Dias, de Valongo

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Brasil

Dias, de Valongo

#67491 | Vasconcelosminas | 14 jun 2004 19:23

Caros colegas,

Procuro informações sobre a ascendência/descendência de José Dias Lopes, natural da Freg. de São Mamede de Valongo, que em 1795 era morador a Rua das Flores, Freg. da Sé, na cidade do Porto; filho de José Dias da Fonseca e de Ana Lopes, naturais da dita Freg. de Valongo; neto paterno de Sebastião Dias e de Leonor Francisca da Ascenção; neto materno de Jerônimo Lopes “Pessegueiro ou Penegueiro” e de Ana Gonçalves, naturais da dita Freg. de Valongo.
Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
os-vasconcelos@bol.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Dias da Fonseca e Lopes Pessegueiro

#159131 | Vieira-SimõesIII | 12 jun 2007 13:09 | Em resposta a: #67491

Caro José Roberto Vasconcelos

Três anos após a sua mensagem, espero que estas informações lhe ainda sejam uteis.

Na minha base de dados tenho

Jerónimo Lopes Pessegueiro-Ana Gonçalves, tiveram pelo menos a Teresa Lopes, de Valongo.

Teresa Lopes casou com Geraldo André, tiveram José André, este casou em Valongo a 29.11.1784 com Ana Lopes ou Marques de Carvalho, tiveram pelo menos 5 filhos entre 1787 e 1799.


Tenho conhecimento de mais alguns Lopes Pessegueiro (Manuel Lopes Pessegueiro-Luisa Tomé, pais de Luisa Lopes Pessegueira, que nasceu cerca de 1690), mas não sei onde entra o Jerónimo L.P., talvez seja irmão da Luisa).

Agradecia que me informe caso possua mais informações sobre estes ramos e familias de Valongo.

Desde já obrigado
Cumprimentos,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: Dias da Fonseca e Lopes Pessegueiro

#163475 | Vasconcelosminas | 25 jul 2007 23:53 | Em resposta a: #159131

Caro Edmundo Simões,

Passado cerca de um mês da postagem de sua mensagem acima, acho que o tenho pouco irá acrescentar sobre o que já antes tinha postado.

Infelizmente, não pesquiso Valengo. Ocorre que o Jerônimo Lopes Pessegueiro a que referencio é ascendente de José Dias Lopes que veio a casar, em 1796, com Clara Jacinta de Vasconcelos, uma colateral minha, natural do Porto, Freg. de S. Ildefonso, e de cujo casal nasceu, ao menos um que identifiquei Joaquim José Dias Lopes de Vasconcelos, deputado, governador civil de Coimbra e do Porto. E procuro a eventual descendência desse Joaquim José.

A procura dos ascentes do José Dias Lopes, ou maiores detalhes sobre o mesmo, é para subsídiar as pesquisas que desenvolvo em torno dos meus Pereira de VAsconcelos, do Porto e das freguesias de Paredes de Viadores e de Penhalonga, em Marco de Canavezes.

Quanto ao Jerônimo L. Pessegueiro, o que me chamou a atenção é o fato que tal nome é comum, por seguidas gerações, em meus Pereira de Vasconcelos, daí o enfoque que dei em minha mensagem original.

Fico a seu inteiro dispor em tudo o que puder auxiliá-lo.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
Três Rios - Rio de Janeiro
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Dias da Fonseca e Lopes Pessegueiro

#240300 | joaopecegueirodias | 26 set 2009 01:53 | Em resposta a: #163475

Prezado Sr. José Roberto Vasconcelos e demais confrades que possam ajudar-me,

Pesquiso uns Pecegueiro (em todos os assentos que pesquisei até agora a grafia é esta, com c, e minha mãe que é Pecegueiro, está registada como meu avô e todos os meus tios também com c). Estes Pecegueiros que pesquiso são de Paredes, Distrito do Porto. O antepassado mais remoto que encontrei até agora chama-se Manoel Coelho Pecegueiro nascido em Baltar, Paredes, em 1808, o pai dele não tinha o o nome Pecegueiro, o que me faz pensar que ele tenha tomado este nome para o filho d'algum antepassado que era Pecegueiro.

O nome do pai de Manoel Coelho Pecegueiro é João Bernardo Moreira Coutinho e sua esposa Maria Dias d'Oliveira e seus avós paternos são André Coutinho e Maria Josefa e maternos Manoel Coelho do lugar Fagilde e Ana Dias d'Oliveira. Estes Coutinhos são da Freguesia de Baltar. Penso que o nome Pecegueiro venha de Manoel Coelho Pecegueiro que faleceu em Fagilde em 21 de outubro de 1792 (informação que me foi dada por um senhor chamado Mateus Gastão da Penha, que encontrei através de um artigo que ele publicou num jornal de Paredes) e que poderia ser o pai da esposa do João Bernardo Moreira Coutinho, que no assento de batismo do seu filho é citado apenas como Manoel Coelho. Assim, penso que Manoel Coelho avô de Manoel Coelho Pecegueiro seja o mesmo Manoel Coelho Pecegueiro falecido em Fagilde. Uma das dúvidas é quanto à esposa dele. No assento de casamento do Manoel Coelho Pecegueiro (neto), a esposa do avô materno é citada como Ana Dias d'Oliveira, já no artigo do senhor Gastão da Penha é citada como Ana Coelho Oliveira. Espero que tenha sido claro.

Bom, como achei este tópico, pensei que pudesse haver alguma ligação com os meus Pecegueiros e os vossos Pessegueiros.

Agradeço qualquer informação e/ou ajuda.

Com meus cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 04:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen