"Mendes da Serra da Estrela"

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Património

"Mendes da Serra da Estrela"

#66753 | luis262 | 06 jun 2004 15:42

Caros participantes do Fórum:

Procuro elementos sobre os ascendentes de Isabel Joana Mendes, n. S.Romão, Seia, 1480, referida como sendo "dos Mendes da Serra da Estrela", bem como de seu marido, Fernando Lourenço de Abranches, n. em 1479 e falecido em Viseu em 1540, Fidalgo da Casa de D. Jõao III, que, depois de viúvo, foi Vigário Geral do Bispado de Viseu, 1º arcipreste e cónego da Sé de Viseu, licenciado em Cânones e 1º Senhor da Casa do Torrozêlo ( Seia), com geração.
Ambos constam da base de dados do GENEA.
Agradecia pois, a quem pudesse disponibilizar elementos sobre os ascendentes destes , de um dos dois, que fosse.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Etrela"

#66755 | luis262 | 06 jun 2004 15:47 | Em resposta a: #66753

Corrijo o nome do tópico: Mendes da Serra da Estrêla.
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66757 | luis262 | 06 jun 2004 16:10 | Em resposta a: #66753

Meus caros:

Acabo de verificar, que Fernando Lourenço de Abranches foi filho de Diogo Afonso, Fidalgo da Casa Real, que está sepultado na Igreja de S. Julião, Mangualde e de sua primeira mulher, Beatriz Fernandes de Abranches, n. 1461 e + 1500. Aliás ambos constam ( lapso meu...) da base de dados do Genea. Continuo no entanto sem saber mais nada sobre os ascendentes destes Abranches, bem como dos de Isabel Joana Mendes. Agradeço pois desde já, qualquer elemento que alguém me possa fornecer.

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66799 | mendesdossantos | 07 jun 2004 12:53 | Em resposta a: #66757

Prezado Sr. Luís:
Tenho muito interesse na região da Serra da Estrela e meu sobrenome é Mendes. Gostaria de falar consigo.
Meu email: mendes_dos_santos arroba yahoo ponto com ponto br

Melhores cumprimentos

Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66854 | abivar | 07 jun 2004 22:40 | Em resposta a: #66757

Caro Luís Piçarra:

Há em Loriga (Seia) muitos Mendes, ligados a Castelo Brancos, Britos, Aparícios, Figueiredos, Gouveias, Galvões, etc.; tenho diversos elementos acerca de alguns ramos por figurarem na minha ascendência (alguns inúmeras vezes, devido à assustadora consanguinidade que se verifica nessa minha ascendência). Será difícil ligá-los todos, mesmo estes só de Loriga, pelo que em toda a Serra da Estrela deverão provavelmente existir muitas famílias com esse patronímico, mas em Loriga esse apelido parece ter alguma "estimação" pois transmite-se frequentemente com diversas quebras de varonia e mantám-se ligado a outros mais sonantes dando compostos estáveis, como por exemplo "Mendes Castelo Branco" e "Mendes de Brito". Se procurar aqui nos tópicos "Mendes Castelo Branco de Loriga", "Homem de Cáceres/ Loriga, Sandomil", "Aparício, de Loriga e Alvoco da Serra", "Figueiredos, de Loriga", "Britos de Loriga/Vide", encontrará muitos dados acerca de Mendes dessa zona.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66926 | luis262 | 08 jun 2004 14:58 | Em resposta a: #66799

Cara Glória:

Começo por lhe pedir que não me trate por Sr. : basta Luís...
Sobre os Mendes da Serra da Estrela, infelizmente, não a posso ajudar, pois estou precisamente a começar a tentar saber alguma coisa, sobre esses meus ascendentes, já muito afastados no tempo... Sobre outros ascendentes meus consegui não só muitas informações (e muitos deles já constam no GENEA), como recuar ainda muito mais, graças as ligações que se foram estabelecendo , com elementos provenientes de antigas genealogias que fazem parte da base de dados do GENEA.
Entretanto, posso sugerir-lhe que consulte, aqui neste mesmo tópico a mensagem de António Bivar que fornece elementos e remete para outros tópicos, onde já verifiquei que existe imensa informação, sobre Mendes da Serra da Estrela .

Melhores cumprimentos
Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66927 | luis262 | 08 jun 2004 15:08 | Em resposta a: #66854

Caro António Bivar:

Desde já, quero agradecer-lhe a sua pronta resposta bem como as "dicas" que me deu.
Comecei apenas por levantar uma ponta do véu, de um único dos tópicos que mencionou e, já verifiquei que dispõe de imensa informação!
Vou ter de ir "digerindo" tudo e logo se verá se consigo entroncar essa Mendes de S. Romão.

Melores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#66995 | ffarrajota | 09 jun 2004 00:45 | Em resposta a: #66927

Senhor Luís,
Tenho ascendentes Mendes em S.Romão , Loriga e noutras freguesias do concelho de Seia. Tem muita família Mendes nestas paragens e a quem estão ligadas?
Os meus cumprimentos
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67023 | mendesdossantos | 09 jun 2004 12:31 | Em resposta a: #66926

Caro amigo Luís:
Tenho usado o site anafre para localizar as Freguesias citadas nas mensagens. O amigo saberia me dizer em qual Distrito está a Serra da Estrela?
Um abraço fraterno,
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67312 | luis262 | 12 jun 2004 14:43 | Em resposta a: #67023

Cara Glória:

A Serra da Estrêla é um conjunto montanhoso de grandes dimensões, que abarca, pelo menos, freguesias pertencentes a três distritos: Castelo Branco, Covilhã e Guarda. Depende pois das freguesias que procura... Se se tratar de obter certidões de nascimento, casamento ou óbito dos últimos cem anos e souber as datas respectivas, basta dirigir- se à junta de freguesia ,via net se quiser, e preencher o formulário, pedindo o respectivo documento . Se pedir fotocópia simples, sái mais barato. Se fôr de datas anteriores, o mais provável é já se encontrarem arquivados ou no Arquivo Distrital respectivo, da Torre do Tombo, ou na Torre do Tombo em Lisboa, Se para além disso não tiver conhecimento exacto das datas, torna-se necessário pedir que seja efectuada uma busca,o que implica um pagamento extra. De qualquer forma nestes casos é sempre aconselhável telefonar para os arquivos Distritais da T.T. em causa, onde os funcionários , que são geralmente pessoas atenciosas, a poderão informar melhor sobre os passos a dar, custos e modalidades de pagamento, que pelo menos aqui em Portugal, costuma ser efectuado na entrega do documento no seu endreço. Procure no Google que lá encontrará as direcções dos diferentes arquivos distritais do país.
Espero ter ajudado um pouco...Boa sorte nas suas pesquisas!

Um abraço de irmão português.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67314 | luis262 | 12 jun 2004 14:55 | Em resposta a: #66995

Cara Amiga:

Antes de mais queria agadecer-lhe a sua amável disponibilidade.
Em relação aos Mendes de São Romão, nada sei, para além do que refiro na mensagem inicial deste tópico. Se tiver alguma pista que me ajude a entroncar essa minha já distante antepassada, ou seu sogro Abranches, ficava muito agradecido.

Melhores cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67322 | mendesdossantos | 12 jun 2004 17:23 | Em resposta a: #67312

Caríssimo amigo Luís:
Ajudou-me e muito! Agora tenho uma idéia melhor da região que pesquiso. Obrigada.
Os meus avós eram moradores de Lagares da Beira, Concelho de Oliveira do Hospital. O nome de meu avô era Julio Mendes dos Santos e seu pai Antonio Mendes dos Santos. Minha avó era Maria da Gloria e seu pai José Coelho Madeira.
Tenho um Abranches: Henrique Borges de Castro Homem de Abranches Soares de Albergaria, padrinho de meu pai (n. 1903, Lagares da Beira). Este Abranches seria descendente da sua antepassada?
Perdoe-me tantas perguntas, mas ando apaixonada pelos meus portugueses...

Um abraço fraterno da amiga
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67330 | luis262 | 12 jun 2004 19:48 | Em resposta a: #67322

Cara Glória:

Não tenho elementos sobre esses seus parentes, mas tenho sobre padrinho de seu pai.
Em "Soares de Albergaria - (subsídios para a sua história)", de Manuel Soares de Albergaria Paes de Melo, Edição do autor, 1951, §67, pág. 285, pode ler-se:
" 25-HERIQUE BORGES DE CASTRO HOMEM SOARES DE ALBERGARIA (Dr.), faleceu em Travancinha, concelho de Seia, em 1934.
Casou duas vezes, a 1ª com D.Maria Emília da Costa Brandão e Albuquerque, que nasceu no Ervedal da Beira a 25 de Dezembro, filha do Dr. Sebastião Carlos da Costa Brandão e Albuquerque, Visconde do Ervedal da Beira e de sua mulher D. Maria Emília de Abranches Homem da Costa Brandão e Albuquerque. Casou segunda vez com D. Maria José Marrocos Taborda Ramos, que faleceu a 11.01.1951. "
Do primeiro casamento não teve filhos e do segundo teve , segue-se os nomes completos de quatro filhos , todos com geração, que se lhe interessar posso mandar .
Entretanto verifiquei que esse padrinho de seu pai, tem aqui uma página no site do Genea, que poderá consultar, mas nela não é mencionado o 1º casamento e o 2º é dado como tendo sido o único . Além disso só consta um dos seus filhos, mas é indicada a sua descendência. Poderá talvez tentar contactar telefónicamente indo à lista telefónica da net e obter informações directas sobre familiares de seu pai... No liivro que possuo apenas tenho os nomes dos filhos de Henrique , que poderão já não ser vivos.De seguida vou mandar-lhe
o tal endreço da net.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67331 | luis262 | 12 jun 2004 19:59 | Em resposta a: #67330

Cara Glória:

O endreço é http:www.118.pt/menu.php

um abraço Luís

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#67347 | luis262 | 12 jun 2004 22:25 | Em resposta a: #67330

lCorrecção: Onome completo que consta do livro é: HENRIQUE BORGES DE CASTRO HOMEM ABRANCHES SOARES DE ALBERGARIA (Dr.).
A data de nascimento de sua 1ª mulher foi 25.12.1868.
L.P.

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#67399 | silvestre | 13 jun 2004 18:37 | Em resposta a: #66753

Caro Luis
A ascendência (não unânime) de Beatriz de Abranches está editada noutro site que não pode ser aqui citado, como sabe.
Cumprimentos
Vera
juzarte arroba iol ponto pt

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#68490 | luis262 | 27 jun 2004 13:01 | Em resposta a: #67399

Cara Vera :

Desculpe a demora na resposta, devida ao facto de ter andado a funcionar, profissionalmente um pouco "à pressão" ,nestes últimos dias...
Penso que se deverá referir ao facto de aqui no GENEA, Beatriz Fernandes de Abranches , embora na sua própria página não constem os nomes dos pais, aparecer como filha de D.Fernando Vaz de Almada, 2º Conde de Avranches e de N. , na página deste, com uma nota que diz :" a filha Beatriz Fernandes de Avranches não é referida nos nobiliários. ( GP - 17002)".
O curioso é que se "clicarmos" no nome dessa filha, obtemos a respectiva página...
Vou comunicar para o seu endeço no sentido de lhe pedir a informação sobre o site
que refere.
Obrigado pela colaboração.

Cumprimentos

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#68510 | silvestre | 27 jun 2004 17:15 | Em resposta a: #66753

Caro Luis
Já respondi para o seu mail. Já tinha reparado que na página de Beatriz não vinha o nome do pai mas não me tinha apercebido que a página do pai (?) faz ligação à dela.
Vera

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#68527 | luis262 | 27 jun 2004 23:22 | Em resposta a: #68510

Cara Vera:

Recebi o seu mail . Vou tratar de estudar toda essa nova informação.
Obrigado pela rapidez da resposta.
Cumprimentos.

Luís

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#238800 | jaferro | 11 set 2009 20:26 | Em resposta a: #66753

Caros Confrades,

Procuro informações sobre a ascendência de António Mendes cc Ana João, da Vila de Vide.

Uma das filhas, minha 8ª avó, Sebastiana Mendes cc Domingos de Gouveia, em Vide, em 19.12.1702, filho de António Lourenço e Maria de Gouveia, Vide.

Os meus melhores cumprimentos,


José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#243338 | guerra1 | 02 nov 2009 18:09 | Em resposta a: #68527

Caros Confrades:solicito a vossa ajuda,para saber origens de alguns ancestrais.São Manuel Mendes de Lagares da Beira e esposa Jerónima Fernandes natural de Travanca Lagos.Casaram cerca ano 1640 e nasceram cerca de 1620.Constam no Genea e são ancestrais do Sr.Quinta Regaleira.A.A.Carvalho Monteiro.Muito grato.j.g.

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#243469 | guerra1 | 04 nov 2009 20:46 | Em resposta a: #243338

Confrades:reitero pedido ajuda formulado a 2.11.2009.Grato jg.

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#304315 | mariamoura | 27 abr 2012 23:47 | Em resposta a: #66995

Boa noite , fernanda, como vai?

A minha última visita à TT deu proveitos.Descobri que o o segundo apelido da minha mão Glória Mendes Ferreira ,se estende até ao século XVIII em Paranhos, mas vem de São Romão, em finais do século XVII.

I-Manuel Mendes casado em Paranhos com Francisca da Costa, em 6-6-1743 em Paranhos da Beira.
II.seu pai era Luís Mendes casado com Catarina ...do Seixo

III.Luís Mendes casado com Domingas Francisca.

Caso saiba de algo, agradeço a ajuda.

Cumprimentos
Maria Amélia Moura

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrêla"

#304325 | MariaDavid | 28 abr 2012 01:03 | Em resposta a: #67312

Caro Luís

Permita-me fazer-lhe uma pequena correcção, já que está a elucidar uma pessoa estrangeira e não só. Efectivamente, a Serra da Estrela é uma montanha que se encontra encravada em dois distritos: Castelo Branco e Guarda. Covilhã é um dos municípios do distrito de Castelo Branco e não distrito em si.

Com os meus cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

"Mendes da Serra da Estrela"

#418442 | joaocarreira | 04 out 2019 09:25 | Em resposta a: #66753

Caro Confrade Luís Piçarra,

Perdoe que o corrija, mas a Serra da Estrela está situada entre apenas dois distritos: Guarda e Castelo Branco, sendo que cerca de 75 mil hectares estão no distrito da Guarda e cerca de 14 mil estão no distrito de Castelo Branco, portanto 85% na Guarda e 15% em Castelo Branco. A Torre, ponto mais alto e emblemático dos antes denominados Montes Hermínios, é o ponto de entroncamento de três freguesias, São Pedro (pertencente ao concelho de Manteigas), Alvoco da Serra e Loriga (freguesias do concelho de Seia) e Unhais da Serra (freguesia do concelho da Covilhã).
A estância de Esqui, única em Portugal, está situada nos Baldios da freguesia de Loriga e foi antes pertença do Senhor Augusto Luiz MENDES, empresário dos lanifícios e benemérito de Loriga. Encontra imensos Mendes nas freguesias de São Romão, Valezim, Loriga e Alvoco da Serra e que terão provavelmente uma raiz comum. eu próprio descendo de vários. Há como que uma endogamia muito forte naquela região, sendo enorme na freguesia de Loriga, onde apelidos como Mendes, Luiz, Moura e Pina se repetem constantemente.
Eu apesar de ter nascido em Lisboa, cresci em Loriga e conheci bem todas as freguesias do Distrito da Guarda, pois havia orgulho de ser serrano na família da minha avó materna. Por ser assim, fui crismado na capela dos Pinas, na Sé da Guarda e aprendi a montar em Celorico e em Linhares da Beira, por "Ser assim que nós somos", dizia a minha orgulhosa avó que me criou como um sétimo filho.
Espero que encontre bem depressa as suas raízes serranas e que aprecie a Serra, a nossa gente, os nossos produtos e a nossa história.

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Resposta

Link directo:

RE: "Mendes da Serra da Estrela"

#422652 | LSV | 22 mar 2020 17:50 | Em resposta a: #238800

Caro José Fernandes Rodriguez

Embora não lhe saiba dar uma resposta concreta à questão que coloca, posso no entanto adiantar-lhe que António Mendes, de Loriga, era sem dúvida dos Mendes Castelo Branco daí. Isso mesmo pode concluir-se do facto do seu neto homónimo, casado a 6.11.1733 em Vide, ter usado o apelido Mendes Castelo Branco como consta do assento de casamento de uma nesta deste outro, Águeda Mendes a 31.5.1797 também na Vide com Manuel João.
E a avaliar pelos registos paroquiais de Loriga, salvo melhor opinião e documento que o infirme, esse António [Mendes Castelo Branco] poderá ser o que foi baptizado a 18.4.1628 como filho de Domingos de Gouveia e mulher Maria Pinto Castelo Branco, sendo assim neto materno de outro António Mendes Castelo Branco (o que foi cavaleiro-fidalgo com 500 reis de moradia e capitão de Loriga, armado cavaleiro em Ceuta em 1559.
O Confrade GSantos em tópico «Família Gouveia do Barco, Galizes, Loriga, Paúl, S. Gião, Vide, etc.» adianta no entanto que o António filho desse casal e baptizado em 1628 se chamou António de Gouveia e foi casado com uma Maria Cristóvão. Porém isso parece-me que se trata de uma proposta dele mas não documentada. Ou estará?
Isto mesmo irei colocar noutro tópico em que se discute também este assunto
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:44

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen