Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Arquivos

Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67030 | zmcm | 09 jun 2004 14:19

Procuro a ascendência do Capitão Martim Anes Cabrita, foi casado com Leonor Mendes Pousado e compadres do Capitão Pedro Arrais de Mendonça pelo casamento de sua filha Domingas Colaço com Manuel de Mendonça de Brito.
O Capitão e sua mulher foram moradores em Loulé ( sua filha supra mencionada foi baptizada em S.Clemente - Loulé a 30-1-1684)
O Capitão Martim Anes Cabrita foi Familiar do Santo Ofício ( M1 nº 38 ).
Alguém consultou este processo? saberão dizer-me a ascendência deste capitão?
Tanto quanto me disseram na T.T. o dito processo de habilitação do Santo Ofício não está á consulta, pelo que agradeço quaisquer informações.

Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67063 | abivar | 09 jun 2004 19:05 | Em resposta a: #67030

Meu Caro Miguel:

Já trocámos mensagens acerca destes Arraes de Mendonça de Loulé; revendo os meus apontamentos encontro a referência ao processo de FSO do Capitão Martim Anes Cabrita (de facto Martim, M 1 N 38), à margem do que tenho acerca do processo de Manuel de Mendonça e Brito mas não tenho quaisquer dados do Martim. Copiei estes apontamentos dos papéis do Miguel Côrte-Real, mas não sei se ele tinha conseguido ver este processo ou não. Na primeira oportunidade procurarei saber mais qualquer coisa; não me lembro se não copiei nada do processo por já não estar à consulta quando o Miguel tirou os apontamentos ou por não me interessar na altura.

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67071 | zmcm | 09 jun 2004 20:54 | Em resposta a: #67063

Caro Tó :
Como vais tu? há já muito que não nos vemos!
Obrigado pela tua dica, de facto nunca consegui ver este processo e muito me intriga este Martim, pois tenho quase a certeza que ele é de um ramo que tenho "semi-estudado", mas precisava de confirmar isto! aliás o processo deve estar cheio de informação que me interessava saber!
se souberes alguma coisa, dá-me um toque! fico-te agradecido!

um grande abraço e bom feriado!
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67075 | rgc | 09 jun 2004 21:28 | Em resposta a: #67071

Caros Miguel e Tó

É aborrecido dizer que tenho qualquer coisa sobre o pretentido, e depois não encontrar o desejado, mas vou arriscar que ele é de famílias do sítio de Cabeça da Câmara , de Loulé. Vamos lá ver se vos enviarei alguma coisa, amanhã.
Abraços.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67108 | rgc | 10 jun 2004 00:35 | Em resposta a: #67075

Na m/bd tenho é um João Roiz Cabrita FSO, de Loulé cc. Inês Gomes( c. ant. de Mazagão), mas parece-me que já enviei estes dados. Caso contrário enviá-los-ei se estiverdes interessados.
Contudo, quer parecer-me que tenho dados do outro que vos interessa e não os terei colocado na BD. E só com tempo poderei verificar, se não é falha de memória e feito confusão, que nestes assuntos ,felizmente, ainda é raro.
Bom feriado e fim de semana .
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67109 | Jpteixeira | 10 jun 2004 00:38 | Em resposta a: #67030

Caros Miguel Cabrita Matias:

Este Capitão Matim Anes Cabrita também me interessa particularmente, pois julgo ser esta pessoa que "fundou" o sítio das Casas de Martim Anes em Salir.
Sobre o Cap. Pedro Arrais de Mendonça, tenho-o referenciado como testemunha de um casamento realizado em 2-09-1691 em Salir, bem como Rodrigo Aragão de Sousa, ambos da Vila de Loulé.
À data, tenho um Bartolomeu Cabrita, da Nave do Barão cc Bárbara Gonçalves, julgo que da freg. de Alte, mas também não sei os ascendentes deste Bartolomeu.
Possivelmente já investigou estas pessoas. De qualquer forma aqui fica esta referência.

Cumprimentos.

Júlio Sousa.
Se tiver mais alguma informação, agradecia que me informasse

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67149 | zmcm | 10 jun 2004 15:30 | Em resposta a: #67109

Caro Júlio Sousa :
Esse Bartolomeu Cabrita de que fala, nada tem a ver com este, são famílias diferentes! De qualquer forma obrigado pela dica.

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67150 | zmcm | 10 jun 2004 15:34 | Em resposta a: #67108

Caro Rafael :
Obrigado pelas informações, mas sobre o João Roiz Cabrita já consultei o respectivo processo! esse João Roiz Cabrita teve filhos baptisados em S.B.Messines, penso que a mulher ( Inês Gomes) será filha ou neta de outra Inês Gomes natural de Mazagão.

um abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#67153 | rgc | 10 jun 2004 15:43 | Em resposta a: #67150

Caro Miguel

É isso mesmo, de modo que não adianto mais.

Um abraço
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69312 | rafael | 10 jul 2004 16:29 | Em resposta a: #67149

Caros amigos e parentes

O Capitão Reformado dos Auxiliares - Martim Anes Cabrita FSO ( carta de 1683 ), era nat. da vila de Loulé. Filho de André Domingues Cabrita e de Domingas Guerreiro nat.is e mord.es no sitio de Cabeça da Câmara-Loulé.Neto pat.º de João Miz Cabrita e de Catarina Frz , naturais e morads na freg. de Santa Barbara, termo desta vila e neto mat.º de Martim Annes e de Apolonia Vicente, naturais e morad. no Maxial, termo desta vila.

Abraços do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69315 | rafael | 10 jul 2004 17:00 | Em resposta a: #69312

Como possuo o resp.º proc.º quase todo, vejo lá testemunhas com apelidos interessantes, como por ex: Francisco Martins FAÍSCA, o velho,oficial de Barbeiro nat. e mor. nesta vila de Loulé; Pedro Dias ROLÃO, da freg. de Santa Barbara,,lavrador ;... ... BARGANÇA, lavrador; há um sítio da freg. de Alte, de onde tenho antepassados, que é a Corte dos BARganções; Francisco Gomes MONTANS, lavrador,da freg. de Santa Barbara, etc .
Bom fim de semana.
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69323 | LSV | 10 jul 2004 21:32 | Em resposta a: #67149

Caro Miguel

Para quando a informação que me ficaste enviar do meu antepassado? :)

Espero que estaja tudo bem contigo e a ver se nos encontramos um dia na TT.
Um abraço
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69989 | zmcm | 20 jul 2004 20:00 | Em resposta a: #69315

Caro Rafael :
Só agora respondo pois tenho andado arredado destas lides...de tal forma que só a semana passada paguei o acesso ao Genea Plus ( imagine só...!)
Como tem andado? temos que combinar um dia destes almoçarmos juntos...há já muito que não sei nada de si!
Quero agradecer-lhe as informações que aqui transmitiu que são de grande importância para mim como deve calcular... a verdade é que não consegui consultar o processo na TT por estar em mau estado!

um grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69990 | zmcm | 20 jul 2004 20:06 | Em resposta a: #69323

Caro Luís :
A minha falta é imperdoável, mas a verdade é que há já muito que não vou á TT e como te disse falta-me um dado relativamente ao teu antepassado, mas continua prometido que logo que me seja possível ir lá começarei por investigar esse dado que me falta...( Se não estou enganado (e penso que não) o teu antepassado é descendente da Margarida Cabrita e do Cap. António Guerreiro Fernandes que podes consultar aqui na Genea...só que falta aqui um dos filhos desse casal do qual tu descendes!

tens vindo á TT? temos que combinar almoçar um destes dias...dá-me uma apitadela quando estiveres por cá!

grande abraço
Miguel
grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69991 | zmcm | 20 jul 2004 20:07 | Em resposta a: #69323

Caro Luís :
A minha falta é imperdoável, mas a verdade é que há já muito que não vou á TT e como te disse falta-me um dado relativamente ao teu antepassado, mas continua prometido que logo que me seja possível ir lá começarei por investigar esse dado que me falta...( Se não estou enganado (e penso que não) o teu antepassado é descendente da Margarida Cabrita e do Cap. António Guerreiro Fernandes que podes consultar aqui na Genea...só que falta aqui um dos filhos desse casal do qual tu descendes!

tens vindo á TT? temos que combinar almoçar um destes dias...dá-me uma apitadela quando estiveres por cá!

grande abraço
Miguel
grande abraço

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#69992 | zmcm | 20 jul 2004 20:08 | Em resposta a: #69315

Caro Rafael :
Só agora respondo pois tenho andado arredado destas lides...de tal forma que só a semana passada paguei o acesso ao Genea Plus ( imagine só...!)
Como tem andado? temos que combinar um dia destes almoçarmos juntos...há já muito que não sei nada de si!
Quero agradecer-lhe as informações que aqui transmitiu que são de grande importância para mim como deve calcular... a verdade é que não consegui consultar o processo na TT por estar em mau estado!

um grande abraço
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#81843 | suzy gama | 14 jan 2005 20:22 | Em resposta a: #67030

Caro Miguel

Encontrei ontem um Baltasar Annes Cabrita (o próprio se assinou assim), morador na Goldra, Sta Barbara de Nexe, como uma das testemunhas do casamento de Bras das Candeias, viúvo de Catarina Lopes com Maria Guterres, filha de Francisco Correia e de Francisca Rodrigues da Goldra, realizado a 10.05.1677 em Sta Barbara de Nexe, cujo registo se encontra na pág 4 do respectivo livro.
Sem querer arriscar, mas já o fazendo, poderá ser o Baltasar Annes c.c Inês d'Arouca, moradores na Goldra, Sta Barbara?

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#81849 | ffarrajota | 14 jan 2005 23:12 | Em resposta a: #81843

Cara Susana,
Tem sucessores do Brás Candeias cc. a Maria Guterres? Eu tenho este casamento e alguns descendentes, se não tiver posso fornecer-lhe.
Tem os antepassados desta Maria Guterres? Tenho este núcleo familiar mas sem ligação aos restantes.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#81851 | suzy gama | 14 jan 2005 23:23 | Em resposta a: #81849

Cara Fernanda,

O que tenho sobre a Maria Guterres é o que coloquei na mensagem anterior.

Susana

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#81853 | ffarrajota | 15 jan 2005 00:06 | Em resposta a: #81851

Cara Susana,
Brás Candeias e Maria Guterres têm uma filha Maria Guterres cc. Luís Pinheiro, de Sta. Bárbara (viúvo de Catarina Costa), 9 dez 1700, são testemunhas alferes João. morador em Faro e Manuel Rodrigues, de Sta. Bárbara, padre Francisco Fragoso.
Deste casal tenho três filhos: Maria, Martinho e Manuel.
- Maria Guterres cc.João Rodrigues Contreiras, de Sta. Bárbara (filho de Manuel Affonso Contreiras e Ignacia) 17 set 1736, Sta. Bárbara, testemunhas tenente João Batista de Barros, casado, morador na Goldra,Loulé, Vicente Gonçalves, de Betunes, padre Manuel Luz.
- Martinho Pinheiro, soldado pago do corpo de Faro, cc.Maria Cabrita (filha de Sebastião Martins e Bárbara Viegas) 26 set 1736, Sta. Barbara, test. Manuel Madeira e Baltasar Anes (deve ser neto do outro Baltasar Anes)
- Manuel Pinheiro cc. Maria Viegas (filha de Manuel Viegas e Catarina Rodrigues) 10 fevereiro de 1751. E é tudo o que tenho sobre esta família.
Estou convencida que esta família Guterres está ligada à Catarina Guterres, filha do Fernando Gonçalves Madeira cc. Maria Vaz, cujos descendentes se ligam por casamento ao tenente João Batista de Barros. E há ainda o casamento com um Contreiras.
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91885 | Jpteixeira | 27 mai 2005 00:13 | Em resposta a: #69312

Caro Rafael e Miguel Cabrita Matias:

Joana Baptista Guerreiro, filha do Capitão Martim Anes Cabrita e de Leonor Mendes Pouzado, casou com o Capitão Manuel Aragão de Pallermo no ano de 1700, ele filho de António Pallermo de Faria e de Maria Raposo de Ataíde.
Daquele casamento, nasceu Joana Baptista de Aragão a qual c. c. o Capitão Pedro de Sousa Contreiras no ano de 1741.
O que eu gostaria de saber, se fosse possível, seria o seguinte:
a)- qual a data do casamento do Capitão Martim Anes Cabrita com Leonor Mendes Pouzado ?
b)- em que ano nasceu Joana Baptista Guerreiro?
c)- qual a data exacta do seu casamento, ou seja, em que dia e mês do ano 1700?

Agradeço qualquer informação que entendem pertinente sobre estas pessoas.

Cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91886 | Jpteixeira | 27 mai 2005 00:15 | Em resposta a: #91885

Caro Rafael e Miguel Cabrita Matias:

Rectifico a parte final da mensagem anterior:
"Agradeço qualquer informação que entendam pertinente sobre estas pessoas."

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91894 | rafael | 27 mai 2005 01:08 | Em resposta a: #91885

Caro Júlio

Amanhã, pois agora estou um pouco à pressa lhe direi alguma coisa e para o Miguel irá um -Amado- que encontrei.

Boa noite!
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91945 | rafael | 27 mai 2005 16:44 | Em resposta a: #91885

Caro Júlio

MARTIM ANNES CABRITA - F.S.O. M- 1 N.º 38 -T.T. Capitão Reformado natural e morador da vila de Loulé para ser Familiar e de sua mulher LEONOR MENDES.

Diogo Mascarenhas de Figueiredo arcediago da Sé de Faro e C.S.Of.º faz saber que " MARTIM ANNES CABRITA, Capitão Reformado de Auxiliares nat. e mord. da vila de Loulé diz ser filho de: ANDRÉ DOMINGUES CABRITA e de DOMINGAS GUERREIRA , nat.is e mords no sítio de Cabeça da Camara freg. da ditra vila.
Neto por via paterna de JOÃO MIZ CABRITA e de CATTHARINA FRZ ntis. e mords na freg. de Santa Bárbara termo desta vila e neto por via materna de MARTIM ANNES e de APOLONIA VICENTE, nat. e mords. no Maxial, termo desta vila.
Assinou o not. s.o. Manuel Vaz Perestrello, aos 8 de ...1683 ( sg .obs. minha: acho útil enviar os nomes do COM. e NOT. do Santo Ofício e outros nomes que surgem nos Proc.,que me parecem de famílias da região do resp.º supl.te , bem assim algumas , ou todas, das test.as porque os apelidos podem fornecer indicações prestáveis a alguns confrades que consultam o tópico e msg.)

1.ª test.ª Francisco Miz Faisca,, o vellho, de 75 anos,viúvo e cristão velho, , oficial de barbeiro nat. e mord. nesta vila de Loulé,, disse entre muito que o supl.te " sabe ler e escrever e é pessoa de bom juizo e entendimento e capacidade e pessoa de Boa vida "e que não sabia que o dito capitão fosse casado outra vez mais que com LEONOR MENDES sua mulher de que presente tem nem que tenha filhos Alguns fora do matrimónio......."
2.º test.ª Gonçalo Frz, cristão velho, viúvo,de 81 anos de idade , avaliador e partidor do conselho ( aparece assim escrito ) desta dita vila
3.ª test. ª Bartholomeu Neto Bargança , que vive de sua fazenda ,de 77 anos , crist. velho, nat. e mord. na dita vila .
Tenho de interromper, por momentos. Até logo.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91951 | rafael | 27 mai 2005 17:40 | Em resposta a: #91945

Continuando:

Antes que me esqueça- ANDRÉ DOMINGUES CABRITA ( caro Miguel, se ler isto atente nestes apelidos: DominguEs Cabrita ); adiante- homem muito rico , lavrador muito afazendado de que vivia e com fazendas no sítio da Cabeça da Camara e em outras partes..E segundo a mesma test. dOMINGOS Dias, da Cabeça da Camara disse que Santa Barbara pertencia uma parte ao termo de Faro e a outra ao termo de Loulé, mas não sabia de qual delas era Andre DominguEs Cabrita.

Test.ª Gregório Pincho presbitero nat. e mord. nesta vila , de 70 anos .
Test. Padre Sebastião Correa Mestre, presbitero e vigario da vara desta vila de Loulé e dela mord. e nat. de 53 anos.Disse que o supl.te tinha filhos do legítimo matrimónio.

LEONOR MENDES é filha do Cap.ão MANUEL MENDES POUZADO e de sua mr. MARIA GOMES nat. e mords da freg. de Boliqueime e neta por via materna de MANUEL COLAÇO e de sua mr. LEONOR LUIS nat. e mors. na dita vila de Loulé


Outras test.as :
Test.ª -Diogo Alvares, de 103 anos ( que bonita idade, se não li mal ( e obv. lúcido ), mas creio que está certo ), casado, XX.V, nat. de Loule e mor. em a freg. de Boliqueime, disse que Leonor Mendes ser nat. da freg. de Boliqueime.
Test.ª Diogo Vaz do Cabo (?) - deve ser VABO, casado e X.V.º, lavrador nat. e mord. na vila de Loulé.

Tenho de descansar os olhos para continuar.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#91998 | rafael | 27 mai 2005 22:44 | Em resposta a: #91951

Aqui estou, novamente para mais algumas informações. Há bocado, sei que não foi o chamado " bom tom" falar nos olhos; mas, sem querer ser indelicado para ninguém, não ligo muito a isso, a que chamo muitas vezes - hipocrisia - desculpe o desabafo.
Felizmente, vejo bem, em boa hora o diga, graças a Deus, tenho apenas um pouco de miopia; porém, como leio melhor ao pé, sem óculos, embora tenha lentes progressivas, acontece, como hoje, que a leitura no monitor e dos microfilmes irrita-me muito a vista e tenho de fazer alguns intervalos ou fechar os olhos durante uns momentos, porque ficam com "formigueiro", avermelhados e causam incomodidade na leitura e escrita e como os olhos é do melhor que tenho, gosto de poupá-los, tanto mais que tenho há bastante tempo deitado já de manhã.

Continuando com a informação: algumas das testemunhas serão apenas nomeadas pelos nomes e nem vão por ordem.
Sobre o que pergunta na sua msg. não tenho à mão o apontamento que precisa; contudo, vindo a propósito achei que seria útil colocar aqui alguma coisa sobre o referido Capitão e tão depressa possa, ver se consigo encontrar mais alguma coisa que vos seja prestável . Ao ler o nome de Joana Baptista GUERREIRO despertou-me a curiosidade, porque foi meu desejo, embora talvez nunca o faça ( é o mais provável ) fazer uma recolha aqui no Fórum e no Genea de todas as pessoas e famílias que se relacionam com o apelido-GUERREIRO-sobretudo alentejanos e algarvios e colocá-los arrumados num sítio adequado.

Mas vamos ao que interessa:

Test.ª Padre Gregorio Pinxo , presbítero e nat. desta vila ,de 60 anos ( dispenso-me de dizer "mais ou menos" , como é costume ), da vila de Loulé.
Test. João Gls Frade, viúvo, X.V.º nat. e mor. na freg. Boliqueime,de 74 anos,lavrador.
Test.ª Custódio Annes, X.V.º ,viúvo, que vive de sua fazenda , de 83 anos mord e nat. da freg. de Sam Clemente matriz desta vila ( não vou apagar ,mas esta test. parece-me que é test.ª do F.S.O. Antonio Guerreiro da Ponte, de Querença, mas aí vai e está junto a outra test.ª tb. de Loulé o cap.ão de Ordenanças Miguel Netto, de 61 anos).
Test.ª Belchior Pires, ,viúvo, lavrador, morad. em Cabeça da Camara, , nat. de Boliqueime, de 60 anos. Foi compadre por duas vezes de Andre Domingues Cabrita, que viera mancebo de Santa Barbara para o sítio de Cabeça da Camara e de muitas fazendas e lavoiras.
Test.ª Luis Frz nat. da freg. de Sam Bras ,deste bispado , morad. nas Pereiras freg. da vila de Loulé, de 62 anos,lavrador.
Test.ª Domingos Martins, lavrador, X.V.º casado de 57 anos., nat. e mord. na freg. de Maxial, Loulé. Que a família do supl.te era família de gente honrada e de honrado procedimento.
Test.ªMarcos Raposo da freg. de Querença, lavrador e mord. nesta freg. de Santo António do Maxial, Loulé, de 72 anos.
Test.º Antonio Guerreiro, o velho,,de75 anos, lavrador e nat. da freg. de Santo Antonio do Maxial.
Test.ª -,Luis Martins , o velho, nat. da freg. do antecedente, lavrador ,viúvo, de 80 anos.
Test.ª Antonio Gomes, da mesma freg. do Maxial,, casado e que vive de sua lavoira, de 55 anos.
Test.ª Pedro Annes Ponte, X.V.º de 63 anos, lavrador, casado e morad. e nat. da freg. de Santa Barbara.Disse que os avós paternos do cap.ão Martim Anes Cabrita : João Martins Cabrita e s.mr. Catherina Fernandes eram nat. e morad. na freg. de Santa Bárbara.-
Test.ªFrancisco Gomes MONTANS ( SEMPRE ME DESPERTOU INTERESSE ESTE APELIDO! e gostaria de saber as áreas geográficas algarvias onde se encontram, e origem, que parece estrangeiro), lavrador, de 75 anos, casado X.V.º , que vive de suas fazendas e lavoiras e nat. e morad. em Santa Barbara , termo de Loulé.
Test.ªPedro Dias Rollam, X.V.º casado, lavrador, sde 53 anos, nat. e morad. nesta dita freg. de Santa Barbara.
Test.º Miguel Martins, lavrador, de 95 anos da ref. freg. de Santa Barbara.
Test.ª Belchior Afonso, nat. de Santa Barbara, termo de Faro, viúvo, lavrador, de 63 anos.

Aparece como escrivão o Bn.do iGNACIO DE sOUSA gRADE (?)( parece-me ser Frade ,o apelido, a 5.9.1683,quem souber que se pronuncie), neste proc.º do cap. Martim Anes Cabrita.

Foi o que pude arranjar, espero que sirva de alguma coisa a si e aos confrades interessados.
Bom fim de semana. Amanhã tenho de sair logo de manhã e continuarei outra vez com a escrita em falta.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#92205 | Jpteixeira | 31 mai 2005 00:17 | Em resposta a: #91998

Caro Parente Rafael Carvalho:

Obrigado pela informação disponibilizada. A quantidade de informação que está contida no processo FSO (e que agora é do conhecimento de todos os que utilizam o Fórum) é tão grande, que deve interessar a muitas pessoas, para além da minha própria, que estudam o Concelho de Loulé e que diarimente "estão em contacto com o passado". Na realidade, o conhecimento daquelas pessoas ( em geral idosas e, portanto, com grande conhecimento do passado recente) e dos sítios/povoados onde residiam, permite perceber o nível de rigor que era exigido a um processo daquela natureza, para separar o "sangue infecto" dos cristãos velhos.
Até breve e cumprimentos.
Júlio Sousa.

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#92223 | João Gaspar | 31 mai 2005 03:52 | Em resposta a: #81853

Caros confrades,

Antes de breve viajem a Faro ao seu Arquivo Distrital, para pesquisa sobre as origens da minha avó Elisa das Candeias, de Loulé; Foi com atenção e curiosidade que constantei o nome Brás das Candeias, sem saber se existe alguma ligação gostaria de saber se têm mais informações sobre Candeias em Loulé.
Desta minha avó é muito dificil descobrir mais sem a sua certidão de Nascimento, visto que ela nasceu a 26 de Setembro de 1904, Filha de Maria das Candeias e de Manuel Miguel ( da Costa?). A minha avó fica aparentemente Orfã aos 15 anos por morte da Mãe e irmãs com Peste e a ausencia silenciosa do Pai na 1ª Grande Guerra.
Mais tarde ficamos a saber que o pai sobrevive e ja depois de casada Elisa das Candeias encontra o Pai em Lisboa.
Para alem destas dificuldades naturais que não me permitem saber hoje com a morte natural dos meus antepassados mais informações, sei tambem que Maria das Candeias foi deserdada por seu pai ( do qual nada sei, por ser persona non grata na familia ate aos dias de hoje) por ter fugido de casa e contrido matrimonio com Manuel Miguel contra a sua vontade.
Eu sei que parece tudo bastante confuso e enevoado mas é a historia da minha Avó Elisa das Candeias, Loulé que pretendo desvendar.

atenciosamente

João

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#92257 | suzy gama | 31 mai 2005 14:00 | Em resposta a: #92223

Caro João Gaspar

O Bras das Candeias referido nas mensagens acima, nasceu há mais de 250 anos, seria uma coincidência enorme ser seu antepassado, mas nunca se sabe.

A certidão ou cópia de assento da sua avó encontra-se ainda na Conservatória do Registo Civil de Loulé, pois os assentos posteriores a 1900 ainda não foram enviados para o AD Faro.

Vá colocando aqui no Forum o resultado das suas pesquisas, recue mais algum tempo e pode ser que a determinada altura a sua familia entronque com alguma das nossas que estudamos S. Clemente.
Boa sorte!

Susana Gama

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#117114 | amarta | 22 abr 2006 14:55 | Em resposta a: #67030

existiu uma familia Anes na antiga comenda das Pias que pertenceu á Ordem de Cristo

Resposta

Link directo:

RE: Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#197528 | Forbes | 22 mai 2008 14:56 | Em resposta a: #81853

Cara D. Fernanda


Nesta su mensagem fala de um casamento com um Contreiras, masa da Maria Vaz? è que há muito ando atrás do inicio do apelido Vaz Contreiras usado por varios ramos que se ramificaram para o Brasil e Angola.
meu mail josefbessa@sapo.pt


obrigado desde já

cumprimentos
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

Capitão Martim Anes Cabrita - Loulé séc XVII

#364299 | joaomteixeira | 13 dez 2015 11:57 | Em resposta a: #91885

Sou descendente de Martim Anes Cabrita
Casou com Leonor Mendes Pousado em Bouliqueime 26 de julho de 1666
Joana Baptista nasceu em Loulé 6 de julho de 1670
casou com mnl Aragão Palermo em Faro em 24 nov 1700

Relativamente ao Martim e Leonor e respectiva ascendencia tenho pouca informação . Pode Ajudar ?

Cpts

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 15:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen