Elvas - Costa, Melo, Galvão

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Elvas - Costa, Melo, Galvão

#66934 | fxcosta | 08 jun 2004 15:45

Caros Senhores,

Perdoem a lata de recorrer à “solidariedade” de algum genealogista que frequente os arquivos paroquiais de Elvas ou que, por algum acaso, conheça os apelidos COSTA, MELO e GALVÃO nesta região.

Estes Arquivos estão na Biblioteca Municipal de Elvas, mas os funcionários (apenas quatro) não podem fazer pesquisas e eu não posso ir a Elvas.


Assim, procuro o assento de baptismo de JOSÉ DA COSTA MELO, nascido e b. na freguesia de SÃO PEDRO, ELVAS, filho de MANUEL (?FR.?) GALVÃO e de JOANA DA COSTA.

JOSÉ DA COSTA MELO casou a 8.2.1732 em Santos, Lx, com TERESA ROIZ, pelo que deve ter nascido entre 1705 – 1712.

Tenho curiosidade em saber de onde aparece o MELO, se nenhum dos pais o tinha.

Grato por qualquer ajuda,
Francisco Costa

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#67447 | fxcosta | 14 jun 2004 12:21 | Em resposta a: #66934

Boa tarde,

Por acaso já alguem deparou com estes apelidos em Elvas?

Grato.

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#67461 | Lobo | 14 jun 2004 15:31 | Em resposta a: #67447

Caro fxcosta

Em Elvas não sei, mas em Olivença havia muitos e muitos Melos.
Cumprimentos
A. Sepúlveda

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#68546 | fxcosta | 28 jun 2004 12:55 | Em resposta a: #67461

Caro Senhor,

Muito obrigado, pal sua indicação. Nesta pesquisa, ainda não encontrei nenhuma referência a Olivença. Aliás, devido à (justificada) indisponiblidade do Arquivo de Elvas, ainda não encontrei nenhuma referência a mais nada.

No entanto, dada a proximidade geográfica, talvez o "meu" Melo talvez venha também dessa bela terra ignobilmente roubada pelos castelhanos e tristemente esquecida pelos portugueses...

Por outro lado, é também possível que este José da Costa Melo, não tivesse nenhum antepasado Melo, uma vez que os seus pais tinham outros apelidos.

Este facto deixa-me bastante intrigado... Mas, provavelmente era comum nesta altura as pessoas adoptarem apelidos com os quais não tinham ligação de sangue.

De qualquer maneira, fico-lhe grato pela sugestão!

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#68547 | fxcosta | 28 jun 2004 12:59 | Em resposta a: #68546

Só por curiosidade, existem 17 telefones de melos em Elvas (vi no 118) e aqui no Genealogia encontrei Alcaides de Elvas com o nome Melo que, provavelmente, não terão nada a ver com os meus.

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#83873 | fxcosta | 10 fev 2005 14:08 | Em resposta a: #66934

Agradeço qualquer indicação.

Grato,
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#119698 | aniset | 31 mai 2006 03:46 | Em resposta a: #66934

olá
ao pesquisar a familia infante encontrei uns ascendentes :

-LUZIA DA COSTA natural de Elvas( 1730) casada com Pedro de Almeida de Castro, natural de moncorvo
e
- Teresa Galvão natural de Calvos-Sertã(cerca de 1750) que casou com Manuel da Silva tb natural da Sertã

não sei se isto poderá ajudar
cumprimentos
m.cristina Albuquerque

Resposta

Link directo:

RE: Elvas - Costa, Melo, Galvão

#120347 | Rui Jesuino | 08 jun 2006 17:50 | Em resposta a: #66934

No próximo dia 12 de Junho, Segunda-feira, irá ser inaugurado o Arquivo Histórico Municipal de Elvas, um acontecimento que merece aqui ser relatado pela importância que tem ao nível da genealogia. No seu enorme espólio de quase dois quilómetros de metros lineares estão os registos paroquiais do antigo Bispado de Elvas que inclui não só o actual concelho de Elvas, mas também os de Campo Maior, Monforte, Alandroal, Olivença e partes dos de Alter do Chão e Estremoz. Para além destes registos o AHME contem também todo o fundo do antigo Bispado da cidade (1570-1882) com todos os seus processos de casamento, ordens, colações, de Genere, etc.
Trata-se de um dos arquivos municipais mais preciosos para o investigador que tem também ao seu dispor fundos como o da Câmara Municipal de Elvas (1517-2006: actas, ordenações, arrematações...), dos Celeiros Comuns de Barbacena e Vila Fernando ou de várias associações e agremiações da cidade assim como alguns tombos dos muitos conventos que Elvas teve.
Para pedidos de investigação é favor contactar pelo mail gabinete.informacao@cm-elvas.pt
A tabela de preços é a seguinte:
Primeira meia-hora: gratuita
Primeira hora: 20 euros
Horas seguintes: 15 euros cada

Atentamente

Rui Jesuino
Arquivo Histórico Municipal de Elvas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 19:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen