Raposo e sua m.er Maria Gago Raposo, que foram moradores em Sesteiros -Ourique, e que deverão ter nascido por volta de 1650, devendo assim ser contemporâneos de Estevão Gago Raposo.

A propósito sabe onde fica Sesteiros?

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86439 | melisa | 18 mar 2005 03:14 | Em resposta a: #86438

errata:
Deve ser da hora rebaptizei Estevão Guizado Raposo, que claro não é Gago :-)).
As minhas desculpas
melisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#86440 | rafael | 18 mar 2005 04:10 | Em resposta a: #86439

Cara Melisa
Também ainda estou a pé depois de telefonema longo, mas reconfortante e ao ler a sua msg. lembrei-me que na minha freguesia ou já de Ourique (?) há a herdade dos Besteiros ( cuja ressonância medieval, de besta-arma, invoca possessão senhorial muito antiga, porque na minha freg. Santana da Serra a herdade do Pego e a herdade do Tacanho, latifúndios, ambos morgadios, desta última os seus senhores tinham o apelido-Tacanho, reza a tradição imemorial que são herdades do tempo de D.Dinis. Haveria mais a dizer, a propósito, mas devo ir recolher-me, é já tarde.Fica para a próxima.
Os meus melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Montez ou Montes

#86717 | victorferreira | 23 mar 2005 10:40 | Em resposta a: #86095

Caro confrade,

Nos fins do séc. XVI-início do seguinte aparece em Viseu uma Isabel Montez da Costa, falecida em 04.01.1623 e de origem e ascendência desconhecidas. Era casada com um Pedro Fernandes de Torres, de apelido mais 'sulista' que beirão, que falece em Viseu em 1616, mas que não parece ter sido de lá.

Terá alguma referência a uma família Montez por essa época, e que possa ter tido Isabel no seu parentesco? De lembrar que muito provavelmente Montez será do pai e Costa da mãe, à 'ibérica' como nessa época (e anteriormente) era da praxe, ou ambos da mãe.

Cordiais cumprimentos e Santa Páscoa.
VF

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#87112 | rmfrp | 28 mar 2005 23:29 | Em resposta a: #86717

Caro Victor Ferreira:

Lamento informar que não conheço qualquer ligação destes Montez a Viseu. Há uma Isabel, como pode ver abaixo, mas deve ser coincidência de nomes.

Os registos mais antigos que conheço deste ramo são os do baptismo de Bartolomeu Afonso Montez (b. São Marcos da Serra 14.03.1658) - padrinhos o Cap. Manuel Vaz e Isabel Montez - e de sua irmã Maria (b. São Marcos da Serra 12.09.1655) - padrinhos Gaspar Afonso e Andreza Neto, da freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#87118 | rafael | 28 mar 2005 23:53 | Em resposta a: #87112

Caro Rui Pereira

Tenho conhecimento de uma família de Portimão, respigada de um dos Proc.ºs Incompletos do Santo Ofício que refere a família- Vizeu. Nesta s/msg. vem ref.º Viseu, mas por associação de ideias lembrei-me da família - Vizeu, de Castro Verde.
Assim que tiver à mão tal apontamento coloco-o aqui.
Os melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#87125 | rmfrp | 29 mar 2005 00:38 | Em resposta a: #87118

Caro Rafael Carvalho:

Eu não me referia a Viseu-apelido mas sim a Viseu-localidade, de onde provém os Montez do colega Victor Ferreira.

Quanto a Viseu/Vizeu como apelido não tenho qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#87129 | rmfrp | 29 mar 2005 00:49 | Em resposta a: #87125

Digo, "provêm".

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Manuel Pais de Sousa- Leocádia Maria

#88675 | melisa | 16 abr 2005 01:33 | Em resposta a: #86034

Caro Jorge Valdeira

Lembra-se de eu ter mencionado ter um antepassado em Monchique cujo nome era também Manuel Dias Varela?

Ora acontece que tive agora a oportunidade de consultar o seu processo de candidatura a FSO (teve carta de FSO em 15/12/1701) TT maço 54 doc 1147.

Por esse processo verifiquei que era filho de:

Antonio Estevens Nunes (de Monchique) cc Ana Varela, natural de Alvor.

Esta Ana Varela por sua vez era filha de Vicência Varela (2º casam) e de MANUEL DIAS VARELA, sendo ambos de Alvor.

Embora não refira datas, mas sabendo que a filha Ana Varela tem filhos a casar entre 1679 e 1706, estimo que tenha nascido por volta de 1640, o que levaria o nascimento de sua mãe, atendendo que esta casou duas vezes tendo pelo menos um filho do 1º casamento , a cerca de 1610.

Agora pelos nomes temos o meu Capitão e FSO de Monchique MANUEL DIAS VARELA (confirmado neto)e que casa em 1690.

O seu e talvez meu MANUEL DIAS VARELA (de Alvor) e pai do Capitão Manuel Pais de Sousa, que é contemporâneo daquele (filho casa em 1721).

E ainda o Sargento mor Vicente DIAS VARELA cc Catarina de Sousa que deverá ser uma geração mais velho ( deverá ter casado por volta de 1660).

Assim ponho a hipótese dos dois Manuel Dias Varela serem primos direitos, sendo que serão sobrinhos do Vicente ( ou o de Alvor por hipótese seu filho e irmão de Isabel Varela).

Refiro ainda que o MDV de Monchique é avõ materno de Francisco Guerreiro Raposo e Brito ( de Mx) que casa com Mariana Josefa das Neves ou de Sousa, filha do Alferes José de Sousa Varela e hipotética neta paterna do MSV de Alvor.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#91292 | melisa | 19 mai 2005 00:20 | Em resposta a: #87129

Caros Jorge Valdeira, Rui Pereira e Roberto Lopes

A 2ª mulher de Sebastiao da Costa Varela, Inês Maria ou Inês Nunes era irmã de Catarina Maria, 2º mulher de Salvador Jaquers de Amorim.

No registo do baptismo de seus filhos Francisco e José (gémeos) nascidos em Alvor em 16/4/1747 vêm mencionados os avós, sendo os avós maternos António Luis e Antónia Vieira de Odeáxere.

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#105043 | Sousa-Tavares | 11 nov 2005 12:16 | Em resposta a: #78675

Cara Senhora,

Peço desculpa de só agora lhe responder, mas a sua mensagem tinha-me passado despercebida.
Na sua lista há um nome que poderá ser o de um meu avô, a última pessoa que refere, José Moreira n. 1735.
O "meu" nasceu em Silves, São Marcos da Serra, Monte Ruivo e foi casado com Mariana de Jesus. Como ainda não encontrei este casamento, não conheço a ascendência de ambos. Sei que foram pais de Isabel de Jesus Moreira cc José da Costa.
Terei que tentar encontrar esse casamento para saber se se trata do mesmo.

Melhores cumprimentos,

H. Sousa Tavares

Resposta

Link directo:

VARELAS de Alvor

#114085 | melisa | 14 mar 2006 14:19 | Em resposta a: #105043

Caro Robero

Conforme prometido aqui vão as ligações familiares dos Varelas de Alvor.


1- MANUEL DIAS VARELA cc Catarina de Sousa foram pais de:

2-Alferes JOSÉ DE SOUSA VARELA (entroncado, vidé nota abaixo) cc (I)D.Maria Alhalo (?) da Costa) (II)(Pera em Pera 11/6/1724) com Josefa da Neves e Freitas, filha de Martinho Gonçalves e Domingas das Neves.

2-Capitão MANUEL PAIS DE SOUSA que casou em 1721 (S.Sebastiao Lagos) com INês de Sousa (filha do Capitão Afonso Annes Ruivo e de sua 2ª mulher Maria de S.João).

Foram pais de:

3- MANUEL PAIS DE SOUSA casado (I) com Maria Inês Duarte e Vaz e (II) (Alvor 1770) com ANA JOAQUINA DA COSTA, filha de Sebastião da Costa Varela e de sua 2ª mulher Inês Maria.

Por outro lado temos:

1-INÊS NUNES (VARELA) cc António da Costa, pais de :

2-SEBASTIÃO DA COSTA VARELA casado (Portimão 1725) (I) com Leonor Antónia Soares (sua tia) casado , casado (II) em Odiáxere em 1732 com Inês Maria , filha de António Luís e de Antónia Vieira.
Foram pais entre outros de:

3-ANA JOAQUINA DA COSTA cc MANUEL PAIS DE SOUSA , acima, com dispensa de consanguinidade do 3º grau.

Julgo que Manuel Dias Varela seria irmão de Inês Nunes (Varela).

Embora sem documentação julgo que os todos os Varelas de Alvor descenderiam de um casal da 1ª metade do século XVII :

-MANUEL DIAS VARELA, lavrador e cristão velho, natural de Alvor casado com VICÊNCIA VARELA.
Esta Vicência Varela teria nascido por volta de 1605.

Fora antes casada com Filipe de Morais, com parte de cristão novo. (conforme consta do processo para FSO de seu neto capitão Manuel Dias Varela , morador em Monchique).

1-Manuel Dias Varela cc Vicência Varela, ( meus 10ºs avós), foram pais de:

2- ANA VARELA , nascida em Alvor cerca de 1635 casou com ANTÓNIO ESTEVENS NUNES, natural de Monchique (filho de Antonio Estevens e Margarida Nunes ) e foram moradores na Senhora do Verde.

E foram pais dos seguintes filhos:

3-Capitão MANUEL DIAS VARELA (FSO- carta de 1701), natural de Monchique que casou em Monchique em 21/8/1690 com ANTÓNIA FRANCISCA,(meis 8ºs avós) filha de Mateus Ferreira, natural de Santa Cruz de Jovim- Gondomar e de Margarida Álvares natural de Monchique.

3-DIOGO DIAS VARELA que casou em Monchique( 5/10/1706) com Joana Luís, filha de António Luís Pais e Maria Álvares.

3-JOÃO VARELA que casou em Monchique (7/1/1695) com Catarina Nunes, filha de Diogo Fernandes.
3- CATARINA VARELA que casou em Monchique (12/8/1680) com Francisco da Silva, filho de Manuel Vicente e de Isabel Viana.

3-MARGARIDA NUNES que casou Monchique (30/11/1679) com António Pais, filho de Bartolomeu Nunes e Maria Pais.

Estes últimos poderiam ser os pais dos dois presumivéis irmãos Manuel Dias Varela e Inês Nunes (Varela) avós de Manuel Pais de Sousa (filho) e de sua mulher Ana Joaquina da Costa.

Pela conjunto dos apelidos DIAS VARELA, julgo que o Sargento Mor VICENTE DIAS VARELA (de Alvor), nascido cerca de 1640 casado com Catarina de Sousa e pais de Isabel Varela 2ª mulher de Manuel Jaques de Paiva e avõ materno de Álvaro de Oliveira Jaques, seria irmão de ANA VARELA sendo assim também ele filho de MANUEL DIAS VARELA cc VICÊNCIA VARELA.

Não entroncados, registo os seguintes irmãos:

-Manuel Nunes Varela ,cabo de esquadra, padrinho em 1743 com sua irmã
-Catarina Varela
-Maria Varela

Estes irmãos são primos do Padre António Rodrigues Varela, falecido em Alvor 18/1/1764 (com testamento).



Nota:
O meu antepassado Alferes JOSÉ DE SOUSA VARELA, nascido cerca de 1701 casado (I) com D,Maria Alhalo(?) da Costa e (II) (em Pera 11/6/1724) com Josefa da Neves e Freitas, filha de Martinho Gonçalves e Domingas das Neves, e pai neste 2º casamento de MARIANA ANGÉLICA DAS NEVES DE SOUSA ou MARIANA ANGÉLICA DE SOUSA PAIS ( como é referida quando amadrinha em Alvor) e que casou em Alvor cerca de 1751 com Francisco Guerreiro Raposo e Brito, neto materno do Capitão Manuel Dias Varela ( o FSO), que pelo apelido da filha quando amadrinha e também por ele mesmo ser várias vezes padrinho de filhos do capitão Manuel Pais de Sousa, e ainda um filho (nascido em Odiáxere) de Sebastião da Costa Varela, julgo que seja irmão do Capitão Manuel Pais de Sousa e primo direiro de Sebastião da Costa Varela .

Um abraço

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#114086 | melisa | 14 mar 2006 14:23 | Em resposta a: #114085

correcção

Quando refiro Leonor Antónia Soares refiro-me à filha de Francisco Jorge (de Tanger) e Francisca de Serpa que é tia do Roberto e não do seu marido como poderá parecer pela forma como é referida no texto.

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#114191 | roberto lopes | 15 mar 2006 11:18 | Em resposta a: #114085

Cara Melisa

Belissimo trabalho!!!
Vou tentar digerir toda a informaçao por si enviada e ver se os consigo relacionar com os nossos outros VARELAS de portimao, pq penso que deve estar relacionados.
Ja introduzi os novos dados de odiaxere, por si enviados na descendencia Anes de Odiaxere, logo os colocarei no topico correspondente.

Forte abraço e coninuaçao de boas pesquisas

O primo,

Roberto Lopes


Forte abraço

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#114192 | roberto lopes | 15 mar 2006 11:22 | Em resposta a: #114086

Cara Melisa ja comecei a perceber a sua teoria em relaçao a negaçao da ascendencia do Cap. Afonso Anes Ruivo, a probabilidade da consanguinidade vir pelos Varelas e bastante sugestiva, e parece-me que talvez seja o mais acertado

Abraço

Roberto Lopes

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#114429 | jvaldeira | 18 mar 2006 17:37 | Em resposta a: #114192

Caros M.Elisa e Roberto Lopes,

As minhas desculpas por andar arredio da investigação que já percebi ir de vento em popa. Também creio que a famosa consanguinidade de Ana Costa e Manuel.Pais de Sousa (filho) vem do lado Varela.

Continuo “atolado” em Lagos (S.Sebastião e S.Maria) no sec. XIX mas creio que se alguma vez conseguir chegar ao sec XVII, irei encontrar certamente muita informação relativa a todas estas famílias que nos interessam. É inevitável, porque a proximidade é grande, Lagos é o único grande centro urbano da zona (sobretudo quando recuamos para o sec XVII e XVI) e até sabemos que alguns destes indivíduos por lá andaram.

Pergunto-me também se estas conjugações de Luís com “Franciscos” e “Antónios” (=Antão) e até Alvares não acabarão por ligar algures ao “meu” mítico Luís Alvares Antão…

Um abraço,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#115094 | jvaldeira | 26 mar 2006 00:07 | Em resposta a: #114086

Uma nota rápida só para dar conta de mais um Pais de Sousa, em Lagos:
Joaquim Pais de Sousa cc. Maria Joaquina 1806-04-16 S.Maria, era filho de Manuel Pais de Sousa e Ana Joaquina - que é a mesma que Ana Costa, já que os os pais e sogros conferem.
Para já é tudo...
Cumprimentos,
J.Valdeira

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#115105 | melisa | 26 mar 2006 04:59 | Em resposta a: #115094

Caro Jorge Valdeira

Desse Joaquim apenas tinha o baptismo. Nasceu a 19/12/1781.

Foram padrinhos o Padre João da Costa de Macedo e Isabel Inácia (minha antepassada) filha de Luís Dias e irmã do nosso comum Tenente Manuel Dias da Costa.
À data a referida Isabel da Costa ainda era solteira tendo casado em 1786 com António Duarte Rio, de quem viria a enviuvar e posteriormente em 1791 com o Alferes Remualdo José Guerreiro, neto do Alferes José de Sousa Varela, já várias vezes referido anteriormente.

por sua vez António Duarte Rio era sobrinho da 1ª mulher de Manuel Pais de Sousa, pai de Joaquim, Maria Inês Duarte e Vaz.

Resposta

Link directo:

RE: VARELAS de Alvor

#115107 | melisa | 26 mar 2006 05:06 | Em resposta a: #115105

(continuação)

Como certamente é do seu conhecimento esta Maria Inês Duarte e Vaz era enteada do capitão mor Vicente Velho da Silva que casou com sua mãe, Inês do Rio depois desta ter enviuvado de António Duarte da Silva, pai daquela.

Bom fim de semana

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Montez ou Montes

#124820 | ZedaMoira | 13 ago 2006 22:36 | Em resposta a: #86095

O meu nome é David Montez, e tb estou interessado em descobrir as origens da minha familia - Montez. Sou de Santarém

David Montez

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#190738 | LBolacha | 02 abr 2008 16:02 | Em resposta a: #66722

Cara Melissa

Tenho um antepassado de nome Manuel da Costa que terá casado com uma Leonor Maria, do qual tiveram um filho de nome Rosendo José da Costa cc Brites Maria da Conceição, e um neto de nome José Rosendo (n. 1773). Parece-lhe possivel que seja a mesma pessoa?
Não consegui encontrar o registo de casamento do filho em Portimão devido ao mau estado dos microfilmes...

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#190816 | melisa | 02 abr 2008 21:52 | Em resposta a: #190738

Caro Levi

Julgo que o pai de Rosendo José da Costa é mesmo o também meu antepassado MANUEL DA COSTA.

Durante muito tempo tive dúvidas se a Leonor Maria seria a Leonor Rodrigues referida como primeira mulher de Manuel da Costa no seu 2º casamento em Portimão aos 3/3/1737 com Antónia Maria,

Dando volta aos registos de Portimão descobri que Leonor Rodrigues tinha falecido em Portimão a 2/1/1737 sendo casada com Manuel da Costa MACHO.

Ora nos registos de baptismo de três filhos de Rosendo da Costa e Brites da Conceição, ( João nascido em Portimão a 22/2/1761, Joaquim nascido a 15/5/1768
e Feliciana nascida a 9/10/1769) consta que o avõ paterno é Manuel da Costa Macho (ou Maxo) cc Leonor Maria, moradores em Portimão sendo Rosendo dado como nascido umas vezes em Portimão e outra em Budens.

Por outro lado no casamento de outro filho de Manuel da Costa com Leonor Maria, esse filho de seu nome José da Costa que casou em Portimão a 17/8/1747 com Leonor da Tocha os pais são referidos como MANUEL DA COSTA MACHO e LEONOR MARIA , já defunta.

Já nos filhos de João da Costa (outro fº do primeiro casamento de Manuel da Costa com Leonor Maria ou Rodrigues) casado em Portimão aos 21/5/1753 com Francisca Maria que também aparece como Francisca Maria ou Francisca de Jesus o avô aparece como Manuel da Costa Macho cc Leonor Maria ou também Leonor Rodrigues (excepto o da fª Luisa que aparecem os avós paternos como Manuel da Costa Macho e Antónia Maria o que deverá ser confusão do padre com a 2ª mulher de manuel da Costa.
Nos filhos de Catarina Rodrigues (outra filha do 1º casamento) casada a 10/6/1749 com Antonio Martins, aparecem como avós maternos só Manuel da Costa e Leonor Rodrigues, excepto no baptismo de Joaquim nascido em Portimão a 8/12/1755 em que o avô materno é Manuel da Costa MACHO natural de SAGRES.

Em relação aos filhos do 2º casamento com Antónia Maria , temos:

2 -CATARINA MARIA , nascida Ptm 25/11/1741 ,casou Ptm aos 22/4/1757
(I) com José Mendes e (II) aos 26/5/1784 com Estevão Dias.

Se quer no seu baptismo quer no 1º casamento o pai é apenas Manuel da Costa, já nos baptismos dos filhos aparece como Manuel da Costa Macho.


2- ISABEL DO CARMO, nascida em Portimão a 11/12/1743 [diz: filha de Manuel da Costa (sem macho) e Antónia Maria, neta paterna de JOÃO DE CAMPOS , de SAGRES e de CATARINA RODRIGUES, de VILA DO BISPO]casou em Ptm a 13/6/1763
com Manuel dos Ramos.
Os filhos deste casal referem que o avô é Manuel da Costa Macho.

2- MANUEL, * Ptm 4/3/1746 (refere que os avós paternos são JOÃO DE CAMPOS , de SAGRES e de CATARINA RODRIGUES, de VILA DO BISPO)

2- VITÓRIA TERESA, * pTM a 6/12/1748 casou com Salvador Correia , de Ferragudo.

2- FELICIANA TERESA, * Ptm 18/11/1751 (tem o mesmo nome que uma filha de Rosendo) o pai aparece NO BAPTISMO só como Manuel da Costa.
Casou com José Caetano.


2- ESTEVÃO DA COSTA, * Ptm 26/10/1755 faleceu a 2/3/1833 ,casou em Alvor a 11/1/1780 com Margarida Rosa (são estes os meus ascendentes).

Refira-se ainda que MANUEL DA COSTA casou em Portimão a 23/5/1719 com LEONOR RODRIGUES, ele filho de JOÃO DE CAMPOS e CATARINA RODRIGUES e ela fª de JOSÉ RODRIGUES (já defunto à data ) e MARIA VIANA.

Provavelmente teriam vivido algum tempo em Budens onde terá nascido Rosendo,

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#190841 | LBolacha | 03 abr 2008 00:23 | Em resposta a: #190816

Que bela noticia Cara M.Elisa!!

Só pode ser realmente a mesma pessoa, passo a transcrever o que diz no assento de baptismo do meu José Rosendo:

JOSÉ, filho de ROSENDO (José - na certidão de casamento dele diz ser filho de um Rosendo José) DA COSTA e BRITES (Maria- mais uma vez na certidão de casamento dele diz ser filho de uma Brites Maria) DA CONCEIÇÃO;

Neto paterno: MANUEL DA COSTA O MACHO e LEONOR MARIA
Neto materno: DOMINGOS GONÇALVES O CALDEIRÃO e MARIA DE JESUS
(todos naturais de Portimão)
Padrinho- Pedro José, irmão do pai
Madrinha- Teresa Maria, irmã

Será possivel me fazer um resumo quanto aos filhos e de que casamento são que admito que me perdi... peço desculpa...

Outra coisa.. Budens?? Onde fica, desculpe mas também não tinha ouvido ainda este nome até agora...

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#191523 | melisa | 07 abr 2008 19:57 | Em resposta a: #190841

Caro Levi

Embora um pouco atrasado cá vai então a ascendência e descendência que conheço dos dois casamentos de Manuel da Costa Macho, e se se perdeu a culpada fui eu que entusiasmada me preocupei mais com as provas de que era a mesma pessoa do que com a sua descendência.

Assim temos:

1- JOÃO DE CAMPOS , de Sagres cc CATARINA RODRIGUES, de Vila do Bispo.
pais de :
...........2- MANUEL DA COSTA natural (?) de Sagres que casou em Portimão a 23/5/1719 com LEONOR RODRIGUES( que também usou Leonor Maria) fª de JOSÉ RODRIGUES (já defunto à data ) e MARIA VIANA.

Envuivando em 2/1/1737 ( Portimão) voltou a casar com ANTÓNIA MARIA fª de Manuel Gonçalves e Constança Fernandes, em Portimão aos 3/3/1737.

Do 1º casamento teve:

..................3- CATARINA . nascida e Portimão a 23/2/1723 e aí falecida a 13/1/1725.

..................3- CATARINA , nascida (onde?) falecida a em Ptm a 31/7/1726 sendo menor.

..................3- MARIA, nascida em Ptm a 27/4/1727 (s .m. n.)


..................3- JOSÉ DA COSTA que casou em Portimão a 17/8/1747 com Leonor da Tocha

..................3 - CATARINA RODRIGUES, casada a 10/6/1749 em Portimão com Antonio Martins

..................3- JOÃO DA COSTA, que casou em Portimão aos 21/5/1753 com Francisca Maria que também aparece como Francisca de Jesus.

..................3 - ROSENDO DA COSTA, natural de Portimão ou Budens casado com Brites da Conceição.
Estes, pais de:

..................................4- João nascido em Portimão a 22/2/1761

................................... 4- Joaquim nascido a 15/5/1768

....................................4- Feliciana nascida a 9/10/1769

...................................4- José , nascido a ? (seu ascendente)



Manuel da Costa Macho do 2º casamento teve:

..................3- MANUEL, nasceu Ptm 24/12/1737 e aí faleceu a 30/3/1740


..................3- ANTÓNIO, nasceu Ptm 13/1/1740, F: 4/9/1741 Ptm

..................3 -CATARINA MARIA , nascida Ptm 25/11/1741 ,casou Ptm aos 22/4/1757
(I) com José Mendes e (II) aos 26/5/1784 com Estevão Dias


..................3 - ISABEL DO CARMO, nascida em Ptm a 11/12/1743. Casou também em Ptm aos 13/6/1763 com Manuel dos Ramos.


...................3- MANUEL , nasceu Ptm 4/3/1746 (smn)

...................3- VITÓRIA TERESA, nasceu Ptm a 6/12/1748 casou com Salvador Correia , de Ferragudo.

...................3- FELICIANA TERESA, nasceu Ptm a 18/11/1751 .Casou com José Caetano. Foi moradora nos Montes de Alvor.


....................3 - ESTEVÃO DA COSTA, nasceu Ptm a 26/10/1755, faleceu a 2/3/1833 em Alvor ,casou em Alvor a 11/1/1780 com Margarida Rosa (meus ascendentes).


Relativamente a Budens trata-se de freguesia do concelho de Vila do Bispo que até 1862, fazia parte do concelho de Lagos.

Antes de 1860, a paróquia de Budens se chamava São Sebastião de Budens.


Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#191544 | LBolacha | 07 abr 2008 20:56 | Em resposta a: #191523

Cara Melisa

Muito obrigado por esta actualização. Admito que depois de ler, voltei a reler e consegui descodificar a ordem dos dados que me tinha dado ;)

José, o meu ascendente, nasceu a 20 Nov 1773 em Portimão, e no seu baptismo a 8 Dec 1773, teve como madrinha a sua irmã Teresa Maria. Mais uma a adicionar a esta grande familia..

Obrigado pelos esclarecimentos

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#191556 | melisa | 07 abr 2008 21:35 | Em resposta a: #191544

Caro Levi

Já anotei o seu ascendente José Rosendo.

Obrigada

M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#209052 | jose930 | 23 set 2008 17:50 | Em resposta a: #69212

Cara Prima Elisa
Antes de mais os meus cumprimentos e muito obrigado pela oportunidade que tenho de apreciar as suas exaustivas pesquisas que teem um grande acolhimento neste forum.Hoje trago a colacao um assunto que me tem dado muitas voltas na imaginacao e me tras muito intrigado.
Minha Mulher ,falecida ha cerca de 3 anos tinha como avos, pelo lado materno um Costa e uma Teresa de Jesus.
E agora vamos ao assunto comecando por lhe dizer que tenho muitos descendentes entre filhos, netos e bisnetos com predominancia do sexo feminino. Acontece que a maioria das mulheres desta minha descendencia teem alguns sinais orientais sendo algumas portadoras a nascenca de sinais na pele que os medicos chamam Manchas Mongolicas, o que parece ser algo corrente. A acompanhar este sinais grande parte delas teem tracos fisionomicos muito orientais. (continua)

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#209054 | jose930 | 23 set 2008 18:16 | Em resposta a: #209052

Cara Prima
Recentemente pedi um exame ao DNA mitocondrial de meu filho tendo este revelado que pertence ao Haplogrupo X com os resultados seguintes:


1ª Segmento 16183C, 16189C, 16278T, 16311C, 16519C
2º Segmento 73G, 143A, 153G, 189G, 195C, 225A, 226C, 263G, 309.1C, 315.1C, 475G

(continuacao)

Segundo parece por informacao que me foi prestada este haplogrupo X so se transmite de mae para filha e e muito raro na Europa uma vez que apenas e comum entre as mulheres indias de certas tribos da A.merica do Norte.
O haplogrupo mitocondrial X é muito raro ou ausente em populações indígenas contemporâneas da América do Sul, oque invalida quasi a hipotese de ter chegado ao Algarve durante o tempo do Brasil colonial.
Lembrei-me das pesca do bacalhau nas costas da America do Norte e Canada, mas nao e crivel que uma mulher pudesse ser transportada num lugre bacalhoeiro.
Tendo a Prima um bom conhecimento do Alvor antigo ficar-lhe-ia muito grato se pudesse dar-me algum contributo para avancar por qualquer pista que me conduzisse pelo menos a tecer algumas teorias para explicar este quasi misterio.
Renovo os meus cumprimentos e antecipadamente agradeco a atencao que venha a dispensar a esta msg.
Jose Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#209780 | melisa | 03 out 2008 21:04 | Em resposta a: #209054

Caro Primo

Percebo muito pouco de ADN, mas gostava de lhe pôr uma questão:
Transmitindo-se de mãe para filha, como chegou ao seu filho? Não será mais provável ter-lhe chegado pelo lado materno?

Cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#209782 | melisa | 03 out 2008 21:09 | Em resposta a: #209780

Desculpe não tinha lido a primeira parte da mensagem.

Se me desse mais dados dos avós de sua mulher, talvez conseguisse alguma coisa.

Desconheço no entanto ligações orientais em Alvor.

Fiquei no entanto muito interessada no assunto.

Renovados cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#210264 | roberto lopes | 10 out 2008 10:51 | Em resposta a: #209782

Cara Melisa:

Acabo de enviar-lhe um e-mail

Um abraço,

Roberto

Resposta

Link directo:

RE:Manuel da Costa Macho

#219175 | roberto lopes | 21 jan 2009 23:44 | Em resposta a: #191523

Cara melisa:

Acabo de enviar-lhe um e-mail

Atentamente

Roberto

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#356934 | jvaldeira | 22 abr 2015 00:35 | Em resposta a: #115107

Caros amigos,

Descobri o no site do arquivo Distrital de Évora um PROCESSO DE HABILITAÇÃO “DE GENERE” DE ANTÓNIO RODRIGUES VARELA, FILHO DE SIMÃO DIAS VARELA E DE HELENA DA CRUZ, NATURAL DE ALVOR, PARA SER ADMITIDO A PRIMA TONSURA, A ORDENS MENORES E ORDENS SACRAS de 1711-15 (Proc. nº 1228, Mç. nº 68). Deve ter mais informação sobre esta gente.
Eu não tenho forma de o consultar porque é preciso ir a Évora mas se tiverem alguém que frequente o Arquivo e faça o favor de "espreitar", talvez se consiga saber mais alguma coisa - incluindo sobre os Dias Varela de Monchique.

Cumprimentos
jvaldeira

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#380547 | Manuela Abreu | 01 mai 2017 18:27 | Em resposta a: #66722

Boa tarde,

Sou natural de Portimão, mas grande parte da minha ascendência materna nasceu em Alvôr.
Comecei recentemente a investigar os assentos da Torre do Tombo e descobri alguns dos meus familiares afastados, porém apesar de ter descoberto o assento de nascimento da minha tetravó Anna Maria Quitéria (filha de José da Costa e Maria Quitéria) a fls 10 vº do ano 1844, não encontro mais nada acerca da mesma, nem casamento nem óbito.
Se alguém tiver algum tipo de informação agradeço desde já.

Manuela Abreu

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#380560 | rafael | 02 mai 2017 01:22 | Em resposta a: #66722

Minha Senhora
Lamento não poder satisfazer ă vossa pergunta.Aproveito perguntar-lhe,porque tem o apelido ABREU,se tem conhecimento de ABREUS,com origem em Albufeira,Guia e outros lugares do Algarve.
Envio-lhe mail de contacto.

abreumiaodesantana@gmail.com

Estou curioso pela minha antepassada D.Luisa de Abreu,de Albufeira certamente da família de D.Maria de Abreu tb.de Albufeira e da mesma época aproximadamente. Esta Senhora tem ascendência em grandes famílias portuguesas e Casas Reais da Europa.(secsXVI/XVII).

Com os melhores cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#380750 | almacor | 08 mai 2017 09:15 | Em resposta a: #380547

Bom dia

Aceda ao site www.genealogiadoalgarve.com, faça o login como portimão e depois procure por Joaquim Costa Bexiga na freguesia de Alvor.


Cumprimentos

Almacor

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#380981 | Manuela Abreu | 13 mai 2017 20:45 | Em resposta a: #380750

Boa noite,
Agradeço imenso a indicação deste site, que eu não conhecia e que é de facto um instrumento precioso nesta difícil demanda pelos antepassados. Apesar de não ter conseguido localizar nada sobre a Anna Quitéria de nascida em 1844 em Alvôr (filha de José da Costa Bexiga e Maria Quitéria) encontrei muitos outros cuja existência eu desconhecia, só por isso valeu a pena! Bem Haja.
Maria Manuela Abreu

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#380982 | ORafael Carvalho | 13 mai 2017 20:49 | Em resposta a: #66722

Também HÁ OUTRO TÓPICO muito útil: Famílias Algarvias (âmbito muito alargado).
Boas pesquisas.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#381052 | Manuela Abreu | 16 mai 2017 14:26 | Em resposta a: #380982

Exmº Senhor
Agradeço-lhe muito a indicação do tópico que me sugeriu. Porém, não localizei nada que se relacionasse com a Anna Maria Quitéria ( ou Anna Quitéria) de Alvôr com o assento a fls 10 vº do ano 1844.
O Joaquim António Bexiga, terá sido um irmão dela, mas não consigo localizar mais nada. Parece que se "evaporou" pois não encontro nem casamento nem óbito.
Se me puder ajudar com alguma ideia fico-lhe muito grata.
Maria Manuela M.D. Pedrosa Abreu

Resposta

Link directo:

Familias de Alvor e Portimão (Algarve)

#427191 | miguellabrego | 16 set 2020 19:38 | Em resposta a: #78675

Olá M. Elisa,
Encontrei esta entrada antiga e espero que você possa me ajudar. Vejo que o seu bisavô, Deocleciano da Silva Moreira, era da Mexilhoeira Grande, Portimao. O irmão dele, Atanasio da Silva Moreira, é do meu interesse. Tenho um Antonio da Silva Atanasio que nasceu em 1910 em Portimão e acho que Atanasio era avô dele. Você sabe alguma coisa sobre Atanasio?
Obrigado,
Miguel Labrego

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 06:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen