Habilitações de Genere

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Habilitações de Genere

#6733 | rmfrp | 07 jul 2001 16:58

Boa tarde.

Gostaria de saber onde se encontram os processos de Habilitação de Genere a que os candidatos ao sacerdócio eram sujeitos.

Sei apenas que os processos da diocese de Lisboa estão no ANTT. E os das restantes regiões?

Agradeço desde já qualquer informação.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6737 | alentejo | 07 jul 2001 17:33 | Em resposta a: #6733

Caro Rui,

Respondo-lhe acerca das que consultei. Assim:

No Arquivo Distrital de Évora estão as desse Bispado, tendo sido essa documentação tratatada por António Godinho Janes Monteiro, que extratos publicados na revista Raízes & Memórias.
Na Biblioteca Municipal de Elvas existem as desse Bispado, com Olivença incluido.
No Arquivo da Câmara Eclesiástica de portalegre estão as desse Bispado, muito embora faltem centenas delas.
Na Torre do tombo estão algumas do Bispado de Castelo Branco.
Julgo que nos restantes Arquivos Distritais, Câmaras Eclesiáticas e sabe-se lá mais onde, estarão milhares de outras habilitações de genere, vita et moribus, património, etc.


Cumprimentos

Nuno Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6752 | manuelr | 07 jul 2001 22:12 | Em resposta a: #6733

Caro Rui Pereira

Os de Castelo Branco, tb estão no ANTT. Se souber onde estão as da Guarda, avise!.

Com os melhores cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6754 | Vasco Jácome | 07 jul 2001 22:40 | Em resposta a: #6733

Caro Rui Pereira

As de Braga estão no respectivo Arquivo Distrital, com o índice on-line em www.adb.pt.
Note que “Contém os registos dos processos dos ordinandos do antigo arcebispado de Braga (actuais distritos de Braga, Viana do Castelo, Vila Real e parte do Porto, como os concelhos de S.to Tirso, Lousada, Felgueiras, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, etc, e uma parte da actual diocese de Lamego).” Com “Datas extremas da base de dados: 1620-1910”.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6762 | 2910 | 08 jul 2001 00:07 | Em resposta a: #6752

Caro Manuel Silva Rolão
Em tempos alguem me disse que as H.g. da Guarda e bispado de Pinhel estão no arquivo ou biblioteca de Universidade de Coimbra. Também gostava de saber ao certo.

um abraço

Caeiro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6763 | manuelr | 08 jul 2001 00:15 | Em resposta a: #6762

Caro Caeiro Pinto

Obrigado pela informação. Vou tentar essa.

Um abraço

Manuel da Silva Rolão

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#6816 | JCC | 09 jul 2001 11:22 | Em resposta a: #6733

As de Évora, e como já disse o Nuno Borrego salvo erro, o António Carlos Janes Monteiro para além das ter publicado tem um indice na Internet em:

http://planeta.clix.pt/janesmonteiro/

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#7338 | rmfrp | 22 jul 2001 20:47 | Em resposta a: #6733

Boa noite.

Agradeço todas as contribuições para este tópico.

Há, no entanto, várias regiões ainda não referenciadas, e outras sobre as quais não há ainda certezas. A este propósito, peço ao nosso estimado colaborador Manuel da Silva Rolão que nos informe se obtiver confirmação sobre o paradeiro das habilitações das dioceses de Coimbra e da Guarda (as da Guarda são das que mais me interessam).

Obrigado pela atenção.

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#7775 | GML | 08 ago 2001 02:33 | Em resposta a: #6733

Também eu preciso de encontrar as HdeG do Bispado da Guarda. Há alguma novidade?

GML

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#8132 | rmfrp | 21 ago 2001 22:53 | Em resposta a: #7775

Boa noite.

Sobre o paradeiro das Habilitações de Genere, consegui nas últimas semanas apurar o seguinte:

- As habilitações de COIMBRA encontram-se no Arquivo da Universidade de Coimbra.
- As habilitações da GUARDA não se encontram no AUC, segundo aí me informaram. E também não se encontram no Arquivo Distrital da Guarda.
- As habilitações de BEJA encontram-se no Arquivo Municipal de Beja, que funciona junto do Arquivo Distrital da mesma cidade. O A. M. Beja encontrava-se fechado, penso que para férias. No A. D. Beja há um índice das habilitações. Ao consultá-lo verifiquei que existem poucos processos anteriores a 1750.
- As habilitações de FARO não se encontram no respectivo Arquivo Distrital. Aí indicaram-me o Paço Episcopal como seu paradeiro mais provável, mas ainda não tive oportunidade de verificar se esta informação está ou não correcta.
- Algumas habilitações de CASTELO BRANCO, penso que apenas referentes ao século XIX, encontram-se na Torre do Tombo. Estão no entanto por inventariar (!) as dezenas de maços correspondentes, pelo que os interessados terão que pedir os maços e procurar.

Continuo interessado em saber onde se encontram, em especial, as da Guarda e de Faro. Também gostaria de consultar as da região de Tomar, que não sei a que diocese pertencia.

Obrigado pela atenção.

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere Sesimbra 1830

#23461 | rita18 | 27 jun 2002 08:52 | Em resposta a: #8132

Bons dias

Algum dos senhores me sabe informar onde estão as habilitações da genere de Sesimbra (Freguesia de Santiago)? As pessoas em questão são naturais de Sesimbra, Santiago e foram prior e padre (em simultâneo) na mesma freguesia, 1830 - 1840 (pelo menos).
Não faço ideia se havia (ou há) seminário em Setúbal ou sequer a que Bispado Sesimbra pertence, em termos eclesiásticos.
Agradeço qualquer informação
Rita Cabeça Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#23512 | aburma | 28 jun 2002 12:58 | Em resposta a: #8132

Ainda sobre as Hab. de Gen., um caso mais complicado. Como sabemos, a diocese de Lamego é a única que não tem por sede uma capital de distrito (se exceptuarmos os casos mistos de Leiria/Fátima e Bragança/Miranda). Por outro lado, os próprios limites das dioceses variaram ao longo dos tempos. A minha questão é: actualmente o concelho de Cinfães pertence à diocese de Lamego (e já obtive cópias de assentos paroquiais do séc. XIX deste concelho no AD Viseu), mas gostaria de saber se alguém me pode informar desde quando é que este concelho, bem como os antigos concelhos de Ferreiros e Tendais, pertencem a essa diocese, pois também pretendo ter acesso a habilitações de genere desses locais e não sei bem onde as procurar, se no Arq D. Viseu, se na Sé de Lamego, se até noutra diocese.
Obrigado
aburma

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#23514 | Almendra | 28 jun 2002 13:29 | Em resposta a: #23512

Caro Alexandre Burmester,

Não sei se será grande ajuda, no entanto costumo socorrer-me de uma página do Arq. Distrital de Braga em cuja base de dados sobre Inquirições de Génere, online, tem alguns dados do antigo Bispado de Lamego.

Deixo-lhe aqui o resumo dessa página.

Com os melhores cumprimentos,

António Almeida
______________________________________________
« Datas extremas da base de dados: 1620-1910.
Contém os registos dos processos dos ordinandos do antigo arcebispado de Braga (actuais distritos de Braga,Viana do Castelo, Vila Real e parte do Porto, como os concelhos de Santo Tirso, Lousada, Felgueiras, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, etc, e uma parte da actual diocese de Lamego). Esta série é uma das mais úteis às Ciências Históricas e Genealógicas e formam um complemento à colecção das matrículas.

Cartório da Câmara Eclesiástica de Braga.
Consta de cerca de 35 mil fichas (está completa).
Estrutura da informação:

Número do processo;
Pasta (onde se encontra);
Data de realização;
Nome do inquirido;
Filiação;
Naturalidade;
Observações.
...
...
Sempre que quiser procurar uma palavra num qq local num determinado campo, introduza essa palavra rodeada de percentagens. Exemplo: se quiséssemos procurar os processos de todos os Lopes introduziríamos no campo NOME a seguinte query: %Lopes% »

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#23551 | ra6666 | 28 jun 2002 18:25 | Em resposta a: #23514

Senhoras e Senhores

Poderão ou quererão, casualmente e por obséquio informar-me, onde param as "Habilitações do S.to Ofício e as Inquirições de Genere" do século XII de Lamego? Nesta cidade e na de Viseu, ninguém "sabe" responder-me! Na Torre do Tombo não estão!
Melhores cumprimentos

chepo@clix.pt

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#23582 | ra6666 | 29 jun 2002 12:21 | Em resposta a: #23551

ERRATA:

- Século XVII e não XII -.

Nota: não se encontram no Arquivo de Braga!

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#54546 | jvaldeira | 31 dez 2003 01:49 | Em resposta a: #6733

Caro Rui,
Chegou a descobrir onde estão as famosas HG de Faro?
Obrigado e votos de um óptimo 2004!
JValdeira

Resposta

Link directo:

RE: Habilitações de Genere

#54567 | rmfrp | 31 dez 2003 15:54 | Em resposta a: #54546

Caro Jorge Valdeira:

Segundo fui informado pelo Dr. Miguel Côrte-Real, a grande maioria das habilitações de genere do Algarve foi destruída. As poucas habilitações ainda existentes, de época relativamente recente, encontram-se na posse da Diocese do Algarve.

Com os melhores cumprimentos, e votos de Feliz Ano Novo,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

Habilitações de Genere do Algarve

#313850 | paguiar | 18 set 2012 14:18 | Em resposta a: #54567

Caro Rui Pereira

Encontrei agora este tópico e pergunto-lhe se consegue informar mais especìficamente se as poucas habilitações de génere do Algarve ainda existentes na posse da Diocese do Algarve abrangem, mesmo que só parcialmente, o século XVIII.

Em caso afirmativo, saberá ainda se podem ser consultadas?

Cumprimentos do
António Pimenta de Aguiar

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 12 mai 2024, 08:48

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen