Gente do Brasil para me ajudar

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Brasil

Gente do Brasil para me ajudar

#67349 | 08061966 | 12 jun 2004 22:58

ola caros amigos
venho vos pedir como fazer para obter uma certidão de obito do meu trisavo que viveu e morreu no Brasil .Os dados que eu tenho são poucos :seu nome era Joaquim Pereira de Sousa nasceu em1885 em grijo (vila nova de gaia) Portugal .
Era casado com Rosa de Oliveira Dias mais viajou sozinho com as irmas que tiveram descendencia no Brazil.Não sei o nome do barco nem em que vila ele viveu, ele deve ter embarcado entre os anos 1910 e1920.Sera que exite uma lista de passageiros que alguem possa examinar por mim(vivo em França)
Grande abraços a todos
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Gente do Brasil para me ajudar

#67393 | jorge a soirefmann | 13 jun 2004 17:30 | Em resposta a: #67349

Prezada Fernanda
Com os dados que você forneceu somente com muita sorte poderá ter alguma chance de encontrar o que busca. O Brasil tem hoje cerca de 170 milhões de habitantes, talvez por volta de 1910/1920 já tivesse uma população considerável. É um país territorialmente imenso, acho o quinto do mundo, tem cerca de 30 estados, uns 5000 municípios, e se, considerassemos cada igreja uma freguesia, certamente teríamos, no mínimo umas 20 a 30.000 freguesias. Além disso os nomes de seus antepassados são relativamente comuns. Saudações, e boa sorte.

Resposta

Link directo:

RE: Gente do Brasil para me ajudar

#67450 | Gilda | 14 jun 2004 13:02 | Em resposta a: #67349

Cara Fernanda,

Realmente as informações são muito poucas e os nomes muito comuns no Brasil.

Quais os nomes das irmãs de seu trisavô e o que mais sabe delas?

Existe o Museu do Imigante que dispõe de listas de entrada de imigrantes em Santos, São Paulo, em cujo site voce poderá solicitar listas de pessoas de apelido Souza para verificar se ele e as irmãs constam.
Outras saídas seriam verificar o Arquivo Público do Estado do Espirito Santo e o Arquivo Nacional que dispõem de listas no Espirito Santo e no Rio de Janeiro respectivamente.
Participe de listas genealógicas brasileiras e procure os Centros de História da Família da Igreja dos Santos dos Ultimos Dias, que dispõem de microfilmes das listas do Rio de Janeiro e Santos.
Atenciosamente,
Gilda Melo

Resposta

Link directo:

RE: Gente do Brasil para me ajudar

#72341 | suely | 04 set 2004 21:02 | Em resposta a: #67349

http://museudoimigrante.com.br
Prezada fernanda tente o arquivo do museu do imigrante.
boa sorte
suely

Resposta

Link directo:

RE: Gente do Brasil para me ajudar

#72370 | FGJ | 05 set 2004 02:07 | Em resposta a: #72341

FERNANDA,
O ARQUIVO NACIONAL (do Brasil) tem um serviço de atendimento à distancia ou seja, para atender pessoas q não vivem no Rio de Janeiro.
Tente http://www.arquivonacional.gov.br
Boa sorte!
FGJ
Rio/BR

Resposta

Link directo:

RE: Gente do Brasil para me ajudar

#72396 | suely | 05 set 2004 17:35 | Em resposta a: #67349

oi fernanda
Peço desculpas pois enviei um endereço errado.
aqui vai o correto
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
mil desculpas e boa sorte na sua pesquisa.
suely

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 22:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen