Familia Louro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Familia Louro

#668 | ALBL | 25 out 2000 19:36

1.Gostava de saber a origem do nome "Louro". Li
algures que a maior parte dos nomes de plantas ou
àrvores terão uma origem "novo cristão".Gostaria de
saber se esta afirmação corresponde á verdade ou se
será mais uma "teoria disparatada".
2.Procuro informações sobre este apelido (Louro)
na freguesia da Amieira (Niza). Depois de
algumas consultas a registos da zona (eram no entanto
um pouco antigos - Séc. 16), achei estranho na
não existirem "Louro". Existiam sim, muitos "Mouro".
Terá o primeiro derivado do segundo ?

Desde já obrigado !

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#828 | NISGM | 08 nov 2000 13:07 | Em resposta a: #668

A origem cristã nova dos nomes de árvores parece colide com apelidos bem antigos como
Pereira, Oliveira, Nogueira, Pinheiro.
os Pereira eram mesmo das mais importantes famílias na altura do início da nacionalidade e numa altura em que os cruzamentos dos grandes eram feitos em famílias de linhagem conhecida e cristã.
e se Louro provier de alcunha?
não poderão existir duas origens distintas para o mesmo nome?

ESTA RESPOSTA!!!

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#64144 | scarvalhos | 04 mai 2004 18:53 | Em resposta a: #668

Existem alguns Louros espalhados pelo mundo: USA (com origem nos Açores), na Alemanha (séc. XVIII), Irlanda (com um António Louro séc. XIX) e para não deixar ninguém de fora em Portugal, designadamente na Beira Baixa, em Malpica do Tejo (a minha avó). Tem de ter em conta que nas zonas de fronteira com Espanha, e até à implantação do "estado novo" os apelidos de família eram passados pelas mulheres, tal como é feito em Espanha. A origem do nome poderá estar relacionado tanto com o aparecimento dos novos cristão como também poderá ter a ver com a fisionomia de determinada família.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#272653 | lmartins | 16 mar 2011 15:58 | Em resposta a: #668

Eu também tenho interesse no apelido Louro, pois também sou Louro. Não sei ao certo de onde virá pois eu sou da Zona de Sintra bem como os descendentes do meu pai (que eu saiba).
Eu também já tinha ouvido essa teoria dos "novos cristãos" que escolhiam nomes de árvores ou plantas, quem me disse foi um professor, guia turístico, por isso não deve ser assim tão disparatada.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#285535 | NISGM | 24 ago 2011 20:12 | Em resposta a: #272653

Acha que um cristão-novo tinha mesmo interesse em continuar a distinguir-se dos cristãos-velhos escolhendo um nome exótico que continuasse a fazê-lo alvo fácil de ódios?

E ser-se professor ou guia turístico ainda não vacina contra o disparate.

Além do mais, Louro também pode vir de alcunha, associada à cor dos cabelos.

Atentamente, nuno de m.

P.S. Louros há em muitos sítios: em Nisa, por exemplo. Aliás, o Livro de Linhagens da Vila de Nisa é um repositório de Louros dedicando várias páginas a esta família.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#286034 | mflouro | 30 ago 2011 23:25 | Em resposta a: #285535

Os nomes dados aos convertidos não eram exactamente de sua escolha. Se algumas vezes tinham a ver com as suas profissões ( como em alemão), outras vezes os de árvores pareciam uma tradição comum em Portugal.Eu tenho Pereira e Louro no nome, penso que seria mais fácil ser cristã- nova a família Pereira, mas o Condestável também era Pereira e não parece que fosse cristão novo. Estas conversões eram na sua maioria forçadas e o nome era-lhes dado. Não posso agora dar-lhe dados precisos, mas essa é a informação que tenho a partir de amigos judeus não portugueses que conhecem bem a história das suas migrações.

Quanto a Louro vir de Mouro, outra sugestão que apareceu no forum não me parece muito sólida. De facto é sugestivo por ser uma só letra que muda.
Claro que a hipótese de Louro vir de alcunha ao fim de 3 gerações de uso será decerto o caso para várias das famílias. Dado que há Louros do Minho até Setúbal e carradas deles no Brasil, não cria o fenómeno "Silva". Quando eu era miuda o nº de telefone do meu pai vinha numa meia coluna de Louros na Lista Telefónica. Eram poucos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Louro

#316330 | lamecensis | 31 out 2012 06:37 | Em resposta a: #285535

Caro Confrade,

Pode-me informar se nesse Livro de Linhagens existe:

1.º um título de "Ribeirinhos";

2.º e se nesse título de "Louro" de que fala existe um Manuel Gonçalves Louro de Arronches-Assunção cc Maria de Abreu (de Olivença?).

A confirmar-se a sua existência é possível scanear essas páginas a não serem muitas?

Obrigado e cumprimentos.

Lamecensis

PS-meu email pessoal: arturmmagalhaes@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 20:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen