Anes ( heráldica)

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias

Anes ( heráldica)

#67119 | rgc | 10 jun 2004 02:20

Caros amigos e confrades

ANES, patronímico de João, também aparece com a forma Eanes, Enes e Yanêz (?) em espanhol.

Há quem julgue que não teriam armas próprias, embora António José VAZ VELHO ilustre heraldista, no seu Tesouro Heráldico de Portugal, lhe atribua: em campo verde banda de ouro carregada de três faos ( será feon ?) e Armando de Matos e Santos Ferreira apresentam duas armas diferentes: verde com banda de ouro ladeada de dois cordões do mesmo e outras: de prata com um leão de vermelho, rompante contra uma coluna de azul, bordada de vermelho, carregada de oito flores-de-lis de oiro-timbre o leão do escudo , mas estas armas são as dos YANEZ castelhanos. (enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura-Ed. VERBO)

Mas tudo isto que descrevo serve de ponto de partida para pedir-vos, a quem souber evidentemente, se conhecem outras armas atribuidas a -ANES- além das que vou menciona r e descrever, que talvez sejam pouco conhecidas:
" O DIA " a 25 Jan.1886; e o CORREIO DA MANHÃ no mesmo dia e bem assim o DIÁRIO DE LISBOA e a 27 do mesmo mês O DIÁRIO POPULAR publicaram a descoberta do túmulo do cavaleiro LOURENÇO EANES sobrinho de D.MIGUEL VIVAS, cavaleiro que morreu de peste negra em 1348 e cujo túmulo encontrado na Sé de Lisboa é um monumento valioso, apresentando gravado a espada do cavaleiro e respectivo pendão e as suas armas , dois escudos de cadeado ladeando a escrita do epitáfio. A leitura do escudo torna-se difícil no desenho. Parece-nos de prata com duas coticas postas em banda xadrezadas de ? e de ?
Algum dos confrades heraldistas me poderá descrever tais armas, respectivos e smaltes e metais ? se lhes for possível , claro está, por terem conhecimento destas armas ?
Eu possuo os recortes dos ref.ºs jornais,com a fot. do túmulo , descrição e a equipa que o iria estudar, mas nunca mais soube de nada. Foi um ilustre amigo e de famílias notáveis, que fez o favor de me oferecer, tais recortes há alguns anos e perdi o contacto e à vontade também, pois não sei onde actualmente tem o escritório e em que periódicos regionais ainda colaborará,etc. É de facto muito reconfortante lembrar-me destas atenções que recebi e vou, felizmente, recebendo, que me animam.

Na expectativa de alguma informação envio já os meus agradecimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: ANES ( heráldica)

#67120 | rgc | 10 jun 2004 02:21 | Em resposta a: #67119

1986

R.C

Resposta

Link directo:

RE: ANES ( heráldica)

#67136 | jpcmt | 10 jun 2004 11:41 | Em resposta a: #67119

Caro Rafael Carvalho:

O túmulo de Lourenço Anes foi estudado por Mário Jorge Barroca na sua notável obra "Epigrafia Medieval Portuguesa" (F.C. Gulbenkian, 2000, Vol. II, Tomo 2, pag 1677 e seg.) . No que se refere às armas, diz o seguinte:

"As armas de D. Lourenço Anes eram constituídas por um escudo de espigão, com sistema de suspensão em cima, apresentando campo com uma banda xadrezada de cinco ordens, sendo a do meio lisa. Apesar de nos faltarem elementos cromáticos, fundamentais para a análise heráldica, não podemos deixar de sublinhar que estas armas (abstraindo a coloração) são idênticas às da família Nogueira. No entanto, não possuímos qualquer elemento que nos assegure a ligação de D. Lourenço Anes com esta linhagem."

A fotografia do túmulo, na mesma obra, está no Vol. III, pag. 486. Aí se vêem, claramente, as armas referidas.

Melhores cumprimentos do

J. de Castro e Mello Trovisqueira

Resposta

Link directo:

RE: ANES ( heráldica)

#67143 | rgc | 10 jun 2004 14:31 | Em resposta a: #67136

Caro J. de Castro e Mello Trovisqueira

Os meus agradecimentos. A obra que refere terei de consultá-la na Gulbenkian ou na Bib. Nacional e requisitar algumas fotocópias.
Mas irei informar-me do custo da obra, pode ser que seja acessível à minha bolsa e ficará sempre à mão.

Creia-me muito reconhecido pela atenção.
Os meus melhores cumprimentos.

Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 12:59

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen