Garcia de Miranda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Brasil

Família Miranda - Procuro informações

#67126 | admiranda | 10 jun 2004 06:33

Sou de Carlópolis - Paraná, no Brasil, procuro informações sobre Francelino Vieira de Miranda, nascido por volta de 1840 ou antes, já que um de seus filhos (Eduardo Gabriel Miranda) nasceu em 1860, este era irmão de minha bisavó. Quem tiver alguma informação por favor, responda esta mensagem. Estou iniciando a minha árvore Genealógica.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#67137 | Pedro França | 10 jun 2004 11:58 | Em resposta a: #67126

Caríssimo:

E de onde era natural o Francelino, e, já agora, o Eduardo? Eu pergunto isto porque conheci nos meus trabalhos gente que era de apelido "Miranda", oriunda de Miranda do Corvo ou do seu termo (concelho), que é distrito de Coimbra e pertence, para efeitos de pesquisa, ao Arquivo da Universidade de Coimbra, em cuja cidade eu resido...
Diga coisas.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Resposta

Link directo:

Garcia de Miranda

#67139 | jliberato | 10 jun 2004 13:06 | Em resposta a: #67126

Caro Admiranda,
Ver tópico "Luís Carlos Garcia de Miranda", nascido no Rio de Janeiro na década de 20 do século XIX.
Cumprimentos
JLiberato

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#69855 | admiranda | 19 jul 2004 01:43 | Em resposta a: #67137

O Francelino veio para o Estado do Paraná (Brasil) da cidade de Tatuí, Estado de São Paulo (Brasil). O Eduardo é da região de Carlópolis, Estado do Paraná. Gostaria de saber se alguém tem algum ancestral cujos descendentes poderia ser o Francelino Vieira Miranda, ou algum Miranda que mora no Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#83251 | Miranda 1 | 01 fev 2005 15:42 | Em resposta a: #67126

Ola Miranda
estou tambem a estou a iniciar a minha arvore gostava de saber se há um brasao dos mirandas no museu Nacional do Brasil e qual o nome de quem o levou de Portugal para a V/ Linda terra.

Um abraco
Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#83408 | Jorgito | 03 fev 2005 12:35 | Em resposta a: #67126

Talvez procurando no Nobiliário da Ilha Terceira escrito por "Carcavelos" encontre albuma ajuda. Houve muita emigração desta ilha para o Brasil. A família Miranda está entroncada com a Família Pamplona; não sei se estes Mirandas fazem parte da sua ascendência.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#83607 | MANUEL MIRANDA 51 | 06 fev 2005 09:29 | Em resposta a: #67126

eu sou portugues de uma familia miranda do norte de portugal macedo de cavaleiros

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#83625 | Cordeiro | 06 fev 2005 14:57 | Em resposta a: #83607

Caro senhor ai tem bastante gente com esse apelido assim como em Mogadouro e alfandaga da fé basta procurar nas memorias arqueologicas do Abade Baçal
sempre ao dispor A. Cordeiro

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#83634 | Luis K. W. | 06 fev 2005 15:56 | Em resposta a: #83607

Manuel Miranda 51.
Por acaso mora em Mafra?
(conheço um MM, de 1951, que lá mora. É/seria coincidencia engraçada).
Isto também para dizer que Mirandas há por quase todo o País...
Luis K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#85802 | admiranda | 08 mar 2005 16:26 | Em resposta a: #83251

Eu só tenho informações de como era o nome do pai de meu tataravô (Francelino Vieira de Miranda), que era Fermino Vieira Miranda, que deve ter nascido por volta de 1800 a 1820 e não sei de onde ele era, não sei se era nascido no Brasil ou era imigrante português.
Quanto ao brasão, não tenho nehum conhecimento de haver algum brasão para família Miranda no Brasil. Os únicos brasões que conheço são os brasões: 1 brasão para os Mirandas de Portugal; 4 desenhos diferentes para Mirandas na Espanha e 1 brasão para Mirandas na Itália.
E conforme tenho pesquisado, estes brasões são somente de uso para os descendentes diretos de quem os recebera.

Resposta

Link directo:

Mirandas no Brasil

#85806 | victorferreira | 08 mar 2005 18:03 | Em resposta a: #85802

Caro ad,
Como já percebeu, nas condições em que se encontra esta investigação tem para si muito de “detectivesco”. Eu também tenho (como quase todos os portugueses) Mirandas nos meus ancestrais, e esse é o factor mais traiçoeiro: “Vieira” e “Miranda”, juntos ou separados, nessa ordem ou na inversa, são de facto muito frequentes.
Mas já que insiste - e bem, pois nunca se sabe quando aparecerá alguém com informação relevante - permita-me sugerir-lhe o seguinte:
- não se preocupe muito com brasões. Como você parece que já desconfia, a utilização “por direito” desses símbolos têm cambiantes que só interessará mesmo explorar - e mesmo assim só se estiver mesmo muito interessado - na eventualidade de se confrontar com um ascendente directo (e é preciso chagar lá) que o tivesse tido e em condições de trânsito a descendentes. E isso, como deve saber, não é tão frequente assim. No entanto, sob o ponto de vista “estético” ou decorativo, estamos no campo da mais completa liberdade! Se isso da “ausência da prova” não o importuna e já que descobriu tantos emblemas associados a outros tantos Mirandas e se gosta da ideia, escolha um e mande bordá-lo num tapete, ponha-o numa cortina, num pendão, num prato de porcelana artesanal, em suma, onde lhe der na real gana;
- pelo lado da pesquisa pura e dura de ancestrais, como lhe sugeriu o confrade Jliberato concentre-se mas é na obtenção de certidões (nascimentos, casamentos e mesmo óbitos) e outros documentos, coisas relativas a compra e venda de propriedades, p.ex.. Pelo menos fica a saber mais ou menos que idade tinha ou podia ter o seu quinto avô à data do documento onde ele poderá aparecer. Quem sabe se na certidão de casamento ou nascimento, p.ex. do seu tetravô Francelino, não estão referências relevantes ao Firmino (vamos usar a grafia actual)? Não vai ser fácil, claro está. Estamos a falar de 1800, no Brasil: os climas quentes e húmidos são bons para algumas coisas mas são mortais para o papel! Mas é a única saída: vá aos Arquivos Estaduais, Conservatórias de Registos Notariais, Cartórios por onde os seus ancestrais mais antigos conhecidos tenham ou possam ter passado. Há listas de imigrantes editadas em site por srviços oiciais brasileiros que têm sido muito citados aqui no Genea. Dê uma vista de olhos (faça uma busca) nas mensagens ou tópicos em que se fale de “imigrantes no Brasil” p.ex..
- leia ou releia com a máxima atenção os documentos que possui, p.ex. a certidão de nascimento de Eduardo Gabriel Miranda. Não serão padrinhos pessoas com nomes parecidos que poderão ser parentes? Tios pex. (irmãos do pai, Francelino), com referências a lugares onde viviam ou eram originários. Quando descobrir novos documentos, não despreze nenhum nome ou referência a origem;
- já que está a levantar outros ramos dos seus Mirandas, não haverá informação com os seus parentes que você ainda desconheça? P.ex. os tais percursos dos pais e avós deles, que podem trazer revelações sobre os ancestrais comuns que acrescenem dados novos relevantes;
Como já percebeu, nas condições em que se encontra esta investigação tem para si muito de “detectivesco”. Eu também tenho Mirandas nos meus ancestrais, e esse é o factor mais traiçoeiro: “Vieira” e “Miranda”, juntos ou separados, nessa ordem ou na inversa, são de facto muito frequentes.
Ao trabalho ... quando houver tempo ...
VF
P.S.: assim que tiver um indício minimamente fiável a datas (ou intervalos restritos) e local (no mínimo o Concelho, mas o melhor é a Freguesia) volte ao Forum e certamente alguém o ajudará a desbloquear esse ramo.

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#85813 | MSá | 08 mar 2005 19:44 | Em resposta a: #83634

Caros confrades, saudações.

Da minha parte, ficarei felicíssimo de tiver alguma informação sobre os ascendentes de João Francisco de Miranda (1695-1769) e de sua mulher Maria Lopes de Miranda (1702-1760), pais de so sargento-mor Gregório Francisco de Miranda, que viviam em Joane, perto de Braga em meados do século xviii.

Contem com os agredecimentos antecipados de

Luiz M. Sá

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#86084 | Miranda 1 | 13 mar 2005 04:11 | Em resposta a: #85802

Caro M. Miranda
Gostava de o poder ajudar, mas os nomes que tenho dos mirandas, só até 1790 relativos às freguesias de Cabril, Ferral e alguns de Montalegre.
Tenho um nome parecido que é Fermino José de Miranda, nasceu em Cabril antes de 1860 e faleceu talvez em Lisboa 1918 ?
Relativo ao Brasao era só para saber um pouco mais da história do apelido Miranda.


Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#86085 | Miranda 1 | 13 mar 2005 04:23 | Em resposta a: #85813

Deve de pesquisar na Biblioteca M. de Braga. Eu é que nâo posso porque vivo fora do país.

Manuel Miranda

Resposta

Link directo:

RE: Família Miranda - Procuro informações

#86092 | MSá | 13 mar 2005 13:21 | Em resposta a: #86085

Caro confrade Manuel Miranda,

agradeço-lhe muito pela gentileza da orientação.

Luiz M Sá

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 16:52

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen