familias alentejo - Garvão

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

familias alentejo - Garvão

#67489 | fatynha | 14 jun 2004 19:15

Ola a todos,
É a primeira vez que participo neste forum, e só o fiz agora porque acho que a minha pesquisa ainda vai muito no inicio, apesar de toda a minha curiosidade sobre o assunto, só me posso dedicar a tempo inteiro nas férias, tenho os nomes dos meus antepassados directos até à 7ª geração, mas com datas só até à 5ª. Há um ramo da minha arvore que é essencialmente de garvão, eram pessoas simples de profissoes tal como, hortelão, proprietario, etc.
Os apelidos em Garvão são Guerreiro, Camacho e Malveiro, tenho tambem antepassados de castro verde e S.Sebastiao Gomes Aires.

O que tambem tenho encontrado é nomes muitos curtos , mas só 2 nomes proprios, tais como António Francisco, Manuel António, etc. e não sei porque não tinham nome de familia.
Se alguem tiver antepassados destas zonas, especialmente Garvão e quiser dizer algo, fico á espera.

cumprimentos,
fatynha

Resposta

Link directo:

RE: familias do Alentejo - Garvão, etc.

#67509 | rgc | 14 jun 2004 22:32 | Em resposta a: #67489

Cara Fatynha

É um grande contentamento ter aqui uma nova confrade e com antepassados da minha região. Seja bem vinda.

Não prometo ser-lhe de grande valia; mas, se for mais precisa com a colocação de nomes de seus avós, datas de nascimento , casamento e onde viveram (nome dos montes ou das herdades) é possível que eu ou outro confrade,que estude famílias das regiões referidas, lhe possamos dar alguma ajuda.
Da minha parte só se não souber; dar-lhe-ei toda a ajuda possível, com boa vontade e entusiasmo, porque sou nat. do concelho de Ourique e tenho gente também da freg. de São Sebastião de Gomes Aires e conheço uma família de Garvão, hoje de grande representação socia. (descendentes, que lá não vivem e talvez alguns nem saibam destas raízes).

Envio-lhe o meu mail, se preferir conctatar-me, mas agora será melhor aqui no Fórum, para obter mais ajudas.

octaviocarvalhoarrobanetcabopontopt

Com os melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: familias alentejo - Garvão

#67510 | melisa | 14 jun 2004 22:33 | Em resposta a: #67489

Cara Fatinha
Embora não tenha ascendência em Garvão ou terras que menciona, não pude deixar de reparar na sua mensagem.

Não quer dizer que os seus familiares não tivessem apelido de família, o que normalmente acontecia é que os padres muitas vezes por comodismo e por serem terras pequenas em que todos se conheciam pelo nome se limitavam a colocar somente os nomes próprios ( que muitas vezes era o 1º nome seguido do nome do pai ou da mãe), e claro que nas famílias principais da terra eram mais cuidadosos, mas também nestas por vezes omitiam.
Que fazer perante este cenário? Procurar assentos de outros irmãos do nosso antepassado directo, pois por vezes o padre descuida-se... e coloca mesmo o nome de família. Também verificar se existem escrituras, testamentos etc onde intervenham porque aí aparece muitas vezes o nome de família.
É isto que a minha pouca experiência me indica e que tem levado a alguns resultados.
Os meus cumprimentos
M.Elisa

Resposta

Link directo:

RE: familias alentejo - Garvão

#67585 | fatynha | 15 jun 2004 21:50 | Em resposta a: #67489

Olá a todos,

Primeiro queria agradecer ao Rafael e á Melisa, que protamente me responderam e que muito feliz me deixaram, quando me decidi á 1 ano atrás fazer a pesquisa do meus antepassados, nunca pensei que ficasse tão feliz cada vez que encontro mais certidões e novos dados, tanto que a primeira vez que fui ao registo civil em Ourique e descobri as certidões de nascimento dos meus bisavós, um deles nem a minha mãe que tem 72 anos conheceu, vieram-me as lágrimas aos olhos e a funcionaria ficou a olhar para mim, muito séria a dizer-me que não percebia qual a importância de um papel daqueles, desde ai nunca mais consegui parar, apesar de ser descendente de pessoas muito simples, sem cargos nem títulos nobres, mas é a minha família e cada vez que descubro algo novo fico deliciada.
O meu lado materno é essencialmente de Garvão – Ourique, predominante o apelido Guerreiro,
Do meu lado paterno é essencialmente de S.Bartolomeu de Messines, e o apelido Coelho, mas existem outros, tais como Martins e Estevão.
Eu comecei a pesquisar tanto do lado materno como paterno, depende da minha disponibilidade para ir ao Alentejo ou ao Algarve buscar elementos assim como à Torre do Tombo.
Mas hoje apenas vos quis agradecer as mensagens, e que estou a tentar passar para Word os dados que tenho para poder aqui colocar no fórum, já que tenho toda a informação (o pouco que tenho), num programa o PAF, logo que tenha pronto, coloco aqui.

Cumprimentos,
Fatynha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 04:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen