"Alexandrina" - um apelido?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Pessoas

"Alexandrina" - um apelido?

#66808 | mendesdossantos | 07 jun 2004 14:21

Prezados amigos:

No registo de meu pai consta o nome de sua avó paterna, Eugenia Maria ALEXANDRINA. Alguém conhece este apelido?
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos

Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#66842 | Sertório | 07 jun 2004 19:54 | Em resposta a: #66808

Cara Gloria, há várias possibilidades:

1- é apelido- com origem no nome Alexandrina e foi herdado exclusivamente por milheres.

2- não tem apelido- é verdade, havia pessoas que ou não tinham apelido (mas a família sim, pais e filhos) ou então nunca o registavam.

3- era o nome da mãe ou da madrinha

A única solução é averiguar o nome dos pais da sua bisavó.

Boa sorte!

Sertório

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#66847 | abivar | 07 jun 2004 21:03 | Em resposta a: #66808

Cara Glória:

Caso não seja simplesmente um nome próprio triplo (nesse caso, ou não usava apelido – o que no Brasil se chama sobrenome – ou foi omitido no assento) poderá ser o feminino de Alexandre, herdado do Pai ou adoptado do marido; por coincidência tenho uma antepassada, geralmente referida nos assentos como “D. Ana Rosa da Fonseca” (aqui no Genea em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=116376)

mas que em alguns aparece como “D. Ana Rosa da Fonseca Alexandrina”, certamente porque o marido se chamava José Alexandre. Trata-se de uma das primeiras gerações em Portugal em que as Mulheres, em alguns casos, começam a acrescentar o apelido do marido ao próprio de solteiras, costume desconhecido até finais do século XVIII, pelo menos. Também é curioso que uma das filhas deste casal se chamava Eugénia (uma minha bisavó), como a sua antepassada!

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#66908 | mendesdossantos | 08 jun 2004 11:56 | Em resposta a: #66842

Caro Sertório:
Obrigada por sua resposta.
Infelizmente eu não conheço os nomes das Freguesias onde meus bisavós moravam. Penso ser nos arredores de Lagares da Beira, mas são conjecturas...
pedi um microfilme de Lagares, e vou dedicar-me à leitura! Mas como demora para chegar esse microfilme! Estou à meses esperando por ele!
Um abraço fraterno.
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#66911 | mendesdossantos | 08 jun 2004 12:19 | Em resposta a: #66847

Prezado Antonio:
Agradeço-lhe a resposta.
Sabe, meu pai se referia à essa avó dele como "Alexandrina", e eu sempre pensei que esse fosse o primeiro nome dela. Me surpreendi ao ler nesse documento o nome "Eugenia". Esse registo de batismo é de 1903, vc. sabe se as mulheres ainda usavam seus nomes de solteira? E que nome era esse? O da mãe?

Um abraço fraterno
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#66920 | abivar | 08 jun 2004 13:15 | Em resposta a: #66911

Cara Glória:

Tendo o seu Pai nascido em 1903, a sua Bisavó terá nascido por volta de 1830 a 1860, época em que já se encontram muitas Senhoras a acrescentar o nome do marido aos respectivos nomes (sem abandonarem os nomes de solteira), mas sobretudo nas cidades. Julgo que este uso era muito menos frequente nas freguesias rurais.

No caso da sua Bisavó, uma vez que, pelos dados aqui colocados, o marido não seria "Alexandre" de último nome, será mais natural que "Alexandrina" fosse nome próprio ou herdado do Pai (neste caso passado ao feminino) ou Mãe.

Quanto ao nome de família de solteira utilizado pelas Senhoras, encontram-se todos os casos possíveis:

1) Ausência de nome de família (mesmo que os pais os tivessem);

2) Uso do nome de família do Pai (julgo que sempre foi, apesar de tudo, o caso mais frequente, com tendência para se tornar a regra, a partir do século XX, pelo menos, mas com inúmeras excepções nos séculos anteriores).

3) Uso do nome de família da Mãe (relativamente frequente nas Senhoras, mas não só).

4) Uso do nome de família de outro antepassado, mesmo sem ser usado pelo Pai ou pela Mãe.

5) Uso de apelidos múltiplos, com proveniências de diversos antepassados (sobretudo nas classes mais elevadas, a partir do século XVIII, mas com exemplos mesmo nas classes populares, pelo menos a partir do século XIX).

6) O sistema actual: primeiro apelido/s do lado da Mãe, seguido de apelido/s do lado do Pai, num total máximo de quatro (podem ser todos só de um lado, mas em geral são um ou dois da Mãe e um ou dois do Pai). Depois de casadas podem acrescentar até dois apelidos do marido (o Marido também pode acrescentar da Mulher, mas é ainda muito raro que o faça...).

Um abraço,

António

Resposta

Link directo:

RE: "Alexandrina" - um apelido?

#67024 | mendesdossantos | 09 jun 2004 12:46 | Em resposta a: #66920

António:
Muito esclarecedora sua mensagem. Fico-lhe muito agradecida.

Um abraço
Gloria
Americana, SP, Brasil

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 13:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen