Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#66761 | zedonordeste | 06 jun 2004 16:30

Encontramo-nos a efectuar um estudo sobre estas familias, porque existem descendentes que não estão devidamente reconhecidos e se haverá mais descendência ou não. Agradecia a quem soubesse algo, mesmo sobre os ascendentes, que me dissesse para o forum. Penso que talvez exista uma ligação com o Cardeal e Bispo do Algarve D. Francisco de Lacerda.

Muito obrigado a quem se prestar a colaborar.

Jose de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#66762 | zedonordeste | 06 jun 2004 16:31 | Em resposta a: #66761

No título onde se lê J C Lobo deverá ler-se José Correia Lobo.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#66844 | antoniotrigueiros | 07 jun 2004 20:09 | Em resposta a: #66761

Caro Jose de Almeida:

Gostaria de trocar informaçoes consigo, pois tenho muitos elementos que lhe podem interessar. Tenho os Limpo de Lacerda, dos Viscondes de Altas Moras e outros ramos desta familia parcialmente estudados e sobretudo entroncados nos Limpos, de D. Frei Baltasar Limpo, de Moura, dos quais tb. eu descendo. Tenho tb. a ligaçao a D. Jose Pereira de Lacerda, Bispo do Algarve estabelecida.
Tenho andado tb. eu a recolher informaçoes sobre todos os Limpo em Portugal.
Acontece que neste preciso momento me encontro em Roma a braços com um mes de estudos e so regresso a Portugal no proximo dia 26 de junho.
Como tenho os meus apontamentos em Portugal so nessa altura lhe poderei fornecer esses dados.
Entretanto aqui lhe deixo o meu mail trigueiros@unigre.it caso me queira contactar para lhe poder dar os meus contactos pessoais

Esperando que possamos estabelecer uma colaboraçao mutua, envio os meus melhores cumprimentos


Antonio Julio Limpo Trigueiros

trigueiros@unigre.it

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95010 | tanit | 03 jul 2005 02:40 | Em resposta a: #66761

Sei pouca coisa, mas meu pai era Limpo de Lacerda, de Moura - Baixo Alentejo. Pelo que sei a família é originária de lá e está ligada aos Pereiras e Ravascos.

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95013 | JMCM | 03 jul 2005 05:43 | Em resposta a: #95010

Caro/a Srs/a

De uma vista de olhos por:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=66740#lista

com cumprimentos (+1 primo)

José Maria de carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95014 | JMCM | 03 jul 2005 05:48 | Em resposta a: #95010

Caro/a

http://genealogia.sapo.pt/forum/index.php?search=lacerda&tema=0&pesq_por=subject

Mais horas de estudo
cumprimentos
José Maria de Carvalho e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95020 | tanit | 03 jul 2005 11:54 | Em resposta a: #95013

Caro José Maria (provável primo?)

Prazer em conhecê-lo. Meu nome é Ana Maria Lacerda e não sou estudiosa de Genealogia nem Heráldica, só arquiteta. Realmente preciso mais horas porque na verdade nunca estudei o assunto. Estava só dando uma informação a alguém que pesquisa os Limpo de Lacerda.
De qualquer forma obrigada pelo link, vou dar uma olhada.
Tenho alguns dados sobre a genealogia do Padre Antônio Vieira, que era ligado à família, pesquisadas por um primo que vivia em Moura. É a linha dos Vieira Ravasco, que se liga em algum momento aos Pereira Limpo de Lacerda. Se for de seu interesse, as informações estão às ordens.
Boa sorte nas pesquisas

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95045 | JMCM | 03 jul 2005 20:00 | Em resposta a: #95020

Cara Ana

Pelo que estudado, sou descendente de D. Isabel de Brito Lacerda, irmão do Bispo do Algarve, D. José Pereira de Lacerda.
Gostaria que me manda-se a linha dos Vieira Ravasco, atraves de GP ou para josepontomeloponto2arrobanetvisaopontopt

Com os melhores cumprimentos
Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#95067 | tanit | 04 jul 2005 00:29 | Em resposta a: #95045

Caro Zé Maria

Enviei-lhe um email pedindo um endereço para onde enviar xerox do material.

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102074 | JDM | 03 out 2005 16:11 | Em resposta a: #95020

Cara Senhora,
Eu também como hoby vou tentando pesquisar um pouco sobre os antepassados da minha família. Desta forma tenho vindo a constatar a linhagem de minha mulher relativa aos Limpo de Lacerda e deparei com António Pedro Correia Limpo de Lacerda nascido em 1895 - Alvor com o assento nº 72 do registo desse ano, e seus Pais de nome João Pedro Limpo de Lacerda natural de Lagos e Antónia Assunção Correia natural de Tavira. Até então não tive sucesso em descobrir quem foram os Pais de João Pedro Limpo de Lacerda.
Talvez me possa ajudar?
grato pela vossa atenção
Melhores Cumprimentos
João D. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102183 | aaas | 04 out 2005 14:29 | Em resposta a: #66761

Por favor vejam o tópico: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=102017, se quiserem a fotografia em questão, digitá-la-ei.

Cpts

RAS

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102341 | MLPG | 06 out 2005 13:36 | Em resposta a: #102074

Caro Senhor,
Sou a neta mais nova de António Pedro Correia Limpo de Lacerda, e também tenho como hobby pesquisar os antepassados da família.
Não tenho ainda os dados completos, pois não tenho tido tempo de continuar a pesquisar junto do Arquivo de Faro os restantes dados.
Posso informar que os pais de João Pedro Limpo de Lacerda são: José Joaquim de Lacerda e Theresa da Veiga Lacerda; os pais de Antónia d'Ascensão Correia são: André Correia da Conceição e Luisa da Encarnação.
Gostaria de saber ainda se possível quais os laços que me ligam à sua mulher.
Espero ter ajudado e estou ao seu inteiro dispôr.
Lourdes Girão

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102342 | MLPG | 06 out 2005 13:43 | Em resposta a: #66761

Caro Senhor,
Sou descendente desta família e tenho alguns dados que talvez possa ajudar e quem sabe obter mais informações que ainda não possuo.

Ao vosso dispôr

Lourdes Limpo de Lacerda Girão

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102370 | JDM | 06 out 2005 18:18 | Em resposta a: #102341

Caríssima Senhora,
Agradeço imenso toda a informação prestada. Poderá ver os laços que a ligam a minha mulher no genea para isso basta fazer uma busca em Maria Carla Limpo de Lacerda e seguir a linhagem via Pai e Avô paterno.
Relativamente à informação que me disponibilizou, seria possível indicar o ano de nascimento e naturalidade (freg/conc.). Se por algum acaso tiver mais informação, por exemplo relativa a João Pedro, ficaria muito grato se me pudesse disponibilizar. Pois já tentei averiguar o seu nº de assento e não tive sucesso por me faltar o ano de seu nascimento.
O meu Sogro em tempos referiu uma possível ligação aos Viscondes de Altas Moras no entanto não tinha referências, apenas uma ideia muito vaga e pouco consistente.
De qualquer maneira seria interessante se me pudesse ajudar a completar no genea a ascendência e descendência de António Pedro Correia Limpo de Lacerda.
Atentamente
João D. Menezes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102379 | MLPG | 06 out 2005 20:32 | Em resposta a: #102370

Olá João,
Sou tia da Carla, irmã mais nova do José Manuel Bessa Limpo de Lacerda.
Tenho a descendência praticamente completa a partir de António Pedro Correia de Lacerda (meu Avô) e que poderei fornecer.
Quanto à ascendência não tenho muita informação, pois não tenho tido possibilidade de ir ao arquivo de Faro fazer os levantamentos necessários, mas logo que possível terei todo o gosto em fornecer-lhe.
Atentamente
Lourdes Girão (milú)

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#102445 | JDM | 07 out 2005 15:04 | Em resposta a: #102379

Olá,
Foi curiosa a forma de nos conhecermos. Desde já os meus cumprimentos a toda a família.
Teria muito gosto em receber a informação que já possui.
O meu endereço electrónico é joao.menezes@sapo.pt para onde poderá enviar a referida informação.
Fico a aguardar o contacto via e-mail.
Até breve
João

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#230069 | maria_mascarenhas | 21 mai 2009 21:36 | Em resposta a: #102370

Boa noite,
Descobri recentemente na minha árvore genealógica os seguintes nomes:

José Joaquim Limpo de Lacerda (natural de Lagos) e Maria Victória de Azevedo Coutinho Limpo de Lacerda (natural de Tavira), pais de Maria Bernarda de Azevedo Coutinho Limpo de Lacerda, por sua vez mãe de Luiz Limpo de Lacerda Mascarenhas.

Gostaria de obter mais informação, se possível, sobre ascendência e descendência de cada um destes nomes.

Muito obrigada,
Cumprimentos
Maria Navarro Mascarenhas

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#231091 | MLPG | 02 jun 2009 11:01 | Em resposta a: #230069

Cara Maria,

Tenho imensa informação para lhe dar dos ascendentes de José Joaquim Limpo de Lacerda. D. Maria Bernarda é filha do 1º casamento do José Joaquim com a D. Maria Victória. Eu descendo do 2º casamento do José Joaquim visto ele ter enviuvado.

Terei todo o gosto em trocar informações consigo, visto não ter a descendência da D. Maria Bernarda.

O meu e-mail é: mlgirao65@gmail.com

Cumprimentos

Lourdes Limpo de Lacerda Girão

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#265834 | Joao Acabado | 25 nov 2010 14:05 | Em resposta a: #95020

Caríssima Tanit
Desculpe, bem como à restante parentela aqui presente, meter a colherada, mas por acaso o parente de Moura de que fala, não seria o Dr.Proença, casado com a prima Luísa, irmã do parente Rui de Lacerda?
Creio que há um facto que traz aqui enorme confusão, seguir-se apenas um ou vários nomes e não as linhas de sangue. Os filhos dum casal destas famílias podiam ter nomes completamente diferentes entre si, e mesmo diferentes dos dos pais. Isto era feito para dar continuidade aos nomes de famíla não expressos nem no nome da mãe nem do pai. Como normalmente os casamentos eram feitos dentro da parentela, todos sabiam o que tal coisa significava e por que se fazia assim. Claro não existiam as regras modernas a que estamos habituados na constuição dos nomes de família. Isto era feito assim para se marcarem bem as raízes familiares e de sangue, o que não é nem nunca foi possível fazer recorrendo a apenas três ou quatro nomes. Era feito para "consumo" interno da família próxima e alargada, penso que provávelmente por causa dos casamentos. Tornando muito diícil e por vezes impreciso o traçar das linhas mais antigas.
Vivo em Amareleja e sou muito curioso destas coisas. -Britos, Limpos, Periras, Bernardos, Ravascos, Rodrigues, Carvalhos, Vasques, Serrões, de Moura, etc. sempre ouvi dizer que são "sempre da mesma gente". E creio que esta será a ideia que melhor corresponde à realidade em termos de família alargada, pois de facto "cruzam-se" entre si vezes sem fim.

Com os meus melhores cumprimentos.

JSFAcabado

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#302592 | Ana Lacerda 77 | 12 abr 2012 02:54 | Em resposta a: #265834

Boa noite!

Sr.João Acabado!

Por curiosidade pesquiso algumas vezes acerca da familia, pelo facto de ter tido uma prima que desde que eu era miuda me contava ao "serão" a linhagem da familia, mais conhecida pela prima " Mariazinha" casada com o Dr.Proença.

O meu avó é Sebastião Alexandre Limpo Pereira de Lacerda( que já faleceu) que casou com Carminda de Jesus Simões Galrito Pereira de Lacerda( atualmente com 92 anos).

Desta união surgem dois filhos: a minha mãe , Maria Isabel Galrito Pereira de Lacerda Fernandes e o meu tio, Francisco José Pereira de Lacerda Fernandes. Sempre ouvi dizer pela minha prima que o pai do meu avô Sebastião tinha sido Visconde das Altas Moras, Manuel Limpo de Lacerda.

Infelizmente, a " Tanit", de seu nome Ana, prima direita da minha mãe ( filha de um dos irmãos do meu avô), faleceu há pouco tempo...vivia no Brasil.

Com os meu melhores cumprimentos

Ana Isabel Pereira de Lacerda Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#302597 | Ana Lacerda 77 | 12 abr 2012 10:01 | Em resposta a: #302592

Pretendo fazer uma correção....em seguimento da mensagem anterior que enviei o pai do meu avô Sebastião. que tinha sido Visconde das Altas Moras, chamava-se Francisco Limpo de Lacerda( filho de Manuel Limpo de Lacerda).

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#302655 | Joao Acabado | 12 abr 2012 17:13 | Em resposta a: #302597

Caríssima Parenta Ana de Lacerda
A resposta à sua pergunta e a muitas questões que se põe aqui no forum é simples e ao mesmo tempo complicada. Sobre isso falei vezes sem conta com o Dr. Proença, marido da prima Mariazinha e cunhado do parente Rui de Lacerda. Os Limpos (Homem)já são Ravascos por linha materna. Os Pereira de Lacerda já são Ravascos antes de se cruzarem com os Vieira Ravasco, que aparecem não como Vieira Ravasco, mas sim como Bernardos, ou Bernardas Ravascos, ou Azevedos. -Simples não é? -Quer isto dizer as famílias já estavam "cruzadas" antes de se juntarem aos Bernardos( Vieira) Ravasco (que nunca aparecem como Vieira Ravasco...). Como se isto não chegasse, uns e outros são meios espanhóis e a última cruza, entre um Lacerda e uma Ravasco, aqui em Moura, foi consumada por um jovem e garboso capitão de cavalaria espanhol, de la Cerda, vindo com os Franceses que casou com uma Bernarda, filha única, de péssimos feitios...
Foram todos ferozes apoiantes de D. Miguel, como antes o tinham sido da Restauração. Com as perseguições dos liberais alguns tiveram que fugir para o Brazil. Outros adoptaram outros nomes de família para os seus filhos para evitar e fazer esquecer ódios.
Os casamentos e as brigas fracturantes dentro das parentelas e a omissão de alguns nomes não impedia de se saber quem era quem....-Hoje temos que encomendar estudos!
Pena é que a "biblioteca do visconde" tenha ido parar às mãos da Biblioteca Municipal

Com os meus melhores cumprimentos

João Santana Fialho Acabado

Resposta

Link directo:

RE: Familias Limpo de Lacerda e J C Lobo - Algarve

#302707 | Ana Lacerda 77 | 12 abr 2012 22:47 | Em resposta a: #302655

Caro Sr. João Acabado!!!

Sem duvida que é uma pena que a "biblioteca do visconde" tenha ido para mãos alheias como também foi uma pena na altura de miuda, eu não ter dado importância ás longas histórias contadas pela prima Mariazinha, na casa dos meus queridos avós em Moura!!! Restam as saudades:)

Ao ler todas estas mensagens deixadas por si e outras pessoas, emerge com carinho á minha memória nomes e mais nomes proferidos pela minha prima nos nossos "serões"....


Com os meus melhores cumprimentos

Ana Isabel de Lacerda Fernandes

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen