Monografias, Boletins, Periódicos locais

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66759 | rgc | 06 jun 2004 16:27

Caros amigos e confrades

Todos sabemos a importância de muitas informações avulsas e dispersas sobre famílias de determinadas regiões, individualidade célebres, descrição de solares e referências a heráldica familiar, solares, arquivos particulares, etc.que se encontram dispersos por tantas publicações ignoradas pelos interessados nestes assuntos.
Há dias alguém sabendo-me interessado pela história local, ofereceu-me mais alguns Boletins -Beira Alta-antigos, editados pela Assembleia Distrital de Viseu, onde se popde colher muita informação da área deste Fórum.
Embora, seja uma região que gosto muito, infelizmente não tenho antepassados desta província, o que não invalida o meu interesse genealógico; por isso mesmo, me lembrei de pedir-lhes ,caso saibam, me indiquem :

MONOGRAFIAS,BOLETINS,JORNAIS OU FOLHAS PERIÓDICAS LOCAIS, antigas ou actuais do Alentejo,Algarve,região dp Porto e de Trás-os-Montes, e dos concelhos de Pedrógão Grande, cASTANHEIRA DE pERA,Goes e limítrtofes.Regiões que me interessam por asc.ª familiar minha e também de meus netos, por minhas noras.
Ainda há poucas horas. recebi um mail onde me indicam uma Monografia a sair brevemente, mas cujo nome omito, por não saber se a divulgação me seria permitida já, aqui. Mas de região da Beira que me interessa.

Quem não conhecerá os notáveis trabalhos insertosa no Boletim Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, de Guimarães, ou os Boletins do Município de Beja, como os da Comissão Municipal de Turismo de Évora e os resp.os Cadernos Culturais da C.m.al desta notável cidade, para citar apenas estes exemplos,porque são fonte inesgotável de ref.as genealógicas e heráldicas e não só, como acerca de confrarias, individualidades notáveis, posturas antigas das resp.as câmaras, actas de vereações t odo a doc. ão aí transcrita.

POR SABER TAL IMPORTÂNCIA detas publicações, aproveito referi-las para quem se debruça sobre famílias das províncias acima mencionadas.
E a propósito,no Bol.Cidade de Évora -n.ºs 53-54-ano 1970-71 é importante a ref.ª a centenas de famílias alentejanas, levaantamento levado a efeito por António Pedro de S.A. Sameiro. São exemplos da importância destas publicações ignoradas por muito boa gente entusiasta na gen.ª e her.ªE é claro que não deixarei de referir alguns artigos sobre -Mascarenhas- de um periódico de Alcácer do Sal, da autoria da Doutora Maria Manuela de Mendonça, há anos;no Diário de Notícias, em 1983, por ex: sobre a falsa Leonor e a verdadeira, de Fernando Pamplona e outros artigos que recortei, como os da secção "Do Caroço à Raiz",publicados no Expresso, por D.Ancestro (pseudónimo"já lá vão uns anos e os bons artigos assinados por Sousa Neves, na secção Ecos e Figuiras da História",publicados no "Diabo" e tantos outros artigos que tenho arquivados e de grande valia.

Das regiões do Algarve conheço as Monografias do Padre Dr. Ataíde de Oliveira, respeitantes a São Bartolomeu de Messines ,Loulé, Olhão, Paderne,Vila Real de Santo António ,Alvor e Algoz. De Monchique há uma de José Guerreiro Gascon, de Portimão também existe, mas desconheço e gostava de obtê-las,e também há bons trabalhos respeitantes a famílias de Tavira, que de momento não me ocorre o nome, apenas o de Damião Augusto de Brito Vasconcelos e as do Município de Faro, também valiosos; para não falar em pequenos opúsculos levados a efeito palas respectivas câmaras, de que tenho/não tenho conhecimento e de outras obras , jornais e periódicos publicadas em vários concelhos e de freguesias da área geográfia atrás mencionadas que refiram assuntos respeitantes à matéria aqui assinalada.
Houve trabalhos publicados em periódicos de Faro , assinados por bons autores que se revestem de interesse, mas não posso prcisar , nem o nome, autores (dois deles foram meus prof.s)e de que famílias tratam. É POR ISSO QUE QUEM CONSULTE tais artigos esparsos e avulsos os indique , aqui, para nossa satisfação e ajuda.
Como exemplo de periódicos saliento a "Gazeta de Salir "pequeno jornal no tamanho, mas grande na sua importância genealógica, pela contribuição que lhe tem dado ,e vai dando, o nosso estimado confrade_Dr. Júlio de Sousa, a quem enfdereço mais uma vez o meu reconhecimento e o felicito pelo bom trabalho lá realizado .

Não adianto mais devido ao cansaço visual que me provoca o computador e as GRALHAS ,etc. que m.tas x´vão, mas é apenas com o uso do computador, e leituras prolongadas,de resto tudo normal, não tenho tido problemas visuais,graças a Deus.
Mas, é um problema para fazer investigação.

Renovo o pedido para mim e para todos os interessados que , quando um de nós encontre alguma notícia útil ,para a genealogia e heráldica, dispersa em alguma publicação do género das que menciono ou saiba de obras saídas ou no prelo ,que no-las anuncie.
Gostaria de prolongar mais a iformação que sei, mas tenho de ficar por aqui e espero ter sido compreeendido.
Um final de bom Domingo e boa semana.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66764 | Benedita Vasconcelos | 06 jun 2004 16:39 | Em resposta a: #66759

Caro Rafael Carvalho

Esses boletins e artigos da revista Beira Alta têm muito interesse para o tópico Famílias de Ferreira de Aves.
Por acaso tem o Subsídio para um Tombo Genealógico das Beiras?

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66769 | rgc | 06 jun 2004 19:16 | Em resposta a: #66764

Cara Maria Benedita

Sinto-me desgostoso por não poder satisfazer o seu pedido de informação.
Dos exemplares da Revista Beira Alta que tenho, vejo lá dois bons trabalhos de Henrique Manuel S. de Vasconcellos e Sá ( apelidos do barão e visconde de Albufeira)- com começo em Pedro de Faria e Sousa pai de Domingos Fernando de Faria e Sousa que segundo uns teria nasc. em Madrid c. de 1649 e sg. outros ( se for o mesmo ) teria nasc. em Benfica em 1644.
Sobre Farias e Sousas de Vasconcellos e Sá ( vol. XXXVII -ano: 1978) e outro art.º do mesmo autor (vol. XXXVII n.º 2-do ano: 1979) sobre Uma Família de Castro Daire, mas é já cont.çãooutro trabalho e começa em 7 -José Maria de Vasconcellos e Sá, coronel de engenharia, engenheiro civil e publicista , que nasc. em Lx. a 23.1.1866 e sg.-c/17 fls, terminando com o cas. de Antonio Maria Cantharino de Vasconcellos e Sá com Miss Janet Pauline Moles, de nac. inglesa .filha de Douglas Sidney Jack Moles e de sua mulher Beatrice Hutchinson e s.d. vivia em Londres.
Uma vez que não pude dar-lhe a informação pretendida, fico esperançado que isto possa vir a ter utilidade por alguém interessado nestas ilustres famílias.
Fico ao dispor no que puder ser-lhe útil.

Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66786 | Benedita Vasconcelos | 07 jun 2004 09:22 | Em resposta a: #66769

Caro Rafael Carvalho

O meu pedido era no sentido de prestar uma informação mais segura ao confrade Jliberato sobre uma Ana de Almeida que ele procura.
Eu tenho a tal separata da revista Beira Alta-Subsídios para um Tombo Genealógico das Beiras-mas há transcrições de documentos que não percebo bem daí o pedido de ajuda para ver se a minha interpretação dos factos estaria correcta.Muito obrigada pela sua simpatia .
Nessa separata há muita informação sobre famílias da Beira Alta, nomeadamente os Vasconcelos e Sá , Bandeiras,etc.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66809 | Correia74 | 07 jun 2004 14:28 | Em resposta a: #66759

Caro Rafael,

A "Monografia da Freguesia de Alvares" (Conc. Gois) do Sr. P.re Ramiro Moreira. Estou a aguardar a sua recepção, penso que ainda durante esta semana. Coloco-me à sua disposição e de quem estiver interessado em alguma informação que a mesma possa conter.

Já agora, gostaria de lhe perguntar se nos seus boletins da Beira Alta, tem alguma referência a "Pais do/de Amaral" e/ou "Amaral Coelho" de Mangualde. Tenho uma pessoa amiga interessada.

Obrigada.

Cláudia

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66840 | rgc | 07 jun 2004 19:36 | Em resposta a: #66809

Cara Cláudia

Como deve calcular custa-me muito não lhe ser prestável, mas são poucas as Revistas "Beira Alta" que tenho, e ainda por cima ,com pouca inf. genealógica que além das famílias mencionadas na msg. enviada à nossa confrade Maria Benedita, encontro no vol.XXXV de 1976 um art.º de Abílio Mendes do Amaral sobre o Paço de Melo, com indicações de muitas pessoas, mas não dos apelidos e famílias que refere ; e no art.º sobre GENTE DA BEIRA ,de António Machado de Faria ( que foi investigador notável e de que tenho um opúsculo antigo com uma dedicatória a S.M. Humberto de Itália, segue isto como curiosidade e parece-me que não o ofereci ainda a ninguém, mas a minha memória já não é a dos 20/30 anos ), mas o art.º ref.ºdo autor mencionado é a cont. de um vol. anterior que não tenho sobre Sacaduras, Alvarados, etc.refiro-me ao exemplar que possuo.
Todavia, se for do seu interesse enviar-lhe-ei fotocópias pelo correio postal, embora demore alguns dias.

Sobre a Monografia de ALVARES, freg. que como sabe me interessa, não quero que se incomode a tirar fotocópias,diga-me, talvez por mail ou aqui, se não houver inconveniente, a direcção e respectivo custo que encomendá-la-ei directamente, uma vez que é um livro actual e que eu posso adquirir, pois não está esgotado, naturalmente.

Envio-lhe os meus amistosos cumprimentos e conto, brevemente, dar-lhe mais algumas notícias.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66861 | cp1951 | 07 jun 2004 23:49 | Em resposta a: #66759

Alcantarilha(Algarve), Silves; tem uma MONOGRAFIA com o titulo ALCANTARILHA PERCURSOS NO TEMPO, ediçao de 2003 da JUNTA DE FREGUESIA DE ALCANTARILHA.
Um trabalho muito interessante de Joao Vasco Reis.
Para adquirir contactar:

JUNTA FREGUESIA DE ALCANTARILHA
8365 ALCANTARILHA

Salvo erro o preço é de eur 25,00

Ao dispor
Carlos Patricio

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#66863 | rgc | 08 jun 2004 00:03 | Em resposta a: #66861

Carlos Carlos Patrício

Agradeço-lhe muito esta informação.Ainda bem que coloquei o tópico. Já me sinto satisfeito pelo que tenho conseguido para mim e mais confrades.E creio que iremos recebendo mais informações, úteis a todos nós.

Também ao dispor. Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#71771 | tonho | 25 ago 2004 23:01 | Em resposta a: #66759

Amigo Rafael Carvalho,

Já que lê tantas monografias sabe a origem da população de muitas das praias algarvias com praias de areia?

Cumprimentos,

Angeja

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#71777 | jvaldeira | 26 ago 2004 01:11 | Em resposta a: #66759

Caro Rafael Carvalho,

A de Portimão chama-se "Memória Monográfica de Portimão", foi escrita pelo Pe. José Gonçalves Vieira e (re)editada em 1996 pela Junta de Freguesia de Portimão. Para a obter deve contactar a JF directamente.

Cumprimentos,
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#71780 | rafael | 26 ago 2004 01:40 | Em resposta a: #71777

Caro JValdeira

De facto tenho andado com curiosidade de adquirir a referida Monografia, sobretudo pelo meu interesse genealógico acerca de famílias de Portimão, ou que aí moraram ou fixaram residência ( penso que a ref. ª Monografia tenha uma componente genealógica local ). Já poderia tê-la consultado na Bib. Nac. mas quando me meto na TT., e hoje isso aconteceu, esqueço-me de tudo o mais

Envio-lhe os meus agradecimentos por relembrar-me do que já trazia esquecido.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#88732 | rafael | 16 abr 2005 21:40 | Em resposta a: #71780

boa noite !

Li no boletim do INATEL que saiu nova edição da MONOGRAFIA DE CASTANHEIRA DE PERA -por Kalidás Barreto, revista e actualizada.
Possuo um exemplar da 1.ª edição ( volumoso), há vários anos publicado, que me ajudou muito no aspecto genealógico. ( famílias de apelidos: Carvalho, Dinis, Dinis Pereira, Simões, Henriques,Alvares, Pereira,Barreto, Bebiano, etc.)
Não me movem interesses nenhuns,como é de calcular, mas aqui fica a informação para os estudiosos da antiga freg. de São Domingos da Castanheira que pertencia ao concelho de Pedrógão Grande.
Cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#88761 | MariaDavid | 17 abr 2005 09:59 | Em resposta a: #66759

Caros Rafael Carvalho e Maria Benedicta

Embora muita gente saiba a importância que esse tipo de publicações pode ter no avanço das genealogias familiares, não posso deixar de aplaudir a vossa chamada de atenção para um dos aspectos da pesquisa que passa muitas vezes ao lado de quem começa. Como sempre, o nosso confrade Rafael vem, uma vez mais, desinteressadamente, chamar a atenção de todos para uma fonte importantíssima de recolha de dados locais. Eu própria já fui surpreendida com a descoberta de determinados elementos para a história familiar, depois de ter consultado alguns jornais locais da minha região de origem. Aplaudo este tipo de intervenção e outros similares.

O modesto contributo que posso dar, neste tópico, é que o Jornal do Fundão e o Notícias da Covilhã são fontes preciosas de informação para quem faz investigação de famílias da Beira Baixa, sobreudo inseridas no distrito de Castelo Branco. Estes jornais locais são facilmente pesquisáveis na Hemeroteca.

Com os meus melhores cumprimentos a ambos

MCC

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#88783 | rafael | 17 abr 2005 16:38 | Em resposta a: #88761

Cara Maria David

Ao ler agora esta sua msg. fiquei curioso, porque estou muito interessado em famílias da Beira-Baixa, sob. do concelho de Idanha-a-Nova.
Talvez,daqui a uns tempos, entre em contacto consigo por mail.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#89214 | MariaDavid | 21 abr 2005 23:53 | Em resposta a: #88783

Caro Rafael

Falei hoje com o Segismundo Pinto. Pois olhe que ele lembra-se perfeitamente de si, disse-me de imediato onde morava e ficou entusiasmado em o voltar a ver.
Por favor, entre em contacto comigo, para o meu mail, a fim de estabelecermos o dia para o almoço. Ele só agradece que não seja numa qualquer quarta-feira.

Com os meus cumprimentos

mcc

Resposta

Link directo:

RE: Monografias, Boletins, Periódicos locais

#89350 | rafael | 23 abr 2005 18:28 | Em resposta a: #89214

Cara Maria David

Tenho um mail para si, que não enviei há pouco, por não ter agora a certeza se o seu end.ço que tenho está certo, devido a erro do computador que não anda a funcionar bem, no envio de mails e há pouco fiz idêntica observação, aqui no Fórum, a uma nossa confrade..
Por isso, agradeço o reenvio , assim que lhe for possível para:
octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt

Os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 04:18

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen