Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões | Pessoas | Cargos

Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#66866 | jmrprospero | 08 jun 2004 00:33

Caros Cofrades

Escrevo esta Missiva dirigida em especial para o Dr. Augusto Ferreira do Amaral, que um dia perguntou num tópico aqui do Fórum a ascedência de Taborda e Costa.

O que consegui encontrar, remeto:
9 – D. ANTÓNIA MARIA XAVIER FERREIRA TABORDA que casou a 13-6-1753 com o SARGENTO-MÓR JOSÉ MANUEL DE AZEVEDO FREIRE, filho de Estevão Vaz Freire e de D. Inês Freire Robalo, de Penamacôr, neto paterno de Lourenço Vaz Freire e de D. Maria de Azevedo. Foi Sargento-Mór de Monsanto. José Manuel de Azevedo Freire casou 2ª vez, na Aldeia de João Pires, a 26-5-1802 com Josefa Teixeira, solteira natural de Monsanto, filha de Marcos Fernandes e de Maria Antunes. E tiveram a do 1º casamento:
10 – Capitão-Mór António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, que segue
10- D. ISABEL CÂNDIDA DE AZEVEDO TABORDA, que casou na Aldeia de João Pires, a 12-5-1807, com JOSÉ BERNARDO LEITÃO, da Aldeia, filho de Paulo Manuel Proença, também desta Aldeia e de D. Ana Leitão Lima Toscano. E tiveram a:
11 - D. ISABEL EMÍLIA TABORDA LEITÃO, que casou PELA 1ª VEZ a 13-2-1833 com JOSÉ MANUEL FERREIRA TABORDA, seu primo-irmão, filho de Capitão-Mór António Teodoro Ferreira Taborda e de D. Maria Bárbara de Proença. Casou 2ª vez com o DR. ANTÓNIO ROBALO DE AZEVEDO. Tiveram a:
1º Casamento:
12 – D. Maria Cândida Ferreira Taborda, que casou com António Augusto de Sousa, natural de Monsanto, filho de Augusto José de Sousa, da Aldeia de João Pires e de D. Maria de S. João Geraldes de Mendonça, natural de Monsanto e residente em Idanha-a-Nova, pelo menos em 5-10-1885, altura do 2º casamento de António Augusto de Sousa, com 38 anos, no Pedrógão de S. Pedro, Penamacôr, com D. Ana Cândida Pinto da Cunha, de 33 anos, dali natural, e filha de Adrião Pinto da Cunha, natural das Donas, e de Rosa Cândida dos Santos, do Pedrógão. E Tiveram a:
13 - D. MARIA LÚCIA TABORDA DE MENDONÇA, que segue abaixo.
13 – D. Maria Isabel Taborda Mendonça, que casou aos 29 anos, no Pedrógão, a 16-9-1899, com José Joaquim da Fonseca, filho de Miguel António da Fonseca e de Maria da Ressurreição Mendonça. Dispensados em 2º e 3º grau de consanguinidade.
2º Casamento:
12 – D. Maria José Taborda de Azevedo, que casou aos 23 anos, a 30-6-1873, com o Bacharel em Medicina José Maria Rodrigues da Costa, de 30 anos, natural de S. Julião de Cacia. Aveiro, filho do bacharel Manuel Rodrigues da Costa e de D. Maria Augusta Souto e Silva, todos naturais de Cacia. E tiveram a:
13 – António EmídeoTaborda e Costa casou com D. Maria Cristina bastos Ferreira do Amaral. Cg.
13 - D. Maria José de Azevedo Taborda e Costa
13 - D. Alice da Costa Taborda

Não ponho a descendência de António Emídio pois essa vem na BD.

Já agora pergunto se alguém tem Taborda Ramos de medelim, ou a sequência destes mencionados.

Cumprimentos
João manuel Próspero dos santos
João manuel

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#78872 | ftaborda | 07 dez 2004 00:00 | Em resposta a: #66866

Boa noite

Conhece a ascendencia da familia Leite Taborda que deu origem a Taborda Monteiro?

Ftaborda

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#250583 | Saba | 26 fev 2010 20:04 | Em resposta a: #66866

Caro Sr. Joao Manuel,

Tenho uma antepassada de nome D. Ines Freire Vaz Bragao Fernandes filha de Manuel Freire Vaz Bragao Fernandes e de D. Maria Fernandes Ribeiro. Nasceu na Aldeia de Joao Pires em 1714. Casou com o Capitao-Mor Joao Pedro da Costa Pacheco de Quadrazais. Havera alguma ligacao entre estes meus antepassados e aqueles que menciona?

Muito Obrigado.

Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#267303 | prosperos | 24 dez 2010 15:55 | Em resposta a: #250583

Caro Luís Ramos

Em primeiro lugar desejo-lhe um Bom Natal, e o melhor Ano de 2011 possível, pelo menos cheio de saúde, bem como a todos os confrades dos Fórum.

Respondo-lhe hoje pois tenho o assento de casamento na Aldeia de João Pires de Inês Giraldes Freire, filha de Manuel Giraldes Freire e de Maria Fernandes, com João Pedro Pacheco da Costa, natural de Quadrazais, Sabugal, filho de Bernardo Pacheco da Costa, natural de Mesquitela, Coimbra, e de Maria Afonso, de Quadrazais, a 16-12-1744. Ainda não estabeleci a ligação mas não tenho dúvida nenhuma que são os mesmos, quase certo ser Manuel Giraldes Freire, filho do Capitão Manuel Giraldes Moucho de Idanha-a-Nova, e de Inês Robalo Freire.

Os meus cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#267311 | Saba | 24 dez 2010 18:39 | Em resposta a: #267303

Caro João Manuel Próspero dos Santos

Nos apontamentos que tenho a dita Ines aparece como Ines Vaz Bragao Freire Fernandes filha de Manuel Vaz Bragao Fernandes e de Maria Fernandes Ribeiro Magro. Apesar da diferenca dos apelidos, acho certo serem os mesmos. O dito Manuel nasce na Aldeia de Joao Pires a 27-10-1663, filho de Sebastiao Fernandes Longo e de Isabel Freire, neto paterno de Diogo Fernandes e de Isabel Domingues e neto materno de Lourenco Vaz Bragao e de Ines Freire. O tal Lourenco era filho de Estevao Pires Carrasco e de Isabel Fernandes e a Ines Freire filha de Estevao Martins e Isabel Freire.

Maria Fernandes Ribeiro Magro era filha de Pedro Fernandes Ribeiro e de Leonor Goncalves, neta paterna de Domingos Fernandes e de Maria Martins, neta materna de Manuel Afonso e de Leonor Tome'.

Um Feliz Natal para si tambem!

Os melhores cumprimentos,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

Vaz Bragão - Robalo

#267312 | abivar | 24 dez 2010 18:56 | Em resposta a: #267311

Caro Luis Ramos,

Na ascendência da minha Mulher há um casal Manuel Vaz Bragão - Maria Nunes que eu supunha ser de Medelim, pois aparecem referidos como tal no casamento da filha Isabel Robala com Simão Fernandes Mourão, realizado em Medelim a 19/9/1701 (o noivo era filho de Domingos Fernandes Mourão e Domingas Gonçalves, também ditos e Medelim); de todos estes apelidos o que se propaga através de várias quebras de varonia é o "Robalo", mas desconheço a ascendência do casal citado inicialmente, onde tal apelido parece ter origem. Este Manuel Vaz Bragão poderia ter nascido por volta de 1640/50, já que a filha casa em 1701, pelo que parece ser da geração da sua Isabel Freire, ou seja, poderia ser também filho de Lourenço Vaz Bragão; terá alguns dados que permitam esclarecer esta filiação ou alguma ligação a Robalos na ascendência daquele casal?

Um Santo Natal para si e todos os seus, com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Bragão - Robalo

#267314 | Saba | 24 dez 2010 19:09 | Em resposta a: #267312

Caro Antonio Bivar,

Por acaso nao tenho nenhum Robalo nos meus costados, mas e' um apelido comum na area do Sabugal. Ha muitos Robalos em Quadrazais, por exemplo. E' muito provavel haver uma ligacao entre esse Manuel Vaz Bragao da sua mulher e o meu. Por acaso tem o nome dos pais dele?

Um Feliz Natal para si tambem!
Com os melhores cumprimentos de,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Bragão - Robalo

#267315 | abivar | 24 dez 2010 19:16 | Em resposta a: #267314

Caro Luís Ramos,

Infelizmente o Manuel Vaz Bragão e a sua mulher Maria Nunes são, por enquanto, um dos casais "fim-de-linha" da árvore de costados da minha mulher; não encontrei o casamento em Medelim, mas agora pergunto-me se não estará em Aldeia de João Pires. Olhei para esses assentos, mas à procura de outras linhas e posso não ter reparado.

Com os melhores cumprimentos,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#267316 | prosperos | 24 dez 2010 19:57 | Em resposta a: #267311

Caro Luís
O que tenho é o assento de casamento, com os nomes que lá vêm. Os nomes que estão nos seus apontamentos têm toda a razão de ser, pois se se entroncarem como referi os seus ascendentes têm todos esses apelidos. Na altura que estamos a tratar, não só não era vulgar tantos nomes, como variavam com as freguesias, os padres, e o tempo, o que muitas vezes dificulta a investigação genealógica. Gostaria de saber a freguesia onde recolheu esses nomes. Por outro lado, a Inês Freire Robalo mulher de Capitão Domingos Giraldes Moucho, era filha de António Freire Robalo e de Ana da Cruz, neta paterna de Estevão Martins e de Isabel Freire, neta materna de Domingos Lopes e de Maria de Elvas, a Velha, bisneta Paterna pelo lado do Avô Paterno de Pantaleão Martins e de Inês Pimenta, e pelo lado da avó paterna de António Freire e de Beatriz Esteves, e pelo lado Materno, bisneta pelo Avô Materno de Domingos Lopes e de Ana Gomes, e pela Avó Materna, de Pedro Vaz Bargão. Se as suas hipóteses estiverem correctas, também é possível, os nomes conrespondem com os que tenho, e lá está outra vez Bargão, para mim, resta-me confirmar no assento de casamento de Manuel Giraldes Freire e de Maria Fernandes.

Cumprimentos

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Bragão - Robalo

#267317 | prosperos | 24 dez 2010 20:17 | Em resposta a: #267315

Caro António Bívar
Há uma possibilidade de ser o seu Manuel Vaz Bargão, ser das Aranhas, freguesia que fica a cerca de 4 Km da Aldeia de João Pires, e a cerca de 5 de Medelim, que por sua vez fica a outros 6 da Aldeia de João Pires, um triângulo, fácil de percorrer, e onde há alguns Vaz Bargão, com nomes de Pedro e Manuel essencialmente, mas cujos os meus assentos não correspondem a nenhum casamento com Maria Nunes. De qualquer forma eles são originários da Aldeia de João Pires, onde os assentos vão para trás de 1600.
Não tenho assentos paroquiais de Aranhas, embora na Arquivo Distrital de Castelo Branco os assentos de Aranhas vão muito para trás.
Pergunto-lhe se tem acesso aos registos de Medelim, digitalizados? ou por digitalizar?
Para me certificar de algumas famílias de Penamacôr e de Monsanto, precisava dos Assentos de Medelim, aliás terra da Minha Mulher, onde casei, e onde dois dos meus filhos e três das minhas netas, se baptizaram.

Desejos de um Santo Natal

João Manuel Próspero dos Santos

Resposta

Link directo:

RE: Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#267318 | abivar | 24 dez 2010 20:20 | Em resposta a: #267316

Caro João Manuel Próspero dos Santos,

Tal como no caso dos ascendentes da minha mulher que referi em mensagem ao confrade Luís Ramos, também na linha que refere aparece o apelido Robalo sem que se encontre nos ascendentes até bisavós de Inês Freire Robalo, mas em ambos os casos aparece um Vaz Bargão (ou Bragão?) na ascendência, o que parece confirmar alguma ligação entre Robalos e Vaz Bargão/Bragão. A sua Inês Freire Robalo era avó da noiva do casamento de 1744, pelo que o seu Pedro Vaz Bargão seria quarto avô dessa mesma noiva, o que o faria nascido talvez em princípios do século XVII ou mesmo ainda no século XVI, possivelmente de umas duas gerações mais antigo que o "meu" Manuel Vaz Bragão que casa uma filha em 1701; é curioso que mesmo assim não apareça o apelido Robalo, mas pode tudo ser coincidência e terem origens diferentes... Terá alguns elementos que permitam esclarecer esta questão?

Com os melhores cumprimentos e votos de um Santo Natal e óptimo Ano de 2011,

António Bivar

Resposta

Link directo:

RE: Vaz Bragão - Robalo

#267319 | abivar | 24 dez 2010 20:24 | Em resposta a: #267317

Caro João Manuel Próspero dos Santos,

Parece que as nossas mensagens se cruzaram! Eu consultei estes assentos há muitos anos na Torre do Tombo; não sei se já estarão digitalizados mas irei verificar. Muito obrigado pelas informações; por agora tenho de partir para as actividades natalícias mas logo que possível voltarein a este assunto!

Mais uma vez um Santo Natal,

António Bivar

Resposta

Link directo:

Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#422726 | fcatanas3 | 26 mar 2020 16:57 | Em resposta a: #267316

Caro Joao Manuel Prospero dos Santos,

A lista que detalha na sua mensagem #267316 sao todos meus antepassados, mas tenho o marido de Ines Freire Robalo como "Manuel" e nao como Domingos.

Adicionalmente, percorri os assentos de Joao Pires, mas nao consigo identificar os ascendentes de Ana da Cruz. Poder-me-ia confirmar se as suas informacoes constam dos registos digitalizados ou se eventualmente estou a procurar na freguesia errada. Finalmente, qual foi a mulher do Pedro Vaz Bargao que designa, uma vez que parece nao constar da sua lista.

agradecendo antecipadamente,
subscrevo-me,
j

Resposta

Link directo:

Taborda e Costa da Aldeia de João Pires

#422730 | Jorge Resende | 26 mar 2020 19:20 | Em resposta a: #66866

Caro Prospero dos Santos
A minha mãe há muitos anos foi doente de um médico de nome Prospero dos Santos, isto em Benfica, Lisboa. Era o dito médico da sua família???

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 23:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen