Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Regiões | Famílias | Brasil

Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#66917 | A.Godinho | 08 jun 2004 12:54

Caros confrades

Acaso algum de vós sabe algo sobre João de Brito de Almeida , ou João de Almeida de Brito, natural de Benavila-Avis-Portugal, filho de Manuel de Almeida de Brito e de Mariana Rebelo de Vargas ? Em 1768, era moço solteiro e soldado do Regimento de Estremoz, da Companhia de Coutinho, e assistente na cidade do Rio de Janeiro nos quartéis de S. Bento. Desconheço se ascendeu ao oficialato.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67009 | Ricardo de Oliveira | 09 jun 2004 03:58 | Em resposta a: #66917

Caro António Godinho de Carvalho

Existe um manuscrito sobre a Guarnição do Rio de Janeiro em 1786. Está na internet, no sítio da Biblioteca Nacional e pode ser consultado em rede pelo DOCPRO. Há uma lista de militares do Regimento de Estremoz no documento citado, com o posto e o nome do pai. Talvez encontre a pessoa procurada por lá. A outra fonte básica e tradicional é o Colégio Brasileiro de Genealogia, no RJ.

Cumprimentos

Ricardo Costa de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67025 | A.Godinho | 09 jun 2004 13:09 | Em resposta a: #67009

Caro Ricardo Oliveira

Agradeço a sua resposta. Vou consultar o site.
Há novidades sobre os Pinto da Fonseca ?

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67032 | Ricardo de Oliveira | 09 jun 2004 14:43 | Em resposta a: #67025

Caro António Godinho de Carvalho

Infelizmente não tenho novidades sobre os Pinto da Fonseca. Procure ver o manuscrito. Aparecem alguns desenhos com o figurino militar da época. Bem curioso.

Cumprimentos

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67530 | Cau Barata | 15 jun 2004 05:09 | Em resposta a: #66917

Prezado Antonio Godinho

Embora estejas bem amparado, em mãos do Ricardo de Oliveira, tentei ver se tinha algo sobre João de Brito de Almeida, em meu arquivo. Infelizmente nada encontrei.

Se tiver casado no Rio de Janeiro, possivelmente o Arquivo-Fichário do Colégio Brasileiro de Genealogia poderá ter alguma informação. Quando puder, verei se lá existe algum dado genealógico.

Quanto ao “Regimento de Estremoz, da Companhia de Coutinho, e assistente na cidade do Rio de Janeiro nos quartéis de S. Bento”, penso que deve estar se referindo ao Quartel que foi erguido no século XVIII, por ordem de um dos Vice-Reis, na Rua de São Bento, aberta em 1615, em terras dos Religiosos Beneditinos, bem próxima do Mosteiro de São Bento.

Os Beneditinos apelaram. Nada foi feito. Prometeram, assim, que dariam de graça telhas e tijolos para construírem outro Quartel, distante e fora de suas terras. Foi aceita a proposta, e as obras arrastaram-se por muitos anos. Ainda no tempo de D. Pedro I, se construía o novo Quartel. Foi este monarca que deu fim a interminável contribuição dos beneditinos.

Daí Quartéis de São Bento. Foi aberta com a denominação de rua do Açougue. Em 1758 já aparece a denominação de rua dos Quartéis.

Dei uma olhada numa Relação que tenho de patentes concedidas entre 1719 e 1807, na qual não encontrei o nome de João de Almeida de Brito.

Enfim, assim que puder, darei uma olhada no Arquivo do CBG.

Meus cumprimentos
Carlos Barata

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67546 | A.Godinho | 15 jun 2004 12:34 | Em resposta a: #67530

Caro Cau Barata

Agradeço o interesse nesta questão e os elementos transmitidos sobre os Quartéis de S. Bento.
Aproveito para lhe perguntar se recebeu em condições o e-mail que lhe enviei com o título de Baratas Godinho em anexo.

Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67560 | Cau Barata | 15 jun 2004 15:51 | Em resposta a: #67546

Rio de Janeiro

Prezado Antonio Godinho de Carvalho

Estava esperando para lhe responder, com maiores detalhes e sinceros agradecimentos, o maravilhoso material genealógico e histórico que recebi da família Godinho Barata.

Como seu e-mail veio anexado com o sistema de resposta imediata ao remetente, não me preucupei em lhe agradecer, naquele instante, pois intendi que os próprios computadores já haviam se encarregado, pelo menos, de avisar que a mensagem havia chegado com sucesso.

No entanto, parece que não aconteceu assim, o que lhe deixo minhas desculpas.

Esrou lhe retornando para avisar que o trabalho chegou. e que, mais adiante, após " devorar" todas aquelas meticulosas informações, vou lhe escrever novamente. como imaginava fazer anteriormente.

Por enquanto, só posso dizer que desde que ele chegou, não tenho dormindo mais, analisando as informações, assim como todas as demais que venho recebendo, entre elas os artigos que me enviou José Caldeira. Basta perceber que minhas respostas aos confrades da Geneal estão sendo enviadas entre 2:00 e 4:00 da madrugada do Brasil, o que as faz chegar por aí, entre 7:00 e 9:00 horas. Neste instante, no Rio de Janeiro, são 11:51.

Estou procurando, também, encontrar ou estreitar hipoteses para descobrir quem é aquele Antonio Barata, marido de Isabel Godinho. O nome Antonio Barata também "empacou" na origem dos Pedroso Barata, que recebi do Dr. José Caldeira.

Enfim... amigo Godinho de Carvalho, agradeço a oportunidade, para agradecer em púiblico (Geneal-Sapo), seu desprendimento e generosidade de me enviar um grande número de páginas referentes ao Capítulo XXX, de seu Livro, dedicado aos nossos parentes longínquos.

Meus sinceros cumprimentos
Cau Barata

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67615 | S.João de Rei | 16 jun 2004 09:57 | Em resposta a: #66917

Caros António Godinho de Carvalho, Ricardo Oliveira e Carlos Barata

Será que a referida Companhia Coutinho, estaria assim referida em honra a Francisco Viegas de Azevedo Coutinho, que foi coronel do regimento dos nobres da cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro, penso que em finais do século XVII inícios de XVIII ?
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67616 | marisa | 16 jun 2004 10:13 | Em resposta a: #67009

Caro Ricardo de Oliveira
Actualmente estou a desenvolver uma pesquisa juntamente com um colega sobre a presença das tropas de Moura no Rio de Janeiro, e interessou-me o manuscrito que referiu sobre a Guarnição do Rio de Janeiro em 1786. Acessei imediatamente o site, cheia de curiosidade, no entanto apesar de instalar os programas indicados, não consegui visualizar (com muita pena minha)o citado manuscrito. Seria pedir demais que me enviasse esse manuscrito via e-mail? marisabacalhau arroba ponto sapo ponto pt

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos antecipados

Marisa Bacalhau

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67670 | Ricardo de Oliveira | 16 jun 2004 16:01 | Em resposta a: #67616

Cara Marisa

Vá lá e digite BNGUARNICRJ

Na página da busca :

Busca nos Tesouros da Biblioteca

Digite palavra, frase ou expressão booleana a pesquisar:
BNGUARNICRJ

É preciso ter instalado o DOCPRO. tem que ir lendo página a página. Aparece a lista geral das tropas de Moura e de Estremoz, nome do militar, patente e filiação.
Isso é que é tecnologia !

Melhores cumprimentos e diga se conseguiu

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67711 | marisa | 16 jun 2004 22:53 | Em resposta a: #67670

Caro Ricardo

Fico muito agradecida pelas indicações dadas, já consegui consultar o que pretendia. Na minha ingenuidade pensei que poderia imprimir cópia, mas como esta documentação me interessa especialmente, vou tentar pedir cópias á Biblioteca Nacional do RJ.

Com os melhores cumprimentos ecom os meus sinceros agradecimentos

Marisa

Resposta

Link directo:

RE: Companhia Coutinho no Rio de Janeiro

#67726 | S.João de Rei | 17 jun 2004 11:57 | Em resposta a: #66917

Espero não ter dado um ar pedante, em atribuir “honras” à companhia !
No entanto, refiro traços genealógicos de Francisco Viegas de Azevedo Coutinho no mínimo curiosos.
Foi filho do grande herói, António de Sousa Coutinho, célebre capitão de Baçaim e um dos três fidalgos que em triunvirato governaram a Índia na sucessão do vice-rei D. Filipe de Mascarenhas (1657). A varonia de António de Sousa Coutinho era Sousa Monteiro, penso que a mãe de António SC, seria Azevedo Coutinho, portanto avó de Francisco Viegas.
O neto de Francisco Viegas AC, António Coutinho de Macedo e Vasconcelos, nasceu no Rio de Janeiro, penso que lá tenha sido Alferes e foi 2º senhor do morgado do Jardim em Lagos.
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#67728 | A.Godinho | 17 jun 2004 12:03 | Em resposta a: #67615

Caro José de Azevedo Coutinho

Lamento não poder ajudar quanto à questão que coloca.
Presumo ( e apenas presumo) que as Companhias seriam vulgarmente conhecidas pelo nome do seu oficial de maior patente que as comandava e daí , in casu, a Companhia de Coutinho. Desconheço todavia se se trata do Francisco Viegas de Azevedo Coutinho. Desconheço também se seriam sempre assim conhecidas ou efectivamente teriam, também, um nº que as identificasse oficialmente.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#220430 | FIGUEIRA | 04 fev 2009 23:31 | Em resposta a: #67728

Caro António Godinho de Carvalho,

Por acaso sabe alguma sobre os ancestrais deste António Barata http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=549882 casado com Isabel Godinho?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#220453 | A.Godinho | 05 fev 2009 11:02 | Em resposta a: #220430

Caro Nuno Figueira

O que sei deles é o que está publicado no meu livro de que transcrevo parte:

§ 1º
1. António Barata. Natural da vila de Mação. Casou com Isabel Godinho, também dali natural. Não nos foi possível encontrar o assento deste casamento que nos traria, em princípio, os nomes dos pais dos nubentes. Tal permitiria aquilatar da veracidade do entroncamento destes Baratas preconizado, ou melhor, afirmado, em “Famílias Nobres de Abrantes e seu termo” da autoria de Francisco Egídio Salgueiro e Dr. Emílio Damas Pombo Salgueiro 659. Não obstante as buscas feitas no ANTT na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, de Mação, e nas vizinhas do Sardoal e Oleiros, não conseguimos encontrar tal casamento. Aqueles senhores entroncam o filho de António Barata e Isabel Godinho – João Barata Godinho o que está errado porque omitem a geração dos pais, cujos apelidos originaram o duplo apelido das gerações descendentes, em Brites Barata e seu segundo marido Martinho Afonso (o primeiro foi Domingos Roiz de Figueiredo, s.g.) sendo Brites Barata filha de Isabel Barata casada em Oleiros com Gaspar Dias Temudo, filho de Diogo Lopes Temudo e de Maria Dias. Isabel Barata é um dos vários filhos de Pedro Barata e de Catarina Álvares Manso ou – Lameira – (Felgueiras Gayo chama-lhe Lameira e diz que a segunda mulher de Pedro Barata foi sua prima D. Leonor Manso). Pedro era filho de Leonor Barata e de Luís Afonso Lameira, Fidalgo da Casa d ´ El Rei D. Manuel (a quem Gayo chama Álvaro Afonso Lameira) e neto materno de Gonçalo Esteves Barata, filho de Estêvão Barata, residente em Oleiros por 1470. Tudo isto consta de uma árvore dos referidos autores com o Título de Baratas Mouras, do Sardoal.
António Barata e sua mulher tiveram:
2. João Barata Godinho, que segue.
...
659- AHMAbrantes - Espólio dos autores. Pasta 14.


Cumprimentos
António Godinho

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#220505 | FIGUEIRA | 05 fev 2009 21:56 | Em resposta a: #220453

Caro António Godinho,

Obrigado pela informação, mas fiquei com uma dúvida: Francisco Egídio Salgueiro e Emílio Damas Pombo Salgueiro, dão João Barata Godinho como filho de António Barata e de Isabel Godinho e neto paterno de Martinho Afonso e de Brites Barata; ou simplesmente ignoram o António Barata e dizem que João Barata Godinho é filho de Martinho Afonso e de Brites Barata?

Cumprimentos,

Nuno M. Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Quartel de S. Bento no Rio de Janeiro

#220538 | A.Godinho | 06 fev 2009 12:07 | Em resposta a: #220505

Caro Nuno Figueira

Os referidos autores omitem o António Barata, dando o João como filho do Martinho Afonso e de Brites Barata.

Cumprimentos

António Godinho de Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 17:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen