Arez de Tavira

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos

Arez de Tavira

#66798 | lgameiro | 07 jun 2004 12:48

Caros confrades

Procuro a ascendência de Catarina Máxima do Espírito Santo Arez, casada em Tavira com António Vicente Vizetto em finais do séc. XVIII, inícios do séc. XIX. Os Os seus pais eram o Capitão Lourenço Caetano de Arez e Ana Maria Dias.

Grato pela atenção
Cumprimentos

Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66807 | tfp | 07 jun 2004 14:21 | Em resposta a: #66798

Caro Luis Gameiro,

Saberá informar-me sobre a ascendência de Sebastião Artur de Mendonça Arez, nasceu por volta de 1883 em Tavira, filho de José Arez da Trindade França e de D. Teresa de Jesus Mendonça.

Agradeço antecipadamente

Melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66811 | lgameiro | 07 jun 2004 14:52 | Em resposta a: #66807

Caro Tiago Faro Pedroso

Infelizmente nada sei sobre as pessoas que refere, apesar de todos os apelidos serem de mim sobejamente conhecidos naquela cidade, excepto França. Tem o Tiago a certeza sobre este apelido? Não será (se me permite a observação) Franca, apelido muito espalhado pela região? São seus ascendentes?

Cumprimentos
Luís Gameiro

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66813 | tfp | 07 jun 2004 15:06 | Em resposta a: #66811

Caro Luis Gameiro,

A pessoa em causa não é meu ascendente antes casado com uma parente minha. Apenas tenho a certeza quanto ao nome dele os outros nomes podem estar errados, é estranho realmente o apelido França não ter sido adoptado.

O Sebastião Arez foi tesoureiro na Câmara Municipal do Porto, e casado com a minha tia-bisavó Helena de Castro Pereira, filha de Júlio César de Castro Pereira (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55128) e de Adelaide Henriqueta de Sousa Basto.

Se conseguir descobrir alguma coisa sobre a ascendência agradeço-lhe.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66896 | marsousa | 08 jun 2004 09:41 | Em resposta a: #66807

Caro Tiago Faro Pedroso

Na minha base de dados tenho Francas e não Franças, ligados a Arez e a Trindade, da cidade de Tavira pelo que Luís Gameiro deverá ter razão. E o mais interessante é que também se vão relacionar com as pessoas que ele cita.

Casamento em Santa Maria Tavira, a 14 -1-1830 de JOSÉ DE AREZ E MATOS, n . de Santa Maria Tavira, filho do Capitão FRANCISCO GONÇALVES DE MATOS AREZ e de D. MARIA FRANCISCA DA TRINDADE, ambos de Santa Maria, Tavira, n.p. de DIOGO DE AREZ e DE SUSANA DE SÃO JOSÉ e n. m. do MAJOR MANUEL TRINDADE DA FRANCA e D. FRANCISCA DA GRAÇA, com D. ANA ROSA COLAÇO, filha do Alferes SEBASTIÃO DA TRINDADE E FRANCA e D. ISABEL COLAÇO, n. p. de SEBASTIÃO DA TRINDADE e CATARINA DA FRANCA e n. m. de VICENTE RODRIGUES e de MARIA MARTINS, estes últimos de Giões , Alcoutim. Os noivos foram dispensados do segundo e terceiro graus de consanguinidade. Testemunhas deste casamento: João Correia de Aragão, solteiro, filho de Manuel Correia de Aragão, e SEBASTIÃO DA TRINDADE E FRANCA, sargento de Voluntários Realistas, ambos residentes na cidade de Tavira.

José de Arez e Matos era irmão de D. Catarina Máxima da Franca Arez que casou com Jerónimo Vicente Vizetto, filho de António Vicente Vizetto e de D. Catarina Máxima do Espírito Santo Arez.


Sebastião Artur de Mendonça Arez será certamente familiar dos que aqui referi. Seria necessário encontrar o assento de casamento dos pais para se confirmar.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66897 | marsousa | 08 jun 2004 09:43 | Em resposta a: #66798

Caro Luís Gameiro

Infelizmente não tenho mais dados sobre a ascendência de D. Catarina Máxima do Espírito Santo Arez para além dos nomes dos pais, que já conhece. No entanto sei mais alguma coisa sobre os Arez.
Para não repetir a informação, pedia-lhe que lesse a mensagem que enviei para o nosso confrade Tiago Faro Pedroso.

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#66980 | tfp | 08 jun 2004 21:48 | Em resposta a: #66896

Cara Maria Manuela Pereira,

Agradeço os seus dados, por certo o Sebastião Mendonça Arez que mencionei deve ser neto do Alferes Sebastião Trindade.

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Arez de Tavira

#75640 | jorge_arez | 23 out 2004 18:33 | Em resposta a: #66897

cara maria manuela
gostaria de saber o mais tem sobrew os arez
muito grato
jorge arez

Resposta

Link directo:

Arez / Trindade / Franca / Mendonça

#87446 | tfp | 01 abr 2005 23:08 | Em resposta a: #66896

Cara Maria Manuela Pereira,

Sebastião Mendonça Arez nasceu em Santiago de Tavira a 22 Fev 1883, filho de José Arez da Trindade Franca, natural de Santa Maria, desta cidade, e de Teresa de Jesus Mendonça, natural desta freguesia, proprietários, recebidos em Santa Maria, paroquianos nesta freguesia, moradores na Rua de S. Francisco. Neto paterno de José Arez da Trindade e de Ana Rosa, neto materno de Manuel de Mendonça e de Ana da Conceição.

Não tendo oportunidade de frequentar o Arq. de Faro, nem tão pouco a TT, se souber mais alguma coisa destes Arez pedia-lhe que me informasse.

Agradeço antecipadamente

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Arez / Trindade / Franca / Mendonça

#87451 | tfp | 01 abr 2005 23:33 | Em resposta a: #87446

Cara Maria Manuela Pereira,

Reparei agora melhor nos nomes e os avós paternos do Sebastião parecem-me ser os noivos do assento que aqui transcreveu.

Ficam assim entroncados.

Se tiver mais alguns dados agradeço

Cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 15:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen